O Departamento de Gestão e Economia (DGE) foi criado em 1997 com a aprovação dos Estatutos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), tendo as suas origens no curso de Gestão Comercial existente na ESTG desde o início do seu funcionamento, no ano letivo de 1989/1990.
O DGE, com um corpo docente composto por cerca de 65% de doutorados, e onde cerca de 20% alia a sua atividade de docente com o mundo empresarial é responsável pela lecionação de cursos de licenciaturas, mestrados, pós-graduações e os recém criados técnicos superiores profissionais .
No âmbito da internacionalização destaca-se a participação em projetos internacionais como o Intensive Erasmus que envolveram 16 universidades de 8 países europeus (Espanha, Holanda, França, Portugal, Letónia, Lituânia, Bélgica Finlândia) e outros que potenciam as relações internacionais de alunos e docentes, como o caso dos protocolos com as universidades brasileiras UNIVATES, FEEVALE e UNISUL onde anualmente alguns alunos concluem um semestre letivo.
Por fim, salienta-se a estreita ligação entre o DGE e o tecido empresarial da região quer através de estágios, aulas abertas, visitas de estudo ou ainda prestação de serviços.
Oferta Formativa
TeSP » Licenciaturas » Mestrados » PG.
Contabilidade e Finanças (regimes diurno e pós-laboral)
Este projecto, iniciado em 2010, tinha como objecto primordial a noção de envelhecimento em termo lato, olhando para o tema numa perspectiva europeia e sob os prismas económico, social, financeiro e de saúde. O objectivo era, de uma forma pluridisciplinar e cultural, encontrar formas de lidar com o envelhecimento baseadas na sustentabilidade e cidadania….
Accounting for sustainability
O projecto HedFin Accounting for Sustainibility pretende que alunos portugueses, belgas, holandeses e filandeses estudem o tema da sustentabilidade sob diferentes perspectivas, tais como a contabilidade ambiental, o desenvolvimento sustentável ou a sustentabilidade empresarial…..
Cross Border Health Care – IP
O tema do projeto é o acesso aos cuidados de saúde num país estrangeiro tendo por base a análise da Diretiva Europeia 2011/24/EU e do Regulamento 883/2004. Os trabalhos são desenvolvidos em grupos multiculturais e multidisciplinares.
Objetivo
Este projecto, iniciado em 2010, tinha como objecto primordial a noção de envelhecimento em termo lato, olhando para o tema numa perspectiva europeia e sob os prismas económico, social, financeiro e de saúde. O objectivo era, de uma forma pluridisciplinar e cultural, encontrar formas de lidar com o envelhecimento baseadas na sustentabilidade e cidadania.
O envelhecimento da população na Europa é um assunto que tem vindo a preocupar as mais altas instâncias políticas. Em 2008 a Comissão Europeia publicou um relatório sobre o tema no qual incentivava os países europeus a implementar medidas que fossem mais que uma série de medidas para cumprir promessas eleitorais.
No final do projecto os alunos devem ter um melhor entendimento sobre o envelhecimento e as problemáticas associadas a nível económico, financeiro, social e de saúde, numa perspectiva mais solidária e sustentável.
Para além de ser um projecto pluridisciplinar, o uso do inglês como idioma de trabalho ajuda os estudantes a melhorar as suas competências, essencial para o enquadramento num mercado de trabalho multinacional.
Lille – França de 13 a 25 março de 2011 Leiria – Portugal de 11 a 24 de Março de 2012 Joenssu – Finlândia de 10 a 23 março de 2013
ESEnfermagem Coimbra
Institut Universitaire de Technologie A de Lille (França)
North Karelia University of Applied Sciences (Filandia)
Valenciennes et du Hainaut-Cambrésis (França)
Universitat de Girona (Espanha)
Kemi-Tornio University of Applied Sciences (Filandia)
Banku Augtskola School of Business and Finance (Letónia)
Haute École de Namur (Bélgica)
Funcionamento
Participam dois professores e 6 estudantes de cada instituição envolvida, numa ação Internacional cujo objectivo é pôr alunos e professores de diferentes contextos culturais a trabalhar na investigação de soluções para a resolução de um problema base. O objetivo é de uma forma pluridisciplinar e cultural encontrar formas de lidar com o envelhecimento baseadas na sustentabilidade e cidadania. Mais informação pode ser encontrada no site www.mep_activeageing.ipleiria.pt, onde o trabalho desenvolvido nos 3 anos está patente.
Objetivo
O projeto HedFin Accounting for Sustainability pretende que alunos portugueses, belgas, holandeses e finlandeses estudem o tema da sustentabilidade sob diferentes perspectivas, tais como a contabilidade empresarial.
Os estudantes irão analisar os relatórios de sustentabilidade de diferentes setores nos vários países e apresentam as principais conclusões aos seus colegas e docentes.
A língua oficial do projeto é o inglês.
Coordenação científica na ESTG
Equipa docente ESTG
Datas e local da realização do projeto
Parceiros
Doutora Maria Eduarda Fernandes
Doutora Eduarda Fernandes (2013, 2014) Doutora Maria João Jorge (2012) Doutora Liliana Pimentel (2012)
Leiria – Portugal 17 a 19 de março de 2014 Leiria – Portugal de 11 e 12 de março de 2013 Bruge – Bélgica março de 2012
Katholieke Hogeschool Brugge-Oostende, Bélgica
Avans Breda, Holanda
Tampere University of Applied Sciences
Aulas do projeto, março 2014
“Sustainability Reports and Assurance. An overview of the Portuguese case” (Teresa Eugénio, ESTG/IPL)
“Are there relations to be found between the level of sustainability and the financial performance of companies?” (Jan Peters/AvansSchool, Netherlands)
Objetivo
O tema do projeto é o acesso aos cuidados de saúde num país estrangeiro tendo por base a análise da Diretiva Europeia 2011/24/EU e do Regulamento 883/2004. Os trabalhos são desenvolvidos em grupos multiculturais e multidisciplinares.
No site www.cbhc.be estão disponíveis mais informações.
Coordenação científica na ESTG
Equipa docente ESTG
Parceiros
Doutora Elisabete Duarte
Doutora Elisabete Duarte (2013,2014) Doutora Maria João Jorge (2013,2014) Doutor José Luís Martins (2014) Doutora Paula Simões (2014) Doutora Cátia Crespo (2014) Dr. Ricardo Marques (2014)
HOWEST – Belgica
Tomas Bata University in Zlín – República Checa
Kauno University of Applied Sciences – Lituania
Universitat de Girona – Espanha
Hanzehogeschool Groningen – Holanda
Funcionamento
O projeto decorre em três anos, participando em cada um dos anos dois professores por escola e 10 alunos. As equipas de trabalho são multinacionais.
No ano 2013 o projeto decorreu em Brugges, Bélgica e em 2014 em Leiria, Portugal.
No programa de trabalho incluíram-se também visitas e momentos sociais.