Curriculum Vitae

Ricardo Filipe Pinto Borges Rodrigues

Data da última atualização »Last update : 12/12/2013


Ricardo Filipe Pinto Borges Rodrigues. Concluiu Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa em 2012. É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros publicados. Possui 28 itens de produção técnica. Participou em 7 eventos em Portugal. Co-orientou 1 dissertação de mestrado na área de Psicologia. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Entre 2001 e 2010 participou em 2 projectos de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 20 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: children, ingroup-accountability, anti-racism norm, desenvolvimento do preconceito, desenvolvimento infantil, ingroup-loyalty norm, intergroup racial attitudes, redução do preconceito, relações inter-étnicas e anti-prejudice norm.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5258683679210057


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ricardo Filipe Pinto Borges Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Rodrigues, R. B.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217903000Extensão: 792261
Correio electrónico: ricardo.rodrigues@iscte.pt
Homepage: http://www.cis.iscte-iul.pt/People.aspx?id=66
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (4 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1999-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Social e das Organizações (4 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2006-2007 Curso de curta duração
Short course
Educação Intercultural (Bolsa de Formadores do ACIDI, IP).
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Fev/2012-Actual Professor Auxiliar

Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL)
Jan/2012-Actual Outra Situação

INDUCAR - Educação Não-Formal e Integração Social
Out/2010-Actual Outra Situação

Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Fev/2006-Actual Outra Situação

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Set/2012-Dez/2012 Investigador Auxiliar

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Nov/2004-Fev/2012 Bolseiro de doutoramento

Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL)
Fev/2004-Dez/2011 Assistente de Investigação

Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém
Out/2009-Out/2009 Outra Situação

Associação Portuguesa de Psicologia
Jan/2006-Jul/2008 Assistente de Investigação

Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral
Mar/2008-Mar/2008 Outra Situação

Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL)
Fev/2004-Abr/2004 Assistente de Investigação

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Set/2002-Jul/2003 Outra Situação

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Abr/2003-Jun/2003 Assistente de Investigação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém
Out/2009-Actual
Curso»Academic program: Pós-graduação em Enfermagem de Anestesia e Emergência

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Competência Cultural na Prestação de Cuidados de Saúde(Docente)




ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Set/2007-Fev/2008
Curso»Academic program: Psicologia Social e das Organizações

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Social da Educação(Docente)


Set/2006-Fev/2007
Curso»Academic program: Psicologia Social e das Organizações

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente(Docente)


Set/2006-Fev/2007
Curso»Academic program: Psicologia Social e das Organizações

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Áreas de Aplicação da Psicologia Social(Docente)






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
INDUCAR - Educação Não-Formal e Integração Social
Out/2010- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Educação Intercultural (6 horas)


Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Fev/2006- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Mitos e Factos sobre a Imigração (módulo de 4 horas)
   - Oficina de Educação Intercultural (módulo de 6 horas)
   - Oficina de Educação Intercultural Escolas (módulo de 6 horas)
   - Sensibilização para o Diálogo Intercultural (módulo de 4 horas)
   - Saúde (I)migração e Diversidade Cultural (módulo de 4 horas)




Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Abr/2003-Jun / 2003
Formação profissional»Professional education:

   - Metodologia "Random Route"






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Jul/2010-Actual
Atividade realizada»Activity:

Desenvolvimento do módulo de formação "Comunidades ciganas, cidadania e interculturalidade" (Bolsa de Formadores do ACIDI, IP)


Fev/2010-Abr/2010
Atividade realizada»Activity:

Desenvolvimento de um módulo de formação para jornalistas "Mitos e Factos sobre a Imigração: A Perspectiva das Notícias em Perspectiva" (Bolsa de Formadores do ACIDI, IP)


Set/2008-Dez/2008
Atividade realizada»Activity:

Relatório de Avaliação do Impacto das Sessões de Formação da Bolsa de Formadores do ACIDI, I.P. no contexto do concurso ao Prémio Boas Práticas no Sector Público (7ª edição)


Jan/2008-Nov/2008
Atividade realizada»Activity:

Desenvolvimento do módulo de formação "Saúde, (I)migração e Diversidade Cultural" (Bolsa de Formadores do ACIDI, IP)




Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Set/2002-Jul/2003
Atividade realizada»Activity:

Inspector de trabalho de campo (metodologia Random Route) na 1ª e 2ª Rondas do European Social Survey (Portugal) Codificação e verificação de questionários do European Social Survey


Jan/2003-Mar/2003
Atividade realizada»Activity:

Desenvolvimento do módulo de formação "Metodologia Random Route"






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Desenvolvimento e Redução do Preconceito Social na Infância
2. Discriminação Social Subtil e Flagrante
3. Normas Sociais Conflituantes e Modulação da Expressão do Preconceito
4. Tomada de Perspectiva na Aprendizagem de Normas Sociais e Redução do Preconceito
5. Influência Social Subtil: Mediadores e Moderadores
6. Redução do Preconceito Implícito




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-
SIforAge: Social Innovation for Active and Healthy Ageing-SIforAge: Social Innovation for Active and Healthy Ageing
Referência do projeto»Project reference: SIforAGE.

2009-2013
NORFACE, Transnational Child Raising Arrangments between Africa and Europe (TCRAf-Eu)-NORFACE, Transnational Child Raising Arrangments between Africa and Europe (TCRAf-Eu)
Referência do projeto»Project reference: TCRAf-EU/2009.

2001-2003
Os efeitos do poder na variabilidade real dos grupos-The effects of power on objective group variability
Referência do projeto»Project reference: POCTI / PSI / 43319 / 2001.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2007-2010
Modelos sócio-cognitivos de inclusão social e prevenção da discriminação inter-étnica-Socio-cognitive models of social inclusion: Preventing early inter-ethnic discrimination
Referência do projeto»Project reference: PTDC / PSI / 71271 / 2006.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Português (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Português (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 Prémio Kurt Lewin Melhor Aluno Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações, Departamento de Psicologia Social e das Organizações & CEGOC.
2013 Co-orientação de tese distinguida com o Prémio Silva Leal, Edição 2013. Tese GeraAções LX Proposta de projeto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens , da autoria de Filipa Cunha dos Santos, ISCTE-IUL e Secretaria de Estado da Segurança Social.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Fev/2011 - Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Fev/2008 - Actual Society for the Psychological Study of Social Issues, Outros (especifique).
Graduate Student Member.
Jan/2006 - Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Nov/2006 - Nov/2010 European Association of Social Psychology, Outros (especifique).
Postgraduate Member.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rodrigues, R. B. 2013. How to keep social-psychological research alive and well in times of European financial crisis? A perspective from Portugal..  In European Bulletin of Social Psychology, 18 - 20. ISBN: 1563-1001 . UK: EASP.
2. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. 2012. Cada cabeça, duas sentenças: Reconhecimento e saliência de normas sociais conflituantes e expressão de avaliações raciais na infância. [Acknowledgment and salience of conflicting social norms and expression of racial evaluations in childhood].  In Normas e Comportamento social, ed. C. Pereira & R. Costa-Lopes, 137 - 169. ISBN: 978-972-671-301-2. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
3. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. 2012. O que pensam e dizem crianças portuguesas “Brancas” sobre grupos “raciais”? O papel de duas normas grupais conflituantes na expressão e inibição do preconceito na infância. [What do Portuguese "White" children think and say about "racial" groups? The role of two conflicting group norms in the expression and inhibition of prejudice in childhood.].  In Os imigrantes e a imigração aos olhos dos Portugueses: Manifestações de preconceito e perspectivas sobre a inserção de imigrantes, ed. J. H. António & V. Policarpo, 185 - 220. ISBN: 978-972-31-1440-9. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Rodrigues, R. B. 2012. "Práticas de cuidados centrados na família: Perspectivas de enfermeiros de um serviço de urgência pediátrica ", Referência, III: 232 - 232.
2. Monteiro, M. B; França, D. X; Rodrigues, R. B. 2009. "The development of intergroup bias in childhood: How social norms can shape children's racial behaviours", International Journal of Psychology, 44: 29 - 39.
3. Rodrigues, R. B. 2009. "Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda", Referência, III: 247 - 247.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. 2010. "Cada cabeça, duas sentenças: aprendizagem e activação das normas anti-racista e do favoritismo endogrupal ao longo da infância e avaliações inter-raciais em crianças Brancas de origem Lusa", Trabalho apresentado em Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
2. Monteiro, M. B; Esteves, F. G; Calheiros, M. M; Feddes, A. R; Correia, R.; Morais, M. R; Rodrigues, R. B; Mariline, J.. 2009. "Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination", Trabalho apresentado em IRIS conference Changing practices in Inclusive Schools, In Proceedings of the IRIS conference Changing practices in Inclusive Schools, Évora.
3. Rodrigues, S. B; Vieira, M.; Graça, M.; Rodrigues, R. B. 2008. "Participação parental nos cuidados à criança hospitalizada: frequência, importância e responsabilidade percebida pelos pais", Trabalho apresentado em 11st International Conference of Nursing Research, In Investigar a Prática de Cuidar, Porto.
4. Oliveira, J. M; Amâncio, L.; Rodrigues, R. B; Fouto, S.. 2003. "Representações sociais dos direitos das mulheres na legislação internacional e portuguesa", Trabalho apresentado em Jornada Internacional e 1ª Conferência Brasileira em Representações Sociais, In Actas da III Jornada Internacional e 1ª Conferência Brasileira em Representações Sociais, Rio de Janeiro.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Rodrigues, R. B. 20 dez. 2013. "As crianças e o preconceito étnico: Será de pequenino que se torce o racismo?" B-i, 18 - 19.



Trabalho técnico
Technical work
1. Rodrigues, R. B. Relatório de Avaliação do Impacto das Sessões de Formação da Bolsa de Formadores do ACIDI, I.P.,2008 (Relatório técnico).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.; Feddes, A. R. Why a (mis)match? Developmental association between implicit and explicit ethnic attitudes,Small Group Meeting Developmental Perspectives on intergroup prejudice: advances in theory, measurement and intervention,Lisboa,2010 (Comunicação).
2. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. Cada cabeça, duas sentenças: percepção e activação das normas do anti-racismo e da lealdade endogrupal e avaliações inter-raciais em crianças Brancas de origem Lusa,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
3. Rodrigues, S. B; Graça, M.; Vieira, M.; Rodrigues, R. B. Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda,II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa,Coimbra,2009 (Comunicação).
4. Morais, M. R; Correia, R.; Rodrigues, R. B; Justo, M.; Feddes, A. R; Monteiro, M. B. Being Portuguese or belonging to this school: how to build positive intergroup relations at school?,I International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação).
5. Monteiro, M. B; Esteves, F. G; Calheiros, M. M; Feddes, A. R; Correia, R.; Morais, M. R; Rodrigues, R. B; Justo, M.. Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination,IRIS conference “Changing Practices in Inclusive Schools,Évora,2009 (Poster).
6. Vieira, M.; Graça, M.; Rodrigues, S. B; Rodrigues, R. B. Participação parental nos cuidados à criança hospitalizada: frequência, importância e responsabilidade percebida pelos pais,11st Conference of Nursing Reseach,Porto,2008 (Comunicação).
7. Rodrigues, R. B; Correia, R.; Morais, M. R; Monteiro, M. B; Rutland, A.. The development of children’s ethnic attitudes: the role of perspective-taking and social norm of inclusion as three path mediators of the age effect,15th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology,Opatija,2008 (Comunicação).
8. Correia, R.; Monteiro, M. B; Morais, M. R; Rodrigues, R. B. Parent-child ethnic prejudice relationship: emerging moderators,15th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology,Opatija,2008 (Poster).
9. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. Why does ethnic inter-group bias decrease with age? Perspective-taking and social inclusion norm as three path mediators,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Comunicação).
10. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. Development of ethnic attitudes during childhood: perspective-taking and social norms as chain mediators of the age effect on ethnic attitudes.,10th Jena Meeting on Intergroup Processes. Social Diversity in Modern Societies: Threats and Challenges to Identities and Relations between Social Groups,Oppürg,2007 (Comunicação).
11. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. Desenvolvimento das atitudes étnicas na infância: raciocínio meta-cognitivo e norma da inclusão como mediadores do efeito da idade nas atitudes étnicas,IV Encontro de Investigação pós-graduada de Psicologia Social e das Organizações,Lisboa,2007 (Comunicação).
12. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B. O papel do controlo normativo e da percepção da norma anti-racista na expressão de preconceito inter-étnico na infância,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
13. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B. The cognitive and socio-normative development of ethnic inter-group attitudes during childhood: integrating different theoretical approaches,British Psychological Society Social Psychology Section 53rd Annual Conference,Birmingham,2006 (Comunicação).
14. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B. As crianças são preconceituosas? O desenvolvimento do preconceito étnico na infância ,Diálogos sobre Preconceito, Imigração e Integração - Ciclo de Colóquios "Psicologia Social e Comunidade",Lisboa,2006 (Comunicação).
15. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. Efeito da pressão sócio-normativa na expressão das atitudes étnicas: alguns resultados divergentes,Seminário de Projecto em Grupos e Relações Intergrupais dos Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE,Lisboa,2006 (Comunicação).
16. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. E se ninguém estiver a ver? O efeito da pressão sócio-normativa na expressão das atitudes étnicas na infância: efeito moderador da percepção da norma anti-racista,Seminários de Pesquisa dos Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE,Lisboa,2006 (Comunicação).
17. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B. The development of children´s expression of ethnic inter-group attitudes: what happens if the experimenter leaves the room?,Medium Size Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology (EAESP), "Social developmental perspectives on inter-group inclusion and exclusion",Canterbury,2006 (Poster).
18. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B. The effect of normative control on children’s expression of ethnic inter-group attitudes in a (non)-competitive inter-group context,Society for the Psychological Study of Social Issues (SPSSI) 6th Biennial Convention, "Social Justice: Research, Action and Policy",Long Beach,2006 (Poster).
19. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B. The relationship between interethnic contact and automatically activated ethnic prejudice in White children,14th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology,Würzburg,2005 (Poster).
20. Rodrigues, R. B; Fouto, S.; Coelho, F.; Marques, A.. Representações sociais dos direitos das mulheres na legislação internacional e portuguesa,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Rodrigues, R. B. Superar Atitudes Inovando: uma criança vários bairros, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por ACIDI, IP, AGP, AMRT, GRAAL, LUSOTEMP.
Duração: 3 horas. Local: GRAAL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Rodrigues, R. B; Carvalho, Z.. Aprendizagem Intercultural, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Instituto de Segurança Social de Portalegre.
Duração: 3 dias. Local: Centro de Segurança Social de Portalegre, Cidade: Portalegre, Tipo de participação: Docente.
3. Rodrigues, R. B. Modelo de mediação: definição, pressupostos e análise no SPSS, 2004 (Aperfeiçoamento).
Duração: 3 horas. Local: ISCTE-IUL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
4. Rodrigues, R. B. Metodologia "Random Route", 2003 (Especialização).
Duração: 3 horas. Local: Empresa de Estudos de Mercado "Motivação", Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Rodrigues, R. B. Entrevista sobre o 'Preconceito Racial na Infância' concedida ao Programa Televisivo 'Nós', da RTP 2,2012 (Outra).

Relatório de investigação
Technical report
1. Monteiro, M. B; Esteves, F. G; Calheiros, M. M; Feddes, A. R; Rodrigues, R. B; Correia, R.; Morais, M. R; Justo, M.. Relatório final,2010.
2. Monteiro, M. B; Esteves, F. G; Calheiros, M. M; Feddes, A. R; Rodrigues, R. B; Correia, R.; Morais, M. R; Justo, M.. Relatório de progresso,2009.
3. Monteiro, M. B; Esteves, F. G; Calheiros, M. M; Feddes, A. R; Rodrigues, R. B; Correia, R.; Morais, M. R; Justo, M.. Relatório de progresso,2008.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Leonor Pereira da Costa, A infância da construção social da pobreza e dos comportamentos face aos pobres, 2013. Tese (Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Filipa Cunha dos Santos, Projecto Intergeracional: da diminuição do idadismo à formação da identidade, 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social da Saúde) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Sara Maria Flores Rolo, Contributo dos conflitos entre docentes em contexto escolar para o clima da escola: Papel do estilo de liderança, 2011. Dissertação (Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
2. Anabela Margarida da Silva Viegas, A comunicação nas escolas e o seu contributo na relação escola – família, 2011. Dissertação (Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
3. Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira, Preditores das Atitudes Implícitas e Explícitas de Profissionais que trabalham com Pessoas com Deficiência, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social da Saúde) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador).
4. Susana Maria Fernandes Martins, A idade dos afetos: Avaliação de necessidades de contacto intergeracional na Aldeia de Santa Isabel, 2011. Dissertação (Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador).
5. Carina Alexandra Lajoso da Rocha, A necessidade de uma apresentação positiva da Viola d' arco, 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino da Música) - Universidade de Aveiro (Co-orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.. Expressions of racial attitudes in childhood: acknowledgment and contextual salience of conflicting ingroup norms , 2011.
to be submitted to an international peer reviewed journal.
2. Rodrigues, R. B; Monteiro, M. B; Rutland, A.; Feddes, A. R. Is there a match? Developmental association between implicit and explicit ethnic attitudes with accountability and anti-prejudice norm as moderators, 2011.
to be submitted to an international peer reviewed journal.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Rodrigues, R. B.. Participação no júri de Ana Mafalda Bernardo Duarte d'Almeida Braz. Ensino bilingue no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Experiência organizacional num colégio em Lisboa, 2013.  Dissertação (Mestrado em Administração Escolar) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Mitos e factos sobre a imigração: a perspectiva das notícias em perspectiva, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Média, Imigração e Diversidade ; Nome da Instituição: ACIDI, IP e CENJOR; Cidade do evento: Lisboa / Hotel Mundial.
2. Cada cabeça, duas sentenças: aprendizagem e activação de normas ao longo da infância e avaliações interétnicas, 2009 (Seminário).
Nome do evento: Seminário “Normas e Comportamento Social”; Nome da Instituição: ICS-IUL; Cidade do evento: Lisboa / ICS-IUL.
3. Saúde e Imigração, 2008 (Seminário).
Nome do evento: Cidadania e a Equidade nos Cuidados de Saúde; Nome da Instituição: Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches; Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches.
4. Educação Intercultural, 2007 (Workshop).
Nome do evento: Construir a Igualdade pela Diferença; Nome da Instituição: Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Beja; Cidade do evento: Beja / Auditório do Instituto Português da Juventude de Beja.
5. Acesso das comunidades imigrantes aos cuidados de saúde, 2007 (Conferência).
Nome do evento: Respostas Sociais para Minorias Étnicas; Nome da Instituição: Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara; Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Developmental Perspectives on Subtle and Explicit Intergroup Prejudice: Advances in Theory, Measurement, and Intervention, 2010 (Encontro).
Nome do evento: Small Group Meeting; Nome da Instituição: European Association of Social Psychology; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE-IUL.
Comissão organizadora.
2. Diálogos sobre Preconceito, Imigração e Integração, 2006 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Colóquios - Psicologia Social e Comunidade ; Nome da Instituição: ISCTE-IUL; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE-IUL.
Comissão organizadora.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Rodrigues, R. B.. In Mind , Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Rodrigues, R. B.. Psicologia, de 2006/01/01 até 2008/07/31, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Colibri.
Tarefas desempenhadas: - apoio à direcção e ao corpo editorial da revista - gestão do sistema de submissão e revisão de artigos - acompanhamento do processo editorial (revisão de provas).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
11

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1

Total
Produção técnica
Technical production
29

Trabalhos técnicos
Technical works
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
28

Total
Dados complementares
(Additional data)
19

Orientações
Orientations
7
Outros Trabalhos
Other production
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação em Eventos
Event participation
7
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 3513 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 30-10-2019 às 04:37:54
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis