Curriculum Vitae

Marcelino Arménio Martins Pereira

Data da última atualização »Last update : 19/12/2018


Marcelino Arménio Martins Pereira. É Professor Associado na Universidade de Coimbra. Publicou 37 artigos em revistas especializadas e 18 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 143 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Nas suas actividades profissionais interagiu com 67 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7186850916913998


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Marcelino Arménio Martins Pereira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pereira,M.A.M ou Pereira, M.
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Rua do Colégio Novo, s/n
Coimbra
3001-802 Coimbra
Portugal
Apartado: 6153
Telefone: (+351)239851450Extensão: 353
Correio electrónico: marc.pereira@fpce.uc.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1998 Doutoramento
Phd
Doutoramento e Psicologia - Psicologia da Reabilitação.
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Coimbra
Jun/2007-Actual Professor Associado
Out/1998-Mai/2007 Professor Auxiliar
Jul/1990-Set/1998 Assistente
Jun/1987-Jun/1990 Assistente Estagiário





Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1995 Publicação de livro, Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Almeida, Leandro. 2017. Guia para professors e educadores, altas capacidades e sobredotação: Compreender,identificar e actuar. ed. 1, ISBN: 978-989-20-7508-2. Braga: ANEIS.
2. Pereira,M.A.M ou P. M. 1998. Crianças sobredotadas: estudos de caracterização. ed. 1, 1 vol.. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
3. Pereira, Marcelino A. M. 1995. Dislexia-Disortografia numa perspectiva psico-sociolinguística: Investigação teórica e empírica. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pereira, Marcelino A. M. 2010. Dislexia em estudantes do ensino superior: alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria.  In Investigación en convivencia escolar: variables relacionadas, 309 - 314. . Almeria: Editorial GEU.
2. Pereira, Marcelino A. M. 2008. Estratégias promotoras da criatividade.  In Criatividade e educação: Conceitos, necessidades e intervenção, ed. M.F. Morais & S. Bahia, 253 - 278. ISBN: 9789899552258. Braga: Psiquilibrios.
3. Pereira, Marcelino A. M. 2004. Validação empírica da investigação psicológica: Fundamentação, metodologias, problemas e critérios de eficácia..  In Crianças e jovens em risco: Da investigação à intervençã., ed. H. Damião, A. Castro Fonseca, L. Alcoforado, M. M. Vilar & C. Vieira, 207 - 237. ISBN: 972-40-2235-8. Coimbra: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra.
4. Pereira, Marcelino A. M. 2003. Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças- terceira edição (W.I.S.C.-III).  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa, 221 - 252. ISBN: 989-558-069-x. Coimbra: Quarteto.
5. Pereira, Marcelino A. M. 2003. Escala de Inteligência de Wechsler para a idade pré-escolar e primária- Forma Revista (W.P.P.S.I.-R).  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa, 197 - 219. ISBN: 989-558-069-x. Coimbra: Quarteto.
6. Pereira, Marcelino A. M. 2001. A estabilidade dos problemas de comportamento numa amostra de crianças portuguesas..  In Problemas emocionais e comportamento anti-social, 35 - 46. . Coimbra: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra.
7. Pereira, Marcelino A. M. 2000. A criatividade como elemento de caracterização da sobredotação: Conceito e avaliação..  In Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio, 54 - 61. . Braga: ANEIS.
8. Petrucci, N. C; Fonseca, A. C; Simões, M. R; Pereira, Marcelino A. M; Temudo, P.. 1996. Inventário de Comportamento da Criança para Pais.  In Testes e Provas Psicológicas, ed. L. Almeida.; M. R. Simões & M. Gonçalves, - - -. . Braga: APPORT.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pina Rodrigues, A; Rebola, José; Jorge, Helena; Ribeiro, Maria J; Pereira, Marcelino; van Asselen, M; Castelo-Branco, Miguel. 2017. "Visual Perception and Reading: New Clues to Patterns of Dysfunction Across Multiple Visual Channels in Developmental Dyslexia", Investigative Opthalmology & Visual Science 58, 1: 309 - 317.
2. Pina Rodrigues, A; Rebola, José; Jorge, Helena; Ribeiro, Maria J; Pereira, Marcelino; Castelo-Branco, Miguel; van Asselen, M. 2017. "Evidence for a differential interference of noise in sub-lexical and lexical reading routes in healthy participants and dyslexics", Cognitive Neuropsychology 34, 1-2: 42 - 51.
3. Moura, Octávio; Albuquerque, Cristina P; Salomé Pinho, M; Vilar, Manuela; Filipa Lopes, A; Alberto, Isabel; Pereira, Marcelino; Santos, Maria J. S; Simões, Mário R. 2017. "Factor Structure and Measurement Invariance of the Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC)", Archives of Clinical Neuropsychology, 52: 1 - 13.
4. Carvalho, Anabela; Pereira, Marcelino; Festas, Isabel. 2017. "Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento: um estudo longitudinal || Early indicators of dyslexia: a longitudinal study", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 4, 2: 71 - 88.
5. Oliveira, Luís; Pereira, Marcelino; Serrano, Ana; Medeiros, Teresa. 2017. "Conhecimentos e Lacunas dos Professores do 1. º Ciclo acerca da PHDA", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 11: 54 - 62.
6. Moura, Octávio; Pereira, Marcelino; Alfaiate, Cláudia; Fernandes, Eva; Fernandes, Boavida; Nogueira, Susana; Moreno, Joana; Simões, Mário R. 2016. "Neurocognitive functioning in children with developmental dyslexia and attention-deficit/hyperactivity disorder: Multiple deficits and diagnostic accuracy", Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 39: 296 - 312.
7. Oliveira,L. . 2015. "PHDA: o que há de novo no DSM-5", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 2: 75 - 94.
8. Moura, Octávio; Simões, Mário R; Pereira, Marcelino. 2014. "WISC-III Cognitive Profiles in Children with Developmental Dyslexia: Specific Cognitive Disability and Diagnostic Utility", Dyslexia 20, 1: 19 - 37.
9. Moura, Octávio; Simões, Mário R; Pereira, Marcelino. 2014. "Executive Functioning in Children With Developmental Dyslexia", The Clinical Neuropsychologist, 0: 1 - 22.
10. Moura, Octávio; Simões, Mário R; Pereira, Marcelino. 2014. "Working Memory in Portuguese Children With Developmental Dyslexia", Applied Neuropsychology: Child, 0: 1 - 12.
11. Pereira,M.A.M ou P. M; Moura, Octávio; Simões, M. R; Moreno, Joana. 2014. "Developmental Dyslexia and Phonological Processing in European Portuguese Orthography", Dyslexia, 0: 1 - 20.
12. Pereira, Marcelino A. M; Moura, O; Simões, M. R. 2013. " Fluência Verbal semântica e fonémica em crianças: diferentes funções cognitivas e análise dos desempenhos ao longo de 60 segundos.", Revista de Avaliação Psicológica, 12 (2), 167-177 2, 12: 167 - 177.
13. Pereira, Marcelino A. M; Martins, J. A; Couquet, E.. 2011. " Construção, implementação e avaliação de um modelo holográfico de ensino e aprendizagem na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. ", Diálogos com as artes- Revista de Arte, Cultura e Educação, 2, 63-81., 2: 63 - 81.
14. Pereira, Marcelino A. M; Carvalho, A.. 2010. " O Rei - Um Teste para Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura no 1º e 2º ciclos do ensino básico. ", Psychologica , 51: 283 - 305.
15. Pereira,M.A.M ou P. M; Almeida, L.. 2010. " Predição do rendimento académico no final do ensino secundário na base dos testes de QI na infância. ", Revista Galego-Portuguesa , 18 (1), 239-249.  1, 18: 239 - 249.
16. Pereira, Marcelino A. M; Miranda, L.; Almeida, L.. 2009. " Impacto de um programa de enriquecimento escolar em alunos do 2ºciclo do ensino básico com altas capacidades ", Revista Portuguesa de Pedagogia 1, 43: 77 - 96.
17. Pereira, Marcelino A. M; Seabra-Santos, M. J. 2009. " A entrada antecipada no 1º ciclo do ensino básico: efeitos a médio e a longo prazo na trajectória desenvolvimental.", Sobredotação, 10, 7-23, 10: 7 - 23.
18. Pereira, Marcelino A. M. 2008. " Precocidade intelectual na idade pré-escolar: Questões em torno da caracterização e identificação precoce ", Sobredotação, 9: 7 - 27.
19. Pereira, Marcelino A. M. 2006. " Funções executivas: Uma nova metodologia de avaliação do comportamento inteligente?", Sobredotação, 7: 177 - 185.
20. Pereira, Marcelino A. M. 2005. " A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III. ", Psicologia, Educação e Cultura, 9, 307-335., 9: 307 - 335.
21. Pereira, Marcelino A. M. 2005. " Educação e desenvolvimento dos alunos sobredotados: factores de risco e resiliência.", Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 243-258. 3, 39: 243 - 258.
22. Pereira, Marcelino A. M. 2004. " M.O.R.C.E.G.O.S: Um programa de enriquecimento da criatividade.", Sobredotação, 5: 19 - 38.
23. Pereira, Marcelino A. M. 2004. " Análise do anteprojecto do Dec. Lei da Reforma da Educação Especial e do Apoio Sócio-educativo: Avanços e retrocessos.", Sobredotação, 5, 171-178., 5: 171 - 178.
24. Pereira, Marcelino A. M. 2003. " A investigação na área da sobredotação em Portugal: Projectos e resultados. ", Sobredotação 1, 4: 7 - 27.
25. Pereira, Marcelino A. M. 2003. " Estudos com a WISC III numa amostra de crianças sobredotadas. ", Sobredotação 2, 4: 69 - 89.
26. Pereira, Marcelino A. M. 2002. " Hipóteses acerca da neuropsicologia dos talentos. ", Revista Portuguesa de Pedagogia, 36 (1,2 e 3), 405-427., 36: 405 - 427.
27. Pereira, Marcelino A. M. 2001. " Inteligência e criatividade: Duas trajectórias alternativas para as crianças sobredotadas?", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 6 (1), 171-188 1, 6: 171 - 188.
28. Pereira, Marcelino A. M. 2000. " Sobredotação: A pluralidade do conceito. Sobredotação", Sobredotação , 1 e2: 147 - 178.
29. Pereira, Marcelino A. M. 1999. " O Inventário de Comportamento da Criança para Professores (ICCP): Estudo com uma amostra clínica.", Psychologica, 21: 113 - 128.
30. Pereira, Marcelino A. M. 1998. "Défices neuropsicológicos em crianças hiperactivas: qual a sua especificidade?", Psychologica, 19: 123 - 140.
31. Pereira, Marcelino A. M. 1998. " Dificuldades de aprendizagem (LD) e hiperactividade (ADHD): estudo comparativo.", Psychologica, 19: 141 - 163.
32. Pereira, Marcelino A. M. 1996. " Criatividade: Um conceito irredutível à investigação psicológica? ", Revista Portuguesa de Pedagogia 30, 2: 245 - 261.
33. Pereira, Marcelino A. M. 1995. "Algumas considerações acerca da psicopedagogia do aluno sobredotado", Revista Galega de Psicopedagoxi, 12 (8): 101 - 111.
34. Pereira, Marcelino A. M. 1994. " "Deixem-me passar": Reflexão a propósito da antecipação escolar", Revista Portuguesa de Pedagogia, 28 (3), 443-454. 28, 3: 443 - 454.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Oliveira, Luís; Pereira, Marcelino; Medeiros, Teresa; Serrano, Ana. 2017. "The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school context", Trabalho apresentado em 18Th Biennial Conference of ISATT, In Search and research: Teacher education for contemporary contexts, Salamanca.
2. Pereira,M.A.M ou P. M. 2013. " Early predictors of Dyslexia in Portuguese children: a longitudinal study", Trabalho apresentado em 18th European Conference on Reading, In 18th European Conference on Reading, Jonkoping.
3. Pereira, Marcelino A. M. 2012. " Preditores da aprendizagem da leitura: um estudo longitudinal do jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade ", Trabalho apresentado em 8º Encontro Nacional e 6º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In 8º Encontro Nacional e 6º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
4. Pereira, Marcelino A. M. 2008. " Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura – O Rei ", Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional e 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Actas do 7º Encontro Nacional e 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , Braga.
5. Pereira, Marcelino A. M. 2002. "O Ingresso antecipado na escola: Um estudo de validade com a WISC III", Trabalho apresentado em VIII conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos , In Anais da VIII conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos, São Paulo.
6. Pereira, Marcelino A. M. 1998. " Avaliação Intelectual da criança sobredotada", Trabalho apresentado em 4º Congresso Galaico-Português (452-455). Braga., In Actas do 4º Congresso Galaico-Português, Braga.
7. Pereira, Marcelino A. M. 1998. " A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III", Trabalho apresentado em 4º Congresso Galaico-Português., In Actas do 4º Congresso Galaico-Português, Braga.
8. Pereira, Marcelino A. M. 1997. "Indicadores de desenvolvimento na sobredotação intelectual. In Ministério da Educação", Trabalho apresentado em Conferência sobre Sobredotação, In Actas da Conferência sobre Sobredotação, Lisboa.
9. Pereira, Marcelino A. M. 1996. "A entrada antecipada de crianças na escola: Considerações em torno da avaliação psicológica", Trabalho apresentado em 2º Congresso Galaico-Português, In Actas do 2º Congresso Galaico-Português , Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Pereira, Marcelino A. M. 2001. "“Vendedores de algodão-doce”: Estudo longitudinal sobre a antecipação da entrada no 1.º ciclo.", Sobredotação 1, 2: 69 - 86.
2. Pereira, Marcelino A. M. 1999. " Sobredotação ou Sobredotações?", Boletim da Associação Portuguesa para o Estudo da problemática da Inteligência, Criatividade e Talento (APEPICTA), 3: 8 - 16.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pereira, Marcelino A. M. 2013. " Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): práticas educativas no 1. º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Migue", Trabalho apresentado em atas das jornadas Ciência nos Açores. Que futuro?, In atas das jornadas Ciência nos Açores. Que futuro?, Ponta Delgada.
2. Pereira,M.A.M ou P. M. 2013. "Em busca de um paradigma para a sobredotação: desafios para a investigação e intervenção", Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS 2013: Sobredotação: desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos, In Congresso Internacional da ANEIS 2013: Sobredotação: desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos, Porto.
3. Pereira,M.A.M ou P. M. 2013. " Visual noise processing and reading in developmental dyslexia: an eye movement study", Trabalho apresentado em V Annual Meeting of IBILI, Coimbra, 12-13, December., In V Annual Meeting of IBILI, Coimbra.
4. Pereira,M.A.M ou P. M. 2013. " Visual noise processing and text reading in developmental dyslexia", Trabalho apresentado em V Annual Meeting of IBILI, In V Annual Meeting of IBILI, Coimbra.
5. Pereira,M.A.M ou P. M. 2013. " Perspetivas sobre a Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) em contexto educativo", Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, In III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, Almada.
6. Pereira,M.A.M ou P. M. 2013. " Suporte social e stress parental na inclusão ", Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, In III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, Almada.
7. Pereira, Marcelino A. M. 2011. " Avaliação psicológica na sinalização precoce da dislexia de desenvolviment0", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
8. Pereira,M.A.M ou P. M. 2006. "O mito da eminência futura: Um estudo longitudinal com crianças intelectualmente sobredotadas ", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”, In Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”, Coimbra.
9. Pereira, Marcelino A. M. 2003. " Alunos sobredotados numa escola e sociedade inclusivas: Alguns desafios e respostas possíveis por parte do sistema educativo", Trabalho apresentado em 1.º encontro regional de educação especial da Madeira . Funchal: Secretaria Regional da Educação , In Actas do 1.º encontro regional de educação especial da Madeira , Funchal.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Pereira,M.A.M ou P. M. 2011. "Aprendizagem da leitura: processos cognitivos, avaliação e intervenção". Viseu. (Prefácio)
2. Pereira,M.A.M ou P. M. 2006. "Sobredotação: Criatividade, inteligências múltiplas, programas de enriquecimento". Braga. (Prefácio)
3. Pereira,M.A.M ou P. M. 2006. "Sobredotação". Braga. (Editorial)
4. Pereira,M.A.M ou P. M. 2004. "Sobredotação:Programas de enriquecimento, criatividade, talento artístico, família, identificação". Braga. (Prefácio)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pereira,M.A.M ou P. M; Carvalho, A.; Festas, I.. Carvalho, A. Festas, I. & Pereira, M. A. M. (2013). A aprendizagem da leitura: fatores condicionadores e indicadores precoces do (in) sucesso, III Encontro Formar crianças leitoras: bibliotecas escolares, leitura e currículo,2013 (Comunicação).
2. Pereira,M.A.M ou P. M; Rodrigues, A, P; Rebola, J.; Jorge, J.; Moreno, J.; Van Asselen, M; Castelo-Branco, M.. Noise exclusion processing is impaired in developmental dyslexia: an eye movement study, Congresso da Sociedade Portuguesa de Neurociências,2013 (Comunicação).
3. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação e talento: conceito (s) e sinais precoces de identificação, 4º Encontro de Neurodesenvolvimento da Cova da Beira,2013 (Conferência ou palestra).
4. Pereira,M.A.M ou P. M. Dislexia de desenvolvimento: questões em torno dos métodos de sinalização e identificação, III Encontro Formar crianças leitoras: bibliotecas escolares, leitura e currículo,2013 (Comunicação).
5. Pereira,M.A.M ou P. M; Felizardo, S.; Ferreira, J.. Suporte social e stress parental na inclusão, III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade,Almada,2013 (Comunicação).
6. Pereira,M.A.M ou P. M; Castelo-Branco, M.; Festas, I.; Jorge, J.; Moreno, J.; Rebola, J.; Rodrigues, A, P; Van Asselen, M. Visual noise processing and text reading in developmental dyslexia, V Annual Meeting of IBILI,Coimbra,2013 (Poster).
7. Pereira,M.A.M ou P. M; Carvalho, A.; Festas, I.. Early predictors of Dyslexia in Portuguese children: a longitudinal study, 18th European Conference on Reading ,2013 (Comunicação).
8. Pereira,M.A.M ou P. M; Medeiros, T.; Serrano, A.; Oliveira, L.. Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): práticas educativas no 1. º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel, jornadas Ciência nos Açores,2013 (Poster).
9. Pereira,M.A.M ou P. M. Dislexia de desenvolvimento: avanços nos métodos de identificação, ambiguidades no diagnóstico, incertezas na intervenção, Encontro Ser Psicólogo em Contexto Escolar,2013 (Comunicação).
10. Pereira,M.A.M ou P. M; Felizardo, S.; Ferreira, J.. Perspetivas sobre a Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) em contexto educativo, III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade,Almada,2013 (Poster).
11. Pereira,M.A.M ou P. M; Carvalho, A.; Festas, I.. Preditores de aprendizagem da leitura: um estudo longitudinal do jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade,9º Encontro Nacional e 7º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2013 (Comunicação).
12. Pereira,M.A.M ou P. M; Alves, S.. A dislexia na idade adulta,Conferência Internacional para a Inclusão- INCLUDET,2013 (Conferência ou palestra).
13. Pereira,M.A.M ou P. M. Em busca de um paradigma para a sobredotação: Desafios para a investigação e intervenção, Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos,Porto,2013 (Conferência ou palestra).
14. Pereira,M.A.M ou P. M; Castelo-Branco, M.; Jorge, J.; Festas, I.; Moreno, J.; Rebola, J.; Rodrigues, A, P; Van Asselen, M. Visual noise processing and reading in developmental dyslexia: an eye movement study, V Annual Meeting of IBILI,Coimbra,2013 (Poster).
15. Pereira,M.A.M ou P. M; Moreno, J.; Alves, S.; Ferreira, S.. Novas e velhas questões em torno da avaliação psicológica das crianças com características de sobredotação, 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos,Torres Vedras,2012 (Comunicação).
16. Pereira,M.A.M ou P. M; Simões, L.; Oliveira, G.. Crianças com características de sobredotação intelectual e síndrome de Asperger: análise diferencial, 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos ,Torres Vedras,2012 (Comunicação).
17. Pereira,M.A.M ou P. M; Almeida, L.; Bahia, S.. Sobredotação: definição, caracterização, avaliação e intervenção, 2º Congresso Internacional da ANEIS: Sobredotação e práticas inclusivas promotoras de talentos,Torres Vedras,2012 (Comunicação).
18. Pereira,M.A.M ou P. M. Consulta Psico-educacional e pais e professores de crianças com características de sobredotação, Seminário Abordagens á sobredotação,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra).
19. Pereira,M.A.M ou P. M; Carvalho, A.; Festas, I.. Avaliação psicológica na sinalização precoce da dislexia de desenvolvimento, Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica.,Lisboa,2011 (Comunicação).
20. Pereira,M.A.M ou P. M; Moura, O; Simões, M. R. Dislexia de desenvolvimento: Estudo com a Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra (BANC),Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação).
21. Pereira,M.A.M ou P. M; Alves, S.. A avaliação psicológica da dislexia na idade adulta,Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação).
22. Pereira,M.A.M ou P. M; Van Asselen, M; Festas, I.; Rodrigues, A, P. Visual perception in children with dyslexia: a study of eye-mouvements, Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação).
23. Pereira,M.A.M ou P. M. Clarificando o conceito de criatividade na sobredotação,Seminário Sobredotação: perspetivas, percursos e desafios,Funchal,2011 (Comunicação).
24. Pereira,M.A.M ou P. M. Consulta Psico-educacional a pais e professores de alunos sobredotados, Seminário Sobredotação: perspetivas, percursos e desafios,Funchal,2011 (Comunicação).
25. Pereira,M.A.M ou P. M; Simões, M. R; Seabra-Santos, M. J; Lopes, A. F; Petrucci, N. C. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Desenvolvimento, estudos de validade e normalização para a população portuguesa, Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação).
26. Pereira,M.A.M ou P. M; Festas, I.; Moreno, J.; Galvão, D.. Procedimentos formais da avaliação da leitura na dislexia de desenvolvimento: Estudo com a PAL - 22, VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação).
27. Pereira,M.A.M ou P. M; Alves, S.. Dislexia em estudantes do ensino superior: alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria,II Congreso Internacional de convivencia escolar: variables psicologicas y educativas implicadas,Almeria,2010 (Comunicação).
28. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação: a pluralidade no conceito e na intervenção,Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação, perspectivas actuais e desafios para o futuro,Leiria,2010 (Comunicação).
29. Pereira,M.A.M ou P. M; Simões, M. R; Lopes, A. F. Avaliação neuropsicológica das crianças sobredotadas: codificação versus transformação da informação, VI Congreso IberoAmericano de Psicología,Oviedo,2010 (Comunicação).
30. Pereira,M.A.M ou P. M; Alves, S.. Dinâmicas de mudança na Delegação de Coimbra da ANEIS: Reflexão sobre os percursos de crescimento concretizados e os reptos que se colocam à Delegação na actualidade,Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação, perspectivas actuais e desafios para o futuro,Leiria,2010 (Comunicação).
31. Pereira,M.A.M ou P. M; Alberto, I.; Simões, M. R; Lopes, A. F. O perfil neuropsicológico de uma amostra de crianças intelectualmente sobredotadas: Estudos com a BANC (Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra)., Simpósio da Sociedade Portuguesa de Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
32. Pereira,M.A.M ou P. M. Precursores desenvolvimentais das dificuldades de aprendizagem: caracterização da anamnese de uma amostra de crianças com DA,II Congreso Internacional de convivencia escolar: variables psicologicas y educativas implicadas,Almeria,2010 (Comunicação).
33. Pereira,M.A.M ou P. M. A singularidade do Aconselhamento psicológico nas necessidades educativas especiais, Curso de Verão Promoção da inclusão: desafios à escola e à comunidade,Coimbra,2010 (Seminário).
34. Pereira,M.A.M ou P. M. Controvérsias em torno da identificação das crianças sobredotadas: caracterização de uma amostra clínica,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Comunicação).
35. Pereira,M.A.M ou P. M. Crianças sobredotadas: Questões em torno da identificação e do aconselhamento psicológico e educativo, VIII Seminário sobre a criança e o adolescente: O (des)aprender,Viseu,2009 (Comunicação).
36. Pereira,M.A.M ou P. M. Alunos sobredotados na família e na escola: Factores de risco e a convergência necessária,Congresso "Sobredotação em Portugal: dez anos de contributos da ANEIS”,Vila Nova de Famalicão,2009 (Conferência ou palestra).
37. Pereira,M.A.M ou P. M; Melo, A. S; Almeida, L.. O papel da avaliação psicológica na antecipação escolar, “International Conference Psychology in Education: Practices, training and research”,Covilhã,2009 (Comunicação).
38. Pereira,M.A.M ou P. M; Melo, A. S; Almeida, L.. Aceleração escolar: Contributos da avaliação psicológica para a identificação da precocidade , V Congreso Internacional de Psicología y Educación:”Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Comunicação).
39. Pereira,M.A.M ou P. M; Melo, A. S. A avaliação psicológica para a entrada antecipada na escola, VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho,Coimbra,2008 (Comunicação).
40. Pereira,M.A.M ou P. M; Martins, J. A; Couquet, E.. Criatividade e afectividade nas artes visuais, IV Encontro das áreas artísticas na educação,Castelo Branco,2008 (Comunicação).
41. Pereira,M.A.M ou P. M. As singularidades do aconselhamento psicológico no domínio da sobredotação, VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho, organizado pela ANEIS,Coimbra,2008 (Comunicação).
42. Pereira,M.A.M ou P. M; Melo, A. S; Almeida, L.. A precocidade enquanto indicador de sobredotação: Avaliação e aplicação, International conference on excellence and superior performance,Braga,2008 (Comunicação).
43. Pereira,M.A.M ou P. M; Alves, S.; Alberto, I.; Nogueira, S.. Avanços e retrocessos na implementação de um programa de enriquecimento, VII Congresso da ANEIS Excelência Potencial e Desempenho.,Coimbra,2008 (Comunicação).
44. Pereira,M.A.M ou P. M; Carvalho, A.. Teste de Avaliação e de Precisão da Leitura: o Rei, 7º Encontro Nacional e 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2008 (Comunicação).
45. Pereira,M.A.M ou P. M. Crianças e jovens sobredotados: factores de risco e de protecção,2007 (Seminário).
46. Pereira,M.A.M ou P. M. Avanços e retrocessos nas políticas promotoras de uma escola inclusiva,2007 (Comunicação).
47. Pereira,M.A.M ou P. M; Simões, M. R; Albuquerque, C.; Lopes, A. F; Alberto, I.; Seabra-Santos, M. J. Coimbra Neuropsychological Test Battery: Exploratory and confirmatory factor analysis, “2th International Conference: Psychological Assessment”,Thessaloniki,2007 (Comunicação).
48. Pereira,M.A.M ou P. M. Counseling students with special needs, Congresso Internacional Counseling Psychology at the crossroads: a conference on current research and future directions,Coimbra,2007 (Comunicação).
49. Pereira,M.A.M ou P. M; Nogueira, S.. Que criatividade(s) na(s) escola (s) para desenvolver o potencial criativo dos alunos sobredotados? , V Encontro Nacional das Ciências da Educação,Funchal,2007 (Comunicação).
50. Pereira,M.A.M ou P. M; Carvalho, A.. Estudo exploratório de um teste de avaliação da precisão e fluência de leitura, X Congresso Internacional e Multidisciplinar “Igualdade para todos: Contributos da educação e da psicologia",Coimbra,2007 (Poster).
51. Pereira,M.A.M ou P. M; Martins, J. A; Couquet, E.. Metacognição e criatividade na educação visual e tecnológica. Transferência dos processos de aprendizagem, X Congresso Internacional e Multidisciplinar “Igualdade para todos: Contributos da educação e da psicologia",Coimbra,2007 (Comunicação).
52. Pereira,M.A.M ou P. M. Família e sobredotação: Duas faces da mesma moeda ou duas moedas com a mesma face, I Congresso Internacional Intervenção com crianças, jovens e famílias,2007 (Comunicação).
53. Pereira,M.A.M ou P. M. Desafiando o oráculo: O pensamento criativo em crianças e adolescentes sobredotados, Seminário Internacional Criatividade e sobredotação: Conceitos, contextos e práticas ,2007 (Comunicação).
54. Pereira,M.A.M ou P. M; Albuquerque, C.; Simões, M. R; Lopes, A. F. A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudo de validação num grupo de crianças com problemas de aprendizagem escolar, XII Seminário de Desenvolvimento,Coimbra,2007 (Comunicação).
55. Pereira,M.A.M ou P. M. Aprendizagens académicas dos alunos sobredotados: Problemas e soluções,2006 (Comunicação).
56. Pereira,M.A.M ou P. M. O mito da eminência futura: Um estudo longitudinal com crianças intelectualmente sobredotadas,2006 (Comunicação).
57. Pereira,M.A.M ou P. M. A avaliação das funções executivas com a Torre de Londres: Potencialidades e limites, VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2006 (Comunicação).
58. Pereira,M.A.M ou P. M. A avaliação da inteligência na idade pré-escolar: O que podemos e o que não podemos esperar dos testes., Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”,2006 (Comunicação).
59. Pereira,M.A.M ou P. M; Alves, S.; Alberto, I.; Nogueira, S.. Compreender e estimular as diferenças: Programa da ANEIS de Coimbra em 2006/07, Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”,Coimbra,2006 (Comunicação).
60. Pereira,M.A.M ou P. M; Couquet, E.; Martins, J. A. Projecto MCETA (Metacognição e criatividade na educação visual e tecnológica: Transicionalidade dos processos de aprendizagem,Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência”,Coimbra,2006 (Comunicação).
61. Pereira,M.A.M ou P. M. Relações familiares: Vinculação, práticas educativas e envolvimento na escola, Simpósio Internacional “Sobredotação, perícia e meta desenvolvimento: Aprender a excelência,2006 (Comunicação).
62. Pereira,M.A.M ou P. M. Sinalização e intervenção precoces nas dificuldades da prendizagem da leitura,2005 (Conferência ou palestra).
63. Pereira,M.A.M ou P. M. Sinalização e intervenção precoces nas dificuldades da prendizagem da leitura,2005 (Comunicação).
64. Pereira,M.A.M ou P. M. Educação e desenvolvimento dos alunos sobredotados: Factores de risco e resiliência,2005 (Comunicação).
65. Pereira,M.A.M ou P. M. Estórias de meninos que não sabem ler: papirofobia ou dislexia?,2005 (Conferência ou palestra).
66. Pereira,M.A.M ou P. M. Funções executivas: uma nova modalidade de avaliação do comportamento inteligente? ,V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação”,2005 (Comunicação).
67. Pereira,M.A.M ou P. M. Parâmetros neurobiológicos da inteligência: Potencialidades e limites,2005 (Comunicação).
68. Pereira,M.A.M ou P. M. Fragilidades na sobredotação: As competências sociais e os problemas de comportamento descritos pelos pais e professores, V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação,2005 (Comunicação).
69. Pereira,M.A.M ou P. M. Contextos familiares das crianças sobredotadas: Risco e resiliência,Simpósio internacional e interdisciplinar: Transições ao longo da vida: família, escola, trabalho e saúde,2005 (Comunicação).
70. Pereira,M.A.M ou P. M. Crónicas da Delegação de Coimbra da ANEIS: Reflexão das potencialidades das propostas educativas dinamizadas desde 2001 à actualidade,V Congresso da ANEIS: Processos de desenvolvimento e aprendizagem na sobredotação,2005 (Comunicação).
71. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação: Um novo tópico nas necessidades educativas especiais-factores de risco e factores de protecção,2004 (Comunicação).
72. Pereira,M.A.M ou P. M. Estudos exploratórios com a Torre de Londres,10ª Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e contextos,2004 (Comunicação).
73. Pereira,M.A.M ou P. M. O enriquecimento na Delegação de Coimbra da ANEIS: Aposta na diversidade,2004 (Comunicação).
74. Pereira,M.A.M ou P. M. Crianças sobredotadas: estimular a diferença para promover a igualdade,2004 (Comunicação).
75. Pereira,M.A.M ou P. M. Bons leitores e Maus leitores: O que faz a diferença?,2004 (Conferência ou palestra).
76. Pereira,M.A.M ou P. M. Dislexia ou dislexias? ,2004 (Seminário).
77. Pereira,M.A.M ou P. M. Avaliação psicológica na sobredotação,2003 (Comunicação).
78. Pereira,M.A.M ou P. M. Aprender a criatividade,IV Congresso Anual da ANEIS,2003 (Comunicação).
79. Pereira,M.A.M ou P. M. la creatividad en los programas de enriquecimiento,la creatividad en los programas de enriquecimiento,2003 (Poster).
80. Pereira,M.A.M ou P. M. Alunos sobredotados numa escola inclusiva: Que desafios?,1.º Seminário regional de educação especial da Região Autónoma da Madeira,2003 (Seminário).
81. Pereira,M.A.M ou P. M. Desarollando la creatividad,Congresso internacional de creatividad & VI Encontro de professores e investigadores en el campo de la creatividad y la innovación ,2003 (Comunicação).
82. Pereira,M.A.M ou P. M. Estudos com a WISC-III: Crianças sobredotadas e crianças com dificuldades de aprendizagem,2003 (Comunicação).
83. Pereira,M.A.M ou P. M. Um exemplo de práticas educativas: A aceleração,2002 (Seminário).
84. Pereira,M.A.M ou P. M. Tendências actuais da intervenção psicológica: Os programas com suporte empírico,2002 (Congresso).
85. Pereira,M.A.M ou P. M. Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças sobredotadas,2002 (Comunicação).
86. Pereira,M.A.M ou P. M. Ensaios para a validação empírica de um programa de intervenção com crianças sobredotadas,2002 (Congresso).
87. Pereira,M.A.M ou P. M. Morcegos e plasma: Programas de enriquecimento para sobredotados, II Congresso nacional da ANEIS: Dinâmica e projectos nacionais,2001 (Poster).
88. Pereira,M.A.M ou P. M. Crianças com necessidades educativas especiais,2001 (Conferência ou palestra).
89. Pereira,M.A.M ou P. M. Reconhecer a diferença para promover a igualdade: Uma aposta da delegação de Coimbra,2001 (Comunicação).
90. Pereira,M.A.M ou P. M; Simões, M. R; Petrucci, N. C. Relationship of the Wechsler Intelligence Scale for Children- Third edition (WISC-III) and academic achievement,6Th European conference on psychological assessment,2001 (Poster).
91. Pereira,M.A.M ou P. M. Dislexia ou dislexias: O diagnóstico diferencial e as intervenções,2001 (Congresso).
92. Pereira,M.A.M ou P. M; Simões, M. R; Petrucci, N. C. Portuguese standardization of the Wechsler Intelligence Scale for Children- Third edition (WISC-III): An overview of psychometric studies,6Th European conference on psychological assessment,2001 (Poster).
93. Pereira,M.A.M ou P. M. A estabilidade dos problemas de comportamento em crianças portuguesas. ,1.º Simpósio do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: Problemas emocionais e comportamento anti-social,2000 (Comunicação).
94. Pereira,M.A.M ou P. M. O impacto da antecipação escolar na criança, na família e na escola: Estudo longitudinal,1.º Congresso hispano-português de psicologia,2000 (Comunicação).
95. Pereira,M.A.M ou P. M; Petrucci, N. C; Simões, M. R. Estudo exploratório com o GATSB- Guia para a avaliação do comportamento na situação de teste com a WISC III,1.º Congresso hispano-português de psicologia,2000 (Poster).
96. Pereira,M.A.M ou P. M. A criatividade como elemento de caracterização da sobredotação,2000 (Comunicação).
97. Pereira,M.A.M ou P. M. Potencialidades e limites da observação do comportamento na situação de teste: O uso de GATSB no contexto do exame com a WISC III,VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos,2000 (Comunicação).
98. Pereira,M.A.M ou P. M. Identificar e apoiar a sobredotação,2000 (Seminário).
99. Pereira,M.A.M ou P. M. A entrada antecipada no 1.º ciclo: Estudo longitudinal,1.º Congresso Nacional da ANEIS,2000 (Comunicação).
100. Pereira,M.A.M ou P. M. Ingresso antecipado na escola: Um estudo de validade com a WISC III, VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos,2000 (Poster).
101. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotados: Que sucesso escolar? ,2000 (Seminário).
102. Pereira,M.A.M ou P. M. Estudos de validade com a WISC III: Relações entre os desempenhos na WISC-III e as classificações escolares,VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos,2000 (Poster).
103. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação: Um conceito plural,2000 (Seminário).
104. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação: Uma identidade plural,2000 (Seminário).
105. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação criativa versus sobredotação intelectual,2000 (Seminário).
106. Pereira,M.A.M ou P. M. Estudos de precisão com a WISC III: Teste-reteste e acordo inter-cotadores,VIII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos,2000 (Poster).
107. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação ou Sobredotações? ,1999 (Seminário).
108. Pereira,M.A.M ou P. M. Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler (WISC- III): Estudos a realizar no âmbito da aferição nacional; potencialidades e limites. , Seminário "Sobredotação: Confluência da família e da escola",1999 (Comunicação).
109. Pereira,M.A.M ou P. M. Gender differences in hyperactivity,5Th European Conference on Psychological Assessment ,1999 (Poster).
110. Pereira, Marcelino A. M. Distúrbios de aprendizagem e desempenho escolar.,Comemorações 1º centenário da escola secundária Emídio Navarro,Viseu,1999 (Comunicação).
Comunicação a convite do NAACE.
111. Pereira,M.A.M ou P. M. Distúrbios de aprendizagem e desempenho escolar,1999 (Conferência ou palestra).
112. Pereira,M.A.M ou P. M. Dificuldades de aprendizagem ou problemas de aprendizagem?,1999 (Seminário).
113. Pereira,M.A.M ou P. M. A criatividade como elemento de caracterização de sobredotação: Conceito e avaliação,1999 (Comunicação).
114. Pereira,M.A.M ou P. M. Dimensões cognitivas, emocionais e sociais da sobredotação: Resultados de uma investigação efectuada no distrito de Coimbra.,1999 (Comunicação).
115. Pereira,M.A.M ou P. M. Sobredotação: Organização de apoios e formas de atendimento,1999 (Congresso).
116. Pereira,M.A.M ou P. M. Gifted IQ children: Characterising studies,1999 (Comunicação).
117. Pereira,M.A.M ou P. M. Processos de sinalização e identificação das crianças sobredotadas,1999 (Comunicação).
118. Pereira,M.A.M ou P. M. WISC III: Estudos portugueses no âmbito da análise dos itens,VII Conferência internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos & IV Amostra de provas psicológicas em Portugal,1999 (Comunicação).
119. Pereira,M.A.M ou P. M. Processos de sinalização e identificação da criança sobredotada: Contributo dos pais, professores e psicólogos. ,1999 (Seminário).
120. Pereira,M.A.M ou P. M. Creative thinking assessment.,1999 (Comunicação).
121. Pereira,M.A.M ou P. M. Portuguese standardization of the Wechsler Intelligence Scale for Children- Third edition (WISC-III): An overview of item analysis,5Th European conference on psychological assessment,1999 (Poster).
122. Pereira,M.A.M ou P. M. Avaliação Intelectual da criança sobredotada,1998 (Comunicação).
123. Pereira,M.A.M ou P. M. A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III ,4º Congresso Galaico-Português ,1998 (Comunicação).
124. Pereira,M.A.M ou P. M. Crianças sobredotadas, estratégias metodológicas de identificação e caracterização do seu potencial cognitivo,1997 (Conferência ou palestra).
125. Pereira,M.A.M ou P. M. Indicadores de desenvolvimento na sobredotação intelectual,1997 (Comunicação).
126. Pereira,M.A.M ou P. M. entrada antecipada de crianças na escola: Considerações em torno da avaliação psicológica,2º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,1996 (Comunicação).
127. Pereira,M.A.M ou P. M. O aluno com capacidades excepcionais ,1996 (Comunicação).
128. Pereira,M.A.M ou P. M. Indicadores precoces de desenvolvimento na sobredotação intelectual,1996 (Comunicação).
129. Pereira,M.A.M ou P. M. Representações dos pais acerca dos filhos com insucesso escolar,5º Congresso Internacional da Associação Internacional de Formação e Investigação em Educação Familiar,1995 (Poster).
130. Pereira,M.A.M ou P. M. Crianças Sobredotadas,1995 (Poster).
131. Pereira,M.A.M ou P. M. A psicopedagogia do aluno sobredotado,1995 (Comunicação).
132. Pereira,M.A.M ou P. M. A criança sobredotada: delimitação de conceitos,1995 (Comunicação).
133. Pereira,M.A.M ou P. M. Desenvolvimento Mental na Griffiths e NEMI: Estudo comparativo num grupo de crianças candidatas à antecipação da entrada na escola primária. ,3ª Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,1995 (Poster).
134. Pereira,M.A.M ou P. M. Deixem-me avançar. Não me façam esperar! ,1994 (Comunicação).
135. Pereira,M.A.M ou P. M. A avaliação da criatividade através do TPCT: Resultados preliminares da adaptação à população portuguesa,1994 (Poster).
136. Pereira,M.A.M ou P. M. Aspectos psicossociais da epilepsia: caracterização de algumas variáveis comportamentais nas mães das crianças epiléticas,1993 (Comunicação).
137. Pereira,M.A.M ou P. M. Dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar: O diagnóstico diferencial ,1993 (Seminário).

Relatório de investigação
Technical report
1. Pereira,M.A.M ou P. M. A avaliação das funções executivas,2012.
2. Pereira,M.A.M ou P. M. Fatores rromotores do sucesso escolar: Investigação longitudinal,2005.
3. Pereira,M.A.M ou P. M. A avaliação da inteligência nas crianças sobredotadas: Estudos com a WISC III numa amostra de crianças portuguesas,2003.
4. Pereira,M.A.M ou P. M. A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC III numa amostra de crianças portuguesas,2003.
5. Pereira,M.A.M ou P. M. Estabilidade dos problemas de comportamento numa amostra de crianças portuguesas,2001.
6. Pereira,M.A.M ou P. M. Dificuldades de aprendizagem (LD) e Hiperactividade (ADHD): Estudo comparativo;,1996.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Luís Carlos Martins Oliveira, A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1º ciclo do ensino básico, 2016. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança na área de esp. em Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Octávio Noé Teixeira de Oliveira Moura, Avaliação neuropsicológica da dislexia de desenvolvimento através da BANC e outras medidas neurocognitivas, 2015. Tese (Doutoramento em Psicologia - especialidade de Neuropsicologia) - Universidade de Coimbra (Orientador).
3. Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho, Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento, 2015. Tese (Doutoramento em Psicologia - especialidade em Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra (Orientador).
4. Sara Maria Alexandre e Silva Felizardo, Deficiência, família (s) e suporte social: Contextos e trajetórias de desenvolvimento para a inclusão, 2013. Tese (Doutoramento e Psicologia - Psicologia da Reabilitação) - Universidade de Coimbra (Orientador).
5. José Alberto Martins, Metacognição, criatividade e emoção na educação visual e tecnológica: contributos e orientações para a formação de alunos com sucesso, 2010. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Maria Letícia Henriques Leitão, Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: Atitudes dos educadores de infância e dos professores do 1º ciclo do ensino básico, na Região Autónoma dos Açores, 2007. Tese (Doutoramento Ciências da educação - Necessidades Educativas Especiais) - Universidade dos Açores (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
69

Livros e capítulos
Books and book chapters
11
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
36
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
34
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9

Total
Produção técnica
Technical production
143

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
143

Total
Dados complementares
(Additional data)
6

Orientações
Orientations
6


Outras informações relevantes
As áreas de interesse e investigação são a psicologia da reabilitação, a educação especial, a avaliação psicológica e neuropsicológica, orientadas sobretudo por dois grandes eixos temáticos: (i) Crianças com características de sobredotação e comportamentos de excelência; (ii) Dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e da escrita (Dislexia de desenvolvimento).
No domínio da sobredotação as temáticas que mais têm merecido a sua atenção são: (i) as continuidades e descontinuidades no desenvolvimento das crianças de elevado potencial cognitivo; (ii) a aceleração curricular e os seus efeitos na trajetória de vida a médio e longo prazo; (iii) a neuropsicologia dos talentos; (iv) os protocolos de avaliação psicológica.
No domínio da dislexia de desenvolvimento, tem privilegiado a investigação referente às seguintes questões: (i) a identificação dos precursores desenvolvimentais precoces das dificuldades da leitura; (ii) as questões do diagnóstico diferencial entre problemas de aprendizagem da leitura e dislexia; (iii) o perfil neurocognitivo dos diferentes subtipos de dislexia.
Projectos de investigação 1) Integrou a equipa do projecto Aferição portuguesa das escalas de Wechsler: WISC-III e WPPSI-R, projecto do programa Praxis/PCSH/PSI/C/91/96 coordenado pelo Doutor Mário Manuel Rodrigues Simões.
2) Integrou a equipa do projecto Adaptação e estandardização de testes neuropsicológicos: Estudos normativos e de validade, projecto POCTI/1999/Psi/35410 coordenado pelo Doutor Mário Manuel Rodrigues Simões 3) integra a 25% do tempo a equipa do projecto, financiado pela FCT no concurso de 2010, intitulado Uma perspectiva visual sobre os défices de leitura na dislexia (A visual view on the reading deficit in dyslexia) na área das Ciências da Saúde- neurociências.
PTDC/SAU-NSC/113471/2009, com início em 5/4/2011 e conclusão em 4/4/2014.
Investigador a 25 % 4) integra a 15% do tempo a equipa do projecto o impacto dos estados emocionais sobre o desempenho criativo (Creativity and emotions: the impact of emocional states on creative performance), submetido ao concurso da FCT em 2011.
5) Colaborador do Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem da Universidade Lusófona.


Visualizações do curriculum [ 3925 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 30-10-2019 às 14:00:26
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (11)
 Co-authors listed in Degóis