Maria Tereza Romano Ventura
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
31/01/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Tereza Romano Ventura |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Ventura, Tereza |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais. Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2006-2009 |
Doutoramento Phd |
Ciências d' Educacion, Didáctica y Organización Educativa
(2 anos » years)
.
Universidad de Sevilla,
Espanha. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Ministério da Educação. Com o tipo » With the type:
Registo » Registry.
|
2007 |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
Didactica e Organización Educativa
(1 anos » years)
.
Universidad de Sevilla,
Espanha.
|
1972 |
Provas Públicas Equivalentes ao Doutoramento Public evaluation equivalent to Phd |
Especialista em Matemática Aplicada
(3 anos » years)
.
Laboratório Nacional de Engenharia Civil,
Portugal.
|
1961-1965 |
Licenciatura Licentiate degree |
Ciências Matemáticas
(4 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2003-2004 |
Curso de curta duração Short course |
Microsoft Certified Professional (Windows XP; Windows Server 2003).
Microsoft,
Estados Unidos.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa |
Fev/2009-Actual |
Professor Associado |
Universidade Fernando Pessoa |
Jan/2009-Actual |
Professor Associado |
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa |
Fev/2007-Actual |
Outra Situação |
EDUQUE, Educação e Qualidade, SA. |
Jan/1995-Mar/2011 |
Outra Situação |
Out/2007-Set/2009 |
Professor Associado |
Universidade Moderna / Lisboa |
Set/2000-Dez/2008 |
Professor Associado |
Jan/2003-Ago/2008 |
Investigador Principal |
Universidade Internacional |
Out/2000-Set/2004 |
Professor Associado |
Out/1996-Out/2000 |
Professor Auxiliar |
SISMET, Sistemas e Métodos de Organização e Informática, SA |
Jan/1978-Dez/1995 |
Outra Situação |
Diacoma, Projetos, Produtos e Tecnologias de Comunicação, SA |
Jan/1978-Mar/1995 |
Outra Situação |
Laboratório Nacional de Engenharia Civil |
Jan/1971-Jan/1974 |
Investigador Auxiliar |
Laboratório Nacional de Engenharia Civil |
Nov/1965-Dez/1970 |
Estagiário Investigador |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa |
Jan/2014-Actual |
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais |
Linhas de investigação»Research fields:
Qualidade na Educação |
Universidade Fernando Pessoa |
Universidade Fernando Pessoa |
Linhas de Investigação (Research fields)
2. |
Investigação Comparativa em Educação |
|
|
3. |
Didática e Organização Educativa |
|
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2009 - Actual |
KIE - Associação Conhecimento, Inovação e Educação, Outros (especifique).
Membro Fundador e Presidente da Direcção.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Ventura, Tereza. ed. 2014. Investigando como se educa ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99252-0-5. Paris: Nota de Rodapé Edições. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Sousa, I.. 2014. “Matemática no Ensino Básico: novos fatores de aprendizagem e inclusão”. In Investigando como se educa, 141 - 197. . Paris: Nota de Rodapé Edições. |
|
|
|
2. |
Bernardo, A. C. 2014. “Escola de Mães: ser precoce na intervenção”. In Investigando como se educa, 12 - 48. . Paris: Nota de Rodapé Edições. |
|
|
|
3. |
Pereira, S.; Sousa, I.; Bernardo, A. C. 2014. "Motivação e Aprendizagem na Aula de Português – Um Estudo de Caso em Turmas do Programa Oportunidade I, Rabo de Peixe, S.
Miguel, Açores –". In Investigando como se educa, 58 - 109. . Paris: Nota de Rodapé Edições. |
|
|
|
4. |
Amaral, L. e. a. 2005. “Sistemas de informação e estratégias organizacionais – o impacte das redes” in Sistemas de Informação Organizacionais. In Sistemas de Informação Organizacionais, ed. Edições Sílabo, 487 - 526. . Lisboa: Sílabo.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Ventura, Tereza; Gaspar, Marta. 2018. " Inclusion of Pupils with Autism Spectrum Disorder: Art Education Strategies and Peer Collaboration. A Case Study in Lisbon,
Portugal , International Journal of Technology and Inclusive Education (IJTIE), Special Issue Volume 3, Issue 2", International Journal of Technology and Inclusive Education (IJTIE) 7, 1: 1172 - 1179.
|
|
|
|
2. |
Ventura, Tereza; Dias, Débora. 2017. "“The Role of Teacher`s Attitudes Towards the Aggressive Behavior of Pupils”", International Journal of Technology and Inclusive Education (IJTIE) 6, Issue 1: 1068 - 1076.
|
|
|
|
3. |
Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2017. ""Motivation and Pedagogical Relationship: A Case Study in Rabo de Peixe"", Literacy, Information and Computer Education Journal (LICEJ) 8, 1: 2468 - 2475.
|
|
|
|
4. |
Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2016. ""Motivation and Tutoring in the Faith against School Failure - A Case Study in Rabo de Peixe"", Literacy, Information and Computer Education Journal (LICEJ) 7, Issue 3: 2368 - 2375.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2017. "“ASD – Not a Sentence of life but a way of living”", Trabalho apresentado em Canada International Conference on Education (CICE-2017), In Canada International Conference on Education (CICE-2017) Proceedings, Toronto, Canada.
|
|
|
|
2. |
Ventura, Tereza. 2017. "“The contribution of Education through Art to the inclusion of pupils with Special Educational Needs - a comparative research
on Inclusive Education”", Trabalho apresentado em Canada International Conference on Education (CICE-2017), In Canada International Conference on Education (CICE-2017) Proceedings, Toronto, Canada.
|
|
|
|
3. |
Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2017. "ASD - Not a Struggle of a Family but a Community Commitment", Trabalho apresentado em London International Conference on Education (LICE-2017), In Proceedings of the London International Conference on Education (LICE-2017), London, UK. |
|
|
|
4. |
Ventura, Tereza; Dias, Débora. 2016. " "Attitudes of Kindergarten and 1st Grade Teachers, Regarding the Aggressive Behavior of Pupils in the Classroom", Proceedings
of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, pp. 149-154.", Trabalho apresentado em International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, Dublin, Ireland.
|
|
|
|
5. |
Ventura, Tereza; Gaspar, Marta. 2016. ""Creativity applied to Fine Arts in Basic Education, in inclusive teaching of pupils with Autism - A Case Study in Lisbon,
Portugal"", Trabalho apresentado em Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, Dublin, Ireland.
|
|
|
|
6. |
Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2016. ""Motivation and Learning of Portuguese Language for Students in School Failure - A Case Study in Rabo de Peixe, Azores, Portugal"", Trabalho apresentado em Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In "Motivation and Learning of Portuguese Language for Students in School Failure - A Case Study in Rabo de Peixe, Azores, Portugal",
Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, pp. 285-290, Dublin, Ireland.
|
|
|
|
7. |
Ventura, Tereza. 2016. ""Inclusive Education at Higher Level and for all? A Study Case in Portugal"", Trabalho apresentado em Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In "Inclusive Education at Higher Level and for all? A Study Case in Portugal", Proceedings of the Ireland International Conference
on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, pp. 134-138, Dublin, Ireland.
|
|
|
|
8. |
Ventura, Tereza; Dionísio, Maria A; Viana, M. A. 2016. "“Social Citizenship in the development of the Knowledge Society”", Trabalho apresentado em Knowledge Management Conference 2016, International Institute for applied Knowledge Management, Lisboa, Portugal , In Proceedings of Knowledge Management Conference 2016, Lisboa, Portugal. |
|
|
|
9. |
Ventura, Tereza; Guerreiro, Adriana. 2016. ""What School writes within Me: Dysorthographia and its impact on self-concept and educational commitment"", Trabalho apresentado em World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, In Proceedings of the World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, Dublin.
|
|
|
|
10. |
Ventura, Tereza. 2016. ""Total Quality in Inclusive Education - A Study Case in Portugal"", Trabalho apresentado em World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, In Proceedings of the World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, Dublin, Ireland. |
|
|
|
11. |
Viana, M. A. 2009. ""Do príncipio da Realidade ao da Possibilidade: o Observador observado ou o Perguntador questionado – implicações da Cidadania
Social nos novos modos de governação"", Trabalho apresentado em XIV Congreso Internacional del CLAD, In Proceedings do XIV Congreso Internacional del CLAD, S. Salvador da Baía, Brasil. |
|
|
|
12. |
Ventura, Tereza. 1998. ""Novos desafios no ensino das Matemáticas - Dos modelos aos conceitos …"", Trabalho apresentado em Jornadas de Aplicação das Matemáticas, In Actas das Jornadas de Aplicação das Matemáticas, promovidas pelo Centro de Matemática do ISEL, Lisboa. |
|
|
|
13. |
Ventura, Tereza. 1996. ""TELE-PROF Advanced Educational Technology and Distance Learning"", Trabalho apresentado em XIIIth International Conference on Technology and Education , In Proceedings of the XIIIth International Conference on Technology and Education , New Orleans. |
|
|
|
14. |
Ventura, Tereza. 1994. ""Uma Academia de Artes & Tecnologias, que papel e que lugar, em Portugal, hoje?"", Trabalho apresentado em II Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa, In Actas do II Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa, Lisboa. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Ventura, Tereza. 2016. ""Dilemas da Educação Inclusiva - um enfoque metodológico autoavaliador"", Trabalho apresentado em Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea, In Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea, Pombo, o. & Castro, P. Org. , Lisboa. |
|
|
|
2. |
Ventura, Tereza. 2014. ""Dilemas da educação inclusiva - um enfoque metodológico autoavaliador -"", Trabalho apresentado em VIII Jornadas Ibéricas - Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea Programa de Acções Integradas Luso-Espanholas - Centro
de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e Grupo de Lógica, Lenguaje e Información de la Universidad de Sevilla
27 a 2, In Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea, Pombo, o. & Castro, P. Org. , , Lisboa.
|
|
|
|
3. |
Viana, M. A. 2008. "“Do princípio da Realidade ao da Possibilidade”", Trabalho apresentado em Educando o Cidadão Global, In Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Ventura, Tereza. 2001. "“e-Learning na Administração Pública, hoje... já?!”", Trabalho apresentado em CONFERÊNCIA "O e-LEARNING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, UMA OPORTUNIDADE DE MUDANÇA PARA A GESTÃO DA FORMAÇÃO", In CONFERÊNCIA "O e-LEARNING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, UMA OPORTUNIDADE DE MUDANÇA PARA A GESTÃO DA FORMAÇÃO", Oeiras. Promoção e divulgação de Projectos de implementação do e-learning na Administração Pública Portuguesa.
|
|
|
|
5. |
Ventura, Tereza. 2001. "“Gestão com o Office”,. ", Trabalho apresentado em Curso de Formação de Formadores (blended learning), In Documentação on line de apoio ao Curso, Lisboa.
|
|
|
|
6. |
Ventura, Maria T. R. 2001. "“Bibliotecas Virtuais”", Trabalho apresentado em Curso de Formação para Especialistas em Bibliotecas, In Documentação de apoio à série de Cursos, Oeiras.
|
|
|
|
7. |
Ventura, Tereza. 1997. ""Novos desafios no ensino das Matemáticas"", Trabalho apresentado em Fórum Ciência Viva, In Documentação do Fórum Ciência Viva, 1997, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Ventura, Tereza. 1995. ""Educação à Distância - Questões de eficácia, eficiência, qualidade"", Trabalho apresentado em Entre as Redes - Metamorfoses do Espaço e do Tempo organizado pelos Estudos Gerais da Arrábida - Conferências do Convento, In Actas do evento "Entre as Redes - Metamorfoses do Espaço e do Tempo" - Estudos Gerais da Arrábida - Conferências do Convento, Arrábida. |
|
|
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Ventura, Tereza. 2014. "Investigando como se educa". Paris. (Prefácio) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Ventura, Tereza. 2011. ""KIEinvestiga"". Azeitão: Associação Conhecimento, Inovação e Educação.
|
2. |
Ventura, Tereza. 2009. ""Perguntar não ofende!... "". Lisboa: CFCUL.
|
3. |
Ventura, Tereza. 2009. ""Neste mundo que muda…"". Lisboa: CFCUL.
|
4. |
Ventura, Tereza. 2009. ""Desaprender, sempre! "". Lisboa: CFCUL.
|
5. |
Viana, M. A. 2009. ""Do príncipio da Realidade ao da Possibilidade: o Observador observado ou o Perguntador questionado – implicações da Cidadania
Social nos novos modos de governação", Base de Trabalho do Poster apresentado ao XIV Congreso Internacional del CLAD, 2009". Lisboa: CFCUL.
|
6. |
Ventura, Tereza. 2009. ""Reflectir para opinar! E decidir? "". Lisboa: CFCUL.
|
7. |
Ventura, Tereza. 2009. ""Quem ensina quem? "". Lisboa: CFCUL.
|
8. |
Ventura, Tereza. 2009. ""Procurando caminhos para amanhã "". Lisboa: CFCUL.
|
9. |
Ventura, Tereza. 2008. "“Do Conhecer ao Reconhecer. O Caminho: Aprender Sempre”, in Cidadania & Sociedade do Conhecimento, E-book do Projecto C&SC,
Livro II". Lisboa: CFCUL.
|
10. |
Ventura, Tereza. 2008. "“A sociedade da Informação e a Literacia Hipertextual”, in Cidadania & Sociedade do Conhecimento, E-book do Projecto C&SC,
Livro III". Portugal: CFCUL.
|
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Moraes, Z.. Dédicace de "Le Petit Livre des Métiers",2015 (Literária).
|
2. |
Moraes, Z.. Dédicace de "Le Petit Livre des Animaux",2015 (Literária).
|
3. |
Moraes, Z.. Dédicace de "A História de Francisca Faísca e de dois irmãos, o Medo e a Coragem (porque só na escuridão vemos estrelas a
brilhar)",2014 (Literária).
|
4. |
Moraes, Z.. Dédicace de "Histoire de Kiki l’Étincelle et de deux frères, la Peur et le Courage (car c’est dans la nuit noire que l’on
voit briller les étoiles) ",2014 (Literária).
|
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Moraes, Z.. "Le Petit Livre des Animaux",2015.
|
2. |
Moraes, Z.. "Le Petit Livre des Métiers",2015.
|
3. |
Moraes, Z.. "The story of Sparkling Kiki and her two siblings, Fear and Courage (Because the stars only shine in the dark)",2015.
|
4. |
Moraes, Z.. "A História de Francisca Faísca e de dois irmãos, o Medo e a Coragem (porque só na escuridão vemos estrelas a brilhar)",2014.
|
5. |
Moraes, Z.. "Histoire de Kiki l’Étincelle et de deux frères, la Peur et le Courage (car c’est dans la nuit noire que l’on voit briller
les étoiles) ",2014.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Produção científica Scientific production |
42 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
5 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
4 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
22 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
14 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
8 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
11 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
9 |
Outras informações relevantes
Possui Certificado de Aptidão Profissional como Formador, pelo SNCP (EDF 23247/2001 DL).
Possui Certificado (Nº 17147/04) de Registo de Formador em Formação Contínua de Professores, pelo Conselho Científico-Pedagógico
de Formação Contínua nas Áreas de Matemática e Métodos Quantitativos; Tecnologia e Comunicação Educativa, Inovação Educacional
e Tecnologias Educativas (Informática e Aplicações de Informática).
|
Visualizações do curriculum [
1413
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
17-11-2019
às
11:23:55
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|