Maria de Fátima Magalhães Antunes Gonçalves Teixeira
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
28/03/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria de Fátima Magalhães Antunes Gonçalves Teixeira |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Antunes, Fátima |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Largo do Paço Braga 4710-058 Braga Portugal Telefone: (+351)253601109Extensão: 604275 Fax: (+351)253601105 Correio electrónico: fantunes@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003 |
Doutoramento Phd |
Sociologia da Educação e Políticas Educativas.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1995 |
Mestrado Master degree |
Educação, Desenvolvimento e Mudança Social
(3 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1989-1993 |
Licenciatura Licentiate degree |
Ciências da Educação
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1987 |
Licenciatura Licentiate degree |
Filosofia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jun/2016-Actual |
Investigador Principal |
Out/2009-Actual |
Professor Associado |
Set/2008-Jul/2009 |
Professor Auxiliar |
Set/2003-Jul/2008 |
Professor Auxiliar |
Jan/2003-Dez/2006 |
Outra Situação |
Set/2004-Ago/2006 |
Outra Situação |
Set/1995-Jul/2003 |
Assistente |
Fev/1996-Nov/2002 |
Investigador Auxiliar |
Set/1994-Jul/1995 |
Estagiário Investigador |
Set/1993-Jul/1994 |
Assistente de Investigação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Políticas de Educação e Formação ao longo da Vida(Docente)
- Políticas Educativas(Docente)
- Sociologia da Educação e da Formação(Docente)
- Coordenação Educativa e Direção de Turma(Docente)
|
Curso»Academic program: Sociologia da Educação e Políticas Educativas Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Políticas de Educação e Formação ao longo da Vida(Docente)
- Sociologia da Educação e da Formação(Docente)
- Políticas Educativas II(Docente)
- Sociologia da Educação(Docente)
- Globalização e Educação de Adultos: Dimensões Europeias(Docente)
- Coordenação Educativa e Direcção de Turma(Docente)
- Políticas Educativas(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida
- Sociologia da Educação e da Formação
- Políticas Educativas II
- Sociologia da Educação
- Globalização e Educação de Adultos: Dimensões Europeias
- Temas de Educação
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida
- Sociologia da Educação e da Formação
- Políticas Educativas II
- Sociologia da Escola
- Sociologia da Educação
- Globalização e Educação de Adultos: Dimensões Europeias
- Temas de Educação
- Sociologia da Educação
- Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Educativos
- Políticas Sociais e Democracia nas Organizações
- Política Educativa
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociologia da Educação
- Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos
- Políticas Sociais e Democracia nas Organizações
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociologia da Educação
- Organização e Administração Escolar
- Prática Pedagógica I
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociologia da Educação
- Organização e Administração Escolar
- Prática Pedagógica I
|
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Jan/2011-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formadora curso de Formação em Liderança Escolar
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Mar/2011-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Participação Reunião de Investigadores com equipa de Peritos OCDE Review on Evaluation and Assessment Frameworks for improving
School Outcomes |
Out/2009-Jul/2013 |
|
Atividade realizada»Activity: Coordenadora área de especialização de Sociologia da Educação e Políticas Educativas |
Mai/2007-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Participação no Seminário sobre Conhecimento, Decisão Política e Acção Pública em Educação |
Mai/2007-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Aula Sobre Regulação europeia e políticas educativas nacionais |
Jan/2005-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Seminário sobre União Europeia e políticas educativas nacionais |
Mai/2006-Mai/2006 |
|
Atividade realizada»Activity: Leccionação da disciplina Educação e Trabalho: perspectivas para o século XXI |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2016- EDUPLACES - Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva-Educating Places: practices, voices and pathways of inclusive education |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/3775/2014.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2004-2006 YOUTRAIN. New Challenges of Youth Training in the Knowledge Society |
Referência do projeto»Project reference: 38/2004. European Commission - Directorate-General for Education and Culture
|
2003-2006 Excelência Académica. Escola para todos e cidadania-Academic Excellence. School for all and citizenship |
Referência do projeto»Project reference: Procº 56668.
|
1996-2002 A Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalização: Modernização Económica, Social e Cultural-The Portuguese Society faced with the Challenges of Globalization: Economic, Social and Cultural Modernization |
Referência do projeto»Project reference: 2/2.1/CSH/637/95.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2010. Públicos Escolares e Regulação da Educação. Lutas Concorrenciais na Arena Educativa. ed. 1, ISBN: 978-989-8151-17-9. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
2. |
Antunes, Fátima. 2008. Nova Ordem Educacional, Espaço Europeu de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida: Actores, Processos e Instituições. Subsídios
para debate. ed. 1, ISBN: 978-972-40-3547-5. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
3. |
Cortesão, Luíza; Stoer, Stephen; Antunes, Fátima; Araújo, Deolinda; Macedo, Eunice; Magalhães, António; Nunes, Rosa; Sá Costa, A. 2007. Na Girândola de Significados: Polissemia de Excelências em Escolas Portuguesas do Século XXI. ed. 1. Porto: Livpsic Legis. |
|
|
|
4. |
Antunes, Fátima. 2004. Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. O Subsistema de Escolas Profissionais
em Portugal (1987/1998). ed. 1, ISBN: 972-8746-19-9. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. |
|
|
|
5. |
Antunes, Fátima. 1998. Políticas Educativas para Portugal, anos 80/90: o Debate acerca do Ensino Profissional na Escola Pública. ed. 1, ISBN: 972-8353-52-9. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. 2016. Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning
of educational change in Portugal. In Adult and Lifelong Education: Global, national and local perspectives, ed. Marcella Milana, John Halford & Vida A. Mohorcic Špolar, 71 - 91. . Oxford: Routledge.
|
|
|
|
2. |
Antunes, Fátima. 2015. Políticas, processos e atores de privatização em Portugal: apontamentos. In Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação, ed. Vera M. V. Peroni, 129 - 143. . São Leopoldo: Oikos. |
|
|
|
3. |
Guimarães, Paula; Antunes, Fátima. 2015. Portugal. In International Perspectives on Older Adult Education: Research, Policies and Practice, ed. Brian Findsen & Marvin Formosa, 345 - 356. . London: Springer. |
|
|
|
4. |
Guimarães, Paula; Antunes, Fátima. 2014. An Inconsistent Policy: Lifelong Learning and Adult Education Policy Towards a Competitive Advantage. In Challenging the ‘European Area of Lifelong Learning’. A Critical Response, ed. George K. Zarifis & Maria N. Gravani, 75 - 86. ISBN: 978-94-007-7298-4. Londres: Springer. |
|
|
|
5. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2014. Quatro décadas de Portugal democrático. O que oferece aos jovens a educação profisional de nível secundário?. In Evasão na Educação: Estudos, Políticas e Propostas de Enfrentamento, 103 - 129. ISBN: 978-85-64124-28-8. Brasília: Dore, R.; Araújo, A.; Mendes, J. (orgs.). |
|
|
|
6. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2014. Cursos de educação e formação, política e pedagogia da educação universal: histórias em torno do saber e do poder na escola. In O social e as políticas educacionais na contemporaneidade: das desigualdades à violência no espaço educacional, ed. M.ª de L. P. de Almeida, L. W. Boneti & Th. Pacievitch, 207 - 245. ISBN: 978-85-7591-332-1. Campinas, SP: Mercado de Letras. |
|
|
|
7. |
Antunes, Fátima. 2013. Reforma do Estado e políticas públicas: a governação em acção. Notas de um estudo no campo da Educação e Formação de Adultos
em Portugal. In Redefinições das Fronteiras entre o Público e o Privado: implicações para a democratização da educação. , ed. Vera M. V. Peroni (org.) , 82 - 119. . Sem local: Liber Livro, Lda.
|
|
|
|
8. |
Antunes, Fátima. 2012. ‘Sintonizar’ a educação para o mercado na ‘Europa’? Da reforma ao ‘chão da fábrica’. In Trabalho e Educação no Século XXI: Experiências Internacionais, 179 - 215. . São Paulo: Xamã. |
|
|
|
9. |
Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. 2012. Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os Cursos de Educação e Formação na voz de alunos e professores. In Educação: História e Política. Uma Discussão sobre Processos Formativos e Socioculturais, 57 - 59. . Campinas - São Paulo: Mercado de Letras. |
|
|
|
10. |
Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. 2012. Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os cursos de educação e formação na voz de alunos e professores. In Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os cursos de educação e formação na voz de alunos e professores, 57 - 100. . São Paulo: Mercado das letras.
|
|
|
|
11. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2010. Notas, pautas e vozes na escola: Exames, rankings e regulação da educação. In Olhares e Interfaces. Reflexões críticas sobre a avaliação, 112 - 146. ISBN: 978-85-249-1623-6. São Paulo: Cortez. |
|
|
|
12. |
Antunes, Fátima. 2010. Interrogações e itinerários de pesquisa em políticas educativas: Outra mudança faz de mor espanto, que não se muda já como
soía.. In Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias, 211 - 250. . Caparica: Mariana Gaio Alves . |
|
|
|
13. |
Antunes, Fátima. 2009. Espaço Europeu de Ensino Superior para uma nova ordem educacional?. In Políticas do Processo de Bolonha, 27 - 57. . Santa Catarina: Mercado das Letras. |
|
|
|
14. |
Antunes, Fátima. 2007. Das políticas europeias às políticas nacionais: educação e professores em transição - dúvidas, incógnitas e princípios comuns. In Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas Europeias, 13 - 27. ISBN: 978-972-8746-54-4. Braga: Centro de investigação de educação e desenvolvimento - Universidade do Minho. |
|
|
|
15. |
Antunes, Fátima. 2001. Os locais das Escolas Profissionais: novos papéis para o Estado e a europeização das políticas educativas. In Transnacionalização da educação. Da crise da educação à Educação da crise, 163 - 208. ISBN: 972-36-0574-0. Porto: Afrontamento. |
|
|
|
16. |
Antunes, Fátima. 2000. Novas instituições e processos educativos: a reforma portuguesa do ensino secundário no contexto comunitário. In Políticas Educativas. O neoliberalismo em educação, 109 - 134. ISBN: 972-0-34157-2. Porto: Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Antunes, Fátima. 2016. "Economising education: From the silent revolution to rethinking education. A new moment of Europeanisation of education?", European Educational Research Journal 15, 4: 410 - 427.
|
|
|
|
2. |
Antunes, Fátima. 2016. "Europeização e educação de adultos: apontamentos", Laplage em Revista 2, 4: 22 - 35.
|
|
|
|
3. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2015. "À la recherche d'une autre éducation. Professeurs et élèves en difficulté: voix et récits d'expériences au Portugal", Éducation et Sociétés 36, 2: 143 - 158.
|
|
|
|
4. |
Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. 2014. " Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning
of educational change in Portugal", Globalisation, Societies and Education 12, 1: 71 - 91.
|
|
|
|
5. |
Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. 2013. "‘Arguments’ for School Choice: A Case Study with Portuguese Parents «Argumentos» para la elección del centro educativo: un
estudio de caso con padres portugueses", Reis.Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 143: 93 - 111. |
|
|
|
6. |
Sarmento, Teresa; Martins, Fernanda; Gomes, Carlos; Antunes, Fátima. 2013. "Class Directors and Parents: Contrasting Principles and Practices", International Journal about Parents in Education 7, 2: 51 - 58. |
|
|
|
7. |
Antunes, Fátima. 2012. " "Tuning’ education for the market in ‘Europe’? Qualifications, competences and learning outcomes: reform and action on the
shop floor"", European Educational Research Journal, 0: 446 - 470.
|
|
|
|
8. |
Antunes, Fátima. 2011. "Governação, reformas do Estado e políticas de educação de adultos em Portugal : pressões globais e especificidades nacionais,
tensões e ambivalências", Revista Crítica de Ciências Sociais, 92: 3 - 29.
|
|
|
|
9. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2010. "Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação", Revista Brasileira de Educação 15, 45: 468 - 486.
|
|
|
|
10. |
Antunes, Fátima. 2010. "Ciências sociais, educação e modernização: diálogos em português. Recensão crítica da obra: António Candeias (2009).Educação,
Estado e mercado no século XX: Apontamentos sobre o caso português numa perspectiva comparada.", Educação, Sociedade & Culturas, 31: 197 - 201. |
|
|
|
11. |
Antunes, Fátima. 2009. "Governance and the European Education Area : regulating education and visions for the ‘Europe’ project", RCCS Annual Review, 0: 0 - 0.
|
|
|
|
12. |
Antunes, Fátima. 2009. "Facetas da democratização: uma escola exigente", Educação em revista 25, 2: 73 - 106.
|
|
|
|
13. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2008. "Vias sinuosas da (des) vantagem em educação : recursos, escolhas e distinções", Tempora, 11: 115 - 129.
|
|
|
|
14. |
Antunes, Fátima. 2008. "Educação e Trabalho. Perspectivas do século XXI", Revista Estudos do trabalho, ano II, 2: 1 - 31.
|
|
|
|
15. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2008. "No fio da navalha. Dar o melhor aos melhores e fazer o possível por todos: a atribuição de professores de turma", Revista de Educação, 1: 43 - 76. |
|
|
|
16. |
Antunes, Fátima. 2007. "O espaço Europeu de Ensino Superior para uma Nova Ordem Educacional?", Educação Temática Digital 9, 0: 1 - 28.
|
|
|
|
17. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2007. "Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção", Revista Portuguesa de Educação 20, 1: 129 - 161. |
|
|
|
18. |
Antunes, Fátima. 2007. "Todo o mundo é composto por mudança, tomando sempre novas qualidades. Recensão crítica da obra João Barroso (org) (2006).
A regulação das políticas Públicas de Educação: espaço, dinâmicas e actores", Sísifo, 4: 113 - 116.
|
|
|
|
19. |
Antunes, Fátima. 2006. "Globalisation and Europeification of Education Policies: routes, processes and metamorphoses", European Educational Reseaech Journal 5, 1: 38 - 56.
|
|
|
|
20. |
Antunes, Fátima. 2006. "Governação e Espaço Europeu de Educação: Regulação da educação e visões para o projecto ‘Europa’", Revista Crítica de Ciências Sociais, 75: 63 - 93. |
|
|
|
21. |
Antunes, Fátima. 2006. "A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo português", Administração Educacional, 6: 46 - 64. |
|
|
|
22. |
Antunes, Fátima. 2005. "Reformas do Estado e da educação: o caso das escolas profissionais em Portugal", Revista Brasileira de Educação, 29: 40 - 51.
|
|
|
|
23. |
Antunes, Fátima. 2005. "Regulação supranacional e governação da educação: dimensão europeia", Administração Educacional, 5: 6 - 19. |
|
|
|
24. |
Antunes, Fátima. 2005. "A Agenda Oculta da Qualificação de Recursos Humanos: Análise em Torno de um Estudo de Caso", Revista de Educação, 1: 107 - 132. |
|
|
|
25. |
Antunes, Fátima. 2005. "Globalização e Europeização das Políticas Educativas: Percursos, processos e metamorfoses", Sociologia, Problemas e Práticas, 47: 125 - 143. |
|
|
|
26. |
Antunes, Fátima. 2005. "Reconfigurações do Estado e da Educação: Novas Instituições e Processos Educativos", Revista Lusófona de Educação, 5: 37 - 62. |
|
|
|
27. |
Antunes, Fátima. 2005. "Reconfigurações do Estado e da Educação: Novas Instituições e Processos Educativos", Reconfigurações do Estado e da Educação: Novas Instituições e Processos Educativos, 005: 37 - 62. |
|
|
|
28. |
Antunes, Fátima. 2005. "Governação global e directrizes internacionais para a educação na União Europeia (entrevista de Olinda Evangelista com Fátima
Antunes)", Perspectiva, 2: 449 - 465. |
|
|
|
29. |
Antunes, Fátima. 2004. "Novas instituições e processos educativos: ", Educação & Sociedade 25, 87: 481 - 511.
|
|
|
|
30. |
Antunes, Fátima. 2004. "Globalização, europeização e especificidade educativa portuguesa: A estruturação global de uma inovação nacional", Revista Crítica de Ciências Sociais, 70: 101 - 125. |
|
|
|
31. |
Antunes, Fátima. 2003. "A gestão da inserção profissional dos jovens. Relações fortes sem sombra de compromisso?", Organizações e Trabalho, 29-30: 61 - 76. |
|
|
|
32. |
Afonso, Almerindo; Antunes, Fátima. 2001. "Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda", Cadernos de pesquisa, 113: 83 - 112.
|
|
|
|
33. |
Antunes, Fátima; Afonso, Almerindo. 2001. "Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda", Cadernos de Ciências Sociais, 21/22: 5 - 31. |
|
|
|
34. |
Antunes, Fátima. 2000. "Novas Diferenciações e Formas de Governação em Educação: o Processo de Criação das Escolas Profissionais em Portugal", Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 16, 1: 31 - 45.
|
|
|
|
35. |
Antunes, Fátima. 1997. "Discursos e projectos para a educação: Diversificar, democratizar, universalizar", Análise Psicológica, 4: 527 - 539. |
|
|
|
36. |
Antunes, Fátima. 1996. "Uma leitura do Livro Branco (sobre crescimento, competitividade, emprego) do ponto de vista da educação.", Educação, Sociedade & Culturas, 6: 95 - 115. |
|
|
|
37. |
Antunes, Fátima. 1995. "Educação, cidadania e comunidade : reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas", Revista Portuguesa de Educação, 8: 191 - 205. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. 2013. "Recognition of prior learning: valuing learning through transitions for individual and collective purposes?", Trabalho apresentado em Bernd Käpplinger; Nina Lichte; Erik Haberzeth & Claudia Kulmus (eds.), In Changing configurations of adult education in transitional times - Conference proceedings, Berlim. |
|
|
|
2. |
Antunes, Fátima. 2011. " Lifelong education and learning, biographical itineraries of transition and reflexivity: observations and interrogations", Trabalho apresentado em Access, learning careers and identities network, In Transitions and identity in learning life, Aveiro. |
|
|
|
3. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2010. "Diversidade de públicos, (des) vantagens em educação e a escola para todos", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro, In Debater o currículo e seus campos, Braga. |
|
|
|
4. |
Antunes, Fátima; Coan, Marival; Cruz, Carlos R. 2010. "Trabalho e Educação em Portugal e no Brasil", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro, In Debater o currículo e seus campos, Braga. |
|
|
|
5. |
Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. 2010. "Rankings, competição e escolhas na administração da educação: um olhar desde as escolas", Trabalho apresentado em IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração
Educacional, In O Governo da escola: Os novos referenciais, as práticas e a formação, Lisboa. |
|
|
|
6. |
Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. 2009. "Famílias, escolas e públicos: argumentos de escolha e escola para todos", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional, In X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
7. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2009. "Notas, pautas e vozes na escola: Exames e regulação da educação", Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Livro de actas IX Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha. |
|
|
|
8. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2007. "Escolhas e (des) vantagens em educação: escolas e famílias em interacção", Trabalho apresentado em IV Congresso Astur-Galaico de Sociologia, In A sociologia e os novos retos, Corunha. |
|
|
|
9. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2006. "Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação", Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre Questões Curriculares/ III Colóquio Luso-Brasileiro, In Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares, Braga. |
|
|
|
10. |
Antunes, Fátima. 2005. "Educação e trabalho: lógicas, processos e (des) articulações. Leituras em torno de estudo de caso", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho: representações sociais, competências e trajectórias profissionais, In Actas do Congresso Internacional Educação e Trabalho: representações sociais, competências e trajectórias profissionais, Aveiro. |
|
|
|
11. |
Antunes, Fátima. 2005. "Novas modalidades de provisão da educação: o subsistema de Escolas Profissionais em Portugal.", Trabalho apresentado em 2.º Congresso Nacional Fórum Português de Administração Educacional, In A escola entre o estado e o mercado, Lisboa. |
|
|
|
12. |
Antunes, Fátima. 2005. "Dimensões Europeias da Educação: sentidos, perplexidades e desafios", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
13. |
Antunes, Fátima. 2002. "Identidades em Construção em Escolas Profissionais", Trabalho apresentado em V Colóquio sobre questões curriculares - testemunhos e interpretação, In Actas do V Colóquio sobre questões curriculares - testemunhos e interpretação (Colóquio Luso-Brasileiro), Braga. |
|
|
|
14. |
Antunes, Fátima. 2002. "Apertando laços entre a educação, a produção e o emprego? As Escolas Profissionais e a gestão da inserção profissional", Trabalho apresentado em II Congresso Luso-Brasileiro, In Actas do II Congresso Luso-Brasileiro - Política e Administração da Educação. Investigação, Formação e Práticas, Braga. |
|
|
|
15. |
Afonso, Almerindo; Antunes, Fátima. 2002. "Educação, cidadania e competitividade: subsídios para um debate", Trabalho apresentado em IV Congresso Português de Sociologia, In Actas do IV Congresso Português de Sociologia, Passados recentes, Futuros Próximos, Oeiras. |
|
|
|
16. |
Antunes, Fátima. 2001. "Escolas profissionais, políticas educativas nacionais e integração europeia. Notas de investigação.", Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional da APSIOT, In Actas do VIII Encontro Nacional da APSIOT. O futuro do trabalho: Novas relações e novas competências, Oeiras. |
|
|
|
17. |
Antunes, Fátima. 1999. "Orientações e mudanças para a educação no contexto comunitário: alguns elementos e breves anotações", Trabalho apresentado em IV Congresso da Sociedade Portuguesa de ciências da Educação, In Actas do IV Congresso da Sociedade Portuguesa de ciências da Educação. Investigar e formar em educação (1.º vol.), Porto. |
|
|
|
18. |
Teixeira, Maria F. M. A. G. 1999. "A transição da escola na vida activa e a redefinição da educação no contexto da integração europeia", Trabalho apresentado em IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Investigar e Formar em Educação (2.º vol.), Porto. |
|
|
|
19. |
Teixeira, Maria F. M. A. G. 1999. "Desigualdades e diferenças na escola: pedagogias, públicos escolares e distribuição do conhecimento", Trabalho apresentado em AAVV, In AAVV, Construir uma Escola Inclusiva, Porto. |
|
|
|
20. |
Antunes, Fátima. 1999. "A comunidade/ União Europeia e a transnacionalização da educação: elementos para debate", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional da AFIRSE/AIPELF, In Educação e Política (vol. II), actas II Congresso Internacional da AFIRSE/AIPELF, Lisboa. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Antunes, Fátima; Barros, Rosanna. 2015. "Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como
instituição parceira", Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, In O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Braga. |
|
|
|
2. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2013. "Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário: Contextos, processos e atores", Trabalho apresentado em XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, In Formação Profissional: Investigação sobre teorias, políticas e práticas, Lisbo. |
|
|
|
3. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2014. "Interrogando a via sinuosa do desenvolvimento na democracia portuguesa: 'Perfis sociais' e fabricação de desigualdades no
ensino secundário", Trabalho apresentado em VIII Congresso Português de Sociologia, In 40 Anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas, Évora.
|
|
|
|
4. |
Antunes, Fátima; Veloso, Esmeraldina; Vilarinho, Emília. 2014. "Atividades, Redes e Lógicas de Ação em Educação: Dispersão do Estado, Governação e Ação Local", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real. |
|
|
|
5. |
Antunes, Fátima; Barros, Rosanna. 2014. "Reconstruir o espaço de ação educacional ou localizar problemas escolares? Interrogações a partir de uma pesquisa exploratória", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real. |
|
|
|
6. |
Antunes, Fátima. 2013. " E (39 anos) depois do adeus, que Estado da Educação?", Trabalho apresentado em Seminário Conselho Nacional de Educação, In O Estado da Educação e as Ciências da Educação: leituras críticas e desafios, Lisboa. |
|
|
|
7. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2009. "Perfis sociológicos e trajetórias escolares nas fileiras do ensino secundário", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: programa, resumos e actas, Braga. |
|
|
|
8. |
Antunes, Fátima; Gomes, Carlos; Martins, Fernanda; Sarmento, Teresa. 2012. "Construir a relação pedagógica em tempos de incerteza: perspectivas e experiências de direcção de turma", Trabalho apresentado em III Congreso Íbero-americano de Política y Administración de la Educación, In Gestión Pedagógica y Política Educativa. Desafíos para la mejora de la formación y profesionalización de los educadores, Zaragoza. |
|
|
|
9. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2012. "Facetas de democratização: públicos, políticas, práticas e percursos escolares", Trabalho apresentado em III Congreso Íbero-Americano de Política y Administración de la Educación, In Gestión Pedagógica y Política Educativa. Desafíos para la mejora de la formación y profesionalización de los educadores, Zaragoza. |
|
|
|
10. |
Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. 2012. "Competitividade e avaliação: o trabalho de alunos e professores em questão", Trabalho apresentado em VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, In Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?, Aveiro. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Antunes, Fátima; Gomes, Carlos; Martins, Fernanda; Sarmento, Teresa. 01 set. 2015. "Direção de Turma: Realidades, Problemas e Desafios na Escola Pública" Nova Ágora Cadernos da Formação - O trabalho do diretor de turma no ensino básico e no ensino secundário, 8 - 19. |
2. |
Antunes, Fátima. 01 jul. 2015. "Políticas, processos e atores de privatização da educaçao em Portugal: apontamentos" Revista ELO, 15 - 24. |
3. |
Antunes, Fátima. 23 mar. 2015. "Educação de Adultos: Défice e incumprimento" A Página da Educação, 28 - 28. |
4. |
Antunes, Fátima. 23 set. 2013. "O regresso do velho vocacionalismo? Dualidades" A Página da Educação, 22 - 23. |
5. |
Antunes, Fátima. 01 ago. 2013. "A via sinuosa: formar uma elite ou educar um povo? Políticas educativas e desenvolvimento recentes no ensino secundário" Revista Diversidades, 8 - 13. |
6. |
Antunes, Fátima. 20 out. 2012. "Jornal a Página da Educação" Pode a educação compensar a sociedade? O eterno retorno do mito ..., 44 - 45. |
7. |
Antunes, Fátima. 21 set. 2012. "Europeização, periferia e subdesenvolvimento: Educação em Portugal 2011/2012" A Página da Educação, 34 - 36. |
8. |
Antunes, Fátima. 20 ago. 2012. "Educação e aprendizagem ao longo da vida, um projecto multifacetado" Newsletter Centro Novas Oportunidades TecMinho, n.º1, 0 - 0.
|
9. |
Antunes, Fátima. 20 ago. 2012. "Jornal a Página da Educação" Pedagogias, competências e mediações: da competency-based training ao projecto Tuning, 15 - 15.
|
10. |
Antunes, Fátima. 29 maio 2012. "Gosto de quase tudo que faço e vivo com um grito a romper-me na garganta" Jornal de Letras, Artes e Ideias, 8 - 8. |
11. |
Antunes, Fátima. 19 jan. 1996. "Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: O debate acerca do ensino profissional na escola pública" Revista Crítica de Ciências Sociais, 157 - 175. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Barros, Fátima A. &. R. 2015. "Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como
instituição parceira". Braga, Portugal: Departamento de Ciências Socia. |
2. |
Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. 2012. "Os Cursos de Educação e Formação (CEFS): Redutos de esperança ou "concentrados' de problemas'"". Sem local: Asociación de Sociología de la.
|
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Antunes, Fátima. Mérito da Obra para Efeitos de Efeitos de Publicação no concurso de Publicações em Ciências Sociais a Humanas,2010 (Parecer). |
2. |
Antunes, Fátima. Projecto SEARA - Sucesso Educativo e Autonomia Relativa Alargada,2006 (Parecer). |
3. |
Antunes, Fátima. Projecto de Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia. Análise comparativa das Políticas Educativas
Europeias à luz do paradigma da Educação/Formação ao longo da Vida,2004 (Parecer). |
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Antunes, Fátima. Liderança escolar,2012 (Extensão e Divulgação Científica). |
2. |
Antunes, Fátima. Liderança escolar,2011 (Extensão e Divulgação Científica). |
3. |
Antunes, Fátima. Políticas de educação para todos: diferença com igualdade?,2010 (Outra). |
4. |
Antunes, Fátima. A aprendizagem ao longo da vida: Portugal no contexto das políticas e práticas europeias,2008 (Outra). |
5. |
Antunes, Fátima. Associação de cooperação entre-margens (ACEM),2007 (Outra). |
6. |
Antunes, Fátima. Sessão temática educação, formação, empreendedorismo, da semana cultural da escola secundária Tomas Pelayo,2007 (Outra). |
7. |
Antunes, Fátima. Conferência plenária educação/formação e a (re) inserção no mercado de trabalho do II congresso nacional da rede portuguesa
das cidades educadoras municípios educadores vs territórios multiculturais,2007 (Outra). |
8. |
Antunes, Fátima. Curso de verão círculo de saberes,2006 (Extensão e Divulgação Científica). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
José da Silva Macedo, Educação e Trabalho: A qualificação para o mundo do trabalho no Ensino Médio na Amazônia, 2013. Tese (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Carlos Renilton Freitas Cruz, Trabalho e educação no meio rural da Amazónia: a família e a escola como agentes formadores, 2010. Tese (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho (Orientador).
|
1. |
Teresinha de Sousa Feitosa, Precarização, flexibilização e intensificação do trabalho docente na expansão dos Institutos Federais: a exploração através
de novos e velhos afazeres, 2016. Tese (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Anna Catharina da Costa Dantas, Políticas Públicas e Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: análise de práticas de avaliação do sistema e contributos
para o debate (2010-2015), 2016. Tese (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Liliane Stelzenberger, Políticas de Educação Profissional Brasileira nos Anos 2002-2008. O caso do Instituto Federal de Santa Catarina, 2013. Tese (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Carlos António de Queiroz, Influência do neoliberalismo nas políticas de acesso e permanência no ensino superior do Brasil. Um estudo comparado no Ceará
e em Portugal , 2013. Tese (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sónia Maria E Sousa Pereira, Formação Contínua de Dirigentes Sindicais: Análise de Necessidades e Conceção de Formação, 2016. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
André Rafael Valente Correia, A Inserção Profissional de Diplomados de Cursos Profissionais: um estudo numa Escola Profissional, 2016. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Andreia Patrícia Lopes Miranda, Avaliação do Impacto da Formação: Um estudo de caso numa organização de formação e consultoria, 2016. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Rita Isabel Magalhães Mendes, A Avaliação da Formação em Contexto Autárquico, 2015. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Fátima Alexandra Campos Barbosa, Da análise de Necessidades de Formação em Contexto Nacional e Organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos. Reflexões
a partir de um estudo de caso, 2014. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Maria Lúcia de Carvalho Rebelo, Análise de necessidades de formação: aproximações e percursos em torno de um caso, 2014. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
Vera Lúcia Duarte de Carvalho, Educação de Adultos, Cidadania e Empregabilidade: discursos teóricos e políticos e práticas num curso EFA EB2+3 de Serviço
de Mesa, 2013. Dissertação (Especialização em Educação de Adultos) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Abel Carlos da Costa Antunes, Cursos EFA e (re)inserção/transição profissional, 2013. Dissertação (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Roberto Luciano Ferreira Lopes, A escola de serviço público e a busca de eficácia no em contexto concorrencial: um estudo de caso numa escola secundária, 2013. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade do Minho (Orientador). |
10. |
Ana Margarida Araújo Martins, Educação de Adultos e a Formação dos seus Profissionais, 2013. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
1. |
Paula Sofia Machado Vilela, Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências: lógicas e práticas de atuação no CQEP, 2016. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Rui Daniel Gonçalves Lopes, Educação não-formal enquanto projecto-projéctil: A Universidade Popular do Porto, 2016. Dissertação (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Maria Hermínia Ferreira Milheiro Nunes Lima, Políticas de Educação para o ensino da língua materna e a promoção da leitura - Discurso(s), contexto(s) de aplicação e conexões
com os resultados em leitura, no PISA (2000-2009), 2016. Dissertação (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Sandra Joaquina de Carvalho Braga, A Inserção no Mercado de Trabalho dos diplomados dos Cursos EFA, CEF e Profissionais , 2013. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Sandrina Maria Pereira Vieira, A Aprendizagem ao Longa da Vida na Iniciativa Novas Oportunidades num enclave entre a Igualdade e Desigualdade de Oportunidades
rumo ao Ensino Superior. Um estudo de caso na região Norte de Portugal, 2013. Dissertação (Especialização em Educação de Adultos) - Universidade do Minho (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Carlos Renilton Freitas Cruz, Ensino Médio ofertado às comunidades do campo: Estudo comparado entre Brasil e Portugal, 2015. Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Vera Peroni, Implicações da relação público-privada para a democratização da educação básica, 2015. Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Rita de Cássia Dias Costa, Rede Certific (Brasil) e Sistemas de Certificação e Reconhecimento de Saberes (Portugal): encontros e desencontros na formulação
e implementação de políticas públicas de reconhecimento de saberes, 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Co-orientador). |
4. |
Marival Coan, Empreendedorismo e Educação: implicações epistemológicas, políticas e práticas., 2010. Universidade Federal de Santa Catarina (Co-orientador). |
1. |
Joana Catarina Dias Lúcio, Territórios de inovação: A dimensão local em práticas inovadoras de educação inclusiva, 2016. Universidade do Minho (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Alexandra Isabel Francisco Duarte. Condições de formulação das políticas públicas: o caso da generalização do ensino profissional, 2004-2009, 2016. Tese (Políticas Públicas) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
2. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Jessika Matos Paes de Barros. Retratos de uma realidade social: trajetórias profissionais de jovens adultos trabalhadores diplomados no PROEJA, 2016. Tese (Educação) - Universidade de Lisboa. |
3. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Rosenilde Nogueira Paniago. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação para a Aprendizagem da Docência Profissional, 2016. Tese (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho. |
4. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Rosa Maria Torte da Cunha. Alfabetização de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: o significado de um desafio para a inclusão social, 2015. Tese (Política Educativa) - Universidade do Minho. |
5. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Fabiane Maia Garcia. Escola, democracia e autonomia: uma análise das políticas e práticas no cotidiano escolar, 2015. Tese (Política Educativa) - Universidade do Minho. |
6. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Xayapheth Chaphichith. Changes in Institutional Governance and Management of Higher Education in Laos: National University of Laos, 2015. Tese (Política Educativa) - Universidade do Minho. |
7. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Ana Patrícia Tavares de Almeida. Atores, regulação e conhecimento nas políticas públicas de construções escolares em Portugal: as escolas de área aberta, 2015. Tese (Educação) - Universidade de Lisboa. |
8. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Alexandre Lopes de Oliveira. A Educação Básica e Secundária e a Formação do Cidadão-Trabalhador do Séc. XXI - Gestão Estratégica das Competências?, 2015. Tese (Educação) - Universidade Aberta. |
9. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Ricardo Morales Ulloa. Los Cambios en la Gobernanza del Sistema Educativo en Honduras: La Política de Desconcentración de la Educación Pré-básica,
Básica y Média (1990-2010), 2013. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto. |
10. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Ana Maria Magalhães Silva Morais. O Processo de Bolonha e a Avaliação das Aprendizagens: um estudo de Práticas em Mudança, 2013. Tese (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho. |
11. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Daniela Andrade Vilaverde Silva. Lógicas de Ação na Educação de Adultos: um Olhar Sociológico e Organizacional, 2013. Tese (Organização e Administração Escolar) - Universidade do Minho. |
12. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Isabel Maria de Ardions Braz de Sousa. Processo de Bolonha e Mudanças no Ensino Superior: Um Estudo no Ensino Superior Politécnico, 2011. Tese (Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
13. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa. Programme for International Student Assessment (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas, 2011. Tese (Educação) - Universidade de Lisboa.
|
14. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Paula Cristina da Encarnação Oliveira Guimarães. Políticas para a Educação de Adultos em Portugal (1996-2006). A emergência da educação para a competitividade, 2011. Tese (Sociologia da Educação) - Universidade do Minho. |
15. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Rosanna Maria Barros Sá. Políticas para a Educação de Adultos em Portugal - a governação pluriescalar da Nova Educação e Formação de Adultos (1996-2006), 2009. Tese (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho. |
16. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria Cecília Pereira dos Santos. A Escola Não Tem Nada a Ver. A construção da experiência social e escolar dos jovens do ensino secundário. Um estudo sociológico
a partir de Grupos de Discussão, 2009. Tese (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho. |
17. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Cláudia Susana Coelho Neves. Estratégias de aprendizagem ao longo da vida na União Europeia. Análise crítica e comparativa das estratégias de aprendizagem
ao longo da de cinco estados-membros, 2009. Tese (Especialidade Educação e Desenvolvimento) - Universidade Nova de Lisboa.
|
18. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Martha Aparecida Santana Marcondes. Avaliação Educacional em Portugal e no Brasil: políticas e práticas no ensino secundário e médio. Contributo para uma análise
sociológica comparada, 2005. Tese (Política Educativa) - Universidade do Minho. |
1. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de António Carlos Martins Carneiro. A Formação em Alternância no Contexto da Formação Profissional: Análise de Ações de Formação e de (Per)Cursos Profissionais, 2015. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho. |
2. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Ana Margarida Duarte Fernandes. A Municipalização da Educação e a Escola a Tempo Inteiro: estudos de caso de duas Câmaras Municipais da região Norte do país, 2013. Dissertação (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho. |
3. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Sílvia Neves Moreira. A Avaliação da Formação: Reflexões a Partir de um Estudo de Caso, 2012. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho. |
4. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Lídia Maria da Silva Calvão Morgados dos Santos. Trajetórias Escolares Atípicas - O Impacto da Bolsa de Mérito no Projeto de Vida dos Estudantes, 2012. Dissertação (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho. |
5. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Marcelo Dante Pereira. Políticas e intervenções da universidade na EA: um estudo comparativo entre uma acção de extensão universitária desenvolvida
em Portugal e outra no Brasil, 2012. Dissertação (Especialização em Educação de Adultos) - Universidade do Minho. |
6. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria do Céu Lourenço Correia do Poço. Os Cursos de Educação e Formação: seleção social ou democratização do ensino, 2012. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade do Minho. |
7. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Carlos Filipe de Almeida Barroso. Os estudos PISA e o ensino das Ciências Físico-Naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações
para a política educacional, 2011. Dissertação (Especialização Análise e Intervenção em Educação) - Universidade Nova de Lisboa. |
8. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Susana Maria da Silva Vieira. Identidade Profissional em Mutação. Um estudo sobre os formadores dos Centros Novas Oportunidades, 2011. Dissertação (Especialização Mediação Educacional e Supervisão da Formação) - Universidade do Minho.
|
9. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Marisa Oliveira Fernandes. O insucesso/abandono escolares no ensino básico: cursos de educação e formação, uma resposta?, 2010. Dissertação (Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho. |
10. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria Olímpia Rodrigues dos Santos. Professores titulares e (outros) professores. Profissão, trabalho e relações entre docentes: breve ensaio sobre um processo
de mudança., 2010. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade do Minho.
|
11. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria Emília Baía Ferra Galvão. A europeização da educação e formação em Portugal (2000-2009): o ensino profissionalizante., 2010. Dissertação (Especialização Análise e Intervenção em Educação) - Universidade Nova de Lisboa. |
12. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria Dulce Pereira Leite de Faria. Escola a Tempo Inteiro: da fase de implementação à fase de estabilização, 2010. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade do Minho. |
13. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Francisco José Oliveira da Costa. Oportunidades de Educação/Aprendizagem ao Longo da Vida. Análise do impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação
de competências a nível secundário no projecto educativo/formativo dos adultos, 2010. Dissertação (Especialização em Educação de Adultos) - Universidade do Minho. |
14. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de José Augusto Moreira Gonçalves Cardoso. Políticas Educativas do XVII Governo Constitucional: o mandato promotor da individualização meritocrática, 2009. Dissertação (Políticas Educativas) - Universidade do Porto. |
15. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Mauro Maisonave de Melo. Globalização e Educação de Jovens e Adultos: uma análise do financiamento brasileiro da EJA nos governos FHC e Lula, 2009. Dissertação (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho. |
16. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Sílvia Raquel da Silva Leite Pereira. A Pedagogia Crítica e Educação de Adultos, 2007. Dissertação (Especialização em Educação de Adultos) - Universidade do Minho. |
17. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria do Carmo Martins Moreira. Avaliação Institucional Escolar. Um estudo exploratório de uma experiência, 2006. Dissertação (Organização e Administração Escolar) - Universidade do Minho.
|
18. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Tânia Sofia Carvalhosa. O trabalho e a(s) cultura(s) profissional(ais) dos directores de turma: um ensaio de análise sociológica, 2006. Dissertação (Sociologia da Educação e Políticas Educativas) - Universidade do Minho. |
19. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria do Céu da Silva Oliveira. Texturas do Ensino Superior: Entre o Ceptro e a Rotina, 2005. Dissertação (Especialização em Políticas do Ensino Superior) - Universidade do Porto. |
20. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Ana Rita da Costa Gomes. A Narrativa enquanto Instrumento de Investigação e de Autoconhecimento, 2005. Dissertação (Especialização em Desporto para Crianças e Jovens) - Universidade do Porto. |
21. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Emília Borges Ribeiro. Uma ética crítica na construção de um discurso democrático, 2004. Dissertação (Organização e Administração Escolar) - Universidade do Minho. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Elisabete Ventura Roque Viais. O Impacto da Agenda Educativa Global na Atividade e Identidade Docentes, 2013. Exame de qualificação (Sociologia) - Universidade de Coimbra. |
2. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Ricardo Morales. Los Cambios en la governanza del sistema educativo en Honduras: la politica de desconcentración de la educación pré-basica
y media (1990-2010), 2011. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto. |
3. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Ademar Horácio Aires. Memória e movimento «Grupos de Estudo», Política Educativa e Profissão Docente, 2010. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto. |
4. |
Antunes, Fátima. Participação no júri de Maria João Brandão. O discurso de avaliação no contexto educativo português. Uma abordagem discursiva da avaliação., 2009. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concurso de Professor Adjunto Adjunt professor tender |
1. |
Antunes, Fátima. Concurso para recrutamento de um posto de trabalho de Professor Auxiliar, da área disciplinar de Políticas de Educação e Formação
- Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. Universidade de Lisboa. |
2. |
Antunes, Fátima. Professor Auxiliar área disciplinar de Políticas de Educação e Formação - Política e Administração Educacional., 2011. Universidade de Lisboa. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
O presente do futuro: ainda estamos longe, mas podemos..., 2016 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / FPCEUC. |
2. |
UE e educação: uma política contraditória. Desafios do desenvolvimento na sociedade/economia do conhecimento, 2016 (Congresso). Nome do evento: XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Viseu; Cidade do evento: Viseu / ESEV. |
3. |
Educação e Formação de Adultos, uma prioridade política frágil na EU e em Portugal? Notas breves, 2016 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Adultos/III Jornada Internacional sobre Educação Social: desafios da educação
de jovens e adultos - Brasil e Portugal; Nome da Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Cidade do evento: Vila Real / UTAD - Auditório B0.01 do Complexo Laboratorial. |
4. |
Trabalho docente, gerencialismo e ajustamento estrutural: a nova ordem educacional do direito humano ao espaço público de
educação, 2012 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação - Pontes para a mudança; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / FPCEUP. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Histórias de uma outra educação: dissonâncias e dualidades em torno do saber e do poder na escola para todos, 2011 (Congresso). Nome do evento: XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Mesa redonda de Políticas e Dilemas de Formação; Cidade do evento: Guarda. |
2. |
I Congresso Ibero-Brasileiro. Espaço Público de Educação: Emergência de Políticas e Práticas de Gestão Local, Regional e Nacional., 2010 (Congresso). Nome do evento: Novas instituições e actores em educação: a EU e o Estado Nacional no lançamento do sistema de Centros Novas Oportunidades; Nome da Instituição: Fórum Português de Administração Educacional; Associação Nacional de Política e Administração Educacional e Forum Europeo
de Administradores de la Educación; Cidade do evento: Elvas, Mérida e Cáceres. |
3. |
I Congresso Ibero-Brasileiro Espaço Público de Educação: Emergência de Políticas e Práticas de Gestão Local, Regional e Nacional, 2010 (Congresso). Nome do evento: Espaço Público de Educação: Emergência de Políticas e Práticas de Gestão Local, Regional e Nacional; Nome da Instituição: Fórum Português de Administração Educacional; Associação Nacional de Política e Administração Educacional e Forum Europeo
de Administradores de la Educación; Cidade do evento: Elvas, Mérida e Cáceres. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Uma outra educação? Os Cursos de Educação e Formação (CEF) na voz de professores e alunos, 2011 (Outra). Nome do evento: Colóquio Olhares; Nome da Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Antunes, Fátima. Revista Portuguesa de Educação, desde 2004/04/01, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
2. |
Antunes, Fátima. Revista Educação, Sociedade & Cultura, desde 2003/02/01, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
3. |
Antunes, Fátima. Revista Portuguesa de Educação, de 2012/09/19 até 2012/04/20, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: CIEd - Instituto de Educação e Psicologia. |
4. |
Antunes, Fátima. Revista Educação, Sociedade & Culturas, de 1996/01/19 até 2006/09/28, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
101 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
21 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
16 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
37 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
37 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
30 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
20 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
11 |
Jornais de notícias Newspapers |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
3 |
Trabalhos técnicos Technical works |
3 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
8 |
Dados complementares (Additional data) |
85 |
Orientações Orientations |
28 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
43 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
8 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
5715
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
17-11-2019
às
13:05:04
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|