Curriculum Vitae

Carla Cristina Esteves Martins

Data da última atualização »Last update : 31/07/2014


Carla Cristina Esteves Martins é Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Actua na área de Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 13 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1876019379427525


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carla Cristina Esteves Martins
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Martins, C.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Instituto de Educação e Psicologia
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604240Extensão: 4256
Fax: (+351)253604221
Correio electrónico: cmartins@psi.uminho.pt
Homepage: http://www.psi.uminho.pt/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2003 Doutoramento
Phd
Psicologia (3 anos » years) .
University of Reading, Reino Unido.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Minho.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1989-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1996-1996 Outros
Others
Métodos de Investigação em Psicologia.
University of Reading, Reino Unido.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Fev/2003-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Set/1996-Fev/2003 Assistente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Fev/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Psicologia do Desenvolvimento no domínio específico do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo na Infância e Idade Pré-Escolar


Fev/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Prontidão Desenvolvimental para a Escola


Fev/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


O impacto do papel materno e parterno e da interacção mãe-bebé/criança e pai-bebé/criança no desenvolvimento sócio-cognitivo ao longo dos primeiros anos de vida


Fev/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Metodologia de Investigação e Análise de Dados Quantitativos em Psicologia


Fev/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Meta-análise aplicada a várias áreas da Psicologia Clínica e do Desenvolvimento




Universidade do Minho
Jan/1997-Dez/1999
Linhas de investigação»Research fields:


Investigadora no Projecto Europeu Action Cost B6 with the title "Efficient psychotherapy for eating disorders






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Investigadora no Projecto Europeu Action Cost B6 with the title "Efficient psychotherapy for eating disorders
2. Psicologia do Desenvolvimento no domínio específico do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo na Infância e Idade Pré-Escolar
3. Prontidão Desenvolvimental para a Escola
4. O impacto do papel materno e parterno e da interacção mãe-bebé/criança e pai-bebé/criança no desenvolvimento sócio-cognitivo ao longo dos primeiros anos de vida
5. Metodologia de Investigação e Análise de Dados Quantitativos em Psicologia
6. Meta-análise aplicada a várias áreas da Psicologia Clínica e do Desenvolvimento




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2006-
Abordagem ecológica do desenvolvimento sócio-cognitivo da infância até à idade pré-escolar: contribuição de variáveis da criança, dos pais e do contexto-Ecological approach to the socio-cognitive development from infancy to preschool age: contribution of variables of the child, the parents and the context
Referência do projeto»Project reference: Não financiado.

2011-2014
Prontidão escolar socio-emocional-cognitiva: Uma abordagem longitudinal ao seu curso desenvolvimental durante a idade pré-escolar
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/114527/2009.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2015
Interacção entre genes imunológicos e qualidade dos comportamentos parentais para a definição de perfis de vinculação
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCL/116897/2010.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2010-2013
Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCL/101506/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2007-2010
Violência nas relações juvenis de intimidade
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/65852/2006.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2007-2010
Mudança narrativa em psicoterapia
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/72846/2006.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2007-2009
Vinculação em bebés institucionalizados e competência narrativa dos seus principais cuidadores: estudo sobre a actividade cardíaca do bebé na interacção com a figura de cuidados através do BioBeAMS 2.0
Referência do projeto»Project reference: Fundação Bial (refª 13/06).
Financiador(es)»Funding: Fundação Bial.

2005-2007
Perturbações alimentares e obesidade: Características clínicas, tratamento e manutenção dos resultados terapêuticos
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/56433/2004.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2003-2006
Vinculação e regulação autonómica: desenvolvimento da versão 2.0 do BioDreAMS e aplicação a um grupo não clínico
Referência do projeto»Project reference: Fundação Bial (refª 25/02).
Financiador(es)»Funding: Fundação Bial.

2003-2004
Atenção conjunta dos bebés: uma análise longitudinal-Infants’ joint attention: a longitudinal analysis
Referência do projeto»Project reference: ESRC.
Parceiro(s)»Partners: University of Reading.
Financiador(es)»Funding: Economic and Social Research Council.

1997-1999
Avaliação e intervenção na maternidade na adolescência: Factores de risco, factores protectores e resiliência e intervenção psicológica na depressão pós-parto-Assessment and intervention in adolescent motherhood: Risk factors, protective factors and resiliency and psychological intervention on postpartum depression
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS/PCSH/C/PSI/73/96.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1997-1999
Perturbações Alimentares: Avaliação da incidência, factores de risco e programa de intervanção terapêutica-Eating Disorders: Assessment of incidence, risk factors and therapeutic program intervention
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS/PCSH/P/PSI/85/96.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2002-2004
Monitorização dos resultados e gestão em psicoterapia e saúde mental
Referência do projeto»Project reference: POCTI/39334/PSI/2001.

2000-2003
Epidemiologia das perturbações do comportamento alimentar em Portugal: Prevalência, incidência, factores de risco e utilização dos serviços
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/33252/99.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Martins, C.. 2011. Manual de Análise de Dados com Recurso ao IBM SPSS. ed. 0. Braga: Psiquilíbrios.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Saavedra, R.; Machado, C., M. C. &. V. D. 2011. Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro entre Adolescentes. .  In Provas Psicológicas em Portugal, 0 - 0. . Braga: Psiquilíbrios.
2. Saavedra, R.; Machado, C.; Martins, C. &. V. D. 2011. Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro entre Adolescentes.  In Provas Psicológicas em Portugal , 0 - 0. . Braga: Psiquilíbrios.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
3. Martins, C.; Soares, I. &. G. E. V. 2007. Contributos Metodológicos para a Investigação em Vinculação: Métodos e Instrumentos de Avaliação.  In Relações de Vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação, ed. I. Soares, 0 - 0. . Braga: Psiquilíbrios.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
4. Martins, C.. 2001. Meta-análise.  In Métodos e Técnicas de Avaliação: Contributos para a Prática e Investigação Psicológicas, ed. E. M. Fernandes & L. S. Almeida, 233 - 261. . Braga: CEEP.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
5. Soares, I.; Marques, C.; Martins, C.; Figueiredo, B.; Jongenelen, I. &. M. R. 2001. Gravidez e Maternidade na Adolescência: Um estudo longitudinal.  In Psicologia da Gravidez e da Maternidade , ed. C. Canavarro, 359 - 407. . Coimbra: Quarteto.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Goncalves, L. C; Goncalves, R. A; Martins, C.; Dirkzwager, A. J. E. 2014. "Predicting infractions and health care utilization in prison: A meta-analysis", Criminal Justice and Behavior 41, 8: 921 - 942.
2. Machado, Bárbara C; Gonçalves, Sónia F; Martins, Carla; Hoek, H. W. &. M. P. P. 2014. "Risk factors and antecedent life events in the development of anorexia nervosa: A Portuguese case-control study", European Eating Disorders Review 22, 4: 243 - 251.
3. Soares, I.; Belsky, J.; Oliveira, P.; Silva, J.; Marques, Sofia; Baptista, J. &. M. C. 2014. "Does early family risk and current quality of care predict indiscriminate social behavior in institutionalized Portuguese children?", Attachment & Human Development 16, 2: 137 - 148.
4. Figueiredo, A. M; Mateus, Vera; Osório, A. &. M. C. 2014. "A contribuição da sensibilidade materna e paterna para o desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar", Análise Psicológica 32, 2: 231 - 242.
5. Gonçalves, Sónia F; Machado, Bárbara C; Martins, C.; Brandão, Isabel; Roma Torres, A. &. M. P. P. 2013. "Dysregulated behaviours in bulimia nervosa-A case-control study", Clinical Psychologist 18, 2: 55 - 62.
Este estudo foi suportado por uma bolsa da FCT (PTDC/PSI-PCL/099981/2008) Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.

6. Carvalho, J.; Osório, A.; Martins, E. C; Martins, C.; Carvalho, M. C. &. S. I. 2013. "Scaffolding verbal materno e coerência estrutural narrativa da criança em idade pré-escolar", Análise Psicológica 30 31, 3: 269 - 282.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
7. Baptista, J.; Belsky, J.; Martins, Carla; Silva, J.; Marques, Sofia; Mesquita, A. &. S. I. 2013. "Social withdrawal behavior in institutionalized toddlers: Individual, early family and institutional determinants", Infant Mental Health Journal 34, 6: 562 - 573.
Esta pesquisa foi apoiada em parte pela bolsa 13/06 da Fundação BIAL e pela bolsa PTDC/PSI-PCL/101506/008 da Fundação para a Cicncia e Tecnologia.

8. Martins, Carla; Mateus, Vera; Osório, A.; Martins, E. C. &. S. I. 2013. "Joint attention with the mother and the father at 10 months of age", European Journal of Developmental Psychology 11, 3: 319 - 330.
9. Veríssimo, M.; Pimenta, M.; Borges, P.; Pessoa e C. I; Monteiro, L.; Torres, N. &. M. C. 2013. "Perceções parentais acerca dos conflitos e benefícios associados com a gestão da família e do trabalho", Diáphora, Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul 13, 1: 1 - 8.
10. Geraldes, R.; Soares, I. &. M. C. 2013. "Vinculação no contexto familiar: relações entre cônjuges, entre pais e filhos adolescentes e entre irmãos", Psicologia: Reflexão e Crítica 26, 4: 799 - 808.
11. Mateus, Vera; Martins, C.; Osório, A.; Martins, E. C. &. S. I. 2013. "Joint attention at 10 months of age in infant–mother dyads: Contrasting free toy-play with semi-structured toy-play", Infant Behavior & Development 36, 1: 176 - 179.
12. Martins, Carla; Barreto, A. L. &. C. P. 2013. "Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta", Análise Psicológica 32, 1: 377 - 392.
13. Carvalho, J.; Martins, Carla; Martins, E. C; Osório, A.; Carvalho, M. C. &. S. I. 2013. "Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 30, 4: 359 - 371.
14. Martins, C.; Belsky, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Silva, J.; Mesquita, A. R; de Castro, F; Sousa, N. &. S. I. 2012. "Diverse physical growth trajectories in institutionalized Portuguese children below age 3: Relation to child, family, and institutional factors", Journal of Pediatric Psychology 38, 4: 438 - 448.
15. Osório, A.; Meins, Elizabeth; Martins, C.; Martins, E. C. &. S. I. 2012. "Child and mother mental-state talk in shared pretense as predictors of children's social symbolic play abilities at age 3", Infant Behavior and Development 35, 4: 719 - 726.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

16. Oliveira, P.; Soares, I.; Martins, C.; Silva, J. R; Marques, Sofia; Baptista, J.; Lyons-Ruth, Karlen. 2012. "Indiscriminate behavior observed in the strange situation among institutionalized toddlers: Relations to caregiver report and to early family risk", Infant Mental Health Journal 33, 2: 187 - 196.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

17. Martins, E. C; Soares, I.; Martins, C. T. S. &. O. A. 2012. "Can we identify emotion overregulation in infancy? Associations with avoidant attachment, dyadic emotional interaction and temperament", Infant and Child Development 21, 6: 579 - 595.
18. Gonçalves, M. M; Ribeiro, António; Stiles, William B; Conde, T.; Matos, Marlene; Martins, Carla C. E; Santos, Anita. 2011. "The role of mutual in-feeding in maintaining problematic self-narratives: Exploring one path to therapeutic failure", Psychotherapy Research, 21: 27 - 40.
19. Silva, L.; Gomes, A. R. &. M. C. 2011. "Psychological factors related to eating disordered behaviors: A study with Portuguese athletes", The Spanish Journal of Psychology 14, 1: 27 - 40.
20. Osório, A.; Martins, C.; Meins, Elizabeth; Martins, E. C. &. S. I. 2011. "Individual and relational contributions to parallel and joint attention in infancy", Infant Behavior and Development 34, 4: 515 - 524.
21. Mendes, T.; Martins, C.; Soares, I., J. I. &. M. C. 2011. "Mães adolescentes: Adaptação aos múltiplos papéis e a importância da vinculação", Psicologia: Reflexão e Crítica 24, 2: 309 - 317.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

22. Gomes, A. R; Martins, C.; Silva, L.. 2011. "Eating disordered behaviours in Portuguese athletes: The influence of personal, sport, and psychological variables", European Eating Disorders Review 19, 3: 190 - 200.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.

23. Osório, A.; Castiajo, P., F. R. B. F. &. M. C. 2011. "Metodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até à idade pré-escolar", Análise Psicológica 29, 2: 259 - 274.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

24. Gaffan, Elizabeth; Martins, Carla; Healy, Sarah; Murray, Lynne. 2010. "Early social experience and individual differences in infants joint attention", Social Development 19, 2: 369 - 393.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
25. Machado, C.; Caridade, Sónia; Martins, Carla. 2010. "Violence in juvenile dating relationships: Self-reported prevalence and attitudes in a Portuguese sample", Journal of Family Violence 25, 1: 43 - 52.
26. Muchata, T.; Martins, C.. 2010. "Impacto da toxicodependência na parentalidade e saúde mental dos filhos - Uma revisão bibliográfica", Toxicodependências 16, 1: 47 - 56.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
27. Caires, S.; Almeida, L. S. &. M. C. 2009. "The socioemotional experiences of student teachers during practicum: A case of reality shock?", The Journal of Educational Research 103, 1: 17 - 27.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.

28. Matos, M.; Santos, Anita; Gonçalves, M. M; Martins, C.. 2009. "Innovative moments and change in narrative therapy", Psychotherapy Research 19, 1: 68 - 80.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.

29. Gonçalves, M. M; Matos, M.; Santos, A.; Mendes, I. &. M. C. 2009. "Momentos de inovação e mudança terapêutica", Psicologia 23, 1: 55 - 78.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
30. Caires, S.; Esteves, C.H., M. C. &. M. M. 2008. "Vivências da supervisão de estágios pedagógicos dos supervisores de escola: Factores diferenciadores", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion 16, 1-2: 151 - 166.
31. Machado Vaz, F. M. C. &. M. E. C. 2008. "Diferenciação emocional e regulação emocional em adultos portugueses", Psicologia 22, 2: 123 - 135.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
32. Martins, C.; Osório, A. &. M. A. 2008. "Teoria da mente e desenvolvimento sócio-cognitivo ao longo da infância e idade Pré-escolar", Psychologica 49, 1: 8 - 29.
33. Halligan, S.L.; Murray, L., M. C. &. C. P. 2007. "Maternal depression and psychiatric outcomes in adolescent offspring: A 13-year longitudinal study", Journal of Affective Disorders 97, 1-3: 145 - 154.
34. Martins, C.; Barbosa, F.. 2007. "Teoria da mente - Desenvolvimento Normativo e Psicopatologia", Psiquiatria Clínica 28, 1: 101 - 107.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
35. Martins, C.; Gaffan, E. A. 2000. "Effects of early maternal depression on patterns of infant-mother attachment: A meta-analytic investigation", Journal of Child Psychology and Psychiatry 41, 6: 737 - 746.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.


Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Gonçalves, S.; Machado, B. C; Martins, C. &. M. P. P. 2014. "Eating and weight/shape criticism as a specific life-event related to bulimia nervosa: A case control study", The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied 148, 1: 61 - 72.
2. Mateus, Vera; Martins, C.; Osório, A.; Martins, E. C; Soares, I.. 2013. "Assessing joint attention at 10 months of age in infant-mother dyads: Differences and commonalities between free toy-play and semi-structured toy-play", Infant Behavior and Development 36, 1: 176 - 179.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

3. Gonçalves, S.; Martins, C.; Rosendo, A. P; Machado, B. C. &. S. E. 2012. "Self-injurious behavior in Portuguese adolescents", Psicothema 24, 4: 536 - 541.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
4. Carvalho, J.; Martins, C.; Martins, E. C; Carvalho, M. C. &. S. I. 2012. "Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 30, 4: 0 - 0.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
5. Couto, D.; Machado, C.; Martins, C. &. G. R. A. 2012. "A construção mediática do tráfico de seres humanos na imprensa escrita portuguesa", Análise Psicológica 30, 1-2: 231 - 250.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
6. Tereno, S.; Soares, I.; Martins, C.; Celani, Mariana; Sampaio, Daniel. 2008. "Attachment styles, memories of parental rearing and therapeutic bond: a study with eating disordered patients, their parents and therapists", European Eating Disorders Review 16, 1: 49 - 58.
7. Figueiredo, A. C; Fernandes, S., M. C. &. R. V. 2007. "Supervisão: Estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de Psicologia", Psico-USF 2, 12: 239 - 248.
8. Figueiredo, A. C; Fernandes, S.; Martins, C. &. R. V. 2007. "Estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de Psicologia", Revista Semestral da Área de Psicologia da Universidade São Francisco 12, 2: 239 - 248.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
9. Magalhães, E.; Oliveira, G. K; Leitão, F.; Chaves, S.; Capela, S.; Nogueira, C. &. M. C. 2007. "Adaptação do “Inventário de Sexismo Ambivalente” para uma população de estudantes universitários portugueses", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 12: 41 - 54.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
10. Murray, Lynne; Woolgar, Matt; Martins, C.; Christaki, A.; Hipwell, Alison; Cooper, P.. 2006. "Conversations around homework: Links to parental mental health, family characteristics and child psychological functioning", British Journal of Developmental Psychology 24, 1: 125 - 149.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.

11. Fonseca, M.; Soares, I. &. M. C. 2006. "Estilos de vinculação, orientação para o trabalho e relações profissionais", Psicologia 20, 1: 187 - 208.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
12. Jongenelen, I.; Soares, I.; Grossmann, K. &. M. C. 2006. "Vinculação em mães adolescentes e seus bebés", Psicologia 20, 1: 11 - 36.
Relacionados com Investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
13. Martins, C. &. M. C. 2006. "Observação da interacção humana: Considerações metodológicas", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 11: 159 - 176.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.
14. Machado, P. P. P; Fernandez, M. L; Gonçalves, S.; Martins, C.; Otero, M. C; Machado, B. C; Castro, Y. R. &. P. M. F. 2004. "Eating related problems amongst Iberian female college students", International Journal of Clinical and Health Psychology 4, 3: 495 - 504.
Decorrentes da Expertise em Métodos de Investigação e Análise de Dados Quantitativos.


Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Machado Vaz, F. &. M. C. 2008. "Diferenciação e regulação emocional na idade adulta: Validação de dois instrumentos de avaliação do repertório e capacidade de diferenciação e regulação emocional na idade adulta", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
In A. P. Noronha, C. Machado, L. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins, S. & V. Ramalho, (Coordenação).
2. Martins, S.; Dias, P. &. M. C. 2008. "Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders: Tradução para a População Portuguesa e Avaliaçãodas Propriedades Psicométricas", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
In A. P. Noronha, C. Machado, L. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins, S. & V. Ramalho, (Coordenação).
3. Caires, S.; Gomes, C. &. M. C. 2002. "Fim-de-Semana Pedagógico: uma experiência no campo da pedagogia universitária", Trabalho apresentado em Pedagogia em Campus: Contributos, In -, Braga.
In C. C. Oliveira, J. P. Amaral, & T. Sarmento (Eds.).
4. Figueiredo, B.; Matos, R.; Magarinho, R.; Martins, C.; Jongenelen, I.; Guedes, A.; Lopes, L.; Gameiro, H. &. S. I. 2000. "Ser jovem e ser mãe: Um programa de prevenção psicológica para mães adolescentes", Trabalho apresentado em 3º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, In Actas do 3º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa.
In J. Ribeiro, I. Leal, & M. Dias (Eds.).
5. Soares, I.; Lopes dos S. P; Martins, C.; Jongenelen, I.; Silva, A.; Figueiredo, B.; Mascarenhas, C.; Almeida, C.; Machado, G.; Neves, L.; Henriques, M. R; Serra, M.; Silva, C. &. C. O. 1995. "Organização comportamental da vinculação na situação estranha: avaliação da estabilidade através do método de teste-reteste", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
In L. S. Almeida & I. S. Ribeiro (Eds.).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Maria João Rodrigues de Carvalho , Determinantes antecedentes e concorrentes da (in)segurança da vinculação aos 3 anos de idade, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Maria Teresa Muchata, O toxicodependente e os seus filhos - relações precoces e vinculação, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Ana Alexandra Caldas Osório, Development of social cognition in the early years of life in the context of the child-mother relationship, 2011. Tese (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Inês Lima, Qualidade do jogo de “faz-de-conta” em crianças na idade pré-escolar: Relação com o scaffolding paterno, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Ana Mafalda Figueiredo, O scaffolding materno e paterno numa situação de interação livre: Relação com desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Marta Gomes, Referência a estados mentais e connectedness no discurso da mãe e da criança: Relação com a teoria da mente da criança, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Joana Terra, A mind-mindedness da cuidadora e o desenvolvimento sociocognitivo da criança institucionalizada, 2012. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Quéli Ferreira Maciel, Sintomatologia psicopatológica parental e problemas emocionais e comportamentais dos filhos em idade pré-escolar: O papel mediador da mind-mindedness materna e paterna, 2012. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Bárbara Filipa Carvalho Cerqueira, Jogo simbólico: Efeitos do género e de fratria, 2012. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Andreia Silva, Memória autobiográfica e teoria da mente em Crianças de 4 e 6 anos, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Joana Rita David Carvalho, Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico por crianças na idade pré-escolar: Impacto do scaffolding verbal materno, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Lília Maria Moreira Pinto, Trajectória desenvolvimental de comportamentos de obediência em interacção com a mãe e com o pai durante o período pré-escolar, 2011. Dissertação (Psicologia) - Instituto Superior da Maia (Orientador).
10. Margarida Marta Nunes Marques Pereira, Aceitação social pelos pares no início da idade pré-Escolar: Estudo da sua estabilidade temporal e da sua relação com o temperamento, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Raquel Lamas Gonçalves Ribeiro, Teoria da mente e a qualidade do jogo na idade pré-escolar, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
12. Joana Filipa Torres Ribeiro, Competência social e teoria da mente em idade pré-escolar, 2011. Dissertação (Psicologia) - Instituto Superior da Maia (Orientador).
13. Cristina Pinho, Diferenças no acesso mnésico a memórias genéricas, episódicas e autobiográficas em crianças, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
14. Vera Mateus, Atenção partilhada aos 10 meses de idade: Influências do parceiro social e do contexto de interacção, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
15. Aurora Lopes, Estudo das qualidades psicométricas do Children Behavior Questionnaire (CBQ) para avaliação do temperamento de crianças portuguesas entre os 3 e os 5 anos, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
16. Raquel de Lemos Costa Ribeiro, Atenção Partilhada em bebés institucionalizados aos 9 e 12 meses de idade: Caracterização, relação com a sensibilidade e cooperação dos cuidadores e influência no desenvolvimento da linguagem, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
17. Inês Blom Carneiro Leão, Prontidão escolar cognitiva: Relações entre regulação comportamental, competências cognitivas/académicas e posterior sucesso escolar, 2011. Dissertação (Psicologia) - Instituto Superior da Maia (Orientador).
18. Carla Antunes, Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico: Impacto da representação da vinculação das figuras parentais, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
19. Eduarda Costa, Concordância intergeracional e diferenças de género nas capacidades de mentalização, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
20. Anabela Machado, Mind-Mindedness Materna Interaccional e Representacional: Relação com o discurso mental de crianças em idade pré-escolar, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
21. Paula Castiajo, Mothers and fathers mind-mindedness in a normative portuguese sample and its relationship with children’s outcomes, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
22. Filipa Machado Vaz, Diferenciação e regulação emocional na idade adulta: Tradução e validação de dois instrumentos de avaliação, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
23. Susana Maria Duarte Teixeira, Aceitação social pelos pares em idade pré-escolar: Preditores individuais e contextuais, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
24. Raquel Ferreira, Teoria da mente: Transição para a sua aquisição. Um estudo com crianças de 3 anos, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
25. Vanessa Mourão Azevedo, What is the prevalence of child physical abuse in community samples? A meta-analytic review, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
26. Ana Margarida MacKay Andrade, Autocontrolo em estudantes universitários: Relação com o comportamento tabágico, personalidade e psicopatologia, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
27. Marlene dos Santos Rodrigues, Representações parentais sobre práticas educativas, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
28. Carla Susana Gomes de Oliveira, A)Sexualidade(s) na gravidez: Avaliação das necessidades de formação em grávidas e seus companheiros, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
29. Adriana Patrícia Marques de Lima, Ferimentos auto-infligidos, características da personalidade e psicopatologia: Estudo de pacientes com perturbações do comportamento alimentar, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
30. Maria João Rodrigues de Carvalho, Avós, mães adolescentes e bebés - Os vínculos ao longo das gerações, 2007. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Introdução aos Modelos de Regressão Multinível, 2007 (Workshop).
Nome do evento: Workshop “Introdução aos Modelos de Regressão Multinível”; Nome da Instituição: Universidade da Beira Interior; Cidade do evento: Cvilhã / Universidade da Beira Interior.
Sob a orientação da Prof. Eugénia Ferrão.
2. Formação e Cotação do Grupo D no contexto da Situação Estranha de Mary Ainsworth, 2006 (Workshop).
Nome do evento: Workshop de formação na cotação e administração procedimento experimental Situação Estranha - Grupo D; Nome da Instituição: University of Minnesota; Cidade do evento: Minneapolis / Institute of Child Development.
Sob a orientação do Prof. Alan Sroufe e a Dr. Elizabeth Carlson.
3. Analysis of Longitudinal Data: Growth Modeling Using Latent Variables, 1999 (Workshop).
Nome do evento: Workshop UCLA Advanced Methods Institute 3-day workshop ; Nome da Instituição: UCLA (University of California); Cidade do evento: Los Angeles.
Sob a orientação do Prof. Bengt Muthén.
4. Cotação dos Padrões de Vinculação no contexto da Situação Estranha de Mary Ainsworth, 1993 (Workshop).
Nome do evento: Workshop sobre cotação dos Padrões de Vinculação no contexto da Situação Estranha de Mary Ainsworth; Nome da Instituição: UP(Universidade do Porto); Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
Sob a orientação dos Prof. Klaus Grossmann e Karin Grossmann.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
60

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
49
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
35
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
14
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5

Total
Dados complementares
(Additional data)
39

Orientações
Orientations
35
Participação em Eventos
Event participation
4


Visualizações do curriculum [ 5977 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 17-11-2019 às 12:38:15
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (7)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (5)
 Project collaboration in Degóis