Curriculum Vitae

Paulo Duarte Valente Almeida da Silveira

Data da última atualização »Last update : 11/05/2018


Paulo Duarte Valente Almeida da Silveira. Concluiu Gestão e Estratégia Industrial pela Universidade Técnica de Lisboa em 1998. Frequenta Gestão pela Universidade de Évora desde 2010. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 2 livros publicados. Possui 14 itens de produção técnica. Orientou 2 dissertações de mestrado na área de Economia e Gestão. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marketing; Ambiente; Gestão; Eco-Marketing.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7337635947755425


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Paulo Duarte Valente Almeida da Silveira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silveira, Paulo Duarte
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Ciências Empresariais
ESCE-IPS. Campus do IPS
Estefanilha
2914-503 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265709300
Correio electrónico: paulo.silveira@esce.ips.pt
Homepage: https://www.si.ips.pt/esce_si/funcionarios_geral.FormView?P_CODIGO=5614
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2015 Doutoramento
Phd
Gestão.
Universidade de Évora, Portugal.

1998 Mestrado
Master degree
Gestão e Estratégia Industrial (2 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Economia (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jun/2001-Actual Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/1998-Jun/2001 Assistente 1º triénio

Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/1998-Nov/1998 Assistente 1º triénio

Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
Out/1996-Out/1997 Outra Situação

Gillette
Jan/1995-1996 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2010-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Shopper Marketing e Trade marketing


Gestão de Marcas


Marketing Digital




Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
Out/1996-Mai/1997
Linhas de investigação»Research fields:


Eco-Marketing






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jun/2001-Actual
Curso»Academic program: Área científica de Marketing

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Planeamento de Marketing(Regente)
  • Planeamento de Marketing(Docente)
  • Pesquisa de Mercados(Regente)
  • Pesquisa de Mercados(Docente)
  • Marketing(Regente)
  • Marketing(Docente)
  • Projeto em Marketing(Docente)
  • Tendências e Tecnologias Digitais em Marketing(Regente)
  • Tendências e Tecnologias Digitais em Marketing(Docente)
  • Sistemas de Informação e Previsão de Marketing(Regente)
  • Sistemas de Informação e Previsão de Marketing(Docente)
  • Auditoria de Marketing(Regente)
  • Auditoria de Marketing(Docente)
  • Estágio em Marketing(Regente)
  • Estágio em Marketing(Docente)
  • Estágio em Gestão da Distribuição e Logística(Docente)
  • Projeto em Distribuição e Logística(Docente)
  • Marketing Digital(Regente)
  • Marketing Digital(Docente)
  • Tendências em Marketing(Regente)
  • Tendências em Marketing(Docente)
  • Internet Marketing(Regente)
  • Internet Marketing(Docente)
  • Digital Marketing(Regente)
  • Digital Marketing(Docente)




Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/1998-Jun/2001
Curso»Academic program: Área científica de Marketing

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Princípios de Marketing(Docente)
  • Pesquisa de Mercados(Docente)
  • Sistemas de Previsão e Informação de Marketing(Docente)
  • Política de Preço(Docente)
  • Projecto em Marketing(Docente)
  • Marketing de Organizações Sem Fins Lucrativos(Docente)




Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/1998-Nov/1998
Curso»Academic program: Área científica de Marketing

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Princípios de Marketing(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2013-Actual
Membro da equipa de revisão dos estatutos da ESCE/IPS


Abr/2013-Actual
Vice Presidente do Conselho de Representantes da ESCE-IPS


Mai/2010-Actual
Membro da Assembleia de Representantes da ESCE-IPS


Set/2010-Abr/2018
Membro de Conselho Científico da ESCE-IPS


Jun/2001-Mai/2010
Membro de Conselho Científico


Mar/2007-Jul/2007
Coordenador da equipa que analisou o interesse na criação de Cursos de Especialização Tecnológica para a ESCE-IPS


Dez/2004-Jul/2007
Membro do Conselho Pedagógico da ESCE-IPS


Jul/2005-Out/2006
Membro da equipa de Reestruturação da Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística


Jul/2005-Set/2005
Membro da comissão para Avaliação dos Relatórios da Actividade Desenvolvida pelos docentes que beneficiaram de Apoio à Formação Avançada


Nov/2004-Mai/2005
Coordenador da equipa que elaborou o estudo “Reestruturação Curricular e Definição de Áreas Comuns”, enquadrado no “Eixo A - Criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior”) da Estratégia Institucional do IPS


Fev/2003-Dez/2003
Coordenador da equipa de Auto-avaliação da Licenciatura em Marketing


Abr/2002-Dez/2002
Membro da equipa de Auto-avaliação da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos




Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/1998-Jun/2001






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Out/2014-Actual
- Presidente do Departamento de Marketing e Logística da ESCE-IPS


Mai/2010-Out/2014
- Vice-Presidente do Departamento de Marketing e Logística da ESCE-IPS


Jul/2007-2012
- Coordenador de Curso - Coordenador Científico da “Pós-Graduação em Gestão do Relacionamento e Comunicação com Clientes”


Jul/2007-Dez/2009
- Vice-Presidente do Conselho Directivo da ESCE-IPS


Jul/2004-Jul/2006
- Secretário da Comissão Executiva do Departamento de Marketing e Logística


Jul/2004-Mar/2006
- Secretário do Conselho Científico da ESCE-IPS


Mar/2002-Mar/2005
- Coordenador de Curso - Licenciatura em Marketing da ESCE-IPS






Estágios realizados (Traineeships)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jul/2001-Actual Departamento de Marketing e Logística,Escola Superior de Ciências Empresariais
Estágios realizados»Traineeships:

   - Orientação de estágios curriculares da ESCE-IPS






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Shopper Marketing e Trade marketing

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Economia e Gestão.
2. Gestão de Marcas
3. Marketing Digital
4. Eco-Marketing




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2012 - Actual Center for Advanced Studies in Management and Economics of the Universidade de Évora (CEFAGE-UE), Outros (especifique).
Researcher (body of "non-integrated researchers", Phd Student).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Silveira, Paulo D; Marreiros, Cristina. 2014. "Shopper Marketing: A Literature Review", International Review of Management and Marketing (IRMM) 4, 1: 90 - 97.
2. Silveira, Paulo D; Marreiros, Cristina G. 2014. "Exploring Shopper Marketing Approach Implications On Brand Communication At The Point-Of-Purchase: An Experts Opinion Qualitative Study", Journal of Applied Business Research (JABR) 30, 5: 1329 - 1329.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana; Penteado, Graça. 2017. "“Yes They Can?” An empirical study on the effect of slogans in brand awareness", Trabalho apresentado em 8th LUMEN International Scientific Conference Rethinking Social Action, In Rethinking Social Action. Core Values in Practice, Suceava.
2. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. 2016. "Do brands "JUST DO IT"? Studying the effectiveness of B2C slogans", Trabalho apresentado em 3rd BE-ci International Conference on Business & Economics, In European Proceedings of Social and Behavioural Sciences (EpSBS), Selangor.
3. Silveira, Paulo D; Marreiros, Cristina. 2016. "Shopper Centric Category Management in Convenience Stores a Qualitative Study", Trabalho apresentado em 3rd BE-ci International Conference on Business & Economics, In European Proceedings of Social and Behavioural Sciences (EpSBS), Selangor.
4. Silveira, Paulo D; Vieira, Aníbal; Cravidão, Mário; Galvão, Susana. 2014. "An empirical study on the recall of slogans", Trabalho apresentado em XXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, In XXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Leiria.
5. Marreiros, Cristina; Xara Brasil, D; Moreira, Mafalda; Silveira, Paulo D. 2014. "Measuring message dissemination of sales promotions on a retail environment: an empirical study of a single unexpected event", Trabalho apresentado em Transition in Agriculture - Agricultural Economics in Transition XI, In Transition in Agriculture - Agricultural Economics in Transition XI, Budapeste.
6. Silveira, Paulo D; Marreiros, Cristina. 2013. "Shopper Marketing Implications on Communication Strategies and Actions: An Empirical Expert Opinions Study", Trabalho apresentado em 15th IAMB Conference, In 15th IAMB Conference, Lisboa.
7. Silveira, Paulo D; Marreiros, Cristina. 2012. "Shopper Marketing and Brand Salience at the Point-Of-Purchase: an empirical study - abstract of doctoral research", Trabalho apresentado em 25th EMAC Doctoral Colloquium, In 25th EMAC Doctoral Colloquium, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Silveira, Paulo D. 28 abr. 1915. "Influência da formação avançada na criação da imagem pessoal" DN+JN (Zoom), 15 - 15.



Trabalho técnico
Technical work
1. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Conceção de naming, logotipo e slogan para plataforma informática no concurso Acredita Portugal,2016 (Relatório de consultoria).
2. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Proposta e posicionamento, slogan, conceção de identidade gráfica, template de apresentação e desenvolvimento de estacionário para empresa,2016 (Relatório de consultoria).
3. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Conceção de marca gráfica (logotipo) para sistema informático ,2016 (Outra).
4. Silveira, Paulo D. Conceção de sítio de internet e SEO para empresa unipessoal de serviços marítimo-turísticos ,2016 (Outra).
5. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Elaboração de estratégia de marketing para plataforma informática,2016 (Relatório de consultoria).
6. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Conceção de plano de marketing para plataforma Traineeasy no concurso Acredita Portugal ,2016 (Outra).
7. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Proposta de naming, slogan e marca gráfica para plataforma informática,2016 (Relatório de consultoria).
8. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Proposta de desenvolvimento gráfico de site institucional para desktop para a empresa,2016 (Outra).
9. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana. Conceção gráfica para sistema informático ,2015 (Outra).
10. Silveira, Paulo D; Ventura, Cristina; Romão, Miguel. Proposta de plano eleitoral para Junta de Freguesia de Belém,2013 (Relatório de consultoria).
11. Silveira, Paulo D; Ventura, Cristina; Romão, Miguel. Proposta de Estratégia e Bases da Comunicação Eleitoral para Junta de Freguesia,2013 (Relatório de consultoria).
12. Silveira, Paulo D. Acompanhamento técnico de estudo de mercado para avaliar necessidades e potencial de lançamento de novo conceito de produto de fast mooving consumer good alimentar,2011 (Parecer).
13. Silveira, Paulo D. Estudo estratégico sobre o mercado do Sal em Portugal: comportamentos de compra e consumo,2009 (Relatório de consultoria).
14. Silveira, Paulo D; Lucena, João; Vicente Rodrigues, J. Peritagem a um Plano de Marketing num auto judicial ,2008 (Relatório técnico).
15. Silva Ribeiro, J; Silveira, Paulo D; Teixeira, Nuno; Seabra, Fernado M. Estudo de análise e viabilidade de entrada no negócio de fabricação e comercialização de argamassas,2007 (Relatório de consultoria).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Silveira, Paulo D; Galvão, Susana; Penteado, Graça. Workshop | Poliempreende, 2017 (Outra).
2. Silveira, Paulo D. Seminário shopper marketing 101 lições, 2017 (Extensão).
3. Silveira, Paulo D; Penteado, Graça; Galvão, Susana. Workshop | Poliempreende, 2016 (Outra).
4. Silveira, Paulo D. “Seminário Marketing do produto"", 2008 (Especialização), promovido por Cecoa - projecto Rede .

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Silveira, Paulo D. Gestão de presença no Moodle para as UC "Marketing", "Pesquisa de Mercados", "Marketing Digital", "Internet marketing", "Tendências em Marketing", "Digital marketing",2017. 





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Bacalhau, Sílvia, Análise dos fatores de suscesso e insucesso na venda: aplicação ao setor do lazer, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
2. Fernanda Nunes Ferreira , Fusão dos Portos de Lisboa e Setúbal: partilha de um hinterland comum, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Silveira, Paulo D. Vogal de júri "CRM como Estratégia de Comunicação no Ens.Superior", 2017.
2. Silveira, Paulo D. "Google - Bases de Marketing Digital"; "Curso Digital Transformation Strategy"; "curso Digital Digital Branding and Engagement", 2017.
3. Silveira, Paulo D. Conferência MERCATOR da Língua Portuguesa, 2015.
4. Silveira, Paulo D. "SEM winter School" , 2013.
5. Silveira, Paulo D. "Conferência Eficácia do mkt no ponto de venda"; Conferência "Shopper and retail"; "Conferência Shopper marketing", 2012.
6. Vieira da S. G; Silveira, Paulo D. V. A.. Membro de júri para emissão de parecer sobre avaliação das actividades da Professora Adjunta Susana Galvão, na modalidade de contrato por termo indeterminado em período experimental, 2011.
7. Silveira, Paulo D. "Executive Seminar Philip Kotler"; "INA - Os grandes passos da reforma"; "INA - Construção dos QUAR através do BSC", 2008.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Silveira, Paulo Duarte; Silva Ribeiro, Joaquim; Cravidão, Mário. Participação no júri de Bacalhau, Sílvia. Análise dos fatores de suscesso e insucesso na venda: aplicação ao setor do lazer, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) - Instituto Politécnico de Setúbal.
2. Silveira, Paulo Duarte; Silva Ribeiro, Joaquim; Cunha, Pedro. Participação no júri de Fernanda Nunes Ferreira. Fusão dos Portos de Lisboa e Setúbal: partilha de um hinterland comum, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) - Instituto Politécnico de Setúbal.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes da ESCE-IPS para a área de marketing , 2018, Instituto Politécnico de Setúbal.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. XIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados - JOCLAD 2007, 2007 (Congresso).
Nome da Instituição: JOCLAD; Cidade do evento: Setúbal.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Silveira, Paulo Duarte. Journal of Applied Business Research (Associate Editor).
2. Silveira, Paulo Duarte. International Journal of Marketing Studies (Editorial Board Member), de 2015/07/13 até 2015/07/13, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Canadian Center of Science and Education.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
10

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1

Total
Produção técnica
Technical production
20

Trabalhos técnicos
Technical works
15
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
5

Total
Dados complementares
(Additional data)
15

Orientações
Orientations
2
Outros Trabalhos
Other production
7
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
2
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação em Eventos
Event participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 1932 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 25-10-2019 às 16:33:46
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis