Fátima Susana Mota Roboredo Amante
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
25/01/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Fátima Susana Mota Roboredo Amante |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Amante, Susana |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Letras, Artes e Comunicação UTAD-DLAC Apartado 1013 Vila Real 5000--801 Vila Real Portugal Telefone: (+351)259350729 Correio electrónico: susanamante@utad.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2011 |
Doutoramento Phd |
Filologia Inglesa
(5 anos » years)
.
Universidad de Salamanca,
Espanha. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade de Coimbra. Com o tipo » With the type:
Registo » Registry.
|
2003-2006 |
Mestrado Master degree |
Filologia Inglesa
(1 anos » years)
.
Universidad de Salamanca,
Espanha. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade de Coimbra. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
1998-2003 |
Licenciatura Licentiate degree |
Português e Inglês (ensino de)
(5 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2008-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Língua Gestual Portuguesa.
Instituto Português da Juventude de Viseu,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Verão de Espanhol - Iniciação.
School House,
Portugal.
|
2006-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Certificação como Formadora em Igualdade de Oportunidades .
CDRH Consultores Associados,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Ago/2017-Actual |
Outra Situação |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Nov/2016-Jul/2017 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Nov/2016-Jul/2017 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Jul/2016-Nov/2016 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Fev/2016-Jul/2016 |
Outra Situação |
Set/2015-Fev/2016 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Ago/2015-Fev/2016 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Ago/2014-Jul/2015 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Set/2013-Jul/2014 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Jan/2013-Jul/2014 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Bragança |
Out/2012-Jul/2013 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Set/2012-Jul/2013 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Fev/2012-Jul/2012 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Jul/2007-Dez/2011 |
Outra Situação |
Jul/2007-Dez/2011 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Leiria |
Mar/2010-Jul/2010 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Mar/2008-Jul/2008 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Coimbra |
Mar/2007-Set/2007 |
Outra Situação |
EB 2,3 General Serpa Pinto Cinfães |
Dez/2006-Abr/2007 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Coimbra |
Dez/2006-Mar/2007 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Leiria |
Mar/2006-Jul/2006 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Out/2005-Jul/2006 |
Outra Situação |
Escola Secundária Padre António Macedo, em Santo André |
Jan/2005-Fev/2006 |
Outra Situação |
Escola Profissional Profitecla (Pólo de Viseu) |
Set/2005-Jan/2006 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Set/2004-Ago/2005 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Jan/2004-Jul/2004 |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Out/2003-Dez/2003 |
Outra Situação |
Escola Básica dos 2.º e 3.º CEB de Cacia |
Set/2002-Ago/2003 |
Estagiário |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês B1.1., curso de Línguas, Literaturas e Culturas, 2.º ano(Docente)
- Inglês B1.2., curso de Línguas, Literaturas e Culturas, 3.º ano(Docente)
- Inglês B2.1., curso de Línguas, Literaturas e Culturas, 2.º ano(Docente)
- Inglês B2.2., curso de Línguas, Literaturas e Culturas, 3.º ano(Docente)
- Inglês I, curso de Línguas e Relações Empresariais, 1.º ano(Docente)
- Inglês II, curso de Línguas e Relações Empresariais, 1.º ano(Docente)
- Inglês III, curso de Línguas e Relações Empresariais, 2.º ano(Docente)
- Inglês IV, curso de Línguas e Relações Empresariais, 2.º ano(Docente)
- Inglês V, curso de Línguas e Relações Empresariais, 3.º ano(Docente)
- Inglês B.2.2, curso de Turismo, 2.º ano(Regente)
- Inglês a.ii, curso de Teatro e Artes Performativas, 1.º ano(Regente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Línguas Estrangeiras Aplicadas à Comunicação Social - Inglês, 1.º ano do curso de Comunicação Social(Docente)
- Pedagogia da Infância, CTeSP, 2.º ano do curso de Apoio à Infância(Docente)
- Didáticas Específicas de Educação de Infância II, 2.º ano de Mestrado em Ed. Pré-Escolar e 1.º CEB(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional IV, 3.º ano do curso de Educação Básica(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de comunicação escrita e oral em línguas estrangeiras – inglês, curso de Comunicação Social, 1.º ano (Docente)
- Literatura para a Infância I, curso de Educação Básica, 2.º ano(Docente)
- Escrita criativa em argumento e guionismo, curso de Animação Cultural, 2.º ano(Docente)
- Expressão Oral e Escrita, CTeSP vários (Apoio à Infância; Automação e Energia; Enoturismo; Design e Tecnologia de Mobiliário,
…)(Docente)
- Projeto Integrado, CTeSP em Apoio à Infância, 2.º ano(Docente)
- Metodologia de Projeto aplicada a serviços educativos de apoio à infância, CTeSP em Apoio à Infância, 2.º ano(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Pragmática da Comunicação II – turmas A e B(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional IV(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada II(Docente)
- Língua Estrangeira – Inglês II - turmas A e B(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de Expressão Oral e Escrita, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Escrita Criativa e Texto Publicitário (Grupos A e B)(Docente)
- Língua e Cultura Portuguesa I(Docente)
- Literatura para a Infância I(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional III (Seminários e tutoria de 1 grupo)(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada I (Seminário e tutoria de 4 grupos)(Docente)
