Curriculum Vitae

Francisco Luís Baptista de Sá Machado

Data da última atualização »Last update : 16/03/2019


Francisco Luís Baptista de Sá Machado. É Professor Auxiliar no Instituto Universitário da Maia. Publicou 7 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 1 livro publicados. Participou em 30 eventos no estrangeiro e 35 em Portugal. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 57 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2684956063279191


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Francisco Luís Baptista de Sá Machado
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Machado, Francisco
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Universitário da Maia
Av. Carlos Oliveira Campos
S. Pedro Avioso
4475-690 Maia
Portugal
Telefone: (+351)229866000
Fax: (+351)229825331
Correio electrónico: fmachado@ismai.pt
Homepage: www.ismai.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2001-2008 Doutoramento
Phd
Psicologia (4 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1996-2000 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (4 anos » years) .
Instituto Universitário da Maia, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Universitário da Maia
Set/2001-Actual Professor Auxiliar

Instituto CRIAP
Jan/2009-Out/2013 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Universitário da Maia
Set/2010-Actual
Curso»Academic program: Psicologia Escolar e da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Modelos de Orientação Vocacional(Regente)
  • Intervenção em Orientação Vocacional(Regente)
  • Módulo de Orientação em Psicologia Escolar e da Educação(Regente)
  • Modelos de Psicologia Escolar e da Educação(Regente)
  • Prevenção da Delinquência e Criminalidade(Regente)
  • Orientação de Estágios(Regente)
  • Orientação de Dissertações(Regente)


Set/2009-Actual
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Escolar(Regente)


Fev/2008-Actual
Curso»Academic program: Psicologia Clínica e da Saúde

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Modelos de Orientação Vocacional(Regente)
  • Intervenção em Orientação Vocacional(Regente)
  • Orientação de Estágios(Regente)
  • Orientação de Dissertações(Regente)


Fev/2007-Actual
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação(Docente)


Set/2008-Jul/2014
Curso»Academic program: Psicologia da Justiça

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prevenção da Delinquência e Criminalidade(Docente)


Set/2008-Jul/2014
Curso»Academic program: Psicologia da Justiça

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Orientação de Dissertação(Regente)
  • Orientação de Estágios(Regente)


Fev/2012-Jun/2012
Curso»Academic program: Psicologia da Justiça

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Intervenção em Psicologia da Justiça(Docente)


Set/2010-Jun/2012
Curso»Academic program: Psicologia Escolar e da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação(Regente)


Set/2008-Jul/2010
Curso»Academic program: Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Orientação de Dissertação(Regente)
  • Orientação de Estágio(Regente)


Set/2008-Jun/2010
Curso»Academic program: Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Orientação Vocacional(Regente)


Set/2007-Jun/2010
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Psicológica(Docente)


Set/2006-Jul/2007
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Investigação em Psicologia(Docente)


Set/2006-Jul/2007
Curso»Academic program: Aconselhamento Psicossocial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Investigação em Psicologia(Docente)


Set/2001-Jul/2006
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teoria e prática da Orientação Escolar e Vocacional


Set/2005-Fev/2006
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Social(Docente)


Set/2004-Jul/2005
Curso»Academic program: Aconselhamento Psicossocial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Escolar(Regente)


Fev/2003-Jul/2005
Curso»Academic program: Aconselhamento Psicossocial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos e técnicas terapêuticas II(Docente)




Instituto CRIAP
Jan/2009-Out/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento de Competências Sociais, Resolução de Conflitos e Relacionamento Interpessoal em crianças e adolescentes.(Regente)
  • Orientação Vocacional com Adolescentes(Regente)
  • Supervisão de casos(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Universitário da Maia
Set/2014-Actual
Membro de Conselho Científico


Mai/2013-Jul/2013
Coordenador da comissão do ISMAI de avaliação/acreditação do mestrado em Psicologia Escolar e da Educação pela A3ES


Jan/2011-Nov/2011
Coordenador da comissão do ISMAI de avaliação e acreditação do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação pela A3ES


Set/2007-Jul/2010
Membro do Conselho Pedagógico


Set/2008-Dez/2009
Membro da comissão de criação e desenvolvimento da proposta de implementação do 2º ciclo de estudos (Mestrado) em Psicologia Escolar e Educação no ISMAI, submetido à aprovação do Ministério da Educação e aprovada pelo mesmo em Dezembro de 2009


Fev/2008-Jul/2009
Membro de Conselho Científico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Universitário da Maia
Set/2012-Actual Mestrado em Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem,Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento
- Coordenador de Curso


Set/2010-Actual Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação,Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento
- Coordenador de Curso




Instituto CRIAP
Jan/2009-Out/2013 Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes,Psicologia
- Coordenador de Curso






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto Universitário da Maia
Set/2010-Actual
Serviço realizado»Executed service:

Colaborador no CASP (Centro de Apoio e Serviço Psicológico






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Instituto Universitário da Maia
Out/2015-Out/2015
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista convidado para o III Encontro de Psicologia da Junta de Freguesia de Esmoriz, Ovar


Mai/2015-Mai/2015
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista no seminário subordinado ao tema "Adolescência e Sobredotação", Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Porto


Mai/2015-Mai/2015
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista no seminário sobre a "A importância da expressão de carinho no desenvolvimento e rendimento escolar de crianças e adolescentes", Externato S. Miguel, Ovar


Mai/2015-Mai/2015
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista no seminário do programa "Artways" da UMAR, subordinado ao tema "Prevenção da Violência de Género e Inovação Curricular", FPCEUP, Porto


Jan/2015-Jan/2015
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista no seminário subordinado ao tema "Bullying e Prevenção da Violência Escolar", Escola Secundária Arquiteto Oliveira Ferreira, Arcozelo, Vila Nova de Gaia


Mai/2014-Mai/2014
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista no seminário do programa "Mudanças com Arte" da UMAR, subordinado ao tema da prevenção da violência de género em contexto escolar, FEUP, Porto


Mar/2014-Mar/2014
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista no I Encontro de Psicologia de Esmoriz sobre "O Paradigma Atual da Educação", Junta de Freguesia de Esmoriz, Ovar


Mar/2014-Mar/2014
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferencista no seminário subordinado ao tema do "Bullying e Prevenção da Violência Escolar", Escola E.B. 2/3 de Jovim, Gondomar


Nov/2013-Nov/2013
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Seminário sobre Violência e Ciclo de Vida organizado pela organização "Mil Razões" na Universidade Católica Portuguesa, Porto


Nov/2013-Nov/2013
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Palestrante no seminário do programa "Mudanças com Arte"; da UMAR sobre prevenção da violência de género em contexto escolar, FPCEUP, Porto


Jan/2013-Jan/2013
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Seminário sobre Comportamentos Desviantes e de Risco em Adolescentes, Agrupamento de Escolas de Matosinhos, Matosinhos


Dez/2012-Dez/2012
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Palestrante na II Reunião Anual da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional, Porto


Out/2012-Out/2012
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Seminário sobre "Reflexões sobre a Comunidade Cabo-Verdiana: investigação e acção", ISMAI


Mar/2012-Mar/2012
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Seminário sobre a "Importância da afectividade no Desenvolvimento Infantil", Câmara Municipal de S. João da Madeira


Mai/2009-Mai/2009
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Formação para pais subordinada ao tema da participação dos pais na escola e no acompanhamento dos filhos, Semana da Família, Câmara Municipal da Maia


Mai/2009-Mai/2009
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Formação com professores subordinado ao tema da "Violência e Relacionamentos Interpessoais em Contexto Escolar", Instituto Português de Neuropsicologia (IPNP)


Abr/2009-Abr/2009
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Seminário sobre Indisciplina e Violência Escolar, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga


Abr/2009-Abr/2009
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Seminário sobre Violência Escolar, Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua


Fev/2009-Fev/2009
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Seminário sobre Violência em Contexto Escolar, Escola E.B. 2/3 Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia


Mar/2007-Mar/2007
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Formação para professores subordinada ao tema do Bullying, Escola E.B. 2/3 Maria Lamas


Abr/2005-Abr/2005
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Formação de Professores subordinada ao tema da Violência Escolar, Escola E.B. 2/3 António Ferreira Gomes, Ermesinde


Nov/2004-Nov/2004
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Palestrante no Colóquio do 10º Aniversário do Ano Internacional da Família da Junta de Freguesia de Ramalde, Porto






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Representações e significações de saúde, doença e bem-estar ao longo do ciclo vital

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
2. Stress, Burnout e Desordens emocionais em contexto de trabalho

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
3. IFARP – International Father Acceptance-Rejection Project

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
4. Percursos de vida: A percepção de Aceitação-Rejeição parental e sua expressão ao longo do ciclo vital

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
5. Violências no namoro

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
6. Delinquência e Vitimação de jovens estrangeiros/as

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
7. Parental power-prestige and the effects of paternal versus maternal acceptance on the psychological adjustment of offspring

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
8. Aceitação-Rejeição Parental e sua expressão no desenvolvimento e ajustamento psicológico

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
9. Psicologia Escolar, da Educação e do Desenvolvimento: Aceitação-Rejeição Interpessoal

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
10. Aceitação-Rejeição Interpessoal: O reflexo da expressão de afecto sobre o ajustamento de crianças e adolescentes aos contextos familiar, escolar e comunitário

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
11. The Importance of Teacher Love: Cross-Cultural research group on the importance of Teacher Acceptance-Rejection for Child and Adolescent Development, Adjustment and Well-being.

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
12. Psicologia Escolar, da Educação e Desenvolvimento




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Psicólogo/Orientador de Estágios Profissionais.
Actual “International Society for Interpersonal Acceptance and Rejection” (ISIPAR), Membro.
Investigador Presidente (2018-2020).
Actual Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira, Membro.
null.
Set/2013 - Actual International School Psychology Association, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Machado, Márcia; Machado, Francisco. eds. 2015. New Paths for Acceptance: Opening Awareness in Interpersonal Acceptance-Rejection ed. 1. Boca Raton, Florida: BrownWalker Press.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Baptista, Nuno; Machado, Francisco; Machado, Márcia. 2015. Peer and Teacher Acceptance and Academic Self-efficacy: An Iberian Study.  In New Paths for Acceptance: Opening Awareness in Interpersonal Acceptance-Rejection, ed. Márcia Machado & Francisco Machado, 83 - 92. . Boca Raton, USA: BrownWalker Press.
2. Machado, Márcia; Machado, Francisco; Oliveira, Ângela. 2015. Parental and Best-friend Acceptance, Self-Efficacy and Self-Esteem in ADHD Students.  In Innovative Practice and Interventions for Children and Adolescents with Psychosocial Difficulties and Disorders, ed. Elias Kourkoutas and Angie Hart, 275 - 294. . Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing.
3. Vieira, Edite; Machado, Francisco; Machado, Márcia. 2014. The Role of teacher acceptance on students' self-regulation and school achievement.  In Psychological and Educational approaches in times of crisis: exploring new data, 61 - 78. . Niagara Falls, NY, USA: Untested Ideas Research Centre.
4. Machado, Márcia; Machado, Francisco. 2012. Adapting to University Life: The Role of Parental Acceptance-Rejection in the Way Portuguese College Students Experience and Adapt to University.  In Expanding Horizons. Current Research on Interpersonal Acceptance, ed. K.J. Ripoll-Núñez, A.L. Comunian & C.M. Brown, 125 - 144. . Boca Raton, Florida: Brown Walker Press.
5. Machado, Francisco; Machado, Márcia. 2012. Prevenção da Violência Escolar.  In Intervenção psicológica e social com vítimas. Crianças , ed. Sofia Neves, 163 - 196. . Coimbra: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Neves, Ana S; Cameira, Miguel; Machado, Márcia; Duarte, Vera; Machado, Francisco. 2016. "Beliefs on Marital Violence and Self-Reported Dating Violence: A Comparative Study of Cape Verdean and Portuguese Adolescents", Journal of Child & Adolescent Trauma, 1: 1 - 8.
2. Formiga, Nilton; Duarte, Vera; Neves, Sofia; Machado, Márcia; Machado, Francisco. 2015. "Escala de Condutas Antissociais e Delitivas: Estrutura Fatorial da Versão Portuguesa", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 4: 718 - 727.
Factor de Impacto: 0.1412.

3. Machado, M.; Machado, F.; Neves, S.; Favero, M.. 2014. "How Do Parental Acceptance-Rejection, Power, and Prestige Affect Psychological Adjustment? A Quantitative Study With a Sample of Portuguese College Students", Cross-Cultural Research 48, 3: 295 - 304.
Factor de Impacto: 1.212.


Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Machado, Francisco; Machado, Márcia; Dias, Andreia. 2014. " O Sonho Vocacional – Pais, Professores e a Construção de Carreira ", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa.
2. Machado, Francisco; Machado, Márcia; Azevedo, Marisa. 2014. "Perceção de Aceitação-Rejeição pelo Profesor, Processos de sala de aula e Desempenho Académico", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Rohner, Ronald P; Filus, Ania; Melendez-Rhodes, Tatiana; Kuyumcu, Behire; Machado, Francisco; Roszak, Joanna; Hussain, Sadiq; Chyung, Yun-Joo; Senese, Vincenzo P; Daneshmandi, Saeede; Ashdown, Brien K; Giovazolias, Theodoros; Glavak-Tkalic, Renata; Chen, Siyi; Uddin, M. K; Harris, Scott; Gregory, Nilgun; Fávero, Marisalva; Zahra, Samar; Lee, Julie; Miranda, Maria C; Izadikhah, Zahra; Brown, Carrie M; Giotsa, Artemis; Vulic-Prtoric, Anita; Li, Xuan; Khaleque, Abdul; Karadeniz, Gülçin; Machado, Márcia; Gul, Sana; Bacchini, Dario; Faherty, Amanda N; Zoroja, Andrea; Aktar, Rumana; Perrella, Raffaella; Camden, Abigail A; Hossain, M. A; Roy, Kishor. 2019. "Psychological Maladjustment Mediates the Relation Between Remembrances of Parental Rejection in Childhood and Adults’ Fear of Intimacy: A Multicultural Study", Cross-Cultural Research, 2: 106939711882299 - 106939711882299.
2. Santos Fernandes, S; Machado, Márcia; Machado, Francisco. 2015. "Parental Acceptance, Parental Stress, and Quality of Life: A study with parents of ADHD Children", Italian Journal of Special Education for Inclusion, 1: 71 - 83.
3. Favero, M.; Pinto, S.; Ferreira, F.; Machado, F.; Del Campo, A. 2015. "Hazing Violence: Practices of Domination and Coercion in Hazing in Portugal", Journal of Interpersonal Violence, 30(21): 1 - 22.
4. Grilo, Inês; Machado, Francisco; Machado, Márcia. 2012. "A Importância da Perceção de Aceitação-Rejeição no Envolvimento com a Escola e no Rendimento Académico", Diversidades, 37: 4 - 11.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Alexandra Santos, Violência no namoro em jovens que vivenciam pobreza e exclusão social, 2014. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
2. Ana Isabel Coelho Taveira da Silva, Estudo sobre a influência da percepção de aceitação-rejeição parental na empatia, 2014. Dissertação (Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
3. Joana Martins, A Percepção de aceitação-rejeição pelo professor, os comportamentos disruptivos e a resiliência, 2014. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
4. Joana Sofia Rodrigues de Sousa e Silva, Efeitos da perceção de aceitação-rejeição pelo(a) professor(a) sobre o ajustamento psicológico e desenvolvimento moral de adolescentes, 2014. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
5. Eduardo Costa, A Percepção de aceitação-rejeição pelo professor e suas influências na criatividade do aluno, 2014. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
6. Silvana Santos Fernandes, Aceitação-rejeição parental face a uma criança com hiperatividade e défice de atenção: stress parental e qualidade de vida, 2014. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
7. Joana Miguel Silva Matos Magalhães, Aceitação-rejeição interpessoal, ansiedade face aos testes e rendimento académico em alunos do 2º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
8. Ana Almeida Silva, Aceitação-Rejeição parental e aceitação-rejeição do parceiro íntimo vivenciada pelo pai após o nascimento do primeiro filho, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
9. Inês Barbosa, Aceitação-rejeição, saúde mental e estratégias de coping em pais e mães de crianças/adolescentes com perturbações do espectro autista, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
10. Inês Mafalda Almeida Barbosa, Aceitação-rejeição, saúde mental e estratégias de coping em pais e mães de crianças/adolescentes com perturbações do espectro autista, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
11. Ana Raquel Andrade, A Aceitação-Rejeição do Parceiro Íntimo e as Atitudes e Conhecimentos sobre as Infeções Sexualmente Transmissíveis na Senioridade, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
12. Ana Isabel Silva Almeida, Aceitação-rejeição parental e aceitação-rejeição do/a parceiro/a íntimo/a vivenciada pelo pai após o nascimento do/a primeiro/a filho/a, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
13. Ana Sofia Martins Fragoso, Percepção de aceitação-rejeição pelo grupo de pares face a adolescentes com deficiência motora, 2013. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
14. Ana Lúcia Vales Carneiro, A violência no namoro em jovens portugueses, 2013. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
15. Vânia Araújo, A perceção de aceitação-rejeição parental e a sua relação com a regulação emocional do adolescente, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
16. Ana Raquel Martins Andrade, A aceitação-rejeição do parceito íntimo e as atitudes e conhecimentos sobre as infecções sexualmente transmissíveis na senioridade, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
17. Vânia Sofia Ferreira Araújo, A percepção de aceitação-rejeição parental e a sua relação com a regulação emocional do adolescente , 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
18. Carmen Vitória de Magalhães Mendes, Repercussões do anúncio da deficiência dos filhos nas dinâmicas relacionais das famílias, 2012. Dissertação (Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
19. Edite Sofia Pereira Vieira, Aceitação-rejeição do professor e rendimento académico: papel das dimensões causais e autoeficácia, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
20. Bruno Manuel Vendas Barros, A importância da perepção de aceitação-rejeição parental e do ajustamento psicológico no desenvolvimento social de jovens adolescentes., 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
21. Maria Lucinda da Cunha Miranda, O papel da parentalidade e da competência social no desempenho académico e na aceitação pelos pares, 2012. Dissertação (Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
22. Natacha Micaela Barbosa Pacheco, Estratégias de Self-handicapping: relação com a percepção de aceitação-rejeição do professor, autoconceito de competência e rendimento académico, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
23. Susana Cristina Pereira Alves de Magalhães, O papel do conhecimento emocional da aceitação pelos pares e desempenho académico: um estudo exploratório, 2012. Dissertação (Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
24. Vera Lúcia Alves Barbosa, A formação profissional em alternância e o desenvolvimento vocacional dos jovens, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
25. Marisa Azevedo Chaminé, Perceção de aceitação-rejeição pelo professor nos processos de sala de aula e no desempenho académico, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
26. Andreia Daniela Cerqueira Dias, O sonho vocacional: Pais, Professores e a Construção de Carreira, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
27. Carla Andreia Ramos Rodrigues, Sintomatologia depressiva na adolescência. O papel da sobreproteção parental, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
28. Carlos André Nogueira Oliveira, Amora parental (in)condicional: estudo sobre a influência da percepção de aceitação-rejeição parental em homossexuais, lésbicas e bissexuais, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
29. Catarina Maria Ferreira de Almeida, O papel da perceção de rejeição parental no desenvolvimento de sensibilidade à rejeição e de condutas antissociais e delinquentes, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
30. Bárbara Natacha de Carvalho Dias, A influência parental no ajustamento psicológico e no processo de decisão vocacional: um estudo em alunos do 9º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
31. Nuno Jorge Mesquita Baptista, Estudo ibérico sobre a influência da percepção de aceitação-rejeição pelo grupo de pares e pelo professor no desempenho académico, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
32. Sílvia Joana Lopes Abreu, O papel da percepção de aceitação-rejeição parental na severidade dos sintomas da perturbação do espectro autista e no ajustamento psicológico familiar, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
33. Edite Silva, A Aceitação-Rejeição parental percebida pelos pré-adolescentes filhos de pais divorciados e separados e as dinâmicas familiares actuais, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
34. Maria Luísa Coelho, Aceitação-Rejeição do professor: Auto-eficácia, motivação, desempenho académico, 2012. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
35. Vítor Hugo Machado de Sousa Monteiro, Percepção de aceitação-rejeição do grupo de pares e do professor: a sua expressão na motivação para o sucesso dos adolescentes, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
36. Inês Seromenho Matos Grilo, Percepção de aceitação-rejeição parental e percepção de aceitação-rejeição pelo professor: a sua expressão no sucesso escolar dos adolescentes., 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
37. Joana Sofia Oliveira Gouveia, O impacto da percepção de aceitação-rejeição parental no consumo de substâncias ilícitas, 2011. Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
38. Diana Mendes Frutuoso Salgado, A aceitação-rejeição parental e os comportamentos sexuais de risco na adolescência, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
39. Pedro Miguel Coelho da Silva, Atividades rotineiras e organizações criminosas: um estudo da criminalidade urbana no Distrito do Porto, 2011. Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
40. Véronique Pereira, A percepção de aceitação-rejeição parental face a um filho adicto. Um estudo sobre a importância do ambiente familiar e da motivação no processo de recuperação, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
41. Ana Carolina de Pinho Nogueira Freire, Percepção de Aceitação-Rejeição por parte dos professores, motivação e autoestima numa amostra de alunos com insucesso escolar, 2011. Dissertação (Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
42. Cláudia Cristina Mastins Morais, O adolescente: a importância dos pais e do melhor amigo na conduta disruptiva e nos objectivos de vida, 2011. Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
43. Juliana Marques Soares da Silva, Expressão da percepção de aceitação-rejeição parental e da percepção de aceitação-rejeição do professor no desempenho escolar, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
44. Ângela Raquel Miranda Oliveira, A percepção de aceitação-rejeição parental e do/a melhor amigo/a em jovens hiperactivos com défice de atenção. Um estudo sobre autoestima, autoeficácia e rendimento escolar, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
45. António José da Cruz Gonçalves Amorim, Efeitos das terapias assistidas por animais em jovens adolescentes com problemas comportamentais, 2011. Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
46. Patrícia Andreia da Silva Fernandes, A relação entre a dinâmica interpessoal da família, o desenvolvimento psicológico de adolescentes e a sua maturidade vocacional, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
47. Rita Isabel Moreira Ribeiro, As percepções e o insucesso escolar: um estudo sobre a aceitação-rejeição parental, autoestima e autoeficácia em alunos com insucesso escolar, 2011. Dissertação (Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
48. Cátia Sofia Pinheiro da Costa, Até onde nos levam as nossas representações? Um estudo sobre a família, concepções pessoais de inteligência, autoestima e desenvolvimento vocacional., 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
49. Sara Alexandra Maia e Sousa, A percepção de aceitação-rejeição do melhor amigo, autoconceito, resiliência e insucesso escolar em jovens institucionalizados, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
50. Susana Clara Morais da Costa, O papel das dinâmicas relacionais da família na problemática da indisciplina em contexto escolar, 2011. Dissertação (Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
51. Diana Filipa Dias Pereira, Aceitação-Rejeição Parental e Divórcio: Reflexos no Ajustamento Psicológico de Adolescentes, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
52. Alison Cardoso Lourenço, Mecanismos de Coping, Qualidade de Vida e Bem-Estar em Familiares de Pacientes com Perturbação do Comportamento Alimentar, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
53. Bárbara Sofia Felgueiras Carvalho, A Influência da Percepção de Aceitação-Rejeição Parental na (in)Decisão Vocacional, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
54. Maria de Fátima Coelho Cunha, Stress, Mecanismos de Coping e Qualidade de Vida no Trabalho, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
55. Patrícia Raquel Pedrosa Fernandes, Stress, Mecanismos de Coping e Aceitação-Rejeição Parental em Adolescentes, 2010. Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
56. Adriana Moreira Tavares Pinto, Aceitação-Rejeição Parental e Ajustamento Escolar, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
57. Célia Maria Martins Pimenta, Aceitação-Rejeição Parental e Burnout em Técnicos de Saúde e de Educação que Trabalham com Individuos com Necessidades Educativas Especiais, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
58. Telma Colaço Lopes, O papel da aceitação-rejeição parental nos estados de humor e de adaptação no consumo de álcool nos jovens , 2010. Dissertação (Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
59. Telma Isabel Machado Coelho, (in)Sucesso Escolar e Aceitação-Rejeição Parental, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
60. Isabel Filipa Ferreira Carneiro, O Papel da Percepção de Aceitação-Rejeição Parental na Problemática da Indisciplina no 3º Ciclo do Ensino Básico, 2010. Dissertação (Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
61. Vera Lúcia da Costa Pinto, A influência da percepção de aceitação-rejeição parental na ansiedade e na qualidade de vida de adultos obesos, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
62. Elisabete Patrícia Rodrigues de Oliveira, Mecanismos de Coping em Pacientes com Perturbação do Comportamento Alimentar, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
63. Helena Isabel Martins da Costa, Mecanismos de Coping e Qualidade de Vida e Bem-Estar em Idosos Institucionalizados, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
64. Susete Matilde Teixeira da Silva, Mecanismos de Coping e Qualidade de Vida e Bem-Estar em Adolescentes Institucionalizados, 2009. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
65. Ana Filipa Gomes da Cruz, A importância dos mecanismos de coping no processo de abstinência de substâncias e a sua relação com a qualidade de vida., 2009. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
66. José Bruno Teixeira Alves, Coping e Qualidade de Vida em Cuidadores Informais de Indivíduos com Lesão Vertebro-Medular Traumática, 2009. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
67. Rosa Maria Andrade Proença Monteiro, Stress, Burnout e Desordens Emocionais em Profissionais de Saúde em Contexto Hospitalar: O papel do contacto com o doente, 2009. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Machado, Francisco; Favero, M.; Nogueira, Daniela. Participação no júri de Sílvia Raquel Ferreira da Cruz. Prevenção da violência sexual. A avaliação da violência sexual contra crianças e adolescentes no ensino secundário, 2013.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
2. Machado, Francisco; Machado, Márcia; Cunha, Maria João. Participação no júri de Sara Maria Duarte. Qualidade de vida, vulnerabilidade ao stress e estratégias de coping, 2012.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
3. Machado, Francisco; Eva Martins; Cunha, Maria João. Participação no júri de Mariana Pinho de Magalhães. Satisfação com suporte social, qualidade de vida e saúde mental, 2012.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
4. Machado, Francisco; Eva Martins; Cunha, Maria João. Participação no júri de Sara Portela Simões. Doentes oncológicos: intensidade da dor, indicadores de ansiedade e sintomas depressivos, 2012.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
5. Carlos Manuel Gonçalves; Machado, Francisco; Joaquim Luís Coimbra. Participação no júri de Vânia Ernestina Morais de Sousa. A consultoria-formação psicológica de professores em orientação vocacional dirigida a alunos do 9º ano de escolaridade e a análise das relações entre variáveis macrossistémicas, vocacionais e sociais, 2012.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
6. Machado, Francisco; Martins, José; Monteiro, Ivandro. Participação no júri de Ilda Maria Torrão Oliveira. Estilos de vinculação e ideação suicída: estudo exploratório em estudantes universitários, 2012.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
7. Machado, Francisco; Neves, Sofia; Eva Martins. Participação no júri de Liliana Gonçalves Ribeiro. Satisfação conjugal e o sexo das crianças: relações com a regulação da expressão emocional em idade pré-escolar, 2011.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
8. Machado, Francisco; Neves, Sofia; Machado, Márcia. Participação no júri de Helena Maria de Sousa e Silva Duarte Alves Velho. Violências de género contra um grupo de mulheres grávidas imigrantes em Portugal: impactos ao nível da saúde psicológica, física e sexual/reprodutiva, 2011.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
9. Machado, Francisco; Neves, Sofia; Machado, Márcia. Participação no júri de Gustavo Manuel Meneses Oliveira. Violência no namoro e delinquência juvenil: um estudo em jovens institucionalizados em lares de infância e juventude, 2011.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
10. Machado, Francisco; Neves, Sofia; Eva Martins. Participação no júri de Inês Tavares Seabra dos Reis. Relação entre a socialização emocional parental e a regulação emocional no adolescente, 2011.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
11. Machado, Francisco; Neves, Sofia; Machado, Márcia. Participação no júri de Liliana Graziela da Costa Cruz. Depressão na adolescência em relação aos pares, 2011.  Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Universitário da Maia.
12. Machado, Francisco; Monteiro, Ivandro; Pereira, João Paulo. Participação no júri de IGOR MANUEL DIAS MAGALHÃES. Os estereótipos da mentira: do contexto social ao laboratorial., 2010.  Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia.
13. Machado, Francisco; Favero, M.; Pereira, João Paulo. Participação no júri de MARTA FILIPA PINTO MONTEIRO. Burnout e Vulnerabilidade ao stress: Estudo comparativo de Género em Guardas Prisionais no trabalho por turnos, 2010.  Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia.
14. Machado, Francisco; Favero, M.; Pereira, João Paulo. Participação no júri de ANA FILIPA SOARES TORRES. Riscos psicossociais em cuidados directos e indirectos que trabalham com crianças em forma de acolhimento temporário., 2010.  Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia.
15. Machado, Francisco; Favero, M.; Pereira, João Paulo. Participação no júri de CÁTIA ISAURA CORREIA ALVES. Síndrome de Burnout, Autoeficácia e Estratégias de coping nos Agentes de Segurança Privada, 2010.  Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia.
16. Machado, Francisco; Favero, M.; Eva Martins. Participação no júri de ELIANA PATRÍCIA FERNANDES OLIVEIRA. Representações Sociais da Prostituição e Enquadramento Jurídico-Legal, 2010.  Dissertação (Psicologia da Justiça) - Instituto Universitário da Maia.
17. Machado, Francisco; Fernando Almeida; Zulmira Correia. Participação no júri de Lia Vitória Ribeiro Moreira. Alteração de comportamento na perturbação bipolar e na perturbação de hiperatividade e défice de atenção: contributo para o diagnóstico diferencial, 2009.  Dissertação (Mestrado em Medicina Legal) - Universidade do Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Encontro sobre Violência de Género, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Encontro sobre Violência de Género; Nome da Instituição: Instituto Universitário da Maia; Cidade do evento: Maia / ISMAI.
2. Simpósio Internacional de Aceitação-Rejeição Interpessoal, 2013 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Internacional de Aceitação-Rejeição Interpessoal; Nome da Instituição: ISMAI.
3. 1º Congresso Internacional de Parentalidade, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Internacional de Parentalidade; Nome da Instituição: IPNP.
4. Parentalidade, 2009 (Encontro).
Nome do evento: Parentalidade; Nome da Instituição: ISMAI.
5. Jornadas Internacionais de Orientação Escolar e Profissional, 2008 (Encontro).
Nome do evento: Jornadas Internacionais de Orientação Escolar e Profissional; Nome da Instituição: ISMAI.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. The Importance of Teacher Acceptance and Rejection on Academic Achievement: the role of self-efficacy, attributions and causal dimensions, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 2nd Untested Ideas (UI) International Research Conference; Cidade do evento: Rhodes.
2. The Importance of Teacher Acceptance and Rejection on Academic Achievement: the role of self-efficacy, attributions and causal dimensions, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR.
3. The Role of Parental Acceptance and Rejection Perception on the Development of Rejection Sensitivity and Disruptive Behavior in Adolescents, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR.
4. The perceived Father and Parental Acceptance-Rejection manifested by Couples after the Birth of the First Child, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR.
5. Parental and Intimate Partner Acceptance-Rejection perceived and expressed by Couples after the Birth of their First Child, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR.
6. Violências no Namoro em Portugal, 2013 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça.
7. O Sonho Vocacional: O Papel da Percepção de Aceitação-Rejeição de Pais e Professores na Construção de Carreira de Estudantes do 9º Ano de Escolaridade., 2013 (Congresso).
Nome do evento: Comunicação oral apresentada no 1º Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola; Nome da Instituição: IEUL – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
8. A importância da percepção de aceitação-rejeição pelo professor nos processos de sala de aula e no desempenho académico de estudantes do segundo ciclo, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola; Nome da Instituição: IEUL – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
9. The importance of parental and teacher acceptance-rejection in Portuguese students’ career development, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference; Cidade do evento: Porto.
10. The role of teacher and parental acceptance-rejection in school involvement and academic achievement in Portuguese students., 2013 (Congresso).
Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference.; Cidade do evento: Porto.
11. The importance of parental and peer acceptance-rejection in the self-adjustment and academic achievement of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), 2013 (Congresso).
Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto.
12. Amor Parental (In)Condicional: Estudo sobre a Influência da Percepção da Aceitação-Rejeição Parental em Homossexuais, Lésbicas e Bissexuais., 2013 (Congresso).
Nome do evento: 1st International Conference of LGBT Psychology and Related Fields; Nome da Instituição: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
13. Violências no Namoro em Portugal, 2013 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Internacional e XI Nacional de Psicologia Clínica; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
14. O papel da percepção de rejeição parental no desenvolvimento da sensibilidade à rejeição e de condutas antissociais e delinquentes., 2013 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Internacional e XI Nacional de Psicologia Clínica; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
15. Aceitação-Rejeição do professor e rendimento académico: papel das dimensões causais e autoeficácia, 2013 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Internacional e XI Nacional de Psicologia Clínica; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
16. O papel da percepção de rejeição parental no desenvolvimento da sensibilidade à rejeição e de condutas antissociais e delinquentes., 2013 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional “Dos Riscos à Criminalidade”; Nome da Instituição: Universidade Católica de Braga; Cidade do evento: Braga.
17. The importance of Parental and Peer Acceptance-Rejection in the Self-Adjustment an Academic Achievement of Students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), 2013 (Congresso).
Nome do evento: IV International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR; Cidade do evento: Chandigarh.
18. Iberian Study about the influence of Peer and Teacher Acceptance-Rejection in Academic Achievement, 2013 (Congresso).
Nome do evento: IV International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR; Cidade do evento: Chandigarh.
19. The importance of Parental and Teacher Acceptance-Rejection in School Engagement and Academic Achievement, 2013 (Congresso).
Nome do evento: IV International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR; Cidade do evento: Chandigarh.
20. How Parental Acceptance-Rejection, Power and Prestige affect psychological adjustment? A quantitative study with a sample of Portuguese college students, 2013 (Congresso).
Nome do evento: IV International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection.; Nome da Instituição: ISIPAR; Cidade do evento: Chandigarh.
21. Dating Violence Amongst Cape Verde Immigrants in Portugal, 2013 (Congresso).
Nome do evento: IV International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR; Cidade do evento: Chandigarh.
22. The Role of Interpersonal Acceptance-Rejection on Adolescent’s Life Goals and Disruptive Behavior., 2013 (Congresso).
Nome do evento: IV International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection; Nome da Instituição: ISIPAR; Cidade do evento: Chandigarh.
23. Docentes e Riscos Psicossociais, 2012 (Encontro).
Nome do evento: II Reunião Anual da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional.
24. Prevenção da Violência Escolar, 2012 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça.
25. A Importância da Percepção de Aceitação-Rejeição Parental e do Professor no Envolvimento com a Escola e Rendimento Académico, 2012 (Congresso).
Nome do evento: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
26. A Percepção de Aceitação-Rejeição Parental e do/a Melhor Amigo/a em Jovens Hiperativos com Défice de Atenção: um estudo sobre autoestima, autoeficácia e rendimento escolar., 2012 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
27. A importância da percepção de aceitação-rejeição interpessoal nos objetivos de vida e na conduta disruptiva dos adolescentes, 2012 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
28. Violência no Namoro entre Jovens Cabo-Verdianos Imigrantes em Portugal, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação; Nome da Instituição: ISPA; Cidade do evento: Lisboa.
29. O Papel da Percepção de Aceitação-Rejeição Interpessoal nos Objetivos de Vida e Conduta Disruptiva dos Adolescentes, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação; Nome da Instituição: ISPA; Cidade do evento: Lisboa.
30. Violência no namoro entre jovens cabo-verdianos/as, 2012 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Português de Sociologia; Cidade do evento: Porto.
31. A importância da percepção de aceitação-rejeição interpessoal nos objetivos de vida e na conduta disruptiva dos adolescentes, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa.
32. Violência no namoro entre jovens Cabo-verdianos imigrantes em Portugal, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa.
33. Violências no Namoro, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa.
34. Desenvolvimento vocacional, percepção de aceitação-rejeição parental, autoestima e concepções pessoais de inteligência. Um estudo sobre a construção de carreira dos alunos Portugueses, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa.
35. Estudo ibérico sobre a influência da percepção de Aceitação-Rejeição pelo grupo de pares e pelo professor no desempenho académico, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa.
36. Aceitação-Rejeição Parental: Implicações para a Intervenção Psicológica com Famílias e Investigação, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Internacional de Parentalidade; Cidade do evento: Porto.
37. Aceitação-Rejeição Parental, Stress e Coping em Adolescentes, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha.
38. Desenvolvimento Vocacional, Percepção de Aceitação-Rejeição Parental, Autoestima e Concepções Pessoais de Inteligência: Um estudo sobre a construção de carreira dos alunos Portugueses, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha.
39. (In)Sucesso Escolar e Aceitação-Rejeição Parental, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha.
40. O papel da aceitação-rejeição parental na problemática da indisciplina no 3º ciclo do ensino básico, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Cidade do evento: Corunha.
41. Vocational Development, Perceived Parental Acceptance-Rejection, Implicit Theories of Intelligence and Self-Esteem: A study on Portuguese students' career construction, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Meeting of Vocational Designing and Career Counseling; Cidade do evento: Pádua.
42. The Role of family interpersonal relations on Portuguese Students Vocational Development and Decision-Making Process, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Meeting of Vocational Designing and Career Counseling; Cidade do evento: Pádua.
43. Adapting to University Life: The Role of Parental Acceptance-Rejection in the way Portuguese College Students Experience and Adapt to University, 2010 (Congresso).
Nome do evento: III International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection; Cidade do evento: Pádua.
44. Variáveis Familiares da Adaptação ao Ensino Superior: a Relação entre a Percepção de Aceitação-Rejeição Parental e a Adaptação dos Alunos ao Ensino Superior, 2010 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia; Cidade do evento: Oviedo.
45. Questionário de Vivências do Ensino Superior: apresentação de um instrumento, 2010 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia; Cidade do evento: Oviedo.
46. Desenvolvimento de Estratégias de Negociação Interpessoal e a sua Influência na Problemática da Violência Escolar, 2009 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Divulgação de Projetos de Investigação; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
47. Selecionar, Gerir e Crescer: a saúde psicológica como factor de sucesso no desenvolvimento de uma carreira, 2008 (Conferência).
Nome do evento: I Ciclo de Conferências de Gestão de Recursos Humanos. Comando de Pessoal do Exército Português; Cidade do evento: Porto.
48. Aconselhamento e Orientação Vocacional, 2006 (Congresso).
Nome do evento: Primeiras Jornadas Nortenhas de Psicologia; Cidade do evento: Porto.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Delinquency and victimization of institutionalized young foreigners in Portugal, 2013 (Conferência).
Nome do evento: 13th Annual Conference of the European Society of Criminology; Cidade do evento: Budapest.
2. Avaliação de um programa de intervenção com jovens que cometeram delitos., 2012 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça.
3. Coping and Quality of Life in Informal Caregivers of Individuals with Spinal Cord Injury, 2010 (Conferência).
Nome do evento: 9ª Conferência da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional; Cidade do evento: Roma.
4. Coping and Quality of Life in Subjects with Spinal Cord Injury, 2010 (Conferência).
Nome do evento: 9ª Conferência da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional; Cidade do evento: Roma.
5. Quality of Life in Subjects with Spinal Cord Injury and Their Informal Caregivers, 2010 (Conferência).
Nome do evento: 9ª Conferência da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional; Cidade do evento: Roma.
6. Qualidade de Vida em Sujeitos com Lesão Vértebro-Medular Traumática e seus Cuidadores Informais, 2010 (Congresso).
Nome do evento: 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Saúde, Sexualidade e Género; Cidade do evento: Lisboa.
7. Coping e Sobrecarga no Cuidador Informal de Sujeitos com Lesão Vertebro-Medular Traumática, 2010 (Congresso).
Nome do evento: 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Saúde, Sexualidade e Género; Cidade do evento: Lisboa.
8. Coping e Qualidade de Vida em Sujeitos com Lesão Vértebro-Medular Traumática, 2010 (Congresso).
Nome do evento: 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Saúde, Sexualidade e Género; Cidade do evento: Lisboa.
9. Questionário de Vivências no Ensino Superior: apresentação de um instrumento, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: 7º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Braga.
10. Coping, Burnout and Emotional Disorders in Students and University Professors, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 8th Conference of European Academy of Occupational Health Psychology; Cidade do evento: Valencia.
11. Stress, Burnout and Emotional Disorders in a Work Context: Creation of a Portuguese Instrument, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 8th Conference of European Academy of Occupational Health Psychology; Cidade do evento: Valencia.
12. A influência da Fratria na maturidade de carreira, 2008 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias; Nome da Instituição: Orasi; Cidade do evento: Porto.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Machado, Francisco. Psiquiatria, Psicologia & Justiça, desde 2015/03/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Machado, Francisco. Psiquiatria, Psicologia & Justiça, desde 2015/03/02, Função ou tipo de participação: Conselho científico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
15

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
151

Orientações
Orientations
67
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
17
Participação em Eventos
Event participation
65
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 1935 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 10:17:31
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis