Curriculum Vitae

Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues

Data da última atualização »Last update : 13/12/2018


Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues. Concluiu Doutoramento em Gestão pela Universidade da Beira Interior em 2005. É Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior. Publicou 42 artigos em revistas especializadas e 29 trabalhos em actas de eventos, possui 6 capítulos de livros e 4 livros publicados. Orientou 7 teses de doutoramento e co-orientou 1, orientou 12 dissertações de mestrado e co-orientou 10, alem de ter orientado 1 trabalho de iniciação científica nas áreas de Economia e Gestão, Medicina Básica, Agricultura, Silvicultura e Pescas e Outras Ciências Médicas. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais. Nas suas actividades profissionais interagiu com 82 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: entrepreneurship, education, Intention, Marketing, breastfeeding, city, city marketing, consumer behaviour, covilh{\~{a e Empreendedorismo.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7920206573318793


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Rodrigues, Ricardo Gouveia
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Endereço profissional
Professional address
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Gestão e Economia
Abrideias, Faculdade das Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro
6200-209 Covilhã
Portugal
Telefone: (+351)275319600Extensão: 3848
Fax: (+351)275319601
Correio electrónico: rgrodrigues@ubi.pt
Homepage: http://www.ubi.pt/rjagr
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2005 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Gestão.
Universidade da Beira Interior, Portugal.

1997-1999 Mestrado
Master degree
Mestrado em Gestão.
Universidade da Beira Interior, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Gestão.
Universidade da Beira Interior, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade da Beira Interior
Out/1995-Actual Professor Auxiliar

Garagem de S. João, Lda.
Ago/1994-Out/1995 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2004- Actual European Small Business Council, Membro.
2002- Actual European Marketing Academy, Membro.
2002- Actual Association of Public and Nonprofit Marketing, Membro fundador.
2004- 2008 American Marketing Association, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Raposo, Mário; Silva, Maria J; Rodrigues, Ricardo G. eds. 2007. Manual de Apoio à Dinamização de Empresas de Base Tecnológica ed. 1, ISBN: 978-972-8790-77-6. Covilhã: Universidade da Beira Interior.
2. Rodrigues, Ricardo G; Raposo, Mário. eds. 2007. EMPRE: Empresários na Escola – Manual de Implementação de Um Programa de Ensino do Empreendedorismo na Escola Secundária ed. 1. Covilhã: B-Tech.
3. Raposo, Mário; Paço, Arminda; Leitão, Daniela; Ferreira, João; Leitão, João; Rodrigues, Ricardo G; Serrasqueiro, Zélia. 2006. Manual de Benchmarking para as Universidades – Instrumento de Reforço da Competitividade e da Identidade Territorial. ed. 1, ISBN: 978-989-601-035-5. Lisboa: Publisher Team.
4. Rodrigues, Ricardo G. 2003. Classificação estratégica de pequenos retalhistas independentes – Um estudo taxonómico. ed. 1, ISBN: 972–8790–02–3. Covilhã: Fundação Nova Europa – UBI.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Carlos, Vera S; Rodrigues, Ricardo G. 2016. The Use of Online Social Networks in Higher Education and Its Influence on Job Performance.  In Handbook of Research on Effective Communication, Leadership, and Conflict Resolution, ed. Anthony H. NormoreLarry W. LongMitch Javidi, 330 - 353. ISBN: 9781466699700. Hershey, PA, USA: IGI Global.
2. Martins, Oliva M. D; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G. 2015. Applying Segmentation to Social Marketing Breastfeeding Behaviour.  In Social Marketing: Global Perspectives, Strategies and Effects on Consumer Behavior, 179 - 195. . New York: Nova Publishers.
3. Carlos, Vera S; Rodrigues, Ricardo G. 2013. The Influence of (Online) Social Networks on Workers’ Attitudes and Behaviours in Higher Education Institutions.  In Handbook of Research on Enterprise 2.0, ed. Maria Manuela Cruz-Cunha, Fernando Moreira, João Varajão, 259 - 279. ISBN: 9781466643734. Hershey, PA, US: IGI Global.
4. Rodrigues, Ricardo G; Dinis, Anabela; Paço, Arminda; Ferreira, João; Raposo, Mário. 2012. The Effect of an Entrepreneurial Training Programme on Entrepreneurial Traits and Intention of Secondary Students.  In Entrepreneurship - Born, Made and Educated, ed. Thierry Burger-Helmchen, 77 - 92. ISBN: 978-953-51-0210-6. Rijeka, Croatia: InTech.
5. Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo; Barbosa, José. 2012. Online Playability: The Social Dimension to the Virtual World.  In Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools, ed. Maria Manuela Cruz-Cunha, 391 - 421. ISBN: 9781466601499. Hershey, Pennsylvania (USA): IGI Global.
6. Rodrigues, Ricardo G. 2007. Orientação para o Mercado em EBT.  In Manual de Apoio à Dinamização de Empresas de Base Tecnológica, 127 - 135. ISBN: 978-972-8790-77-6. Covilhã: Universidade da Beira Interior.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Baptista, Nuno T; Rodrigues, Ricardo G. 2018. "Clustering consumers who engage in boycotting: New insights into the relationship between political consumerism and institutional trust", International Review on Public and Nonprofit Marketing, .: 1 - 18.
2. Rodrigues, Ricardo G; Sousa, João; Krot, Katarzyna. 2018. "Internal marketing and organisational performance of SMEs in the EDV industrial sector", Engineering Management in Production and Services 10, 1: 55 - 64.
3. Marchiori, Danilo M; Mainardes, Emerson W; Rodrigues, Ricardo G. 2018. "Do Individual Characteristics Influence the Types of Technostress Reported by Workers?", International Journal of Human–Computer Interaction, .: 1 - 13.
4. Lopes, João; Antunes, Helder; Rodrigues, Ricardo G. 2018. "Comparative Entrepreneurship between Western Europe and Latin America", Entrepreneurship Research Journal 0, 0: 1 - 20.
5. Nangpiire, Clement; Rodrigues, Ricardo G; Adam, Ibrahim O. 2018. "Ease of doing business and foreign direct investment inflow among Sub-Sahara African countries", International Journal of Business and Emerging Markets 10, 3: 289 - 289.
6. Santos, Gina; Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo G; Marques, Carla; Leal, Carmen. 2017. "Nascent Entrepreneurs' Motivations in European Economies: A Gender Approach Using GEM Data", Journal of Global Marketing, .: 1 - 16.
7. Galvão, Anderson; Mascarenhas, Carla; Rodrigues, Ricardo G; Marques, Carla; Leal, Carmen. 2017. "A Quadruple Helix Model of Entrepreneurship, Innovation and Stages of Economic Development", Review of International Business and Strategy 27, 2: 261 - 282.
8. Marchiori, Danilo M; Mainardes, Emerson W; Rodrigues, Ricardo G. 2017. "Validation of the ISS-QUAL and the role of gender, age and education on it service quality in the public sector", Information Technology and Management, .: 1 - 14.
9. Paço, Arminda; Gouveia Rodrigues, R. 2016. "Environmental activism and consumers’ perceived responsibility", International Journal of Consumer Studies 40, 4: 466 - 474.
10. Barroso Simao, L; Rodrigues, Ricardo G; Madeira, Maria J. 2016. "External relationships in the organizational innovation", RAI Revista de Administração e Inovação 13, 3: 156 - 165.
11. Carlos, Vera S; Rodrigues, Ricardo G. 2015. "Development and Validation of a Self-Reported Measure of Job Performance", Social Indicators Research, Feb: 1 - 29.
12. Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo G. 2015. "Avaliação do conhecimento dos professores de educação física para reagirem a situações de emergência", Motricidade 11, 1: 39 - 52.
13. Sousa, João; Rodrigues, Ricardo G. 2014. "As Implicações dos Programas de Marketing Interno na Orientação para o Mercado Interno no Sector Transformador de Cortiça Português", International Journal of Marketing, Communication and New Media 2, 2: 81 - 104.
14. Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo G; Dinis, Anabela; Paço, Arminda; Ferreira, João. 2014. "The Influence of Competitiveness and Regulations on Entrepreneurial Activity in Emerging and Advanced Economies", Innovar 24, Special Ed: 113 - 128.
15. Martins, Oliva M. D; Paço, Arminda; Mainardes, Emerson W; Gouveia Rodrigues, R. 2014. "O Marketing Social e a Promoção de Mudanças Estruturais no Aleitamento Materno", Revista de Administração de Empresas 54, 4: 370 - 380.
16. Martins, Oliva M. D; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Social marketing: an application to the behaviour of breastfeeding", International Review on Public and Nonprofit Marketing, June: 185 - 186.
17. O’Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Rodrigues, Marco; Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo. 2013. "Health Learning Practices in Adolescents Using Physical Activity", Journal of Cases on Information Technology 15, 1: 83 - 97.
18. Dinis, Anabela; Paço, Arminda; Ferreira, João; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Psychological characteristics and entrepreneurial intentions among secondary students", Education + Training 55, 8: 763 - 780.
19. Paço, Arminda; Ferreira, João M; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo G; Dinis, Anabela. 2013. "Entrepreneurial intentions: is education enough?", International Entrepreneurship and Management Journal 11, 1: 57 - 75.
20. Esteves, Dulce; Vieira, S.; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo G; O'Hara, Kelly; Brás, Rui. 2012. "Awareness Of ACSM Physical Activity Recommendations for Health Promotion Among Portuguese Population", Medicine and Science in Sports and Exercise 44, 5, Suppl.: 1 - 1.
21. Brás, Rui; Leite, L.; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo G; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce. 2012. "Awareness Of ACSM Physical Activity Recommendations For Health Promotion: Assessing BMI And METS Differences", Medicine and Science in Sports and Exercise 44, 5, Suppl.: 523 - 523.
22. Marques, Carla S; Ferreira, João; Gomes, Daniela; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Entrepreneurship education: How psychological, demographic and behavioural factors predict the entrepreneurial intention", Education and Training 54, 8: 657 - 672.
23. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Public Higher Education Institutions", Public Policy and Administration 11, 4: 703 - 718.
24. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Internal Market Orientation in Higher Education Institutions – its Inter-Relations with other Organisational Variables", Public Policy and Administration 11, 4: 690 - 702.
25. Martins, Oliva M. D; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Influenciadores da intenção do comportamento do aleitamento materno – um estudo exploratório no âmbito do Marketing Social", INNOVAR-Revista de Ciencias Administrativas y Sociales 22, 46: 99 - 110.
26. Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G; Ferreira, João; Raposo, Mário; Dinis, Anabela. 2011. "Entrepreneurial intention among secondary students: findings from Portugal", International Journal of Entrepreneurship and Small Business 13, 1: 92 - 106.
27. Paço, Arminda; Ferreira, João; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo G; Dinis, Anabela. 2011. "Behaviours and entrepreneurial intention: Empirical findings about secondary students", Journal of International Entrepreneurship 9, 1: 20 - 38.
28. Rodrigues, Ricardo G; Raposo, Mário. 2011. "Entrepreneurial Orientation, Human Resources Information Management, and Firm Performance in SMEs", Canadian Journal Of Administrative Sciences 28, 2: 143 - 153.
29. Zuzda, Jolanta G; Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo G; O'Hara, Kelly; Brás, Rui; Latosiewicz, Robert. 2011. "Gender Differences Expectations Towards Exercise Rehabilitation", Medicine and Science in Sports and Exercise 43, Suppl 1: 322 - 323.
30. Marques, Carla S; Ferreira, João; Rodrigues, Ricardo G; Ferreira, Mariza. 2010. "The contribution of yoga to the entrepreneurial potential of university students: a SEM approach", International Entrepreneurship and Management Journal 7, 2: 255 - 278.
31. Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo; de Oliveira, J. M; Soares, Marta. 2010. "The role of marketing in the promotion of breastfeeding", Journal of Medical Marketing 10, 3: 199 - 212.
32. Rodrigues, Ricardo G; Raposo, Mário; Ferreira, João; Paço, Arminda. 2010. "Entrepreneurship education and the propensity for business creation: testing a structural model", International Journal of Entrepreneurship and Small Business 9, 1: 58 - 58.
33. Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Gonçalves, Carlos; Esteves, Dulce; Cunha, Fernando; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo G. 2010. "Sport Activity Benefits Building Teenager Multiple Self-Concept Dimensions", Medicine and Science in Sports and Exercise 42, 5: 455 - 455.
34. Rodrigues, Ricardo G; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce. 2010. "Perception Of The Importance Of Physical Activity Benefits In The Quality Of Life", Medicine and Science in Sports and Exercise 42, 5: 359 - 359.
35. Brás, Rui; Zuzda, Jolanta; Esteves, Dulce; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo; Faria, Aurélio. 2010. "Physical Fitness Performance of Portuguese and Polish University Students", Medicine and Science in Sports and Exercise 42, 5: 749 - 750.
36. Duarte, Paulo; Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo; Esteves, Dulce; Brás, Rui; O'Hara, Kelly. 2010. "Preference And Motivation For Physical Activities: Assessing Bmi And Mets Differences", Medicine and Science in Sports and Exercise 42, 5: 350 - 350.
37. Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; Rodrigues, Ricardo G; O'Hara, Kelly; Duarte, Paulo. 2010. "Evaluation Of Physical Activity And Perceptions About Exercise Of Women With Osteoporosis", Medicine and Science in Sports and Exercise 42, 5: 354 - 354.
38. O'Hara, Kelly; Martins, Cristina M; Brás, Rui; Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo G. 2010. "Undergraduate College Students Postural Characteristics", Medicine and Science in Sports and Exercise 42, 5: 494 - 495.
39. Rodrigues, Ricardo G; Antunes, Vera; Alves, Helena. 2010. "O Estado Actual da Orientação Empreendedora e do Marketing no sector Termal – o Caso Português", Revista Turismo & Desenvolvimento 1314, 1: 175 - 184.
40. Raposo, Mário L. B; Matos Ferreira, J. J; Finisterra do P. A. M; Gouveia Rodrigues, R. J. A. 2008. "Propensity to firm creation: empirical research using structural equations", International Entrepreneurship and Management Journal 4, 4: 485 - 504.
41. Raposo, Mário; Alves, Helena; Silva, Maria J; Rodrigues, Ricardo G. 2001. "Políticas de Marketing na Indústria Têxtil e de Vestuário", Revista Portuguesa de Gestão 16, 2: 78 - 86.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Martins, Oliva M. D; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G. 2014. "Social Marketing: testing a model of Breastfeeding Behaviour Intention ", Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Contemporary Marketing Issues Conference (ICCMI 2014), In Proccedings of the 2nd International Conference on Contemporary Marketing Issues Conference (ICCMI 2014), Athens.
2. Carlos, Vera S; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Web Site Quality In Higher Education Institutions", Trabalho apresentado em XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, In Proceedings of XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Málaga.
3. Martins, Oliva M. D; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Implicações Práticas Do Marketing Social Para Promover Mudanças Estruturais Favoráveis Ao Aleitamento Materno", Trabalho apresentado em XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, In Proceedings of XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Málaga.
4. O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Rodrigues, Marco; Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui. 2013. "Learning how to be healthier", Trabalho apresentado em IEEE 2nd International Conference on Serious Games and Applications for Health, In Proceedings of IEEE 2nd International Conference on Serious Games and Applications for Health, Vilamoura, Portugal.
5. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "An Entrepreneurial Scale for Teachers and Researchers in Higher Education Institutions", Trabalho apresentado em Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education, In Proceedings of Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education, Guarda.
6. Barreiro, Joana S. A; Bento, André P; Vicente, Samuel G; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Barriers To Blood Donation", Trabalho apresentado em 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, In Proceedings of 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, Las Palmas de Gran Canaria.
7. Corsino, Filipa J; Martins, Oliva M. D; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Knowledge and attitudes of young people towards breastfeeding", Trabalho apresentado em 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, In Proceedings of 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, Las Palmas de Gran Canária.
8. Dias, Cláudia; Carvalho, M. L. M; Ramos, António; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Characterization of the ‘CEREJA DA COVA DA BEIRA (IGP)’ Chain", Trabalho apresentado em VII International Cherry Symposium, In Proceedings of VII International Cherry Symposium 2013, Placencia.
9. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "An Adaptation of the I-MARKOR Scale to Identify Market Oriented Teachers and Researches in Higher Education Institutions", Trabalho apresentado em 2013 EGPA Annual Conference, In Proceedings of the 2013 EGPA Annual Conference, Edinburgh.
10. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José M; Rodrigues, Ricardo G. 2013. "Market orientation in the hotel industry: Developing a measurement scale tailored to the hotel industry", Trabalho apresentado em VI International Tourism Congress, In Proceedings of VI International Tourism Congress, Peniche.
11. O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Marco. 2013. "Sports games’ role for learning health knowledge", Trabalho apresentado em 7th European Conference on Games Based Learning (ECGBL), In Proceedings of the 7th European Conference on Games Based Learning (ECGBL), Porto.
12. Martins, Oliva; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Social marketing: an exploratory study of the breastfeeding behaviour", Trabalho apresentado em 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, In Proceedings of the 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius.
13. Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce. 2012. "Segmentation of exercise practitioners based on their expectations", Trabalho apresentado em Second Conference of the International Network of Business and Management Journals (INBAM): “Brokering Knowledge”, In Processdings of the Second Conference of the International Network of Business and Management Journals (INBAM): “Brokering Knowledge”, Valencia.
14. Rodrigues, Ricardo G; Paço, Arminda; Guerra, Eugénia. 2012. "Market Orientation in non-governmental organisations for disabled persons", Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference (EMAC), In Proceedings of the European Marketing Academy Conference (EMAC), Lisbon.
15. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Public Higher Education Institutions", Trabalho apresentado em 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, In Proceedings of the 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius.
16. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Internal Market Orientation In Higher Education Institutions: Its Inter-Relations With Other Organizational Variables", Trabalho apresentado em 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, In Proceedings of the 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius.
17. Martins, Oliva; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Um Estudo Exploratório no âmbito do Marketing Social sobre as Barreiras ao Comportamento do Aleitamento Materno", Trabalho apresentado em XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica , In Proceedings das XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica , Vila Real.
18. Marques, Carla S; Gomes, Daniela; Ferreira, João; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Factors Preceding The Formation Of Entrepreneurial Intention: An Applied Study Of Secondary School Students", Trabalho apresentado em 7th European Conference on Innovation and Entrepreneurship , In Proceedings of the 7th European Conference on Innovation and Entrepreneurship, Santarém.
19. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo G. 2012. "Web site quality evaluation in Higher Education Institutions", Trabalho apresentado em CENTERIS - Conference on ENTERprise Information Systems – aligning technology, organizations and people, In Proceedings of CENTERIS - Conference on ENTERprise Information Systems – aligning technology, organizations and people, Lisboa.
20. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José M; Rodrigues, Ricardo G. 2011. "The relation between market orientation and business performance in the hotel industry: A conceptual model proposal", Trabalho apresentado em 1st International Conference onTourim Management and Tourism Related Issues, In Processdings of the 1st International Conference onTourim Management and Tourism Related Issues, Rimini.
21. Ferreira, Paula P; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo G; Pinto, Rui. 2011. "Leadership and Knowledge Management Practices – The case of healthcare organisations", Trabalho apresentado em XXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, In Actas das XXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Córdoba.
22. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José M; Rodrigues, Ricardo G. 2011. "A relação entre a orientação para o mercado e o desempenho empresarial: proposta de um modelo conceptual para a indústria hoteleira", Trabalho apresentado em V International Congress Tourism of Leiria and Oeste, In Proceedings of V International Congress Tourism of Leiria and Oeste, Peniche.
23. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo G. 2011. "Marketing De Lugares: A Imagem Da Cidade Da Covilhã Junto De Turistas E Visitantes", Trabalho apresentado em XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, In Proceedings of XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Évora.
24. Lopes, Hugo N; Rodrigues, Ricardo G; Raposo, Mário. 2011. "Fatores Explicativos dos Hábitos de Compra no Comércio de Rua", Trabalho apresentado em XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, In Proceedings of XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Évora.
25. Vieira, S.; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo G; O’Hara, Kelly. 2011. "Awareness of Physical Activity Recommendations For Health Improvement among Portuguese Adults", Trabalho apresentado em 16th Annual Congress of the ECSS, In Proceedings of the 16th Annual Congress of the ECSS, Liverpool.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Teixeira, Sergio J; Casteleiro, Carla M. L; Rodrigues, Ricardo G; Guerra, Maria. 2018. "Entrepreneurial intentions and entrepreneurship in European countries", International Journal of Innovation Science, .: 00 - 00.
2. Rodrigues, Ricardo G; Pinheiro, Paulo; Gouveia, Ana; Bras, Rui; O'Hara, Kelly; Duarte, Paulo; Esteves, Dulce. 2017. "Segmentation of Portuguese customers’ expectations from fitness programs", Journal of International Studies 10, 3: 250 - 263.
3. Bagheri, Mohammad; Rodrigues, Ricardo G. 2017. "The Impact of Broadband Access on GDP per Capita : The Case of OECD Countries", Indian Journal of Marketing 47, 6: 50 - 50.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pa{\c{c. 2009. "{O papel do Marketing na promo{\c{c", Trabalho apresentado em Simposium de Enfermagem do Hospital S{\~{a, In Simposium de Enfermagem do Hospital S{\~{a, Viseu.
2. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo G. 2009. "{Place Marketing: Evaluation and Impact of the image of Covilh{\~{a", Trabalho apresentado em 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, In 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, Valencia.
3. Rodrigues, Ricardo G; Pa{\c{c. 2009. "{Social Marketing Sucks: Marketing's Role in Promoting Breastfeeding", Trabalho apresentado em 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, In 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, Valencia.
4. Rodrigues, Ricardo G. 2008. "{Entrepreneurial Orientation, Market Orientation, and Performance in Manufacturing SMEs", Trabalho apresentado em RENT - Research in Entrepreneurship and Small Business, In RENT - Research in Entrepreneurship and Small Business, Covilh{\~{a.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Elifas Gonçalves Junior, Impacto da Falência dos Pais na Vergonha e Intenção Empreendedora dos Filhos, 2017. Tese (Doutoramento em Marketing e Estratégia) - Universidade da Beira Interior, Bolseiro(a) de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador).
2. Terezita Pereira Braga Barroso, Orientação Para O Mercado Interno Nas Instituições De Ensino Superior , 2016. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Carlos Alberto Fernandes Sampaio, La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural., 2016. Tese (Doctorado en Empresa, Finanzas, Seguros y Turismo) - Universidade da Estremadura (Orientador).
4. Teresa Maria Monteiro Felgueira, Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Higher Education Institutions, 2015. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
5. Gilmar de Souza Franco, Orientação Para O Mercado Em Instituições De Ensino Superior, 2014. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
6. João Pedro Dinis Araújo de Sousa, Orientação para o Mercado Interno, Orientação para o Mercado e Desempenho: O Caso do Sector Transformador de Cortiça em Portugal , 2014. Tese (Doutoramento em Marketing e Estratégia) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Vera Lúcia Silva Carlos, Orientação para o Mercado Interno nas Instituições de Ensino Superior: As suas inter-relações com outras variáveis organizacionais, 2014. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
8. Oliva Maria Dourado Martins, Marketing Social: Uma Aplicação Ao Aleitamento Materno, 2009. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Cláudia Sofia Lourenço Dias, Orientação empreendedora, Orientação para o Mercado, Capacidade de Absorção e Desempenho dos Produtores de Frutos, 2019. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
2. Eliza Catarina Bezerra Cunha, Digital influencers, 2018. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
3. Ibrahim Salim Erdur, Knowledge Management, Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance, 2018. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
4. Bassem Jamil Kheireddine, A Movement Towards Intolerance In Lebanon Requiring A Behavioral Change: A Social Marketing Approach, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências Empresariais) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidad de Santiago de Compostela (Co-orientador).
5. Mónica Pereira de Oliveira, The adoption of internal marketing as an employee-centric approach in the Hospitality Industry: a key to excellent customer service, 2017. Tese (Doutoramento em Marketing e Estratégia) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. David Alexandre Fernandes Afonso, Marketing Sensorial - Cheiro cor e palhinhas: influência no sabor, 2016. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
2. Joana Sofia Aparicio Barreiro, O Marketing Social e a Dádiva de Sangue, 2015. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
3. Vânia Isabel Saraiva Monteiro, Orientação para o Mercado Individual no contexto empresarial Português: As suas inter-relações com o Bem-estar, a Orientação para a Aprendizagem e a Orientação Empreendedora do trabalhador, 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior .
4. Ana Patrícia Antunes Baltazar, Marketing para Crianças, 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
5. Márcio José dos Santos Gonçalves, O Marketing Estratégico Aplicado à Promoção Turística da Serra da Estrela Por Via do Cinema O Filme Turístico PAN, 2015. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
6. Carolina Isabel Ferreira Saraiva, Ensino do Empreendedorismo no Ensino Profisional: Estudo desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Almeida, 2014. Dissertação (Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
7. César Alexandre da Cruz Duarte, Marketing Sensorial A influência do sentido auditivo e olfativo na perceção do tempo de espera, 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
8. Daniel Tente Paiva, O Impacto das Cores, do Tamanho e do Posicionamento dos Estímulos Visuais na Captação da Atenção ds Cconsumidores, 2013. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
9. Ana Carolina Rodrigues Fonseca, Marketing Sensorial para Crianaças. A relação entre cor, sabor e temperatura, 2013. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
10. Angélica Vieira de Barros, Dispositivos médicos higiénicos de proteção menstrual: conhecimento, expetativas e receios em relação ao copo menstrual, 2012. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
11. Inês Pinto Rosas, Recetividade e satisfação com o uso do copo menstrual e comparação fa, 2012. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
12. Cláudia Sofia Lourenço Dias, A Fileira da Cereja da Cova da Beira, 2012. Dissertação (Mestrado em Fruticultura Integrada) - Instituto Politécnico de Castelo Branco (Co-orientador).
13. Hugo Emanuel Nobre Lopes, Web City Marketing: Análise aos websites das cidades médias portuguesas, 2012. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
14. Vanessa Isabel Reis Monteiro , Produto Ecológico Feminino: estudo de mercado do Copo Menstrual , 2011. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
15. Vera Lúcia da Silva Carlos, Marketing Interno e Variáveis Organizacionais: Um estudo empírico acerca das suas inter-relações, 2010. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
16. José Fernando Ferreira Barbosa, Jogabilidade online – a vertente social dos MMOG, 2010. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
17. Luís Filipe Ferreira Lopes, Marketing Sensorial - A influência da cor no paladar percebido pelas crianças, 2010. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior .
18. Rui Manuel Avelãs dos Santos Gil, Tratamento e Reabilitação da Rotura Muscular de 2º Grau dos Ísquio-tibiais em Jogadores de Futebol Profissional: Estudo realizado na liga portuguesa de futebol profissional, 2010. Dissertação (Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo) - Universidade do Porto (Co-orientador).
19. Maria Eugénia Pereira Guerra, A Orientação Para o Mercado nas Organizações Não Governamentais Para Pessoas com Deficiência, 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
20. Margarida Maria Lucas, Consultoria e Marketing nas PME da Beira Interior – O Papel da Orientação pra o Mercado e da Consultoria Organizacional, 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
21. Edgar Fernando Pais Nave, Marketing de Lugares: Avaliação e impacto da imagem da cidade da Covilhã, 2009. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
22. Luís Filipe da Costa Moura Loureiro, Introducing and Testing FLIBESA, a Consumer Profiling Tool for the Financial Industry: The Case of Millennium bcpbank and the Portuguese Diáspora in the USA, 2008. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Orientador).
23. David Manuel Pereira Neves, O Serviço Pós-venda na Indústria Cervejeira em Portugal, 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
24. Diana Manuel de Albuquerque e Vaz, A criança enquanto consumidora: Estudo das Relações da Criança com o Marketing e as Marcas, 2008. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).


Iniciação científica
Scientific initiation
Concluídas
Completed
1. Carlos Alberto Fernandes Sampaio, O Problema da Medição do Fenómeno da Orientação para o Mercado: Uma Abordagem ao Seu Estudo, 2009. Iniciação científica (Doctorado en Empresa, Finanzas, Seguros y Turismo) - Universidade da Estremadura (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Ana Telma Monteiro de Sousa. A Trilha se faz caminhando: Gestão de Projetos de Extensão Universitária em Área de Exclusão Social na Amazónia, 2017. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Eliene Cristina Barros Ribeiro. Fatores Motivadores, Inibidores e Facilitadores no relacionamento Fornecedor Cliente Na Cadeia de Abastecimento do Biodiesel, 2017. Tese (Dotoramento em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade de Aveiro.
3. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Ana Sofia Montenegro Gonçalves Coelho. Orientação Empreendedora, Redes de Negócio e Desempenho: O caso específico das PME familiares, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências Empresariais) - Universidade do Minho.
4. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de José Manuel Mariño Romero. La Usabilidad Del Sitio Web De Un Destino Turístico Y Sus Efectos En La Demanda: Una Aproximación A Un Índice De Satisfacción Digital Turística, 2016. Tese (Doctorado en Empresa, Finanzas, Seguros y Turismo) - Universidade da Estremadura.
5. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Dambusse Bucuane Libombo. Entrepreneurship Promotion in Mozambique: The Role of Higher Education Institutions, 2016. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior.
6. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Liliana Simões Ribeiro. The role of individual behavioural differences on consumer's intention to purchase online mass-customised apparel products, 2016. Tese (Doutoramento em Marketing e Estratégia) - Universidade da Beira Interior.
7. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Breno Fernando Tinôco Cabral. Qualidade Percebida E Satisfação No Trabalho Na Rede Hoteleira Da Via Costeira – Natal/RN – Brasil, 2015. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
8. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Antonio Augusto dos Santos Soares. Gestão da Qualidade no Ensino Superior: desafios para os sistemas de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal, 2015. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
9. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de José Gonzalez Garcia. Empreendedorismo Em Turismo Rural: Caso Do Brasil, 2015. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
10. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Maria Cristina Meloni Guarido. Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: Um estudo de caso comparativo entre a Fundação Bradesco – Br e a empresa Delta Cafés – Pt, 2014. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
11. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Luiza Amélia Freitas De Andrade. Evaluación De La Calidad De La Estrategia Salud Familia En El Municipio De Joao Pessoa Según Las Expectativas Y Percepciones Del Equipo De Salud Y Los Usuarios Mayores, 2014. Tese (Doctorado en Dirección de Empresas) - Universidade da Estremadura.
12. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Shantesh Digambar Hede. An approach to develop sustainable Medical devices, 2013. Tese (Bioengenharia (MIT-PT)) - Universidade do Minho.
Arguente principal.
13. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Albertina Paula Moreira Monteiro. Orientação empreendedora: a influência dos recursos e capacidades empresariais no desempenho das exportações, 2013. Tese (Doutoramento em Marketing e Estratégia) - Universidade do Minho.
Arguente principal.
14. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Joaquim José Borges Gouveia; Vasco Duarte Eiriz Sousa; Carlos Manuel Machado dos Santos; Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho; António Carrizo Moreira. Participação no júri de Eloi Sartori. Gestão Baseada no Contributo: Um Estudo Exploratório, 2012. Tese (Dotoramento em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade de Aveiro.
Arguente principal.
15. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Pedro Augusto Lopes Pontes. Antecedentes Consequências da Orientação para o Cliente entre Empregados de Contacto: Uma Investigação na Indústria Brasileira de Hotéis, 2009. Tese (Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas) - Universidade de Coimbra.
Arguente principal.
16. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Maria José Sousa dos Santos. A Marca Corporativa: Processo de Construção da Estrutura de Identidade de Marca e seu Impacto no Desempenho da Empresa, 2008. Tese (Doutoramento em Ciências Empresariais) - Universidade do Minho.
17. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Paulo Gonçalves Pinheiro . A Inteligênca Organizacional das Empresas do Sector Têxtil Português, 2006. Tese (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior.
18. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Manuel Alberto Ramos Maçães. Orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação e performance: o caso do cluster da moda em Portugal, 2006. Tese (Doutoramento em Ciências Empresariais) - Universidade do Minho.
Arguente principal.


Mestrado
Master degree
1. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Juliana Sofia Correia Madeira. A importância dos Fatores Psicossociais do Marketing Interno na Satisfação no Trabalho, 2016.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade de Aveiro.
2. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Kauê Miseli de Oliveira. O efeito do Marketing interno na Capacidade para o Trabalho: Um estudo em empresas públicas portuguesas, 2016.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade de Aveiro.
3. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Maria Adelaide da Silva Rebelo e Silva Reis. As Universidades como Promotoras do Empreendedorismo a Nível Regional: Parcerias entre a Universidade da Beira interior e as empresas, 2015.  Dissertação (Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas) - Universidade da Beira Interior.
4. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Teresa Paula Oliveira Dias Martins. Influência do Social Media no comportamento de Compra dos Praticantes de Ciclismo, 2015.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
5. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Cristina Isabel Simões Neves. Atitudes e Intenções Empreendedoras dos Estudantes de Letras, 2014.  Dissertação (Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas) - Universidade da Beira Interior.
6. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Anderson Rei Galvão. Ensino Do Empreendedorismo Em Cursos De Carácter Profissional, 2014.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
7. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Nuno Miguel Venceslau Correia dos Santos. Consultas médicas por telefone e e-mail: Gestão da Informação nas Unidades de Saúde, 2013.  Dissertação (Gestão de Unidades de Saúde) - Universidade da Beira Interior.
Arguente principal.
8. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Daniel Fernando Marques Lopes Jana. Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças, 2013.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
9. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de João Tiago Tenreiro Costa Ferrão. O Efeito do Envelhecimento Na Qualidade de Vida e No Comportamento de Consumo , 2013.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
10. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Maria Helena de Jesus Leal Júlio. Orientação para o mercado nas instituições de ensino superior Portuguesas, 2013.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
11. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, João; Duarte, Paulo. Participação no júri de António Pedro Freire Monteiro Pires . Estruturação de Uma Equipa Comercial Para Uma Startup de Base Tecnológica, 2013.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior.
12. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Marques, Carla Susana. Participação no júri de Zailton Cardoso de Miranda. Uma prática efetiva e estratégica para a educação empreendedora no ensino fundamental II: Estudo aplicado aos alunos, para estimular o desejo de sonhar, decidir e agir em suas vidas, 2012.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
13. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Alves, Helena; Almeida, Anabela. Participação no júri de Tiago Oliveira. Orientação para Mercado em Hospitais Públicos vs Hospitais Privados: Estudo de Caso, 2011.  Dissertação (Gestão de Unidades de Saúde) - Universidade da Beira Interior.
14. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Marques, Carla Susana; Nogueira, Fernanda. Participação no júri de Daniela Novo Gomes. Intenção Empreendedora dos Alunos do Ensino Secundário: Estudo Aplicado aos Alunos dos Cursos de Carácter Geral e Cusros Profissionais, 2011.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
15. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Paço, Arminda do; Duarte, Paulo; Alves, Helena. Participação no júri de Rute Susana Vicente Gonçalves. Turismo Religioso: O Caso de Belmonte., 2011.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
16. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Duarte, Paulo; Alves, Helena; Vaz, Margarida. Participação no júri de Cáudia Leal. Diferenciação entre Hotéis de Estrelas e Hotéis de Luxo em Portugal, 2011.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
17. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de João Pedro Ruivo Fialho. Marketing Turístico: Évora, Uma Cidade, Um Produto – E.Box, 2010.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
18. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Sandra da Silva Patrício Cesário. O comportamento de compra do consumidor – Análise do processo de decisão de compra, 2010.  Dissertação (Gestão de Unidades de Saúde) - Universidade da Beira Interior.
19. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Maria João Boucho Palinhas. Ensino de Empreendedorismo a Crianças, 2010.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior.
20. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Daniela Filipa Lopes Azêdo. Políticas de Marketing Interno nas Organizações de Saúde e sua Influência na Motivação dos Colaboradores, 2010. 
21. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Aldous Jesus Raiol Santana. Desenvolvimento de um Modelo de Marketing Industrial aplicado na Indústria Alimentar: o caso do Pirarucu da Amazónia, 2009.  Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Universidade do Minho.
22. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Ana Paula Ramos Pais. Análise às Diferenças na Utilização das Ferramentas de Marketing Relacional entre Empresas de Serviços e Empresas de Bens de Consumo, 2008.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade da Beira Interior.
23. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Carla Maria Osório Ferreira Malheiro . A influência do design da embalagem na melhoria da competitividade em empresas alimentares, 2008.  Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Universidade do Minho.
24. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Sandra da Silva Patrício Cesário. O comportamento de compra do consumidor – Análise do processo de decisão de compra, 2008.  Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade da Beira Interior.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Sandra Marie Evelyn Christiane Derom. Auditing the innovation in providing eating and drinking experiences, 2015. Exame de qualificação (Doutoramento em Marketing e Estratégia) - Universidade do Minho.
2. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Maria Cristina Meloni Guarido. Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: um estudo de caso comparativo entre a fundação Bradesco e a empresa Delta Cafés, 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Fernanda Maria Marques Filipe Vital. A Influência do Marketing Interno na Satisfação no Trabalho e na Motivação dos Enfermeiros em diferentes contextos organizacionais, 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Gestão) - Universidade da Beira Interior.
4. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Participação no júri de Elisabete Maria Sampaio de Sá. The impact of entrepreneurial marketing on new ventures: application to the case of science and technology-based firms, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Marketing e Estratégia) - Universidade do Minho.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. 10º Prêmio Excelência Acadêmica, ArcelorMittal Brasil, Fucape Business School, 2012, Fucape Business School.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: PRESENTES QUE HOMENS NÃO GOSTAM DE RECEBER.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Innovar, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
ISSN 0121-5051 (versión impresa) ISSN 2248-6968 (versión electrónica).

2. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Revista Brasileira de Marketing, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Revista Portuguesa de Marketing, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Mega Journal of Business Research, desde 2016/09/09, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
5. Rodrigues, Ricardo Gouveia. International Journal of Marketing Studies, desde 2013/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
6. Rodrigues, Ricardo Gouveia. International Entrepreneurship and Management Journal, desde 2013/11/13, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.
7. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Journal of Economics and Administrative Sciences Faculty, desde 2013/06/27, Função ou tipo de participação: Reviewer.
ISSN : 1309 – 4289.

8. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Contemporary Research on Organization Management and Administration, desde 2013/05/09, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Academic Association of Management and Administration.
9. Rodrigues, Ricardo Gouveia. International Journal of Business and Management, desde 2012/07/24, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
10. Rodrigues, Ricardo Gouveia. African Journal of Business Management, desde 2012/06/12, Função ou tipo de participação: Reviewer.
11. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Brazilian Business Review, desde 2012/05/29, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
83

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
44
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
41
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
29
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
25
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4

Total
Dados complementares
(Additional data)
97

Orientações
Orientations
39
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
46
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
11


Visualizações do curriculum [ 4129 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 21:22:05
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (13)
 Co-authors listed in Degóis