Curriculum Vitae

Ana Margarida Ferreira Rato Jorge

Data da última atualização »Last update : 19/02/2019


Ana Jorge doutorou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa em 2012. É Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa. Publicou 27 artigos em revistas especializadas, 16 trabalhos em actas de eventos, possui 21 capítulos de livros e publicou ou co-editou 4 livros. Orientou 16 dissertações de mestrado e co-orientou 4 na área de Ciências da Comunicação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. No seu CV DeGóis os termos mais frequentes são: jovens, internet, crianças, celebridades, educação para os media, audiências, participação, inclusão, revistas e consumo.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8202326001536532


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Margarida Ferreira Rato Jorge
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Jorge, Ana
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Ciências Humanas (Lisboa)
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC)
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217214199
Correio electrónico: anajorge@fch.lisboa.ucp.pt
Homepage: http://www.fch.lisboa.ucp.pt/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2012 Doutoramento
Phd
Ciências da Comunicação (5 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2005-2008 Mestrado
Master degree
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2000-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências da Comunicação (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa
Fev/2016-Actual Professor Auxiliar

Centro de Investigação Media e Jornalismo
Jan/2015-Actual Outra Situação
Jan/2008-Out/2012 Outra Situação

Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa
Fev/2016-Ago/2017 Outra Situação

Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais
Jan/2015-Jan/2016 Outra Situação

Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa
Jul/2014-Dez/2014 Outra Situação

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Set/2014-Jan/2016 Outra Situação
Set/2013-Jul/2014 Professor Auxiliar Convidado
Set/2012-Jul/2013 Outra Situação

Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias
Fev/2012-Jun/2012 Assistente de Investigação

Centro Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
Mai/2007-Jul/2010 Outra Situação

Centro de Investigação e Estudos em Sociologia
Jan/2007-Jan/2007 Outra Situação

Caixa Geral de Depósitos
Set/2006-Dez/2006 Técnico Superior 2ª Classe
Nov/2005-Ago/2006 Estagiário

LPM Comunicação
Jan/2005-Out/2005 Outra Situação

Centro Cultural de Belém
Set/2004-Jan/2005 Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Católica Portuguesa
Fev/2016-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais(Docente)


Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Set/2014-Actual
Curso»Academic program: Ciências da Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação e Ciências Sociais(Docente)


Set/2013-Jul/2014
Curso»Academic program: Ciências da Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing(Docente)
  • Comunicação e Ciências Sociais(Docente)


Set/2012-Jul/2013
Curso»Academic program: Ciências da Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação e Ciências Sociais(Docente)
  • Marketing(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Centro de Investigação Media e Jornalismo
Fev/2012-Actual
Membro de Conselho Consultivo






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2015
RadioActive Europe
Referência do projeto»Project reference: LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3.
Lifelong Learning
Parceiro(s)»Partners: Centro de Investigação Media e Jornalismo.

2013-2014
Media Education Policies
Referência do projeto»Project reference: ANR-COST.

2010-2014
COST Transforming Audiences, Transforming Societies
Referência do projeto»Project reference: COST ISO906.
COST

2012-2012
SIMPLE - Self-organizing Intelligent Middleware Platform for manufacturing and Logistics Enterprises -SIMPLE - Self-organizing Intelligent Middleware Platform for manufacturing and Logistics Enterprises
Referência do projeto»Project reference: (ARTEMIS/100261).
Artemis
Parceiro(s)»Partners: Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias.

2009-2011
Inclusão e Participação Digital: comparação de trajectórias de uso de meios digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos
Referência do projeto»Project reference: UTAustin/CD/0016/2008.
UT Austin -Portugal
Parceiro(s)»Partners: University of Texas at Austin.

2006-2007
O Feminino na Imprensa Portuguesa: Representação, Negociação e Acção
Referência do projeto»Project reference: POCI/COM/55780/2004.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2011-2014
EU Kids Online III: A Thematic Network to Stimulate and Coordinate Investigation into the Use of New Media by Children
Referência do projeto»Project reference: SI-2010-TN-4201001.
Programa Safer Internet, Comissão Europeia
Parceiro(s)»Partners: London School of Economics and Political Science.

2009-2011
EU Kids Online II: Enhancing Knowledge Regarding European Children’s Use, Risk and Safety Online
Referência do projeto»Project reference: SIP-KEP-321803.
Parceiro(s)»Partners: London School of Economics and Political Science.

2008-2010
A Representação discursiva da mulher em revistas femininas e masculinas portuguesas
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CCI/71865/2006.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2008-2009
EU Kids Online I
Referência do projeto»Project reference: SIP-2005-MD-038229.
Parceiro(s)»Partners: London School of Economics and Political Science.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2007 - Actual ECREA, Membro.
Representante de Portugal na YECREA, rede de estudantes da associação, desde Novembro de 2008.
Jan/2007 - Dez/2011 SOPCOM, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Mascheroni, Giovanna; Ponte, Cristina; Jorge, Ana. eds. 2018. Digital Parenting: the challenges for families in the digital age ed. 1, ISBN: 978-91-88855-00-8. Gotemburgo: Nordicom.
2. Brites, Maria J; Jorge, Ana; Santos, Sílvio C. eds. 2015. Metodologias Participativas: Os media e a educação ed. 1, ISBN: 978-989-654-232-0. Covilhã: LabCom Books.
3. Jorge, Ana. 2014. 'O Que é Que os Famosos Têm de Especial?' - A cultura das celebridades e os jovens. ed. 1, ISBN: 978-972-47-4686-7. Lisboa: Texto.
Publicado com o apoio do Gabinete para os Meios de Comunicação Social.

4. Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Simões, José A; Cardoso, Daniel. eds. 2012. Crianças e Internet em Portugal: acessos, usos, riscos, mediações - resultados do inquérito europeu EUKids Online ed. 1. Coimbra: Minerva Coimbra.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Stehling, Miriam; Vesnic-Alujevic, Lucia; Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. 2018. The Co-option of Audience Data and User-Generated Content: Empowerment and Exploitation Amidst Algorithms, Produsage and Crowdsourcing.  In The Future of Audiences. A Foresight Analysis of Interfaces and Engagement, ed. Ranjana Das e Brita Ytre-Arne , 79 - 99. ISBN: 978-3-319-75638-7. Londres: Palgrave Macmillan.
2. Vesnic-Alujevic, Lucia; Stehling, Miriam; Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. 2018. Algorithms and Intrusions: Emergent Stakeholder Discourses on the Co-option of Audiences’ Creativity and Data.  In The Future of Audiences A Foresight Analysis of Interfaces and Engagement, ed. Ranjana Das e Brita Ytre-Arne , 101 - 119. ISBN: 978-3-319-75638-7. Londres: Palgrave Macmillan.
3. Ponte, Cristina; Simões, José A; Castro, Teresa S; Batista, Susana; Jorge, Ana. 2018. Educando entre ecrãs.  In Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e ecrãs, 35 - 45. ISBN: 978-989-99607-5-6. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
4. Marôpo, Lidia; Henriques, Filipa; Jorge, Ana. 2017. ONG e Meios para a Comunicação: as conquistas e os desafios da APSI.  In Comunicação no Terceiro Sector - Desafios contemporâneos, ed. Sónia Lamy e Carla Cerqueira, 20 - 30. ISBN: 978-989-8834-88-1. Covilhã: Labcom.
5. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. 2017. Born to be famous? Children of celebrities and their rights in the media.  In Childhood and Celebrity, ed. Jane O'Connor, John Mercer, 28 - 40. ISBN: 978-1-138-85529-8. Londres: Routledge.
6. Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Batista, Susana; Castro, Teresa S. 2017. Crescendo entre ecrãs: competências digitais de crianças de 3 a 8 anos.  In Atas do IV Congresso Media, Literacia e Cidadania, ed. Sara Pereira e Manuel Pinto, 130 - 143. . Braga: Universidade do Minho.
7. Jorge, Ana. 2016. 'Cristiano Ronaldo is cheap chic, Twilight actors are special': young audiences of celebrities, class and locality.  In Celebrity Audiences, ed. Su Holmes, Sarah Ralph, Martin Barker, 39 - 53. . Londres, Nova Iorque: Routledge.
8. Santos, Sílvio C; Jorge, Ana; Brites, Maria J. 2016. Descobrindo o som, a palavra e a comunidade: implementação de uma WebRádio educativa.  In Educar com Podcasts, ed. Maria Regina Momesso, Eduardo Yoshimoto, Ana Amélia Carvalho, Vítor Diegues, 30 - 55. ISBN: 978-85-67442-43-3. Porto Alegre: CirKuLa.
9. Jorge, Ana; Brites, Maria J. 2016. Culturas juvenis e desfavorecimento digital: o projeto RadioActive.  In Cultura e Digital em Portugal, ed. Teresa Duarte Martinho, João Teixeira Lopes, José Luís Garcia, 209 - 221. . Lisboa: Afrontamento.
10. Hagen, Ingunn; Jorge, Ana. 2015. Grey Zones: Audience Research, Moral Evaluations and Online Risk Negotiation.  In Revitalising Audience Research Innovations in European Audience Research, ed. Zeller, Frauke; Ponte, Cristina; O'Neill, Brian, 159 - 175. ISBN: 978-1-138-78737-1. New York, Oxon: Routledge.
11. Jorge, Ana; Pereira, Luís; Costa, Conceição. 2015. Media Education Practices in Portugal. A Panoramic View.  In Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain, ed. Eleá, Ilana, 165 - 170. ISBN: 978-91-87957-06-2. Gotemburgo: Nordicom Clearinghouse.
12. Jorge, Ana. 2015. A semi-periferia conta: notas sobre o papel de Portugal nos estudos internacionais a partir dos estudos das audiências de celebridades.  In Comunicação e Linguagens: novas convergências, ed. João Sàágua e Francisco Rui Cadima, 251 - 259. . Lisboa: Colibri.
13. Jorge, Ana. 2015. A comunicação comercial de alimentos e bebidas para crianças em Portugal: entre a regulação e a auto-regulação.  In Infância, Juventude E Mídia: Olhares Luso-Brasileiros, ed. Alexandre Barbalho e Lidia Marôpo, 187 - 204. . Fortaleza: Ed. UECE.
14. Jorge, Ana. 2015. A educação para a cultura de consumo e media.  In Interfaces das Relações Públicas com a Cultura, ed. Gisela Gonçalves, Tiago Martins, 125 - 141. ISBN: 978-989-654-244-3. Covilhã: LabCom Books.
15. Brites, Maria J; Jorge, Ana; Santos, Sílvio C. 2015. RadioActive. A European Online Radio Project.  In Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain, ed. Eleá, Ilana, 177 - 182. ISBN: 978-91-87957-06-2. Gotemburgo: Nordicom Clearinghouse.
16. Brites, Maria J; Jorge, Ana; Santos, Sílvio C. 2014. RadioActive. Um projeto europeu de rádio online.  In Agentes e Vozes: Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha, ed. Ilana Eleá, 181 - 186. ISBN: 978-91-86523-90-9. Gotemburgo: Nordicom.
17. Jorge, Ana; Pereira, Luís; Costa, Conceição. 2014. Práticas de educação para os media em Portugal. Uma visão panorâmica.  In Agentes e Vozes: Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha, ed. Ilana Eleá, 167 - 172. ISBN: 978-91-86523-90-9. Gotemburgo: Nordicom.
18. Jorge, Ana. 2012. Em risco na internet? Resultados nacionais do inquérito EU Kids Online.  In Crianças e internet em Portugal: Acessos, usos, riscos, mediações – Resultados do inquérito europeu EU Kids Online, ed. Ponte, Cristina, Ana Jorge, José Alberto Simões e Daniel Cardoso, 93 - 104. . Coimbra: MinervaCoimbra.
19. Jorge, Ana. 2011. Celebrity Culture and postcolonial relations within the Portuguese media landscape: The case of Catarina Furtado.  In Transnational Celebrity Activism in Global Politics – Changing the World?, ed. Liza Tsaliki, Asteris Huliaras, Christos A. Frangonikolopoulos, 263 - 278. . Londres: Intellect.
20. Jorge, Ana. 2011. Celebridades e Jovens em Portugal: da Televisão aos Novos Media .  In A Vida Como Um Filme: Celebridade e Fama no século XXI, ed. José Pedro Zúquete, Eduardo Cintra Torres, 181 - 198. . Lisboa: Texto.
21. Martins, Carla; Jorge, Ana. 2009. Representation of the "Feminine" in the Portuguese Popular Newspapers Correio da Manhã and 24Horas.  In Media Agoras: Democracy, Diversity, and Communication, ed. Iñaki Garcia-Blanco, Sofie Van Bauwel, Bart Cammaerts, 98 - 114. ISBN: 1-4438-0348-0. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia; Nunes, Thays. 2018. "‘I am not being sponsored to say this’: a teen youtuber and her audience negotiate branded content", Observatorio (OBS*) 12, 4: 76 - 96.
2. Ravenscroft, A.; Dellow, J.; Brites, M. J; Jorge, Ana; Catalão, D.. 2018. "RadioActive101-Learning through radio, learning for life: an international approach to the inclusion and non-formal learning of socially excluded young people", International Journal of Inclusive Education, 1: 1 - 22.
3. Pereira, Luís; Jorge, Ana; Brites, Maria J. 2017. "Media Education Competitions: An Efficient Strategy For Digital Literacies?", Italian Journal of Sociology of Education 9, 1: 77 - 92.
4. Jorge, Ana; Farrugia, Lorleen. 2017. "Are victims to blame? Youth, gender and moral discourse on online risk", Catalan Journal of Communication & Cultural Studies 9, 2: 285 - 301.
5. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. 2017. "Meios digitais e direitos: Perspetivas de jovens com cancro", Comunicação Pública 12, 22: 01 - 16.
6. Brites, Maria J; Santos, Sílvio C; Jorge, Ana; Catalão, Daniel. 2017. "Ferramentas jornalísticas na educação: Uma rádio online para jovens", Sociologia, Problemas e Práticas, 84: 81 - 100.
7. Stehling, Miriam; Finger, Juliane; Jorge, Ana. 2016. "Comparative audience research: A review of cross-national and cross-media audience studies", Participations: Journal of Audience & Reception Studies 13, 1: 321 - 333.
8. Jorge, Ana. 2015. "‘Cristiano Ronaldo is cheap chic, Twilight actors are special’: young audiences of celebrities, class and locality", Celebrity Studies 6, 1: 39 - 53.
9. Santos, Sílvio C; Brites, Maria J; Jorge, Ana; Catalão, Daniel; Navio, Catarina. 2015. "Learning for life: A case study on the development of online community radio", Cuadernos.info, 36: 111 - 126.
10. Brites, Maria J; Santos, Sílvio C; Jorge, Ana; Navio, Catarina. 2014. "Problematizar para intervir: rádio online e educação para os media como estratégia de inclusão de jovens", Observatorio (OBS*) 8, 1: 145 - 169.
11. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana. 2014. "At the Heart of Celebrity: Celebrities’ children and their rights in the media", Communication & Society / Comunicación y Sociedad 28, 4: 17 - 34.
12. Mascheroni, Giovanna; Jorge, Ana; Farrugia, Lorleen. 2014. "Media representations and children’s discourses on online risks: Findings from qualitative research in nine European countries", Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace 8, 2: article2 - article2.
13. Simões, José A; Ponte, Cristina; Jorge, Ana. 2013. "Online experiences of socially disadvantaged children and young people in Portugal", Communications - The European Journal of Communication Research 38, 1: 85 - 106.
14. Navio, Catarina; Jorge, Ana. 2013. "Descobrindo a Comunidade Otaku Portuguesa: os Fãs Online", Vozes e Diálogo 12, 1: 4 - 17.
15. Ponte, Cristina; Simões, José A; Jorge, Ana. 2013. "Do questions matter on children’s answers about internet risk and safety?", Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace 7, 1: Article 2 - -.
16. Jorge, Ana. 2013. "Audiências e fãs juvenis de celebridades: Potencialidades e limitações para uma cidadania cultural", Ciberlegenda 28, 1: 42 - 54.
17. Jorge, Ana. 2012. "Young consumers and celebrities", Revista Portuguesa de Marketing 14, 27: 50 - 59.
18. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana. 2011. "Nascer para ser famoso? Os filhos de celebridades e seus direitos na mídia", Comunicação Midiática 6, 1: 134 - 155.
19. Jorge, Ana; Brites, Maria J; Francisco, Kárita. 2011. "Contactar, entreter, informar: um retrato da inclusão digital de jovens e seus familiares em Portugal", Observatorio (OBS*) 5, 3: 101 - 131.
20. Jorge, Ana. 2011. "Young audiences and fans of celebrities in Portugal", Comunicação & Cultura, 12: 47 - 60.
21. Ponte, Cristina; Jorge, Ana. 2010. "Media Education in Portugal: a building site", Journal of Media Literacy 57, 1-2: 56 - 61.
22. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana. 2009. "Os direitos (de comunicação) de crianças e jovens na esfera pública europeia: O papel da sociedade civil numa sociedade em rede", Media & Jornalismo 8, 14: 51 - 65.
23. Jorge, Ana. 2009. "A maternidade nos discursos de celebridade em Catarina Furtado", Media & Jornalismo, 15: 125 - 140.
24. Jorge, Ana. 2009. "Celebridades no Feminino: mulheres célebres em revistas femininas de estilo de vida portuguesas", Estudos de Comunicação, 6: 167 - 188.
25. Ponte, Cristina; Jorge, Ana. 2009. "Medienerziehung in Portugal: Eine Baustelle", merz (zeitschrift für medienpädagogik) , Maio: 19 - 25.
26. Jorge, Ana. 2008. "Publicidade e media: da produção à recepção de revistas femininas e masculinas de estilo de vida", Trajectos, 12: 407 - 50.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Jorge, Ana; Tomé, Vítor; Pacheco, Raquel. 2017. "Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famílias", Trabalho apresentado em XV Congresso IBERCOM, In Livro de Anais - Comunicação, Diversidade e Tolerância/XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2017, Lisboa.
2. Ganito, Carla; Jorge, Ana. 2017. "On and Off: Digital practices of connecting and disconnecting across the life course", Trabalho apresentado em AoIR 2017: The 18th Annual Conference of the Association of Internet Researchers, In Selected Papers of Internet Research, Tartu.
3. Castro, Teresa S; Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Batista, Susana. 2017. "Crescendo entre ecrãs: competências digitais de crianças de três a oito anos", Trabalho apresentado em Literacia, Media e Cidadania, In Livro de Atas do 4.º Congresso, Porto.
4. Teixeira, Lina M; Jorge, Ana. 2017. "A repercussão dos média alternativos no ciberespaço: estudo comparativo das páginas “Outras Palavras” e “O Corvo”", Trabalho apresentado em Cibercultura: Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, In Cibercultura: Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, Braga.
5. Jorge, Ana; Andrade, Marta C.; Marôpo, Lidia. 2017. "A representação da maternidade em celebrity mommy blogs", Trabalho apresentado em CIAIQ 2017, In Atas CIAIQ 2017 - Investigação Qualitativa em Ciências Sociais, Salamanca.
6. Brites, Maria J; Jorge, Ana; Santos, Sílvio C; Navio, Catarina. 2013. "RadioActive Europe: jovens, o digital e as suas comunidades", Trabalho apresentado em 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, In Livro de Atas do 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Lisboa.
7. Jorge, Ana. 2011. "Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo", Trabalho apresentado em Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania", In Actas do 1º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania", Braga.
8. Ponte, Cristina; Simões, José A; Jorge, Ana M. 2011. "Online risks and opportunities amongst socially disadvantaged children and young people: findings from the Digital Inclusion and Participation Project", Trabalho apresentado em EU Kids Online II: final conference, In EU Kids Online II: final conference, Londres.
9. Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Cardoso, Daniel. 2009. "Between access and use: a case-study on technology mediation in a school environment", Trabalho apresentado em V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE), In V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE 2009), Lisboa.
10. Jorge, Ana. 2008. "Celebrities' young fans online: identities, practices and communities", Trabalho apresentado em 4e Colloque International Enjeux et Usages des Technologies de l'Information et de la Communication, In Actes du 4e Colloque International Enjeux et Usages des Technologies de l'Information et de la Communication, Lisboa.
11. Jorge, Ana. 2009. "Female Celebrity in Portuguese women's lifestyle magazines", Trabalho apresentado em 9th Conference of the European Sociological Association, In 9th Conference of the European Sociological Association, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Dias, Patrícia; Jorge, Ana. 2016. "Audience experiencing of emotions in the contemporary media landscape", Participations: Journal of Audience & Reception Studies 13, 1: 431 - 445.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Jorge, Ana. 2009. "Consumir ou Participar: Análise dos Produtos Mediáticos para Jovens 12-18", Trabalho apresentado em IV Jornadas Internacionais de Jornalismo - Os Jovens e a Renovação do Jornalismo, In Actas das IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, Porto.
2. Jorge, Ana. 2009. "O sexo vende, e os produtos compram-se’: a publicidade nos discursos de produção e recepção nas revistas femininas e masculinas de estilo de vida", Trabalho apresentado em VI Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", In Actas do 6º Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", Lisboa.
3. Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Cardoso, Daniel. 2009. "Acessos e Usos: estudo de caso sobre a mediação das tecnologias em contexto escolar", Trabalho apresentado em VI Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", In Actas do 6º Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", Lisboa.
4. Jorge, Ana. 2009. "A Maternidade dos Discursos de Celebridade em Catarina Furtado", Trabalho apresentado em Género e Culturas Mediáticas, In Género e Culturas Mediáticas, Coimbra.
5. Jorge, Ana. 2008. "Public sphere of the reception of women’s and men’s lifestyle magazines: Sex sells (for men) and products are bought (by women)", Trabalho apresentado em ECREA - 2nd European Communication Conference, In ECREA - 2nd European Communication Conference, Barcelona.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Jorge, Ana. 01 jul. 2011. "Jornalismo e segurança das crianças na internet" Jornalismo e Jornalistas, 24 - 25.
2. Jorge, Ana. 01 mar. 2009. "Os estudos europeus da comunicação em congresso" Jornalismo e Jornalistas, 34 - 42.
3. Jorge, Ana. 09 set. 1906. "Revistas com estilo" Jornalismo e Jornalistas, 24 - 29.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. 2017. "Under the limelight: Celebrity parents sharenting". Londres: London School of Economics and Political Science.
2. Cardoso, Daniel; Jorge, Ana; Ponte, Cristina. 2016. "Relatório Científico do Projecto #ON_Sex". Lisboa: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.
3. Jorge, Ana; Brites, Maria J; Minga, Ester; Catalão, Daniel. 2016. "RadioActive Portugal: Relatório Final à Rede TIC e Sociedade". Lisboa: Centro de Investigação Media e Jornalismo.
4. Brites, Maria J; Ravenscroft, Andrew; Dellow, James; Rainey, Colin; Jorge, Ana; Santos, Sílvio C; Rees, Angela; Auwarter, Andreas; Catalão, Daniel; Balica, Magda; Camilleri, Anthony F. 2014. "RadioActive101 Practices", 42 pp.. Lisboa: CIMJ.
5. Jorge, Ana. 2014. "Book review: Helena Bilandzic, Geoffroy Patriarche & Paul J. Traudt (Eds.): The Social Use of Media: Cultural and social scientific perspectives on audience research.", 4 pp.. Copenhaga: MedieKultur 30(56).
6. Costa, Conceição; Jorge, Ana; Pereira, Luís. 2014. "Media and Information Literacy Policies in Portugal (2013)". Paris: ANR Translit/ COST.
7. Mascheroni, Giovanna; Jorge, Ana; Farrugia, Lorleen; Lobe, Bojana; Garmendia, Maialen; Jimenez, Estefanía; Río, Miguel C. d. 2014. "Awareness of online problematic situations, in The meaning of online problematic situations for children (Smahel, David, and Wright, Michelle F., eds.)". Londres: EU Kids Online, London School of Economics.
8. Jorge, Ana. 2013. "A cultura das celebridades e os jovens: do consumo à participação". Instituto de Ciências Sociais: Tema do Mês - Observatório Português da Juventude.
9. Ponte, Cristina; Jorge, Ana. 2012. "Portugal in EU Kids Online: National Perspectives", 2 pp.. London: LSE.
in Haddon, Leslie and Livingstone, Sonia (2012) EU Kids Online: national perspectives. EU Kids Online, The London School of Economics and Political Science, London, UK: 51-52.

10. Jorge, Ana. 2011. "Book review: Graeme Turner, Ordinary People and the Media: The Demotic Turn, in European Journal of Communication". Londres: Sage.
11. Jorge, Ana. 2010. "“Youth and Celebrity Culture – Between Consumption and Participation. A study of 12-17 year-olds in Portugal”". Gotemburgo: Nordicom Newsletter on Children, Youth and Media in the World.
12. Jorge, Ana. 2010. "Recensão de Children, Media and Consumption. On the Front Edge, in The Journal of International Communication, 16, 1, ". Sydney: Macquarie University in Sydney.
13. Ponte, Cristina; Jorge, Ana. 2010. "Portuguese audiences research in Communication Studies: an overview of the last decade (1999-2010) with a focus on age and generations", 4 pp.. Bruxelas: COST Transforming Audiences Transforming Societies.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Liubiniene, Vilmante; Jorge, Ana. The industry of smart toys,7th European Communication Conference Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation,Lugano,2018 (Comunicação).
2. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana; Nunes, Thays. SofiaBBeauty and commodification: A teen youtuber and her audience negotiate commercialism,7th European Communication Conference Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation,Lugano,2018 (Comunicação).
3. Marôpo, Lidia; Tomaz, Renata; Jorge, Ana. '#trustme, I'm a youtuber': Intimacy and trust between vloggers and their followers in Portugal and Brazil,Trust, control and privacy: mediatisation of childhood and adolescence in the digital age,Praga,2018 (Comunicação).
4. Jorge, Ana; Sandberg, Helena. Waking up and going to bed with the digital media: The role of mobile media in structuring space and time,Children and Adolescents in a Mobile Media World,Lugano,2018 (Comunicação).
5. Jorge, Ana; Ganito, Carla; Ferreira, Cátia. Social media, interrupted: Users recounting disconnection on social media,Dis/connection: Conflicts, Activism and Reciprocity Online and Beyond,Uppsala,2018 (Comunicação).
6. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia; Tomaz, Renata. You(ng)tubers: intimacy and consumption among child and teen celebrities on YouTube in Portuguese language,Seminar on Childhood and Youth Culture on YouTube,Copenhaga,2018 (Comunicação).
7. Oliva, Mercè; Jorge, Ana; Aguiar, Luis L. Leaking and offshoring: Iberian audiences react to Cristiano Ronaldo’s tax evasion,Desecrating Celebrity,Roma,2018 (Comunicação).
8. Ferreira, Cátia; Jorge, Ana; Ganito, Carla. What’s keeping you on/off? Analysis of social media and apps,7th European Communication Conference Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation,Lugano,2018 (Comunicação).
9. Castro, Teresa S; Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Batista, Susana. Crescendo entre ecrãs: competências digitais de crianças de três a oito anos,IV Congresso Literacia, Media e Cidadania,Porto,2017 (Comunicação).
10. Jorge, Ana; Ribeiro, Nelson. História dos média e das famílias através de mediagrafias,X Congresso: Ciências da Comunicação - Vinte anos de investigação em Portugal,Viseu,2017 (Comunicação).
11. Ganito, Carla; Jorge, Ana. On and off: digital practices of connecting and disconnecting across the life course,AoIR 2017 - Networked Publics,Tartu,2017 (Comunicação).
12. Jorge, Ana; Andrade, Marta C.; Marôpo, Lidia. A representação da maternidade em celebrity mommy blogs,VI Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa,Salamanca,2017 (Comunicação).
13. Vesnic-Alujevic, Lucia; Stehling, Miriam; Jorge, Ana; Marôpo, Lidia; Vicente, Miguel. Audience Creativity and its Co-Option by Larger Powers,Digital Culture Meets Data: Critical Approaches,Brighton,2017 (Comunicação).
14. Dias, Patrícia; Jorge, Ana; Oliveira, Gabriela; Brito, Rita. Smart Toys in the Media: Discourses and Representations,1st International Youth Marketing and Media Forum,Lisboa,2017 (Comunicação).
15. Tomé, Vítor; Jorge, Ana; Brites, Maria J; Lucas, Margarida. Uso de tecnologias e media por educadores e professores de 1º ciclo: um estudo exploratório,X Congresso Ciências da Comunicação: Vinte anos de investigação em Portugal,Viseu,2017 (Comunicação).
16. Jorge, Ana; Tomé, Vítor; Pacheco, Raquel. Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famílias,XV Congresso Internacional Ibercom - ,Lisboa,2017 (Comunicação).
17. Ganito, Carla; Jorge, Ana; Ferreira, Cátia. Going off(line): industry and user practices,Transforming Culture, Politics & Communication: New media, new territories, new discourses,Cartagena,2017 (Comunicação).
18. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. Getting support to fight cancer: views from young people on campaigns,1st International Youth Marketing and Media Forum,Lisboa,2017 (Comunicação).
19. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana. Making sense of digital media rights: the perspective of young people with cancer in Portugal,6th European Communication Conference,Praga,2016 (Comunicação).
20. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana; Sampaio, Inês V; Carvalho, Raiana. Digital rights and young people with cancer: perspectives from Portugal and Brazil,Children's and Young People's Rights in the Digital Age,Londres,2016 (Comunicação).
21. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. Celebrities’ mommy blogging: Celebrities’ children and debate on children’s digital rights,Research of Children, Youth and Media - ECREA 2016 Pre-conference,Praga,2016 (Comunicação).
22. Jorge, Ana; Pereira, Luís; Brites, Maria J. Media Education Competitions: an efficient strategy for digital literacies?,Digital Literacy: research, policies and good practices,Pádua, Itália,2015 (Comunicação).
23. Jorge, Ana. WTF: Vloggers as digital ambassadors for the young generation,Children, Adolescents and Advertising Symposium,Madrid,2015 (Comunicação).
24. Brites, Maria J; Jorge, Ana; Catalão, Daniel; Minga, Ester. Digital radio production by disadvantaged youth and lifelong learning,Digital Literacy: research, policies and good practices,Pádua, Itália,2015 (Comunicação).
25. Jorge, Ana. Políticas de Educação para os Media em Portugal: uma panorâmica,III Encontro Nacional de Rádios e Televisões Escolares,Lisboa,2014 (Conferência ou palestra).
26. Santos, Sílvio C; Brites, Maria J; Jorge, Ana; Catalão, Daniel; Navio, Catarina. Online radio for the empowerment of young audiences: from context analysis to radio participation,5th European Communication Conference: Communication for Empowerment: Citizens, markets, innovations,Lisboa,2014 (Comunicação).
27. Pereira, Luís; Jorge, Ana; Brites, Maria J. Media Education Competitions: an efficient strategy?,Media Education Summit 2014,Praga,2014 (Comunicação).
28. Brites, Maria J; Jorge, Ana; Santos, Sílvio C; Catalão, Daniel; Navio, Catarina. Listening to music, making online radio and copyright,5th European Communication Conference - Communication for Empowerment: Citizens, markets, innovations,Lisboa,2014 (Comunicação).
29. Jorge, Ana. Children's food commercial communication in Portugal: self-regulation is "the way" against changes in regulation,Food, Children and Youth: What's Eating,Lisboa,2014 (Comunicação).
30. Brites, Maria J; Santos, Sílvio C; Jorge, Ana; Catalão, Daniel; Navio, Catarina. From systematic analysis to participation strategies: online radio for the empowerment of young audiences,(New) Audience Practices,Lisboa,2014 (Comunicação).
31. Jorge, Ana; Mascheroni, Giovanna; Farrugia, Lorleen. Online risk perceptions in cross-cultural comparison: how media representations, parental concerns and peer cultures shape young people's awareness,(New) Audience Practices,Lisboa,2014 (Comunicação).
32. Hagen, Ingunn; Jorge, Ana. Grey zones: audience research, moral evaluations and online risk negotiation,Nordmedia 2013: Defending Democracy,Oslo,2013 (Comunicação).
33. Santos, Sílvio C; Brites, Maria J; Jorge, Ana; Navio, Catarina. Já ouviste a minha rádio? Estratégias participativas de empoderamento de jovens através da rádio online,8º SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia,Lisboa,2013 (Comunicação).
34. Jorge, Ana. Jovens e riscos na internet: o papel da comunidade e a voz dos jovens,Dia da Internet Segura,Loures,2013 (Conferência ou palestra).
35. Jorge, Ana. Youth fan cultures in the age of digital media: co-creation of idols or viral marketing,12th Nordic Youth Research Symposium: Changing Societies and Cultures: Youth in the Digital Age,Tallinn,2013 (Comunicação).
36. Costa, Conceição; Jorge, Ana; Pereira, Luís. Media Education in Portugal,Public Policies in Media and Information Literacy in Europe: Training and Capacity-Building in the Digital Age,Paris,2013 (Comunicação).
37. Brites, Maria J; Jorge, Ana; Santos, Sílvio C; Navio, Catarina. RadioActive Europe: jovens, o digital e as suas comunidades,2º Congresso Literacia, Media e Cidadania,Lisboa,2013 (Comunicação).
38. Brites, Maria J; Jorge, Ana. Community webradio and including young people through media education: problematising before changing,COST Transforming Audiences Meeting,Belgrado,2013 (Comunicação).
39. Jorge, Ana. Cultura de consumo e media: questões sobre literacia,I Encontro Internacional da Secção Sociologia do Consumo,Porto,2013 (Comunicação).
40. Brites, Maria J; Santos, Sílvio C; Jorge, Ana; Navio, Catarina. Conceptualizar para mudar: processo de literacia para pensar a ra´dio e a comunidade envolvente ,8º SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia,Lisboa,2013 (Comunicação).
41. Jorge, Ana. EU Kids Online: crianças, jovens e redes sociais,Tertúlia “Os Jovens e as Redes Sociais”,Odivelas,2013 (Conferência ou palestra).
42. Simões, José A; Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Cardoso, Daniel. Internet, riscos e segurança online de crianças e jovens: resultados portugueses do projecto EU Kids Online,VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade. Crise e Reconfigurações ,Porto,2012 (Comunicação).
43. Jorge, Ana. Celebridades, consumos e jovens,VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade. Crise e Reconfigurações,Porto,2012 (Comunicação).
44. Jorge, Ana; Francisco, Kárita; Brites, Maria J. Contactar, entreter, informar: um retrato da inclusão digital de jovens e seus familiares em Portugal,SEMIME- Exclusão Digital na Sociedade da Informação,Lisboa,2011 (Comunicação).
45. Ponte, Cristina; Simões, José A; Jorge, Ana. Em que degraus da “escada de oportunidades”? Actividades e competências digitais declaradas por crianças e jovens de meios desfavorecidos,VII Congresso da SOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
46. Jorge, Ana. Jovens e entretenimento nos media digitais,VII Congresso da SOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
47. Ponte, Cristina; Simões, José A; Jorge, Ana. Digital inclusion in the face of social semi-exclusion: adapting the EU Kids Online questionnaire,IAMCR Conference: Cities, Connectivity and Creativity,Istambul,2011 (Comunicação).
48. Jorge, Ana. Jovens fãs de celebridades: do consumo à participação,Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções,Lisboa,2011 (Comunicação).
49. Ponte, Cristina; Simões, José A; Jorge, Ana. Vivências condicionadas do digital: as experiências de crianças e jovens do Programa Escolhas,Diversidade Digital,Lisboa,2011 (Comunicação).
50. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. Nascer para ser famoso? Os filhos de celebridades e os seus direitos nos media "cor-de-rosa" portugueses e brasileiros,VII Congresso SOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
51. Simões, José A; Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Campos, Ricardo; Fernandes, Luciana. Online risks and opportunities amongst socially disadvantaged children and young people: findings from Digital Inclusion and Participation project,EU Kids Online Final Conference: Children, risk and safety online: research and policy challenges in a comparative perspective,Londres,2011 (Comunicação).
52. Ponte, Cristina; Jorge, Ana. EU Kids Online – a reflection on the challenges of studying digital media among young people in Europe,10 èmes journées de sociologie de l'enfance - «La sociologie de l'enfance au regard de ses nouveaux objets»,Lisboa,2011 (Comunicação).
53. Jorge, Ana. Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo,1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania,Braga,2011 (Comunicação).
54. Jorge, Ana. Young fans of celebrities and cultural citizenship,2nd International Graduate Conference in Communication and Culture, The culture of Remix ,Lisboa,2011 (Comunicação).
55. Ponte, Cristina; Simões, José A; Jorge, Ana; Campos, Ricardo; Fernandes, Luciana. Integration and audience research: digital participation in the face of social semi-exclusion,Transforming Audiences 3,Londres,2011 (Comunicação).
56. Jorge, Ana. Young consumers and celebrities,6º Seminário Marketing Infantil,Porto,2011 (Comunicação).
57. Marôpo, Lidia; Jorge, Ana. Born to be famous? Celebrities’ children and their rights,IAMCR 2010 Conference: Communication and Citizenship,Braga,2010 (Comunicação).
58. Jorge, Ana. Female celebrities in women’s and men’s lifestyle magazines,IAMCR 2010 Conference: Communication and Citizenship ,Braga,2010 (Comunicação).
59. Jorge, Ana. Consuming Celebrities,Child and Teen Consumption,Linköping,2010 (Comunicação).
60. Jorge, Ana. Leisure is hard: entertainment uses of the media and digital inclusion in Portugal,III European Communication Conference,Hamburgo,2010 (Comunicação).
61. Jorge, Ana. Female celebrities in women’s and men’s lifestyle magazines,Celebrity News,Genebra,2010 (Comunicação).
62. Jorge, Ana. Female celebrity in Portuguese women’s lifestyle magazines,Media, Communication and the Spectacle Conference,Roterdão,2009 (Comunicação).
63. Jorge, Ana. Female celebrity in Portuguese women’s lifestyle magazines,9th Conference of the European Sociological Association ,Lisboa,2009 (Comunicação).
64. Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Cardoso, Daniel. Between access and use: a case-study on technology mediation in a school environment,V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE 2009),Lisboa,2009 (Comunicação).
65. Jorge, Ana. Celebrities' Young Fans Online: Identities, Practices and Communities,Colóquio Internacional EUTIC - "Dinâmicas de Desenvolvimento: na Encruzilhada dos Mundos,Lisboa,2008 (Comunicação).
66. Jorge, Ana. Online celebrities’ fans: new ways to old habits,Fifth Annual MeCCSA Postgraduate Conference,Brighton,2008 (Comunicação).
67. Jorge, Ana. Children and Young People’s (Communication) Rights in the European Public Sphere: the role of civil society in a network environment,European Sociological Association/Research Network 18 Meeting,Lisboa,2008 (Comunicação).
68. Jorge, Ana. Public sphere of the reception of women’s and men’s lifestyle magazines: Sex sells (for men) and products are bought (by women),2nd European Communication Conference,Barcelona,2008 (Comunicação).
69. Jorge, Ana. Analysis of the Representation of the Feminine in the Portuguese Popular Newspaper 24horas,Equal Opportunities and Communication Rights: Representation, Participation and the European Democratic Deficit,Bruxelas,2007 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Jorge, Ana. Boas práticas de investigação sobre crianças e internet, 2016 (Extensão), promovido por Ministério da Defesa/ Ministério da Educação e Ciência.
Duração: 1 horas. Local: Academia Militar, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Jorge, Ana. Literacias Digitais e Segurança na Internet, 2014 (Extensão), promovido por Rede de Bibliotecas Escolares.
Duração: 15 horas. Local: Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
3. Jorge, Ana. Literacias Digitais e Segurança na Internet, 2014 (Extensão), promovido por Gabinete de Rede de Bibliotecas Escolares.
Duração: 15 horas. Local: Direcção Geral de Educação, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
4. Jorge, Ana. Por entre gerações. Os lugares dos media, 2009 (Extensão), promovido por Escola de Verão.
Duração: 6 horas. Local: FCSH-UNL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Jorge, Ana. Fazer rádio online com crianças e jovens: Manual de Sugestões,2016. 
2. Rees, Angela; Auwarter, Andreas; Brites, Maria J; Hughes, Jenny; Jorge, Ana. A Facilitator’s Guide to RadioActive 101,2014. 

Organização de evento
Event organization
1. Jorge, Ana. Audiences 2030: Imagining a future for audiences,2017 (Conferência / Organização).
2. Jorge, Ana. V Seminário Internacional Media, Democracia e Cidadania na Era Digital,2014 (Seminário).
3. Jorge, Ana. 1º Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação,2011 (Encontro).
4. Ponte, Cristina; Francisco, Kárita; Meirinho, Daniel; Brites, Maria J; Jorge, Ana; Ganito, Carla; Lopes, Anabela S. Diversidade Digital,2011 (Conferência).
5. Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Cardoso, Daniel. Crianças e Riscos Online - Conferência Nacional EU Kids Online II,2011 (Conferência).
6. Jorge, Ana. I International Graduate Conference on Media and Communication, “Selling Politics and War” ,2010 (Conferência).
7. Ponte, Cristina; Jorge, Ana; Cardoso, Daniel. EU Kids Online - Conferência Nacional,2009 (Conferência).

Relatório de investigação
Technical report
1. Ponte, Cristina; Simões, José A; Batista, Susana; Castro, Teresa S; Jorge, Ana. Crescendo entre ecrãs: Usos de meios eletrónicos por crianças (3-8 Anos),2017.
2. Cardoso, Daniel; Jorge, Ana; Ponte, Cristina; Ferreira, Eduarda. Projecto #ON_SEX: Direitos sexuais e jovens vulneráveis,2016.
3. Jorge, Ana; Brites, Maria J; Minga, Ester; Catalão, Daniel. RadioActive Portugal: Relatório Final à Rede TIC e Sociedade,2016.

Outra produção técnica
Other technical production
1. Jorge, Ana; Cardoso, Daniel; Ponte, Cristina; Haddon, Leslie. EU Kids Online - Stakeholders’ Consultation 2 General report,2011.
2. Jorge, Ana; Cardoso, Daniel; Ponte, Cristina; Haddon, Leslie. EU Kids Online - Stakeholders’ Forum General report,2010.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Mariana Simões Leão Costa, Influenciadores online: Embaixadores digitais e a sua importância para as marcas, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Margarida Sanches Miguel da Costa Cunha, Plano Estratégico de Transmedia para a Quinta do Arneiro: um novo relacionamento, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
3. Catarina Marques Fernandes Matos Vinagre, As novas celebridades contemporâneas e as Redes Sociais, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
4. Catarina Pinheiro Bastos Figueira de Oliveira, Comunicação geracional nas organizações, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação, Marketing e Publicidade) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
5. Inês Gonçalves Rodrigues, A Influência das Redes Sociais Online na Decisão de Compra do Consumidor: Estudo de caso da marca Adidas em Portugal, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
6. Lina Moscoso Teixeira, A repercussão da mídia alternativa no ciberespaço: estudo comparativo das páginas “Outras Palavras” e “O Corvo”, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
7. Margarida de Fidalgo e Madeira Gomes Pais, A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
8. Cláudio Miguel Carromeu Martins, A Publicidade Outdoor e a Tecnologia LED: Plano de Marketing da APN, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
9. Paulo André Guimarães Couto de Oliveira Cecílio, Jornalismo cultural na era digital: Relatório de Estágio na revista Blitz, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação - Estudos dos Media e Jornalismo) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
10. Filipa Andreia Raimundo Henriques, O Marketing Social em Organizações Sem Fins Lucrativos: Uma Campanha de Sensibilização na APSI, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
11. Cecília Avelino Barbosa, ONLY LYON: Estratégias de Comunicação e Marketing para a internacionalização e gestão de imagem das cidades criativas, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
12. Maria Eduarda Pereira de Azevedo Mota, A Comunicação e o Marketing em Organizações Sem Fins Lucrativos: Um Olhar Sobre a Quercus, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
13. Thays Magnólia Nunes, O Comportamento do Consumidor Influenciado por Redes Sociais. Um estudo de caso das empresas "O Boticário" e "Kiko Make Up Milano", 2015. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
14. Luís Diogo Pinheiro Novais Branco Caetano, A comunicação no sector imobiliário do Arrendamento, 2015. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
15. Diana Filipa Pinheiro Frazão, Marketing, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local: Plano de Comunicação da Chousa Grande (Trabalho de projecto), 2015. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
16. Maria Mariana Neto Guerreiro, As potencialidades educativas da rádio para crianças e jovens, 2014. Dissertação (Ciências da Comunicação - Estudos dos Media e Jornalismo) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
17. Rita Alexandra Nunes Ferreira, Das Agências de Comunicação às Redacções dos Jornais: O método (in)eficaz de produção do press release na era social media, 2014. Dissertação (Ciências da Comunicação - Estudos dos Media e Jornalismo) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
18. Ana Rita Etelvino Cuvelier Guerra, O impacto dos social media no comportamento dos consumidores de health clubs em Portugal, 2014. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
19. Lirane Freire , O Poder da Imagem: Uma análise da adequação da imagem de Lula aos media em campanhas eleitorais, 2013. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
20. Carlota Brogueira, Do Anonimato à Fama: a construção da celebridade em Portugal, 2013. Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Inês Maria Andrade Marques Castro Nunes, Dermocosmética e a tendência do Biológico, 2019. Dissertação (Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Maria de Castro e Silva d Almeida Serra, Storytelling Digital, Influenciadores e Estilo de vida Saudável, 2019. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação, Marketing e Publicidade) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Ana Filipa Ferreira Gameiro, Identidade digital e gestão de perfis nas redes sociais, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação, Marketing e Publicidade) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
4. Thiago Moraes di Fonzo, Reportagens em Banda Desenhada como forma de Jornalismo Alternativo, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
5. Inês Filipa Santos da Fonseca, A televisão do futuro: Um Estudo sobre a plataforma YouTube, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - Cinema e Televisão) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
6. Renata Nogueira Damásio da Silva Branquinho, A estratégia de comunicação digital da Câmara Municipal de Lisboa para transformar a cidade numa Startup City, 2018. Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Constança de Mello Breyner Roquette Rodrigues, Relatório de Estágio: Gabinete de Empreendedorismo da Universidade Nova de Lisboa, 2014. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Jorge, Ana. Participação no júri de Diego Weigelt. A rádio e os jovens na cultura contemporânea: usos e hábitos em Portugal e Brasil, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Jorge, Ana. Participação no júri de Sara Marques dos Reis Rodrigues Costa. A influência do celebrity endorsement na escolha de um destino turístico, 2018.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação, Marketing e Publicidade) - Universidade Católica Portuguesa.
2. Jorge, Ana. Participação no júri de Ana Teresa Bispo David. Jornalismo Transmediático: Lógicas transmediáticas nas novas práticas jornalísticas - mais que uma história, uma experiência, 2018.  Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa.
3. Jorge, Ana. Participação no júri de Elena Postolache. Mediação parental do uso de tecnologias digitais por crianças com menos de dois anos em diversos contextos culturais, 2018.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Estudos dos Media e Jornalismo) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
4. Jorge, Ana. Participação no júri de Mónica Soraia Romeira Martins. A Exclusão Social na Televisão: o caso do programa 'E Se Fosse Consigo?', 2017.  Dissertação (Jornalismo) - Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa.
5. Jorge, Ana. Participação no júri de Catarina Fonseca Donas Boto Figueiredo. Jornalismo ‘cor de rosa’: Uma prática jornalística ou não? O caso do Correio da Manhã, 2017.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Estudos dos Media e Jornalismo) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
6. Jorge, Ana. Participação no júri de Sandra Campos Navarro Dias. Jornal Público: Departamento de Marketing de Produto e Extensão de Marca, 2017.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
7. Ana Jorge. Participação no júri de Miguel Cabral da Cunha Ferreira. O consumo de informação noticiosa na era digital: o estudo dos casos do Diário de Notícias e do Observador, 2016.  Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa.
8. Jorge, Ana. Participação no júri de Ana Soraia Matos Granja. A Comunicação Interna e Cultura Organizacional: Um Estudo de Caso sobre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, 2016.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
9. Jorge, Ana. Participação no júri de Carolina Rosa Tavares. A comunicação personalizada na grande distribuição: a percepção do consumidor, 2016.  Dissertação (Comunicação Social) - Universidade de Lisboa.
10. Jorge, Ana. Participação no júri de Elisa Salomé Moniz Pessanha. Tendências e aplicações do marketing digital na área do turismo 2.0, 2016.  Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa.
11. Ana Jorge. Participação no júri de Meghanne Léa Pinto Barros. Estudo de Caso do Programa Flash!Vidas – Informação ou Entretenimento?, 2015.  Dissertação (Jornalismo) - Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa.
12. Ana Jorge. Participação no júri de Ricardo Rodrigues. O Impacto da Comunicação pelo Facebook no Comércio Tradicional: O caso do Sport Lisboa e Benfica (Relatório de estágio no Departamento Multimedia do Sport Lisboa e Benfica), 2015.  Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa.
13. Ana Jorge. Participação no júri de Soraia Andrade Costa. As Relações Públicas de Celebridades: O contributo das Relações Públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal, 2015.  Dissertação (Gestão Estratégica das Relações Públicas) - Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa.
14. Ana Jorge. Participação no júri de Maria Leonor Silva Féria de Almeida. O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa – Estudo de caso: Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, 2015.  Dissertação (Ciências da Comunicação - variante de Internet e Novos Media) - Universidade Católica Portuguesa.
15. Ana Jorge. Participação no júri de Brenda Parmeggiani. A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online: um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil , 2013.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
16. Ana Jorge. Participação no júri de Ana Luísa Ferreira de Pinho. O estudo dos media na comunicação B2B, influências e desafios, 2013.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Jorge, Ana. Participação no júri de Alice Angela Thomaz. A Narrativa Transmedia e a Modernidade Líquida: fãs e participação na era da convergência, 2016. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
2. Ana Jorge. Participação no júri de Tarcineide Mesquita Galdino. Tabloidização das notícias: na imprensa de referência de Brasil e Portugal e os seus efeitos na construção discursiva do espaço público, 2014. Exame de qualificação (Ciências da Comunicação) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
3. Ana Jorge. Participação no júri de Marta Filipa de Oliveira Marques Rêgo. A Apple e a Microsoft na Rede Social Facebook: os novos modos de comunicar com o consumidor, 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Children, youth and (micro)celebrity, 2018 (Workshop).
Nome do evento: Childhood, Youth and Technology; Nome da Instituição: Aarhus University; Cidade do evento: Aarhus / Aarhus University.
2 Celebridades, Jornalismo e a Era Digital, 2014 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Era Digital: Que futuro para o Jornalismo?; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
3. EU Kids Online: do inquérito sobre riscos online de crianças e jovens a ferramenta para planos de intervenção para segurança online, 2013 (Encontro).
Nome da Instituição: Escola Superior de Educação; Cidade do evento: Castelo Branco / ESE - Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Sessão 6, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 2º Congresso de Literacia, Media e Cidadania; Nome da Instituição: Gabinete de Meios de Comunicação Social; Cidade do evento: Lisboa / Pavilhão do Conhecimento.
2. Children and the Market - A Relational Dilemma , 2010 (Congresso).
Nome do evento: Child and Teen Consumption; Nome da Instituição: Linkoping University; Cidade do evento: Norrkoping, Suécia / Norrkoping University.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Ana Jorge. Comunicação Pública, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Jorge, Ana. Cogent Social Sciences, desde 2016/01/02, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
3. Jorge, Ana. Matrizes, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Jorge, Ana. Communications - European Journal of Communication Research, de 2017/03/01 até 2017/06/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: DeGruyter.
5. Ana Jorge. Communication Management Quarterly, de 2013/05/01 até 2013/06/30, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Sage.
6. Ana Jorge. Journal of Children and Media, de 2012/12/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
84

Livros e capítulos
Books and book chapters
25
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
21
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
27
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
26
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
11
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Revistas
Magazines
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
13

Total
Produção técnica
Technical production
87

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
87

Total
Dados complementares
(Additional data)
59

Orientações
Orientations
28
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
20
Participação em Eventos
Event participation
5
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 8954 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 30-10-2019 às 15:32:55
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis