Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
30/01/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Moutinho, Ana Viale |
Categoria profissional
Position |
Outra Situação |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Outras Humanidades. Engenharia e Tecnologia-Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática. Humanidades-Línguas e Literaturas.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação Praça 9 de Abril, 349 Porto 4249-004 Porto Portugal Telefone: (+351)225071357 Fax: (+351)225508269 Correio electrónico: acmout@ufp.edu.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2005 |
Doutoramento Phd |
Romance Languages and Literatures
(3 anos » years)
.
University of North Carolina,
Estados Unidos. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade do Porto. Com o tipo » With the type:
Registo » Registry.
|
1996-2001 |
Mestrado Master degree |
Ciências da Comunicação
(2 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
1989-1995 |
Licenciatura Licentiate degree |
Relações Públicas
(5 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
2nd Workshop on Bibliometric analysis of research performance.
Instituto de Engenharia Biomédica,
Portugal.
|
2012-2012 |
Outros Others |
Power Searching with Google. Google,
Estados Unidos.
|
2012-2012 |
Outros Others |
Protecção da Marca da Empresa na Internet. Algumas questões. J. Pereira da Cruz, S.A.,
Portugal.
|
2012-2012 |
Outros Others |
Direitos de Propriedade Intelectual do 7º Programa-Quadro. Fundação para a Ciência e a Tecnologia,
Portugal.
|
2012-2012 |
Outros Others |
Results of the 2012 Survey of College & University Business Officers. Inside Higher Ed,
Estados Unidos.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Gestão automatizada de bibliografia através de software livre.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Digital Preservation Training Programme.
University of London Computer Centre,
Reino Unido.
|
2008-2008 |
Outros Others |
Estudos de intermedialidade: conceitos e métodos. Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2001-2008 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ciências da Informação e da Documentação.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Criação de páginas web no FrontPage.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
2003-2005 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Library Science.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Encoded Archival Description (EAD).
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Course journaling assignments using technology.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Teaching and learning online.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Resources for managing course websites, listserves and discussions.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2003-2003 |
Curso de curta duração Short course |
Languages Across the Curriculum (LAC) at State Universities.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Introduction to Photoshop.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Photoshop 6.0: Intermediate Editing.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
PowerPoint XP: Introduction.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Photoshop 6.0: Image Correction.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Excel XP/2000: Introduction I.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Excel XP/2000: Introduction II.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Excel XP/2000: Charts.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Excel XP/2000: Formulas & Functions.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Excel XP/2000: Data Management.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Web Authoring with Netscape.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Dreamweaver: Creating a Website.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Photoshop 6.0: Layers.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Dreamweaver: Tools for layout & Design.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Photoshop 6.0: Web Graphics.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Photoshop 6.0: Image Ready.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Creating a teaching portfolio.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Time management in the classroom.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Maximizing tasks: time in the foreign language classroom.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Visualization techniques to enhance learning.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Strategies for promoting appropriate laptop use by students.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Lecturing with multimedia.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Technology and learning: developing and evaluating students presentations.
University of North Carolina at Chapel Hill,
Estados Unidos.
|
2001-2001 |
Outros Others |
Curso de Formação de Formadores. Associação Nacional de Jovens Empresários,
Portugal.
|
2000-2000 |
Outros Others |
Curso de apresentações em público. Associação Nacional de Jovens Empresários,
Portugal.
|
2000-2000 |
Outros Others |
Curso livre "Usos e tratamentos da voz no âmbito das novas tecnologias". Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
1998-1998 |
Outros Others |
Do entendimento à compreensão-um percurso lógico para profissionais de com.. Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
1998-1998 |
Outros Others |
Curso de técnicas de apresentação e falar em público. Instituto Americano de Estudos Comerciais,
Portugal.
|
1996-1996 |
Outros Others |
Seminário de Protocolo Empresarial. Instituto Americano de Estudos Comerciais,
Portugal.
|
1995-1995 |
Outros Others |
Curso de Relações Públicas em 5 passos fáceis. Instituto Americano de Estudos Comerciais,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa |
Jul/2013-Actual |
Outra Situação |
Universidade Fernando Pessoa |
Ago/2012-Actual |
Outra Situação |
Universidade Fernando Pessoa |
Ago/2005-Jul/2013 |
Outra Situação |
Nov/1995-Set/2000 |
Outra Situação |
Out/1994-Nov/1995 |
Outra Situação |
Universidade Fernando Pessoa |
Jan/2010-Fev/2013 |
Investigador Auxiliar |
Universidade Fernando Pessoa |
Mar/2007-Jul/2007 |
Professor Auxiliar |
University of North Carolina at Chapel Hill |
Ago/2002-Mai/2005 |
Assistente |
Instituto Erasmus de Ensino Superior |
Mai/1993-Out/1994 |
Outra Situação |
Teatro Nacional D. Maria II |
Nov/1992-Fev/1993 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
University of North Carolina at Chapel Hill |
Curso»Academic program: Português Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Português nível 1(Docente)
- Português nível 2(Docente)
- Português nível 3(Docente)
|
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
University of North Carolina at Chapel Hill |
Ago/2004-Mai/2005 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação do curso de Português 3 |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Publicidade, cultura e ensino |
|
Objectivos»Goals:
Quando se ensina uma língua estrangeira, devem-se apresentar aos alunos aspectos culturais e a publicidade poderá ser uma
boa maneira de mostrar a cultura através de uma perspectiva diferente..
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Comunicação.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Outras Humanidades.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
publicidade; cultura; ensino; desenvolvimento humano; comunicação; sociologia.
|
2. |
Recursos Educacionais Abertos |
|
Objectivos»Goals:
Internet is a mean used to divulge culture in a speedy way. It has evolved to become less a technological form and more a
communications medium, which opens up limitless cultural possibilities.
One way of using it, is as an Open Educational Resource (OER), which is an on-line document with free digitized materials
that can be used by everybody that works on education.
The OERs include open courseware and content, open software tools, open material for e-learning capacity building of faculty
staff, repositories of learning objects, and free educational courses.
.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Domínio Científico:
Engenharia e Tecnologia / Área Científica:
Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Comunicação.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
educação; tecnologia; web 2.0; Internet; informática; digital.
|
3. |
Arquivos e bibliotecas digitais |
|
Objectivos»Goals:
Criação de arquivos e bibliotecas digitais com materiais que possam ser utilizados em sala de aula ou por outros serviços
educacionais, como filmes, fotos, anúncios publicitários etc..
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Outras Ciências Sociais.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Outras Humanidades.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
arquivo digital; biblioteca digital; educação; Internet; tecnologia.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2009- PreServ-U - Projecto de Preservação de Documentos da UFP-PreServ-U - UFP's Documents Preservation Project |
Referência do projeto»Project reference: N/A. Financiador(es)»Funding:
Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa.
|
2008- Agustina a tempo inteiro-Agustina the whole time |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2005- Arquivo Digital de Publicidade-Advertising Digital Archive |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2005- Almada Negreiros na década de 20-Almada Negreiros in the 1920's |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2003-2005 Almada Negreiros na década de 20-Almada Negreiros in the 1920's |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2010-2012 PO.EX ´70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CLE-LLI/098270/2008. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2003-2003 TRAUMA: The Triangle-Area Underground Music Archive-TRAUMA: The Triangle-Area Underground Music Archive |
Referência do projeto»Project reference: Arquivo digital.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2011-2013 WaRe Project – Waterfront Regeneration-WaRe Project – Waterfront Regeneration |
Referência do projeto»Project reference: 2011-1-IT2-GRU06-25772 4. Lifelong Learning Programme - Grundtvig Parceiro(s)»Partners:
Universidade Fernando Pessoa; Cities on Water; Charles University; Foundation for the Museum of New Art; The Ljubljana School of Architecture.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Alemão (Pouco), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2004 |
Guest Coaching do jogo de futebol americano UNC-Louisville,
University of North Carolina, EUA.
|
2004 |
Indicada para o Tanner Award for Excellence in Undergraduate Teaching by Graduate Teaching Assistants,
University of North Carolina, EUA.
|
2006 |
Fundo de Apoio à Comunidade Científica,
Fundação para a Ciência e a Tecnologia .
|
2005 |
Graduate School Transportation Grant Fund,
University of North Carolina at Chapel Hill, USA .
|
2004 |
Bolsas de Investigação de curta duração na Biblioteca Nacional (Portugal),
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento .
|
2003 |
Mellon Foundation Travel Award,
Mellon Foundation.
|
2004 |
Mellon Foundation Travel Award,
Mellon Foundation .
|
2003 |
Dana B. Drake Travel Fellowships,
Dana B. Drake.
|
2011 |
Troféu Cultura Econômica 2011 na categoria Livro de Comunicação nas Organizações em reconhecimento a sua contribuição à literatura
de negócios do Rio Grande do Sul ("Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia" - co-autora de capítulo),
Jornal do Comércio e Badesul Desenvolvimento.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2012- Actual |
ALIA Associação Lusófona de Gestores de Ciência, Membro.
null.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Moutinho, Ana V. 2005. Cozinha da Beira Alta: memória e tradição. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-782-084-0. Sintra: Colares. Recolha de receitas da cozinha da Beira Alta, Portugal. |
|
|
|
2. |
Moutinho, Ana V. 2001. Dicionário de Relações Públicas. ed. 1, ISBN: 972-610-369-X. Porto: Campo das Letras. Este Dicionário de Relações Públicas começou por ser um compêndio de esclarecimentos para uso pessoal que, ao longo do meu
curso, fui coleccionando para suprir a falta de trabalho de síntese nas diversas áreas da especialidade. Obviamente, este
livro é uma obra que pretende resolver semelhante siruação entre nós e, sobretudo, tendo em conta a nossa realidade.
Assim, a partir de determinada altura, entendi que seria útil sistematizar os meus verbetes para a construção de uma obra
deste tipo. Mas só o dicionário em si, apenas tratando da questão vocabular, teria sido insuficiente - aliás, a bibliografia
brasileira conta com mais de um exemplo neste campo -, pelo que foram explorados os conceitos mais interessantes, apensando-se
a indispensável legislação nas áreas de Publicidade e Jornalismo, bem como um Net-directório, este já a nível internacional,
das Associações de Relações Públicas, Comunicação, Publicidade e Marketing. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Moutinho, Ana V; Sousa, Jorge P. 2010. Assessoria de imprensa na Europa. In Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia:: teoria e técnica, ed. Jorge Duarte, 39 - 50. ISBN: 978-85-224-5845-5. São Paulo: Atlas. Este artigo fala sobre a assessoria de imprensa na Europa: livros, ensino e ordenação legal e ética. |
|
|
|
2. |
Moutinho, Ana V; Sousa, Jorge P. 2002. A assessoria de imprensa em Portugal e na Europa. In Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, ed. Jorge Duarte, 69 - 80. ISBN: 85-224-3261-9. São Paulo: Atlas. Este capítulo fala sobre a assessoria de imprensa na Universidade Fernando Pessoa e na Europa e, ainda, a sua ordenação legal
e ética. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Moutinho, Ana V. 2007. "Teaching Culture Through Advertising", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais , 4: 92 - 99. When teaching foreign language classes, one needs to present cultural aspects to the students and advertising can be a good
way to introduce culture in a different perspective. This article will focus on what is culture and how advertising can be
used to teach some cultural aspects of a country.
|
|
|
|
2. |
Moutinho, Ana V. 2007. " O desejo por uma comunicação em linha que, tal como a tradição, já não é o que era", Cadernos de Estudos Mediáticos, 5: 23 - 31. Diz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois
actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa
(emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar
e interagir com ela, em detrimento de outras formas de comunicação. Este artigo pretende mostrar como é que o desejo definido
por René Descartes está ligado à forma como o usuário utiliza os diversos meios de comunicação em linha para explicar e exemplificar
aspectos positivos e negativos desta comunicação, de forma a que possa maximizar os resultados provenientes desta interacção.
|
|
|
|
3. |
Moutinho, Ana V. 2006. "Marlboro: o discurso político mudou?", Cadernos de Estudos Mediáticos, 4: 342 - 349. Este trabalho destina-se a dar uma ideia de como é que se relacionou a comunicação política com a das empresas tabaqueiras,
qual a imagem dos EUA que a Marlboro transmite e como é que a empresa tabaqueira consegue passar a sua mensagem no meio dos
protestos anti-tabagistas do século XXI.
|
|
|
|
4. |
Moutinho, Ana V. 2001. "O que há de comum (ou não) entre o Jornal de Notícias e a Portugal Telecom?", Revista da UFP, 6: 155 - 164. A 28 de Maio de 1998, a cidade do Porto foi eleita Capital Europeia da Cultura em 2001, em parceria com Roterdão. A Portugal
Telecom é uma das empresas patrocinadoras do Porto – Capital Europeia da Cultura ou, por outras palavras, “(…) não podia deixar
de estar ligada (…) ao maior evento cultural nacional do início do milénio (…): o Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.
Como tal, lançou, a partir de 1 de
Janeiro de 2001, uma campanha publicitária com seis anúncios: Música (fig. 1), Artes (fig. 2), Cinema (fig. 3), Dança (fig.
4), Teatro (fig. 5) e a cidade, mas neste artigo só iremos tratar dos cinco primeiros por dizerem respeito à arte.
A campanha publicitária foi desenvolvida pela Euro RSCG e utiliza como fundo vários locais bem conhecidos dos portuenses.
Assim, e respectivamente, temos a Torre dos Clérigos no anúncio inspirado na Música, a Fundação de Serralves nas Artes, a
Livraria Lello no Cinema, o Mercado Ferreira Borges na Dança e a Praça da Ribeira no Teatro. O texto é praticamente igual
em todos eles, não fosse a última frase adaptar-se a cada um dos temas. Um dos suportes desta campanha da Portugal Telecom
é o Suplemento Quinzenal do Jornal de Notícias, o Jornal Oficial do Porto 2001, como se intitula.
O objectivo deste estudo é analisar os anúncios publicitários da Portugal Telecom e do Jornal de Notícias, publicados no referido
Suplemento, estabelecendo as suas semelhanças, diferenças e alguns cruzamentos de dados.
|
|
|
|
5. |
Moutinho, Ana V. 2000. "Andy Warhol e a Era da Reprodutibilidade Técnica", Revista da UFP, 5: 143 - 147. O termo “Pop Art” foi utilizado, pela primeira vez, em 1958 na revista Architectural Digest pelo crítico inglês Lawrence Alloway,
para descrever as pinturas que celebravam o consumismo do pós-guerra, desafiavam a psicologia do Expressionismo Abstracto
e adoravam o materialismo.
Desta forma, o estilo da “Pop Art”, ou da 'arte popular', estava ligado à produção em massa e tinha os meios de comunicação
social, o cinema, a banda desenhada e a publicidade como temas preferidos (WebMuseum, WWW).
Mas se este movimento apareceu em Inglaterra, o seu grande desenvolvimento deu-se nos ano 60, em Nova Iorque, nos EUA, na
altura da 'idade de ouro' da televisão norte-americana, quando os artistas pop utilizavam a ironia e o humor para criticar
o “American way of life”.
|
|
|
|
6. |
Moutinho, Ana V. 1999. "A (con)tra(d)ição das imagens", Revista da UFP, 4: 143 - 147. René Magritte é o pintor dos objectos vulgares aos quais mistura alguns significados. Ele é, ainda, o artista mais reproduzido
e parodiado do século XX. O objecto deste estudo é a análise da contradição no quadro <Isto não é um cachimbo (ou a Traição
das Imagens)>, e a utilização deste na publicidade às calças de ganga Moschino e à Semana de Moda Inglesa.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Moutinho, Ana V; Nunes, Laura M. 2008. "Publicidade, tabaco e estratégias", Trabalho apresentado em III Jornadas Publicidade e Comunicação, In Actas das III Jornadas Publicidade e Comunicação, 10 de Abril de 2008, Porto. O tabaco, chegado à Europa através do movimento dos Descobrimentos, exibe uma história impregnada dos efeitos da publicidade.
Nomeadamente, o consumo generalizado do cigarro foi-se instalando em obediência a estratégias publicitárias astutamente delineadas.
Actualmente alvo de campanhas dissuasoras, o tabagismo já foi estimulado por uma máquina publicitária poderosa e muito apelativa.
Este trabalho apresenta uma breve história do tabaco, procurando evidenciar a determinante influência da publicidade sobre
a evolução do consumo tabágico, dando como exemplo as estratégias utilizadas pela Camel.
|
|
|
|
2. |
Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. 2006. "Internet, museu e educação: alguns exemplos de e para Portugal e Brasil", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Cidadania(s): discursos e práticas, In Actas do Congresso Internacional Cidadania(s): discursos e práticas, 29 de Junho a 1 de Julho de 2006, Porto, Portugal. Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita nos portais dos museus portugueses e brasileiros, cujo objectivo é entender
o público-alvo dos seus Serviços de Educação e se estes têm materiais em linha que possam ser usados na preparação de actividades
para as visitas. Gostaríamos de contribuir para tornar estas visitas interessantes para os alunos, apresentando oito propostas
que possam ser usadas pelos sítios dos museus para melhorar os recursos educacionais.
|
|
|
|
3. |
Moutinho, Ana V. 2003. "(good) images (some) psychology (items) = (good) advertising?", Trabalho apresentado em 20th International Conference on Literature and Psychoanalysis, In Proceedings of the 20th International Conference on Literature and Psychoanalysis, July 4th-5th 2003, Greenwich, Reino Unido. The paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective,
to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls
the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action
(leads people to buy or use the product/service). These principles, plus mechanisms like dream, motivation, acceptance, empathy,
seduction and other theories like the psychoanalytical, for example, will tell us why an image is more effective than another.
I will bring examples of some printed advertisements to show my point of view.
|
|
|
|
4. |
Moutinho, Ana V; Galhardo, Andreia. 1999. "Literatura, Cinema e Outras Artes no Anúncio Publicitário", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira, In Actas do Congresso Internacional Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira, 31
de Maio-2 de Junho 1999, Porto, Portugal. Apresentação de uma leitura das relações entre a arte e s publicidade, no sentido de saber como é que a publicidade utiliza
o produto artístico para a elaboração da mensagem. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Moutinho, Ana V. 2001. "Tirar prazer da obra de Arte?", Mealibra - Revista de Cultura, 9: 227 - 228. Na noção de fruição de uma peça, está implícito que o seu espectador ou utilizador vai compreendê-la, perceber para que
é que ela serve e, por fim, tirar partido dela, no sentido de gostar ou não dela.
Descobrimos que, no seguimento da definição anterior, a
legislação portuguesa, no artigo 78º da Constituição da República Portuguesa, prevê o Direito à Fruição e Criação Cultural,
segundo o qual “todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de defender o património cultural” e que
o Estado está incumbido de diversas obrigações para esta situação se realizar (Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa).
Nos anos 80, a Museums Association (Davies, 1994: 36) definiu o museu como uma institução que recolhe, documenta, preserva,
exibe e interpreta materiais, aos quais associa informação para benefício do seu público. Esta ideia está actualizada, na
medida em que, hoje em dia, e segundo a Museums and Galleries Commission (1994: 321), é função dos museus colocar à disposição
dos seus visitantes ou estudiosos um representação selectiva das peças das suas colecções, bem como a informação disponível
sobre elas, de forma a poder ser estudada e… fruída.
|
|
|
|
2. |
Moutinho, Ana V. 2001. "Sincronizando o kitsch", Mealibra - Revista de Cultura, 8: 151 - 154. Por ser um termo relativamente recente, e por se utilizar com várias conotações, umas certas e outras erradas, vou abordar
o
kitsch neste artigo para tentar contribuir com uma achega com vista à sua definição e à sua tipologia.
Assim, começarei por definir o termo e sincronizar o seu, aparecimento no espaço e no tempo. Digo sincronizar e não localizar,
porque, como veremos, ele começou no séc. XIX na Baviera e teve, desde logo, vários significados, todos eles sinónimos de
vigarice, falsificação ou “piroso”. Mas kitsch é, ou pode ser, mais do que isso. Kitsch pode ser uma anti-Arte, e isto quer
dizer que ele deve ter alguma Arte para poder ser considerado como tal; é ele que vai ajudar a levar um pouco de cultura às
massas. Finalmente, sincronizo o kitsch através da sua tipologia, isto é, depois de investigar sobre este tema, pude constatar
que, no fundo, ele pode ser classificado em quatro tipos que abarcam praticamente todas as formas em que o kitsch nos aparece.
|
|
|
|
3. |
Moutinho, Ana V. 2000. "A comunicação dirigida e os meios de comunicação", Mealibra - Revista de Cultura, 6: 127 - 130. Nos dias de hoje, é cada vez mais importante a personalização dos serviços, ou pelo menos dar a entender que é precisamente
àquela pessoa que nos estamos a dirigir.
A comunicação dirigida, tal como a entendemos hoje, é importante para estabelecer e manter boas relações com os públicos das
empresas e das instituições. Assim, a comunicação deve ser interactiva, uma palavra que está na moda e que quer dizer trocar
informações, fazer feedback, evitando, de uma forma cada vez mais constante e efectiva, os boatos e as barreiras à comunicação.
Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino comunicare (comunicar), que significa tornar comum bens materiais,
espirituais ou afectivos, como se fosse uma partilha. Mais tarde o conceito evoluiu para a acção ou atitude de entrar em relação
com alguém, realçando os laços entre os indivíduos através da palavra. Nos dias de hoje, comunicar deixou de se limitar à
palavra, passando para o gesto, para o corpo, para o sinal, para técnicas como a publicidade, as relações públicas ou mesmo
as estradas (quando se fala em vias de comunicação). Actualmente, a palavra está tão banalizada que qualquer coisa que façamos
para transmitir uma passagem
do individual ao colectivo é comunicar.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Moutinho, Ana V. 01 jan. 2014. "George Monteiro - As Paixões de Pessoa (recensão crítica)" Gávea-Brown - A Bilingual Journal of Portuguese-American Letters and Studies, 225 - 226. |
2. |
Moutinho, Ana V. 03 nov. 2001. "A novidade do museu imaginário" Diário de Notícias, 42 - 42. No âmbito das comemorações dos cem anos sobre o nascimento de André Malraux, que passou pelo Oriente e por alguns dos países
mais falados actualmente: Afeganistão e Irão, propomos uma “viagem” por aquilo que ficou de seu mais ligado à Arte, isto é,
o seu Museu Imaginário.
|
1. |
Moutinho, Ana V. 2008. "Recursos Educacionais Abertos: O caminho a seguir". NA: UNESCO e International Institute for Educational Planning. (Outra) Tradução em regime de voluntariado.
Excerto:
"A Internet e a web oferecem oportunidades de interação que têm um enorme potencial para uma organização como a UNESCO, que
possui um mandato para aconselhamento e ação em todo o mundo. Encontros internacionais, workshops e consultoria são meios
utilizados pela organização para realizar o seu trabalho em colaboração com os Estados-Membros. Mas há limitações na sua capacidade
de incluir todos aqueles que se interessam pelo tema ou atividade propostos. A Internet oferece uma oportunidade de chegar
mais longe e mais rápido do que nunca. Esta tecnologia ainda não está perfeita face ao objetivo - há muitos que não se podem
conectar. Mas esses são cada vez menos, assim como os custos associados à tecnologia e conectividade. Durante o período de
existência da comunidade REA, temos sido capazes de interligar muito mais pessoas e instituições do que teria sido possível
através de outros meios. Peritos e neófitos com interesses similares juntam-se para aprender uns com os outros, compartilharem
informação, e deliberar sobre questões relacionadas com os REA. Finalmente, depois de dois anos de intensa interação, os membros
desta comunidade manifestaram o seu parecer sobre as questões prioritárias e os intervenientes que devem tomar medidas para
avançar e apoiar este movimento em expansão.
Este documento é uma prova da força das decisões coletivas de uma comunidade virtual dinâmica. Apresenta-se o caminho pelo
qual os REA irão prosseguir, baseando-se no parecer de uma comunidade internacional, e define-se, com base nessas informações,
as prioridades para a ação futura. O documento vai ser útil para muitos leitores – desde os decisores e os políticos a nível
nacional, até aos professores e acadê[é]micos a nível local.".
|
2. |
Moutinho, Ana V. 2008. "Babelzilla". NA: NA. (Outra) Tradução, em regime de voluntariado, da informação para português Europeu.
|
3. |
Moutinho, Ana V. 2002. "ArtBook - Velázquez". Vigo, Espanha: Nova Galicia. (Livro) |
4. |
Moutinho, Ana V; Moutinho, José V. 2002. "ArtBook – Gauguin", 144 pp.. Vigo: Nova Galicia. (Livro) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Moutinho, Ana V. 2012. "PO.EX'70-80 Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa: comunidades e coleções no DSpace". Reitoria da Universidade Nova : Sem publicadora definida. |
2. |
Moutinho, Ana V; Rodrigues Ferreira, I. C. 2012. "Arquivos digitais: intersecção entre o educacional e o social". Fundação Calouste Gulbenkian, : Associação Portuguesa de Bibli. |
3. |
Moutinho, Ana V. 2004. "Project Gutenberg". NA: Project Gutemberg. "Project Gutenberg is the first and largest single collection of free electronic books, or eBooks. Michael Hart, founder of
Project Gutenberg, invented eBooks in 1971 and continues to inspire the creation of eBooks and related technologies today."
Eu faço proofreading dos textos em português.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Moutinho, Ana V. “PO.EX’70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa: comunidades e coleções no DSpace”,3.ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto,Lisboa, Portugal,2012 (Poster). A 3.ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto realizou-se nos dias 1 e 2 de Outubro de 2012. |
2. |
Moutinho, Ana V. Revista Antropológicas,Jornadas FCCN,Santarém, Portugal,2012 (Comunicação). Comunicação feita por convite. |
3. |
Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. “Arquivos digitais: intersecção entre o Educacional e o Social”,11.º Congresso Nacional dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas “Integração, acesso e valor social”,Lisboa, Portugal,2012 (Poster). 11.º Congresso Nacional dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas “Integração, acesso e valor social”, Fundação Calouste
Gulbenkian, Lisboa, 18 a 20 de outubro de 2012. |
4. |
Moutinho, Ana V. Arquivo Digital de Publicidade,III Jornadas de Publicidade e Comunicação,Porto, Portugal,2008 (Outra). Este Arquivo Digital de Publicidade tem como intuito concentrar anúncios com a respectiva metainformação em português e inglês
para servir as necessidades de pessoas interessadas nesta área. .
|
5. |
Moutinho, Ana V; Melro, Maria C. Agustina a tempo inteiro (apresentação de projecto multimédia),Colóquio Agustina Bessa-Luís - 60 anos de vida literária,Porto, Portugal,2008 (Outra). "Agustina a tempo inteiro" é um projecto com o objectivo de homenagear Agustina Bessa Luís. Trata-se de um trabalho em formato
digital onde se exibem os elementos da vida e obra da escritora, expondo inclusivamente testemunhos e alguns documentos audiovisuais. |
6. |
Moutinho, Ana V. Sessão para comunicações livres,II Jornadas Internacionais de Jornalismo,Porto, Portugal,2007 (Outra). |
7. |
Moutinho, Ana V. Open Educational Resources To Teach Literature: Presenting José de Almada Negreiros,Seminar of the Department of Languages, Literatures and Linguistics,Norman, Oklahoma, EUA,2006 (Seminário). Análise de alguns contos onde se conta e reconta o mito de D. Sebastião. |
8. |
Moutinho, Ana V. Teaching Brazilian Culture Through Advertising,53rd SECOLAS - The South Eastern Council on Latin American Studies,Charlotte, Carolina do Norte, EUA,2006 (Congresso). The goal is to show how advertising can be used to teach cultural aspects of a country and give some examples of what we can
do in class. . |
9. |
Moutinho, Ana V. Literatura e arte de José de Almada Negreiros: a unidade na década de 20,25th Cincinnati Conference on Romance Languages and Literatures,Cincinnati, Ohio, EUA,2005 (Congresso). My goals are to show how literature and art interconnect and complement each other in Negreiros’ works, and to contribute
to the diffusion of some of them that usually are not cited in academic papers or dissertations, i.e., articles and some of
his conferences. |
10. |
Moutinho, Ana V. Descartes and Advertising,First Brazil-US Colloquium on Communication Studies,Austin, Texas, EUA,2004 (Conferência ou palestra). Relationship between Descartes' volitions from his book Les Passions de l’Âme (The Passions of the Soul) and advertising. |
11. |
Moutinho, Ana V. D. Sebastião: o presságio como elemento dinamizador do conto,9th Carolina Conference on Romance Languages,Chapel Hill, Carolina do Norte, EUA,2003 (Conferência ou palestra). |
12. |
Moutinho, Ana V. Relações com os Media,Seminário Marketing e Imagem Pessoal,Braga, Portugal,2002 (Seminário). Estratégias de comunicação com a imorensa. |
13. |
Moutinho, Ana V. Escrever bem em publicidade,Colóquio "É Importante Falar e Escrever Bem(?)",Ponte de Lima, Portugal,2001 (Outra). Mosta a importância de se escrever bem em publicidade para passar a mensagem. |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Moutinho, Ana V. Aulas de português da Universidade Fernando Pessoa Orientation Week, 2012 (Outra), promovido por Gabinete de Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa. Duração: 10 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa - Porto, Cidade: Porto, Portugal, Tipo de participação: Docente. Curso frequentado por alunos estrangeiros matriculados na Universidade Fernando Pessoa no ano lectivo de 2012/2013, de 10
a 14 de setembro 2012, 9h30-11h30. |
2. |
Moutinho, Ana V. Aulas de português do Digital Humanities and Multimedia Writing in Portugal, Summer 2012, 2012 (Outra), promovido por Universidade Fernando Pessoa. Duração: 6 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa - Porto, Cidade: Porto, Portugal, Tipo de participação: Docente. Aulas inseridas no "Digital Humanities and Multimedia Writing in Portugal", programa da West Virginia University e da Universidade
Fernando Pessoa. |
3. |
Moutinho, Ana V. Gestão de Marcas, 2007 (Especialização), promovido por Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Duração: 50 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa, Cidade: Porto, Portugal, Tipo de participação: Docente. Disciplina leccionada no âmbito do curso de Especialização Tecnológica (CET).
|
4. |
Moutinho, Ana V. Curso de português EILC (Erasmus Intensive Language Courses), 2006 (Outra), promovido por Universidade Fernando Pessoa. Duração: 31 dias. Local: Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima, Cidade: Ponte de Lima, Portugal, Tipo de participação: Docente. Curso frequentado por alunos Erasmus que estavam inscritos em universidades portuguesas no ano lectivo de 2006/2007.
|
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. Português PSL (Portuguese as Second Language),2006. Documento distribuído pelos alunos. |
2. |
Moutinho, Ana V. Documentos multimédia,2003. Material preparado para os alunos das turmas de português. |
3. |
Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. Documentos auditivos,2003. Material preparado para os alunos das turmas de português. |
4. |
Moutinho, Ana V; Ferreira, Isabel C. R. Português PSL (Portuguese as Second Language),2003. Documento distribuído pelos alunos das turmas de português. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Moutinho, Ana V; Trigo, Nadine R. Dias da Investigação na UFP,2014 (Encontro / Organização).
|
2. |
Moutinho, Ana V. Open Access Week @ Universidade Fernando Pessoa,2010 (Conferência / Organização). O evento decorreu de 19 a 21 de Outubro de 2010 na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, foi organizado no âmbito da Open
Access Week (evento internacional) e destina-se a promover o acesso aberto e imediato à investigação científica.
|
3. |
Moutinho, Ana C. Congresso Internacional “Direito e Relações Internacionais num Mundo sem Fronteiras”,2000 (Congresso / Organização). |
4. |
Moutinho, Ana C. Conferência Gestures: Meaning and Use,2000 (Conferência / Organização). |
5. |
Moutinho, Ana C. Conferência A Igualdade Entre Mulheres e Homens na Europa às Portas do Séc. XXI ,1999 (Conferência / Organização). |
6. |
Moutinho, Ana C. Encontro Sobre Rádio Digital,1999 (Encontro / Organização). |
7. |
Moutinho, Ana C. VI Semana Internacional de Publicidade,1999 (Outro / Organização). |
8. |
Moutinho, Ana C. Semana da Universidade,1999 (Outro / Organização). |
9. |
Moutinho, Ana C. Congresso Internacional “Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira” ,1999 (Congresso / Organização). |
10. |
Moutinho, Ana C. Seminário Internacional “Cultura e Arquitectura” ,1998 (Seminário / Organização). |
11. |
Moutinho, Ana C. 6º Congresso Internacional de Estudantes de Antropologia,1998 (Congresso / Organização). |
12. |
Moutinho, Ana C. III Invicta – Festival de Tunas Académicas da Universidade Fernando Pessoa,1998 (Festival / Outra). |
13. |
Moutinho, Ana C. VII Seminário da Associação Investigação e Debate em Serviço Social – Os Novos Caminhos da Acção Social,1998 (Seminário / Organização). |
14. |
Moutinho, Ana C. I Congresso Internacional – Agustina Bessa-Luís, 50 Anos de Vida Literária,1998 (Congresso / Organização). |
15. |
Moutinho, Ana V. Primeira exposição individual de pintura e escultura de Luís Melo na Cooperativa Árvore,1998 (Exposição / Organização). |
16. |
Moutinho, Ana C. I Congresso Internacional sobre Direito Fiscal – A Fiscalidade na União Europeia. Presente e Futuro ,1998 (Congresso / Organização). |
17. |
Moutinho, Ana C. V Semana Internacional de Publicidade (23-27/03/98), Universidade Fernando Pessoa, Porto.,1998 (Outro / Organização). |
18. |
Moutinho, Ana C. Mesa-Redonda sobre “A Avaliação Institucional e o Desenvolvimento de Programas para a Melhoria da Qualidade Educativa nas
Universidades” ,1998 (Outro / Organização). |
19. |
Moutinho, Ana C. I Encontro Luso-Francês de Psiquiatria,1997 (Encontro / Organização). |
20. |
Moutinho, Ana C. Simpósio Internacional “Fronteiras da Ciência”,1997 (Simpósio / Organização). |
21. |
Moutinho, Ana C. II Invicta – Festival de Tunas Académicas da Universidade Fernando Pessoa,1997 (Festival / Organização). |
22. |
Moutinho, Ana C. Comemoração do Dia da Europa,1996 (Outro / Outra). |
23. |
Moutinho, Ana C. Congresso Internacional sobre Pós-Colonialismo e Identidade,1996 (Congresso / Outra). |
24. |
Moutinho, Ana C. Jornadas Culturais Luso-Brasileiras,1996 (Outro / Organização). |
25. |
Moutinho, Ana C. Conferência “A relevância contemporânea da metodologia da observação participante” proferida pelo Prof. João Pina Cabral,1996 (Conferência / Organização). |
26. |
Moutinho, Ana C. Colóquio de Relações Internacionais “O Futuro da Europa e a Conferência Intergovernamental de 1996”,1996 (Outro / Outra). |
27. |
Moutinho, Ana C. Conferência “A Edição de Textos Electrónicos e Literários em Língua Francesa”, proferida pelo Prof. Alain Vuillemin,1996 (Conferência / Organização). |
28. |
Moutinho, Ana C. Comemoração do Primeiro Aniversário da Morte de Miguel Torga em S. Martinho de Anta,1996 (Outro / Organização). |
29. |
Moutinho, Ana C. II Jornadas de Marketing Político,1995 (Outro / Outra). |
30. |
Moutinho, Ana C. I Workshop de Informática,1995 (Oficina / Organização). |
31. |
Moutinho, Ana C. Congresso Internacional da Associação Europeia de Estudos Ameríndios (American Indian’s Workshop),1995 (Oficina / Outra). |
32. |
Moutinho, Ana C. Evocação dos 50 anos sobre a morte de Fernando Pessoa,1995 (Outro / Organização). |
33. |
Moutinho, Ana C. I Congresso Internacional Sobre Miguel Torga,1994 (Congresso / Organização). |
34. |
Moutinho, Ana C. Simpósio Português de Relações Públicas,1992 (Simpósio / Organização). |
35. |
Moutinho, Ana C. I Exposição Internacional de Arte Postal,1985 (Exposição / Curadoria). |
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Moutinho, Ana V; Azevedo, Helena; Pereira, José A. A mulher de Petrónio,1987 (Outra). Programa sobre moda e música. |
Dados Complementares (Additional data)
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Ivone Alexandra Reis Ribeiro da Silva, A comunicação interna: proposta de implementação de um programa para o Visionarium - Centro de Ciência do Europarque, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
2. |
Dina Helena Alves Martins, A imagem como síntese da realidade da empresa, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
3. |
Maria Fernanda Pinto Correia, Importância do planeamento na organização de eventos - o caso do congresso, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
4. |
Rui Jorge de Jesus Soares, A comunicação empresarial como instrumento para a melhoria contínua - a Texas Instruments-Samsung, Electrónica (Portugal),
Lda., 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Ivone Alexandra Reis Ribeiro da Silva. A comunicação interna: proposta de implementação de um programa para o Visionarium - Centro de Ciência do Europarque, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa. Vogal. |
2. |
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Dina Helena Alves Martins. A imagem como síntese da realidade da empresa, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa. Vogal. |
3. |
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Maria Fernanda Pinto Correia. Importância do planeamento na organização de eventos - o caso do congresso, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa. Vogal. |
4. |
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Ana Cristina Ribeiro Maia Couto. O ensino superior particular e cooperativo em Portugal – as relações públicas na imagem deste ensino, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa. Arguente. |
5. |
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Participação no júri de Rui Jorge de Jesus Soares. A comunicação empresarial como instrumento para a melhoria contínua - a Texas Instruments-Samsung, Electrónica (Portugal),
Lda., 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa. Vogal. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Ana Cláudia Rebolho Viale Moutinho. Concurso para chefe de Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Matosinhos, 2006. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Institutional Evaluation Programme from the European University Association , 2006, Universidade Fernando Pessoa. A Universidade Fernando Pessoa foi uma das universidades portuguesas que solicitou a avaliação da E.U.A. em 2006. Eu fui convidada
para colaborar na comissão de avaliação desde o início como membro da vertente internacional e do secretariado, sendo a co-autora
do relatório sobre a instituição. |
Participação em eventos Event participation |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Publicidade, tabaco e estratégias, 2008 (Outra). Nome do evento: III Jornadas de Publicidade e Comunicação; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa e Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação; Cidade do evento: Porto / Universidade Fernando Pessoa. Este trabalho apresenta uma breve história do tabaco, procurando evidenciar a determinante influência da publicidade sobre
a evolução do consumo tabágico, dando como exemplo as estratégias utilizadas pela Camel. |
2. |
Internet, museu e educação: alguns exemplos de e para Portugal e Brasil, 2006 (Congresso). Nome do evento: Cidadania(s) – Congresso Internacional Sobre Discursos e Práticas; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto, Portugal / Universidade Fernando Pessoa. Este trabalho mostra os resultados da pesquisa feita nos portais dos museus portugueses e brasileiros, cujo objectivo é entender
o público-alvo dos seus Serviços de Educação e se estes têm materiais em linha que possam ser usados na preparação de actividades
para as visitas. Gostaríamos de contribuir para tornar estas visitas interessantes para os alunos, apresentando oito propostas
que possam ser usadas pelos sítios dos museus para melhorar os recursos educacionais. |
3. |
(good) Images (some) Psychology (items) = (good) Advertising?, 2003 (Congresso). Nome do evento: 20th International Conference on Literature & Psychology; Nome da Instituição: University of Florida, EUA; Cidade do evento: Greenwich, Reino Unido / University of Greenwich - Avery Hill, Reino Unido . The paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective,
to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls
the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action
(leads people to buy or use the product/service). These principles, plus mechanisms like dream, motivation, acceptance, empathy,
seduction and other theories like the psychoanalytical, for example, will tell us why an image is more effective than another.
I will bring examples of some printed advertisements to show my point of view. |
4. |
Literatura, Cinema e Outras Artes no Anúncio Publicitário, 1999 (Conferência). Nome do evento: Congresso Internacional “Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto, Portugal / Universidade Fernando Pessoa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Moutinho, Ana Viale. Antropológicas, desde 2012/05/06, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa. Editora Gestora da plataforma onde está alojada a revista.
|
2. |
Moutinho, Ana Viale. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, desde 2009/01/07, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa. Revista anual da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Tem Comissão Científica. Artigos da autoria
de docentes, funcionários e alunos da UFP e outros. |
3. |
Moutinho, Ana Viale. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia, desde 2009/01/07, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições da Universidade Fernando Pessoa. Revista anual da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa. Tem Comissão Científica. Artigos da autoria
de docentes, funcionários e alunos da UFP e outros. |
4. |
Moutinho, Ana Viale. Journal Observatorio (OBS*), de 2010/08/03 até 2010/08/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: OberCom - Observatório de Comunicação.
|
5. |
Moutinho, Ana Viale. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, de 2009/01/07 até 2009/01/11, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa. Revista anual da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa. Tem Comissão Científica. Artigos
da autoria de docentes, funcionários e alunos da UFP e outros. |
6. |
Moutinho, Ana Viale. Scientific Journals International, de 2007/12/13 até 2008/09/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Scientific Journals International.
|
7. |
Moutinho, Ana Viale. Cadernos de Estudos Mediáticos, de 2007/11/02 até 2008/02/29, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa. |
8. |
Moutinho, Ana Viale. Horizontes, de 2003/02/03 até 2004/11/30, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Department of Romance Languages and Literatures - University of North Carolina at Chapel Hill, EUA. Para além de pertencer ao corpo editorial, também fui responsável pela mudança do design gráfico.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
26 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
4 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
2 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
7 |
Produção técnica Technical production |
56 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
56 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
23 |
Orientações Orientations |
4 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
5 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
4 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
8 |
Outras informações relevantes
Ana Viale Moutinho trabalha na Universidade Fernando Pessoa. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos
em actas de eventos, possui 2 livros publicados. Tem 49 itens de produção técnica. Participou em vários congressos
e conferências em Portugal e no estrangeiro. Recebeu 8 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas dos Recursos Educacionais
Abertos, dos arquivos e bibliotecas digitais, na preservação de documentos e na relação entre a publicidade, a cultura e o
ensino.
|
Visualizações do curriculum [
2967
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
11:30:21
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|