Maria Cristina Vieira da Silva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
01/07/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Cristina Vieira da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Silva, Maria Cristina Vieira da |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti Departamento de Formação em Educação Básica Rua Gil Vicente 138-142 Porto Portugal 4000-255 Porto Portugal Telefone: (+351)225573420Extensão: 225 Fax: (+351)225508485 Correio electrónico: cristina.vieira@esepf.pt Homepage: http://www.clunl.edu.pt/en/?id=956&mid=201 |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1997-2003 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Linguística.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1992-1996 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Linguística
(2 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1988-1992 |
Licenciatura Licentiate degree |
Lic. em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Port. e Franceses
(4 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2003-2003 |
Curso de curta duração Short course |
Utilização Criativa das TIC - nível II.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
Portugal.
|
1992-1992 |
Outros Others |
Formação de Formadores em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Tradução. Instituto do Emprego e Formação Profissional,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jun/2015-Actual |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Jan/2015-Actual |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2003-Actual |
Professor Coordenador |
Set/2002-Jun/2003 |
Professor Adjunto |
Set/2009-Out/2009 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/2008-Dez/2011 |
Outra Situação |
Jul/2005-Jun/2008 |
Investigador Auxiliar |
Abr/1997-Mar/2001 |
Outra Situação |
Abr/1995-Mar/1997 |
Outra Situação |
Out/1994-Mar/1995 |
Outra Situação |
Out/1992-Set/1994 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem(Regente)
- Introdução aos Estudos Linguísticos(Regente)
- Análise Gramatical e Pragmática do Discurso(Regente)
- Seminário Interdisciplinar II(Regente)
- Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Regente)
- Leitura e Literacia(Docente)
- Laboratório de Língua(Regente)
- Desenvolvimento da Linguagem(Regente)
- Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa(Regente)
- Linguística Aplicada ao Desenvolvimento da Linguagem(Regente)
- Fundamentos da Competência Leitora(Regente)
- Iniciação ao Trabalho de Projecto(Regente)
- Trabalho de Projecto(Regente)
- Didáctica do Português(Regente)
- Curso de Língua e Cultura Portuguesa(Regente)
- Didática da Língua em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Regente)
- Didática do Português: Língua e Texto(Regente)
- Oficina de Recursos Tecnológicos para o Português(Regente)
- Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
- Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura(Regente)
- Linguagem e Literacia Emergente(Regente)
- Escrita: Conceitos e Práticas (Regente)
- Escrita: Processos e Produtos(Regente)
- Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I(Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem(Docente)
- Análise Gramatical e Pragmática do Discurso(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Abr/2006-Actual |
|
Membro de Conselho Científico da Revista Saber (e) Educar |
Dez/2003-Actual |
|
Membro de Conselho Científico |
Out/2014-Nov/2016 |
|
Presidente do Conselho Técnico-Científico |
Jul/2004-Set/2005 |
|
Membro de Comissão de Coordenação do CIPAF |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Nov/2008-Actual |
|
-
Coordenador de Curso |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Mar/2006-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - Avaliação de Diagnóstico em Língua Portuguesa - Português Língua Segunda - Os sons que as palavras têm: promoção da consciência fonológica - Ensino do Conhecimento da Língua - O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa - O ensino da escrita - O desafio de aprender gramática - Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português - A consciência fonológica e a emergência da leitura e escrita - Fundamentos da Competência Leitora - Escuta ativa e consciência fonológica - Promoção da consciência fonológica, enquanto modalidade de consciência linguística, no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do
Ensino Básico - As Metas Curriculares enquanto marcos num percurso de descoberta progressiva da Gramática – identificar adjetivos no 1.º Ciclo - À descoberta da gramática num laboratório de língua - Metas Curriculares de Português – 3.º Ciclo e sua articulação com o PPEB - Oficina de Escrita – a textualização no 1.º e 2.º CEB - Gramática no 1º CEB - Gramática no 2º CEB - A Escrita no 1º e 2º CEB: do Programa de Português para o Ensino Básico às Metas Curriculares de Português - O ensino da escrita: o ensino da ortografia - A TLEBS no 1º CEB – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português - Módulo "Português" - Projeto Quality Education For All - São Tomé e Príncipe - Módulo "Métodos Fundamentais e de Ensino: Português" - Projeto Quality Education For All - São Tomé e Príncipe
|
Set/2009-Out
/
2009
|
|
Formação profissional»Professional education: - Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Mai/2004-Jul/2008 |
|
Atividade realizada»Activity: Coordenadora da área de Línguas e Literaturas da ESE de Paula Frassinetti |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Linguística Comparada |
|
Objectivos»Goals:
i) promover a investigação em tópicos de investigação teórica actuais e desenvolver a análise de aspectos linguísticos específicos,
que possam levar a uma melhor compreensão dos processos de aquisição, variação e mudança;
ii) desenvolver estudos comparativos, sincrónicos e diacrónicos, sobre o português e outras línguas, com base no paradigma
generativista;
iii) formar jovens investigadores, através da integração de estudantes no programa de investigação do grupo, a oferta de cursos
de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento), e o acolhimento de investigadores pós-doc nacionais e internacionais..
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Línguas e Literaturas.
|
2. |
Linguística Comparada |
|
Objectivos»Goals:
i) promover a investigação em tópicos de investigação teórica actuais e desenvolver a análise de aspectos linguísticos específicos,
que possam levar a uma melhor compreensão dos processos de aquisição, variação e mudança;
ii) desenvolver estudos comparativos, sincrónicos e diacrónicos, sobre o português e outras línguas, com base no paradigma
generativista;
iii) formar jovens investigadores, através da integração de estudantes no programa de investigação do grupo, a oferta de cursos
de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento), e o acolhimento de investigadores pós-doc nacionais e internacionais..
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Línguas e Literaturas.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014-2018 The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)-The digital literacy and multimodal practices
of young children (DigiLitEY)-The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)-The digital literacy and multimodal practices
of young children (DigiLitEY)
|
Referência do projeto»Project reference: ISCH COST Action IS1410..
|
2015-2018 Ensinar Bem, Aprender Melhor - Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente |
Referência do projeto»Project reference: Sem referência.
|
2005-2008 Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2-Morphology and Syntax in L2 Acquisition |
Referência do projeto»Project reference: POCI/LIN/62214/2004. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2001-2004 Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval-Medieval Portuguese Lexicon and Verb Syntax |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/LIN/35524/2000. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
1996-1998 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas-Automatic Tagging and Parsing of Medieval Portuguese Corpora Identification |
Referência do projeto»Project reference: PSCH/C/LIN/931/95. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Nova de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
1995-1997 Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização |
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/LIN/537/93.
|
1993-1997 Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização-Medieval Portuguese Grammar - Contribution to its characterization |
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/LIN/537/93. Financiador(es)»Funding:
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2008 - Actual |
Associação de Professores de Português, Membro.
|
Out/1993 - Actual |
Associação Portuguesa de Linguística, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Azevedo, Manuel J. P. M.; Gonçalves, Daniela A. R; Gonçalves, José L; Silva, Maria C. V.; Nogueira, Isabel C; Sousa, Júlio E. P.; Moreira, Maria L. P. T. N. T. 2014. O que desencadeia o sucesso em alunos com baixo rendimento escolar, no Projeto Fénix. ed. 1, ISBN: 978-989-98940-1-3. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti / Universidade Católica Portuguesa – Porto.
|
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D; Cavalcanti, Joana. eds. 2013. Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-99174-7-9. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
|
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D; Matos, João C. G.. eds. 2011. Universos da Palavra - Percursos de Animação da Leitura. ed. 1, ISBN: ISBN 978-972-9917. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.; Araújo, Mônica; Borges, Maria M. 2019. Digital reading in the early years: expertise, engagement and learning. . In The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood, ed. Ola Erstad, Rosie Flewitt, Bettina Kümmerling-Meibauer, Íris Susana Pires Pereira, 270 - 281. . Oxfordshire: Taylor & Francis/Routledge. |
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C. 2015. Future teachers’ perceptions of the pedagogical use of digital textbook in the learning proces. In Digital Textbooks, What’s new?, 723 - 767. . Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións da Universidade de Santiago de Compostela /IARTEM. |
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.. 2014. O conhecimento didático do conteúdo gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática. In O Universal e o particular. Uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier, ed. Alexandra Fiéis, Maria Lobo & Ana Madeira , 299 - 313. ISBN: 978-989-689-477-1. Lisboa: Edições Colibri. |
|
|
|
4. |
Silva, Maria C. V.. 2013. Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística. In Ensinar a Aprender Português num Mundo Plural, ed. Teixeira, M.; L. Santos; I. Silva & E. Mesquita , 53 - 95. ISBN: 978-972-9434-06-8. Santarém: ESE de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia. |
|
|
|
5. |
Silva, Maria C. V.; Teixeira, Julieta. 2012. A Compreensão Leitora em textos narrativos – Diversificar estratégias. In Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas, ed. Silva, Cristina VIeira; Marta Martins; Joana Cavalcanti, 43 - 53. ISBN: 978-972-991. Porto: ESEPF.
|
|
|
|
6. |
Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R; Ferreira, Ana L. O; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2012. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas. In Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local, ed. X. M. C. Fernández, X. R. Rodríguez, D. Gonçalves, 81 - 89. ISBN: ISBN 978-972-9917. Porto: ESEPF. |
|
|
|
7. |
Silva, Maria C. V.. 2011. Perceções dos mestrandos de perfil misto de formação de professores face às novas orientações curriculares. In Novos Desafios no Ensino do Português, ed. Escola Superior de Educação de Santarém, 219 - 229. ISBN: 978-972-9434-04-4. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
|
|
|
|
8. |
Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D; Cavalcanti, Joana; Matos, João C. G.. 2011. O Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Animação da Leitura: das razões de ser às potencialidades. In Universos da palavra - Percursos de animação da leitura, ed. Cristina Vieira da Silva; Joana Cavalcanti; João Carlos Matos e Marta Martins, 20 - 46. ISBN: 978-972-99174-4-8. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
|
|
|
9. |
Silva, Maria C. V.. 2003. A diachronic analysis of the portuguese causative constructions. In Gramática e léxico em sincronia e diacronia. Um contributo da Linguística portuguesa, ed. Alexandre Veiga, 131 - 141. ISBN: 84-9750-266-3. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela: Servicio de Publicacións e Intercambio Cientifico. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Sá, Cristina M; Silva, Maria C. V.; Macário, Maria J. B. 2018. "Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação", Acta Scientiarum. Language and Culture 40, 1: 107 - 130.
|
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.. 2017. "Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 06: 448 - 451.
|
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. 2017. "Para a caraterização do ensino e da aprendizagem da gramática em Portugal: as perceções dos professores", Diadorim 19, 2: 107 - 130.
|
|
|
|
4. |
Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C. C; Silva, Maria C. V.. 2016. " Guided portfolio writing as a scaffold for reflective learning in in-service contexts: a case study
1 ", Teacher Development 20, 5: 614 - 630.
|
|
|
|
5. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Silva, Maria C. V.. 2016. " Inducing Supervision Practices among peers in a Community of Practice", Journal for Educators, Teachers and Trainers 7, 2: 108 - 119.
|
|
|
|
6. |
Pereira, Iris S. P; Viana, Fernanda L; Silva, Maria C. V.. 2015. "Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador", Revista Perspectiva - Professor Alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem 33, 1: 231 - 259. |
|
|
|
7. |
Viana, Fernanda L; Silva, Maria C. V.; Santos, Ana S; Vale, Ana P; Ribeiro, Iolanda. 2014. "Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação", Calidoscópio 12, 3: 335 - 344.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J. B; Silva, Maria C. V.. 2017. "Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação.", Trabalho apresentado em VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade., In Atas do VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade., Santarém. |
|
|
|
2. |
Macário, Maria J. B; Sá, Cristina M; Silva, Maria C. V.. 2017. "Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais", Trabalho apresentado em Pelos Mares da língua portuguesa 4, In Pelos Mares da língua portuguesa 4, Aveiro. |
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.; Andrade, Cláudia. 2017. "Os recursos digitais ao serviço do ensino e aprendizagem da gramática", Trabalho apresentado em Pelos Mares da língua portuguesa 4, In Pelos Mares da língua portuguesa 4, Aveiro. |
|
|
|
4. |
Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2018. "Prática de Ensino Supervisionada na formação de professores - um binómio formação/investigação", Trabalho apresentado em 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, In Livro de Atas do 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Braga.
|
|
|
|
5. |
Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2017. "Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores", Trabalho apresentado em XIV Symposium Internacional sobre el praticum y las prácticas externas “Recursos para um Prácticum de Calidad”, In Actas do XIV Symposium Internacional sobre el praticum y las prácticas externas “Recursos para um Prácticum de Calidad”, Poio, Pontevedra.
|
|
|
|
6. |
Silva, Maria C. V.. 2016. "A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português", Trabalho apresentado em Pelos Mares da língua portuguesa, In Pelos Mares da língua portuguesa, Aveiro.
|
|
|
|
7. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. 2015. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB", Trabalho apresentado em V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Lecce.
|
|
|
|
8. |
Silva, Maria C. V.. 2014. "De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português: o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa, In Pelos Mares da língua portuguesa 2 , Aveiro. |
|
|
|
9. |
Silva, Maria C. V.. 2012. "Perceções de Mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística", Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, Aveiro.
|
|
|
|
10. |
Silva, Maria C. V.. 2014. "A leitura digital – perceções de professores em formação", Trabalho apresentado em VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía, In Actas VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía. Hacia una Transformatión Educativa con Sentido, Santiago de Chile. |
|
|
|
11. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. 2014. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, In Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga.
|
|
|
|
12. |
Silva, Maria C. V.. 2014. "Da leitura aos manuais digitais - perceções de estudantes da formação inicial de professores", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. |
|
|
|
13. |
Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R; Ferreira, Ana L. O; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2013. "Comunidade de Prática: Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente", Trabalho apresentado em Challenges 2013, In Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere, Braga. |
|
|
|
14. |
Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C. 2013. "Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de Professores em Formação.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
15. |
Silva, Maria C. V.. 2012. "Animador de leitura, um novo perfil docente.", Trabalho apresentado em 9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática
Docente, In Atas do 9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação
e Prática Docente , Braga. |
|
|
|
16. |
Silva, Maria C. V.; Lopes, Inês M. S. 2012. "Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino.", Trabalho apresentado em III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In SIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. , Macau. |
|
|
|
17. |
Silva, Maria C. V.. 2010. "Estratégias de monitorização da compreensão leitora. ", Trabalho apresentado em 8º Encontro Nacional (6º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., In Atas do 8º Encontro Nacional (6º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação
e Prática Docente., Braga. |
|
|
|
18. |
Silva, Maria C. V.. 2009. "Para uma didáctica da gramática: a aula de Língua Portuguesa como um laboratório de língua", Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos seleccionados do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
19. |
Silva, Maria C. V.. 2010. "Português como língua não materna no 1º ciclo do E.B.", Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Actas do 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
|
|
|
|
20. |
Silva, Maria C. V.. 2010. "O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras", Trabalho apresentado em SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Actas do SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua
Portuguesa, Évora.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Silva, Maria C. V.. 2012. "Animador de leitura: das razões de ser ao perfil de competências. ", Cadernos do Externato Cooperativo da Benedita, 5: 29 - 37.
|
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.; Cavalcanti, Joana; Gonçalves, Daniela A. R; Trevisan, Gabriela; Gonçalves, José L. 2011. "Criança, Sujeito de Direitos: a Infância que se ergue. Breve fundamentação. ", Revista Saber (e) Educar, 15: 1 - 7.
|
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.. 2011. "O Direito à língua – A Diversidade Linguística na Escola", Revista Saber (e) Educar, 15: 1 - 6.
|
|
|
|
4. |
Silva, Maria C. V.. 2008. "O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua", Revista Saber (e) Educar, 13: 89 - 106.
|
|
|
|
5. |
Silva, Maria C. V.. 2007. "Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?", Cadernos de Estudo , 6: 43 - 52.
|
|
|
|
6. |
Pereira, Henrique M. S; Silva, Maria C. V.. 2006. "Entrevista: Pela Educação, com António Nóvoa", Revista Saber (e) Educar, 11: 111 - 126.
|
|
|
|
7. |
Silva, Maria C. V.; Azevedo, Cláudia; Ferreira, Cristina; Vasconcelos, Maria A. 2006. "A escrita também se cultiva: o projecto "Plantar Histórias"", Cadernos de Estudo, 4: 31 - 41.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. 2009. "Velhos? Só os trapos!...", Trabalho apresentado em II Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, In Actas do IIº Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, Ourense. |
|
|
|
2. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico", Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística - O Ensino das Línguas e a Linguística, In Actas do Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística: O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal. |
|
|
|
3. |
Silva, Maria C. V.. 2004. "Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica", Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Silva, Maria C. V.. 2005. "Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?", Trabalho apresentado em CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, In CIANEI - Actas do 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto. |
|
|
|
5. |
Silva, Maria C. V.. 2000. "Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português", Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra. |
|
|
|
6. |
Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana; Martins, Maria F; Loureiro, João; Dias, Sandro. 2001. "Léxico e sintaxe do verbo no Português Medieval", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
7. |
Silva, Maria C. V.. 2001. "Ordens de constituintes no Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana. 1998. "Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais", Trabalho apresentado em I Workshop sobre Linguística Computacional, In Linguística Computacional. Investigação fundamental e aplicações., Lisboa. |
|
|
|
9. |
Silva, Maria C. V.. 1998. "Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, In Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva, Aveiro. |
|
|
|
10. |
Silva, Maria C. V.. 1996. "As construções causativas em textos notariais dos séculos XIII e XIV", Trabalho apresentado em XII Encontro Ncional da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística , Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Silva, Maria C. V.. 20 dez. 2012. "O Acordo Ortográfico. 12 respostas a 12 possíveis questões." Mensageiro de Santo António, 26 - 27.
|
2. |
Silva, Maria C. V.. 20 dez. 1912. "Repensar o novo ano escolar em tempo de crise." Mensageiro de Santo António, 26 - 27. |
1. |
Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D. 2011. "Problematização e conceptualização em Ciências e nas aprendizagens científicas", 16 pp.. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. (Artigo)
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Silva, Maria C. V.. 2007. "A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância", 895 pp.. Porto: ESEPF. |
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L. O; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D. Relatório final de avaliação do Manual Escolar Os Tagarelas – Português 1º ano de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes,
Edições Livro Directo, Lda.,2013 (Relatório técnico). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.; Parente, Maria C. C. When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal,International ELINET Symposium 2018: "Literacy in the 21st Century: Participation-Inclusion-Equity",Colónia,2018 (Comunicação).
|
2. |
Parente, Maria C. C; Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.. Literacia Digital na educação de infância: o que revelam as boas práticas?,EDULOG 2018 International Conference Early Childhood Education: what Science has to teach us,Braga,2018 (Comunicação).
|
3. |
Silva, Maria C. V.; Sebastião, Isabel. Future teachers’ content knowledge on grammar implications for teacher training,SIG EduLing Seminar,Bialystok,2018 (Comunicação).
|
4. |
Silva, Maria C. V.. Ensinar e aprender gramática com recursos educativos digitais. ,3.ª Conferência Internacional TechLING’18,Lisboa,2018 (Comunicação).
|
5. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Silva, Maria C. V.. Prática de Ensino Supervisionada na Formação de Professores - um binómio Formação/Investigaçãp,5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Braga,2018 (Comunicação). |
6. |
Pereira, Iris S. P; Silva, Maria C. V.; Borges, Maria M. What's up in digital reading? Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen.,20th European Conference on Literacy,Madrid,2017 (Comunicação). |
7. |
Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância,XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2017 (Comunicação). |
8. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Silva, Maria C. V.. Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação.,VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade,Santarém ,2017 (Comunicação).
|
9. |
Silva, Maria C. V.; Andrade, Cláudia. Os recursos digitais ao serviço do Ensino e aprendizagem da gramática,V Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa,Aveiro,2017 (Comunicação).
|
10. |
Sá, Cristina M; Macário, Maria J; Silva, Maria C. V.. Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: um estudo com futuros profissionais da Educação,IV Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa,Aveiro,2017 (Comunicação).
|
11. |
Silva, Maria C. V.. À descoberta dos adjetivos qualificativos num laboratório gramatical para o 1.º CEB,II Encontro Temático APL/ESE: Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua,Porto,2017 (Comunicação). |
12. |
Silva, Maria C. V.; Gonçalves, Daniela A. R. Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores.,XIV Symposium Internacional “Recursos para um Prácticum de Calidad”,Poio,2017 (Comunicação). |
13. |
Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação das práticas literácitas no domínio da leitura e da escrita em jardim de infância,1.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar,Vila Nova de Famalicão,2016 (Comunicação). |
14. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. Basic Education teachers’ perceptions on grammar teaching: from grammatical content knowledge to didactic knowledge,Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar,Setúbal,2016 (Comunicação). |
15. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. Perceções de docentes do 2.º CEB sobre o ensino/aprendizagem gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática,III Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares sobre a Educação Linguística,Porto,2016 (Comunicação). |
16. |
Silva, Maria C. V.. A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português,3.º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa,Aveiro,2016 (Comunicação). |
17. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB,V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – de volta ao futuro,Lecce,2015 (Comunicação). |
18. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico,Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem,Braga,2014 (Comunicação). |
19. |
Silva, Maria C. V.. De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português – o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística,II Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa,Aveiro,2014 (Comunicação). |
20. |
Pereira, Iris S. P; Parente, Maria C. C; Silva, Maria C. V.. On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers,Conference on Writing Research & Writing Research School,Amsterdam,2014 (Poster). |
21. |
Silva, Maria C. V.. Da leitura aos livros digitais: perceções dos professores em formação,10.º Encontro Nacional/ 8.º Internacional de investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação). |
22. |
Silva, Maria C. V.. Leitores estratégicos: precisam-se,10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico,Porto,2013 (Comunicação). |
23. |
Silva, Maria C. V.. Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística no Ensino Superior,III Encontro Internacional do Português – Novos Desafios no Ensino do Português & III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino
da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação). |
24. |
Silva, Maria C. V.. Leitores estratégicos: precisam-se.,10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico,Lisboa,2013 (Comunicação). |
25. |
Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Nogueira, Isabel C. Potencialidades pedagógicas de manuais digitais - representações de professores em formação.,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
26. |
Silva, Maria C. V.. Animador de leitura, um perfil especializado,Encontro Pluridisciplinar de apresentação pública dos Cadernos do ECB V,Benedita,2012 (Comunicação). |
27. |
Silva, Maria C. V.. Perceções de mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística,III Encontro Nacional de Educação Básica,Aveiro,2012 (Comunicação). |
28. |
Silva, Maria C. V.. Animador de leitura, um novo perfil docente.,9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática
Docente,Braga,2012 (Comunicação). |
29. |
Silva, Maria C. V.. Para uma avaliação da compreensão em falantes de PLNM.,Encontro 2012: Português Língua Não Materna, Partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem,Lisboa,2012 (Comunicação). |
30. |
Silva, Maria C. V.. Formação na área da animação da Leitura? Porquê?,IV Encontro Sementes de Leitura e Artes,Porto,2011 (Comunicação). |
31. |
Lopes, Inês M. S; Silva, Maria C. V.. Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino,III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Macau,2011 (Comunicação).
|
32. |
Silva, Maria C. V.. Estratégias de monitorização da compreensão leitora,8º Encontro Internacional (6º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2010 (Comunicação). |
33. |
Silva, Maria C. V.. Percepções de estudantes sobre o novo Programa de Português e Metas de Aprendizagem,II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português,Santarém,2010 (Comunicação). |
34. |
Silva, Maria C. V.. O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras,SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Évora,2009 (Comunicação). |
35. |
Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida M. M. Q. e; Nogueira, Isabel C. Contextos e práticas educativas - Para uma Didáctica de base experimental,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação,Lisboa,2009 (Comunicação).
|
36. |
Silva, Maria C. V.. Para uma didáctica da gramática: a aula de língua portuguesa como um laboratório de língua,XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2009 (Comunicação). |
37. |
Silva, Maria C. V.. Avaliar a proficiência linguística de falantes de português L2 no 1º ciclo do E.B.,7º Encontro Nacional (5º Internacional) em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2008 (Comunicação). |
38. |
Silva, Maria C. V.. Português como língua não materna no 1º Ciclo do Ensino Básico,Encontro sobre Português como Língua Não Materna,Lisboa,2008 (Comunicação). |
39. |
Silva, Maria C. V.. Quando o português não é a língua materna no 1º ciclo do Ensino Básico,II Congresso sobre Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação). |
40. |
Silva, Maria C. V.. A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância,CIANEI II - 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância,Maia,2007 (Poster).
|
41. |
Silva, Maria C. V.. O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua,I Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à PlayStation - Problemas e perplexidades no Ensino Básico,Porto,2007 (Comunicação). |
42. |
Madeira, Ana M; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Osório, Paulo J. T. R. S; Silva, Maria C. V.; Rendeiro, Nuno. Morfologia e Sintaxe na aquisição de Português Língua Segunda,X Congresso de Lingüistica e Filologia,Rio de Janeiro,2006 (Poster). |
43. |
Silva, Maria C. V.. Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?,CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância,Porto,2005 (Comunicação). |
44. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. Cultura científica: a forma natural de estar em educação,É tempo de mudança na educação,VIla Nova de Gaia,2005 (Comunicação). |
45. |
Gonçalves, Daniela A. R; Nogueira, Isabel C; Costa, Margarida M. M. Q. e; Silva, Maria C. V.. A cultura científica na formação inicial dos educadores,2º Fórum Ciência,Porto,2005 (Comunicação). |
46. |
Silva, Maria C. V.. A complementação infinitiva em textos latinos dos séculos XI e XII e textos portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões
sobre o Latim-Romance e o Português Antigo.,QUID NOVI? 2004 (5º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística,Porto,2004 (Outra). |
47. |
Silva, Maria C. V.. Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica,XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2004 (Comunicação). |
48. |
Silva, Maria C. V.; Pereira, Iris S. P. Para uma avaliaçao de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico,Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística,Setúbal,2004 (Comunicação). |
49. |
Silva, Maria C. V.. Word Order in Late Latin and Old Portuguese: scrambling and interpolation,7th Diachronic Generative Syntax Conference - DIGS VII,Girona,2002 (Comunicação). |
50. |
Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Silva, Maria C. V.; Lobo, Maria; Castro, Ana; Martins, Maria F; Loureiro, João; Dias, Sandro. Léxico e Sintaxe do verbo no Português Medieval,XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2001 (Comunicação). |
51. |
Silva, Maria C. V.. Ordens de constituintes n Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação,XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2001 (Comunicação). |
52. |
Silva, Maria C. V.. As construções causativas em texto não-literários dos séculos XI a XIV,Congresso Internacional 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil,Évora,2000 (Comunicação). |
53. |
Silva, Maria C. V.. Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português,XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2000 (Comunicação). |
54. |
Silva, Maria C. V.. Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português,XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2000 (Comunicação). |
55. |
Silva, Maria C. V.. Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva,XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,1998 (Comunicação). |
56. |
Xavier, Maria F; Vicente, Maria G; Silva, Maria C. V.. Aplicações de um etiquetador morfossintáctico a textos portugueses medievais,Workshop sobre Linguística Computacional,Lisboa,1998 (Comunicação). |
57. |
Silva, Maria C. V.; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Vicente, Maria G; Fiéis, Maria A; Lobo, Maria; Castro, Ana. Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais,Workshop sobre Linguística Computacional,Lisboa,1997 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Silva, Maria C. V.. Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português, 2017 (Aperfeiçoamento). Duração: 4 horas. Local: Colégio Nossa Senhora da Paz, Cidade: Porto. |
2. |
Silva, Maria C. V.. A consciência fonológica e a emergência da leitura e escrita, 2017 (Aperfeiçoamento). Duração: 15 horas. Local: Centro de Formação do Agrupamento de Escolas Maia Trofa, Cidade: Maia. |
3. |
Silva, Maria C. V.. Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de Escolas do Cerco, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Silva, Maria C. V.. Fundamentos da Competência Leitora, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Silva, Maria C. V.. Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 2 horas. Local: Escola Secundária com 3.º Ciclo de S. Pedro da Cova, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Silva, Maria C. V.. Fundamentos da Competência Leitora, 2016 (Aperfeiçoamento). Duração: 25 horas. Local: ESEPF, Cidade: Porto. |
7. |
Silva, Maria C. V.. Escuta ativa e consciência fonológica, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 10 horas. Local: Centro de Formação Integral, São João da Madeira, Cidade: São João da Madeira, Tipo de participação: Docente. |
8. |
Silva, Maria C. V.. Promoção da consciência fonológica, enquanto modalidade de consciência linguística, no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do
Ensino Básico, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 2 horas. Local: Centro de Formação Integral, São João da Madeira, Cidade: São João da Madeira, Tipo de participação: Docente. |
9. |
Silva, Maria C. V.. Oficina de Escrita – a textualização no 1.º e 2.º CEB, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses, Cidade: Marco de Canaveses, Tipo de participação: Docente. |
10. |
Silva, Maria C. V.. Metas Curriculares de Português – 3.º Ciclo e sua articulação com o PPEB, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 10 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Campo, Valongo , Cidade: Valongo, Tipo de participação: Docente. |
11. |
Silva, Maria C. V.. As Metas Curriculares enquanto marcos num percurso de descoberta progressiva da Gramática – identificar adjetivos no 1.º Ciclo, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 3 horas. Local: Colégio Novo da Maia, Cidade: Maia, Tipo de participação: Docente. |
12. |
Silva, Maria C. V.. À descoberta da gramática num laboratório de língua, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 2 horas. Local: Agrupamento de Escolas do Cerco, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
13. |
Silva, Maria C. V.. Metas Curriculares de Português - 1.º Ciclo, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Direção Geral da Educação - Ministério da Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Duração: 3 semanas. Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
14. |
Silva, Maria C. V.. Metas Curriculares de Português - 2.º Ciclo, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Direção-Geral da Educação - Ministérioda Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Duração: 3 semanas. Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
15. |
Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D. A Escrita no 1º e 2º CEB: do Programa de Português para o Ensino Básico às Metas Curriculares de Português, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 2 semanas. Local: Colégio Nossa Senhora da Paz, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
16. |
Silva, Maria C. V.. O desafio de aprender gramática, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
17. |
Silva, Maria C. V.. O ensino da escrita, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
18. |
Silva, Maria C. V.. Ensino do Conhecimento da Língua, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. |
19. |
Silva, Maria C. V.. O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
20. |
Silva, Maria C. V.. A TLEBS no 1º CEB – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Colégio Nossa Senhora da Paz. Duração: 2 horas. Local: Colégio Nossa Senhora da Paz, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
21. |
Silva, Maria C. V.. Avaliação de diagnóstico em Língua Portuguesa, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
22. |
Silva, Maria C. V.. Português, Língua Segunda – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de E.B. 2/3 Augusto Gil. Duração: 2 horas. Local: E.B. 2/3 Augusto Gil, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
23. |
Silva, Maria C. V.. Os Sons que as Palavras têm: Promoção da Consciência Fonológica, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Silva, Maria C. V.. Juntos pela Criança - Caderno de Orientação Pedagógica (Projeto Othukumana - Juntos),2019. |
2. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L; Martins, Maria M. D; Matos, João C. G.; Couto, José M. Métodos Fundamentais de Ensino - Português,2019. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Silva, Maria C. V.. III Simpósio Internacional de Formação de Professores: Múltiplos Olhares sobre a Língua Portuguesa,2016 (Simpósio / Organização).
|
2. |
Silva, Maria C. V.. Dia do Departamento de Formação em Educação Básica,2013 (Outro / Organização). |
3. |
Silva, Maria C. V.. II Encontrode Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas,2013 (Encontro / Organização). |
4. |
Silva, Maria C. V.. I Encontro Internacional Boas Praticas em Animação da Leitura,2011 (Encontro / Organização).
|
5. |
Silva, Maria C. V.; Xavier, Maria F; Crispim, Maria L; Madeira, Ana M; Osório, Paulo J. T. R. S; Garrão, Ernani. Workshop on Interfaces in L2 Acquisition,2009 (Oficina / Organização).
|
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Silva, Maria C. V.. Problematização do conhecimento científico gramatical de futuros docentes,2019 (Entrevista).
|
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L. O; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D. Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro
Directo, Lda.,2013. |
2. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L. O; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D. Relatório final de avaliação do Manual Escolar "Despertar – Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo,
Lda.,2013. |
3. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L. O; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D. Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes,
Edições Livro Directo, Lda.,2013. |
4. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L. O; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D. Relatório final de avaliação do Manual Escolar "Os Tagarelas – Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes,
Edições Livro Directo, Lda.,2013. |
5. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L. O; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D. Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes,
Edições Livro Directo, Lda.",2013. |
6. |
Silva, Maria C. V.; Ferreira, Ana L. O; Cavalcanti, Joana; Martins, Maria M. D. Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro
Directo, Lda,2013. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Silva, Maria C. V.; Martins, Maria M. D. Guião de autoavaliação do mestrado em Ciências da Educação - área de especialização em Animação da Leitura,2014. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Érica Sofia da Silva Rocha, O acesso à leitura na transição do pré-escolar para o 1º ciclo, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
|
2. |
Cláudia Sofia Pereira Andrade, Os recursos digitais ao serviço do ensino-aprendizagem da gramática, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
3. |
Patrícia Daniela Santos Brochado, Do Pré-escolar ao 1.º Ciclo – o percurso da escrita, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
4. |
Isabel Cristina Conde da Silva, A Supervisão Pedagógica e a Transversalidade do Português - Contributos da Oralidade para a Promoção de Aprendizagens, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
5. |
Marisa Ivone de Brito Martins Simões, Ler para argumentar – Estratégias Dinamizadoras de Aprendizagem, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
6. |
Sara Patrícia Patrão Ribeiro, Realidade aumentada e suas implicações na promoção da Leitura, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
7. |
Lucinda Maria da Silva Moreira, Dos Hábitos de Leitura dos Professores ao Sucesso Escolar dos Alunos – Um Estudo de Caso no Final do Primeiro Ciclo do Ensino
Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
8. |
Helena Maria Arruda Mesquita Maciel, A consciência fonológica ao serviço da competência leitora - os sons das palavras, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
9. |
Carla Maria Silva Garcez do Lago Pinto Cardoso, A compreensão leitora em textos informativos - ler para aprender, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
10. |
Filipa Alexandra DIas Leite de Barros Marques, Atividades promotoras de consciência linguística em crianças em idade pré-escolar - um despertar para a Leitura, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
11. |
Carla Sónia Ferreira Alves, Abordagem à leitura e escrita emergentes na Educação Pré-escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
12. |
Maria Julieta Teixeira, A compreensão leitora em textos narrativos - diversificar estratégias, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Cristina Isabel MendonçaDuarte Teixeira, As TIC ao serviço da aprendizagem da Leitura, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em TIC em contextos de Aprendizagem) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
Iniciação científica Scientific initiation |
1. |
Maria da Conceição Seabra, Bê-à-bá PL2 Nível A1 - Apoio a alunos estrangeiros em Português Língua Segunda, 2007. Iniciação científica (Didáctica do Português Língua Segunda) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de António Miguel Borges da Silva. Fluência de Leitura: Construção, Aplicação e Avaliação de Sequências Didáticas e Materiais de Intervenção Pedagógica, 2018. Tese (Estudos da Criança Especialidade em Psicologia do Desenvolvimento e Educa) - Universidade do Minho.
|
1. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria Luísa Marques da Costa. Textos de divulgação científica mediática para crianças: Uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ano do 1.º Ciclo
do Ensino Básico, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
|
2. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Andreia Miranda Couto. Fluência em leitura e hábitos de leitura. Impacto de um programa de intervenção no 5.º ano de escolaridade, 2017. Dissertação (mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
3. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Helena Beatriz Correia de Barros. Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade. Aprendizagem explícita e situada de casos de leitura, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
4. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Filipa Gomes Pereira. Iniciação das crianças em processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
5. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Patrícia Isabel Lima Ribeiro. O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
6. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Catarina da Silva Andrade. A construção e a gestão de comportamento na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
7. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Lídia Manuela Pedro Godinho. Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (Português)
e da língua estrangeira (Espanhol), 2015. Dissertação (Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e ) - Universidade Nova de Lisboa. |
8. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Andreia Catarina Almeida Rodrigues. O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
9. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Nanci Regina Gomes Alves. A dimensão oral da língua como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
10. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Bruna Daniela Nunes da Silva Rua Carvalho. O início da docência – consciencialização e afirmação da profissionalidade, 2014. |
11. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Rita Sofia Silva Moreira. Práticas pedagógicas centradas na autonomia, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
12. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cátia Raquel Pereira da Silva. Um percurso do docente generalista: a complementaridade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º CEB, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
13. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Joana Andreia Matos Oliveira da Costa. A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
14. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Mónica Sofia Alves Barbosa. A leitura como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
15. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Marisa Filipa Machado da Mota Silva. “O Ensino da Escrita”: apropriação do sistema ortográfico. Plano de Intervenção, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
16. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ivete Marisa Gonçalves Teixeira. Provérbios e matemática na Educação Pré Escolar, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
17. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Vânia Daniela Ferreira Castro. Lengalengas e consciência fonológica na Educação Pré Escolar, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
18. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Isabel Maria Gil Antão de Sousa. O Conto como elo de ligação entre o Jardim de Infância e a Família, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
19. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Sara Daniela Mendanha Carvalho. A aprendizagem da ortografia: uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. |
20. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cátia Sofia Gomes de Almeida. À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
21. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Susana Cristina de Figueiredo Ferreira. Leitura e Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boas Práticas Ambientais., 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
22. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Isabel Maria da Silva Coelho. Os detetives dos sons: atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do E.B., 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. |
23. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Filipa Catarina Dias da Silva. Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura. A leitura tem sons, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
24. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Daniela Sofia Silva Reis. A descoberta da escrita e da leitura através da consciência fonológica, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
25. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cátia Liliana Fernandes. A Criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
26. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Fátima Marisa Correia Fonseca. Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
27. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Alda Cristina Antunes Serras. A Biblioteca Escolar e o 1º Ciclo. Projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
28. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Luísa Garcia Brito. Jogar com os sons das línguas na Educação de Infância, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
29. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cristiana Sofia da Silva Moreira. À Descoberta do Prazer de Ler através da Magia de um Conto, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
30. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Inês Isabel Gonçalves Reis Jardim Bühler. Um percurso ao nível da escrita vivido com um grupo de 5 anos, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
31. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa. O lúdico no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
32. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Cátia Inês Teixeira Pinheiro. Compreensão na Leitura e construção de identidade. Um estudo na educação pré-escolar, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
33. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Mário Manuel Simões de Almeida. As atuais bibliotecas escolares desenvolvem as literacias, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
34. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Carla Maria Jesus Alves da Cunha. Conhecer para intervir: níveis de literacia. Agrupamento de Escolas de Ensino Básico do Grande Porto, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
35. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Ana Isabel Salazar Abreu. Diversidade Linguística, Consciência Fonológica e Educação Pré-escolar, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
36. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Elisabete Cristina Gonçalves Teixeira. Compreensão da Leitura – contributos do programa «Aprender a Compreender Torna mais Fácil o Saber», 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget. |
37. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Margarida Torres da Silva. Linguagem formal em situações orais, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
38. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria da Graça Terra de Pinho Figueiredo. Projeto de intervenção na Leitura: a ilustração na Educação Pré-Escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
39. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Participação no júri de Maria de Fátima Rodrigues Martins. O papel da Biblioteca Escolar no processo do ensino-aprendizagem - estudo de caso, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação e Bibliotecas) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2016, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
2. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2015, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
3. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2014, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
4. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2013, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
5. |
Coordenação da equipa científico-pedagógica para avaliação e certificação de manuais escolares para o 1º Ciclo do Ensino Básico
reconhecida pela DGIDC, 2013, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
6. |
Comissão de Avaliação de Desempenho Docente da ESEPF (2012), 2013, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
7. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2012, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
8. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2011, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
9. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2010, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
10. |
Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação
de Professores, 2009, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
11. |
Arguição de Avaliação da Fonologia Infantil: Produção Espontânea de Reconto de Isabel Mª S.M.B. Fonseca (projeto de investigação
do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
12. |
Arguição de Conhecimento metafonológico na “mira” da linguagem escrita de Ana Luísa G.P.B. Ferreira (projeto de investigação
do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
13. |
Arguição de A influência da música no desenvolvimento linguístico das crianças de Ana Paula P. S. Martins (projeto de investigação
do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) , 2005, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
II Encontro Temático "Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua", 2016 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Temático “Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua; Nome da Instituição: várias Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto / ESE do Instituto Politécnico do Porto. |
2. |
8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade, 2016 (Encontro). Nome do evento: 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade; Nome da Instituição: Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Lisboa / ESE de Lisboa. |
3. |
3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI, 2016 (Congresso). Nome do evento: 3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI; Nome da Instituição: Ajudaris; Cidade do evento: Porto / Biblioteca Municipal Almeida Garrett. |
4. |
III IEP - Encontro Internacional do Português, 2013 (Encontro). Nome do evento: III IEP - Encontro Internacional do Português; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Cidade do evento: Santarém / ESE de Santarém. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Debate “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Obrigatória - como preparar os docentes para este desafio?”, 2017 (Outra). Nome do evento: «Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – como preparar os docentes para este desafio?»; Nome da Instituição: ESEPF; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas, 2013 (Encontro). Nome do evento: II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas; Nome da Instituição: CIPAF - ESEPF; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
2. |
Dia do Departamento em Educação Básica, 2013 (Outra). Nome do evento: Dia de Departamento de Formação em Educação Básica; Nome da Instituição: Departamento de Formação em Educação Básica; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
3. |
Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura” , 2011 (Encontro). Nome do evento: Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura”; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
4. |
“Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”, 2009 (Workshop). Nome do evento: “Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Saber (e) Educar, desde 2012/12/03, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: ESEPF.
|
2. |
Silva, Maria Cristina Vieira da; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Secundino Correia. Cadernos de Estudo, desde 2006/03/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
|
3. |
Silva, Maria Cristina Vieira da. Saber (e) Educar, de 2011/07/20 até 1912/07/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
60 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
12 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
30 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
20 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
96 |
Trabalhos técnicos Technical works |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
95 |
Dados complementares (Additional data) |
79 |
Orientações Orientations |
14 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
40 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
13 |
Participação em Eventos Event participation |
9 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Visualizações do curriculum [
8555
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
29-10-2019
às
19:51:57
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|