- Didática Específica da Educação de Infância e do 1.º CEB III(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Literatura para a Infância II(Docente)
- Língua e Cultura Portuguesa II(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional IV (seminários de LOAE e tutoria de 2 grupos de estágio)(Docente)
- Curso Breve de Português Língua Estrangeira (9h30)(Docente)
- Spoken English (8h)(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Escrita Criativa(Docente)
- Escrita Criativa em Argumento e Guionismo(Docente)
- Língua Portuguesa para Fins Técnico Empresariais I(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional III(Docente)
- Didáticas Específicas da Educação Básica I (Docente)
- Didáticas Específicas da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico III (Mestrado)(Docente)
- Língua e Cultura Portuguesa II(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional IV(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional II(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico II (Mestrado)(Docente)
- Português Língua Estrangeira I(Docente)
|
Instituto Politécnico de Bragança |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês Técnico I, curso de Línguas para Relações Internacionais(Docente)
- Literatura Infanto-Juvenil de Expressão Inglesa, curso de Inglês-Espanhol(Docente)
- Inglês II, curso de Turismo(Docente)
- Inglês Técnico e Comercial, curso de Marketing(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Escrita Criativa, curso de Educação Ambiental(Docente)
- Escrita Criativa em Argumento e Guionismo, curso de Animação Cultural(Docente)
- Língua Portuguesa para Fins Técnico-Empresariais I, curso de Publicidade e Relações Públicas(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional III (seminários e orientação tutorial), curso de Educação Básica(Docente)
- Língua e Cultura Portuguesa II, curso de Comunicação Social(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional IV (seminários e orientação tutorial), curso de Educação Básica(Docente)
- Português Língua Estrangeira (Erasmus)(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua e Cultura Portuguesa II, curso de Comunicação Social(Docente)
- Iniciação à Prática Profissional (seminários e orientação tutorial), curso de Educação Básica(Docente)
- Português Língua Estrangeira (Erasmus)(Docente)
|
Instituto Politécnico de Leiria |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês I, curso de Tradução e Interpretação Português-Chinês e Chinês-Português(Docente)
- Inglês Empresarial III, curso de Relações Humanas e Comunicação Organizacional(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua e Cultura Portuguesa II, cursos de Comunicação Social e Animação Cultural(Docente)
- Literatura para a Infância, cursos de Educação de Infância e de 1.º CEB(Docente)
|
Instituto Politécnico de Coimbra |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa, curso de Comunicação e Design Multimédia(Docente)
- Língua e Literatura Portuguesa, curso de Animação Socioeducativa(Docente)
- Técnicas de Expressão Oral, curso de Comunicação Social e Comunicação Organizacional(Docente)
|
Instituto Politécnico de Coimbra |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de Expressão Escrita, curso de Comunicação Social(Docente)
- Língua Portuguesa, curso de Comunicação e Design Multimédia(Docente)
|
Instituto Politécnico de Leiria |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Estrangeira - Inglês, cursos de Educação de Infância e 1.º CEB(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prática Pedagógica III, cursos de Português-Inglês e Português-Francês(Docente)
- Escrita Criativa, curso de Comunicação Social - ramo de Marketing e Jornalismo(Docente)
- Língua Portuguesa (Ano Zero)(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua e Cultura Inglesa II, curso de Português e Inglês(Docente)
- Didática Específica de Inglês II, curso de Português e Inglês(Docente)
- Supervisão da Prática Pedagógica III, curso de Português e Inglês(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Personalidade Infantil e Aprendizagem em Língua Estrangeira, curso de 1.º CEB(Docente)
- Didática Específica de Inglês I, curso de Português e Inglês(Docente)
- Didática Específica de Inglês II, curso de Português e Inglês(Docente)
- Supervisão da Prática Pedagógica III, curso de Português e Inglês(Docente)
- Língua e Cultura Inglesa II, curso de Português e Inglês(Docente)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Literatura e Sociedade I, curso de Comunicação Social(Docente)
- Literatura Moderna e Contemporânea, curso de Português-Francês e Português-Inglês(Docente)
|
Escola Básica dos 2.º e 3.º CEB de Cacia |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
Jan/2013-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Português e de Inglês - 3.º CEB |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Literatura Infanto-Juvenil |
|
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Línguas Gestuais (Pouco). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Línguas Gestuais (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2005 |
Bolsa, 1200€ ,
Asociación Española de Estudios Canadienses.
|
2008 |
Bolsa, 500€,
Associação Francesa de Estudos Americanos (AFEA).
|
2007 |
Bolsa de doutoramento,
FCT.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Sócia da Asociación Española de Estudios Canadienses (AEEC), Membro.
|
Actual |
Sócia da Modern Language Association of America (MLA)., Membro.
|
Actual |
Sócia da Modern Humanities Research Association (MHRA)., Membro.
|
Actual |
Sócia da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA), Membro.
|
Actual |
Membro colaborador do CLEPUL, Membro colaborador.
null.
|
Jan/2013 - Actual |
Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Membro.
Membro Integrado.
|
2005- 2005 |
Comissão de Especialistas de Inglês das ESE, Membro.
Membro da Comissão de Especialistas de Inglês das ESE; Concepção do programa das disciplinas da área científica de Inglês
para a Formação Especializada em Ensino das Línguas Estrangeiras no 1º ciclo do Ensino Básico..
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lopes, A. M. O. A. M. A. F. S. F. S. D. V. (. 2017. Contos em Língua Estrangeira. ed. 1, ISBN: 978-989-8801-86-9. Viseu: Edições Esgotadas. |
|
|
|
2. |
Amante, Susana. 2016. Embracing one’s difference through selected Native CanLit for Children.. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-3-659-88093-3. Saarbrücken: Omniscriptum/LAP Lambert Academic Publishing. |
|
|
|
3. |
Amante, Susana. 2016. Refusing to remain voiceless in Tomson Highway’s Kiss of the Fur Queen. ed. 1, ISBN: 978-3-659-92859-8. Saarbrücken: Omniscriptum/LAP Lambert Academic Publishing. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Balula, João P. M. I. A. S. A. I. A. S. 2016. O manual escolar de Português: das políticas às práticas.. In SIELP V FIAL: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , Fórum Ibero-Americano de Literacias, ed. J. A. B.Carvalho; M.L. T. Dionísio; E. C. Mesquita; J. S. Cunha; A. Arqueiro, 55 - 64. ISBN: 978-989-8525-49-9. Braga: UM. |
|
|
|
2. |
Silva, A. I. B. J. P. M. I. A. S. C. A. M. D. 2016. Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das Metas Curriculares. In Língua Portuguesa. Unidade na Diversidade, ed. Barbara Hlibowicka-Weglarz, Justyna Wisniewska, Edyta Jablonka, 193 - 206. ISBN: 978-83-7784-914-9. Lublin, Polónia: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Sklodowskiej. |
|
|
|
3. |
Silva, Ana I. A. S. M. I. A. B. J. P. 2016. Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios. In XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, ed. C. Gomes; M. Figueiredo; H. Ramalho & J. Rocha (Coords.), 917 - 926. ISBN: 978-989-96261-6-4. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. |
|
|
|
4. |
Amante,Susana ; Pinho, Sara; Balula, João P. 2016. "Textbooks as a Basic Resource for the Promotion of Intercultural Coexistence? A Case Study". In Bridging Differences: Understanding Cultural Interaction in Our Globalized World, ed. Newtona (Tina) Johnson & Shawn Simpson, 195 - 205. ISBN: 978-1-84888-368-0. Oxford: Inter-Disciplinary Press.
|
|
|
|
5. |
Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João P. 2015. Topoanálise e a celebração da diferença em "O gato e o escuro" e em "O beijo da palavrinha", de Mia Couto. In Espaço e Literatura: perspetivas, ed. Ana Maria Costa Lopes, Fernando Alexandre Lopes, & Ozíris Borges Filho, 185 - 203. ISBN: 978-85-7681-276-0. Brasil: Ribeirão Gráfica e Editora.
|
|
|
|
6. |
Amante, Fátima S. 2014. "Well, sister, guess you finally hit the big jackpot": o jogo do bingo como fonte de vida, morte e fantasia. In Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos , ed. Isabel Nena Patim, Daniel Seabra, Rui Estrada, Fernando Hilário (Org.), 93 - 101. ISBN: 978-989-680-114-4. Lisboa: Esfera do Caos Editores.
|
|
|
|
7. |
Amante, Fátima S. 2014. “‘Much of what we learn about Indians, we learn as children’: Counter-images to biased and distorted perceptions of First
Nations in Native Canadian Juvenile Literature”. In Indigenous Perspectives of North America: A Collection of Studies, ed. Enik Sepsi, Judit Nagy, Miklós Vassányi, János Kenyeres and contributors, 132 - 142. ISBN: 978-1-4438-5915-8. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing. |
|
|
|
8. |
Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina; Balula, João P. R; Novais, Anabela; Ribeiro, Esperança; Silva, Ana I; Amante, Fátima S. M. R; Rocha, João; Nunes, João; Lacerda, Carla; Rodrigues, Cátia. 2014. A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação
de Viseu . In Formação inicial de professores e ducadores: experiências em contexto português. In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, ed. Portugal, G., Andrade, A. I., Tomaz, C., Martins, F., Costa, J. A., Migueis, M. R., Neves, R., & Vieira, R. M. (Orgs.), 397 - 411. ISBN: 978-972-789-428-4. Aveiro: UA Editora. |
|
|
|
9. |
Amante, Susana. 2013. “Enwhisteetkwa/Walk in Water: The Okanagan Version of the History of the Encounter Between Aboriginals and Settlers” . In Anthology Discourses that Matter: Selected Essays on English and American Studies, ed. Maria José Canelo et al (eds.), 269 - 284. ISBN: 978-1-4438-4920-3. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing. |
|
|
|
10. |
Amante, Susana. 2012. “Jeannette Armstrong and her Feminism of Decolonisation”. In Research Challenges for Anglophone Studies in the 21st Century, ed. Pedro Álvarez Mosquera et al, 101 - 112. ISBN: 978-84-9012-174-0. Salamanca: Aquilafuente, Ediciones Universidad de Salamanca.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Balula, João P; Pinho, Sara; Amante, Susana. 2015. ""Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de Português"", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, V. Ext., 8: 38 - 42, 8: 38 - 42.
|
|
|
|
2. |
Amante, Fátima S. 2014. ""Alice Munro as the 2013 Nobel Laureate: Canadian Literature has finally come of age"", Op.cit: A Journal of Anglo-American Studies (the Journal of APEAA – Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos / Portuguese
Association for Anglo-American Studies), 3: 1 - 15.
|
|
|
|
3. |
Amante, Susana. 2014. ""Why are you afraid of Indians? Issues of representation and misrepresentation in Portuguese children's literature", Humanities and Social Sciences Review (HSSR) 03, 02: 327 - 335.
|
|
|
|
4. |
Amante, Susana. 2011. "“Perception(s) of the Abuses of First Nations’ Children: A Glimpse into Genocide” ", Muqabasat Intersignes: Perception/s, Publication non périodique de l’Institut Supérieur des Sciences Humaines de Tunis 3, -: 37 - 54. |
|
|
|
5. |
Amante, Fátima S. M. R. 2009. ""Oral Literature – An Art Form From Immemorial Time"", Millenium – Revista do ISPV, 36: 133 - 145.
|
|
|
|
6. |
Amante, Fátima S. M. R. 2007. "“Native Identity Quest: Am I Canadian?”", Canadaria – Revista Canaria de Estudios Canadienses 1, 3: 19 - 28. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Balula, João P; Pinho, Sara; Amante, Susana. 2015. "Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de Português", Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, In Libro de Resúmenes del XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, A Coruña. |
|
|
|
2. |
Pinho, Sara; A. F. S. B. J. P. 2014. " O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto", Trabalho apresentado em II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário,JOEEL - Jornada de Estudos sobre o Espaço Literário, In In TOPUS - Grupo de Pesquisa (Ed.), Caderno de Resumos JOEEL, Viseu. |
|
|
|
3. |
Amante, Susana. 2011. "Haunting Memories: Church Teachings and Government Policies", Trabalho apresentado em Congresso Internacional “Urban Space, Memory and Citizenry: Restoration, Transmission and Resignification of the Democratic
Legacy”, In Congresso Internacional “Urban Space, Memory and Citizenry: Restoration, Transmission and Resignification of the Democratic
Legacy”, Barcelona. |
|
|
|
1. |
Amante, Susana. 2015. "Realização de traduções no âmbito do Suplemento ao Diploma". ESEV: ESEV. (Outra) |
2. |
Amante, Susana. 2008. "Realização de traduções de materiais de português para inglês, no âmbito dos trabalhos do Centro de Competência CRIE da Escola
Superior de Educação de Viseu – Desenvolvimento do plano TIC no contexto do Pré-Escolar e do 1.º CEB (valor auferido: 500€).". s/edição: s/editora. (Outra) |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Silva, Ana I. A. S. B. J. P. &. M. I. A. "A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do Programa Investir na Capacidade",V Congresso Internacional - “Educação, Inclusão e Inovação”,Lisboa,2017 (Comunicação). |
2. |
Amante, Fátima S. M. R. "Foreign Languages Skills: A Challenge for the Economy”,9th International Conference on Education and New Learning Technologies,Barcelona, Espanha,2017 (Comunicação). |
3. |
Amante, Susana. "CriATIVIDADE em Língua(s): Reflexão sobre (dez)[a]FIOS e interseção de linhas que urdem trajetórias desde a Educação Pré-Escolar
até à formação superior” ,XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI),Vila Real,2017 (Comunicação). |
4. |
Amante, Susana. “The (re-)enchantment of the word as a creative art form to students of Arts and Multimedia – a case study at the School of
Education, Polytechnic Institute of Viseu”,em Ireland International Conference on Education (IICE-2016), subordinada ao tema “Arts and creativity: working on identity
and difference”,Dublin, Irlanda,2016 (Comunicação). |
5. |
Amante, S.; B. J. P. &. P. S. “Olhando OUTROS olhares na aula de Português: trabalho i(n)terativo de reflexão e diálogo sobre a DIFERENÇA",Ciclo de Conferências Aprender é coisa séria, subordinado à temática “Interações e sinuosidades do trabalho de sala de aula”,Viseu,2016 (Comunicação). |
6. |
Balula, J. P. M. I. A. S. A. I. &. A. S. "O manual escolar de Português: das políticas às práticas",V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa + V Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2016 (Comunicação). |
7. |
Balula, João P. C. A. M. D. S. A. I. A. S. &. M. I. "A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico",1.º Encontro Temático APL/ESE- 8.º Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Formação para a promoção
de competências em Língua Materna,Lisboa,2016 (Comunicação). |
8. |
Amante, S. S. A. M. I. B. J. “Feeding students’ creativity with Language Arts: a project developed at ESEV (2013-15)”,9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts, subordinada ao tema “Arts and creativity: working on identity and
difference”,Porto,2016 (Comunicação). |
9. |
Henriques, A.C., A. S. &. B. J. “Utilização didática da Literatura Tradicional Oral no contexto do 1.o Ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso”,Encontro Imaginários Iluminados: Era uma vez… a literatura para a infância em português,Viseu,2016 (Comunicação). |
10. |
Silva, A.I.; A. S. M. I. &. B. J. “Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios”,XIII Congresso SPCE, subordinado ao tema “Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação”,Viseu,2016 (Comunicação). |
11. |
Amante, Susana. "How does Creative Writing fit the first cycle of studies in Environmental Education? – a case study at the School of Education",Great Writing International Creative Writing Conference 2015,Londres,2015 (Comunicação). |
12. |
Amante, Susana. “Creative Writing and Children’s Literature: from Reluctance to Engagement – a Case Study at the School of Education (ESEV)
in Viseu, Portugal”,International Conference,Freiburg,2015 (Conferência ou palestra).
|
13. |
Balula, João P; Pinho, Sara; Amante, Susana. "Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de Português",XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía,2015 (Comunicação). |
14. |
Amante, Susana; P. S. e. B. J. P. "Textbooks as a Basic Resouce for the Promotion of Intercultural Coexistence? A case Study",8TH Global Conference on Interculturalism, Meaning and Identity,Lisboa,2015 (Comunicação).
|
15. |
Silva, Ana I; Aires de M. I; Melão, D.; Amante, S.; Castelo, A.. "The L1 School Subject: Assessment of the impact of the Common Core State Standards on Primary School Textbooks of Portuguese",10th IAIMTE Conference 2015: Languages, Literatures, and Literacies,2015 (Comunicação). |
16. |
Silva, Ana I; Balula, João P; Aires de M. I; Amante, Susana; Castelo, A.; Melão, D.. "Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares",Congresso Internacional: Língua Portuguesa - Unidade na diversidade,Lublin,2015 (Congresso). |
17. |
Amante, Fátima S; Balula, João P; Silva, Ana I; Melão, D.; Castelo, A.. "Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education",10th IAIMTE Conference 2015: Languages, Literatures, and Literacies,2015 (Comunicação). |
18. |
Amante, Susana; Silva, Ana I. "O docente que cria atividade na aula de português: cenários criativos",Aprender é coisa séria: ciclo de conferências sobre o lúdico, criatividade e transgressão no ensino,Viseu, Portugal,2014 (Conferência ou palestra). |
19. |
Amante, Susana. “Walking a Mile in Someone Else’s Moccasins: Conflicts, Challenges and Connections in Portuguese Children’s Literature”, 16th Annual International Conference on Education,Atenas, Grécia,2014 (Comunicação). |
20. |
Pinho, Sara; Amante, Fátima S; Balula, João P. O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto,II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário,JOEEL - Jornada de Estudos sobre o Espaço Literário,Viseu,2014 (Comunicação). 25 de setembro de 2014. |
21. |
Amante, Susana. "Chegou a tua vez de ter sucesso a Português: Criatividade na Escrita / Oralidade",Ação de formação, no âmbito dos TEIP (TIPO 4 - Avaliação e estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem na área do
Português),Viseu, Portugal,2014 (Seminário). |
22. |
Amante, Susana. "(Re)construindo representações do Índio na literatura infanto-juvenil: de um posicionamento imagológico a uma perspetiva
holística",Seminário de Dissertação do mestrado em Didática,Viseu, Portugal,2013 (Comunicação). |
23. |
Balula, J. P; Silva, A. I; Melão, D.; Amante, S.. "A relevância do Português nos 1.º Ciclos de estudos da Escola Superior de Educação de Viseu,III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém, Portugal,2013 (Comunicação). |
24. |
Amante, Susana. “Why are you afraid of Indians? Issues of Representation and Misrepresentation in (Portuguese) children's literature”,IJAS Conference in Rome,Roma, Itália,2013 (Comunicação).
|
25. |
Amante, Fátima S. M. R. “‘Much of what we learn about Indians, we learn as children’: Counter-images to biased and distorted perceptions of First
Nations in Native Canadian Juvenile Literature”,Congresso Internacional “Indigenous Perspectives of North America”, Budapeste, Hungria,2012 (Comunicação). |
26. |
Amante, Susana. "A Iniciação à Prática Profissional no Curso de Educação Básica: Uma Reflexão sobre a Experiência da Escola Superior de Educação
de Viseu" (co-autores: Anabela Novais, Ana Isabel Silva, Carla Lacerda, Cátia Rodrigues, Cristina Gomes, Esperança Ribeiro,
João Nunes, João Paulo Balula, João Rocha, Luís Menezes e Maria Figueiredo),Trabalho apresentado no III Encontro Nacional da Educação Básica. Formação de Educadores e Professores 1.º e 2.º CEB ,Aveiro, Portugal,2012 (Comunicação). |
27. |
Amante, Fátima S. M. R. “Well, sister, guess you finally hit the big jackpot”: O Jogo do Bingo como Fonte de Vida, Morte e Fantasia,V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas,Ponte de Lima, Portugal,2012 (Comunicação). |
28. |
Amante, Susana. “Enwhisteetkwa Walk in Water: The Okanagan Version of the History of the Encounter between Aboriginals and Settlers”,1º Colóquio Internacional Discourses That Matter: Contemporary Approaches to English and American Studies,Coimbra, Portugal,2012 (Comunicação). |
29. |
Amante, Fátima S. M. R. “Oral Literature: A Universal Human Activity and an Expression of Cultural Identity”,Bridging the Gaps, Minding the Context: New Perspectives for Young Researchers,Vigo, Espanha,2011 (Comunicação). |
30. |
Amante, Fátima S. M. R. “Jeannette Armstrong and her Feminism of Decolonisation”,2nd Conference of Young Researchers on Anglophone Studies: Research Challenges for Anglophone Studies in the 21st Century,Salamanca, Espanha,2011 (Comunicação). |
31. |
Amante, Fátima S. M. R. “The Native Canadians’ Sense of Belonging: A ‘Tossed Salad’, a ‘Social Mosaic’, a ‘Kaleidoscope’, But Never, Ever, a ‘Melting
Pot",XXXII Encontro da APEAA, Current Debates in English and American Studies,Coimbra, Portugal,2011 (Comunicação). |
32. |
Amante, Fátima S. M. R. “Embracing Respect and Inclusiveness Through Native Canadian Juvenile Fiction”,Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses – ABECAN,Salvador da Baía, Brasil,2011 (Comunicação). |
33. |
Amante, Fátima S. M. R. “Dialogic Polivocality as a Powerful Decolonisation Technique in Native Canadian Literature”,First Conference of Young Researchers on Anglophone Studies,Salamanca, Espanha,2009 (Comunicação). |
34. |
Amante, Fátima S. M. R. “E Pluribus Unum: The First Nations’ Contribution towards ‘the Canadian Whole’”,5th Triennial International Conference of the Central European Association for Canadian Studies (CEACS) “Managing Diversity
and Social Cohesion: The Canadian Experience”,2009 (Comunicação). |
35. |
Amante, Fátima S. M. R. “Had it really happened or was it but machipoowamoowin?: a compelling story as told by Tomson Highway”,,30ª Conferência da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA),Porto, Portugal,2009 (Comunicação). |
36. |
Amante, Fátima S. M. R. “Embracing Diversity as a Positive Difference: Getting to Know a Bit About the Native Canadians’ Cosmological View”,Interdisciplinary Approaches to Spirituality in the Literatures of the English-Speaking World,Viena, Áustria,2009 (Comunicação). |
37. |
