Curriculum Vitae

António Pedro Barbot Gonçalves da Silva

Data da última atualização »Last update : 23/03/2019


António Pedro Barbot Gonçalves da Silva. É Professor Adjunto e Investigador Principal - Politécnico do Porto. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 5 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 2 em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 61 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5892064698941371


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
António Pedro Barbot Gonçalves da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Barbot, A.
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Engenharia e Tecnologia-Engenharia do Ambiente.
Ciências Exactas-Física.
Ciências Exactas-Química.
Engenharia e Tecnologia-Biotecnologia Ambiental.
Endereço profissional
Professional address
Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
UTC Matemática, Ciências e Tecnologias
Rua Dr. Roberto Frias, 602
Porto
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)5073460
Correio electrónico: antoniobarbot@ese.ipp.pt
Homepage: www.ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2014 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Didática das Ciências Físicas (4 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1997-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Engenharia Biológica (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2010 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Componente Curricular Curso de Doutoramento Ciências Físicas - Didática.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2003-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Tecnologia do Ambiente (estrutura curricular do mestrado com o mesmo nome).
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Politécnico do Porto
Jan/2015-Actual Investigador Principal

Politécnico do Porto
Out/2015-Actual Professor Adjunto
Out/2014-Set/2015 Assistente 1º triénio
Set/2012-Set/2014 Assistente 1º triénio
Set/2010-Set/2012 Assistente 1º triénio
Set/2009-Set/2010 Assistente 1º triénio
Set/2008-Set/2009 Assistente 1º triénio

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Mar/2012-2013 Outra Situação
Set/2003-2004 Investigador Auxiliar

University College Cork
Mar/2002-Ago/2002 Estagiário Investigador





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Politécnico do Porto
Out/2015-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Física para a Educação(Regente)
  • Química para a Educação(Regente)
  • Física e Química Aplicadas às Artes e Tecnologias(Regente)
  • Iniciação à Prática Profissional III: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos(Docente)
  • Ciências Físicas(Regente)
  • Ciências para o Conhecimento do Mundo(Docente)


Set/2010-2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Física para a Educação(Docente)
  • Química para a Educação(Docente)


Set/2008-Ago/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Física para a Educação(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Politécnico do Porto
Dez/2016-Actual
Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2009-2014
O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/112303/2009.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2014-
Projeto SEI Sociedade, Escola e Investigação.
Referência do projeto»Project reference: Projeto SEI Sociedade, Esco.

2003-2005
ANOXITRATA–Tratamento Integrado de Efluentes Têxteis por Processo Anaeróbio/Aeróbio com Aplicação de Métodos de Oxidação Avançada
Referência do projeto»Project reference: Programa POCTI.

2002-2002
Probabilistic analysis of timber drying schedules
Referência do projeto»Project reference: Probabilistic analysis of timb.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2018 - Actual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC, Membro.
Nov/2016 - Actual Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lopes, J. B; P., Cravino J; Cruz, E.; Barbot, A.. 2017. Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development. ed. 1, ISBN: 978-1-53612-381-4. Nova Iorque: Nova Science.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Barbot, A.. 2017. Integrating the transversal theme of Water-Energy in Initial Teacher Training.  In Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 173 - 188. ISBN: 978-1-53612-381-4. Nova Iorque: Nova Science.
2. Barbot, A.. 2017. Problems and Questions: Elucidation and Relevance for Research and Teaching.  In Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development , 325 - 336. ISBN: 978-1-53612-381-4. Nova Iorque: Nova Science.
3. Araújo, E.; Nunes, C.; Barbot, A.; Pinto, A.. 2015. No pré-escolar também entra a ciência e a sua história vem com ela!.  In 1º Encontro de História da Ciência no Ensino (E-book). ISBN: 978-989-704-206-5, ed. Isilda Rodrigues; Jorge Azevedo, 150 - 156. ISBN: 978-989-704-206-5. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Nascimento, J.; Barbot, A.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Couto, A.. 2017. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais", Enseñanza de las Ciencias, Extra: 995 - 1001.
2. Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A; Santos, C.; Lopes, J. B. 2014. "Teaching Science with Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to Promote Epistemic Practices?", Procedia Technology 13, SLCT 2013: 86 - 96.
3. Barbot, A.; Pinto, A.; Viegas, C.; Santos, C.; Lopes, J. B. 2014. "Ensino de Ciências Utilizando Simulações Computacionais – Estudo em Contexto de Formação de Professores do Ensino Básico.", Sensos-e 1, 2: 1 - 7.
4. Silva, M. J; Lopes, J. B; Barbot, A.. 2013. "Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no Apoio à Transição do Concreto para o Abstrato", Enseñanza de las Ciências, Extra: 280 - 285.
5. Barbot, A.; Abrantes, C.; Oliveira, E.; Silva, A. A; Silva, M. J. 2010. "Virtual and physical resources: a case of synergy in studying tides and rotation", Problems of Education in the 21st Century 24, 24: 38 - 48.
6. Bauccour, P.; Abodayeh, K.; Cronin, K.; Barbot, A.. 2003. "Probabilistic Analysis of Industrial Timber Drying Schedule", Journal of Drying Technology 21, 8: 1433 - 1456.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Nascimento, J.; Barbot, A.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Couto, A.. 2017. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais", Trabalho apresentado em X Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias., In X Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias., Sevilha.
2. Castro, A.; Maia-Lima, C.; Couto, A.; Barbot, A.; Pinto, A.. 2017. "Um olhar sobre o consumo dos alunos na Escola", Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education, In International Conference on Research in Education, Porto.
3. Alves, D.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, A.. 2017. "Understanding Electricity in Daily-Life Objects: an Approach to Empower Lifelong Problem Solving", Trabalho apresentado em III International Conference On Lifelong Education And Leadership For All, In ICLEL 2017, Porto.
4. Castro, A.; Maia-Lima, C.; Couto, A.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, A.. 2017. "The Management of Students' Virtual Money- Sensibilisation and Learning For Life", Trabalho apresentado em III International Conference on Lifelong Education and leadership for all, In ICLEL 2017, Porto.
5. Ribeiro, C.; Maia, C.; Barbot, A.; Pinto, A.; Vale, A.; Marçal, A.; Pedrosa, A.; Silva, L.; Fonseca, M.. 2017. "Os Animais: um percurso de exploração em Contexto de Creche", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC), In Educação em Ciências em múltiplos contextos, Viana do Castelo.
6. Mesquita, V.; Barbot, A.; Sá-Pinto, A.; Maia-Lima, C.; Sousa, J.; Afonso, L.. 2017. "Sujar e Aprender – Os Efeitos da participação ativa dos Alunos numa Horta Escolar", Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC), In Educação em Ciências em múltiplos contextos, Viana do Castelo.
7. Pinto, F.; Elias, C.; Barbot, A.; Pinto, A.; Mascarenhas, D.; Santos, M.. 2016. "Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics", Trabalho apresentado em INTED 2016, In INTED2016 Proceedings. ISBN: 978-84-608-5617-7, Valencia.
8. Maia-Lima, C.; Silva, A.; Barbot, A.; Pinto, A.. 2016. "Smartphones in The Classroom: two Didactic Experiences", Trabalho apresentado em 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation, In 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville.
9. Pinto, T.; Pinto, A.; Maia-Lima, C.; Barbot, A.. 2016. "Learning About Volcanoes Using Virtual Field Trips", Trabalho apresentado em 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation, In ICERI2016 Proceedings, Seville.
10. Nascimento, J.; Mesquita, V.; Barbot, A.; Pinto, A.. 2016. "Utilização da plataforma eletrónica Arduino em Ensino Experimental das Ciências. ", Trabalho apresentado em A Voz dos Professores de C&T (VPCT2016), In Livro de Resumos do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT 2016), Vila Real.
11. Silva, M. J; Pinto, A.; S., Aboim; Barbot, A.; Lopes, J. B; P., Cravino J. 2015. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching", Trabalho apresentado em 7º Annual International Conference on Página 3 de 3 Education and New Learning Technologies - EDULEARN15, In EDULEARN15 Proceedings. 978-84-606-8243-1, Barcelona.
12. Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2012. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law", Trabalho apresentado em INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference), In INTED2012 Conference Proceedings. ISBN: 978-84-615-5563-5 , Valencia.
13. Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A; Lopes, J. B. 2012. "Teacher Education using Computer Simulations – Pre and in-service Primary School Teacher Training to teach Science", Trabalho apresentado em Computer Based Learning in Science (CBLIS), In Computer Based Learning in Science (CBLIS) Proceedings. ISBN 978-84-615-8954-8, Barcelona.
14. Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2012. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law", Trabalho apresentado em 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012), In 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012) Proceedings, Coimbra.
15. Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2011. "Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels", Trabalho apresentado em ICERI2011 (4th International Conference of Education, Research and Innovation), In ICERI2011 Conference Proceedings. ISBN: 978-84-615-3324-4, Madrid.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Lopes, J. B; P., Cravino J; Cruz, E.; Barbot, A.. 2017. "Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development". Nova Iorque. (Prefácio)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, J.; Alves, D.; Mesquita, V.; Barbot, A.; Quental, P.; Pinto, A.. Utilização do Arduino para monitorizar fatores ambientais numa estufa pedagógica,2ª Mostra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação,Porto,2016 (Poster).
2. Rodrigues, M.; Gomes, P.; Marques, F.; Simões, M. G; Brandão, A.; Pinto, A.; Barbot, A.. Oficina científica – construindo ciência,1ª Monstra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação,Porto,2015 (Poster).
3. A., Sousa; F., Lima; J., Santos; L., Ferreira; N., Pereira; R., Mendonça; R., Magalhães; M., Rodrigues; Gomes, P.; G., Costa; F., Marques; Pinto, A.; Barbot, A.. Comparar a massa de líquidos diferentes sem a ajuda de uma balança,1ª Monstra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação,Porto,2015 (Poster).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Nascimento, J.; Mesquita, V.; Barbot, A.; Pinto, A.. Oficina: Utilização da plataforma eletrónica Arduino em Ensino Experimental das Ciências, 2016 (Extensão), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Duração: 2 horas..

Organização de evento
Event organization
1. Sá-Pinto, A.; Jenkins, T.; Dufour, H. D; Ubben, I.; Jenkins, K.; Pinto, A.; Barbot, A.. EVOKE 2017 - EVOlutionary Knowledge for Everyone,2017 (Encontro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'17, 2017 (Congresso).
2. Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'16, 2016 (Congresso).
Nome da Instituição: Instituto Superior de Engenharia do Porto; Cidade do evento: Porto.
3. Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15, 2015 (Conferência).
Nome da Instituição: Instituto Superior de Engenharia do Porto; Cidade do evento: Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
26

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15

Total
Produção técnica
Technical production
5

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
5

Total
Dados complementares
(Additional data)
3

Participação em Eventos
Event participation
3


Visualizações do curriculum [ 2540 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 17-11-2019 às 12:00:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis