Licenciatura em Marketing
Apresentação do curso
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Objetivos
O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:
- Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio
- Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação
- Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais
- Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio
- Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa
- Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito
- Gerir a força de vendas e equipas de trabalho
- Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos
- Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas
- Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social
- Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral
- Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação
- Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico
Área de estudo
Direito, Ciências Sociais e Serviços
Plano curricular
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 9205201 | Marketing Estratégico | S1 | 6 | 60 h |
| 9205202 | Métodos Quantitativos | S1 | 6 | 60 h |
| 9205203 | Introdução à Gestão | S1 | 5 | 60 h |
| 9205204 | Tecnologias de Informação em Marketing | S1 | 5 | 60 h |
| 9205205 | Contabilidade Financeira | S1 | 6 | 60 h |
| 9205206 | Inglês | S1 | 2 | 30 h |
| 9205207 | Comportamento do Consumidor | S2 | 6 | 60 h |
| 9205208 | Contabilidade de Gestão | S2 | 6 | 60 h |
| 9205209 | Marketing Operacional | S2 | 6 | 60 h |
| 9205210 | Fundamentos de Economia | S2 | 5 | 60 h |
| 9205211 | Estatística Aplicada ao Marketing | S2 | 6 | 60 h |
| 9205212 | Modelos e Técnicas de Comunicação | S2 | 1 | 15 h |
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 9205213 | Distribuição e Merchandising | S1 | 5 | 45 h |
| 9205214 | Gestão e Negociação Comercial | S1 | 5 | 45 h |
| 9205215 | Estudos de Mercado | S1 | 6 | 60 h |
| 9205216 | Gestão de Recursos Humanos | S1 | 6 | 60 h |
| 9205217 | Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento | S1 | 5 | 60 h |
| 9205218 | Database Marketing | S1 | 3 | 45 h |
| 9205219 | Marketing Internacional | S2 | 6 | 60 h |
| 9205220 | Produção de Conteúdos | S2 | 5 | 60 h |
| 9205221 | Comunicação em Marketing | S2 | 6 | 60 h |
| 9205222 | Direito Aplicado ao Marketing | S2 | 6 | 60 h |
| 9205223 | Finanças Empresariais | S2 | 6 | 60 h |
| 9205224 | Seminário de Marketing | S2 | 1 | 15 h |
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 9205225 | Estratégia Empresarial | S1 | 6 | 60 h |
| 9205226 | Marketing Digital | S1 | 6 | 60 h |
| 9205227 | Gestão de Marcas | S1 | 6 | 60 h |
| 9205228 | Comunicação Visual e Design Gráfico | S1 | 5 | 60 h |
| Opção I | S1 | 5 | ||
| 9205230 | Inovação e Empreendedorismo | S1 | 2 | 30 h |
| Opção II | S2 | 15 | ||
| 9205232 | Design e Marketing de Novos Produtos | S2 | 5 | 60 h |
| 9205233 | Marketing Relacional c) | S2 | 5 | 60 h |
| 9205234 | Marketing de Serviços c) | S2 | 5 | 60 h |
Saídas profissionais
- Diretor geral/administrador
- Diretor comercial
- Diretor de marketing
- Diretor de comunicação
- Diretor de vendas
- Diretor de marketing direto
- Gestor de produto
- Gestor de marcas
- Gestor de cliente
- Gestor de loja
- Gestor de bases de dados
- Gestor de logística e Distribuição
- Consultor de marketing
- Relações Públicas
- Analista de mercado
- Técnico de merchandising
- Técnico de publicidade
- Técnico comercial
- Promotor de vendas
- Docente nas áreas de marketing
Condições de acesso
Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Outros acessos preferenciais
Vagas: 10%
Cursos com acesso preferencial: 086, 602, 604, 606, 831, 832, G76, G80, P28, P51, P64
Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao IPLeiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Mais informações
Plano de estudos
Despacho n.º 7612/2015, D. R. n.º 132, 2ª série de 09-07-2015
Contactos
Serviços Académicos
