ana paula loução martins
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
25/10/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
ana paula loução martins |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
martins, ana paula loução |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Largo do Paço Braga 4710-058 Braga Portugal Telefone: (+351)253601109Extensão: 601233 Fax: (+351)253601105 Correio electrónico: apmartins@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2006 |
Doutoramento Phd |
Estudos da criança- Educação especial.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1993 |
Licenciatura Licentiate degree |
Educação Especial e Reabilitação
(5 anos » years)
.
Universidade Técnica de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2002-2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
specialist in special education.
University of Virginia,
Estados Unidos.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jan/2011-Actual |
Professor Auxiliar |
Jan/2000-Ago/2006 |
Assistente |
Jan/1996-Jan/2000 |
Assistente Estagiário |
Universidade Técnica de Lisboa |
Set/1993-Dez/1995 |
Investigador Auxiliar |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos e Técnicas Específicas para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas(Docente)
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Perspectivas Cognitivas, motoras, socioemocionais e da linguagem(Docente)
- Necessidades educativas especiais(Docente)
- Educação Especial na Educação de Infância e Ensino Básico(Docente)
- Educação Especial para o Ensino Básico(Docente)
|
Estágios realizados (Traineeships)
Estágios realizados»Traineeships: - Estágio em Dificuldades de aprendizagem específicas
|
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Jan/2000-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Seminário de Apoio à Dissertação |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Jan/2006-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE): Perspectivas Cognitivas, motoras, socioemocionais e da linguagem - Deficiência Intelectual, conceito, identificação e intervenção
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
International Association of Special Education, Membro.
|
Actual |
Council for Exceptional Children, Membro.
|
Actual |
Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de aprendizagem Específicas, Membro.
|
Actual |
CIED, Membro.
|
Actual |
Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança (METAFORMA), Membro.
|
2000- Actual |
Membro da Comissão de Investigação da Associação Portuguesa de Psicomotricidade, Membro.
|
2000- Actual |
Membro da Associação Portuguesa de Psicomotricidade, Membro.
|
1993- Actual |
Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação, Membro.
|
1995- 1996 |
Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação, Outros (especifique).
Vogal da Direcção.
|
1993- 1994 |
Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação, Outros (especifique).
Membro do Conselho Fiscal.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Correia, L. M; Martins, Ana P. L. 2002. Inclusão: Um guia para educadores e professores.. ed. 1. Braga: Quadrado Azul Editora. |
|
|
|
2. |
Correia, L. M; martins, ana p. l. 1999. Dificuldades de aprendizagem: Que são? Como entendê-las?. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
3. |
Rocha, N.; Afonso, E.; Pereira, L. M. P; Saragoça, E.; martins, ana p. l; Cunha, S.; Viera, F.. 1996. Programa de estimulação perceptiva assistido por computador . ed. 1. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Tonini, A.; martins, ana p. l. 2013. Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior: Um reflexão necessária. In Processos de aprendizagem na universidade, 00 - 10. . Santa Maria - Brasil: Editora UFSM. |
|
|
|
2. |
Freitas, E.; Simões, C.; martins, ana p. l. 2012. Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças em risco. In Aventura social: promoção de competências e de capital social para o empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade:
Intervenções com jovens e na comunidade , ed. Matos, M. G. & Tomé, G. , 346 - 362. ISBN: 978-989-8463-35-7. Lisboa: Placebo Editora. |
|
|
|
3. |
martins, ana p. l. 2011. A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular: A filosofia e os elementos para o sucesso. . In Educação, educação especial e inclusão: Fundamentos, contexto e práticas., 00 - 10. ISBN: 978-85-64561-55-7. Curitiba: Editora Appris. |
|
|
|
4. |
Correia, L. M; Rodrigues, A.; martins, ana p. l; Santos, A. C; Ferreira, R.M.. 2008. Intervenção com alunos com necessidades educativas especiais. . In Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores, 95 - 144. ISBN: 978-972-0-01402-3. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
5. |
Correia, L. M; martins, ana p. l; Santos, A. C; Ferreira, R.M.. 2003. Algumas estratégias a utilizar em salas de aula inclusivas.. In Inclusão e necessidades educuativas especiais: Um guia para educadores e professores , 31 - 52. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
6. |
martins, ana p. l; Cabral, M.C.; Correia, L. M. 1997. Pressupostos para o êxito da integração/inclusão.. In Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares , 161 - 168. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
7. |
Pereira, L. M. P; martins, ana p. l; Viera, F.; Rocha, N.. 1995. Programa de treino de visão.. In Serviços multimedia para pessoas com deficiência ou idosos , 70 - 91. . Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana. . |
|
|
|
8. |
Pereira, L. M. P; martins, ana p. l; Rocha, N.; Cidade, C.. 1994. Remote support services experiments for normal sighted and partially sighted elderly people.. In Videotelephony for disabled and elderly people, Cost 219 , 59 - 62. . Bruxelas: Comissão das Comunidades Europeias. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Loução Martins, A. P; Correia, Luís M; Hallahan, Daniel P. 2012. "Learning difficulties: A Portuguese perspective of a universal issue", Australian Journal of Learning Difficulties 17, 2: 133 - 145.
|
|
|
|
2. |
Borlido, C. R; martins, ana p. l. 2011. "Perspectivas dos pais sobre dificuldades de aprendizagem específicas. Um inquérito por questionário realizado no norte de
Portugal. ", Revista Brasileira de Educação Especial, 17: 363 - 372.
|
|
|
|
3. |
Tonini, A.; Loução Martins, A. P; Costas, F. A. T. 2011. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Uma Análise entre Brasil e Portugal. ", Revista de Educação Especial e Reabilitação, 18: 29 - 43. |
|
|
|
4. |
martins, ana p. l. 2011. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Sete Aspectos que tornam o Apoio Especial. ", Revista de Educação Especial e Reabilitação, 18: 29 - 43. |
|
|
|
5. |
Ferreira, S.; Loução Martins, A. P. 2009. "O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura.", Revista EDUSER: revista de Educação, 1: 100 - 111. |
|
|
|
6. |
martins, ana p. l; Correia, Luís M; Hallahan, Daniel P. 2009. "Compreender o fenómeno das dificuldades de aprendizagem a partir de sete estudos de caso: Conclusões de um estudo naturalista.
", Revista Inclusão, 8: 19 - 47. |
|
|
|
7. |
Correia, Luís M; Martins, Ana P. L. 2007. "Specific Learning Disabilities and the Portuguese Educational System", Learning Disabilities Research & Practice 22, 3: 189 - 195.
|
|
|
|
8. |
Correia, Luís M; martins, ana p. l. 2000. "Uma escola para todos: Atitudes dos professores perante a inclusão. ", Revista Inclusão, 1: 15 - 29. |
|
|
|
9. |
martins, ana p. l. 2000. "Dificuldades de aprendizagem: Questões sobre estratégias de aprendizagem. ", Revista Sonhar, 2: 163 - 169. |
|
|
|
10. |
martins, ana p. l; Osório, A. J. 1999. "Dificuldades de aprendizagem: Exploração do potencial do processador de texto.", Revista Sonhar, 2: 159 - 169. |
|
|
|
11. |
Pereira, L. M; Matos, M; Lebre, P.; Simões, C.; Loução Martins, A. P. 1993. "Remote intervention for people with mental impairment", Motricidade Humana- Journal of Human Performance Studies, 9: 51 - 60. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
martins, ana p. l; Mourão, D.; Patrão, M.; Oliveira, C.; Cardoso, S.; Mendonça, . 2013. "Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Particularidades sobre o desenvolvimento de um estudo acerca da utilização
da monitorização-com-base-no-currículo na identificação de alunos em risco. ", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2013, In In E. G., Gallego (Org.), Actas do Congreso Internacional Lectura 2013: para leer el XXI, Cuba. |
|
|
|
2. |
Almeida, M.; Oliveira, C.; Guise; Fernandes, R.; Loução Martins, A. P. 2012. "Conceito e Operacionalização de Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um Estudo Quantitativo sobre as Perspetivas dos
Professores.", Trabalho apresentado em II seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos , In In Almeida, L. S., Silva, B. D., & Almeida, A. (Org.), Atas do II seminário internacional contributos da psicologia em contextos
educativos , Braga. |
|
|
|
3. |
Tonini, A.; martins, ana p. l. 2012. "Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior e a formação de professores. ", Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de docência universitária, In In C. Leite & M. Zabalza (Org.). Ensino superior Inovação e qualidade na docência, Atas do VII Congresso Iberoamericano de
docência universitária , Porto. |
|
|
|
4. |
Freitas, E.; Simões, C.; martins, ana p. l. 2011. "Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças de risco.", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Gal ego-Portugués de Psicopedagoxía , In In B. A. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. B., Blanco, B. D., Silva, & Almeida, L. S. (Org.), Libro de Actas do
XI Congreso Internacional Gal ego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha. |
|
|
|
5. |
Ferreira, R. M; martins, ana p. l; Pereira, A. P. 2011. "Expectativas, perspectivas e práticas educacionais inclusivas e transição para a vida activa de alunos com problemas intelectuais.", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In In B. A. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. B., Blanco, B. D., Silva, & Almeida, L. S. (Org.), Libro de Actas do
XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha. |
|
|
|
6. |
Ferreira, R.M.; martins, ana p. l; Pereira, A. P. 2011. "Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood.", Trabalho apresentado em London International Conference on Education, In . In C. A. Shoniregun & G. A. Akmayeva (Eds.), Atas do London International Conference on Education, Londres. |
|
|
|
7. |
Araújo, F. A. P; Osório, A. J; martins, ana p. l. 2010. "Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Estudo de caso único de criança com dislexia.", Trabalho apresentado em I encontro internacional TIC e educação: Inovação curricular com TIC, In In F. A., Costa, G. L. Miranda, J. F. Matos, I. Chagas, E. Cruz (Org.), Actas do I encontro internacional TIC e educação:
Inovação curricular com TIC , Lisboa. |
|
|
|
8. |
Alves, P.M.F.V.; Correia, Luís M; martins, ana p. l. 2010. "Modelo de atendimento à diversidade: Práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem
específicas.", Trabalho apresentado em I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos , In In Almeida, L. S., Silva, B. D., & Caires, S. (Org.), Actas do I seminário internacional contributos da psicologia em contextos
educativos, Braga. |
|
|
|
9. |
Ferreira, J. M. F; martins, ana p. l. 2010. "Defesa dos direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo sobre a perspectiva dos pais. ", Trabalho apresentado em I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos , In Almeida, L. S., Silva, B. D., & Caires, S. (Org.), Actas do I seminário internacional contributos da psicologia em contextos
educativos , Braga. |
|
|
|
10. |
martins, ana p. l. 2009. "Os alunos com necessidades educativas especiais: Quem são? Onde são ensinados?", Trabalho apresentado em III encontro de educação em ciências: A educação científica de alunos com necessidades educativas especiais , In In R.M. Vieria, S. F., Magalhães, Alves, Z., Marques, M. Cruz, &, L. Roque (Org.), Actas do III encontro de educação em ciências:
A educação científica de alunos com necessidades educativas especiais, Aveiro. |
|
|
|
11. |
martins, ana p. l; Patrão, M.; Silva, S.. 2009. "Catorze ideias erradas sobre dislexia. ", Trabalho apresentado em Special education: From theory to practice , In In I. Gomes & R. L. Maia (Eds.), Special education: From theory to practice, Porto. |
|
|
|
12. |
Correia, Luís M; martins, ana p. l. 2001. "The philosophy of inclusion: A call for radical education reform in Portugal.", Trabalho apresentado em Including the excluded: International special education congress, In Actas da conferência Including the excluded: International special education congress (Edição electrónica em CD ROM), Manchester. |
|
|
|
13. |
Pereira, L. M; martins, ana p. l. 1995. "A Perceptive visual training programme at distance for low vision children.", Trabalho apresentado em European Conference on the Advancement of Rehabilitation Technology 3, In In actas do European Conference on the Advancement of Rehabilitation Technology 3 , Lisboa. |
|
|
|
14. |
Pereira, L. M. P; Rocha, N.; Cidade, C.; martins, ana p. l; Viera, F.. 1993. "Care and support at distance: New perspective to improve service’s quality.", Trabalho apresentado em Mesa Redonda Europeia- O Envelhecimento: Desafios e Estratégias Alternativas de Intervenção , In In Actas da Mesa Redonda Europeia- O Envelhecimento: Desafios e Estratégias Alternativas de Intervenção , Lisboa. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
de Mendonça, R; Martins, A.P.L.. 2014. "A study of the use of re reading fluency monitoring in a school context | Identificaçjão de a lunos em r isco de a presentarem
di slexiaj um estudo oobre a utilização da m onitorização da. fluência de leitura num contexto escolar", Revista Brasileira de Educacao Especial 20, 1: 9 - 19. |
|
|
|
2. |
Ribeiro, L.C.D.; Martins, A.P.L.. 2013. "Specific learning disabilities: Evidence from third grade students' handwriting performance", Specialusis Ugdymas 29, 2: 158 - 163. |
|
|
|
3. |
Borlido, C.R.; Martins, A.P.L.. 2011. "Parents' perceptions on specific learning disabilities: A questionaire inquiry carried out in the north of Portugal | Perspectivas
dos pais sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado no norte de Portugal", Revista Brasileira de Educacao Especial 17, 3: 363 - 372. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
martins, ana p. l; Oliveira, C.; Coelho, S.. A School-wide system to identify students at risk for deveopling dyslexia,Vaxjo,2013 (Poster). |
2. |
Oliveira, C.; Guise; Almeida, M.; Fernandes, R.; martins, ana p. l. Specific learning disabilities in Portugal: Portuguse teachers perspectives,36th Annual Conference International Academy for Research on Learning Disabilities,Pádova,2012 (Poster). |
3. |
martins, ana p. l. Academic writing skills, a necessity for education and work- specific learning disabilities in Portugal,2012 (Comunicação). |
4. |
martins, ana p. l. Dificuldades de aprendizagem específicas: As políticas educacionais de inclusão em Portugal e no Brasil,I Simpósio Luso-Brasileiro em estudos da criança: Perspetivas sociológicas e educacionais,Braga,2012 (Comunicação). |
5. |
Anfilóquio, M. A; martins, ana p. l; Boavida, A. M. The use of curriculum-based measurement as a way to identifying studnets at risk for developing specific learning disabilities
in mathematics,2012 (Poster). |
6. |
martins, ana p. l. Tecnologias para que todos possam aprender,II Seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos,Braga,2012 (Simpósio). |
7. |
Tonini, A.; martins, ana p. l. Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior e a formação de professores,VII Congresso Iberoamericano de docência universitária,Porto,2012 (Comunicação). |
8. |
martins, ana p. l. A filosofia da inclusão no contexto da escola pública?,2012 (Comunicação). |
9. |
martins, ana p. l; Oliveira, C.; Guise; Almeida, M.; Fernandes, R.. Conceito e operacionalização de dificuldades de aprendizagem esepcíficas,II Seminário internacional Contributos da psicologia em contextos educativos,Braga,2012 (Poster). |
10. |
Freitas, E.; Simões, C.; martins, ana p. l. Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças de risco,XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Comunicação). |
11. |
Ferreira, R. M; martins, ana p. l; Pereira, A. P. Expectativas, perspectivas e práticas educacionais inclusivas e transição para a vida activa de alunos com problemas intelectuais,XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster). |
12. |
Vaz, P.; Correia, L. M; martins, ana p. l. Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo
de atendimento à diversidade (MAD), como forma de identificar alunos em risco,XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Comunicação). |
13. |
Ferreira, R.M.; martins, ana p. l; Pereira, A. P. Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood,2011 (Comunicação). |
14. |
Ferreira, R. M; martins, ana p. l; Pereira, A. P. Expectativas, Perspectivas e Práticas Educacionais Inclusivas e Transição para a Vida Activa de alunos com Problemas Intelectuais,Jornadas doutorais em estudos da criança, Instituto de Educação,Braga,2011 (Poster). |
15. |
