Curriculum Vitae

António Joaquim Magalhães Cardoso

Data da última atualização »Last update : 31/01/2018


António Joaquim Magalhães Cardoso. É Professor Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa. Publicou 36 artigos em revistas especializadas e 27 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 13 itens de produção técnica. Participou em 4 eventos no estrangeiro e 21 em Portugal. Actua na área de Ciências da Comunicação Nas suas actividades profissionais interagiu com 52 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7895932047047535


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
António Joaquim Magalhães Cardoso
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cardoso, António
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
Praça 9 de Abril, 349
Porto
4149-004 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225071300
Correio electrónico: ajcaro@ufp.edu.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2001-2004 Doutoramento
Phd
Engenharia Têxtil - Gestão e Design (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1996-1999 Mestrado
Master degree
Design e Marketing (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1988-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Marketing (5 anos » years) .
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa
Set/1993-Actual Professor Auxiliar

Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/2010-Set/2012 Professor Adjunto





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Fernando Pessoa
Set/2009-Actual
Curso»Academic program: Ciências Da Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação de Marketing(Regente)
  • Planeamento de Campanhas Publicitárias(Regente)
  • Empreendedorismo(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade Fernando Pessoa
Set/2007-Actual
Membro do Centro de Estudos Culturais, Linguagem e Comportamento (CECLICO) da UFP


Set/2004-Actual
Membro do Centro de Estudos de Comunicação (CEC)


Out/2004-2010
Membro de Conselho Científico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Fernando Pessoa
Mai/2010-Actual
- Coordenador de Curso


Jun/2008-Actual
- Coordenador de Curso Gestão de Topo


Set/2007-Actual
- Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Design e Inovação de Novos Produtos


Mai/2007-Actual
- Coordenador de Curso de MBA em Gestão Empresarial






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Italiano (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2013 - Actual CEISDTADT - Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os Montes e Alto Douro , Membro fundador.
Membro Fundador e membro do Conselho Concultivo.
Set/2013 - Actual FP-B2S - Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento, Membro.
Investigador.
Set/2007 - Actual APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, Outros (especifique).
Membro.
Set/2011 - Set/2013 CEL - Investigador do Centro de Estudos de Letras , Membro.
Investigador.
Jan/2005 - Set/2013 CEC - Centro de Estudos de Comunicação, Membro.
Investigador.
Set/2007 - Jul/2013 CECLICO - Center for Cultural Studies, Language and Behavior, Membro.
Investigador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Rabelo, Arnaldo; Cardoso, António J. M. 2008. Marketing Infantil - Como conquistar a Crianças Como Consumidora. ed. 1. São Paulo: Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Livro electrónico (e-book).


Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cardoso, António; Bandeira, Fernando; Cairrão, Álvaro. 2014. Jogos Simbólicos do tempo dos avós dos nossos avós.  In Literatura & Jogo: Narrativas, discursos, representações e mitos, ed. PATIM, Isabel, SEABRA, Daniel; ESTRADA, Rui e HILÁRIO, Fernando, 245 - 252. ISBN: 978-989-680-114-4. Lisboa: Esfera do caos Editores.
2. Cardoso, António J. M. 2006. Susceptibilidade das crianças à influência dos grupos de referência.  In Jovens, Marcas e Estilos de Vida, 159 - 172. . Porto: Universidade Fernando Pessoa.
3. Cardoso, António J. M. 2004. A influência da publicidade nas crianças: efeitos sociais e comerciais imediatos e a longo prazo.  In Publicidade e Comunicação empresarial Perspectivas e Contributos, ed. Paulo Cardoso; Sofia Gaio, 75 - 97. ISBN: 972-8830-16-5. Porto: Universidade Fernando Pessoa.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cardoso, António; Pereira, Manuel; D'Orey, Frederico. 2017. "A eficiência individual dos colaboradores e performance organizacional – um estudo quantitativo", European journal of applied business management 3, 3: 1 - 16.
2. Cardoso, António; Silva, Daniel; Bastos, Mário. 2017. "Study on the evaluation of the internal value of the brand. Brazilian Journal of Marketing, Opinion, And Media Research", Brazilian Journal of Marketing, Opinion, And Media Research 10, 2: 170 - 189.
3. Cardoso, António; Silva, Daniel; Bastos, Mário. 2016. "Study on The Formation of the Portuguese Preference for Brands", Brazilian Journal of Marketing, Opinion, And Media Research 198394, 18: 31 - 60.
4. Cardoso, António; Silva, Daniel; Bastos, Mário. 2015. "Study on the Evaluation of the External Value of the Brand", Brazilian Journal of Marketing, Opinion, And Media Research, 17: 1 - 21.
5. Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Petrova, Dessislava. 2015. "Assessment of the Effectiveness of Sport Sponsorship as a Tool of Marketing Communications", The International Journal Of Business & Management 3, 7: 133 - 144.
6. Cardoso, António; Catapan, Anderson; Oliveira, Adriana B.; Lachowski, Daiana C; Leal, Diego R; Martins, Paulo F; Benner, Luis C. 2015. "Cultivo do tomate pomodoro em estufa agrícola: uma análise da viabilidade financeira por meio da metodologia multi-índices", Custos e @gronegócio on line  11, 2: 126 - 154.
7. Cardoso, António; Pereira, Manuel. 2015. "The Relevance of Personal Leadership in the Management of Organizational Communication: A Qualitative Study", International Journal of Managerial Studies and Research  3, 7: 61 - 71.
8. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge; Silva, Luís. 2014. "Political interest and involvement amongst 15-25 years old: a comparative study between Portugal and Brazil", Pensée Multidisciplinary Journal 76, 11: 80 - 94.
9. Cardoso, António; Postica, Doru. 2014. "Current Development Level of Ecotourism and Eco-Touristic Products in Moldova", International Journal of Business and Social Science 5, 7: 83 - 94.
10. Cardoso, António; Poladashvili, Tamari; Cairrão, Álvaro. 2014. "Diagnostic Analysis of National Parks in Georgia in context of Ecotourism.", Advances in Natural and Applied Sciences 8, 8: 31 - 41.
11. Cardoso, António. 2014. "Analysis of Economic and Financial Viability for the Use of Biodigesters in Electric Power Generation from Swine Manure: Comparative Study Between Brazil and Portugal", Pensée Multidisciplinary Journal 76, 5: 140 - 149.
12. Cardoso, António; Bandeira, Fernando; Sousa, Robson. 2014. "Merchandising Strategy of FC Porto Store to Attract the Segment of Children and Youth", International Journal of Business, Humanities and Technology 4, 1: 140 - 149.
13. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge. 2014. "Attitudes of Children Related to Brands’ Promotions", International Journal of Humanities and Social Science 4, 1: 113 - 122.
14. Cardoso, António; Bandeira, Fernando; Cairrão, Álvaro. 2013. "The Wearable World in the Palm of our Hand The Perceived Importance of Augmented Reality in Marketing Strategies", International Journal of Business and Social Research  3, 5: 117 - 124.
15. Cardoso, António; Canavarro, Ana. 2013. "The New Media in the Political Universe: Civil Society and Political Participation", International Journal of Marketing, Communication and New Media 1, 1: 1 - 22.
16. Cardoso, Paulo; Cardoso, António. 2012. "Adolescents’ attitudes Toward internet Advertising", Revista Portuguesa de Marketing 14, 17: 20 - 31.
17. Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Figueiredo, Jorge; Meirinhos, Galvão; Cruz, Laura. 2012. "A Personalização dos Conteúdos dos Jornais Online na Reconfiguração das Práticas do Gatekeeping", Revista de Letras , 10: 361 - 377.
18. Cardoso, Agostinho; Cardoso, António. 2011. "Qualidade e satisfação na administração local: avaliação da satisfação dos munícipes da Amave NUTIII/AVE", Revista de Administração Pública  45, 4: 103 - 130.
19. Cardoso, António; Duarte, Liliana. 2011. "O papel dos jingles em anúncios publicitários televisivos destinados a crianças", Cadernos de Estudos Mediáticos, 8: 27 - 46.
20. Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Pereira, Angela. 2010. "“Marketing para as artes e a cultura: aproximando a juventude a esses universos", Diálogos com a Arte – Revista de Arte, Cultura e Educação 1, 1: 109 - 130.
21. Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Meirinhos, Galvão. 2010. "Estudo sobre a sensibilidade da escala de Sensibilidade das Crianças às Técnicas Promocionais no contexto português", Estudo sobre a sensibilidade da escala de Sensibilidade das Crianças às Técnicas Promocionais no contexto português 9, 4: 38 - 52.
22. Cardoso, António; Nunes, José. 2010. "The use of sports imagery as a support element of advertisements published at generic and sportive newspapers", Revista Prisma, 13: 15 - 35.
23. Cardoso, António; Amorim, Pedro. 2010. "Knowledge, use and adoption of innovations by adolescents", Observatorio (OBS*) Journal 4, 3: 1 - 20.
24. Soares, Bruno; Cardoso, António J. M; Quoniam, Luc; Trigo, Miguel; Camelo, Claudia. 2009. "Web 2.0 to 2.0 University – a management perspective", Revista Prisma, 8: 93 - 108.
25. Cardoso, António J. M. 2008. "Political Communication in the Internet – Website Analysis of the Political Parties in Italy", Observatorio (OBS*) Journal 2, 4: 180 - 204.
26. Cardoso, António J. M; Cairrão, Álvaro; Meirinhos, Galvão. 2008. "A Importância da Blogosfera na idade das Operações Formais", Cadernos de Estudos Mediáticos, 6: 30 - 43.
27. Cardoso, António J. M; Coquet, Eduarda; Araújo, Mário. 2008. "Modelling Children’s Choice Decisions Of Clothing", Journal of Fashion and Marketing Management 12, 3: 415 - 428.
28. Cardoso, António J. M; Cairrão, Álvaro. 2008. "Os jovens universitários e o consumo sustentável. A sua influência na compra de produtos ecológico", Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia, 4: 124 - 135.
29. Cardoso, António J. M; Costa, Tatiana. 2008. "O “Peso da Moda”: A relação e o envolvimento das mulheres obesas com o vestuário e a moda", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 4: 54 - 67.
30. Cardoso, António J. M. 2007. "Análise da Campanha Eleitoral On-line dos Movimentos Livres dos Cidadãos Eleitores no Referendo ao Aborto 2007", Cadernos de Estudos Mediáticos, 5: 101 - 119.
31. Cardoso, António J. M. 2006. "A comunicação política digital na corrida às eleições presidenciais 2006 - Internet, blogues e multimédia móvel", Cadernos de Estudos Mediáticos , 4: 101 - 119.
32. Cardoso, António J. M. 2006. "As atitudes materialistas das crianças e os valores procurados no vestuário", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 3: 63 - 77.
33. Cardoso, António J. M. 2005. "Uma Perspectiva Parental sobre a Influência das Crianças na Compra de Vestuário", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2: 162 - 190.
34. Cardoso, António J. M. 2004. "Factores Justificativos da Decisão de Internacionalização das Empresas da Industria de Calçado da Região do Vale do Ave", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 1: 55 - 68.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge. 2017. "A Expressão Dramática como atividade Motivadora na Força de Vendas", Trabalho apresentado em 1° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE DE AGUDOS, In Atas do 1° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE DE AGUDOS, Agudos - São Paulo.
2. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge. 2017. "A Interação do Teatro Moderno como Construtora de um Novo Espaço Cénico no Marketing de Vendas Diretas", Trabalho apresentado em 1° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE DE AGUDOS, In Atas do 1° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE DE AGUDOS, Agudos - São Paulo.
3. Cardoso, António; Vaz, Paulo. 2017. "Sustentabilidade do Teletrabalho: Estudo sobre a aplicação das técnicas de teletrabalho numa associação empresarial portuguesa", Trabalho apresentado em 1° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE DE AGUDOS, In Atas do 1° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE DE AGUDOS, Agudos - São Paulo.
4. Cardoso, António; D'Orey, Frederico; Abreu, Ricardo. 2015. "The formation of tourist destination: an empirical approach to tourists’ perception of Portugal", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA - Tourism for the 21dt Century, In Atas do IV Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA, Guimarães.
5. Cardoso, António; Catapan, Anderson; Veiga, Claudimar. 2014. "Análise da Viabilidade Econômico-Financeira para Utilização de Biodigestores na Geração de Energia Elétrica a Partir de Dejetos de Suínos: Estudo Comparativo Entre Brasil e Portugal", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Administração. Gestão Estratégica: Ética e Transparência na Administração, In Actas do Congresso Internacional de Administração. Gestão Estratégica: Ética e Transparência na Administração, Ponta Grossa, PR - Brasil.
6. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge. 2014. "A personalização dos conteúdos no web-jornalismo como promotora da relação e fidelização dos leitores", Trabalho apresentado em II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americano (CONFIBERCOM) - Os desafios da Internacionalização, In . Livro de resumos do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americano (CONFIBERCOM). Os Desafios da Internacionalização, Braga.
7. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge. 2013. "Study on the attitudes of children related to brands’ promotions", Trabalho apresentado em 12 International Conference on Research in Advertising (ICORIA), In Proceedings in International Conference on Research in Advertising: To Boldly Go…” Extending the Boundaries of Advertising", Zagreb.
8. Cardoso, António; Bandeira, Fernando; Cairrão, Álvaro. 2012. "A Credulidade das Crianças Relativamente à Publicidade Televisiva", Trabalho apresentado em Portugal, In Sociedade, Territórios e Organizações: Inclusões e competitividade, Vila Real.
9. Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Meirinhos, Galvão; Figueiredo, Jorge; Soares, Bruno. 2012. "Children´s Attitudes Toward four Sales Promotion Techniques", Trabalho apresentado em 11 th International Congress – Marketing Trends, In 11 th International Congress – Marketing Trends, Veneza.
10. Cardoso, António; Schoor, Maria V; Pereira, Sandra. 2011. "O Product Placement Como Estratégia Públicitária: Uma Análise dos Filmes “Transformers I” e “Transformers II", Trabalho apresentado em 7º Congresso da da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, In Medias Digitais e Industrias Criativas – Os Efeitos e os Desafios da Globalização, Porto.
11. Cardoso, António; Assunção, Andreia; Silva, Joana. 2011. "Estudo sobre as técnicas promocionais utilizadas pelos produtos alimentares dirigidos às crianças", Trabalho apresentado em 7º Congresso da da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação , In Medias Digitais e Industrias Criativas – Os Efeitos e os Desafios da Globalização, Porto.
12. Cardoso, Agostinho; Cardoso, António. 2011. "A Governação Municipal e a Gestão do Relacionamento com o Cidadão – o caso português", Trabalho apresentado em CONFIBERCON - Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana, In CONFIBERCON - Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana, São Paulo.
13. Canavarro, Ana; Cardoso, António. 2011. "Os Novos Media nas campanhas presidenciais- o caso português", Trabalho apresentado em CONFIBERCON - Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana., In CONFIBERCON - Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana., São Paulo.
14. Soares, Bruno; Cardoso, António; Trigo, Miguel; Quoniam, Luc; Reis, Pedro. 2011. "Da Universidade 2.0 à Educação 2.0 – Utilização das ferramentas da Web 2.0 numa IES", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Comunicación y Educación, In Estrategias de alfabetizacion mediática. Reflexiones sobre comunicación y educación, Barcelona.
15. Meirinhos, Galvão; Cardoso, António J. M; Cairrão, Álvaro. 2008. "Aplicação do Modelo da Probabilidade de Elaboração no Estudo das Atitudes em relação aos Jornais Diários Electrónicos Portugueses", Trabalho apresentado em Congreso de las Américas, In Actas do Congreso de las Américas, México.
16. Cairrão, Álvaro; Cardoso, António J. M. 2007. "Publicidade e Mentira? ", Trabalho apresentado em Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, In Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Braga.
17. Cardoso, António J. M; Teles, Joana. 2007. "A percepção do product placement e a sua influência no público infantil – Análise do Caso “Sozinho em casa 4", Trabalho apresentado em Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Comunicação e Cidadania, In Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Braga.
18. Moreira, Mariana; Cardoso, António J. M. 2007. "A influência dos ídolos na preferência dos produtos e das marcas junto das crianças: uma revisão da literatura", Trabalho apresentado em Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Comunicação e Cidadania, In Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Braga.
19. Nogueira, Laura; Cardoso, António J. M. 2007. "O Impacto das promoções na escolha das crianças", Trabalho apresentado em XVII Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica, In Actas do XVII Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica, Logrono.
20. Costa, Tatiana; Cardoso, António J. M. 2007. "O Envolvimento das mulheres obesas com o vestuário e a moda", Trabalho apresentado em XVII Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica, In Actas do XVII Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica, Logrono.
21. Cardoso, António J. M. 2007. "Children’s Involvement in the Choice of Clothing in General and With Three Clothing Items in Particular", Trabalho apresentado em 6 th International Congress – Marketing Trends, In 6 th International Congress – Marketing Trends, Paris.
22. Cardoso, António J. M; Araújo, Mário; Coquet, Eduarda. 2006. "Key Factors in Children’s Choice of Clothing – The Logit and Probit Binary Choice Models", Trabalho apresentado em 5 th International Congress – Marketing Trends, In Actes 5 th International Congress – Marketing Trends, Veneza.
23. Cardoso, António J. M; Gouveia, Vera. 2006. "Comunicação Política na Internet: Análise dos Web Sites dos Candidatos às Eleições Presidenciais 2006 em Portugal", Trabalho apresentado em XIII Jornadas Internacionales de Jóvenes Investigadores en Comunicación “Nuevos Retos de la Comunicación: Economia, Empresa y Sociedad”, In Actas das XIII Jornadas Internacionales de Jóvenes Investigadores en Comunicación “Nuevos Retos de la Comunicación: Economia, Empresa y Sociedad, Saragoza.
24. Cardoso, António J. M; Araújo, Mário; Coquet, Eduarda. 2005. "Importância e Significado que as Crianças Atribuem ao Vestuário, às Marcas e à Moda – Recurso À Representação Gráfica", Trabalho apresentado em XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da INTERCOM, In Actas do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da INTERCOM, Rio de Janeiro.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Postica, Doru; Cardoso, António. 2015. "The connection between self-image congruence and brand preference for store brands: a study in Portugal", Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 4, 1: 22 - 22.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Cardoso, António J. M; Araújo, Mário; Coquet, Eduarda. 2006. "A Relação das Crianças com as Marcas de Vestuário", Trabalho apresentado em XVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica, In Actas das XVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica, Évora.
2. Cardoso, António J. M; Araújo, Mário; Coquet, Eduarda. 2005. "Marketing Of Children’s Clothing: Children’s Involvement in the Choice of Clothing", Trabalho apresentado em AUTEX 2005 (5 th World Textile Conference, In AUTEX 2005 (5 th World Textile Conference, Portroz.
3. Cardoso, António J. M. 2005. "A Percepção das Crianças sobre as Marcas de Vestuário, a Moda e o Estilo de Vestir – Um Estudo Qualitativo", Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing Branding, In Actas do 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing - Branding, São Paulo.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Cardoso, António. 2011. "O Teatro das Vendas. Uma nova politica para a comunicação em Marketing". Viseu. (Prefácio)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cardoso, António. The formation of tourist destination: an empirical approach to tourists’ perception of Portugal,Tourism for the 21dt Century,Guimarães,2015 (Congresso).
2. Cardoso, António; Catapan, Anderson; Veiga, Claudimar. Análise da Viabilidade Econômico-Financeira para Utilização de Biodigestores na Geração de Energia Elétrica a Partir de Dejetos de Suínos: Estudo Comparativo Entre Brasil e Portuga,2014 (Congresso).
3. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge. A personalização dos conteúdos no web-jornalismo como promotora da relação e fidelização dos leitores,II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americano (CONFIBERCOM),Braga,2014 (Congresso).
4. Cardoso, António; Figueiredo, Jorge. Study on the attitudes of children related to brands’ promotions,International Conference on Research in Advertising (ICORIA),Zagreb,2013 (Congresso).
5. Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Bandeira, Fernando. A Credulidade das Crianças Relativamente à Publicidade ,XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica,Vila Real,2012 (Congresso).
6. Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Soares, Bruno; Meirinhos, Galvão; Figueiredo, Jorge. Children´s Attitudes Toward four Sales Promotion Techniques,11 th International Congress – Marketing Trends,,Venice,2012 (Comunicação).
7. Cardoso, António; Assunção, Andreia; Silva, Joana. Estudo sobre as técnicas promocionais utilizadas pelos produtos alimentares dirigidos às crianças,7 SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), Medias Digitais e Industrias Criativas – Os Efeitos e os Desafios da Globalização,Porto,2011 (Congresso).
8. Cardoso, António; Cardoso, Paulo. Adolescents’ attitudes toward internet advertising.,6º Seminário de Marketing Infantil,Porto,2011 (Seminário).
9. Cardoso, António; Schoor, Maria; Pereira, Sandra. O Product Placement Como Estratégia Publicitária: Uma Análise dos Filmes “Transformers I” e “Transformers II,7 SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), Medias Digitais e Industrias Criativas – Os Efeitos e os Desafios da Globalização,Porto,2011 (Congresso).
10. Cardoso, António; Soares, Bruno; Trigo, Miguel; Reis, Pedro; Quoniam, Luc. Da Universidade 2.0 à Educação 2.0 – Utilização das ferramentas da Web 2.0 numa IES,I Congresso Internacional de Comunicación y Educació,Barcelona,2011 (Congresso).
11. Cardoso, António; Canavarro, Ana. Os Novos Media nas campanhas presidenciais- o caso português,I CONFIBERCON - Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana,São Paulo,2011 (Congresso).
12. Cardoso, António; Cardoso, Agostinho. A Governação Municipal e a Gestão do Relacionamento com o Cidadão – o caso português,I CONFIBERCON - Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana,São Paulo,2011 (Congresso).

Organização de evento
Event organization
1. Abreu, João; Cardoso, António. Marketing Social: A Promoção dos Serviços de Saúde,1995 (Seminário / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Sandro da Silva, Os Impactos Do Turismo Nos Aspectos Socio-Económicos Na Comunidade Brasileira De Jericoacoara (Ceará, 2018. (Orientador).
2. Albertino Francisco, Construção de um novo modelo de estratégia de desenvolvimento económico para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, 2015. (Orientador).
3. Daniel Silva, O Valor das marcas: Proposta de um modelo integrativo de avaliação das marcas, 2014. (Orientador).
4. Ana Canavarro, Os Novos Media ao serviço do Marketing Político em Portugal - Desafios e Oportunidades, 2013. (Orientador).
5. Agostinho Cardoso, Desafios à Governação Municipal: O desenvolvimento de um Modelo Integrado de Gestão ao Serviço do Munícipe, 2013. (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Francisco Mourão, Modelo de processo de produçao geral (ppg) para inteligência de negócios: teoria aplicada a um estudo de caso, 2018. (Co-orientador).
2. Fernando de Melo Nogueira, Práticas de governança corporativa em instituições fundacionais de ensino e de saúde , 2017. (Co-orientador).
3. Leandro Braga, Os impactos causados pelo crescimento do e-commerce nas organizações locais. Uma Análise comparativa entre as cidades do Porto e Governador Valadares, 2017. (Co-orientador).
4. Mário Freire Barbosa Fillho, Governança e sucessão de empresas familiares: Estratégicas de Transmissão do conhecimentos entre Gerações, 2015. (Co-orientador).
5. Ana Isabel Vale Canavarro, Os Novos Media ao serviço do Marketing Político em Portugal- Desafios e Oportunidades, 2010. Tese (Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
6. Agostinho Arnaldo da Silva Cardoso, Desafios à Governação Municipal: O desenvolvimento de um Modelo Integrado de Gestão ao serviço do cidadão na CMP, 2010. Tese (Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
7. Carlos Manuel da Silva Santos, Critérios Psicográficos: Importância dos Estilos de Vida como factor de Segmentação de Mercado – Aplicação no Mercado Nacional, 2008. Tese (Ciências da Informação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
8. Joaquim António Magalhães César de Carvalho, O Posicionamento Estratégico de Instituições sem Fins Lucrativos , 2008. Tese (Ciências da Informação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
9. Jean Girardin, Le développement des structures et des procédures d’information et de consultation des travailleurs dans les entreprises et les goupes d’entreprises de dimension communautaire, 2008. Tese (Ciências da Informação) - Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador).
10. Mariana Luísa Meireles Albuquerque, A importância dos ídolos na apropriação dos produtos e das marcas junto das crianças, 2007. Tese (Ciências da Informação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Luís da Silva, A atitude e o envolvimento dos jovens relativamente à política: estudo comparativo entre Portugal e Brasil, 2010. Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
2. José Ribau Nunes, A Publicidade Impressa e a Imagem do Desporto, 2010. Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
3. João Miguel Parada, Avaliação da qualidade dos serviços de saúde: estudo comparativo entre as Unidades de Saúde Familiar e o Centro de Saúde de Aldoar, 2010. Dissertação (Qualidade) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
4. Liliana Duarte, O Papel do jingle em anúncios publicitários destinados às crianças: estudo comparativo dos jingles publicitários utilizados por 3 hipermercados na época Natalícia, 2010. Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
5. Maria da Conceição, Avaliação da qualidade dos serviços de saúde: estudo comparativo entre as Unidades de Saúde Familiar e o Centro de Saúde de Aldoar, 2010. Dissertação (Qualidade) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
6. Sandra da Cunha, A influência do Product Placement nas crianças: Estudo experimental before/after com crianças dos 6 aos 10 anos de idade, 2010. Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
7. Maria da Conceição Guimarães, Avaliação da qualidade dos serviços de saúde: estudo comparativo entre as Unidades de Saúde Familiar e o Centro de Saúde de Aldoar, 2010. Dissertação (Qualidade) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
8. Narcisa Gonçalves, Estilos de Liderança exercidos pelos enfermeiros chefes e responsáveis dos serviços em unidades hospitalares, 2009. Dissertação (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
9. Agostinho Cardoso, Qualidade Apercebida e a Satisfação do Munícipe – Avaliação nos Municípios AMAVE NUT III/Ave, 2008. Dissertação (Qualidade) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
10. Juliana Correa, A Qualidade dos Serviços em Telecomunicações Móveis: Um Estudo sobre as Operadoras do Brasil e de Portugal, 2007. Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Paulo Vaz, A viabilidade da aplicação das técnicas de tele-trabalho no CEVAL – Proposta de um modelo de aplicação a associações empresariais, 2010. Dissertação (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
2. Paulo Duarte, As Relações inter-empresariais entre os agentes económicos intervenientes no Franchising como factor de influência da competitividade na rede de franchising. O estudo de caso “Ocasião do Sofá, 2010. Dissertação (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
3. Robson de Sousa, Marketing Infantil e Merchandising nas lojas do FCP, 2010. Dissertação (Marketing Para Crianças e Jovens) - Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador).
4. Angela Pereira, Marketing Infantil no sector das artes e do espectáculo, 2010. Dissertação (Marketing Para Crianças e Jovens) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Cardoso, António; Álvaro Cairrão; Frederico D'Orey; Ana Salazar; Salvato Trigo; Sandro Marques da Silva. Participação no júri de Sandro Marques da Silva. Os Impactos Do Turismo Nos Aspectos Socio-Económicos Na Comunidade Brasileira De Jericoacoara (Ceará), 2018. Tese (Ciências da Informação) - Universidade Fernando Pessoa.
2. Cardoso, António. Participação no júri de José Luís Ceia. La Influencia de la Imagen del Comercio del Centro Urbano en la Imagem de Cuidad, 2016. Tese (Economia y Empresa) - Universidad de Extemadura - .
3. Cardoso, António; Salvato Trigo; Paulo Castro Seixas; José António Figueiredo; Maria de Fátima da Silva Brandão. Participação no júri de Albertino da Boa Morte Francisco. Construção de um novo modelo de estratégia de desenvolvimento económico para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, 2015. Tese (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa.
4. Cardoso, António; Ana Salazar; Salvato Trigo; Jorge Figueiredo; Andreia Sofia Taveira da Gama. Participação no júri de Teresa Maria dos Santos Ferreira. Os Fatores Motivacionais na Gestão da Força de Vendas e a sua Influência no Desempenho Individual: Estudo dos Setores Segurador e Farmacêutico em Portugal, 2015. Tese (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa.
5. Cardoso, António; Pedro Manuel Miranda Nunes; Ana Salazar; Salvato Trigo; José António Figueiredo. Participação no júri de Daniel do Nascimento Pereira da Silva. O Valor das marcas: Proposta de um modelo integrativo de avaliação das marcas. , 2014. Tese (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa.
6. Cardoso, António; Ana Salazar; Galvão Meirinhos; Jorge Figueiredo; Salvato Trigo. Participação no júri de Manuel Afonso Machado. Avaliação da Qualidade de Serviço Percebida e da Satisfação dos Clientes: o caso EDP Distribuição, 2014. Tese (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa.
7. Cardoso, António; Isabel Babo; António Bento; José Bragança Miranda; José Pedro Teixeira Fernandes; Manuel Gonçalves Martins; António José Fernandes. Participação no júri de Ana Isabel Vale Canavarro. Os Novos Media ao serviço do Marketing Político em Portugal - Desafios e Oportunidades, 2013. Tese (Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais) - Universidade Lusófona do Porto.
8. Cardoso, António; Maria Manuela Coutinho; Salvato Trigo; Orlando Petiz Pereira; Maria José Aguilar Madeira; Gastão Fernando Silva Sousa. A Visão Interna da Responsabilidade Social e da Inovação - Estudo de Caso da Auchan Portugal Hipermercados, 2013.
9. Cardoso, António; José António Oliveira Rocha; José António de Passos Palmeira; António José Fernandes; João Casqueira; João Almeida Santos. Participação no júri de Agostinho Arnaldo da Silva Cardoso. Desafios à Governação Municipal: O desenvolvimento de um Modelo Integrado de Gestão ao Serviço do Munícipe, 2013. Tese (Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais) - Universidade Lusófona do Porto.
10. Mário Araújo; Cardoso, António Joaquim Magalhães; Graça Guedes. Participação no júri de Maria José dos Santos. A marca corporativa: processo de Construção da Estrutura de Identidade de Marca e seu impacto no desempenho da Empresa, 2008. Tese (Engenharia Têxtil - Gestão e Design) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Francisco Mesquita; Álvaro Cairrão; Cardoso, António Joaquim Magalhães. Participação no júri de Liliana Duarte. O Papel do jingle em anúncios publicitários destinados às crianças: estudo comparativo dos jingles publicitários utilizados por 3 hipermercados na época Natalícia, 2010.  Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
2. Cardoso, António Joaquim Magalhães; Ana Salazar; António Azevedo. Participação no júri de Mariana Santos. A Satisfação do Consumidor e as Intenções de Comportamento: O caso da Companhia Aérea Ryanair, 2010.  Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
3. Ana Salazar; Jorge Figueiredo; Cardoso, António Joaquim Magalhães. Participação no júri de Luís da Silva. A atitude e o envolvimento dos jovens relativamente à politica: estudo comparativo entre Portugal e Brasil, 2010.  Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
4. Teresa Lajinha; Galvão Meirinhos; Cardoso, António Joaquim Magalhães. Participação no júri de Maria da Conceição Guimarães. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde: estudo comparativo entre as Unidades de Saúde Familiar e o Centro de Saúde de Aldoar, 2010.  Dissertação (Qualidade) - Universidade Fernando Pessoa.
5. Teresa Lajinha; Jorge Figueiredo; Cardoso, António Joaquim Magalhães. Participação no júri de João Miguel Parada. Avaliação da satisfação na área de formação em saúde, 2010.  Dissertação (Qualidade) - Universidade Fernando Pessoa.
6. Raul Guimarães; Manuela Martins; Ana Salazar; Cardoso, António Joaquim Magalhães. Participação no júri de Narcisa Gonçalves. Estilos de Liderança exercidos pelos enfermeiros chefes e responsáveis dos serviços em unidades hospitalares, 2009.  Dissertação (Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa.
7. Vasco Costa; Cardoso, António Joaquim Magalhães. Participação no júri de Agostinho Cardoso. Qualidade Apercebida e a Satisfação do Munícipe – Avaliação nos Municípios AMAVE NUT III/Ave, 2008.  Dissertação (Qualidade) - Universidade Fernando Pessoa.
8. Cardoso, António Joaquim Magalhães; Sofia Gaio; Galvão Meirinhos; Rui Torres. Participação no júri de Juliana Correa. A Qualidade dos Serviços em Telecomunicações Móveis: Um Estudo sobre as Operadoras do Brasil e de Portugal, 2007.  Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
9. Cardoso, António Joaquim Magalhães; Álvaro Cairrão; Paulo Cardoso. Participação no júri de Andreia caires. O impacto da responsabilidade Social como aspecto decisório para o consumidor Brasileiro: estudo de caso de instituições bancárias privadas no Brasil, 2007.  Dissertação (Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
10. Cardoso, António Joaquim Magalhães; Graça Guedes; Mário Araújo. Participação no júri de Susana Alves. Comunicação em Marketing Ambiental: Características e Necessidades de Especialização, 2006.  Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho.


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Anibal Oliveira; Cardoso, António; Ana Salazar. Participação no júri de Maria da Conceição Marques Rocha. A função do marketing nas organizações culturais, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
2. Fernando Bandeira; Cardoso, António; Ana Salazar. Participação no júri de Sofia Isabel Rodrigues Salgado Lobo. marketing de eventos - A importância dos patrocinios, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
3. Fernando Bandeira; Cardoso, António Joaquim Magalhães. Participação no júri de Ana Cristina Cunha Gomes . A Banca na Internet, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Informática de Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
4. Cardoso, António; Álvaro Cairrão; Fernando Bandeira. Participação no júri de José Vidal Pacheco. Marketing na distribuição - abertura de um hipermercado, 2009.
5. Cardoso, António; Fernando Bandeira; Sandra Bernardo. Participação no júri de Luís Manuel Andrade Correio. Comércio Electrónico em Portugal, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Admnistração) - Universidade Fernando Pessoa.
6. Cardoso, António; Elsa Simões; Andreia Galhardo. Participação no júri de Ana Maria Paiva Sousa Carneiro. Cultura de moda, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
7. Cardoso, António; Andreia Galhardo; Paulo Cardoso. Participação no júri de Márcia Raquel Campos Moreira Augusto. A credibilidade da publicidade televisiva nas crianças, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa.
8. Cardoso, António; Paulo Cardoso; Sofia Gaio. Participação no júri de Nuno Graça Moura Costa Lobo. Estratégias de Internacionalização: estudo de caso Padi, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
9. Cardoso, António; Fernando Bandeira; Álvaro Cairrão. Participação no júri de Sandra Pereira Leite. Marketing e Comunicação - Caso Azelimpa, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa.
10. Cardoso, António; Paulo Cardoso; Sandra Tuna. Participação no júri de Maria Vitória Mesquita Mendes. A Marca: a criação de identidade corporativa, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa.
11. Raul Guimarães; Cardoso, António; Álvaro Cairrão. Participação no júri de António Rui Abrantes Ferreira. A importãncia do sector do vinho em Portugal, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão das PME's) - Universidade Fernando Pessoa.
12. Carlos Alves; Cardoso, António; Paulo Ramos. Participação no júri de João Eduardo Reis Mascarenhas. Marketing na Empresa Vertigo Store, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Informática de Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
13. Messias Sá Pinto; Cardoso, António; Paulo Ramos. Participação no júri de Fernando Jorge mateus Encarnação. Adaptação Cultural Da Torrié na Holanda, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
14. Fátima Rocha; Cardoso, António; Ana Salazar. Participação no júri de Pedro Nuno Pereira Maio Meneses. Comunicação de marketing, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
15. Cardoso, António; Ana Salazar; Paulo Ramos. Participação no júri de Eunice Maria Santos Vieira Flores. A marca na estratégia de marketing, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
16. Pedro Reis; Álvaro Cairrão; Cardoso, António. Participação no júri de Anabela Cunha de Brito. As sondagens Eleitorais como Instrumento de avaliação da Opinião Pública: a Perspectiva dos cidadãos eleitores, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
17. Fernando Bandeira; Cardoso, António; Álvaro Cairrão. Participação no júri de Paula Susana Torres de Jesus. A Comunicação Interna na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana de Castelo, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
18. Cardoso, António; Ana Salazar; Andreia Galhardo. Participação no júri de Amândio Manuel da Silva Pereira. Análise de mercado: estudo de caso quinta de ventozelo, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências Da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
19. Cardoso, António; Fátima Rocha; Ana Salazar. Participação no júri de Isabel maria Ribeiro Azevedo. Processo de desenvolvimento de um novo serviço - teste de conceito da vinoteca, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
20. Raul Guimarães; Cardoso, António; Ana Salazar. Participação no júri de Maria da Conceição da Silva. José Paulo da Silva e Cruz Gomes, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
21. Carla Cardoso; Álvaro Cairrão; Cardoso, António. Participação no júri de Silvia Carla da Cunha Ribeiro. A globalização e os problemas ambientais, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
22. Paulo Cardoso; Cardoso, António; Anibal Oliveira. Participação no júri de Ana Luísa Macedo Bernardo. O Licenciamento na Gestão da Marca - caso Prático Canal Panda, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
23. Álvaro Cairrão; Cardoso, António; Fernando Bandeira. Participação no júri de António Manuel Pereira Faustino. A Internet como Ferramentas de Marking Politico - O Caso Português, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
24. Cardoso, António; Manuela Coutinho; Álvaro Cairrão. Participação no júri de Ana Margaridade Jesus Alves dos Santos. Práticas de Responsabilidade Social Empresarial, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
25. Cardoso, António; Álvaro Cairrão; Paulo Cardoso. Participação no júri de Maria Raquel Rabelo Fonseca. Dragon Seat -O reposicionamento dos lugares anuais, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa.
26. Cardoso, António; Fátima Rocha; Luísa Ribeiro. Participação no júri de José Pedro Baltazar Pinto. A estratégia de uma PME: Lactogal SA, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
27. Raul Guimarães; Cardoso, António; Paulo Ramos. Participação no júri de José Paulo da Silva e Cruz Gomes. Responsabilidade das Organizações, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
28. Cardoso, António; Álvaro Cairrão; Fernando Bandeira. Participação no júri de Vitor Miguel da Silva Lousada. Roaming GSM/GPRS no Contexto da Globalização, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
29. Cardoso, António; Anibal Oliveira; Andreia Galhardo. Participação no júri de Patricia da Silveira Veiga Macedo. Devendy - Solução de vending, a revolução das cpsulas, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
30. Cardoso, António Joaquim Magalhães; Fernando Bandeira. Participação no júri de Helena Isabel Juncal Neto.  Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade - JJ Gonçalves, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
31. Cardoso, António; Paulo Cardoso; Andreia Galhardo. Participação no júri de Leonidia Carla Silva Carvalho. Mecanismos de influência da publcidade infantil como estimulo do consumo Leopoldina e o mundo encantado dos brinquedos, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa.
32. Cardoso, António; Paulo Ramos; Ana Salazar. Participação no júri de António José leite Correia. Plano de marketing Projecto Autonomo de Automação de escolas, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
33. Raul Guimarães; Cardoso, António; Paulo Ramos. Participação no júri de Luís Miguel Mendes Magalhães de Aguiar. Renault Boavista Concessionário Comercial Sa, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
34. Álvaro Cairrão; Fernando Bandeira; Cardoso, António. Participação no júri de Maria da Conceição e Silva Vieira. Complemento Solidário para Idosos, Definição e Divulgação da Prestação no distrito de Viana do castelo, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
35. Manuela Coutinho; Cardoso, António; Álvaro Cairrão. Participação no júri de Luís Abilio Luciano Barroso. Segurança Social - Front Office, 2008.
36. Cardoso, António Joaquim Magalhães; Sofia Gaio; Paulo Ramos. Participação no júri de Pedro Renato Marques Costa. A satisfação, o cliente e o marketing interno na banca, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa.
37. Cardoso, António; Fernando Bandeira; Carla Barros. Participação no júri de Pedro Miguel martingo Ferreira. Contributos da análise e descrição de funções par o recrutamento e selecção, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
38. Cardoso, António; Ana Salazar; Sandra Bernardo. Participação no júri de Nuno Rodrigo Fernandes Preto. Sistemas de Certificação Ambiental, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
39. Álvaro Cairrão; Ana Salazar; Cardoso, António. Participação no júri de Herminio José Costa Albino. O marketing ao serviço das instituições de ensino, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
40. Cardoso, António; Álvaro Cairrão; Fernando Bandeira. Participação no júri de Augusta Maria Vieira de Carvalho. Rendimento Social de Inserção, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
41. Fernando Bandeira; Álvaro Cairrão; Cardoso, António. Participação no júri de Susana Maria Vieira Luciano. Importância dos Eventos Culturais em Relações Públicas, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
42. Paulo Cardoso; Sofia Gaio; Cardoso, António. Participação no júri de Gonçalo Nuno Sobreiro Rodrigues Ribeiro. Internacionalização das PME's, aspectos a ter em conta na perspectiva das Relações Públicas, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
43. Cardoso, António Joaquim Magalhães; Ana Salazar; Paulo Ramos. Participação no júri de Ana Bela da Silva. Sonae de distribuição: um estudo de caso sobre a gestão de procedimentos, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa.
44. Messias Sá Pinto; Raul Guimarães; Cardoso, António. Participação no júri de Adaptação Cultural Da Torrié na Holanda. Maria da Conceição da Silva, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
45. Cardoso, António; Fernando Bandeira; Álvaro Cairrão. Participação no júri de Helena Isabel Gonçalves Neto. Implementação de um sistema de Gestão da Qualidade JMM Gonçalves lda, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
46. Cardoso, António; Ana Salazar; Paulo Cardoso. Participação no júri de Adriana Sofia da Silva Carvalho. Formação Profissional: Plano de Formação, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
47. Álvaro Cairrão; Paulo Ramos; Cardoso, António. Participação no júri de Nuno Miguel plácido. Marketing no sucesso empresarial - estudo de caso Josico Lda, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
48. Cardoso, António; Paulo Ramos; Sofia Gaio. Participação no júri de Susana Patricia Pinto Teixeira. A Actividade de Relações - O caso da Cisão/Fusão do Grupo Sociedade C. Santos, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
49. Sandra Tuna; Cardoso, António; Sofia Gaio. Participação no júri de Nadine Gonçalves. Instituições Bancárias - Crédito a Particulares, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Relações Públicas) - Universidade Fernando Pessoa.
50. Cardoso, António; Paulo Vila Maior; Messias Sá Pinto. Participação no júri de Raquel Alexandra Brás Fernandes. Os texteis e a sua comercialização. A problemática da engtrada da China na OMC e os efeitos na industria nacional, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
51. Cardoso, António; Paulo Ramos; Ana Salazar. Participação no júri de Pedro Emanuel Miranda dos Santos. Comportamento de compra dos consumidores de Imóveis de habitação, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
52. Cardoso, António; Paulo Ramos; Sandra Bernardo. Participação no júri de Nuno Miguel Xavier Carvalho Ribeiro. A marca , 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Marketing) - Universidade Fernando Pessoa.
53. Cardoso, António; Paulo Ramos; Ana Salazar. Participação no júri de Susana Carla Gomes Correia. Planeamento e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de turismo em espaço rural, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Gestão) - Universidade Fernando Pessoa.
54. Cardoso, António; Messias Sá Pinto; Raul Guimarães. Participação no júri de Fernando Miguel Carvalho Campos. A industria têxtil e do vestuário em Portugal - que futuro com a liberalização do comércio internacional, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Economia e Finanças) - Universidade Fernando Pessoa.
55. Cardoso, António; Luísa Vasconcelos; Carla Cardoso. Participação no júri de Paula Alexandra Sá Rodrigues. Alto Trás-os Montes: Tendência não é destino, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Admnistração) - Universidade Fernando Pessoa.
56. Cardoso, António; Ana Salazar; Luísa Ribeiro. Participação no júri de Carmen Maria Moreira da Rocha. Como se tornar franchisado, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Contabilidade e Auditoria) - Universidade Fernando Pessoa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Congreso de las Américas, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Congreso de las Américas; Cidade do evento: México.
2. Marketing, Design e Inovação, 2007 (Seminário).
Nome do evento: Design e Inovação de novos produtos: competir no mercado global; Nome da Instituição: ProjestQ e Metalúrgica do Levira; Cidade do evento: Oliveira do Bairro / Oliveira do Bairro.
3. Seminário Marketing das Causas Sociais , 1997 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Marketing das Causas Sociais ; Nome da Instituição: Associação dos comerciantes do Porto & PNJ; Cidade do evento: Porto.
4. Marketing Social: A promoção dos serviços de saúde, 1995 (Seminário).
Nome do evento: Marketing Social: A promoção dos serviços de saúde; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, 2009 (Outra).
Nome do evento: IV Jornadas Internacionais de Jornalismo; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto.
2. III Jornadas Internacionais de Jornalismo , 2008 (Outra).
Nome do evento: III Jornadas Internacionais de Jornalismo ; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto.
3. III Jornadas de Publicidade e Comunicação , 2008 (Outra).
Nome do evento: III Jornadas de Publicidade e Comunicação ; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto.
4. II Jornadas Internacionais de Jornalismo , 2007 (Seminário).
Nome do evento: II Jornadas Internacionais de Jornalismo ; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, 2009 (Outra).
Nome do evento: IV Jornadas Internacionais de Jornalismo; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto / Porto.
2. III Jornadas Internacionais de Jornalismo, 2008 (Outra).
Nome do evento: III Jornadas Internacionais de Jornalismo; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto / Porto.
3. II Jornadas Internacionais de Jornalismo, 2007 (Outra).
Nome do evento: II Jornadas Internacionais de Jornalismo; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto / Porto.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
2. 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
3. 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
4. 6 th International Congress – Marketing Trends, 2007 (Congresso).
Nome do evento: 6 th International Congress – Marketing Trends; Nome da Instituição: ESCP-EAP European School of Management and Universitá C’A Foscari; Cidade do evento: Paris.
5. XVII Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica, 2007 (Congresso).
Nome do evento: XVII Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica; Nome da Instituição: Universidade de Rioja; Cidade do evento: Logrono.
6. Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica, 2007 (Congresso).
Nome do evento: Jornadas HispanoLusas de Gestion Cientifica; Nome da Instituição: Universidade de Rioja; Cidade do evento: Logrono / Logrono.
7. 5 th International Congress – Marketing Trends, 2006 (Congresso).
Nome do evento: 5 th International Congress – Marketing Trends; Nome da Instituição: ESCP-EAP European School of Management and Universitá C’A Foscari; Cidade do evento: Veneza.
8. XVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica, 2006 (Congresso).
Nome do evento: XVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica; Nome da Instituição: Universidade de Evora; Cidade do evento: Evora.
9. Marcas Jovens e Estilos de Vida, 2006 (Workshop).
Nome do evento: Workshop Internacional Jovens, Marcas e Estilos de Vida; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto / Porto.
10. XIII Jornadas Internacionales de Jóvenes Investigadores en Comunicación, 2006 (Congresso).
Nome do evento: XIII Jornadas Internacionales de Jóvenes Investigadores en Comunicación; Nome da Instituição: Universidad San Jorge; Cidade do evento: Zaragoza / Zaragoza .
11. 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing (Branding, 2005 (Congresso).
Nome do evento: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing (Branding); Nome da Instituição: fundação getúlio Vargas; Cidade do evento: São Paulo.
12. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da INTERCOM, 2005 (Congresso).
Nome do evento: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da INTERCOM; Nome da Instituição: Universidade do Rio de Janeiro; Cidade do evento: Rio de Janeiro.
13. AUTEX 2005 (5th World Textile Conference, 2005 (Conferência).
Nome do evento: AUTEX 2005 (5th World Textile Conference; Nome da Instituição: Universidade de Maribor; Cidade do evento: Eslovénia.
14. Workshop Novas Tendências em Publicidade e Comunicação Empresarial, 2004 (Workshop).
Nome do evento: Workshop Novas Tendências em Publicidade e Comunicação Empresarial; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cardoso, António. Cadernos de Estudos Mediáticos, desde 2006/07/02, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
2. Cardoso, António. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, desde 2005/07/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Cardoso, António. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, desde 2005/07/02, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
4. Cardoso, António. Cadernos de Estudos Mediáticos, de 2006/07/02 até 2010/07/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Cardoso, António. OBS - Observatório Journal, de 2005/07/02 até 2010/07/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
67

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
35
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
34
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
27
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
24
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
13

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
13

Total
Dados complementares
(Additional data)
135

Orientações
Orientations
29
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
76
Participação em Eventos
Event participation
25
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Outras informações relevantes
Membro do Júri “Prémio António Simões Lopes – Melhor Tese de Doutoramento” – Edição 2017, promovido pela Ordem dos Economista (OE) e pela Price Waterhouse Coopers (PWC)


Visualizações do curriculum [ 3303 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 29-10-2019 às 20:20:52
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis