Julieta Ferreira da Silva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
27/05/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Julieta Ferreira da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Silva, Julieta |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais. Humanidades-Outras Humanidades.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte Inst. de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança - INET-MD Campus Universitário de Santiago Aveiro 3810-193 Aveiro Portugal Telefone: (+351)234370200 Correio electrónico: julieta.silva@ua.pt Homepage: http://www.inetmd.pt/ |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2013-2015 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Música
(2 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
1993-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Economia
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2007-2008 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Estudos de Música Popular.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Out/2015-Actual |
Outra Situação |
Escola Profissional de Trancoso |
Set/2009-Jul/2014 |
Outra Situação |
Jan/2007-Dez/2008 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Out/2015-Actual |
Departamento de Comunicação e Arte |
Linhas de investigação»Research fields:
Etnomusicologia |
Linhas de Investigação (Research fields)
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016- A nossa música, o nosso mundo: Associacões musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-MMU/3559/2014.
|
2015- Euterpe revelada: mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI-Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-MMU/3559/2014.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Dez/2016 - Actual |
INET-md, Membro.
Investigadora.
|
Dez/2016 - Actual |
POST-IP - Post-in-progress, Outros (especifique).
Colaboradora na Organização do POST-IP 2017 (4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança Aveiro)
e em outras actividades do grupo..
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Silva, Julieta F.. 2009. A Festa dos Montes. ed. 1, ISBN: 978-989-20-1493-7. Miguel Chôco: atrasdosbarrocos.com.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Silva, Julieta. 2013. ""A Festa dos Montes: música, conflito e confraternidade"", Trabalho apresentado em Post-ip'13 - Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança, In Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança, v. 2, n. 2 (2013). , Aveiro.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Silva, Julieta. 2017. "“O revivalismo da Sanfona entre museus, músicos e palcos (1976-2015)”". SPIM - Lisboa: Revista Portuguesa de Musicologia (artigo submetido para avaliação por pares). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Silva, Julieta. "A construção da memória no GEFAC: meio século de cruzamentos entre arquivo e performance",Colóquio Internacional "Modos de Fazer, Modos de Ser: Práticas Artísticas na e com a Antropologia",Lisboa,2017 (Congresso). |
2. |
Silva, Julieta. "O Museu Nacional de Etnologia de Lisboa como mediador entre a tradição rural e a performance urbana",2015 (Poster). |
3. |
Silva, Julieta. “El Museo Nacional de Etnología de Lisboa como medidador entre las prácticas rurales y la recreación citadina",VIII Jornadas de Jóvenes Musicólogos,Madrid,2015 (Congresso). |
4. |
Silva, Julieta. "Num jogo de 'combinações improváveis': a Sanfona entre museus, músicos e palcos (1977-2014)".,Music and shared imaginaries: nationalisms, communities and choral singing,Aveiro,2014 (Congresso). |
5. |
Silva, Julieta. "Num jogo de 'combinações improváveis': a Sanfona entre museus, músicos e palcos (1977-2014)",IV ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música,Lisboa,2014 (Congresso). |
6. |
Silva, Julieta. "A Festa dos Montes: música, conflito e confraternidade",Post-ip' 13 - 2º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança,Aveiro,2013 (Conferência ou palestra). |
7. |
Silva, Julieta. “Música Tradicional d’aquém e além fronteiras”,Seminário “Territórios e Culturas Ibéricas”,Guarda,2009 (Seminário). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Silva, Julieta. “Bi Jun Bi Cais Bi dões”, 2008 (Outra), promovido por Junta de Freguesia de Juncais. Duração: 8 semanas. Local: Juncais, Cidade: Juncais, Tipo de participação: Docente. Criação e orientação de uma oficina de percussão em Juncais, Fornos de Algodres: “Bi Jun Bi
Cais Bi dões” (percussão em bidões - projecto promovido pela Junta de Freguesia de Juncais). |
2. |
Silva, Julieta. “Construção de instrumentos musicais tradicionais”, 2007 (Outra), promovido por ADRACES. Duração: 10 semanas. Local: Zebreira, Cidade: Idanha-a-Nova, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Silva, Julieta. Oficina de percussão criativa, 2006 (Outra), promovido por Projecto Belgais. Duração: 2 semanas. Local: Escola da Mata, Cidade: Castelo Branco, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Silva, Julieta. “O Natal na música tradicional portuguesa”, 2006 (Outra), promovido por Associação Luzlinar. Duração: 7 dias. Local: Atelier Temos Tempo , Cidade: Feital, Tipo de participação: Organizador. |
5. |
Silva, Julieta. Ateliers de música tradicional e de instrumentos tradicionais portugueses, 2006 (Extensão), promovido por Fonoteca de Lisboa / Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda. Duração: 3 semanas. Local: Fonoteca de Lisboa / Escolas básicas da Guarda, Cidade: Lisboa / Guarda, Tipo de participação: Docente. Orientação de ateliers de música tradicional e de instrumentos tradicionais portugueses
para um público escolar (1º e 2º ciclos - sessões realizadas em várias escolas do distrito da
Guarda e na Fonoteca de Lisboa em Outubro de 2006). |
6. |
Silva, Julieta. “Natal a Sarroncar”, 2004 (Outra), promovido por Associação Luzlinar. Duração: 1 dias. Local: Atelier Temos Tempo , Cidade: Feital, Tipo de participação: Docente. Oficina de construção de sarroncas. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Silva, Julieta. IV Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança - Post-IP'17,2017 (Conferência / Organização).
|
2. |
Silva, Julieta. Festa da Lã,2015 (Festival / Organização). |
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Silva, Julieta. “Música no Palheiro”,2015 (Musical). |
2. |
Silva, Julieta. tarAra,2011 (Musical). Estreia de novo espectáculo "tarAra" com o grupo Diabo a Sete. |
3. |
Silva, Julieta. “Erik Satie Manda o Fado”,2009 (Musical). Audição da Escola de Música FornoMusical com a participação do grupo etnográfico de Fornotelheiro – Encontros de Etnografia
em Fornotelheiro. Concepção e direcção artística. |
4. |
Silva, Julieta. “Na cadeira do barbeiro”,2008 (Musical). |
5. |
Silva, Julieta. “Mãos que cantam”,2007 (Musical). Co-criação e apresentação de “Mãos que cantam”, um espectáculo que reuniu as mulheres do Saca-Sons (grupo de mulheres da Zebreira,
Idanha-a-Nova) e Chuchurumel. . |
6. |
Silva, Julieta. “Parainfernália”,2007 (Musical). Estreia do espectáculo “Parainfernália” com o grupo Diabo a Sete. |
7. |
Silva, Julieta. Música para Quatro Textos da Antologia de Escritores da Guarda,2006 (Musical). |
8. |
Silva, Julieta. “As Dionísias do Côa”,2006 (Outra). |
9. |
Silva, Julieta. “BiJun BiCais Bidões”,2006 (Musical). Criação, orientação e acompanhamento do projecto “BiJun BiCais Bidões”, oficina de percussão em Juncais (Fornos de Algodres). |
10. |
Silva, Julieta. “Feixons”,2006 (Musical). |
11. |
Silva, Julieta. “primitivos e civilizados - manifestações de inteligência” - Oficina de arqueologia e música experimental,2006 (Musical). |
12. |
Silva, Julieta. "Tapete Voador",2005 (Musical). Estreia de espectáculo. |
13. |
Silva, Julieta. "Entre a Paz e a Guerra ou sete canções num abrir e fechar do fole",2005 (Musical). |
14. |
Silva, Julieta. “Pó, apenas pó”,2005 (Teatral). |
15. |
Silva, Julieta. “No castelo de Chuchurumel”,2005 (Musical). Estreia do espectáculo “No castelo de Chuchurumel” com o projecto Chuchurumel. |
16. |
Silva, Julieta. “À sombra da Castanheira, sete romances para uma noite de verão”,2005 (Musical). |
17. |
Silva, Julieta. Ciclo de concertos "Canções com Palavras": França: De Mallarmé a Cocteau , O Lied Germânico e O Sul Latino ,2005 (Musical). Com Domenico Ricci (piano) e João Pedro Delgado (viola de arco). |
18. |
Silva, Julieta. "Entristecer ou o romance de Isabel, a Linda",2004 (Musical). |
19. |
Silva, Julieta. Sete Luas,2000 (Coreográfica). Estreia de espectáculo que combina as vertentes musical, coreográfica e teatral, inspirado na cultura popular portuguesa. |
20. |
Silva, Julieta. Eterno Compromisso,1998 (Outra). |
Composição musical Musical composition |
1. |
Silva, Julieta. tarAra,2012 (Orquestra). Composição musical dos temas "tarAra", "Canto das Virgens Provisórias", "Pouco Fado", "És", "Agarra a Desgarrada" no disco
"TarAra" (Diabo a Sete 2012). |
2. |
Silva, Julieta. “Erik Satie Manda o Fado”,2009 (Orquestra). Composição dos temas a executar pelos alunos da Escola de Música FornoMusical. |
3. |
Silva, Julieta. “Feixons”,2006 (Canto). Criação da performance “Feixons”, um projecto de música a partir de feijões. Apresentado em Outubro de 2006 em Alvaiázere. |
4. |
Silva, Julieta. "Mãos que cantam",2006 (Coral). Co-criação de “Mãos que cantam”, um espectáculo que reuniu as mulheres do Saca-Sons
(grupo de mulheres da Zebreira, Idanha-a-Nova) e Chuchurumel. Apresentação no Centro
Cultural Raiano (Idanha-a-Nova) a 6/1/2007. |
5. |
Silva, Julieta. “primitivos e civilizados - manifestações de inteligência” - Oficina de arqueologia e música experimental,2006 (Canto). Integrado no projecto Chukas | Espectáculo estreado em Maio de 2006 no III Congresso de Arqueologia de Trás-os-Montes, Alto
Douro e Beira Interior, organizado pela ACDR de Freixo de Numão, o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Centro Nacional
de Arte Rupestre. |
6. |
Silva, Julieta. “Entre a Paz e a Guerra ou sete canções num abrir e fechar do fole”,2005 (Canto). |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Silva, Julieta. “Baile pu pular”,2004. Criação do conceito “Baile pu pular”, que visa contribuir para a recuperação dos bailes
populares tradicionais (integrado no projecto Chuchurumel, foi apresentado em estreia em
17/09/04). |
Dados Complementares (Additional data)
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Silva, Julieta. "Estéticas e Políticas do Revivalismo da Sanfona em Portugal (1976 - 2015)". Dissertação de Mestrado., 2015.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Outras informações relevantes
Percurso artístico
Entre 1997 e 1999 foi sócia do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), com desempenho de cargos no
Conselho Directivo, Conselho Artístico e Coordenação Musical. Participou em vários encontros de Música Tradicional.
Em 2003 funda, com César Prata, o projecto Chuchurumel, que pretende cruzar linguagens da música popular portuguesa com a
música electrónica.<br> Neste âmbito foram apresentados os espectáculos “Canções de todo o ano” e “Tapete Voador”, e foi criado
o conceito “Baile Pu Pular”, que visou contribuir para a redinamização dos bailes populares tradicionais.<br> De 2003 a 2016
é música e vocalista de Diabo a Sete. Em 2004 é co-fundadora da Associação Luzlinar, associação para a promoção das artes
plásticas e performativas experimentais, integrando a Direcção até 2009. Orientou diversas sessões no âmbito da música
tradicional portuguesa, como “A Música de Natal na Tradição Popular Portuguesa” (12/2003); “Natal a Sarroncar” (construção
de sarroncas); “Música e instrumentos tradicionais do Natal” (12/2004); “Instrumentos musicais populares portugueses” (2005/06);
oficina de formação sobre música e instrumentos tradicionais portugueses, destinada aos elementos do Saca-Sons, um grupo vocal
feminino com zamburras e adufes (Zebreira, Idanha-a-Nova, promovido pela ADRACES (2006/07); “oficina de percussão criativa”
na Escola da Mata (inserida no projecto Belgais – 3/2008).<br> Acompanhou o projecto de registo audiovisual de “Encomendações
das Almas” em aldeias do concelho da Guarda (3/2005).<br>
Participação em discos: “Indiferença” (1996, Ed.<br> AAC); “Mondeguinas” (1997, Ed.<br> de autor); “Olhar Coimbra” (1997,
Ed.<br> Secção de Fado da AAC); “Novas vos trago” (Participação em tema da Brigada Victor Jara, 1998, Ed.<br> Tradisom); “A
morte do príncipe D.<br> Afonso e outros romances tradicionais da Guarda” (2004, Ed.<br> Aquilo Teatro); “Sonetos de António
José Osório de Pina Leitão” (2004, Ed.<br> FM / GAM); “Entristecer — O romance de Isabel a Linda” (2005, Ed.<br> AJAC); “No
castelo de Chuchurumel” de Chuchurumel (2005, Edição de autor); “Posta restante” de Chuchurumel (2007, Ed.<br> Reque Rec);
“Parainfernália” de Diabo a Sete (2007, Ed.<br> Açor); “Chukas, Dança das Pedras Altas” (2008, Ed.<br> MC / IGESPAR I.<br>P.<br>
/ PAVC); “tarAra” de Diabo a Sete (2011, Ed.<br> Atrasdosbarrocos.<br>com).<br>
|
Visualizações do curriculum [
485
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
12:11:26
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|