Curriculum Vitae

Susana S. Martins

Data da última atualização »Last update : 06/12/2017


Susana S. Martins is currently an FCT-Portugal Research Fellow both at the Institute for Art History, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and at the Institute for Cultural Studies, Universiteit Leuven, Belgium. Initially trained as an art historian in Lisbon, she was awarded a PhD in photography and cultural studies from the arts faculty of the Katholieke Universiteit Leuven, with the work "Portugal as Seen through Foreign Eyes: Photography and Visual Culture in the 1950s". Martins studies the history and theory of photography, with a particular focus on travel books, museums & exhibitions, and national identities. She is interested in the different roles photography has played in international and universal exhibitions since the 19th century and also studies contemporary art, film, and politics. Since 2008 she has also taught courses in the fields of photography, visual arts, communication semiotics, visual culture, impressionism and modernity.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4816945399333074


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Susana S. Martins
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Susana S. Martins
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de História da Arte
Avenida de Berna 26
1069--061 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: susanamsmartins@gmail.com
Homepage: https://sites.google.com/site/susanamsmartins/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011 Doutoramento
Phd
Fotografia (História da Arte e Estudos Culturais) (4 anos » years) .
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

2000-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Art History (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa
Jun/2012-Actual Investigador Auxiliar

Katholieke Universiteit Leuven
Jun/2012-Actual Investigador Auxiliar





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Nova de Lisboa
Jun/2012-Actual Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Linhas de investigação»Research fields:


Museum Studies


Fotografia (Teoria e História)


Arte Contemporânea


Estudos Culturais






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa
Jun/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Fotografia e Artes Visuais(Docente)
  • Impressionismo e Celebrações da Vida Moderna(Docente)
  • Impressionismo e Cultura Visual do Século XIX(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Museum Studies
2. Fotografia (Teoria e História)
3. Arte Contemporânea
4. Estudos Culturais




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-
Photography and Identity in International Exhibitions
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/79102/2011.

2016-2018
Printed Photography: Image and Propaganda in Portugal
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-HAT/4533/2014.

2011-2016
MDRN Literature and Its Multiple Identities (1900-1950)
Referência do projeto»Project reference: KULeuven Research Council.

2014-2015
UNPLACE Um Museu sem Lugar: Museografia Intangível e Exposições Virtuais-UNPLACE A Museum Without a Place: Intangible Museography and Virtual Exhibitions
Referência do projeto»Project reference: EXPL/CPC-EAT/1175/2013.

2011-2014
CILM – City and Insecurity in Literature and Media
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CLE-LLI/110694/2009.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Holandês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Holandês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Holandês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Holandês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 Bolsa de Mérito, Universidade Nova de Lisboa.
2006 Bolsa de Doutoramento no Estrangeiro, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2011 Bolsa de Pós-Doutormento, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2013 College Art Association International Grant, Getty Foundation.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Instituto de História da Arte, Membro.
Actual Institute for Cultural Studies - KULeuven, Membro.
Actual MDRN group, Membro.
Actual Lieven Gevaert Research Centre for Photography, Art and Visual Culture, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Martins, Susana S; Araújo, Susana; Castellano, Carlos G. eds. 2016. Cultures of (In)Security, Dedalus - Revista Portuguesa de Literatura Comparada ed. 19. Lisbon: Cosmos.
Indexed in ERIH-PLUS. ISSN: 0871-9519.
2. Martins, Susana S; Reverseau, Anne. eds. 2016. Paper Cities - Urban Portraits in Photographic Books ed. 1, ISBN: 978 94 6270 058 1. Leuven: Leuven University Press.
ISBN: 978 94 6270 058 1.

3. Martins, Susana S; Barranha, Helena; Ribeiro, António P. eds. 2015. Museus sem lugar: ensaios, manifestos e diálogos em rede ed. 1. Lisbon: Institute of Art History (FCSH/NOVA).
ISBN: 978-989-99192-4-2.

4. Martins, Susana S; Barranha, Helena. eds. 2015. Uncertain Spaces: Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums ed. 1. Lisbon: Institute of Art History (FCSH/NOVA).
ISBN: 978-989-99192-3-5.

5. Martins, Susana S; Araújo, Susana. eds. 2012. (In)Securities ed. 12. -: Reconstruction: Studies in Contemporary Culture.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Martins, Susana S; Reverseau, Anne. 2017. Portraits de villes et portraits de pays au-delà de la différence d’échelle.  In Portraits de pays illustrés. Un genre phototextuel, ed. Anne Reverseau, 131 - 151. ISBN: 978-2-406-05646-1. Paris: Classiques Garnier, Col. Lire et Voire.
2. Martins, Susana S; Reverseau, Anne. 2016. Introduction: Paper Cities, Notes on a Photo-Textual Genre.  In Paper Cities. Urban Portraits in Photographic Books, ed. Susana S. Martins and Anne Reverseau, 7 - 18. ISBN: 978 94 6270 058 1. Leuven: Leuven University Press.
3. Martins, Susana S. 2016. Quando a fotografia se perde, fotograficamente: a arte pós-fotográfica de Joachim Schmid.  In Fotogramas. Ensaios sobre Fotografia, ed. Margarida Medeiros, 141 - 156. . Lisboa: Documenta.
4. Martins, Susana S. 2014. In the shadow of the photographer / Na sombra do fotógrafo.  In Boguslaw Kott: Atmosphere Itinerary / Roteiro de Atmosferas , 14 - 15. ISBN: 978-989-96200-9-4. Lisboa: Fundação Millennium BCP.
ISBN: 978-989-96200-9-4.
5. Martins, Susana S; Ribeiro, António P. 2014. Fotografia Artística Contemporânea como Identidade Pós-Colonial.  In O Império da Visão. Fotografia no Contexto Colonial Português, ed. F.L. Vicente, 461 - 473. ISBN: 978-972-44-1811-7. Lisboa: Edições 70.
ISBN: 978-972-44-1811-7.
6. Martins, Susana S; Ribeiro, António P; Hayes, Patricia. 2013. Present Tense.  In Present Tense, 69 - 102. ISBN: 97898996019. Lisboa - Paris: Fundação Calouste Gulbenkian.
Livro-Catálogo lançado por ocasião da exposição comissariada por António Pinto Ribeiro, a decorrer no âmbito do Programa Cultural ‘Próximo Futuro’ da Fundação Calouste Gulbenkian.Textos críticos sobre 14 artistas contemporâneos: Délio Jasse, Dillon Marsh, Filipe Branquinho, Guy Tillim, Jo Ractliffe, Kiluanji Kia Henda, Mack Magagane, Malala Andrialavidrazana, Mauro Pinto, Paul Samuels, Pieter Hugo, Sabelo Mlangeni, Sammy Baloji, Tsvangirayi Mukwazhi.
7. Martins, Susana S. 2013. Identity building in photographic travel books.  In Between Categories, Beyond Borders: Arte, Ciudad e Identidad, 64 - 82. ISBN: 978-84-938812-9-0. Libargo: Editorial Online Libargo.
8. Martins, Susana S. 2009. Retourner là où l’on n’est jamais allé: le Portugal photographique des années 1950.  In ‘XZY. Eternal Tour 2009. Festival artistique et scientifique’, ed. Donatella Bernardi; Noémie Etienne, 24 - 32. ISBN: 978-2-940418-10. Neuchâtel: Éditions Gilles Attinger.
9. Martins, Susana S. 2006. Surrealismo em Portugal.  In Fernando Lemos e o Surrealismo (catálogo de exposição), 132 - 168. ISBN: 972-99030-2-6. Sintra: Sintra Museu de Arte Moderna.
10. Martins, Susana S. 2005. A Vida de Erich Kahn (1904-1980).  In Erich Kahn - Judeu Subrevivente, Expressionista Alemão, ed. catálogo da exposição (dir. Maria Nobre Franco), 73 - 90. ISBN: 972-99030-1-8. Sintra: Sintra Museum of Modern Art - Berardo Collection.
11. Martins, Susana S. 2005. Pintura Contemporânea na Colecção Berado.  In Pintura Contemporânea na Colecção Berado - exhibition catalogue, n.a. - n.a.. . Calheta, Madeira: Centro das Artes Casa das Mudas.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Martins, Susana S. 2017. "Fotografar sem disparar: a sobrevivência da apropriação artística na era do digital", Discursos Fotograficos 12, 20: 121 - 121.
Journal indexed in Scopus. ISSN: 18085652.

