Maria de Fátima Mendes Marques
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
03/01/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria de Fátima Mendes Marques |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Marques, Maria de Fátima Mendes |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Artur Ravara Avª D. João II, Lote 4.69.01 Lisboa 1990-096 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218912200Extensão: 232 Correio electrónico: fmarques@esel.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1996-2015 |
Doutoramento Phd |
Educação
(1 anos » years)
.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
1998-2002 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ciencias da Educação, especialização Educação, Desenvolvimento .
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
1990-1991 |
Licenciatura Licentiate degree |
Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação
(1,5 anos » years)
.
Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1990-1991 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação.
Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Pólo Artur Ravara |
Abr/1998-Actual |
Professor Adjunto |
Jul/1989-Mar/1998 |
Enfermeiro Chefe |
Ago/1983-Jul/1989 |
Enfermeiro |
Hospital de Sant António dos Capuchos |
Fev/1982-Ago/1983 |
Enfermeiro |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 |
3º prémio na categoria Comunicação Livre - Pensar a Temporalidade da Enfermagem de Reabilitação -Novas perspectivas para um
caminho percorrido ,
Escola Superior de Enfermagem do Porto .
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2009 - Dez/2010 |
ESA -European Sociological Association, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Marques, Maria F. M; Macedo, Emília M. C; Garcia, Elisa M. B; Pedroso, Maria H. M; Varandas, Maria L; Silva, António V. A. 2007. Pioneira no passado, actuante no presente, inovadora no futuro. 121 anos de história. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8930-41-7. Loures: Lusociência. Uma instituição, como a Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara, com mais de um século a formar profissionais, encerra
uma história, uma cultura, memória(s), conhecimento e um legado, indeléveis no tempo e espaço.
A obra que apresentamos basea-se na sucessão natural dos factos, nos antecedentes, na criação, nos protagonistas, na construção
e consolidação de uma instituição de referência, a qual não se dissocia das suas reformas curriculares, dos seus projectos
pedagógicos, das actividades da sua comunidade educativa, em suma, do seu património. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Marques, Maria F. M. 2016. Terapêutica de posição: como decidir. In Terapêutica de posição, contributo para um cuidado de saúde seguro , ed. M. José Lourenço, Óscar Ferreira & Cristina L. Baixinho , 55 - 66. . Loures: Lusodidacta. |
|
|
|
2. |
Teodoro, António; Galego, Carla; Marques, Maria F. M. 2010. Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de educação superior em Portugal (1970-2008). In A educação superior no Espaço Iberoamericano. Do elitismo à transnaciolização, 93 - 116. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Análise de quase quatro décadas de politicas de educação superior num pais que, nesse período, passou de uma ditadura afogada
numa guerra colonial sem sentido para uma plena integração na União Europeia. |
|
|
|
3. |
Marques, Maria F. M. 2009. Políticas de educação superior em Portugal. In Educando o cidadão global. Globalização, educação e novos modos de governação , 1269 - 1289. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores. Desde os anos 80 que o desenvolvimento de um país deixou de ser um projecto apto de ser conduzido numa perspectiva Estado-nação
para se converter um projecto de desenvolvimento global. Uma das medidas mais visíveis relaciona-se com a constituição de
entidades económico-políticas regionais, de que a União Europeia é o exemplo mais desenvolvido.
As interacções transnacionais sofreram uma intensificação imensa desde a generalização dos sistemas de produção e das transferências
financeiras à divulgação, a nível mundial, de informação e imagem pelos meios de comunicação social ou pela livre circulação
de pessoas e bens. A extensão dessas interacções transnacionais originou que muitos autores designassem este fenómeno como
uma ruptura nas relações transfronteiriças e fosse denominada por globalização.
A influência da globalização no campo da educação está relacionada com o designado processo de integração europeia, e o seu
papel na elaboração das políticas educativas nacionais e comunitárias, através da introdução de novas formas de regulação. |
|
|
|
4. |
Marques, Maria F. M; Aníbal, Graça; Graça, Vasco; Teodoro, António. 2008. A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto da globalização. In Tempos e andamentos nas políticas de educação, ed. António Teodoro, 123 - 160. ISBN: 978-85-98843-73-5. Brasília: Liber Livro Editora. Nas últimas décadas ocorreram mudanças ao nível da educação, como em outras políticas sociais, que se traduziram numa redefinição
dos serviços educativos e do papel neles assumido pelo Estado. A emergência de novas configurações de participação da Educação
na regulação social, assim como os reajustamentos no papel do Estado, nomeadamente na sua interacção com a esfera da economia,
conduziram a alterações nas prioridades relativas à Educação. Também a constituição de entidades económicas e políticas regionais
e supranacionais interferiram no modo como a Educação tem sido considerada e definida, tanto a nivel internacional como a
nível dos Estados nacionais. |
|
|
|
5. |
Marques, Maria F. M; Baixinho, Cristina; Alves, Adelia. 2008. Educação para a saúde no ensino superior - um exemplo de boas práticas. In Educação para a saúde no seculo XXI: teorias, modelos e práticas , 481 - 485. . Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade Évora. Durante o Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa um dos trabalhos
desenvolvidos, na área da pedagogia, possibilitou aos formandos a construção de um projecto de formação em serviço em Mecânica
Corporal. Este tinha como finalidade desenvolver competências nos profissionais de saúde para a promoção e adopção de posturas
corporais correctas, durante a prestação de cuidados às pessoas internadas em serviços hospitalares. Um desses projectos,
aplicados na instituição de uma das formandas, foi inicialmente realizado num serviço de medicina, e encontra-se agora em
fase de implementação a toda a restante instituição. . |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Marques, Maria F. M. 2010. "A Universitarização do Ensino de Enfermagem. Um olhar português ", Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Politicas Educativas Iberoamericanas, In Actas del Seminário Internacional de Politicas Educativas Iberoamericanas, Barcelona. Em Portugal, a aquisição de uma formação superior permitiu elevar o ensino de enfermagem a outros níveis académicos, desde
o Mestrado até ao Doutoramento em Enfermagem. Concomitantemente, foi emergindo a expectativa social de uma nova profissionalidade
da actividade de enfermagem que correspondesse à diminuição da importância nesta do papel de técnico e exigia uma outra formação
profissional de enfermagem. Este fenómeno, designado de universitarização (Campos, 2002), implicou várias mudanças importando
caracterizar a resposta mais frequente que o ensino superior tem vindo a dar, com vista a assegurar a qualificação profissional
dos enfermeiros. |
|
|
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
7 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outras informações relevantes
Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE), 2007-2009, coordenada por António Teodoro, da Universidade
Lusófona de Humanides e Tecnologia, Lisboa e integrada no Programa Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo (CYTED - Accion
607AC0327), membro da equipa de pesquisa que integra investigadores de quatro países diferentes (Portugal, Brasil, Espanha
e EUA).
“Educando o cidadão global: globalização, reforma educacional e políticas de equidade e de inclusão em 12 países.<br> O caso
português", 2004-2008, coordenação de Carlos Alberto Torres, da University of California, Los Angeles (UCLA), membro da equipa,
financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
|
Visualizações do curriculum [
1988
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
15:57:07
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|