Simões, H.A.S.; martins, ana p. l. O impacto do karaté junto de alunos com perturbações e hiperactividade com défice de atenção,VII Seminário internacional de Educação física, lazer e saúde,Braga,2011 (Poster). |
16. |
martins, ana p. l. As DAE no sistema educativo: o que está feito? O que falta fazer?,2011 (Comunicação). |
17. |
martins, ana p. l. O que deve ser especial na educação dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas?,2011 (Comunicação). |
18. |
Freitas, M. C. F; martins, ana p. l. A Habilitação Profissional para a Docência Generalista e as Necessidades Educativas Especiais: As Mudanças à Luz da Nova Legislação
e do Processo de Bolonha,I international conference learning and teaching in higher education,Evora,2010 (Poster). |
19. |
martins, ana p. l; Correia, L. M; Hallahan, Daniel P. Students with specific learning disabilities in Portugal: Are they adequately included?,2010 (Comunicação). |
20. |
Ferreira, J. M. F; martins, ana p. l. Defesa dos direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo sobre a perspectiva dos pais,I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos,Braga,2010 (Comunicação). |
21. |
Alves, P.M.F.V.; Correia, Luís M; martins, ana p. l. Modelo de atendimento à diversidade: Práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem
específicas,I seminário internacional contributos da psicologia em contextos educativos,Braga,2010 (Comunicação). |
22. |
Araújo, F. A. P; Osório, A. J; martins, ana p. l. Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Estudo de caso único de criança com dislexia,I encontro internacional TIC e educação: Inovação curricular com TIC,Lisboa,2010 (Comunicação). |
23. |
martins, ana p. l. Os alunos com necessidades educativas especiais: Quem são? Onde são ensinados?,2009 (Comunicação). |
24. |
Ribeiro, L.; martins, ana p. l. Development and validation of a handwriting assessing test. A Study in the municipality of Cascais. ,2009 (Poster). |
25. |
Correia, L. M; martins, ana p. l. As Dificuldades de Aprendizagem Específicas em Portugal,2009 (Comunicação). |
26. |
Correia, L. M; martins, ana p. l. Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais significativas: modelos eficazes de intervenção,2009 (Comunicação). |
27. |
Ribeiro, L.; martins, ana p. l. Validação de um teste de avaliação da caligrafia: Um estudo piloto no Concelho de Cascais,2009 (Comunicação). |
28. |
Freitas, E.; Simões, C.; martins, ana p. l. O impacto de um programa de competências sociais em crianças que estão em risco educacional,II Seminário internacional de habilidades sociais,Rio de Janeiro,2009 (Comunicação). |
29. |
Correia, L. M; martins, ana p. l. Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Significativas: Modelos Eficazes de Intervenção,2009 (Comunicação). |
30. |
martins, ana p. l; Patrão, M.; Silva, S.. Catorze ideias erradas sobre dislexia,I international congress on family, school and society: Special education,Porto,2009 (Poster). |
31. |
martins, ana p. l. Os alunos com necessidades educativas especiais: Quem são? Onde são ensinados?,2009 (Comunicação). |
32. |
Ribeiro, L.; martins, ana p. l. Validation of a handwriting assessing test: A pilot study in the municipality of Cascais (Portugal),2008 (Poster). |
33. |
martins, ana p. l. A filosofia da Inclusão: Da teoria à prática,2008 (Comunicação). |
34. |
martins, ana p. l. O que deve ter de especial a educação dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas?,I Congresso internacional em estudos da criança,Braga,2008 (Comunicação). |
35. |
Ribeiro, L.; martins, ana p. l. Validation of a handwriting assessing test: a pilot study in the municipality of Cascais (portugal),2008 (Poster). |
36. |
martins, ana p. l; Botelho, A.; Cohen, C.; Champalimaud, C.; Ribeiro, L.; Catalão, R.; Lapa, S.; Silva, M.; Mateus, M.; Capaz, T.. Analysis of the characteristics before and after interventions in the attended population in CADin, with the diagnostic of
specific learning disabilities,2007 (Poster). |
37. |
martins, ana p. l. Necessidades Educativas Especiais.,2007 (Comunicação). |
38. |
martins, ana p. l. A Inclusão Escolar e Social: Respostas e Intervenções,2007 (Comunicação). |
39. |
martins, ana p. l. A Inclusão Escolar e Social: Respostas e Intervenções. ,2007 (Comunicação). |
40. |
Osório, A. J; Ramos, A.; martins, ana p. l. Benefits and drwbacksin a variaty of aproachs in the use of CAQDAS,2007 (Comunicação). |
41. |
martins, ana p. l; Botelho, A.; Cohen, C.; Champalimaud, C.; Ribeiro, L.; Catalão, R.; Lapa, S.; Silva, M.; Mateus, M.; Capaz, T.. Specific learning disabilities: Population Outcome before and after intervention at CADIN,2007 (Poster). |
42. |
martins, ana p. l. A História da filosofia da Inclusão. ,2007 (Comunicação). |
43. |
Machado, A. R; Correia, L. M; martins, ana p. l. Práticas eficazes de ensino da matemática para alunos com Trissomia 21: Single subject research,Elementary mathematics education - 2nd international meeting,Viana do Castelo,2006 (Poster). |
44. |
martins, ana p. l. Técnicas específicas de leitura e escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas.,Encontro de Educação Especial da Porto Editora- O Estado da Arte da Educação Especial: O caso dos Alunos com Dificuldades
de Aprendizagem Específica,Porto,2006 (Comunicação). |
45. |
Osório, A. J; Ramos, A.; martins, ana p. l. Sucessos e insucessos com programas informáticos de apoio à investigação educacional qualitativa,XIV Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education,Lisboa,2006 (Comunicação). |
46. |
Machado, A. R; Correia, Luís M; martins, ana p. l. Práticas eficazes de ensino da matemática para alunos com Trissomia 21: Single subject research,Elementary Mathematics Education - 2nd International Meeting,Viana do Castelo,2006 (Poster). |
47. |
Correia, Luís M; martins, ana p. l; Cruz, A.S.. Inclusion in Portugal,International Association of Special Education 9th Biennial Conference,Halifax, Nova Scotia,2005 (Poster). |
48. |
martins, ana p. l. Os problemas emocionais, sociais e de comportamento do aluno com dificuldades de aprendizagem.,2001 (Comunicação). |
49. |
Correia, Luís M; martins, ana p. l. The philosophy of inclusion: A call for radical education reform in Portugal,Including the excluded: International special education congress, Manchester,2000 (Comunicação). |
50. |
martins, ana p. l. Deficiência mental: Questões actuais.,2000 (Comunicação). |
51. |
Correia, Luís M; Serrano, A. M; martins, ana p. l. The state of the art of inclusion in Portugal,Special education world congress,Vancouver,2000 (Comunicação). |
52. |
martins, ana p. l. Dificuldades de aprendizagem: Actividades e estratégias.,2000 (Comunicação). |
53. |
Correia, Luís M; martins, ana p. l. The state of the art of inclusion in Portugal.,Changing Concepts-1999 Conference,Gibraltar,1999 (Comunicação). |
54. |
Correia, L. M; martins, ana p. l. Colaborar para incluir. ,1999 (Comunicação). |
55. |
Correia, L. M; martins, ana p. l. Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem.,1999 (Comunicação). |
56. |
Correia, L. M; martins, ana p. l. Inclusão e estratégias de diversificação curricular.,1998 (Comunicação). |
57. |
martins, ana p. l. As novas tecnologias na escola inclusiva. ,1998 (Comunicação). |
58. |
martins, ana p. l. As novas tecnologias na educação especial. ,1996 (Comunicação). |
59. |
Correia, Luís M; Serrano, A. M; Braga, C. L; martins, ana p. l. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares,II congresso galaico-português de psicopedagogia,Braga,1996 (Simpósio). |
60. |
martins, ana p. l. Informations and communication technologies in special education: A personal research.,1996 (Comunicação). |
61. |
Viera, F.; martins, ana p. l. Dois exemplos da aplicação das novas tecnologias de comunicação às pessoas com deficiência. ,1995 (Comunicação). |
62. |
martins, ana p. l; Viera, F.. O Papel das telecomunicações na intervenção com populações especiais»,1994 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
martins, ana p. l. Diagnóstico de Problemas de Comportamento e de Aprendizagem, 2013 (Especialização), promovido por Mestrado em Psicologia Educacional. Duração: 20 semanas. Local: Universidade Pedagógica , Cidade: Maputo, Tipo de participação: Docente. |
2. |
martins, ana p. l. Necessidades Educativas Especiais, 2013 (Especialização), promovido por Mestrado em Educação/Formação de Formadores. Duração: 50 horas. Local: Universidade Pedagógica , Cidade: Maputo, Tipo de participação: Docente. |
3. |
martins, ana p. l. Necessidades Educativas Especiais, 2012 (Especialização), promovido por Mestrado em Educação/Formação de Formadores. Duração: 25 horas. Local: Universidade Pedagógica, Cidade: Maputo, Tipo de participação: Docente. |
4. |
martins, ana p. l. Dificuldades de Aprendizagem Específicas, 2010 (Especialização), promovido por Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem e Desenvolvimento Sócio-Cognitivo. Duração: 6 horas., Tipo de participação: Docente. |
5. |
martins, ana p. l. Edição Científica: Regras e Normas de Publicação, 2009 (Especialização), promovido por Doutoramento em Estudos da Criança. Duração: 6 horas. Local: Instituto de Educação, Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
6. |
martins, ana p. l. Online Teaching and Learning & Professional Development of Teachers in the Republic of Maldives, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por UNICEF. Duração: 36 horas. Local: Instituto de Estudos da Criança, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
7. |
martins, ana p. l. Dificuldades Específicas da Aprendizagem, 2009 (Especialização), promovido por Mestrado em Educação Especial. Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
martins, ana p. l. Acção de Formação contínua em Necessidades Educativas Especiais,2010. |
Organização de evento Event organization |
1. |
martins, ana p. l. I Colóquio de Formação Contínua,2012 (Outro / Organização). |
2. |
martins, ana p. l. 1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012,2012 (Conferência / Organização). |
3. |
martins, ana p. l. II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,2012 (Seminário / Organização). |
4. |
martins, ana p. l. II Congresso Internacional - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais,2011 (Congresso / Organização). |
5. |
martins, ana p. l. I Encontro Internacional - Educação Inclusiva e necessidades educativas especiais,2010 (Encontro). |
6. |
martins, ana p. l. Colóquio A Educação na República ,2010 (Outro / Organização). |
7. |
martins, ana p. l. Seminário Internacional Contributos da psicologia em contextos educativos,2010 (Seminário / Organização). |
8. |
martins, ana p. l. Instrumento chave em intervenção precoce: PIAF,2002 (Outro). |
9. |
martins, ana p. l. Um dia com... a educação e as necessidades educativas especiais,2001 (Outro). |
10. |
martins, ana p. l. Um dia com... a inclusão,2001 (Outro). |
11. |
martins, ana p. l. Formação profissional do professor num contexto de inclusão,2001 (Oficina). |
12. |
martins, ana p. l. Um dia com... as necessidades educativas especiais,1999 (Outro). |
13. |
martins, ana p. l. Um dia com... a família e a intervenção precoce,1998 (Outro). |
14. |
martins, ana p. l. Um dia com... o autismo,1997 (Outro). |
15. |
martins, ana p. l. Um dia com... as dificuldades de aprendizagem ,1997 (Outro). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Araújo, Catarina. L. T. C., Dificuldades de aprendizagem especificas: Um estudo quantitativo sobre o uso de estratégias de autoregulação numa turma inclusiva., 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Azevedo, Francisaca M. G. C. C., Desenvolvimento profissional: Perceções e experiências de professores de educação especial, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
3. |
Silva, Maria Julieta P. V., As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Marta Isabel Marques da Silva, Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivo, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
5. |
Almeida, Luisa, Perspectivas sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: O caso duma escola pública do ensino básico
da cidade de Nampula, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação de Formadores) - Universidade Pedagógica (Orientador). |
6. |
Kehsakda Khamsuvannong, Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Elementary Regular Teachers’ Perceptions, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
7. |
Sisamout Saenbouttaraj, Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Secondary Regular Teachers’ Perceptions, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Cunha, Maria Fernanda. G., Perturbações do espectro do autismo: Um estudo qualitativo das perceções das mães sobre os apoios disponibilizados numa unidade
de ensino estruturado, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Anfilóquio, A. C. M. , Monitorização com base no currículo: Um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
10. |
Mourão, Daniela. B. , Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
11. |
Cunha, N. S., Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática: Um estudo quantitativo sobre identificação de alunos em risco, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
12. |
Lopes, A. M. G. , A Filosofia Inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que
frequentam escolas regulares, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Orientador). |
13. |
Marta Silva Gonçalves Patrão, Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo
de Atendimento à Diversidade, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
14. |
Maria Helena Pires Gonçalves Pereira, Os Cursos de Educação Formação como resposta aos problemas de aprendizagem: Perspectivas dos Professores, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
15. |
Zita Neto de Miranda, Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
16. |
Catherine Ruivo Borlido, Perspectivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem especificas: Um inquérito realizado
na cidade de Viana do Castelo, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
17. |
Eunice Freitas, Impacto de um programa de competências sociais em crianças de risco, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
18. |
Judite Marília Fernandes Ferreira, Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
19. |
Ana Margarida Gomes Lopes, A filosofia inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que
frequentam escolas regulares, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
20. |
Manuela Andreia Faria Gomes , Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência intelectual, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
21. |
Conceição Chendo, Risco em Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças
em idade pré-escolar da Região do Algarve, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
22. |
Mónica Cristina Ferreira de Freitas, A Habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais: As mudanças à luz da nova legislação
e do processo de Bolonha, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
23. |
Ana Sofia Pereira Rodrigues Lopes, Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade: Um estudo single-subject sobre
monitorização da atenção, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
24. |
Leonor Chaveiro Duarte Ribeiro, Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo no concelho de Cascais, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
25. |
Alexandra Lobo Araújo, Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por
questionário realizado na cidade de Braga, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
26. |
Filipa Portela Araújo, Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Um estudo de caso único duma criança com dislexia, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho . |
27. |
Ana Rita Fernandes de Almeida Machado, Trissomia 21: Um estudo single subject sobre aprendizagem funcional da matemática , 2008. Dissertação (Estudos da criança- Educação especial) - Universidade do Minho . |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Susana Maria Capitão Da Silva Alves. Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos., 2011. Tese (Mestrado Multimédia e Educação) - Universidade de Aveiro. |
2. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Paula da Silva Pereira. Práticas centradas na família em intervenção precoce: Um estudo nacional sobre práticas profissionais, 2009. |
3. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Teresa Correia de Brito . Liga Portuguesa dos Deficientes Motores: De instituição de educação especial a centro de recursos; De centro de recursos a
fundação. Estudo de caso de uma organização, 2009. |
1. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Margarida Gomes Lopes . A Filosofia Inclusiva: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que
frequentam escolas regulares., 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho. |
2. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Daniela Maria de Barros Mourão . Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo., 2011. |
3. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Cunha, N. S. . Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática: Um estudo quantitativo sobre identificação de alunos em risco. , 2011. |
4. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Eunice de Jesus Ferreira Leite Fernandes Freitas . Impacto de um programa competências Pessoais e Sociais em crianças de risco. , 2011. |
5. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Margarida Alexandra dos Santos e Silva . Contributo para a Construção de um Currículo Cognitivo de Intervenção Precoce na Faixa Etária dos 0 aos 3 anos., 2011. |
6. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria de Lurdes Moura Esteves. Leitura vs Auto-conceito de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE)., 2011. |
7. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria da Conceição Alves Chendo . Risco em Dificuldades de Aprendizagem Especificas: Um estudo quantitativo sobre a avaliação da Consciência Fonológica em crianças
em idade pré-escolar da Região do Algarve., 2011. Dissertação (Mestrado em educação especial) - Universidade do Minho. |
8. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Isabel da Silva Magalhães . Percepções dos Professores Quanto à Educação dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial especialidade de Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho. |
9. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Anfilóquio, A. C. M. . Monitorização com base no currículo: Um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática. , 2011. |
10. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria Helena Gonçalves Chaínho. Resiliência dos adolescentes com necessidades educativas especiais em contexto escolar: Factores de protecção associados ao
ajustamento escolar, 2010. |
11. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Carla Silveira Maia. A interacção entre famílias e a relação família-escola: o impacto das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades
educativas especiais, 2010. Dissertação (Mestrado Multimédia e Educação) - Universidade de Aveiro. |
12. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Isabel Gonçalves Ribeiro. Avaliação das funções executivas em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades de aprendizagem especificas e as
suas implicações no contexto das aulas de Estudo Acompanhado, 2010. |
13. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Rute Sónia Fernandes Lavrador. : Utilidade da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (cif) em educação, 2010. |
14. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Marta Silva Gonçalves Patrão. Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo
de Atendimento à Diversidade, 2010. |
15. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Manuela Andreia Faria Gomes . Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência intelectual , 2010. |
16. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Susana Maria Patrício Soares Menezes Matos. Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção precoce: As perspectivas dos profissionais, 2010. |
17. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria Helena Pires Gonçalves Pereira. Os cursos de educação formação como resposta aos problemas de aprendizagem: perspectivas dos professores, 2010. |
18. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Judite Marília Fernandes Ferreira. Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas, 2010. |
19. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Teresa Lobo Pinto de Oliveira. Estudo de caso de exploração do potencial das tecnologias de informação e comunicação no processo educativo de uma aluna com
ataxia, 2010. |
20. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria da Conceição Pacheco Sampaio Martins. Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e práticas eficazes de intervenção, 2010. |
21. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Catherine Ruivo Borlido. Perspectivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem especificas: Um inquérito realizado
na cidade de Viana do Castelo, 2010. |
22. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Zita Neto de Miranda. Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores.”, 2010. |
23. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Filomena Barbosa Amorim. PT Teleaula: Impacto na participação, interacção e inclusão- Estudo de caso, 2010. Dissertação (Mestrado Multimédia e Educação) - Universidade de Aveiro. |
24. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Filipa Portela Araújo. Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: Estudo de caso único de criança com dislexia, 2009. |
25. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Mónica Cristina Ferreira de Freitas. A habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais : As mudanças à luz da nova
legislação e do processo de Bolonha, 2009. |
26. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Sofia Pereira Rodrigues. Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade : um estudo single- subject sobre
monitorização da atenção, 2009. |
27. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Andreia Filipa Moreira. Sistemas de Comunicação Pictórica como Ferramenta de Desenvolvimento Cognitivo em Crianças com Espectro Autista, 2009. |
28. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Leonor Chaveiro Duarte Ribeiro. Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo de no concelho de Cascais, 2009. |
29. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Amanda Fernandes Santos. O papel do professor do ensino regular no processo de encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
para os serviços de educação especial, 2009. |
30. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Paula Cristina Bessa Cardoso. Dificuldades de aprendizagem: Que resposta? Modelo de intervenção para uma escola inclusiva: Um estudo de caso único, 2009. |
31. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Cecília Pereira dos Santos. O modelo de atendimento à diversidade: Da teoria à prática. Um estudo de caso único, 2009. |
32. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Alexandra Lobo Araújo. Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por
questionário realizado na cidade de Braga, 2009. |
33. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Anabela Correia Torres Sampaio. Preparar para a leitura: Identificação precoce de crianças com fracas competências de literacia emergente, 2008. |
34. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Rita Fernandes de Almeida Machado. Trissomia 21: Um estudo single subject sobre aprendizagem funcional da matemática , 2008. |
35. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria do Céu Pereira Vilas Boas. Adaptações e modificações curriculares para crianças com necessidades educativas especiais em ambientes de educação pré-escolar, 2008. |
36. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Isabel Maria Caldeira Nunes. Atitudes dos professores face À inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem no domínio cognitivo-motor, 2007. |
37. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ângela Maria Lages Mendes Leite. A emergência da literacia em crianças com necessidades educativas especiais: Contributos do Plano Nacional de Leitura, 2007. |
38. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Sérgio Baptista Pereira Bento. Contributos para (a compreensão e construção de) (um)a psicopedagogia (dos processos) da comunicação não-consciente, 2007. |
39. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Helena Isabel Osório Moreira. O conceito de dificuldades de aprendizagem específicas: A perspectiva da escola e da família, 2007. |
40. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Diana Raquel Teixeira da Cunha. Escola para todos ou escola com todos? (Re)pensar a inclusão no contexto da escola pública, 2007. |
41. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Manuela da Piedade Ribeiro Neto. Qualidade de atendimento a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da educação especial, 2007. |
42. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Maria Maciel Beleza Ferraz. A inclusão de uma criança com característica do espectro do autismo no jardim de infância: Um estudo de caso, 2007. |
43. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Ana Rosa Pereira da Silva Malheiro. O apoio educativo como modalidade de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo de caso
único, 2007. |
44. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria de Fátima Marinho. Quem sou quando não sei?: Um estudo de caso em dificuldades de aprendizagem, 2007. |
45. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Isabel Maria Pinho Gonçalves de Azevedo. A intervenção precoce e os profissionais de saúde: Estudo de uma unidade de saúde no concelho de Vila do Conde, 2007. |
46. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Paula Maria dos Santos da Silva Maricato. A Percepção que os professores especializados em educação especial têm de dificuldades de aprendizagem, 2007. |
47. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Luís José Leite Teixeira Fânzeres. Alunos com dificuldades de aprendizagem e a transição para o mercado de trabalho: Importância - expectativas do programa 15-18, 2006. |
48. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Rosa Maria Soares Ferreira. O modelo de atendimento à diversidade de Correia e as dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo de caso único, 2006. |
49. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria Beatriz Morais Gonçalves Pereira de Moura. Tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos do ensino básico com paralisia cerebral: Estudo múltiplo de casos, 2006. |
50. |
martins, ana paula loução. Participação no júri de Maria do Rosário Araújo Ferreira. Dificuldades de aprendizagem: Influência da formação inicial de professores na concepção e na preparação para intervir, 2006. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Dificuldades de aprendizagem específicas: Actividades práticas, 2011 (Workshop). Nome do evento: II congresso internacional: Educação inclusiva e necessidades educativas especiais. |
2. |
Programar Squeak com crianças com dificuldades de aprendizagem específicas, 2010 (Workshop).
|
3. |
As tecnologias de informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais. , 2001 (Workshop).
|
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1 |
Educação especial, desenvolvimento e saúde , 2011 (Mesa-Redonda).
|
2 |
Education and development psychology, 2011 (Mesa-Redonda). Nome do evento: London International Conference on Education; Cidade do evento: Londres. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
martins, ana paula loução. Revista Inclusão, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
39 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
11 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
14 |
Produção técnica Technical production |
85 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
85 |
Dados complementares (Additional data) |
87 |
Orientações Orientations |
28 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
53 |
Participação em Eventos Event participation |
5 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
2951
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
12:15:59
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|