2. Martins, Susana S. 2016. "Cultures of (In)Security in Comparison: From Comparative Literature to Critical Approaches to Security Studies", Dedalus - Revista Portuguesa de Literatura Comparada, 19: 11 - 33.
Indexed in ERIH-PLUS. ISSN: 1475-5297.
3. Martins, Susana S. 2015. "Failure as Art and Art History as Failure", Third Text - Critical Perspectives on Contemporary Art and Culture, 2: 1 - 10.
Journal indexed in Scopus. ISSN: 1475-5297.

4. Martins, Susana S. 2014. "Photography as Anti-Museum? Conflicting museological concepts in the work of Joachim Schmid", Photographies  7, 2: 131 - 148.
Indexed in SCOPUS, ISSN: 1754-0763.

5. Martins, Susana S. 2013. "Dentro e Fora de Si: Da Fotografia como Objecto Cultural", Revista de História da Arte, volume temático 'Práticas da Teoria' editado por Joana Cunha Leal e Mariana Pinto dos Santos, 10 : 124 - 141.
ISSN: 1646 -1762.
6. Zohar, Ayelet; Schuppert, Mirjami; Burns, Aileen; Lundh, Johan; Bélidor, Eunice; Martins, Susana S; MacDonald, Kristie. 2013. "Film, Art, New Media: Museum without walls? (Angela Dalle Vacche)", Journal of Curatorial Studies  2, 2: 279 - 294.
ISSN: 20455836.

7. Martins, Susana S; Araújo, Susana. 2012. "Insecure Approaches to Notions of Security", Reconstruction: studies in contemporary culture, 12:3: na - n.a..
8. Martins, Susana S. 2010. "Petit Cinéma of the World or the Mysteries of Chris Marker", Image [&] Narrative 11, 1 (27): 92 - 110.
9. Martins, Susana S. 2008. "Between present and past: photographic Portugal of the 1950s", Image [&] Narrative 9, 3 (23): n.a. - n.a..

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Martins, Susana S. 2010. "Once upon a time there was a country... Photography, Travel and Knowledge", Trabalho apresentado em Memória e Sabedoria, In J.P. Serra, H.C. Buescu, A. Nunes e R.C. Fonseca (eds.), ‘Memória e Sabedoria’, Lisboa.
2. Martins, Susana S. 2008. "Between Present and Past: Photographic Portugal of the 1950s", Trabalho apresentado em Time and Photography, In Jan Baetens, Alexander Streitberger and Hilde Van Gelder (eds.), ‘Time and Photography, Leuven e Louvain-la-Neuve.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Martins, Susana S. 2017. "Fotografias, arte e museus: da colisão à expansão", PontodeAcesso 10, 3: 46 - 46.
ISSN: 1981-6766.

2. Martins, Susana S. 2014. "Chegar, Ver e Falhar. A História da Arte como Fracasso", Revista 4. 'O Estado da Arte' , 3: 8 - 12.
ISBN: 978-989-96200-9-4.
3. Martins, Susana S. 2014. "A fotografia e as diferentes mortes do museu", Revista 4, 'Legitimação da Arte' , 4: 30 - 45.
ISBN: 978-989-96200-9-4.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Martins, Susana S. 2009. "Natures of Portugal: authenticity and identity in photographic representations", Trabalho apresentado em Arte e Natureza 2009, In Arte e Natureza 2009 (ed. Jose Quaresma), Lisbon.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Martins, Susana S. 06 ago. 2012. "Os Mistérios de Chris Marker em Portugal" Jornal 'Público', 28 - 30.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Martins, Susana S; Reverseau, Anne. 2013. "Marseille de Germaine Krull e André Suarès". Belgica: Online exhibition 'Littératures Modes d’Emploi'.
2. Martins, Susana S. 2011. "Colecção - entrevista à artista Sílvia Prudêncio (por ocasião da exposição Colecção", in folha de sala pp.. Lisboa: Arquivo Fotográfico Municipal-Núcleo Fotográfico .



Organização de evento
Event organization
1. Martins, Susana S; Oliveira, Leonor. Encontro Anual Museum Studies 2017 'A Escala dos Museus. Narrativas, espaços, obras e expsoições ,2017 (Encontro / Organização).
2. Martins, Susana S; Reverseau, Anne. Paper Cities: Urban Representations in Photographic Books. Painel pré-organizado (specialist session M49). 12th International Conference on Urban History. Cities in Europe, Cities in the World,2014 (Outro).
painel pré-organizado através de Call for Sessions. Participação adicional como reviewer.
3. Martins, Susana S; Barranha, Helena; Ribeiro, António P; Bounia, Alexandra; Prada, Juan M; Tari, János; Connor, Michael. Uncertain Spaces, Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums,2014 (Conferência).
Participação adicional como reviewer e membro da Comissão Científica.

4. Martins, Susana S; Oliveira, Leonor; Baião, Joana. A History of Museums? Stories, documents and methodologies. Conferências de Dominique Poulot (Sorbonne - Paris) e de Gordon Fyfe (University of Keele),2013 (Seminário).
5. Martins, Susana S; Araújo, Susana; Duarte, João F; Fernandes, Ana R; Bettencourt, Sandra; Furão, Igor; Borges, Marana; Dinis, Eva. International Conference Images of Terror, Narratives of (In)Security,2013 (Conferência).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Renata Ribeiro dos Santos (Investigadora Visitante), Veinte años de arte contemporáneo latinoamericano en el ámbito ibérico (1992-2012) . Programa de Investigadora-visitante no Instituto de História da Arte. , 2014. Bolseiro(a) de Universidade de Granada (Co-orientador).
tese orientada por Rodrigo Gutiérrez Viñuales (Univ. Granada). Período de Investigação IHA em co-orientaçºao com Giulia Lamoni.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Anna Corrigan, Laughter as Feminist Intervention in Grete Stern’s Sueños [ERASMUS-Mundus] (orientado: Gustavo San Román, St. Andrews), 2016. (Co-orientador).
2. Catarina Rebelo Guerra , A Dimensão Imaterial da Arquitetura no Encontro Com o Museu Virtual (orientação: Helena Barranha), 2014. Dissertação (Arquitectura) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Mariana C. Almeida, Fotografia e Caricatura, 2014. Dissertação (Art History) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).


Iniciação científica
Scientific initiation
Concluídas
Completed
1. Raquel Pereira, Unplace - A Museum without a Place: Intangible Museography and Virtual Exhibitions, 2014. Iniciação científica (Arquitectura) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
tese orientada por Helena Barranha (IST-UL).
2. Rita Xavier Monteiro, Unplace - A Museum without a place. Intangible Museography and Virtual Exhibitions, 2014. Iniciação científica (Art History) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
co-orientação: Helena Barranha (IST-UL).


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão de Acompanhamento de Tese Joana Silva, 2016, Universidade Nova de Lisboa.
2. Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação, BI/Mestre pelo Arquivo Histórico Ultramarino, no âmbito do Projeto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), com referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014, 2016.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Objectos Fotográficos. Questões sobre a materialidade das imagens, 2017 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia; Nome da Instituição: Departamento de Conservação e Restauro.
2. Imagens Imperfeitas. Para uma revisitação histórica do erro, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências 'Fotografia & Erro'; Nome da Instituição: IHA - Cluster Photography and Film; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL.
3. Why does Photographic History Matter?, 2016 (Conferência).
Nome da Instituição: Photographic History Research Centre; Cidade do evento: Leicester / De Montfort University.
4. On the (im)materiality of images, 2016 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia; Nome da Instituição: Departamento de Conservação e Restauro; Cidade do evento: Caparica / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
5. Objectos Fotográficos: Tópicos sobre a Materialidade das Imagens, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia; Nome da Instituição: Departamento de Conservação e Restauro; Cidade do evento: Caparica / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
6. O estranho caso da Fotografia em História da Arte, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito da unidade curricular Metodologias da História da Arte; Nome da Instituição: Doutoramento em História da Arte Contemporânea; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
7. Objectos Fotográficos: um olhar sobre a materialidade das imagens, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia; Nome da Instituição: Departamento de Conservação e Restauro; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
8. Fotografia e Materialidade, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia; Nome da Instituição: Departamento de Conservação e Restauro; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
9. Chris Marker: travel books and documentary photography, 2012 (Seminário).
Nome do evento: 'Photography' - Seminário de Mestrado em História da Arte e Estudos Culturais; Cidade do evento: Leuven / Katholieke Universiteit Leuven.
10. Fotografia, Arte, Narrativas: Práticas e Relações, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito da unidade curricular Diagnóstico e Conservação da Fotografia; Nome da Instituição: Departamento de Conservação e Restauro; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
11. Da Fotografia como objecto cultural, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário doutoral no âmbito do Programa de Doutoramento em História da Arte - Museologia e Património Artístico; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
12. Photographic Travel Books, 2009 (Seminário).
Nome do evento: Curso de Mestrado em História da Arte e Estudos Culturais; Nome da Instituição: Katholieke Universiteit Leuven; Cidade do evento: Leuven.
13. Photography and Narratology, 2008 (Seminário).
Nome do evento: Curso de Mestrado em História da Arte e Estudos Culturais; Nome da Instituição: Katholieke Universiteit Leuven; Cidade do evento: Leuven.
14. Portugal as seen through foreign eyes: photographic images of the 1950s and 1960s, 2008 (Seminário).
Nome da Instituição: IvOK - Instituut voor Onderzoek in de Kunsten (Instituto para a Investigação nas Artes); Cidade do evento: Leuven.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Post-Screen 2016: Intermittence + Interference, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Post-Screen 2016 International Conference; Nome da Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
participação adicional como Reviewer.
2. Uncertain Spaces, Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums, 2014 (Conferência).
Nome do evento: International Conference 'Uncertain Spaces, Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums'; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte (IHA/UNL), Instituto Superior Técnico (ICIST), Programa Gulbenkian Próximo Futuro, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
Participação adicional como Reviewer.
3. The Gesamtkunstwerk. A Concept for all Times and Places / A Obra de Arte Total. Um conceito para todos os Tempos e Lugares, 2014 (Conferência).
Nome do evento: The Gesamtkunstwerk. A Concept for all Times and Places / A Obra de Arte Total. Um conceito para todos os Tempos e Lugares; Nome da Instituição: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Participação adicional como Reviewer.
4. Global Trends in Contemporary Islamic Art, 2014 (Workshop).
Nome do evento: International Workshop 'Global Trends in Contemporary Islamic Art'; Nome da Instituição: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL), Instituto de História da Arte (IHA/UNL), Instituto de Estudos Orientais (FCH/UCP); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
5. Images of Terror, Narratives of (In)Security, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Images of Terror, Narratives of (In)Security; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Post-Screen 2016: Intermittence + Interference, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Post-Screen 2016 International Conference; Nome da Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Paper cities: Urban Representations in Photographic Books. Painel pré-organizado: specialist session M49, 2014 (Conferência).
Nome do evento: 12th International Conference on Urban History. Cities in Europe, Cities in the World; Nome da Instituição: European Association of Urban History; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
3. Images of Terror, Narratives of (In)Security, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Images of Terror, Narratives of (In)Security; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Sessão do Keynote Speaker Prof. Liam Kenedy.
4. Intermedial folds: literature, photography, film, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Rethinking Intermediality in the Digital Age; Nome da Instituição: Sapientia Hungrian University of Transylvania; Cidade do evento: Cluj-Napoca.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Portugal do outro lado do espelho. Vozes, silêncios e imagens de um livro proibido, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional 'Projectos Editoriais. Republica e Estado Novo'; Nome da Instituição: CIEBA e IHA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
comunicação aceite por submissão de abstract.
2. The Printed Country: Photo-textualities of a National Portrait, 2017 (Conferência).
Nome do evento: IAWIS 2017: Triennial Conference of the International Association of Word and Image Studies; Nome da Instituição: Université de Lausanne; Cidade do evento: Lausanne.
comunicação aceite por submissão de abstract.
3. Past Matters and/as the Future of Photographic History, 2017 (Conferência).
Nome do evento: 43rd Annual Conference of the AAH - Association of Art Historians; Nome da Instituição: Loughborough University; Cidade do evento: Loughborough.
comunicação aceite por submissão de abstract.
4. The Invisible Art of an Exposed Country, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Photography & History – Portugal 19th and 20th centuries; Nome da Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / ICS.
comunicação aceite por submissão de abstract.
5. Processos de Musealização. Um seminário de Investigação Internacional, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Processos de Musealização. Um seminário de Investigação Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Participação como reviewer (comunicações e papers desenvolvidos).
6. Post-Screen 2014. Device, Medium and Concept, 2014 (Conferência).
Nome do evento: International Conference. Post-Screen Festival 2014: Device, Medium and Concept; Nome da Instituição: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Membro do International Board e Reviewer.
7. Multiple Exposures: Photography and Universal Exhibitions, 2014 (Conferência).
Nome do evento: International Conference ‘Exchanging Photographs, Making Knowledge (1890-1970); Nome da Instituição: Photographic History Research Centre; Cidade do evento: Leicester / De Montfort University.
comunicação aceite por submissão de abstract.
8. 'Botânica', de Vasco Araújo, 2014 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Mesa-redonda com Miguel Vale de Almeida, Isabel Carlos, Susana S. Martins e o artista Vasco Araújo. Moderação de Emília Tavares; Nome da Instituição: MNAC- Museu do Chiado; Cidade do evento: Lisboa.
9. Power Tensions: Contemporary Art Photography between Post-Colonialism and Globalization, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Helsinki PhotoMedia 2014; Nome da Instituição: Helsinki Photographic Research Centre; Cidade do evento: Helsínquia / School of Arts, Design and Architecture, Aalto University.
comunicação aceite por submissão de abstract.
10. International Issues in Art History, 2014 (Conferência).
Nome do evento: College Art Association (CAA) 102nd International Conference; Nome da Instituição: CAA International Committee; Cidade do evento: Chicago.
comunicação aceite no âmbito da Getty International Travel Grant.
11. Fotografia Contemporânea e Identidades Pós-Coloniais, 2013 (Conferência).
Nome do evento: o Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português; Nome da Instituição: Instituto de Ciências Sociais; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências Sociais.
comunicação aceite por submissão de abstract.
12. Reading photographs in Cinematic Books: Chris Marker and the Intermedial Art of Travel, 2013 (Conferência).
Nome do evento: International Conference ‘Rethinking Intermediality in the Digital Age’; Cidade do evento: Cluj-Napoca / University Sapientia.
comunicação aceite por submissão de abstract.
13. Time and (In)security: Contemporary Anxieties and the Media. Painel Temático, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional NECS 2012 – ‘Time Networks: Screen Media and Memory’; Nome da Instituição: NECS; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
14. Apresentação da proposta de Portugal em representação da Fundação Calouste Gulbenkian, 2012 (Encontro).
Nome do evento: Projecto Europeu ‘Sharing History’ – Museum with no Frontiers; Cidade do evento: Madrid / Euroforum Escorial.
15. Photography as anti-museum: conflicting museological concepts in the work of Joachim Schmid, 2012 (Conferência).
Nome do evento: 2nd International Conference on Photography and Theory 2012 ‘Photography and Museums. Displayed and Displaying’; Cidade do evento: Ayia Napa / Thalassa Museum.
comunicação aceite através de submissão de abstract.
16. Chris Marker and the photo-filmic dimension of travel books: the case of ‘Petite Planète’, 2012 (Conferência).
Nome do evento: International Conference: ‘Photography and Cinema’; Nome da Instituição: CECL e IHA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
apresentação aceite por submissão de abstract.
17. Michael Haneke and the Temporal Construction of Everyday Terror, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional NECS 2012 – ‘Time Networks: Screen Media and Memory’; Nome da Instituição: NECS; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
comunicação aceite através de submissão de abstract.
18. The Photographic Loss of Photography: an artistic collection of the world, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional ‘Beyond Representation: Photography, Humans and Computers’; Nome da Instituição: London South Bank University; Cidade do evento: Londres.
comunicação aceite através de submissão de abstract.
19. 'Lost in Wonderland': quando a fotografia se perde, fotograficamente, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio ‘A Fotografia na era da Pós-Fotografia: História, Cultura e Ontologia’; Nome da Instituição: CECL e IHA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
20. Projecto (In)Seguranças / CILM – City and Insecurity in Literature and Media, 2010 (Encontro).
Nome do evento: Jornada de trabalhos com apresentação e mesa-redonda em torno do projecto CILM; Nome da Instituição: Centro de Estudos Comparatistas; Cidade do evento: Lisboa.
21. Era uma vez um país... Fotografia, Viagem e Conhecimento, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Congresso Internacional ‘Memória & Sabedoria’; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
22. Naturezas de Portugal: autenticidade e identidade nas representações fotográficas, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Arte e Natureza 2009; Nome da Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
23. Returning to where we have never been: the case of photographic Portugal in the 1950s, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Boomerang Effect: Workshop on the theme of the return; Nome da Instituição: Eternal Tour Festival; Cidade do evento: Roma / Instituto Svizzero di Roma.
comunicação aceite através de submissão de abstract.
24. Different ways of telling a story: photographic Portugal of the 1950s, 2008 (Conferência).
Nome do evento: International Conference ‘Visual Aspects of Narrativity, Narrative Aspects of Visuality’; Nome da Instituição: School of World Art Studies and Museology; Cidade do evento: Norwich / University of East Anglia.
comunicação aceite através de submissão de abstract.
25. Present and Past: photographic Portugal of the 1950s, 2008 (Conferência).
Nome do evento: http://www.lievengevaertcentre.be/pdfs/timeandphotography.pdf; Nome da Instituição: KUL e UCL; Cidade do evento: Leuven e Louvain-La-Neuve / Bélgica.
comunicação aceite através de submissão de abstract.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Susana S. Martins. CITAR-Journal, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Susana S. Martins. Depth of Field / ScherpteDiepte, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Susana S. Martins. photographies, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Susana S. Martins. Comunicação Pública, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Susana S. Martins. Mémoires du Livre / Studies in Book Culture, Função ou tipo de participação: Reviewer.
6. Susana S. Martins. NeoHelicon. Acta comparationis litterarum universarum (indexed: SCOPUS, ISI), desde 2014/09/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
7. Susana S. Martins. Midas. Museus e Estudos Interdisciplinares’, desde 2014/07/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
8. Susana S. Martins. estrema - Revista Interdisciplinar de Humanidades, desde 2013/10/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
9. Susana S. Martins. Reconstruction: Studies in Contemporary Culture, desde 2013/05/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
34

Livros e capítulos
Books and book chapters
16
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
11
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
5

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
5

Total
Dados complementares
(Additional data)
65

Orientações
Orientations
6
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
48
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
9


Outras informações relevantes
Susana S.
Martins is currently an FCT-Portugal Research Fellow both at the Institute for Art History, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and at the Institute for Cultural Studies, Universiteit Leuven, Belgium.
Initially trained as an art historian in Lisbon, she was awarded a PhD in photography and cultural studies from the arts faculty of the Katholieke Universiteit Leuven, with the work "Portugal as Seen through Foreign Eyes: Photography and Visual Culture in the 1950s".
Martins studies the history and theory of photography, with a particular focus on travel books, museums & exhibitions, and national identities.
She is interested in the different roles photography has played in international and universal exhibitions since the 19th century and also studies contemporary art, film, and politics.
Since 2008 she has also taught courses in the fields of photography, visual arts, communication semiotics, visual culture, impressionism and modernity.


Visualizações do curriculum [ 1764 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 23:31:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis