Helena Silva Barranha Gomes
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
30/03/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Helena Silva Barranha Gomes |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Barranha, Helena |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Artes. Humanidades-Outras Humanidades. Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos Av. Rovisco Pais 1 Lisboa 1049-001 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218418348 Correio electrónico: helenabarranha@tecnico.ulisboa.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2008 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Arquitectura.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1998-2001 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Gestão Cultural
(2 anos » years)
.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
1990-1995 |
Licenciatura Licentiate degree |
Arquitectura
(5 anos » years)
.
Universidade Técnica de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa |
Dez/2016-Actual |
Investigador Auxiliar |
Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa |
Abr/2016-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2008-Abr/2016 |
Professor Auxiliar |
Set/2003-Set/2008 |
Assistente |
Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (IST-UL) |
Jan/2004-Nov/2016 |
Investigador Auxiliar |
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado |
Dez/2009-Jul/2012 |
Outra Situação |
Direcção-Geral do Património, Ministério das Finanças |
Set/1997-Set/1999 |
Estagiário |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado |
Dez/2009-Jul/2012 |
|
-
Director de Unidade |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
The Exhibition: Theory and Practices - Research Group in Museum Studies (MuST) |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2014-2015 UNPLACE - Um museu sem lugar: museografia intangível e exposições virtuais-UNPLACE - A museum without a place: intangible museography and virtual exhibitions |
Referência do projeto»Project reference: EXPL/CPC-EAT/1175/2013.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2015- Actual |
Acesso Cultura, Membro.
|
2015- Actual |
AVICOM - ICOM International Committee for Audiovisual and New Image and Sound Technologies, Membro.
|
2013- Actual |
ICOM - International Council of Museums, Membro.
|
1997- Actual |
Ordem dos Arquitectos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Barranha, Helena. ed. 2016. Património Cultural: conceitos e critérios fundamentais ed. 1, ISBN: 978-989-8481-51-1. Lisboa: IST Press e ICOMOS-Portugal.
|
|
|
|
2. |
Barranha, Helena; Martins, Susana S; Ribeiro, António P. eds. 2015. Museus sem lugar: ensaios, manifestos e diálogos em rede ed. 1, ISBN: 978-989-99192-4-2. Lisbon: Instituto de História da Arte (FCSH/NOVA). ISBN: 978-989-99192-4-2.
|
|
|
|
3. |
Barranha, Helena; Martins, Susana S. eds. 2015. Uncertain Spaces: Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums ed. 1, ISBN: 978-989-99192-3-5. Lisbon: Institute of Art History (FCSH/NOVA). ISBN: 978-989-99192-3-5.
|
|
|
|
4. |
Barranha, Helena; Ruivo, Marina B; Santos, Sandra. eds. 2009. Património e Biografia – Vieira da Silva e o Jardim das Amoreiras ed. 1, ISBN: 978-972-8467-38-8. Lisboa: Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Barranha, Helena. 2017. Investigação e curadoria online: o projeto unplace. In Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas, ed. Gobira, Pablo; Mucelli, Tadeus, 181 - 195. ISBN: ISBN 978-85-62578. Belo Horizonte: EdUEMG - Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais.
|
|
|
|
2. |
Barranha, Helena. 2013. Landscape without cranes. In Close, Closer – Ventos de Mudança, Guia da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2013 / 2013 Lisbon Architecture Triennale Guidebook, ed. Galilee, Beatrice , 186 - 187. ISBN: 978-989-98513-4-4. Lisboa: Trienal de Arquitectura de Lisboa. |
|
|
|
3. |
Barranha, Helena. 2011. Os primeiros 50 anos do Museu Nacional de Arte Contemporânea. In Arte Portuguesa do Século XX 1910-1960, ed. Lapa, Pedro; Tavares, Emília, XV - XXV. ISBN: 978-972-776-43-0. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e Leya. |
|
|
|
4. |
Barranha, Helena. 2010. O pintor no seu reduto: Columbano e o Museu Nacional de Arte Contemporânea. In Columbano, ed. Silveira, Maria de Aires , 118 - 128. ISBN: 978-972-776-417-4. Lisboa: Leya e Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. |
|
|
|
5. |
Barranha, Helena. 2006. Arquitectura de museus e iconografia urbana: concretizar um programa/construir uma imagem. In Museus, Discursos e Representações, ed. Semedo, Alice; Lopes, João Teixeira , 181 - 196. ISBN: 978-972-36-0818-2. Porto: Edições Afrontamento. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Monteiro, Rita X; Barranha, Helena. 2018. "What Can and Cannot Be Felt: The Paradox of Affectivity in Post-Internet Art", Journal of Science and Technology of the Arts 10, 1: 3 - 3. Indexed in: SCOPUS; Scimago Journal Ranking; Emerging Sources Citation Index (ESCI) - Thomson Reuters.
|
|
|
|
2. |
Barranha, Helena; Caldas, João V; Silva, Rita N. N.. 2017. "Translating heritage into museums: two architectural strategies inside Lisbon Castle", Journal of Cultural Heritage Management and Sustainable Development 7, 1: 33 - 47. Indexed in SCOPUS.
|
|
|
|
3. |
Barranha, Helena; Ribeiro, António P; Pereira, Raquel. 2016. "Towards the metaphorical transformation of urban space: digital art and the city after the web 2.0", Revista Digital do {LAV 9, 3: 003 - 014. Indexed in: DOAJ - Directory of Open Access Journals; Latindex; DRJI - Directory of Research Journals Indexing; OAJI - Open
Academic Journals Index.
|
|
|
|
4. |
Barranha, Helena. 2013. "Cien años, un mismo lugar: Museo Nacional de Arte Contemporáneo en el barrio histórico de Chiado (1911 - 2011)", Arte y Ciudad. Revista de Investigación, 3.1: 289 - 308. Fundado en 1911, tras la proclamación de la República en Portugal, el Museo Nacional de Arte Contemporáneo - Museu do Chiado
está instalado, desde entonces, en el edificio del antiguo Convento de San Francisco de la Ciudad, en el centro histórico
de Lisboa. Además de su patrimonio arquitectónico, el barrio de Chiado se destacó, en los siglos XIX y XX, como uno de los
principales polos artísticos y culturales del país, con teatros, cines y cafés frecuentados por románticos y modernistas.
A pesar de su localización privilegiada, el museo no siempre logró participar en las dinámicas culturales y urbanas del entorno,
manteniendo una presencia algo discreta. A lo largo de un siglo de existencia, se plateó algunas veces la posibilidad de trasladar
la institución a otra zona de la ciudad pero, después del incendio que, en 1988, afectó a una parte del barrio de Chiado,
se decidió valorar su relación histórica con el lugar. Después de una renovación global, según proyecto del arquitecto francés
Jean-Michel Wilmotte, el museo reabrió en 1994 con la denominación de Museu do Chiado. Este artículo analiza la evolución
del museo en el último siglo (colecciones, edificio, programa), y su integración en el contexto cultural de Chiado, observando
el impacto de iniciativas recientes y de limitaciones persistentes.
|
|
|
|
5. |
Barranha, Helena. 2011. "Farol-Museu de Santa Marta: redesenhar um muro para revelar um sítio", Monumentos, 31: 148 - 155. |
|
|
|
6. |
Barranha, Helena. 2003. "O Museu, espaço de Encontro entre a Arte e a Arquitectura do Presente", Margens e Confluências, 6: 9 - 15. |
|
|
|
7. |
Barranha, Helena. 2003. "Arquitectura de museus de arte moderna e contemporânea", Revista da Faculdade de Letras, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2: 311 - 333.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Barranha, Helena. 2018. "O conceito de intervenção mínima em espaços dedicados à criação contemporânea", Trabalho apresentado em Patrimonialização e sustentabilidade do património. Reflexão e prospectiva [encontro realizado em Lisboa, a 27-29 Nov. 2014], In FILIPE, Graça; VALE, José; CASTAÑO, Inês (coord.) Patrimonialização e sustentabilidade do património. Reflexão e prospectiva, Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Barranha, Helena. 2017. "Arte digital e museus: encontros, desencontros e projectos à margem", Trabalho apresentado em Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: Imaginar o Real, In 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: Imaginar o Real, Porto. |
|
|
|
3. |
Barranha, Helena. 2016. "Between the Virtual and a Hard Place: The Dilemma of Digital Art Museums", Trabalho apresentado em EVA London 2016 - Electronic Visualisation and the Arts, In BOWEN, Jonathan P.; DIPROSE, Graham; LAMBERT, Nick (eds.) - EVA London 2016 - Electronic Visualisation and the Arts, Londres.
|
|
|
|
4. |
Barranha, Helena; Martins, Susana S; Monteiro, Rita X; Pereira, Raquel. 2015. "How digital is the digital art museum? (Poster)", Trabalho apresentado em CONTEMPART ’15 , In Urban Identity, Space Studies and Contemporary Arts CONTEMPART ’15 / Contemporary Art Conference, Istambul. |
|
|
|
5. |
Barranha, Helena; Silva, Raquel H.. 2013. "Museus na cidade: Lisboa como exemplo", Trabalho apresentado em Arquimemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Património Edificado, In Anais do Arquimemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Património Edificado, Salvador da Bahia. |
|
|
|
6. |
Barranha, Helena. 2008. "Views from above: cinema and urban iconography after Google Earth", Trabalho apresentado em Cities in Film – Architecture, Urban Space and the Moving Image, In Cities in Film – Architecture, Urban Space and the Moving Image, Liverpool. |
|
|
|
7. |
Barranha, Helena; Tostões, Ana. 2007. "Museums and centres of contemporary art inside historical buildings: three cases in Portugal", Trabalho apresentado em 10th International Conference on Studies, Repairs and Maintenance of Heritage Architecture, In STRUCTURAL STUDIES, REPAIRS AND MAINTENANCE OF HERITAGE ARCHITECTURE X, Prague, CZECH REPUBLIC. Indexed in SCOPUS.
|
|
|
|
8. |
Heitor, Teresa; Tostões, Ana; Barranha, Helena; Pessoa, António. 2005. "Inside-Out and Outside-In: when setting and content interact", Trabalho apresentado em 5th International Space Syntax Symposium , In 5th International Space Syntax Symposium – Proceedings, Delft.
|
|
|
|
9. |
Tostões, Ana; Barranha, Helena. 2005. "Museus e centros de arte contemporânea em edifícios históricos: alguns casos em Portugal", Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Museografia e Arquitectura de Museus 2005, In Anais do Seminário Internacional de Museografia e Arquitectura de Museus 2005, Rio de Janeiro. |
|
|
|
10. |
Barranha, Helena; Heitor, Teresa. 2004. "Flexibilidade do espaço museológico: o caso do Museu do Chiado, em Lisboa", Trabalho apresentado em Seminário Internacional NUTAU 2004 , In Actas do Seminário Internacional NUTAU 2004 , São Paulo. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Barranha, Helena. 2017. "Evolução do princípio da intervenção mínima: das motivações oitocentistas à situação actual", Trabalho apresentado em CREPAT 2017 - Congresso da Reabilitação do Património, In Congresso da Reabilitação do Património, Aveiro. |
|
|
|
2. |
Barranha, Helena. 2011. "Between the Screen and the Building: Museum Architecture in the Digital Age", Trabalho apresentado em Museum and Design Disciplines #3 Relations , In Museum and Design Disciplines, Proceedings of the conference series, Veneza. |
|
|
|
3. |
Barranha, Helena. 2005. "A arquitectura do museu, entre a invenção do presente e a (re)construção da memória", Trabalho apresentado em Colóquio - Adaptação de edifícios históricos a museus , In Actas do Colóquio Adaptação de edifícios históricos a museus 2003, Faro. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Barranha, Helena. 30 maio 2103. "O Museu de Arte Contemporânea de Elvas, seis anos depois" património.pt , NA - NA.
|
2. |
Barranha, Helena. 11 maio 2018. "Espaços para a arte contemporânea em Lisboa: um mapa em construção | Spaces for contemporary art in Lisbon: a map under construction" Contemporânea, 20 - 34. |
3. |
Barranha, Helena. 23 abr. 2018. "Net Art Anthology e a complexa historiografia da arte em rede | Net Art Anthology and the complex historiography of net art" Umbigo, 52 - 58. |
4. |
Barranha, Helena. 30 abr. 2014. "Retrato da cidade na linha do horizonte: 'Cadê as girafas de Brasília?'" Revista Contemporânea, 37 - 39.
|
5. |
Barranha, Helena. 06 maio 2013. "Rui Toscano, São Paulo 24 Set 01" Paralelo / Fundação Luso-Americana, 94 - 95. |
6. |
Barranha, Helena. 18 mar. 2013. "Utopia, simulação e realidade. Arquitectura de museus de arte na era digital" Arqa. - Arquitectura e Arte, 108 - 111. |
7. |
Barranha, Helena. 23 nov. 2012. "Os museus como requalificação do património" património.pt , NA - NA.
|
8. |
Barranha, Helena. 01 jun. 2010. "No rasto do efémero" L+arte, 14 - 15. |
9. |
Barranha, Helena. 06 abr. 2009. "Objectos singulares, lugares reconhecíveis: breve olhar sobre a arquitectura de museus no território ibérico / Objetos singulares,
lugares reconocibles: breve mirada sobre la arquitectura de museos en el territorio ibérico" Arquitectura Ibérica, 4 - 11. |
10. |
Barranha, Helena. 17 abr. 2007. "O edifício como 'blockbuster'. O protagonismo da arquitectura nos museus de arte contemporânea" ArteCapital, NA - NA.
|
11. |
Barranha, Helena. 01 out. 2002. "Do casino ao Museu, Sintra Museu de Arte Moderna" Arquitectura e Vida, 38 - 41. |
12. |
Barranha, Helena. 31 mar. 2002. "Levantamento de fachadas em Faro" Centros Históricos, 20 - 21. |
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Barranha, Helena; Axel, Nick; Gadanho, Pedro; Hirsch, Nikolaus; Vidokle, Anton. 2017. "Editorial - Digital Realism". Nova Iorque. (Editorial) e-flux architecture: Post-Internet Cities. |
2. |
Barranha, Helena; Crespo, Nuno. 2014. "Museus, utopia e urbanidade". Évora. (Editorial) Revista MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares no. 4 (dossier temático). |
3. |
Barranha, Helena; Dias, Manuel G; Figueira, Jorge. 2013. "Da identidade da arquitectura portuguesa". Lisboa. (Introdução) Camões - Revista de Letras e Culturas Lusófonas, no. 22.
|
4. |
Barranha, Helena. 2011. "A perspectiva da dupla distância". Lisboa. (Prefácio) In QUARESMA, José (coord.) - D’Après Nuno Gonçalves. |
5. |
Barranha, Helena. 2011. "Enquadramento, denúncia e empatia". Lisboa. (Prefácio) In TAVARES, Emília (org.) - Adelino Lyon de Castro. O Fardo das Imagens (1945-1953) . |
6. |
Barranha, Helena. 2010. "Falemos de Arquitectura / Let’s talk about Architecture". Lisboa. (Apresentação) In SARDO, Delfim (ed.) - Falemos de Casas: Quando a Arte fala Arquitectura / Let’s Talk About Houses: When Art Speaks Architecture
(ed. bilingue PT/EN). |
7. |
Barranha, Helena. 2010. "Prefácio / Foreword". Lisboa. (Prefácio) In GINGA, Adelaide – Nadir Afonso: Sem Limites / Without Limits (ed. bilingue PT/EN). |
8. |
Barranha, Helena. 2010. "Nota prévia". Lisboa. (Prefácio) LAPA, Pedro; SILVEIRA, Maria de Aires (coord.) - Arte Portuguesa do Século XIX (1850-1910). |
9. |
Barranha, Helena. 2010. "Repensar o Chiado: vários espaços, o mesmo lugar". Lisboa. (Apresentação) In DIAS, Fernando Rosa; QUARESMA, José (coord.) - Chiado: efervescência urbana, artística e literária de um lugar. |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Barranha, Helena; Ruivo, Marina B. Curadoria da exposição Património e Biografia - Vieira da Silva e o Jardim das Amoreiras,2009. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Rita Nobre Caetano Cruz Dourado, A Exposição de Arquitectura: da Realidade à Representação, 2012. Tese (Arquitectura) - Faculdade de Arquitectura - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Orientador: Jorge Spencer (FA-ULISBOA). |
2. |
Igor Tavares Melo França, Arquitectura e Museologia no arquipélago dos Açores, 2011. Tese (Doutoramento em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). (inscrição temporariamente suspensa a pedido do doutorando). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Leonor Maria Stock da Cunha Santiago Pinto , Adaptação de património a museus em Lisboa, entre 1994 e 2014, 2017. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). |
2. |
Ana Beatriz Morais Mafra , The architecture of storage areas in contemporary art museums. A comparative study between Austrian and Portuguese museums, 2017. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). |
3. |
Gaspar Crespi , Repensar a cidade através dos museus de arte contemporânea - o caso do MAXXI, em Roma, 2016. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). Co-orientadora: Paola Guarini (Sapienza Università di Roma). |
4. |
Catarina Rebelo de Morais Guerra, Os museus como construções virtuais, 2015. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). Co-orientadora: Susana S. Martins (IHA/FCSH/NOVA). |
5. |
Diogo Paulino, Adaptação de património industrial a espaços criativos e expositivos informais: o caso da Lx Factory, em Lisboa, 2015. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). |
6. |
Ângela Cristina Faustino Balsinha, Património arquitectónico e arte contemporânea: o caso do Carpe Diem, em Lisboa, 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). |
7. |
Rita Nobre Neto da Silva, Monumentos e museografia: dois espaços museológicos no Castelo de São Jorge, em Lisboa, 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). |
8. |
Mariana Lourenco Caldeira, A cultura como factor de revitalização urbana. O caso do MuseumsQuartier em Viena, 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). |
9. |
Catarina Videira Lopes Metelo Coimbra, Arquitectura de museus em Portugal 2000-2010 (novos edifícios), 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). |
10. |
Sara Joana Ferreira Carnide, Arquiteturas Expositivas Efémeras. Pavilhão temporário em Roma, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Orientador). Co-orientador: Ricardo Bak Gordon. . |
11. |
Maria Azevedo Mendes de Sousa Eiró, Arte e Arquitectura: fronteiras e situações de contacto na obra de Fernanda Fragateiro, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (Co-orientador). Co-orientador: Luís Santiago Baptista. |
12. |
Ana Catarina Gonçalves Valente Marto, Problemáticas Museológicas do Vídeo na Arte Contemporânea, 2012. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
13. |
Andreia Isabel Moreira Nobre, Reabilitação Sustentável do Património: Análise de um caso de estudo reconvertido para habitação., 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador). Co-orientador: Manuel Duarte Pinheiro (IST-UTL). |
14. |
Ana Silva Moreira, Novas Tendências do Habitar: A Habitação do Futuro vista pelo Cinema, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador). |
15. |
Joana Cristina Passarinho da Costa Saboeiro, Lugares Mutáveis: Arquitectura e Cenografia do Teatro O Bando, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador). |
16. |
Maria Joana Gil Ribeiro, O museu como lugar urbano, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador). |
17. |
Joana Silvério Grego Oliveira, Interface de Entrecampos: novos usos, novas dinâmicas de utilização, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador). |
18. |
Elsa Maria Ferreira de Sousa Venâncio, Um Percurso no Vale da Campanhã, Porto, 2005. Dissertação (Mestrado em Gestão Cultural) - Universidade do Algarve (Co-orientador). Orientadora: Teresa Júdice Gamito (UALG). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Teresa Mendes Vieira, Fundação Arpad Szenes – Viera da Silva, em Lisboa, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Património Cultural) - Universidade do Algarve (Orientador). Orientadora: Renata Araújo (UALG). |
Iniciação científica Scientific initiation |
1. |
Rita Xavier Monteiro, projecto unplace – um museu sem lugar: museografia intangível e exposições virtuais, 2014. Iniciação científica (Bolsa de investigação) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Orientadora: Susana S. Martins (IHA/FCSH/NOVA). |
2. |
Raquel Alexandra Martins Pereira, projecto unplace – um museu sem lugar: museografia intangível e exposições virtuais, 2014. Iniciação científica (Bolsa de investigação) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). Co-orientadora: Susana S. Martins (IHA/FCSH/NOVA). |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Arte digital e museus: encontros, desencontros e projectos à margem, 2017 (Encontro). Nome do evento: Encontro Internacional #16.ART: Artis intelligentia: Imaginar o Real; Nome da Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em colaboração com a Universidade de Aveiro, a Universidade de Brasília
e a Universidade Federal de Goiás, Brasil; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes. |
1. |
Do isolamento à exposição: adaptação de espaços conventuais a museus de arte, 2017 (Encontro). Nome do evento: Conversas no Convento - Locutório 1: moradas em diálogo; Cidade do evento: Lisboa / Convento do Bom Sucesso. |
3. |
O projecto unplace, 2016 (Conferência). Nome do evento: 4.ª Semana de Comunicação, Artes e Tecnologias; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
4 |
Relembrar André Malraux: do Museu Imaginário aos Museus Virtuais, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Jornal Falado: Relembrar André Malraux (1901-1976); Cidade do evento: Lisboa / Centro Nacional de Cultura. |
5. |
Arte Contemporânea: entre o material e o imaterial, 2016 (Encontro). Nome do evento: Debater o intangível; Cidade do evento: Lisboa / MNAC – Museu do Chiado. |
6. |
Museus e exposições virtuais: o projecto unplace, 2015 (Seminário). Nome do evento: Patrimónios, Museologias, Artes e Ensino Superior; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto. |
7. |
A importância de se chamar 'contemporâneo' - notas sobre a história do MNAC - Museu do Chiado, 2013 (Conferência). Nome do evento: Ciclo de Conferências As Artes do Colégio 2012-2013; Nome da Instituição: Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes, Universidade de Coimbra ; Cidade do evento: Coimbra. |
8. |
Visita virtual: Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, 2012 (Conferência). Nome do evento: Programa Museu Virtual 2012; Nome da Instituição: Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Almada / Biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica. |
Participação como Membro da Comissão de Honra Participation as Member of the Honour Committee |
1. |
Sessão de abertura, 2014 (Conferência). Nome do evento: Street Art and Urban Creativity; Nome da Instituição: CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Belas Artes. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
What happened to Giovanna Tornabuoni? Tracking a masterpiece on the Internet, 2017 (Conferência). Nome do evento: Sharing is Caring - Digitisation and Social Impact? ; Nome da Instituição: SMK - Statens Museum for Kunst & MMEx – Museernes Videncenter for Digital Formidling; Cidade do evento: Aarhus. Ignite talk seleccionada através de Open Call. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Barranha, Helena; Dias, Manuel Graça; Figueira, Jorge. Camões - Revista de Letras e Culturas Lusófonas - Da identidade da arquitetura portuguesa (número temático), Função ou tipo de participação: Editor.
|
2. |
Barranha, Helena; Axel, Nick; Gadanho, Pedro; Hirsch, Nikolaus; Vidokle, Anton. e-flux architecture: Post-Internet Cities, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: e-flux. Post-Internet Cities is a collaborative project between e-flux architecture and MAAT – Museum of Art, Architecture and Technology
within the context of the Utopia/Dystopia exhibition and “Post-Internet Cities¿? conference, produced in association with
Institute for Art History, Faculty of Social Sciences and Humanities – Universidade NOVA de Lisboa and Instituto Superior
Técnico – Universidade de Lisboa, and supported by MIT Portugal Program and Millennium bcp Foundation.
|
3. |
Barranha, Helena; Crespo, Nuno. MIDAS - Museus, utopia e urbanidade (dossier temático), Função ou tipo de participação: Editor.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
50 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
12 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
37 |
Orientações Orientations |
24 |
Participação em Eventos Event participation |
10 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Visualizações do curriculum [
495
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-10-2019
às
19:31:48
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|