Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
04/10/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Seabra, Filipa |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Psicologia.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2010 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular
(4 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2004-2007 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ciências da Educação/Orientação Educativa/Educação Sexual
(2 anos » years)
.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
1999-2004 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jul/2017-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2013-Jun/2017 |
Professor Auxiliar |
Set/2010-Set/2012 |
Professor Auxiliar |
Nov/2007-Dez/2010 |
Outra Situação |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique |
Set/2008-Jul/2010 |
Assistente |
Abr/2007-Jul/2010 |
Outra Situação |
Set/2005-Mar/2007 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- A Criança na Sociedade Contemporânea(Regente)
- Psicopedagogia de Grupos(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Elementos do Desenvolvimento Curricular(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Administração e Gestão da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Relações Interpessoais: Agentes, intencionalidades e contextos educativos(Regente)
|
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique |
Curso»Academic program: Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociologia(Regente)
- Estratégias de intervenção em contextos de risco(Regente)
- Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências(Regente)
|
Curso»Academic program: Psicologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação I(Regente)
- Psicologia da Educação II
|
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências(Regente)
- Intervenção Psicossocial em Contextos de Risco (em co-docência)(Regente)
- Psicologia Escolar e da Orientação: Acção e Intervenção (em co-docência)(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Formação Contínua e E-Learning (Em co-docência)(Docente)
- Metodologia de Investigação (Em co-docência)(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Gestão e Administração da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia de Investigação (Em co-docência)(Docente)
|
Curso»Academic program: TIC e Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- TIC e Gestão Escolar (Em co-docência)(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estratégias de Modalidades de Formação Contínua e Orientação Educativa(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Planificação e Projecto Educativo(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Out/2012-Actual |
|
• Elemento do Grupo de Trabalho para a Qualidade da Avaliação do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade
Aberta |
Out/2012-Actual |
|
• Secretária do Departamento de Educação e Ensino a Distância da universidade Aberta |
Jul/2012-Actual |
|
Vice-coordenadora da Licenciatura em Educação na universidade Aberta |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique |
Jan/2010-Jul/2010 |
|
-
Coordenador de Curso |
Out/2009-Dez/2009 |
|
-
Coordenador de Curso |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique |
Set/2008-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Orientação Científica de dissertações de mestrado |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
A Construção do Currículo em Contextos Formais e Informais |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Educação; Currículo.
|
2. |
Educação a Distância e Educação em Rede |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Educação; Ensino a distância.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2007- Música e Drama no 1º ciclo do Ensino Básico - o caso da Região autónoma da Madeira |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/72112/2006. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Porto. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2005- A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas Uma perspectiva
cultural
|
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/60609/2004. Parceiro(s)»Partners:
Instituto Politécnico de Bragança. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco), Francês (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2001 |
Prémio de Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
2002 |
Prémio de Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
2003 |
Prémio de Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
2004 |
Prémio de Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2011 - Actual |
EACS (European Association on Curriculum Studies), Membro fundador.
Membro fundador da EACS (European Association on Curriculum Studies), uma associação europeia em fase de constituição. (2011
– Atualidade)..
|
Out/2010 - Actual |
LEaD – Laboratório de Investigação em Ensino a Distância da Universidade Aberta , Membro.
Membro Integrado do LEaD – Laboratório de Investigação em Ensino a Distância da Universidade Aberta (2010 – Atualidade). .
|
Jul/2010 - Actual |
CIEd - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Membro.
Membro Colaborador do CIEd - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (2010 – Atualidade)..
|
Mai/2010 - Actual |
Ordem dos Psicólogos, Membro.
|
Mai/2007 - Actual |
Associação Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
|
Out/2005 - Dez/2010 |
CIPEM Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical da Escola Superior de Educação do Politécnico do
Porto, Membro.
Membro do CIPEM Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical da Escola Superior de Educação do Politécnico
do Porto (2005-2010) Bolseira de Investigação em 2005/2007. .
|
Abr/2007 - Jun/2010 |
CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Membro.
Membro Integrado do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (2007-2010)..
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Barros, Daniela M. V; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa B.; Moreira, António; Henriques, Susana. eds. 2011. Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas ed. 1, ISBN: 978-989-20-2329-8. Lisboa: Edição de Autor.
|
|
|
|
2. |
Seabra, Filipa B.. 2010. Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas
curriculares de avaliação. ed. 1. Braga: Universidade do Minho (Tese de Doutoramento). .
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela; Goulão, Maria F. 2018. e-learning in Higher Education: academic factors for student permanence.. In Distance Learning, Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education, ed. U. M. Azeiteiro, W. L. Filho & M. L. Aires (Orgs), na - na. ISBN: 978-3-319-70199-8. New York: Springer. |
|
|
|
2. |
Seabra, Filipa; Barros, Daniela; Cardoso, Teresa; Henriques, Susana; Goulão, Maria F. 2017. Permanência dos estudantes no Ensino Superior a distância: elaboração de um instrumento.. In Mídias Digitais e Mediações Interculturais , ed. T. P. Alves & A. B. Carvalho (Orgs.), 13 - 61. ISBN: 9781521715123. Recife: Amazon.
|
|
|
|
3. |
Moreira, Darlinda; Seabra, Filipa. 2017. Mobilidade Virtual em Rede no Contexto da Licenciatura em Educação da UAb. In Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Educação a Distância e eLearning, ed. P. Dias, D. Moreira & A. Quintas-Mendes , 44 - 75. ISBN: 978-972-674-808-3. Lisboa: Universidade Aberta.
|
|
|
|
4. |
Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela. 2016. Permanência de População Adulta no Ensino Superior em Modalidade de Elearning – Contribuições da Teoria dos Estilos de Aprendizagem
e do Sentimento de Auto-eficácia. In VII Congresso Mundial Estilos de Aprendizagem: Livro de Atas , ed. L. Miranda, P. Alves & C. Morais (Orgs.), 611 - 622. . Bragança: Instituto Politécnico de Braga.
|
|
|
|
5. |
Rodrigues, Eduarda; Queirós, Helena; Sousa, Joana; Lamela, Conceição; Costa, Natália; Seabra, Filipa; Morgado, José C. 2016. Capítulo 10 – Avaliação Externa e seus efeitos: a perspetiva dos atores escolares. In Capítulo 10 – Avaliação Externa e seus efeitos: a perspetiva dos atores escolares, ed. C. Barreira, M. G. Bidarra & M. P. Vaz-Rebelo (orgs.), , 231 - 262. . Porto: Porto Editora.
|
|
|
|
6. |
Seabra, Filipa. 2015. Empréstimo de políticas curriculares em Portugal – 2011-2014. In Currículo, Internacionalização e cosmopolitismo: Desafios contemporâneos em contextos Luso-Afro-Brasileiros , ed. J. C. Morgado, G. M. Lunardi Mendes, A. F. Moreira, & J. A. Pacheco (Orgs)., 79 - 90. ISBN: 978-989-8577-58-2. Santo Tirso: DeFacto. |
|
|
|
7. |
Pacheco, José A; Seabra, Filipa; Morgado, José C. 2014. Avaliação Externa. Para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e efeitos nas escolas do ensino não superior. In Avaliação Externa de Escolas: Quadro Teórico/Conceptual , ed. J. A. Pacheco, 15 - 55. ISBN: 978-972-0-34908-8. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
8. |
Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Goulão, Maria F; Barros, Daniela. 2014. Permanência da População Adulta no Ensino Superior a Distância – contributos para a sua compreensão no caso da Licenciatura
em Educação da Universidade Aberta. In Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior , ed. L. Aires, A. P. Moura, F. Seabra & A. Moreira (Orgs.). , 19 - 26. ISBN: 978-972-674-753-6. Porto: Universidade Aberta.
|
|
|
|
9. |
Henriques, Susana; Seabra, Filipa. 2014. Capítulo IV. Redes Sociais em Educação para a Saúde – o caso da prevenção do uso de substâncias psicoativas. In Educação a Distância e eLearning na Web Social , ed. J. A. Moreira, D. Barros, & A. Monteiro (Orgs.)., 97 - 112. ISBN: 978989876501. Santo Tirso: WhiteBooks. |
|
|
|
10. |
Henriques, Susana; Seabra, Filipa. 2014. Capítulo IV. Redes Sociais em Educação para a Saúde o caso da prevenção do uso de substâncias psicoativas. In Educação a Distância e eLearning na Web Social. , ed. J. A. Moreira, D. Barros, & A. Monteiro (Orgs.)., na - na. . São Paulo: Artesanato Educacional. |
|
|
|
11. |
Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2013. Curriculum Field in Portugal: Emergence, Research, and Europeanization. In International handbook of curriculum research, ed. William F. Pinar, 397 - 410. ISBN: 978-0-415-80430-1. New York: Routledge. Aceite para publicação no International handbook of curriculum research Editado por William Pinar. |
|
|
|
12. |
Seabra, Filipa. 2013. Identidades Europeias e Nacionais numa Europa em Crise – Sinais emergentes no currículo português. In Currículo, Conhecimento e Avaliação: divergências e tensões , ed. A. M. P. Favacho, J. A. Pacheco, & S. R. Sales (Orgs.). , 239 - 253. . Curitiba: Editora CRV.. |
|
|
|
13. |
Ferreira, Rui; Seabra, Filipa B.; Mota, Graça; Lobato, Conceição; Chéu, Ricardo; Bessa, Rui M. 2009. Cap. 4. As vozes e os lugares. In Crescer nas Bandas Filarmónicas – Um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses , ed. Mota, Graça, 73 - 121. . Porto: Afrontamento. . |
|
|
|
14. |
Seabra, Filipa B.; Mota, Graça. 2009. Cap. 8. A construção da identidade musical entre o cultural e o social ou… da transformação do olhar. In Crescer nas Bandas Filarmónicas – Um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses, ed. Graça Mota, 171 - 181. . Porto: Afrontamento. |
|
|
|
15. |
Seabra, Filipa B.; Mota, Graça; Costa, Isabel. 2009. Cap. 3. Metodologia. In Crescer nas Bandas Filarmónicas – Um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses , ed. Mota, Graça, 57 - 72. . Porto: Afrontamento. . |
|
|
|
16. |
Seabra, Filipa B.; Pacheco, José A. 2008. A mediação em contexto pedagógico – contributos de uma leitura psicanalítica em educação. In Ciclos em Revista Volume 4 – Avaliação: desejos, vozes, diálogos e processos , 17 - 32. . Florianópolis: Wake Editora.. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Carlos, Ana P; Cardoso, Sílvia; Galante, Sandra; Lamy, Fernanda; Silva, Paula; Gaspar, Maria I; Seabra, Filipa. 2017. "Supervision in Continuous Teacher Training", Enseñanza and Teaching 35(1), 1: 185 - 206.
|
|
|
|
2. |
Pedras, Sandra; Seabra, Filipa. 2016. "Supervisão e Colaboração: contributos para uma relação", Transmutare 1(2), 1: 293 - 312.
|
|
|
|
3. |
Goulão, Maria F; Seabra, Filipa; Barros, Daniela; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa. 2015. "Sucesso, Permanência e Persistência dos Estudantes do Ensino Superior a Distância Online. ", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, ext(1): 122 - 126.
|
|
|
|
4. |
Leite, Carlinda; Morgado, José C; Seabra, Filipa. 2014. "External School Evaluation in Portugal – A glance at the impacts on curricular and pedagogical practices. European Journal
of Curriculum Studies", European Journal of Curriculum Studies 1, 1: 33 - 43.
|
|
|
|
5. |
Seabra, Filipa B.. 2012. "O ensino da Música no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular", Revista Portuguesa de Educação 5, 2: 197 - 216.
|
|
|
|
6. |
Gaspar, Maria I; Seabra, Filipa B.; Neves, Cláudia. 2012. "A supervisão pedagógica: significados e operacionalização", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12: 29 - 57. |
|
|
|
7. |
Seabra, Filipa B.; Morgado, José C; Pacheco, José A. 2012. "Policies of accountability in Portugal", International Journal of Curriculum and Instructional Studies 2, 4: 41 - 51.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Catarino, Sónia; Abelha, Marta; Costa-Lobo, Cristina; Seabra, Filipa. 2017. "LEADERSHIP BY THE CURRICULAR DEPARTMENT COORDINATOR: TEACHERS’ PERCEPTIONS", Trabalho apresentado em EDULEARN17 Conference , In Proceedings of EDULEARN17 Conference, 3rd – 5th July 2017, Barcelona.
|
|
|
|
2. |
Rocha, Benvindo J; Seabra, Filipa. 2017. "Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisa.
", Trabalho apresentado em III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Educação, Formação e Crioulidade, In III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Educação, Formação e Crioulidade, Cidade da Praia.
|
|
|
|
3. |
Silva, Rogério S.; Seabra, Filipa. 2017. "Cursos EFA: Alternativas curriculares no distrito de Lisboa. Percursos de Investigação", Trabalho apresentado em III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Educação, Formação e Crioulidade. , In III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Educação, Formação e Crioulidade. , Cidade da Praia.
|
|
|
|
4. |
Vidal, Angélica; Jesus, Paulo; Abelha, Marta; Seabra, Filipa. 2017. "Avaliação do desempenho docente em escolas de formação de professores: um estudo de caso em Angola", Trabalho apresentado em III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Educação, Formação e Crioulidade, In III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Educação, Formação e Crioulidade, Cidade da Praia.
|
|
|
|
5. |
Neiva, Catarina; Ferreira, Maria J; Seabra, Filipa. 2017. "Perspectivas sobre Equidade e Inclusão: Atores e contextos.", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares, In II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares, Faro.
|
|
|
|
6. |
Inês, Helena; Seabra, Filipa. 2017. "Formação para Docentes do Ensino Regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares, In II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares, Faro.
|
|
|
|
7. |
Goulão, Maria F; Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela. 2016. "Permanência de População Adulta no Ensino Superior em Modalidade de Elearning – Contribuições da Teoria dos Estilos de Aprendizagem
e do Sentimento de Auto-eficácia.", Trabalho apresentado em VII Congresso Mundial Estilos de Aprendizagem, In VII Congresso Mundial Estilos de Aprendizagem: Livro de Atas , Bragança.
|
|
|
|
8. |
Inês, Helena; Seabra, Filipa. 2016. "Que formação inicial e contínua para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais?. ", Trabalho apresentado em XIII Congresso SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação , In Atas XIII Congresso SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação , Viseu.
|
|
|
|
9. |
Seabra, Filipa; Morgado, José C. 2016. "External School Evaluation: Teachers’ perspectives – two case studies from Northern Portugal", Trabalho apresentado em Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices, In Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices, Porto. |
|
|
|
10. |
Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Docência para a Aprendizagem Colaborativa: Estratégias Pedagógicas para os Fóruns no E-Learning ", Trabalho apresentado em Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Actas da VII Conferênca Internacional de TIC na Educação, Braga. |
|
|
|
11. |
Seabra, Filipa B.. 2011. "Pedagogia por Competências no Ensino Básico: Análise de Conceções e Práticas Docentes", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE: Investigar, Inovar e Desenvolver, desafios das ciências da Educação, In Actas do XI Congresso da SPCE: Investigar, Inovar e Desenvolver, desafios das ciências da Educação, Guarda. |
|
|
|
12. |
Seabra, Filipa B.. 2011. "Competências no Ensino Básico: Análise de Planificações e Instrumentos de Avaliação de Professores", Trabalho apresentado em Comunicação apresentada no XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Universidad da Coruña, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña. |
|
|
|
13. |
Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Uso dos Fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa: Estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º Ciclo", Trabalho apresentado em IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Actas do IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança. |
|
|
|
14. |
Almeida, Sérgio; Seabra, Filipa B.. 2011. "O Perfil do Diretor: Competências valorizadas pelos professores e Diretores de escolas do ensino básico relativamente ao papel
do Diretor", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, Guarda. |
|
|
|
15. |
Araújo, Andreia; Seabra, Filipa B.. 2011. "A (des)motivação na atividade docente: perspetivas de docentes do ensino secundário, das áreas disciplinares de matemática
e educação física", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña. |
|
|
|
16. |
Areal, Zoraida; Seabra, Filipa B.. 2011. "Satisfação e Motivação Docentes: Estudo exploratório com professores do 1.º ciclo", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, XI Congresso da SPCE. |
|
|
|
17. |
Machado, Maria G; Seabra, Filipa B.. 2011. "Competências do Diretor no Ensino Particular: Análise das conceções dos docentes e dos diretores", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña. |
|
|
|
18. |
Monteiro, Andreia; Seabra, Filipa B.. 2011. "Perceções face à relevância da participação dos pais na escola, num contexto de supervisão", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, Guarda. |
|
|
|
19. |
Pires, Maria J. C; Seabra, Filipa B.. 2011. "O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do no XI Congresso da SPCE, Guarda. |
|
|
|
20. |
Pacheco, José A; Morgado, José C; Seabra, Filipa B.. 2011. "School Accountability in Portugal: Global and local influences on policies and practices.", Trabalho apresentado em First International Congress on Curriculum and Instruction, In Comunicação apresentada no First International Congress on Curriculum and Instruction, Eskisehir. |
|
|
|
21. |
Mota, Graça; Ferreira, Rui; Seabra, Filipa I. B.. 2006. "Growing Up in a Philharmonic Band - a cultural perspective", Trabalho apresentado em 21st International Seminar on Research in Music Education, In ISME, Proceedings of the 21st International Seminar on Research in Music Education, Bali. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Seabra, Filipa; Pedras, Sandra; Silva, Paula; Carlos, Ana P. 2017. "Observatórios de Educação em Portugal: Definições e Contributos para o Desenvolvimento da qualidade", Revista de Estudos Curriculares 8(1), 1: 69 - 86.
|
|
|
|
2. |
Seabra, Filipa; Pacheco, José A. 2015. "Avaliação Externa de Escolas: Perspetivas dos diretores da Região Norte de Portugal", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 10: 1006 - 1010.
|
|
|
|
3. |
Guimarães, Edilene R; Seabra, Filipa; Morgado, José C. 2013. "Políticas de Educação Profissional em Portugal e no Brasil", Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 29, 3: 557 - 574.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Machado, Maria G; Seabra, Filipa B.. 2011. "Importância da Formação do Diretor no Ensino Particular: Conceções dos docentes e dos diretores", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE, In Actas do XI Congresso da SPCE, Guarda. |
|
|
|
2. |
Seabra, Filipa B.; Pacheco, José A. 2010. "Estudos Curriculares em Portugal: Emergência, Investigação e Europeização", Trabalho apresentado em III Conferência Internacional de Estudos Curriculares, In Sem efeito, Braga. |
|
|
|
3. |
Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2010. "Campo do Currículo em Portugal: emergência, investigação e europeização", Trabalho apresentado em 22.º Colóquio Internacional ADMEE-Europe, subordinado ao tema «Avaliação e Currículo: Papel das Políticas, Efeitos dos Dispositivos
e dos Programas, Relações com as Aprendizagens, In Ainda não publicado, Braga. |
|
|
|
4. |
Moreira, António F. B; Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2009. "Challenges facing the internationalization of the fields of education and curriculum studies. A contribution from the analysis
of the Portuguese and Brazilian contexts", Trabalho apresentado em Conferência da IAACS , In Sem efeito, Cape Town. |
|
|
|
5. |
Pacheco, José A; Seabra, Filipa B.. 2009. "Globalização e Educação: Contributos para a compreensão da relação entre a escola e o mercado de trabalho", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa, subordinado ao tema «A escola e o mundo de trabalho», In Sem efeito, Lisboa. |
|
|
|
6. |
Seabra, Filipa I. B.. 2008. "A Educação Básica portuguesa em tempos de globalização – o discurso das competências e a europeização do currículo.", Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, In IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Florianópolis. |
|
|
|
7. |
Pacheco, José A; Seabra, Filipa I. B.. 2008. "A mediação em contexto pedagógico – Contributos de uma leitura psicanalítica em educação", Trabalho apresentado em XVI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF “Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação Educacional, In XVI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF “Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação Educacional, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Seabra, Filipa I. B.. 2007. "Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas
curriculares de avaliação", Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal. |
|
|
|
9. |
Mota, Graça; Seabra, Filipa I. B.. 2007. "Growing-Up in a Philharmonic Band – A study on the construction of musical identity", Trabalho apresentado em RIME (Research in Music Education) Conference, In RIME (Research in Music Education) Conference, Exeter. |
|
|
|
10. |
Seabra, Filipa I. B.; Bessa, Rui M. 2006. "A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas – Uma perspectiva
cultural: Visão geral do projecto", Trabalho apresentado em Escola de Outono 2006, In Escola de Outono 2006, Porto. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Machado, Maria G; Seabra, Filipa. 2011. "Importância da Formação do Diretor no Ensino Particular: Conceções dos docentes e dos diretores". Guarda: Insituto Politécnico da Guarda.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Seabra, Filipa B.. Desenvolvimento Curricular por Competências no Ensino Básico Português,IV Conferência Internacional de Estudos Curriculares,Braga,2011 (Congresso). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Seabra, Filipa B.. Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências, uma perspetiva prática,2010 (Seminário / Organização). |
2. |
Seabra, Filipa B.. Promover Competências de Auto-Regulação no Ensino Superior,2010 (Seminário / Organização). |
3. |
Seabra, Filipa B.. 22nd International Seminar on Research in Music Education,2008 (Conferência). |
4. |
Seabra, Filipa B.. Escola de Outono 2006,2006 (Conferência / Organização). |
5. |
Seabra, Filipa B.. Performance Matters! – Psychological, Philosophical and Educational Issues in Musical Performance,2005 (Conferência). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Mota, Graça; Seabra, Filipa I. B.; Ferreira, Rui; Bessa, Rui M. A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas – Uma perspectiva
cultural,2008. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Maria da Graça Marques Dias Machado, Lideranças Curriculares Intermédias no Contexto da Avaliação Externa de Escolas em Portugal, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Co-orientador).
|
1. |
Benvindo de Jesus Rocha, Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica de Gestores, Professores
e Empregadores, 2021. Tese (Doutoramento em Educação, na Especialidade de Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Orientador). |
2. |
Catarina Isabel Neiva Marques, Equidade e inclusão: perspetivas e práticas sobre liderança num contexto de interioridade, 2021. Tese (Doutoramento em Educação, na Especialidade de Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Orientador). |
3. |
Helena Natália Pereira Inês, A formação inicial e contínua de professores do 2.º ciclo do ensino básico e a gestão curricular pelos professores do ensino
regular do atendimento a alunos com Necessidades Educativas Especiais, 2020. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
4. |
Suzy de Abreu Costa, Gestão da Diversidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência: Valorização das tecnologias de informação e comunicação como
recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara, 2020. Tese (Doutoramento em Educação, Especialidade em Educação e Interculturalidade) - Universidade Aberta (Orientador). |
5. |
Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira, O papel das lideranças educativas na construção de uma escola pública (mais) equitativa: perceções e práticas, 2020. Tese (Doutoramento em Educação, na Especialidade de Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Orientador). |
6. |
Maria Isabel Guerreiro Catarino, Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um estudo de caso, 2020. (Orientador). |
7. |
Ana Maria Fernandes Silva Tavares, A Avaliação Externa de Escolas e o seu Impacto nas Práticas de Liderança num Agrupamento de Escolas: Estudo de Caso. , 2015. (Co-orientador). |
8. |
Luís Filipe Firmino Ricardo, Avaliação de Desempenho Docentes: perfil de líderes intermédios (Título provisório), 2011. Tese (Doutoramento em Educação, na Especialidade de Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ermelinda Maria do Sacrário Notiço, História do Currículo: contornos do currículo de enfermagem geral desde o período pós guerra à actualidade (1992 - 2013) em
Moçambique, 2017. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
2. |
Olga Maria de Oliveira Nunes Martins, A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP - O papel das lideranças.
, 2017. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Aberta (Orientador).
|
3. |
Carla Cristina Pinto Candeias, Projeto Fénix: O ano zero numa escola no Seixal, 2017. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Aberta (Orientador).
|
4. |
Susana Janice Fernandes Alves Abrantes, A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas da Região Autónoma da Madeira: Um contributo para a educação pela arte, 2015. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação) - Universidade Aberta (Orientador).
|
5. |
Maria da Conceição Neves, O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva: Um estudo de caso. , 2015. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
|
6. |
Sandra Maria Dias das Pedras, Conceções e Práticas de Trabalho Colaborativo: Estudo de Caso com professores do 2.º ciclo e de apoio educativo de uma escola
da Região Autónoma dos Açores, 2015. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
|
7. |
Ana Paula Carlos, Diretores de Curso: perspetivas e caracterização de um perfil – práticas de liderança curricular e pedagógica, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
|
8. |
Maria de Lurdes Brito Cunha, Relação entre participação dos docentes, clima de escola e motivação docente: perspetivas de relatórios de avaliação externa
e de professores, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador). |
9. |
Helena Natália Pereira Inês, O PIT no 3.º Ciclo – que repercussões?. , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
|
10. |
Figueiredo, Alice Querido , Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo.
, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
|
11. |
Paiva, Vera Lúcia Ribeiro, Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação., 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
|
12. |
Andreia Sofia Ramos Araújo, A (Des)Motivação na Atividade Docente: Perspetivas de docentes do Ensino Secundário, das áreas disciplinares de Matemática
e Educação Física, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
|
13. |
Marcão, Margarida, O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo., 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Co-orientador).
|
14. |
Maio, Helena Manuel da Silva Marinho, A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo
de Caso. , 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Co-orientador).
|
15. |
Sousa, Maria Zoraida Areal Maia, Satisfação e Motivação: Um estudo exploratório em professores do 1º ciclo, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador). |
16. |
Pires, Maria José Morais Capela, O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador). |
17. |
Almeida, Sérgio Manuel Moreira de, O Perfil do Director - Competências valorizadas pelos professores e Directores de escolas do Ensino Básico relativamente ao
papel do Director, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
|
18. |
Rosa, Ana Cristina Pereira da, Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário. , 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador). |
19. |
Machado, Maria da Graça Marques Dias, As competências do director nas escolas particulares: concepções dos docentes e directores, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
|
20. |
Monteiro, Andreia Cláudia Azevedo da Silva, A relação família-escola num contexto de supervisão., 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
|
21. |
Brandão, Joana Raquel Pinho Gonçalves , A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório., 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Co-orientador). |
1. |
Paulo Jorge Natal dos Santos Viana, Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino
básico e educadores de infância, 2019. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
2. |
Rogério Simões da Silva, Os Adultos no Currículo. Cursos EFA: alternativas curriculares no distrito de Lisboa, 2018. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
3. |
João do Nascimento Júnior, Administração e Gestão Educacional Prisional – Pilar para reabilitação e reinserção na sociedade: Estudo de caso, 2018. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Aberta (Orientador). |
4. |
Natércia Carrachás, Conceções sobre currículo na Educação Pré-Escolar, 2018. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
5. |
Nuno Miguel Pessoa Caldeira, A Formação (Musical) no Movimento Associativo A Associação Musical da Pocariça, 2013. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação) - Universidade Aberta (Orientador). |
6. |
Sónia Maria Sá de Gouveia, . A Dança no Contexto Educativo, um Espaço de Inclusão – Contributos da Modalidade Artística de Dança na Região Autónoma da
Madeira para o Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Educativas Especiais. , 2013. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação) - Universidade Aberta (Orientador). |
7. |
Carolina de Jesus Lima Ferreira Lopes Machado, Competências do diretor escolar: Perspetivas dos coordenadores de projetos, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Celestina Maria Gomes e Silva. Mapeando práticas pedagógicas em contextos de diversidade, 2017. Tese (Doutoramento em Educação, Especialidade em Educação e Interculturalidade) - Universidade Aberta. |
2. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Yara Rodrigues de la Iglesia. Estilos Educativos Parentais, Valores e Autoconceito de Adolescentes: Um estudo transcultural, 2017. Tese (Doutoramento em Educação, na área da Psicologia da Educação) - Universidade de Lisboa. |
3. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Eulália Soares Vieira. Comunidade de Prática e Trabalho Docente: desafios e possibilidades, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
4. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Sandra Marisa Nascimento Chimuco. A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades (Institutos Médios Normais
de Educação em Benguela), 2015. Tese (Doutoramento em Educação na área do desenvolvimento curricular) - Universidade do Minho. |
5. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Nayde Solange Garcia Fonseca. O ensino de teatro de animação: contribuições para a construção de novos saberes e fazeres acerca da cultura de ensinar e
aprender teatro, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
1. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Angélica Nachiungue Marta Vidal. Avaliação do Desempenho Docente em Escolas de Formação de Professores, 2017. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
2. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Eurico Piyali Pinto. O Envolvimento das Famílias no Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso na Escola Missionária de Santo Estêvão, Benguela, 2017. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
3. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Rodrigues Wapanga. Indisciplina e violência em contexto educativo, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
4. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de José Candeeiro Sanuali . A participação da família na gestão escolar e no processo de ensino. Estudo de caso numa escola secundária de Benguela, 2016. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
5. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Maria Fernanda da Conceição Malveiro. Fatores Escolares do Envolvimento dos Alunos na Escola. Um estudo com alunos adolescentes, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, área de especialidade em Formação Pessoal e Social) - Universidade de Lisboa. |
6. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Manuela João Santana Rosado. A brincadeira como promotora de desenvolvimento: Um estudo exploratório, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, área de especialidade em Formação Pessoal e Social) - Universidade de Lisboa. |
7. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Ana Daniela da Costa Fonseca. Efeitos da regulação emocional na satisfação profissional dos professores, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Social) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
8. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Alesandra Ramos Tomar. Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária em Cabo Verde, Perceções dos agentes educativos, 2014. Dissertação (Mestrado em Formação e Comunicação Multimédia Comunicação Multimédia) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga. |
9. |
Seabra, Filipa. Participação no júri de Luísa Manuela Ferreira Leal. A Perceção do Envolvimento Parental Escolar nas Perspetivas dos Pais e dos Filhos, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Social) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
10. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Daniela Sousa Barbosa. Formação e Competências do Educador Social num Trabalho em Equipa na Área da Saúde., 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Social) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
11. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Ana Maria Romão Pereira. Motivação versus Abandono Escolar., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
12. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Sandra Sofia Mesquita dos Santos. Trabalho colaborativo no âmbito do núcleo de estágio., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
13. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Marlene Jesus Castro Ricardo. Aprendizagem como Processo de Mudança de Comportamentos., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
14. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Daniela Cristina da Silva Moreira. Fazer aprender em História e em Geografia respeitando os níveis cognitivos dos alunos. , 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
15. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Cristiana Marina Bento de Oliveira. Avaliação Formativa na Aula de História e Geografia., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
16. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Rui Miguel Pereira da Silva. Aprendizagem Profissional Docente e Investigação sobre a importância dos Qr Codes, através do m-Learning, em Contexto da Biblioteca
Escolar, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
17. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Joana Emília Moutinho da Silva. Prática Docente Supervisionada e Investigação Integrada Sobre o Papel das TIC na aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas
Especiais. , 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
18. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Carla Primavera Gonçalves Alves. A imagem aplicada ao ensino da História e da Geografia., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do E B e Secundário) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
19. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Agostinho Seixas de Azevedo. A Indisciplina no ensino regular: Uma discussão integrada com as práticas de ensino supervisionadas., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
20. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Pedro José Gonçalves da Silva Cunha. Recursos Educativos e Digitais: Investigação integrada nas práticas de ensino supervisionadas, na escola, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
21. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Filipe José Marques Cardoso Simões. Percursos de Construção e Desenvolvimento Profissional Docente., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
22. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Luíz Felipe Correia de Barros. Práticas Pedagógicas e Investigação Supervisionados em TIC (Relatório). , 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
23. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria Lourdes Cardoso. Reforma Curricular em Timor-Leste. Estudo exploratório sobre a disciplina de Ciências Físico-Naturais no Ensino Básico. , 2012. Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
24. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria Jorge Figueiredo. Horas Europeias: agentes, conteúdos e processos, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta. |
25. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Sandra Patrícia Moreira dos Santos. Rankings das Escolas e Qualidade das Aprendizagens. Que relação? Um estudo exploratório no Ensino Privado., 2012. Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
26. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Thiago Ferreira Gonçalves. Práticas de Desenvolvimento Profissional em Contexto Real (Relatório), 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
27. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Rui Jorge Magalhães Rodrigues da Silva. Desenvolvimento de Competências Profissionais Docentes em Contexto Escolar (Relatório). , 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
28. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Andreia Cláudia Azevedo da Silva Monteiro. A relação família-escola num contexto de supervisão., 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
29. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Vera Lúcia Ribeiro Paiva. Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
30. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Margarida Isabel Lopes Marcão. O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
31. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Helena Manuel da SIlva Marinho Maio. A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo
de Caso, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
32. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Ana Cristina Pereira da Rosa. Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
33. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria José Morais Capela Pires. O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
34. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Rui Manuel Ferreira da Silva. Globalização e currículo: atores e processos. Um estudo exploratório na Guiné-Bissau., 2011. Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
35. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Adelino Mário Graça Matos. O abandono escolar no 3.º ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz – medidas implementadas
na sua prevenção nos últimos cinco anos., 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Educação) - Universidade Aberta. |
36. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Maria da Graça Marques Dias Machado. As competências do diretor nas escolas particulares: conceções dos docentes e diretores, 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
37. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Alice Abdala Omar. Análise do ensino de georafia, na 10.ª classe, em Moçambique, no âmbito do currículo e educação geográfica: uma abordagem
centrada nas práticas de professores de Geografia em quatro escolas secundárias na cidade de Nampula, 2010. Dissertação (Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
38. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Joana Raquel Pinho Gonçalves Brandão. A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório, 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
39. |
Seabra, Filipa Barreto de. Participação no júri de Alice Querido Figueiredo. Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo, 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
60 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
18 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
16 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
31 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
21 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
7 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
7 |
Dados complementares (Additional data) |
81 |
Orientações Orientations |
37 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
44 |
Visualizações do curriculum [
3248
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
18:43:14
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|