Curriculum Vitae

Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral

Data da última atualização »Last update : 08/01/2014


Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral. É Professor Auxiliar, Investigador-coordenador e Professor Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos. Possui 28 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Nas suas actividades profissionais interagiu com 20 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1951739215099753


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cabral, J.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona do Porto
Faculdade de Psicologia
Rua Augusto Rosa, nº24
4000-098 Porto
Portugal
Correio electrónico: cabral.jo@gmail.com
Homepage: www.joanacabral.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2011 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

2002 Licenciatura
Licentiate degree

Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2007-2008 Outros
Others
Desenhos e Metodologias de Análises para Dados Longitudinais.
Rijksuniversiteit te Gent, Bélgica.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Desenhos e Metodologias de Análises para Dados Longitudinais.
Rijksuniversiteit te Gent, Bélgica.

2005-2006 Curso de curta duração
Short course
Metodologia de Investigação Estatística Multivariada.
Universidade do Porto, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Designing and Analizing data from Longitudinal Experimental and Observation.
Universidade do Porto, Portugal.

2006 Outros
Others
SEM and Analysis of Dyadic Data.
Universidade do Porto, Portugal.

2006 Outros
Others
EARA Summer School.
European Association for Research on Adolescence, Turquia.

2005 Curso de curta duração
Short course
Seminário sobre Modelos de Equações Estruturais com o software EQS .
Universidade do Porto, Portugal.

2005 Curso de curta duração
Short course
Curso Introdutório de Análise Factorial Confirmatória (EQS).
Universidade do Porto, Portugal.

2005 Curso de curta duração
Short course
Software NUD*IST na Investigação Qualitativa (N6).
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona do Porto
Nov/2012-Actual Investigador-coordenador

Universidade Lusófona do Porto
Set/2012-Actual Professor Auxiliar

Universidade Lusófona do Porto
Set/2012-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Porto
Abr/2012-Actual Outra Situação

Universidade do Porto
Jun/2007-Actual Investigador Auxiliar

Universidade do Porto
Out/2004-Actual Investigador Auxiliar

Universidade do Porto
Out/2010-Dez/2012 Outra Situação

Universidade do Minho
Jan/2012-Jul/2012 Assistente de Investigação

Universidade católica do Porto
Set/2009-Jul/2010 Técnico Superior 2ª Classe

Centro de Reabilitação Profissional de Gaia
Jun/2004-Set/2004 Investigador Principal

Universidade católica do Porto
Mai/2002-Jun/2004 Counselling and vocational guidance psycholog





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Porto
Out/2004-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Contextos Relacionais de Desenvolvimento






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Lusófona do Porto
Set/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Linguagem(Regente)
  • Psicologia da Emoções e da Motivação (Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente(Docente)
  • Metodologia de Investigação Quantitativa(Regente)
  • Laboratório de Competências de Investigação(Regente)
  • Métodos Investigação e Análise de Dados I(Regente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Contextos Relacionais de Desenvolvimento




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2012
Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: Comparação multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCL/101506/2008.

2007-2010
Vinculação, desenvolvimento e adaptação psicossocial
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/65416/2006.

2004-2004
Construção de um Referencial Metodológico de Formação e de um Sistema de Certificação de Aprendizagens e Competências Profissionais
Referência do projeto»Project reference: a preencher.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 Prémio Eng. António de Almeida, Fundação Engenheiro António de Almeida .




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Membro Efectivo.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cabral, Joana; Matos, Paula M; Beyers, Wim; Soenens, Bart. 2013. "Attachment, Emotion Regulation and Coping in Portuguese Emerging Adults: A Test of a Mediation Hypothesis", The Spanish journal of psychology 15, 03: 1000 - 1012.
2. Cabral, J. 2010. "Preditores da adaptação à Universidade: o papel da vinculação, desenvolvimento psicossocial e coping", PSYCHOLOGICA 52, 1: 55 - 77.
3. Cabral, J. 2010. "Estudo de adaptação do COPE Inventory.Teste de uma estrutura alternativa", Psicologia 22, 1: 49 - 71.
4. Cabral, J. 2010. "Vinculação parental e relações românticas: o papel mediador da regulação emocional e da identidade", Psicologia, Educação e Cultura 14, -: 165 - 186.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cabral, J. M. B. R. A. 2005. "Attachment and anxiety in the University context: Separate Pathways?", Trabalho apresentado em FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.”, In actas de FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.”, Lisbon.
2. Cabral, J. M. B. R. A. 2005. "Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes", Trabalho apresentado em FEDORA Summer University: "Knowledge and Transitions: Challenges for Guidance and Counselling within the context of Globalization and the enlarged European Union”, In Actas de , a preencher.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. ¿?vila, Marisa; Cabral, Joana; Matos, Paula M. 2012. "Identity in university students: The role of parental and romantic attachment", Journal of Adolescence 35, 1: 133 - 142.
2. ¿?vila, Marisa; Cabral, Joana; Matos, Paula M. 2011. "Parental attachment and romantic relationships in emerging adults: The role of emotional regulation processes", Family Science 2, 1: 13 - 23.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Mesquita, A.; Oliveira, P.; Cabral, J.; Sampaio, A.; Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Martins, C.; Belsky, J.. The role of oxytocin and cortisol in disordered and disorganized attachment behaviors in institutionally reared children,International Society for the Study of Behavioural Development. Biennial Meeting,Alberta,2012 (Comunicação).
2. Cabral, J; Matos, P.M.. Vinculação, identidade e adaptação à universidade: Um estudo longitudinal com estudantes universitários,I Congresso Internacional de Psicologia e Desenvolvimento Instituto Superior de Psicologia Aplicada,Lisboa,2011 (Comunicação).
3. Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Attachment, identity and intimacy in emerging adults: The role of emotion regulation,5th Congress of the European Society on Family Relations ,Milão,2010 (Comunicação).
4. Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental attachment as a predictor of change in young adult's autonomy and identity: the mediating role of emotional clarity,2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Comunicação).
5. Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental attachment, identity and intimacy in emerging adults: The mediating role of romantic relationships,2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Comunicação).
6. Cabral, J; Matos, P.M.. Attachment as a predictor of change in young adult's autonomy and identity,XIV European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Comunicação).
7. Cabral, J; Matos, P.M.. Trait Meta-Mood Scale: adaptation and validation of an alternative structure with a Portuguese sample,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação).
8. Cabral, J; Matos, P.M.. Predicting adjustment to college: differences among attachment patterns and the role of psychosocial development and coping,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação).
9. Cabral, J; Matos, P.M.. Trait Meta-Mood Scale: adaptation and validation of an alternative structure with a Portuguese sample,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Poster).
10. Cabral, J; Matos, P.M.. Predicting psychosocial development: the role of attachment, emotion regulation and coping strategies,EARA Congress,Turin,2008 (Comunicação).
11. Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental Attachment and Romantic Relationships: the Mediating Role of Emotional Regulation and Identity,EARA Congress,Turin,2008 (Comunicação).
12. Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Changes in Late Adolescence Parental Attachment: the Role of Romantic Attachment Relationships,XVI World IFTA Congress,Porto,2008 (Comunicação).
13. Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Promoting Adjustment to College: The Role of Parental Attachment, Psychosocial Development and Coping,XVI World IFTA Congress,Porto,2008 (Poster).
14. Cabral, J; Matos, P.M.. Predicting adjustment to University: the role of attachment, psychosocial development and coping,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Comunicação).
15. Cabral, J. Attachment and adjustment to college: the mediating role of emotion regulation and coping ,10th European Congress of Psychology,Praga,2007 (Comunicação).
16. Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment, emotion regulation and coping: a test of a mediational hypothesis,IARR conference ,Crete,2006 (Poster).
17. Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment, emotion regulation and coping in late adolescents,EARA conference ,Antalya,2006 (Poster).
18. Cabral, J.; Matos, P.M.. COPE Inventory: a study with Portuguese late adolescents,EARA conference ,Antalya,2006 (Poster).
19. Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,research project in a tutorial session on the EARA Summer School ,Antalya,2006 (Poster).
20. Cabral, J; Matos, P.M.. COPE Inventory: estudo de adaptação para uma população de jovens adultos,XI Conferência International: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
21. Cabral, J; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,EARA Summer School,Antalya,2006 (Comunicação).
22. Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,FEDORA Summer University: Knowledge and Transitions: Challenges for Guidance and Counselling within the context of Globalization and the enlarged European Union,2005 (Comunicação).
23. Cabral, J.; Garcia, T.. Attachment and anxiety in the University context: Separate Pathways?,FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.” ,Lisbon,2002 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Cabral, J. Sessões de tutoria, individuais e em grupo, sobre Metodologia e Análise de Dados em SPSS, com os alunos do Mestrado em Reabilitação Psicossocial, 2010 (Outra).Tipo de participação: Docente.
2. Cabral, J. Módulo de aulas de Metodologia de investigação e Análise de Dados, leccionado ao Mestrado em Psicologia - Especialização Consulta Psicológica Familiar , 2010 (Outra).
3. Cabral, J. Workshops de Competências de Empregabilidade e Módulos de Formação em competências de liderança, trabalho em equipa, comunicação em contexto profissional, gestão de carreira, resolução de conflitos, 2009 (Outra).
4. Cabral, J. Módulo de aulas sobre os temas Análises de Regressão, Análise Factorial Confirmatória, e Modelos de Equações Estruturais, leccionado ao Mestrado em Psicologia - Especialização Consulta Psicológica Familiar , 2008 (Outra).
5. Cabral, J. Workshop “Análise de Dados em SPSS” , 2008 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Rita Peres, Adaptação do instrumento ‘Perceptions of Adult Attachment Questionnaire’ (PAAQ) - Teste das Qualidades Picométricas, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Márcia Bigote Pinto, Influência das experiências adversas precoces e da regulação emocional na violência entre jovens adultos, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
Trabalho em curso.
2. Cláudia Barbosa, Influência das experiências adversas precoces na violência na vinculação romântica e experiências de violência entre casais de jovens adultos, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
Trabalho em curso.


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Diana Costa, Relatório de Estágio no Centro Comunitário de Ovar, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica e Saúde.
2. Ana Gomes, Relatório de Estágio na Associação de Mãos Dadas, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica e Saúde.
3. Maria Manuela Roças, Relatório de Estágio no Espaço Pessoa da APF, 2013. Universidade do Porto (Orientador).
A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica e Saúde.
4. Orientadora de alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Psicologia, nas actividades de acompanhamento de caso, 2011. Universidade do Porto (Orientador).
5. Orientadora de alunos do 4º ano da Licenciatura em Psicologia, nas actividades de acompanhamento de caso em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos, 2007. Universidade do Porto (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Andreia Faria, Relatório de Estágio no lAr Juvenil dos Carvalhos, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica e Saúde.
2. Carla Costa, Relatório de Estágio na Instituição Obra de Frei Gil, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador).
A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica e Saúde.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
8

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2

Total
Produção técnica
Technical production
28

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
28

Total
Dados complementares
(Additional data)
10

Orientações
Orientations
10


Visualizações do curriculum [ 4096 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 29-10-2019 às 10:07:16
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis