Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
28/04/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Sá, Cristina Manuela |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1995 |
Doutoramento Phd |
Didática.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Dez/1985-Actual |
Professor Auxiliar |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Sá, Cristina M. 2017. Projetos e desenvolvimento de competências em comunicação oral. In Transversalidade VI: Projetos educativos nos primeiros anos, ed. Cristina Manuela Sá, 197 - 221. ISBN: 978-972-789-502-1. Aveiro: UA Editora.
|
|
|
|
2. |
Sá, Cristina M. 2015. Transversalidade da língua portuguesa e sua promoção no mundo: reflexões sobre a sua abordagem na formação de professores. In A promoção da língua portuguesa e a educação linguística, ed. Maria Helena Ançã e Maria João Macário , 133 - 159. ISBN: 978-972-789-440-6. Aveiro: UA Editora . |
|
|
|
3. |
Sá, Cristina M. 2014. Desenvolvimento de competências no Ensino Superior através da inovação na metodologia de ensino e aprendizagem. In Transversalidade III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade , ed. Cristina Manuela Sá, 198 - 220. ISBN: 978-972-789-419-2. Aveiro: UA Editora .
|
|
|
|
4. |
Sá, Cristina M. 2013. Desenvolvimento de competências no Ensino Superior: a importância da avaliação formativa. In Transversalidade II: Representações, instrumentos, práticas e formação, ed. Cristina Manuela Sá, 157 - 186. ISBN: 978-972-789-375-1. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
5. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J. 2012. Como posso trabalhar colaborativamente hoje para desempenhar com eficácia a minha função docente amanhã? . In Investigaciones sobre docencia universitaria y nuevas metodologías, ed. P. Membiela, N. Casado e M. I. Cebreiros , 189 - 194. ISBN: 978-84-15524-02-1. Ourense: Educación Editora . |
|
|
|
6. |
Sá, Cristina M. 2010. Das intenções às concretizações: desafios e conflitos. Um estudo sobre uma oficina de formação. In Línguas e Educação: Práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspetivas a partir de um projecto, ed. Ana Isabel Andrade e Ana Sofia Pinho , 111 - 132. ISBN: 978-989-967-6-7. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
7. |
Sá, Cristina M; Silva, Margarida. 2004. Pelo facto do João estar a mentir não significa que o João é mentiroso: algumas reflexões sobre o ensino do vocabulário. In Transversalidades em Didática das Línguas, ed. Maria Helena Araújo e Sá, Maria Helena Ançã e António Moreira , 29 - 40. ISBN: 972-789-127-6. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J. 2016. "Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança", Análise Psicológica, XXXIV: 133 - 146.
|
|
|
|
2. |
Sá, Cristina M. 2016. "Pensamento crítico, TIC e formação em didática de línguas", Revista Lusófona de Educação, 32: 133 - 147.
|
|
|
|
3. |
Sá, Cristina M. 2016. "). Alunos em mobilidade numa universidade portuguesa: uma experiência num primeiro ciclo de Bolonha", Indagatio Didactica 8, 2: 58 - 77.
|
|
|
|
4. |
Sá, Cristina M; Luna, Ewerton. 2016. "O discurso de futuros profissionais da Educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal", Encontros de Vista 16, 1: 97 - 112.
|
|
|
|
5. |
Sá, Cristina M. 2015. "Literacia emergente e passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico", Saber&Educar, 20: 84 - 95.
|
|
|
|
6. |
Sá, Cristina M. 2015. "Ensino da ortografia e pontuação e sua avaliação", Saber&Educar, 20: 118 - 125.
|
|
|
|
7. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Gomes, Belinda. 2015. "Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal: um estudo na formação inicial de professores", Revista da UIIPS 3, 6: 370 - 384.
|
|
|
|
8. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Moreira, António. 2014. "Trabalho colaborativo em fóruns de discussão online: lugares de encontro na formação inicial de professores", Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 1, 2: 123 - 138. |
|
|
|
9. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J. 2014. "TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em didática de línguas", Indagatio Didactica 6, 1: 480 - 503.
|
|
|
|
10. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Moreira, António. 2014. "Colaboração em fóruns de discussão online para construir conhecimento didático: um estudo na formação inicial de professores", Indagatio Didactica 6, 4: 96 - 111.
|
|
|
|
11. |
Sá, Cristina M. 2014. "Developing competences in Higher Education through innovation in the teaching methodology", Indagatio Didactica 6, 4: 7 - 23.
|
|
|
|
12. |
Sá, Cristina M. 2013. "Developing competences in Higher Education", Indagatio Didactica 5, 4: 85 - 103.
|
|
|
|
13. |
Sá, Cristina M. 2012. "Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos, práticas e formação", Exedra, 29: 364 - 372.
|
|
|
|
14. |
Sá, Cristina M; Bizarro, Raquel. 2011. "A transversalidade da língua portuguesa no 1º ciclo e a gestão flexível do currículo", Palavras, 39-40: 53 - 63. |
|
|
|
15. |
Sá, Cristina M; Bartolomeu, Rita. 2008. "Operacionalização da transversalidade da língua portuguesa no âmbito da Gestão Flexível do Currículo", Palavras, 33: 15 - 25. |
|
|
|
16. |
Sá, Cristina M. 2006. "Uma experiência de investigação-ação: trabalhar a compreensão e expressão escrita a partir da banda desenhada", Palavras, 30: 33 - 41. |
|
|
|
17. |
Sá, Cristina M; Neves, Rómulo. 2005. "Compreender e operacionalizar a transversalidade da Língua Materna na prática docente", Palavras, 27: 21 - 30. |
|
|
|
18. |
Sá, Cristina M; Menezes, Isabel. 2004. "Representações de alunos e professores sobre a interação leitura-escrita", Intercompreensão, 11: 61 - 70. |
|
|
|
19. |
Sá, Cristina M. 2000. "Ler e escrever com a banda desenhada", Millenium, 19: 127 - 135. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Sá, Cristina M; Martins, Maria E. 2008. "Ser leitor no séc. XXI. Importância da compreensão na leitura para o exercício de uma cidadania responsável e activa", Saber&Educar, 13: 235 - 246.
|
|
|
|
2. |
Sá, Cristina M. 1988. "O uso da banda desenhada no ensino do Português (Língua Materna)", Boletim Informativo do Ensino da Língua, 2: 25 - 31. |
|
|
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
28 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
7 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
21 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
19 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Visualizações do curriculum [
371
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
05:34:31
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|