Amante, Fátima S. M. R. “Perception(s) of the Abuses Inflicted on First Nations’ Children: a Glimpse into Genocide”,Perception/s,Tunes, Tunísia,2009 (Comunicação). |
38. |
Amante, Fátima S. M. R. “Intertextuality in Tomson Highway’s Kiss of the Fur Queen”,XVIII Curso Superior de Estudios Canadienses,Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha,2008 (Comunicação). |
39. |
Amante, Fátima S. M. R. “Residential Schooling: An Account of a Shameful Part of Canadian History”,29th Annual Meeting of the Southwest/Texas Popular Culture and American Culture Association,Albuquerque, New México, USA,2008 (Comunicação). |
40. |
Amante, Fátima S. M. R. A articulação das Áreas Curriculares com o Enriquecimento Curricular - o caso do Inglês,I Encontro Regional das Actividades de Enriquecimento Curricular,2007 (Conferência ou palestra). |
41. |
Amante, Susana. “A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas do Ensino regular”,Ação de Formação, no âmbito das NEE ,Aveiro,2003 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Amante, Susana. Curso Intensivo de Língua Portuguesa para alunos estrangeiros da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria,
no âmbito do Programa ALPHA, 2006 (Outra). Duração: 28 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, Cidade: Leiria. |
2. |
Amante, Susana. Curso Intensivo de Língua Portuguesa para alunos estrangeiros recebidos no Instituto Superior Politécnico de Viseu, ao abrigo
do programa comunitário Sócrates/Erasmus, 2004 (Outra). Duração: 50 horas. Local: Escola Superior de Educação de Viseu, Cidade: Viseu. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Amante, Susana. Dias de Comunicação Social em Alta-Voz,2017 (Outro / Organização). dias 6, 19, 20 e 21 de abril de 2017. |
2. |
Amante, Susana. Imaginários iluminados: era uma vez... a literatura para a infância em português,2016 (Encontro). |
3. |
Amante, Susana. Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário,2016 (Outro). |
4. |
Lopes, A.M.C.; O. A. D. Encontro Intercultural com a anglofonia e francofonia não globalizadas, enquadrado no dia de Publicidade e Relações Públicas
(ESEV),2016 (Encontro / Organização). |
5. |
Amante, Susana. II JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE O ESPAÇO LITERÁRIO (25 a 27 de setembro),2014 (Outro / Organização).
|
6. |
Amante, Susana. Semana Internacional da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC),2007 (Outro / Curadoria). |
7. |
Amante, Susana. Comemorações do XXII Aniversário da ESEV,2005 (Outro). |
8. |
Amante, Susana; J. M. S. S. “A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas do Ensino regular”,2003 (Outro / Organização). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Amante, Fátima S. M. R. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação de manuais
do 9.º ano de escolaridade,2015. |
2. |
Balula, João P. M. I. A. S. A. I. M. P; Amante, S.. Avaliação e certificação de manuais escolares de Português (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação
de manuais do 8.º ano de escolaridade,2014. |
3. |
Fidalgo, Susana; Amante, S.; Costa Lopes, A. M; Pinto Ferreira, Z; Marques, L.. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação
de manuais do 8.º ano de escolaridade,2014. |
4. |
Fidalgo, Susana; Amante, S.; Costa Lopes, A. M; Pinto Ferreira, Z; Marques, L.. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação
de manuais do 7.º ano de escolaridade,2014. |
5. |
Balula, J. P; Aires de M. I; Silva, A. I; Melão, D.; Amante, S.; Castelo, A.. As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino Básico,2013. |
6. |
Balula, João P. M. I. A. S. A. I. M. P; Amante, S.. Avaliação e certificação de manuais escolares de Português (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação
de 5 manuais do 9.º ano de escolaridade,2013. |
7. |
Balula, João P. M. I. A. S. A. I. M. P; Amante, S.. Avaliação e certificação de manuais escolares de Português (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação
de 8 manuais do 7.º ano de escolaridade,2013. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Amante, Susana. Parecer sobre as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE),2016. |
2. |
Amante, Susana. Parecer sobre o Referencial de Educação para o Desenvolvimento EPIEBIES. ,2016. |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Amante, Susana. Membro dinamizador das sessões “ESEV TV: Hoje sou Pivô!”, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram
no dia 3 de julho de 2017.,2017. |
2. |
Amante, Susana. Workshop de Escrita Criativa "EsCRÊver, per_sua_ação” dinamizado a convite do curso de Publicidade e Relações Públicas,2017. |
3. |
Amante, Susana. Dinamização da oficina “Tempo de Imaginar”, realizada na ESEV, no âmbito dos Jardins Efémeros 2016, entre os dias 2 e 9 de
julho,2016. |
4. |
Figueiredo, M.; M. L. A. L. &. A. S. Oradora na apresentação do livro intitulado “Taking the First Steps Outside – Under threes learning and developing in the
natural environment”, da autoria de Helen Bilton, Gabriela Bento e Gisela Dias, publicado pela Routledge ,2016. |
5. |
Amante, Susana. Dinamização das sessões Press Júnior, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram no dia 27 de junho,2016. |
6. |
Amante, Susana. Participação nos Dias Abertos,2015. |
7. |
Amante, Fátima S. M. R. Celebra connosco o Dia Mundial da Poesia,2015. |
8. |
Amante, Susana; B. J. P. e. M. A. L. Exposição "Olhares sobre o livro infantil: conto contigo!",2015. |
9. |
Balula, João P; Aires de M. I; Amante, S.; Silva, Ana I. "Desenvolvimento da escrita",2015. 22 de abril. |
10. |
Amante, Susana. Dinamização das sessões Jovens Repórteres, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram nos dias 29 de
junho e 6 de julho,2015. |
11. |
Amante, Susana. Dinamização das sessões Jovens Repórteres, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram nos dias 30 de
junho e 7 de julho,2014.
|
12. |
Amante, Susana. Revisão linguística, redação da sinopse e apresentação do livro "Dá-me só mais um pedaço de luar", de Daniela Guerreiro,2014. |
13. |
Amante, Susana; Aires de M. I. "Oficina de produção de discursos orais",2013. |
14. |
Amante, Susana; Silva, Ana I. “Oficina ‘Evolução das Palavras e Curiosidades Linguísticas’”,2013. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sara Pinho, "Papel dos manuais escolares de português na promoção de valores no 1.º Ciclo do Ensino Básico", 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Co-orientador). |
1. |
Irene Izes da Silva, “A Literatura de Potencial Receção Infantil na criação de laços entre alunos do 2.º CEB e a História”, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História ) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Orientador). |
2. |
Diana Neiva, “As perturbações de fala e da linguagem, em crianças de idade pré-escolar, na aprendizagem da leitura e da escrita – perspetiva
de Educadores de Infância”, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Co-orientador). |
3. |
Diana Couto, O papel da literatura para a infância para a aprendizagem da matemática, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Co-orientador). |
4. |
Ana Catarina Ferreira Henriques , Utilização didática da literatura tradicional oral - um estudo de caso , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Co-orientador). |
5. |
Cláudia Bento, "O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura", 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Co-orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Jessica Coutinho Pereira, Relatório Final de Estágio (Curso de Licenciatura em Educação Básica, 2015-2017) , 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Básica) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Orientador). |
2. |
Ema Flora Miguel de Almeida, Relatório Final de Estágio (Curso de Licenciatura em Educação Básica, 2015-2017) , 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Básica) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Amante, Susana. Membro do júri do concurso "Um conto em Língua Estrangeira" (cf. http://www.esev.ipv.pt/docs/noticias_fich/noticias_img/UmContoemL%C3%ADnguaEstrangeira.pdf)
, 2017. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Amante, Susana. Participação no júri de Ana Rita Nunes Correia. “A implementação do ensino do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Arguente. |
2. |
Amante, Susana. Participação no júri de Ana Catarina Henriques. “Utilização didática da Literatura Tradicional Oral – um estudo de caso”, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Orientadora. |
3. |
Amante, Susana. Participação no júri de Cláudia Patrícia Ferreira Bento. “O envolvimento das crianças no cantinho da leitura”, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Orientadora. |
4. |
Amante, Susana. Participação no júri de Daniela Filipa Pereira Rodrigues. “A interação escola/família na motivação para a leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico”, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Arguente. |
5. |
Amante, Susana. Participação no júri de Ana Rita Lourenço. “Prática de ensino supervisionada e participação da família em atividades de literatura para a infância em EPE”, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Arguente. |
6. |
Amante, Susana. Participação no júri de Elizabete Costa Almeida. "Perceção sobre o contributo da articulação entre família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente", 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Suplente. |
7. |
Amante, Susana. Participação no júri de Rita Alexandra Teixeira de Sousa. “Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português Língua Não Materna na Educação Pré-Escolar: estudo de
caso”, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Arguente. |
8. |
Amante, Susana. Participação no júri de Ana Rita Brito Ferreira. "Perspetivas dos professores sobre a indisciplina no 1.º CEB", 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Suplente. |
9. |
Amante, Susana. Participação no júri de Sara Raquel Henriques Pinho. "Papel dos manuais escolares de português na promoção de valores no 1.º Ciclo do Ensino Básico", 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Coorientadora. |
10. |
Amante, Susana. Participação no júri de Maria Inês Barbosa Serra. "A gestão periférica do currículo e o sucesso escolar dos alunos no 1.º CEB: perspetivas e (des)articulações", 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Suplente. |
11. |
Amante, Susana. Participação no júri de Andreia Miranda Faneca. “O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar: um estudo em contexto de prática de ensino supervisionado”, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Arguente.
|
12. |
Amante, Susana. Participação no júri de João Ricardo Dias Ventura. "O Animador Contador”, 2013. Dissertação (Mestrado em Animação Artística) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Suplente.
|
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Amante, Susana. Participação no júri de Jessica Coutinho Pereira. Relatório Final de Estágio (Curso de Licenciatura em Educação Básica, 2015-2017) , 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Educação Básica) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Orientadora. |
2. |
Amante, Susana. Participação no júri de Eliana Soraia Almeida Martins. Relatório Final de Estágio (Curso de Licenciatura em Educação Básica, 2015-2017) , 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Educação Básica) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Suplente (por falta de disponibilidade da orientadora), no dia 4 de julho de 2017. |
3. |
Amante, Susana. Participação no júri de Ema Flora Miguel de Almeida. Relatório Final de Estágio (Curso de Licenciatura em Educação Básica, 2015-2017) , 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Educação Básica) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Orientadora. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Didática Específica de Educação de Infância e do 1.º CEB III,
na ESEV., 2016, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
2. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional III, na ESEV., 2016, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
3. |
Membro da comissão de seleção de candidatos aos mestrados de Formação de Professores da ESEV – Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1.º CEB , 2016, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
4. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional IV, na ESEV., 2016, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
5. |
Membro da comissão para a realização e correção dos Exames de Cultura Geral para Acesso ao Ensino Superior para maiores de
23 anos, 2016, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
6. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional IV, na ESEV, 2015, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
7. |
Membro da comissão de seleção de candidatos aos mestrados de Formação de Professores da ESEV – Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1.º CEB (correção da prova e entrevista), 2015, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
8. |
Membro da comissão para a realização e correção dos Exames de Cultura Geral para Acesso ao Ensino Superior para maiores de
23 anos, 2015, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
9. |
Membro da comissão de avaliação de capacidade para ingresso no CTesp de Apoio à Infância (prova de avaliação), 2015, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
10. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional II, na ESEV, 2014, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
11. |
Membro da comissão de seleção de candidatos aos mestrados de Formação de Professores da ESEV – Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1.º CEB (correção da prova e entrevista), 2014, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. (Julho de 2014 - 1.ª fase). |
12. |
Membro da comissão para a realização e correção dos Exames de Cultura Geral para Acesso ao Ensino Superior para maiores de
23 anos, 2014, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
13. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional III, na ESEV, 2014, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
14. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional IV, na ESEV, 2014, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
15. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional IV, na ESEV, 2013, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
16. |
Membro da comissão para a realização e correção dos Exames de Cultura Geral para Acesso ao Ensino Superior para maiores de
23 anos, 2013, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
17. |
Membro da comissão de seleção de candidatos aos mestrados de Formação de Professores da ESEV – Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1.º CEB (entrevista), 2013, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. (set. 2013 - 2.ª fase). |
18. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional III, na ESEV, 2013, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
19. |
Membro da comissão de avaliação da defesa dos portefólios de Iniciação à Prática Profissional IV, na ESEV, 2012, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
20. |
Membro da comissão para a realização e correção dos Exames de Cultura Geral para Acesso ao Ensino Superior para maiores de
23 anos, 2012, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
21. |
Membro da comissão para a realização e correção dos Exames de Cultura Geral para Acesso ao Ensino Superior para maiores de
23 anos, 2008, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
22. |
Membro da comissão para a realização e correção dos Exames de Cultura Geral para Acesso ao Ensino Superior para maiores de
23 anos, 2006. |
23. |
Júri do Primeiro Congresso de Alunos da ESEV, realizado no dia 28 de Abril de 2005, no âmbito das Comemorações do XXII Aniversário
dessa instituição, 2005, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
24. |
Elaboração, correção e júri de exames Ad-Hoc (Inglês), 2005, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
“IMAGINÁRIOS ILUMINADOS: Era uma vez... a literatura para a infância em português”, 2016 (Encontro). Nome do evento: “IMAGINÁRIOS ILUMINADOS: Era uma vez...a literatura para a infância em português”; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Viseu; Cidade do evento: Viseu / ESEV. |
2. |
IV JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário, 2016 (Outra). Nome do evento: II JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Viseu e TOPUS – Grupo Interinstitucional de pesquisa Espaço, Literatura e outras artes; Cidade do evento: Viseu / Escola Superior de Educação de Viseu . |
3. |
II JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário, 2014 (Outra). Nome do evento: II JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Viseu e TOPUS – Grupo Interinstitucional de pesquisa Espaço, Literatura e outras artes; Cidade do evento: Viseu / ESEV. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Painel de Social Sciences and Humanities, 2013 (Conferência). Nome do evento: Congresso do International do Journal of Arts and Sciences ; Nome da Instituição: IJAS; Cidade do evento: Roma / The American University of Rome, Itália. |
2. |
Ballet, “Sesame Street”, Canadian Indentity and Gambling: Indigenous Influences on American Popular Culture, 2008 (Encontro). Nome do evento: 29th Annual Meeting of the Southwest/Texas Popular Culture and American Culture Association; Nome da Instituição: Southwest/Texas Popular Culture and American Culture Association; Cidade do evento: Albuquerque / Albuquerque, New Mexico, USA. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Amante, Susana. Millenium - Journal of Education, Technologies and Health, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Revisão de 7 artigos no âmbito da comissão científica do II JOEEL. |
2. |
Amante, Susana. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, desde 2017/08/01, Editora: Instituto Politécnico de Viseu.
|
3. |
Amante, Susana. Athens Journal of Humanities & Arts, desde 2014/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
24 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
13 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
10 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
60 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
60 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
14 |
Dados complementares (Additional data) |
56 |
Orientações Orientations |
8 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
15 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
24 |
Participação em Eventos Event participation |
5 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Outras informações relevantes
- Certificação de Aptidão de Formador n. º EDF 21647/2004DC.
- Certificação de Qualificação de Formador atribuída pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo
CCPFC/RFO-19948/05, nas áreas e domínios A41 Inglês, A57 Literaturas (Inglesa), C05 Didáticas Específicas (Português e Inglês),
com aplicação a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
|
Visualizações do curriculum [
2336
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
17:58:30
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|