Curriculum Vitae

Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá

Data da última atualização »Last update : 28/04/2017


Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá. Publicou 21 artigos em revistas especializadas, possui 7 capítulos de livros publicados. Nas suas actividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0011565600160937


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Sá, Cristina Manuela
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1995 Doutoramento
Phd
Didática.
Universidade de Aveiro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Aveiro
Dez/1985-Actual Professor Auxiliar





Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sá, Cristina M. 2017. Projetos e desenvolvimento de competências em comunicação oral.  In Transversalidade VI: Projetos educativos nos primeiros anos, ed. Cristina Manuela Sá, 197 - 221. ISBN: 978-972-789-502-1. Aveiro: UA Editora.
2. Sá, Cristina M. 2015. Transversalidade da língua portuguesa e sua promoção no mundo: reflexões sobre a sua abordagem na formação de professores.  In A promoção da língua portuguesa e a educação linguística, ed. Maria Helena Ançã e Maria João Macário , 133 - 159. ISBN: 978-972-789-440-6. Aveiro: UA Editora .
3. Sá, Cristina M. 2014. Desenvolvimento de competências no Ensino Superior através da inovação na metodologia de ensino e aprendizagem.  In Transversalidade III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade , ed. Cristina Manuela Sá, 198 - 220. ISBN: 978-972-789-419-2. Aveiro: UA Editora .
4. Sá, Cristina M. 2013. Desenvolvimento de competências no Ensino Superior: a importância da avaliação formativa.  In Transversalidade II: Representações, instrumentos, práticas e formação, ed. Cristina Manuela Sá, 157 - 186. ISBN: 978-972-789-375-1. Aveiro: Universidade de Aveiro.
5. Sá, Cristina M; Macário, Maria J. 2012. Como posso trabalhar colaborativamente hoje para desempenhar com eficácia a minha função docente amanhã? .  In Investigaciones sobre docencia universitaria y nuevas metodologías, ed. P. Membiela, N. Casado e M. I. Cebreiros , 189 - 194. ISBN: 978-84-15524-02-1. Ourense: Educación Editora .
6. Sá, Cristina M. 2010. Das intenções às concretizações: desafios e conflitos. Um estudo sobre uma oficina de formação.  In Línguas e Educação: Práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspetivas a partir de um projecto, ed. Ana Isabel Andrade e Ana Sofia Pinho , 111 - 132. ISBN: 978-989-967-6-7. Aveiro: Universidade de Aveiro.
7. Sá, Cristina M; Silva, Margarida. 2004. Pelo facto do João estar a mentir não significa que o João é mentiroso: algumas reflexões sobre o ensino do vocabulário.  In Transversalidades em Didática das Línguas, ed. Maria Helena Araújo e Sá, Maria Helena Ançã e António Moreira , 29 - 40. ISBN: 972-789-127-6. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sá, Cristina M; Macário, Maria J. 2016. "Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança", Análise Psicológica, XXXIV: 133 - 146.
2. Sá, Cristina M. 2016. "Pensamento crítico, TIC e formação em didática de línguas", Revista Lusófona de Educação, 32: 133 - 147.
3. Sá, Cristina M. 2016. "). Alunos em mobilidade numa universidade portuguesa: uma experiência num primeiro ciclo de Bolonha", Indagatio Didactica 8, 2: 58 - 77.
4. Sá, Cristina M; Luna, Ewerton. 2016. "O discurso de futuros profissionais da Educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal", Encontros de Vista 16, 1: 97 - 112.
5. Sá, Cristina M. 2015. "Literacia emergente e passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico", Saber&Educar, 20: 84 - 95.
6. Sá, Cristina M. 2015. "Ensino da ortografia e pontuação e sua avaliação", Saber&Educar, 20: 118 - 125.
7. Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Gomes, Belinda. 2015. "Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal: um estudo na formação inicial de professores", Revista da UIIPS 3, 6: 370 - 384.
8. Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Moreira, António. 2014. "Trabalho colaborativo em fóruns de discussão online: lugares de encontro na formação inicial de professores", Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 1, 2: 123 - 138.
9. Sá, Cristina M; Macário, Maria J. 2014. "TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em didática de línguas", Indagatio Didactica 6, 1: 480 - 503.
10. Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Moreira, António. 2014. "Colaboração em fóruns de discussão online para construir conhecimento didático: um estudo na formação inicial de professores", Indagatio Didactica 6, 4: 96 - 111.
11. Sá, Cristina M. 2014. "Developing competences in Higher Education through innovation in the teaching methodology", Indagatio Didactica 6, 4: 7 - 23.
12. Sá, Cristina M. 2013. "Developing competences in Higher Education", Indagatio Didactica 5, 4: 85 - 103.
13. Sá, Cristina M. 2012. "Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos, práticas e formação", Exedra, 29: 364 - 372.
14. Sá, Cristina M; Bizarro, Raquel. 2011. "A transversalidade da língua portuguesa no 1º ciclo e a gestão flexível do currículo", Palavras, 39-40: 53 - 63.
15. Sá, Cristina M; Bartolomeu, Rita. 2008. "Operacionalização da transversalidade da língua portuguesa no âmbito da Gestão Flexível do Currículo", Palavras, 33: 15 - 25.
16. Sá, Cristina M. 2006. "Uma experiência de investigação-ação: trabalhar a compreensão e expressão escrita a partir da banda desenhada", Palavras, 30: 33 - 41.
17. Sá, Cristina M; Neves, Rómulo. 2005. "Compreender e operacionalizar a transversalidade da Língua Materna na prática docente", Palavras, 27: 21 - 30.
18. Sá, Cristina M; Menezes, Isabel. 2004. "Representações de alunos e professores sobre a interação leitura-escrita", Intercompreensão, 11: 61 - 70.
19. Sá, Cristina M. 2000. "Ler e escrever com a banda desenhada", Millenium, 19: 127 - 135.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Sá, Cristina M; Martins, Maria E. 2008. "Ser leitor no séc. XXI. Importância da compreensão na leitura para o exercício de uma cidadania responsável e activa", Saber&Educar, 13: 235 - 246.
2. Sá, Cristina M. 1988. "O uso da banda desenhada no ensino do Português (Língua Materna)", Boletim Informativo do Ensino da Língua, 2: 25 - 31.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
28

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
21
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
19
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2


Visualizações do curriculum [ 371 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 05:34:31
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis