Marina Estela de Vasconcelos Gonçalves Graça
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
23/01/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Marina Estela de Vasconcelos Gonçalves Graça |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Marina Estela Graça |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação Campus da Penha 8005-139 Faro Portugal Telefone: (+351)289800100Extensão: 6213 Correio electrónico: mgraca@ualg.pt Homepage: http://w3.ualg.pt/~mgraca |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1997-2003 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Comunicação (especialidade Cinema).
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1986-1990 |
Mestrado Master degree |
Comunicação Social.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1973-1982 |
Licenciatura Licentiate degree |
Design de Comunicação/Arte Gráfica .
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1983-1984 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Semiótica.
Universita degli Studi - Bologna,
Itália.
|
1983-1984 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Semiologia delle Arti.
Universita degli Studi - Bologna,
Itália.
|
1983-1984 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Filmologia.
Universita degli Studi - Bologna,
Itália.
|
1982-1983 |
Outros Others |
Animation. Gobelins,
França.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Fev/2010-Actual |
Professor Coordenador |
Nov/1991-Jan/2010 |
Professor Adjunto |
Jan/2006-Set/2006 |
Investigador Auxiliar |
Out/2003-Set/2006 |
Professor Auxiliar |
Nov/1988-Nov/1991 |
Assistente 2º triénio |
Nov/1985-1988 |
Assistente 1º triénio |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Ciências da Comunicação Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Design de Comunicação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Cultura Visual Contemporânea(Docente)
- Teorias da Imagem e da Comunicação(Docente)
- Teorias da Imagem em Movimento(Docente)
- Tecnologias Aplicadas ao Design III(Docente)
- Tecnologias Aplicadas ao Design IV(Docente)
|
Curso»Academic program: Medialogy Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Animation Techniques
- Screen Media
|
Curso»Academic program: Medialogy Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Medialogy Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Film Informatics(Docente)
|
Curso»Academic program: Digital Design Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Storyboard Design(Docente)
|
Curso»Academic program: Medialogy Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Film Informatics(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Set/1992-Actual |
|
Membro de Conselho Científico |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Out/2006-Actual |
|
-
Chefe de Departamento, Educação Visual e Tecnológica |
Set/1998-Jul/1999 |
|
-
Coordenador de Curso |
Set/1992-Jul/1995 |
|
-
Coordenador de Curso, Curso de Design |
Set/1992-Jul/1995 |
|
-
Chefe de Departamento, Educação Visual e Tecnológica |
Set/1992-Ago/1994 |
|
-
Coordenador de Curso, Curso de Formação de Professores do Ensino Básico (2º Ciclo) – Variante de Educação Visual e Tecnológica |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Teorias, técnicas e metodologias da Imagem Animada |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2005-2007 Teaching with Animation-Teaching with animation |
Referência do projeto»Project reference: DK/05/B/F/PP-145 513. Leonardo da Vinci Parceiro(s)»Partners:
CVU Midt-Vest; Danish University of Education; Ciclope Filmes Lda; University of the West of England; Kinobuss; 9 Zeros -Centro de Estudios de Técnicas de Animación de Catalunya.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Dinamarquês (Pouco). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Dinamarquês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Dinamarquês (Pouco). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Dinamarquês (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2001 |
Prémio Cartoon Portugal, Melhor Filme Português em Competição Internacional,
CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.
|
2002 |
Prémio Especial do Júri,
Semana de Cinema Experimental de Madrid.
|
2002 |
Prémio da Melhor Curta-Metragem,
I Festival Internacional de Cinema de Angra do Heroísmo.
|
2005 |
Convite como Autora para realização de curta-metragem de Cinema de Animação,
Faro Capital Nacional da Cultura.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2013 - Actual |
CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Membro.
|
2001- Actual |
Casa da Animação, Membro.
|
2000- 2008 |
Society of Animation Studies (SAS), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Graça, Marina E. 2006. Entre o Olhar e o Gesto, Elementos para uma Poética da Imagem Animada. ed. 1, 1 vol., ISBN: 85-7359-470-5. São Paulo: Editora Senac São Paulo. |
|
|
|
2. |
Graça, Marina E. (; Dougherty, Peter; Griffiths, Keith; Kitson, Clare. 2004. (O Experimentalismo na Produção de Documentos Animados). ed. 1. Porto, Portugal: Casa da Animação. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Graça, Marina E. 2017. Unconventional animation techniques. In Informanimation 2013, Research, education and design experience, ed. Nicolò Ceccarelli, 70 - 79. ISBN: 978-88-917-5138-6. Alghero, Itália: Università di Sassari & FrancoAngeli.
|
|
|
|
2. |
Graça, Marina E. 2016. Análise do discurso em Animação. In Análise do discurso em Animação, 91 - 100. . Faro: CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação / Universidade do Algarve.
|
|
|
|
3. |
autor, Sem. 2015. Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, Competências fundamentais na formação de animadores profissionais. In Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, Competências fundamentais na formação de animadores profissionais, 53 - 63. . Porto, Portugal: CEAA, Centro de Estudos Arnald. |
|
|
|
4. |
Graça, Marina E. 2014. Modes of codification in animation. In Modes of codification in animation, 68 - 77. . Milano: FrancoAngeli. |
|
|
|
5. |
Graça, Marina E; Coelho, Ana C. 2013. Utilização da realização de imagens animadas em função do ensino das Ciências Físicas e Naturais. In Utilização da realização de imagens animadas em função do ensino das Ciências Físicas e Naturais, 180 - 188. . Coimbra: Gra´cio Editor. |
|
|
|
6. |
Graça, Marina E; Coelho, Ana C. 2012. Utilização da realização de imagens animadas em função do ensino das ciências físicas e naturais. In Arte e Ciências em Diálogo, ed. João Carlos Carvalho, 180 - 188. ISBN: 978-989-8377-51-0. Coimbra: Grácio Editor.
|
|
|
|
7. |
Graça, Marina E. 2009. TANGO, um fragmento polaco. In TANGO, um fragmento polaco, 89 - 91. . Lisboa: Pierre-Marie Goulet, Teresa Ga.
|
|
|
|
8. |
Graça, Marina E. 2008. Pas de Deux (1968) e Canon (1964) de Norman McLaren. In Pas de Deux (1968) e Canon (1964) de Norman McLaren, 11 - 15. . Lisboa: Pierre-Marie Goulet, Teresa Ga.
|
|
|
|
9. |
Graça, Marina E. 2008. Creative animation methodologies with children: State of the research. In Creative animation methodologies with children: State of the research, 22 - 29. . Ljubliana, Slovenia.: Two Reels - Association for th. |
|
|
|
10. |
Graça, Marina E. 2002. And now, what should be done?. In History of Portuguese Animation Cinema. Contributions, ed. António Gaio, 106 - 107. ISBN: 972-95688-9-8. Espinho: Nascente, Cooperativa de Acção Cultural. |
|
|
|
11. |
Graça, Marina E. 2001. E agora, o que é que falta fazer?. In História do Cinema Português de Animação - Contributos, ed. António Gaio, 106 - 107. ISBN: 972-95449-9-9. Porto: Odisseia das Imagens/Porto 2001. |
|
|
|
12. |
Graça, Marina E. 2000. Len Lye - Tocar Movimento. In O Olhar de Ulisses, O Som e a Fúria,, ed. Jorge Campos, 173 - 177. . Porto: Odisseia das Imagens/Porto 2001. |
|
|
|
13. |
Graça, Marina E. 2000. V for Victory de Norman McLaren. In O Olhar de Ulisses - O Som e a Fúria, ed. Jorge Campos, 261 - 262. . Porto: Odisseia das Imagens/Porto 2001. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Graça, Marina E. 2007. "Between Looking and Gesturing: Pierre Hébert’s Concept of ‘Animation d’Observation’", Observatorio (OBS*) Journal 1, 1: 163 - 172.
|
|
|
|
2. |
Graça, Marina E. 2006. "Cinematic Motion by Hand", Animation Studies 1, 1: 1 - 7.
|
|
|
|
3. |
Graça, Marina E. 2006. "Cinematic Motion by Hand", Animation Studies, 1: 1 - 7.
|
|
|
|
4. |
Graça, Marina E. 2005. "Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology - Ontological and epistemological implications of direct-on-film
animation", The International Journal of the Humanities 3, 3: 101 - 106.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Graça, Marina E. 2005. "Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology - Ontological and epistemological implications of direct-on-film
animation", Trabalho apresentado em The Third International Conference on New Directions in the Humanities, In The Third International Conference on New Directions in the Humanities, Cambridge. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Graça, Marina E. 2015. "Articulações de Linguagem em Animação", Sem título, 1: 45 - 56. |
|
|
|
2. |
Graça, Marina E. 2007. "Between Looking and Gesturing: Pierre Hébert's Concept 'Animation d'Observation'", Observatorio (OBS*), 1: 163 - 172.
|
|
|
|
3. |
Graça, Marina E. 2005. "Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology", The International Journal of the Humanities, Volume 3: 101 - 106.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Graça, Marina E. 09 nov. 1989. "Animação por Computador – Notas breves a propósito de um Curso" Revista de Comunicação e Linguagens, 187 - 190.
|
2. |
Graça, Marina E. 09 nov. 1984. "Os Herdeiros do Gato Félix" Jornal Expresso, 39 - 39. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Graça, Marina E. Artistic and industrial animation,Aarhus Festival of Independent Arts (AFIA),Aarhus,2006 (Outra). |
2. |
Graça, Marina E. Questões que se levantam a quem faz teoria crítica do cinema imagem por imagem,IX Encontros de Cinema,Faro,2005 (Comunicação). |
3. |
Graça, Marina E. Cinematic Motion by Hand,A divided art? Animation in Germany and Europe, 17ª Conferência Annual da Society for Animation Studies,Dresden,2005 (Conferência ou palestra).
|
4. |
Graça, Marina E. About Animated Sound, Norman McLaren’s experiences with synthetic sound,Medialogy Seminars,Esbjerg,2004 (Seminário). |
5. |
Graça, Marina E. Between looking and gesturing,Inscriptions '04, 7th International Literature and Humanities Conference,2004 (Conferência ou palestra).
|
6. |
Graça, Marina E. Teaching animation techniques and film production,Medialogy Seminars,2003 (Seminário). Convite para apresentação do trabalho após o que se seguiu convite para integrar o corpo docente e científico. |
7. |
Graça, Marina E. Animated sound, Apontamento sobre as experiências com som sintético realizadas por Norman McLaren,VIII Encontros de Cinema,Faro,2003 (Conferência ou palestra). |
8. |
Graça, Marina E. Physiology: towards animation poetics,12th Society of Animation Studies Conference, 'Digital Challenges-Expanded Boundaries',Trondheim,2000 (Conferência ou palestra). Report about the 12th Society of Animation Studies Conference at http://gertie.animationstudies.org/index.php?option=content&task=view&id=61&catid=31&Itemid=181&-12th-SAS-Conference-2000. |
9. |
Graça, Marina E. Aspectos Técnicos da Realização de Filmes em Imagem Animada com crianças,9º Encontro Nacional da APECV, Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual,Vilamoura,1997 (Comunicação). |
10. |
Graça, Marina E. Projectos em Semiologia da Paisagem,Mesa Redonda Sobre Ambiente,Faro,1992 (Conferência ou palestra). Comunicação apresentada no contexto do trabalho de coordenação metodológica e acompanhamento de um estudo de Semiologia da
Paisagem, realizado em Cachopo, concelho de Tavira, de 16 de Julho a 10 de Agosto de 1990, por um grupo de dez estudantes
(licenciados e mestrados), sendo seis estrangeiros e quatro nacionais, no âmbito do Programa CAMPUS EUROPEUS DO AMBIENTE,
sob a égide da Comissão das Comunidades Europeias (Direcção Geral do Ambiente), com o apoio financeiro da mesma e da Fundação
Gulbenkian; sob a responsabilidade e coordenação logística da Associação IN LOCO (entidade privada, sem fins lucrativos, vocacionada
para o desenvolvimento do interior algarvio). . |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Graça, Marina E; Pedersen, Hanne; Gjedde, Lisa; Feijó, Abi; Rand, Mikk; Johnson, Arril; Panades, Montse. Teaching with Animation,2007. Manual para a realização de instrumentos de ensino/aprendizagem com base em técnicas fílmicas de imagem por imagem destinado
a professores de todos os grupos disciplinares e para ser usado em todas as fases etárias dos alunos do ensino básico.
Projecto financiado pelo Programa Leonardo da Vinci da Comunidade Europeia.
|
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Graça, Marina E. Kinetica, Spirituality, Psychedelia and Contemporary Abstraction,2004 (Outra). |
2. |
Graça, Marina E. Kinetica, Spirituality, Pshychedelia and Contemporary Abstraction,2004 (Circense). |
3. |
Graça, Marina E. Interstícios,2002 (Outra). |
4. |
Graça, Marina E. Interstícios,2002 (Outra).
|
5. |
Graça, Marina E. Interstícios,2002 (Outra). |
6. |
Graça, Marina E. Apresentação de filmes de Len Lye,2001 (Outra). |
Obra de artes visuais Visual art production |
1. |
Graça, Marina E. Claro Azul Ausente,2005 (Cinema). Curta-metragem realizada por convite da Faro, Capital Nacional da Cultura 2005. |
2. |
Graça, Marina E. Interstícios,2001 (Cinema). Primeiro filme português realizado em cinema digital de alta definição, isto é, processado digitalmente (digitalização de
desenhos realizados à mão, edição de imagens com Adobe Photoshop, animação com 3D Studio Max, montagem vídeo com Adobe Première)
a 24 imagens/segundo, HDTV (1920x1080 pixéis). Duração: 6 minutos, cor, sonoro. Animado sobre Magnificat de Johan S. Bach. |
3. |
Graça, Marina E; Langford, Jessica; Feijó, Abi; Slock, Jean-Luc; Baran, Jaroslav; Lazaretti, Wilson. Direitos da Criança,1995 (Cinema). Acção coordenada por Abi Feijó durante o Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Lene T. Kristiansen, Teodora M. Grindeanu, Concept Design for a Fingerprint Authentication Payment System, 2006. Dissertação (Digital Design) - Aalborg University (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Marina Estela Graça. Participação no júri de Maria Angeles Lopez Izquierdo. El Grabado Animado Experimental: Nuevas Posibilidades de Creación Técnica y Simulación Estética, 2006. Tese (Departamento de Dibujo) - Universidad Politécnica de Valência. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Experimentalismo na Produção Comercial de Animação, 2004 (Simpósio). Nome do evento: 2º Simpósio Arte e Animação; Nome da Instituição: Casa da Animação; Cidade do evento: Porto / Casa da Animação. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Entre o olhar e o gesto, o conceito de ‘animation d’observation’ de Pierre Hébert, 2001 (Simpósio). Nome do evento: 1º Simpósio Arte e Animação; Nome da Instituição: Casa da Animação; Cidade do evento: Porto / Casa das Artes. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
25 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
13 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
2 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Produção técnica Technical production |
11 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
11 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
9 |
Dados complementares (Additional data) |
4 |
Orientações Orientations |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
2 |
Outras informações relevantes
Marina Estela de Vasconcelos Gonçalves Graça. Concluiu Ciências da Comunicação (especialidade Cinema) pela Universidade
Nova de Lisboa em 2003. É Professor Coordenador na Universidade do Algarve. Publicou 6 artigos em revistas especializadas,
possui 7 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 11 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos em
Portugal. Orientou 1 dissertação de mestrado na área das Ciências da Comunicação. Recebeu 4 prémios e/ou homenagens.
Entre 2005 e 2007 participou em 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Artes e em Ciências da Comunicação com
ênfase em análise crítica do filme animado. Nas suas actividades profissionais interagiu com 12 colaboradores em co-autorias
de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica,
tecnológica e artístico-cultural são: Cinema de Animação, Análise interpretativa, Tecnologia, Norman McLaren, Experimental,
Corpo, Análise crítica, Cinema de animação, Digital e Pierre Hébert.
|
Visualizações do curriculum [
1101
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
29-10-2019
às
10:49:21
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|