Curriculum Vitae

Cristiana da Silva Guimarães

Data da última atualização »Last update : 06/01/2016


Cristiana da Silva Guimarães. Concluiu Mestrado em Educação Especial - Especialização em Intervenção Precoce pela Universidade do Minho em 2010. Frequenta Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho desde 2010. É Investigador Principal na Universidade do Minho. Participou em 3 eventos no estrangeiro e 2 em Portugal. Actua na área de Ciências Médicas com ênfase em Outras Ciências Médicas. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Intervenção Precoce, Avaliação da Pragmática, Comunicação, Deficiência Auditiva, Linguagem, Pragmática e Práticas Centradas na Família.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3678668037139672


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Cristiana da Silva Guimarães
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Guimarães, Cristiana da Silva
Categoria profissional
Position
Investigador Principal
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Médicas-Ciências da Saúde.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Estudos da Criança (CESC)
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: id3324@alunos.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2010 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação Especial - Especialização em Intervenção Precoce (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2005-2007 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Terapêutica da Fala (1 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2002-2005 Bacharelato
Bachelor degree
Terapêutica da Fala (3 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jan/2012-Actual Investigador Principal





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Guimarães, Cristiana S; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro. 2013. "Adaptation of the parent report language use inventory for 18- to 47-months-old children to european portuguese: A pilot study. ", Audiology - Communication Research 18, 4: 332 - 338.
2. Guimarães, Cristiana S; Santos, Anabela. 2010. "Intervenção precoce nas competências comunicativas de uma criança com deficiência auditiva: Um estudo de caso com enfoque na pragmática. ", Sonhar 5, 2: 49 - 64.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Guimarães, Cristiana S; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro. 2014. "Validation of the Parent Report Language Use Inventory to Portuguese", Trabalho apresentado em Braga 2014: Embracing inclusive approaches for children and youth with special education needs conference, In Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference, Braga.
2. Guimarães, Cristiana S; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro. 2012. "Development of the language use inventory: An assessment for pragmatic skills in portuguese", Trabalho apresentado em 5th Annual International Conference on Literature, Languages & Linguistics, In ATINER CONFERENCE PAPER SERIES, Atenas.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Guimarães, Cristiana S; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro. 2013. "O inventário parental (LUI-PT) como instrumento de avaliação das competências pragmáticas em idades precoces", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga.
2. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, L.. 2013. "O inventário parental (LUI-PT) como instrumento de avaliação das competências pragmáticas em idades precoces.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
3. Guimarães, Cristiana S; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro. 2012. "Inventário para o uso da linguagem (LUI): Estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos , In Atas do II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos , Braga.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Braga 2014: approaches for children and youth with special education needs conference, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Braga 2014: approaches for children and youth with special education needs conference; Nome da Instituição: DISES; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. Validation of the Parent Report Language Use Inventory to Portuguese, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Braga 2014: approaches for children and youth with special education needs conference; Nome da Instituição: DISES; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. O inventário parental (LUI-PT) como instrumento de avaliação das competências pragmáticas em idades precoces. , 2013 (Congresso).
Nome do evento: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. Inventário para o uso da linguagem (LUI): Estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português, 2012 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”; Nome da Instituição: Instituto de Educação - Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
3. Development of the language use inventory: An assessment for pragmatic skills in portuguese, 2012 (Conferência).
Nome do evento: 5th Annual International Conference on Literature, Languages & Linguistics; Nome da Instituição: ATINER - Athens Institute for Education and Research; Cidade do evento: Atenas / Metropolitan Hotel of Athens.
4. Pragmatic abilities in young children with hearing impairment: A case study, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: Third Interdisciplinary Symposium on Early Development and Communication; Nome da Instituição: Ministry of Family, Veterans and Intergenerational Solidarity.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Avaliação das Competências Pragmáticas em Crianças dos 18 aos 47 meses, com e sem Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem: Estudo com o “Language Use Inventory”, 2011 (Outra).
Nome do evento: Jornadas Doutorais em Estudos da Criança; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Campus de Gualtar.
2. A Case Study of a Young Deaf Child's Communication Development: Focus on Pragmatic, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Third Conference of the International Society on Early Intervention; Nome da Instituição: ISEI - International Society on Early Intervention ; Cidade do evento: New York.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
7

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Dados complementares
(Additional data)
8

Participação em Eventos
Event participation
8


Visualizações do curriculum [ 1151 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 03:51:30
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis