Rita Maria Balsa Carvalho Pinho
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
21/08/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Rita Maria Balsa Carvalho Pinho |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Lisboa Al da Universidade, Cidade Uni 1649-004 Lisboa Portugal Correio electrónico: rita.balsa@hotmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2011-2015 |
Mestrado Master degree |
Ciências da Educação, Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
(2 anos » years)
.
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett,
Portugal.
|
2003-2007 |
Licenciatura Licentiate degree |
Educação de Infância
(4 anos » years)
.
Instituto Superior de Educação e Ciências,
Portugal.
|
1996-2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia Aplicada, ramo Psicologia Clínica
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula .
Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
Portugal.
|
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Ensino das ciências experimentais no 1º ciclo e pré-escolar.
Sindicato Independente de Professores e Educadores,
Portugal.
|
2014-2014 |
Curso de curta duração Short course |
Instrumentos pedagógicos de observação em contexto de educação de infância.
Associação de Profissionais de Educação de Infância,
Portugal.
|
2014-2014 |
Curso de curta duração Short course |
Avaliação da qualidade em contexto de jardim-de-infância:Escala ECERS-R.
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2013-2014 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Neurodesenvolvimento em Pediatria: Do Diagnóstico à Intervenção.
Instituto de Ciência da Saúde, Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2013-2013 |
Curso de curta duração Short course |
PAPY, Compreensive School Mathematics for Kindergarten.
Infantário Piloto Diese,
Portugal.
|
2012-2012 |
Outros Others |
Neurociências para a Educação (Formação Avançada). Instituto de Ciência da Saúde, Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2011-2012 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ciências da Educação, Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor.
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Socorrismo Pediátrico .
Escola de Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa,
Portugal.
|
2009-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Estágio - Modelo Pedagógico da Escola Moderna no Pré-Escolar.
Movimento da Escola Moderna,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Necessidades Educativas Especiais Modos de Ser e Fazer .
Associação de Profissionais de Educação de Infância,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
A Intervenção Educativa no Contexto de Creche: Novos Desafios .
Associação de Profissionais de Educação de Infância,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Educación y Crianza (II Jornadas).
Universitat Politècnica de Valência,
Espanha.
|
2008-2008 |
Outros Others |
Iniciação ao Modelo Pedagógico da Escola Moderna no Pré-Escolar. Movimento da Escola Moderna,
Portugal.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Gestão Pedagógica de Espaços de Animação Sócio-Educativa.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
1999-1999 |
Curso de curta duração Short course |
Intervenção em Rede com Crianças em Risco e suas Famílias.
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Cátedra Inf. D. Henrique para Estudos Insulares Atlânticos e Globalização |
Jan/2017-Actual |
Outra Situação |
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA |
Jul/2016-Actual |
Investigador Principal |
Set/2009-Actual |
Técnico Superior 1ª Classe |
Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes |
Out/2016-Dez/2016 |
Outra Situação |
Creche Salpicos de Alegria |
Set/2009-Mar/2010 |
Outra Situação |
Set/2008-Ago/2009 |
Outra Situação |
Mai/2008-Ago/2008 |
Outra Situação |
Set/2007-Ago/2008 |
Técnico Superior 1ª Classe |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Cátedra Inf. D. Henrique para Estudos Insulares Atlânticos e Globalização |
Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Creche Salpicos de Alegria |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Creche Salpicos de Alegria |
Set/2009-Mar/2010 |
|
Consultor |
Mai/2008-Ago/2008 |
|
Consultor |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Creche Salpicos de Alegria |
Set/2008-Ago/2009 |
|
-
Director de Unidade |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Projeto Aprender Madeira - Dicionário dos Enciclopédico da Madeira, produção de conteúdos científicos e coordenação do secretariado
executivo. Obra Financiada pela APCA.
|
|
|
2. |
Projeto Empreende - Programa de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania |
|
|
3. |
Projeto Empreende - Dicionário de Educação para o Empreenddorismo - Empreendipédia: produção de conteúdos científicos |
|
|
4. |
Cultura Portuguesa em Negativo - Dicionário dos ANTIS, produção de conteúdos científicos e coordenação do secretariado executivo.
Obra Finaciada pela INCM.
|
|
|
5. |
Cultura Portuguesa em Negativo - Dicionário dos ANTIS, produção de conteúdos científicos e coordenação do secretariado executivo.
Obra Finaciada pela INCM.
|
|
|
6. |
Projeto Aprender Madeira - Dicionário dos Enciclopédico da Madeira, produção de conteúdos científicos e coordenação do secretariado
executivo. Obra Financiada pela APCA.
|
|
|
7. |
Projeto Empreende - Dicionário de Educação para o Empreenddorismo - Empreendipédia: produção de conteúdos científicos |
|
|
8. |
Projeto Empreende - Programa de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/0893/2014.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Membro.
Sócio.
|
Actual |
Movimento da Escola Moderna , Membro.
Sócio.
|
Actual |
Associação de História da Educação de Portugal, Membro.
Sócio.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pinho, Rita M. B. C; Jardim, Jacinto (. 2018. Exploradores de Sonhos - Roteiro para Professores e Formadores. ed. 1. Lisboa: Teya Editores. |
|
|
|
2. |
Pinho, Rita M. B. C; Jardim, Jacinto. 2018. Exploradores de Sonhos. ed. 1. Lisboa: Teya Editores. |
|
|
|
3. |
Pinho, Rita M. B. C. 2017. Práticas Educativas Inclusivas dos Educadores de Infância do Movimento da Escola Moderna (prelo). ed. 1. Lisboa: CLEPUL. |
|
|
|
4. |
Jardim, Jacinto (; Pinho, Rita B. 2015. Brincadores de Sonhos - Roteiro para Professores e Formadores. ed. 1. Lisboa: Theya Editores. |
|
|
|
5. |
Pinho, Rita B; Jardim, Jacinto (. 2015. Brincadores de Sonhos. ed. 1. LISBOA: Teya Editores. |
|
|
|
6. |
Franco, José E. (; Calafate, Pedro (; Bortolanza, João (; Pinho, Rita B. (. i. 2014. Obra Completa Padre António Vieira: Poesia e Teatro. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Círculo de Leitores. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinho, Rita M. B. C. 2018. David Justino. In Figuras e Personalidades de Oeiras (no prelo), 4 - 8. . Lisboa: Esfera do Caos e Fundação Marquês do Pombal. |
|
|
|
2. |
Pinho, Rita M. B. C; Franco, José E. 2018. Anti-escolanovismo. In Dicionário dos Antis, 1 - 5. . Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. |
|
|
|
3. |
Pinho, Rita M. B. C. 2018. Pedagogia diferenciada. In Dicionário de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (prelo), 100 - 105. . Lisboa: Teya. |
|
|
|
4. |
Pinho, Rita M. B. C. 2018. Aprendizagem cooperativa . In Dicionário de Educação para o Empreendedorismo: Empreendipédia (no prelo), 2 - 5. . Lisboa: Teya. |
|
|
|
5. |
Pinho, Rita M. B. C. 2018. Pedagogia de projeto. In Dicionário de Educação para o Empreendedorismo: Empreendipédia (prelo), 71 - 75. . Lisboa: Teya. |
|
|
|
6. |
Pinho, Rita M. B. C. 2018. Aprendizagem experiêncial. In Dicionário de Educação para o Empreendedorismo: Empreendipédia (prelo), 6 - 10. . Lisboa: Teya. |
|
|
|
7. |
Pinho, Rita M. B. C. 2018. Nuno Belmar da Costa. In Figuras e Personalidades de Oeiras (no prelo), 1 - 4. . Lisboa: Esfera dos Caos e Fundação Marquês do Pombal. |
|
|
|
8. |
Pinho, Rita M. B. C. 2018. Pedagogia da descoberta orientada. In Dicionário de Educação para o Empreendedorismo: Empreendipédia (prelo), 7 - 9. . Lisboa: Teya. |
|
|
|
9. |
Pinho, Rita; Jardim, Jacinto. 2017. Projetos educativos católicos: pedagogías, atividades e presença. In Portugal Católico: a beleza na diversidade, ed. José Eduardo Franco e José Carlos Seabra Pereira, 1 - 5. . Lisboa: Circulo de Leitores. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Pinho, Rita M. B. C. 2016. "A Utopia Educativa no Movimento da Escola Moderna ", Trabalho apresentado em Congresso Internacional do Espírito Santo, In Actas do Congresso Internacional do Espírito Santo, Lisboa, Coimbra, Alenquer. |
|
|
|
2. |
Pinho, Rita M. B. C. 2016. "Movimento da Escola Moderna em diálogo com Jonh Dewey", Trabalho apresentado em XII Colóquio CIE- Universidade da Madeira "(Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando Jonh Dewey", In (Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando Jonh Dewey (no prelo), Funchal. |
|
|
|
3. |
Pinho, Rita M. B. C. 2016. "Intervenção Precoce e Práticas Inclusivas: O Olhar dos Educadores de Infância que Implementam o Modelo Pedagógico do Movimento
da Escola Moderna", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva, In II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares, Faro. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pinho, Rita M. B. C. Influências protestantes no Movimento da Escola Nova,Um Construtor da Modernidade - Lutero: Teses 500 Anos,Lisboa,2017 (Comunicação). |
2. |
Pinho, Rita M. B. C. Inclusão e participação: práticas educativas dos educadores de infância que implementam o modelo pedagógico do Movimento da
Escola Moderna,XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal,Lisboa,2017 (Comunicação). |
3. |
Pinho, Rita M. B. C. Renovação pedagógica jesuíta na segunda metade do século XX,II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação,Braga,2017 (Comunicação). |
4. |
Pinho, Rita M. B. C. Anti-escolanovismo: A Crítica à Inovação Educativa em Portugal,Simpósio Internacional Sociedades Vivas Culturas Em Negativo II: Representações, Religiões e Política,Rio de Janeiro,2017 (Comunicação). |
5. |
Pinho, Rita M. B. C. Intervenção precoce e práticas inclusivas: o olhar dos educadores de infância que implementam o modelo pedagógico do Movimento
da Escola Moderna,II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares,Faro,2017 (Comunicação). |
6. |
Pinho, Rita M. B. C. A Reforma Educativa da Companhia de Jesus na dácada de 80 e 90 do Século XX,Congresso Internacional "Sociedade, Educação e elites",Bilbao,2017 (Comunicação). |
7. |
Pinho, Rita M. B. C. A utopia educativa do Movimento da escola Moderna,Congresso Internacional do Espírito Santo,Alenquer,2016 (Comunicação). |
8. |
Pinho, Rita M. B. C. Movimento da Escola Moderna em diálogo com Jonh Dewey,XII Colóquio CIE- Universidade da Madeira "(Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando Jonh Dewey",Funchal,2016 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Pinho, Rita M. B. C. Congresso Internacional de Psicologia Política: Liderança e tomada de decisão das elitas,2017 (Congresso / Organização). |
2. |
Pinho, Rita M. B. C. Congresso Internacional do Espírito Santo,2016 (Congresso / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Sara Fernandes, Estágio profissionalizante do Mestrado de Qualificação para a Docência em Ensino do Pré-Escolar, 2014. Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
2. |
Rita Nifrário, Estágio profissionalizante do Mestrado de Qualificação para a Docência em Ensino do Pré-Escolar, 2013. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (Orientador). |
3. |
Catarina Cintra, Estágio profissionalizante do Mestrado de Qualificação para a Docência em Ensino do Pré-Escolar, 2011. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (Orientador). |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Congresso Internacional do Espírito Santo - Génese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal, 2016 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional do Espírito Santo - Génese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Alenquer e Confraria da Rainha Santa Isabel de Coimbra; Cidade do evento: Alenquer / Auditório Damião de Góis. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
38º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderma, 2016 (Congresso). Nome do evento: 38º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderma; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. |
2. |
37º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna, 2015 (Congresso). Nome do evento: 37º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderma; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderma (MEM); Cidade do evento: Lisboa / Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. |
3. |
36º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna, 2014 (Congresso). Nome do evento: 36º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Eduação de Lisboa. |
4. |
Workshop de Iniciação ao Modelo de Denver de intervenção precoce (Early Start Denver Model), 2014 (Workshop). Nome do evento: Workshop de Iniciação ao Modelo de Denver de intervenção precoce (Early Start Denver Model); Nome da Instituição: Cooperativa Focus crl; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Hotel Yeatman.
Modelo de intervenção inovador de intervenção com evidência científica. O objetivo do ESDM é aumentar o nível do desenvolvimento
em todos os domínios em crianças com Perturbações do Espetro do Autismo, e destina-se simultaneamente, a diminuir os sintomas
do Autismo. Esta intervenção foca-se, em particular, no estímulo das competências sócio emocionais, cognitivas e de linguagem
das crianças, uma vez que o desenvolvimento destes domínios é particularmente afetado pelo Autismo. O ESDM combina abordagens
comportamentais, baseadas no relacionamento, desenvolvimentais e lúdicas num todo integrado que é padronizado, e no entanto,
completamente individualizado (Wagner & Rogers, 2011). |
5. |
35º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna, 2013 (Congresso). Nome do evento: 35º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Setubal / Escola Superior de Educação e Escola Supeior de Ciência Empresariais, Istituto Politécnico de Setubal. |
6. |
Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Pedagogia em Participação , 2013 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Pedagogia em Participação ; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação de Infância. |
7. |
Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Abordagem Reggio Emilia , 2013 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Abordagem Reggio Emilia ; Nome da Instituição: Associaçao de Profissionais de Educação de Infância (APEI); Cidade do evento: Lisboa / Fundação D. Pedro IV . |
8. |
Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Modelo do Movimento da Escola Moderna, 2013 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Modelo do Movimento da Escola Moderna; Nome da Instituição: Associaçao de Profissionais de Educação de Infância (APEI); Cidade do evento: Lisboa / Fundação D. Pedro IV. |
9. |
Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Modelo High/Scope , 2013 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas II: Os Modelos Curriculares nas Pedagogias Participativas - Modelo High/Scope ; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI); Cidade do evento: Lisboa / Fundação D. Pedro IV . |
10. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “O conselho de cooperação”, 2013 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “O conselho de cooperação”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna ; Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
11. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “A correspondência escolar”, 2013 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “A correspondência escolar”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna ; Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
12. |
I Encontro “As Expressões Artísticas na Educação Pré-Escolar”, 2013 (Encontro). Nome do evento: I Encontro “As Expressões Artísticas na Educação Pré-Escolar”; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI); Cidade do evento: Almada / Aula Magna do Instituto Piaget de Almada - Campus Universitário de Almada. Apresentação e divulgação de trabalhos realizados no âmbito da formação "Operacionalização das OCEPE no âmbito das Expressões
Plástica e Musical - Formação de Educadores". |
13. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM“Começámos a investigar…”, 2013 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “Começámos a investigar…”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
14. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “O trabalho de aprendizagem em matemática”, 2013 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “O trabalho de aprendizagem em matemática”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
15. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Os projetos como meio privilegiado de aprendizagem” , 2013 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “Os projetos como meio privilegiado de aprendizagem”
; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
16. |
VII Congresso “Neurociências e Educação Especial”, 2012 (Congresso). Nome da Instituição: PsicoSoma; Cidade do evento: Viseu / Teatro Viriato Viseu. |
17. |
34º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna, 2012 (Congresso). Nome do evento: 34º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Almada / Escola Superior de Educação Jean Piaget, Campos Universitário de Almada. |
18. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Planificação e avaliação: uma dinâmica construtiva”, 2012 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “Planificação e avaliação: uma dinâmica construtiva”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
19. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “O modelo pedagógico do MEM numa sala de jardim-de-infância”, 2012 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “O modelo pedagógico do MEM numa sala de jardim-de-infância”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
20. |
International Conferences on Neuropsycholoy “Executive control in young children”, 2012 (Conferência). Nome do evento: International Conferences on Neuropsycholoy “Executive control in young children”; Nome da Instituição: Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa . |
21. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Um percurso de formação cooperada”, 2012 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “Um percurso de formação cooperada”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: LIsboa / ISPA. |
22. |
Conferência “The Son-Rise Program”, 2011 (Conferência). Nome do evento: Conferência “The Son-Rise Program”; Nome da Instituição: Associação Vencer Autismo ; Cidade do evento: Lisboa / Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Apresentação de estratégias de intervenção com crianças que apresentem diagnósticos como Autismo, Perturbação do Espectro
do Autismo, Transtorno Invasivo de Desenvolvimento, Síndrome de Asperger, Autismo de Alto Funcionamento e outras dificuldades
de desenvolvimento relacionadas. |
23. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “O MEM como Fator de Integração”, 2011 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “O MEM como Fator de Integração”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
24. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Do Civismo à Cidadania”, 2011 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “Do Civismo à Cidadania”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
25. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Instrumentos de pilotagem enquanto reguladores de um processo de aprendizagem
democrático”, 2011 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “Instrumentos de Pilotagem Enquanto Reguladores
de um Processo de Aprendizagem Democrático”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
26. |
33º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna, 2011 (Congresso). Nome do evento: 33º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Leiria / Escola Superior de Eduação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
27. |
XII Encontro Nacional da APEI: Intencionalidade Educativa e Reflexividade, 2011 (Encontro). Nome do evento: XII Encontro Nacional da APEI: Intencionalidade Educativa e Reflexividade; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação de Infância; Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Relatório: Estado da Educação 2010, Percursos Escolares.
A Educação das crianças dos 0 aos 3 anos.
A avaliação em educação de infância.
How to improve development outcomes for children through effective practice: drawings from the EPPE Project.
Práticas de avaliação:Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP).
Práticas de avaliação: elaboração de portfolios de aprendizagem.
Práticas de avaliação: o Registo de Observação da Criança (COR-Child Observation Record).
Práticas de avaliação: Sistema de Acompanhamento da Criança (SAC) e Escala de Bem-estar Emocional.
Práticas de avaliação: avaliação da qualidade do programa (PQA-Programe Quality Assessment).
Práticas de formação: implementação do Mestrado em Educação de Infância na ESE de Lisboa.
. |
28. |
II Conferência Nacional de Educação de Infância, 2011 (Conferência). Nome do evento: II Conferência Nacional de Educação de Infância; Nome da Instituição: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém. |
29. |
I Conferência Internacional CREANET – Criatividade na Educação Pré-Escolar, 2011 (Conferência). Nome do evento: I Conferência Internacional CREANET – Criatividade na Educação Pré-Escolar; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Beja; Cidade do evento: Beja / Escola Superior de Educação de Beja. |
30. |
Workshop “Autismo: Compreender para Melhor Comunicar” , 2011 (Workshop). Nome do evento: Workshop “Autismo: Compreender para Melhor Comunicar” ; Nome da Instituição: Oficina Didáctica – Educação e Saúde; Cidade do evento: Lisboa / Hospital CUF Descobertas. Definição e identificação do comportamento no Autismo.
Definir comunicação e diferenciar a comunicação verbal e não verbal.
Avaliar e intervir na comunicação e no comportamento no Autismo
. |
31. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Organização e Regulação das Aprendizagem num Grupo de Jardim de Infância”, 2010 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “Organização e Regulação das Aprendizagem num
Grupo de Jardim de Infância”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
32. |
32º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna, 2010 (Congresso). Nome do evento: 32º Congresso Nacional do Movimento da Escola Moderna; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Évora / Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora . |
33. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “As Ciências Experimentais no Pré-Escolar”, 2009 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “As Ciências Experimentais no Pré-Escolar”,
; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna; Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
34. |
Seminário “Convivendo com a Dificuldade em Aprender”, 2009 (Seminário). Nome do evento: Seminário “Convivendo com a Dificuldade em Aprender”; Nome da Instituição: C.A.P. – Centro de Apoio Psico Educacional; Cidade do evento: Lisboa / Auditório do CineTeatro de Moscavide. Dificuldades de aprendizagem – O que são? Como entendê-las?
Sinais de alerta, diagnóstico precoce, e agora?
Dificuldades de aprendizagem ou problemas de “ensinagem”.
Que postura por professores e pais face às dificuldades de aprendizagem.
Estratégias de intervenção em dificuldades de leitura.
Estratégias de intervenção em dificuldades lógico matemáticas.
Estratégias de intervenção em dificuldades de concentração e atenção.
Estratégias de intervenção em dificuldades de linguagem.
Estratégias de intervenção em dificuldades de escrita.
. |
35. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Crescemos em Concelho”, 2008 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “Crescemos em Concelho”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM) ; Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
36. |
Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do MEM “O Concerto no Imaginário da Criança”, 2008 (Outra). Nome do evento: Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna “O Concerto no Imaginário da Criança”; Nome da Instituição: Movimento da Escola Moderna (MEM); Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
37. |
II Congresso Internacional “(Re)Pensar a Escola numa Perspectiva Inclusiva”, 2008 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Internacional “(Re)Pensar a Escola numa Perspectiva Inclusiva”, ; Nome da Instituição: Fundação Bissaya Barreto; Cidade do evento: Coimbra / Auditório Bissaya Barreto – Campus do Conhecimento e da Cidadania. A sociedade e a inclusão.
Diversidade cultural em contextos escolares.
A educação inclusiva: conceções e práticas.
Intervenção precoce: das primeiras relações ao desenvolvimento e aprendizagem da criança com surdez.
Una escuela en la que todos encuentren su lugar para aprender. |
38. |
Jornadas Pedagógicas 2008 - "Modelos Pedagógicos na Educação de Infância : Modelo João de Deus ", 2008 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas 2008 - "Modelos Pedagógicos na Educação de Infância :Modelo João de Deus "; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI); Cidade do evento: Lisboa / Fundação D. Pedro IV. |
39. |
Jornadas Pedagógicas 2008 - "Modelos Pedagógicas na Educação de Infância :Pedagogia Waldorf", 2008 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas 2008 "Modelos Pedagógicos na Educação de Infância :Pedagogia Waldorf"; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI); Cidade do evento: Lisboa / Fundação D. Pedro IV. |
40. |
Encontro "Ser Bebé IV", 2007 (Encontro). Nome do evento: Encontro "Ser Bebé IV"; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação de Infância; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget de Almada . "A avaliação e intervenção em educação de infância (creche e jardim de infância)"
"Desenvolvimento Emocional dos 0 aos 3 anos"
"A PAR - Aprender em Parceria: promoção da leitura em creche"
"Crescer no berçário: Os bebés, a comunicação e as imagens reais"
"Contributos das neurociências para a educação"
"O trabalho em creche: De Histórias de colo a Dias com história(s) (dos 12 aos 36 meses)"
"O cuidado individualizado da creche familiar como forma de respeito pelas origens multiculturais"
"Intencionalidade educativa na Creche"
"Formação de Pessoal Auxiliar" . |
41. |
Workshop “Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa” , 2007 (Workshop). Nome do evento: Workshop “Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa” ; Nome da Instituição: Oficina Didáctica; Cidade do evento: Lisboa. Intervenção com recurso à comunicação aumentativa e/ou alternativa e às tecnologias de apoio numa dimensão ecológica e habilitadora.
Integração da comunicação aumentativa e/ou alternativa em contexto pedagógico.
. |
42. |
IV Jornada do ESCA sobre Perturbações do Espectro do Autismo: Autismo e Asperger, 2006 (Outra). Nome do evento: IV Jornada do ESCA sobre Perturbações do Espectro do Autismo: Autismo e Asperger; Nome da Instituição: ESCA - Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente ; Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Enfermagem São Vicente de Paulo. Perturbações do Espectro do Autismo, distinção entre Autismo e Síndroma de Asperger.
Avaliação e tipos de intervenção possíveis. . |
43. |
Jornada “Dificuldades de Aprendizagem ou Desafios na Aprendizagem” , 2005 (Outra). Nome do evento: Jornada “Dificuldades de Aprendizagem ou Desafios na Aprendizagem” ; Nome da Instituição: ESCA - Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente ; Cidade do evento: Porto. Mecanismos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem.
Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem.
Aspetos facilitadores das aprendizagens. . |
44. |
Simpósio "Métodos de Observação e de Avaliação em Desenvolvimento Infantil", 2004 (Congresso). Nome do evento: Congresso “Métodos de Observação e de Avaliação em Desenvolvimento Infantil”; Nome da Instituição: APTT21/Centro de Desenvolvimento Diferenças. |
45. |
II Programa “Aprender a Educar” (dos 3 aos 6 anos), 2002 (Outra). Nome do evento: II Programa “Aprender a Educar” (dos 3 aos 6 anos); Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa ; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Católica Portuguesa. Comunicação e desenvolvimento.
O desenvolvimento psicofisiológico.
O desenvolvimento moral e a importância das regras.
Algumas situações problemáticas no desenvolvimento infantil.
A adaptação ao Jardim de Infância e a transição para o 1º ciclo.
Estilos parentais e práticas educativas.
. |
46. |
Encontro Científico-Profissional de Psicólogos Clínicos, 2001 (Encontro). Nome do evento: Encontro Científico-Profissional de Psicólogos Clínicos; Nome da Instituição: Instituto de Psicologia Aplicada e Formação. |
47. |
Simpósio "Psicopatologia e Psicologia", 1999 (Simpósio). Nome do evento: Simpósio Psicopatologia e Psicologia ; Nome da Instituição: Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Cidade do evento: Lisboa / Instituto Superior de Psicologia Aplicada. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
18 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Produção técnica Technical production |
10 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
10 |
Dados complementares (Additional data) |
51 |
Orientações Orientations |
3 |
Participação em Eventos Event participation |
48 |
Visualizações do curriculum [
64
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
29-10-2019
às
13:54:41
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|