Maria José Conde Artiaga Barreiros
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
13/09/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria José Conde Artiaga Barreiros |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Artiaga, Maria José |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007 |
Doutoramento Phd |
Musicology
(1 anos » years)
.
University of London,
Reino Unido.
|
2001 |
Mestrado Master degree |
Ciências Musicais - Especialidade de Ciências Musicais Históricas
(2 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1995 |
Licenciatura Licentiate degree |
Ciências Musicais
(4 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1987 |
Outros Others |
Curso Superior de Piano. Conservatório Nacional,
Portugal.
|
1971 |
Outros Others |
Curso de Tradutora nas Línguas Inglesa e Alemã . Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2018-Actual |
Investigador Principal |
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2014-Actual |
Professor Coordenador |
Jan/2014-Actual |
Professor Coordenador |
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2012-Actual |
Professor Coordenador |
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2010-Actual |
Outra Situação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014- Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI-Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-MMU/3559/2014. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2008- 'Teatro para Rir': A comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)-"Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-MMU/098104/2008. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Nova de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2012-2014 A música no meio : o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)-Music in-between: the orfeónico movement and the choral singing in Portugal (1880-2012) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT- MMU/117788/2010. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Alemão (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2015 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Presidente.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Artiaga, Maria J; Santos Silva, A. (. 2000. A Educação Artística e a Promoção das Artes, na Perspectiva das Políticas Públicas. ed. 1, ISBN: 972-729-051-5. Lisboa: Ministério da Educação. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Artiaga, Maria J. 2017. O Fado na composição erudita do final de oitocentos. In Música e História: estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, ed. Ferreira, Manuel Pedro, Cascudo, Teresa, 383 - 402. ISBN: 978-989-689-662-1. Lisboa: CESEM / Edições Colibri. |
|
|
|
2. |
Artiaga, Maria J. 2017. Josephine Amann, uma Maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2ª Metade do Século XIX. In Exiliance au Fémin dans le Monde Lusophone (XXe - XXIe siècles), ed. Maria Graciete Besse, Maria Araújo da Silva, Ana Paula Coutinho, Fátima Outeirinho (ed.), 291 - 299. ISBN: 978-285355-095-6. Paris: Editions Hispaniques. |
|
|
|
3. |
Artiaga, Maria J. 2017. Deconstructing the national: the operetta Maria da Fonte . In Michela Niccolai and Clair Rowden (ed.). Musical Theatre in
Europe 1830-1945. In Musical Theatre in Europe 1830-1945, ed. Michela Niccolai and Clair Rowden (ed.), 387 - 401. . Turnhout: Brepols. |
|
|
|
4. |
Artiaga, Maria J. 2014. O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX: ideias e práticas. In Vozes ao Alto - Cantar em Coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos, 47 - 70. ISBN: 978-989-98562-2-6. Lisboa: MPMP. |
|
|
|
5. |
Artiaga, Maria J. 2010. A critica musical no tempo de António Fragoso. In António Fragoso e o seu Tempo, 205 - 212. ISBN: 978-989-96424-0-9. Lisboa: Associação António Fragoso / CESEM. |
|
|
|
6. |
Artiaga, Maria J. 2005. Aufbau eines ‘Estado Novo’: Die Rolle des Faches Chorgesang. In Antimoderne, Faschismus, modernisierte Reaktion. Die Ambivalenz der Moderne, 81 - 88. ISBN: 3-89693-434-1. Berlim: Weidler Buchverlag. |
|
|
|
7. |
Artiaga, Maria J. 2003. O ensino do Canto Coral durante o Período do Estado Novo. In Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal, 165 - 173. ISBN: 972-774-174-6. Oeiras: Celta Editora. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Artiaga, Maria J. 2014. "Joaquim de Vasconcelos e o Problema de uma Musicologia Periférica", Trabalho apresentado em II Congresso “O Porto Romântico” , In II Congresso “O Porto Romântico” - Actas, Porto. |
|
|
|
2. |
Artiaga, Maria J. 2013. "A opereta com texto em português no contexto luso-brasileiro: o caso do Teatro da Trindade", Trabalho apresentado em Congresso Internacional "A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico", In Atas do Congresso Internacional “A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, Lisboa.
|
|
|
|
3. |
Artiaga, Maria J; Cymbron, Luísa. 2009. "Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883", Trabalho apresentado em Consequences of Wagner, In Consequences of Wagner: proceedings of the International Conference, Lisboa. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Artiaga, Maria J. 2001. "A disciplina de Canto Coral e o seu reportório de 1918 a 1960", Revista Música, Psicologia e Educação, 3: 45 - 56. |
|
|
|
2. |
Artiaga, Maria J. 1991. "O ensino da música na actual reforma do sistema educativo: que contribuição para a modernidade?", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, 69: 10 - 13. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Artiaga, Maria J. 27 nov. 7201. "O nascimento da musicologia em Portugal" Açoreano Portugal, sp - sp. |
2. |
Artiaga, Maria J. 20 out. 2017. "A música para cena no período republicano" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
3. |
Artiaga, Maria J. 24 jun. 2012. "O restauracionismo musical" Açoreano Oriental, sp - sp. |
4. |
Artiaga, Maria J. 22 maio 2012. "O panorama da vida musical portuguesa entre 1926 e 1960" Açoreano Oriental, sp - sp. |
5. |
Artiaga, Maria J. 30 nov. 2011. "Fonógrafos e Gramofones" Açoreano Oriental, sp - sp. |
6. |
Artiaga, Maria J. 02 out. 2011. "As bandas militares e civis" Açoreano Oriental, sp - sp. |
7. |
Artiaga, Maria J. 28 ago. 2011. "O fado como alternativa à música popular rural" Açoreano Oriental, 38 - 38. |
8. |
Artiaga, Maria J. 31 jul. 2011. "Idealização da Nação: a recolha da música popular rural" Açoreano Oriental, 34 - 34. |
9. |
Artiaga, Maria J. 05 dez. 2010. "A composição musical portuguesa no período republicano" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
10. |
Artiaga, Maria J. 07 nov. 2010. "A crítica musical no período republicano" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
11. |
Artiaga, Maria J. 03 out. 2010. "O Hino Nacional e a sua génese" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
12. |
Artiaga, Maria J. 05 set. 2010. "Os intérpretes no período republicano" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
13. |
Artiaga, Maria J. 01 ago. 2010. "O ensino da música a nível genérico durante o período republicano" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
14. |
Artiaga, Maria J. 04 jul. 2010. "O ensino especializado de música no período republicano" Açoreano Oreintal, 46 - 46. |
15. |
Artiaga, Maria J. 06 jun. 2010. "A música instrumental no período republicano" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
16. |
Artiaga, Maria J. 04 abr. 2010. "Panorama da Vida Musical Portuguesa entre 1890 e 1930" Açoreano Oriental, 42 - 42. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Artiaga, Maria J; Silva, Manuel D; Castelo-Branco, Salwa E. (. 2010. "Música Erudita". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
2. |
Artiaga, Maria J; Castelo-Branco, Salwa E. (. 2010. "Santos, João Paulo". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
3. |
Artiaga, Maria J; Castelo-Branco, Salwa E. (. 2010. "Violante, Olga". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
4. |
Artiaga, Maria J; Castelo-Branco, Salwa E. (. 2010. "Fonte, José Ribeiro da". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
5. |
Artiaga, Maria J; Castelo-Branco, Salwa E. (. 2010. "Wagner Diniz, António". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
6. |
Artiaga, Maria J; Castelo-Branco, Salwa E. (; Vasconcelos, António. 2010. "Ensino da Música". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
7. |
Artiaga, Maria J; Castelo-Branco, Salwa E. (. 2010. "Borba, Tomás Vaz de". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
8. |
Barreiros, Maria J. C. A; Castelo-Branco, Salwa E. (. 2010. "Associação dos Profissionais do Ensino da Música (Apemúsica)". Lisboa: Cículo de Leitores / Temas e Debates. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Artiaga, Maria J. Josephine Weinlich, a conductor of female and male orchestras in the last quarter of the 19th century,International Conducting Studies Conference 2018,Oxford,2018 (Comunicação). |
2. |
Artiaga, Maria J. Josephine Weinlich, a conductor of female and male orchestras in the last quarter of the 19th century,International Conducting Studies Conference,Oxford,2018 (Conferência ou palestra). 21st – 23rd June, 2018. |
3. |
Artiaga, Maria J. A Gazeta Musical de Josephine Amann,A imprensa como fonte para a história da interpretação musical / La prensa como fuente para la historia de la interpretación
musical,Lisboa,2017 (Comunicação). |
4. |
Artiaga, Maria J. Representações da mulher na imprensa periódica do século XIX,I Jornadas do NEMI,Lisboa,2017 (Comunicação). |
5. |
Artiaga, Maria J. A receção da Traviata na imprensa portuguesa da década de 1870/ The reception of La Traviata in the Portuguese press of the
1870s,,Colóquio O Velho Teatro do S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e politicas do espectáculo operático e teatral
no longo século XIX,Porto,2017 (Comunicação). |
6. |
Artiaga, Maria J. O Canto em Coro no Sistema Educativo Português,Lisboa,2017 (Conferência ou palestra). |
7. |
Artiaga, Maria J. Josephine Amann, uma maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2ª metade do século XIX,Colóquio Internacional Exiliência de mulheres no mundo lusófono (sécs. XX-XXI) / Exiliance au féminin dans le monde lusophone
(XXe-XXIe siècles),Porto,2016 (Comunicação). |
8. |
Artiaga, Maria J. Choral Singing in the light of republican ideals and of positivist thinking,International Symposium on the Histories and Practices of Choral Singing,Lund,2016 (Comunicação). |
9. |
Artiaga, Maria J. O Barroco: Música e Belas-Artes,Os Dias do Conservatório,Lisboa,2016 (Comunicação). |
10. |
Artiaga, Maria J. Jospehine Amann, uma mulher à frente de uma orquestra de homens,Colóquio Musical Trouble: After Butler … ,Lisboa,2015 (Comunicação). |
11. |
Artiaga, Maria J. Joaquim de Vasconcelos, a Man of his Times Faced with a Peripheral Musicology,,Musical Biography National Ideology, Narrative Technique, and the Nature of Myth,Londres,2015 (Comunicação). |
12. |
Artiaga, Maria J. Trindade’s Theatre as a Battleground for Local Visions of Modernity,The Théâtre Musical Léger in Europe: From the Operetta to the Music-Hall,Lucca,2015 (Comunicação). |
13. |
Artiaga, Maria J. O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX,Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro,Aveiro,2014 (Comunicação). |
14. |
Artiaga, Maria J. O contributo do Canto Coral na constituição do Estado Novo,Diálogos em Música,Lisboa,2014 (Conferência ou palestra). |
15. |
Artiaga, Maria J. O início da historiografia musical em Portugal através de um intelectual do Porto,O Porto Romântico,Porto,2014 (Comunicação). |
16. |
Artiaga, Maria J. Virtuosismo no séc. XIX: a obra e o intérprete,Fórum ESART,Castelo Branco,2013 (Conferência ou palestra). |
17. |
Artiaga, Maria J. 'Civilizar' pelo Canto Coral: ideias e práticas da institucionalização da disciplina no ensino genérico,III Encontro Nacional de Investigação em Música,Cascais,2013 (Comunicação). |
18. |
Artiaga, Maria J. A opereta com texto em português no contexto lusobrasileiro: o caso do Teatro da Trindade,A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico,Lisboa,2013 (Comunicação). |
19. |
Artiaga, Maria J. Música, Mito, Modernismo,Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera,Lisboa,2013 (Outra). |
20. |
Artiaga, Maria J. Três operetas, três insucessos no palco da Trindade,Congresso Internacional "As Práticas da Comédia",Lisboa,2013 (Comunicação). |
21. |
Artiaga, Maria J. Pioneiros do Canto Coral escolar no século XIX,Encontro de Investigação em Canto em Coro ‘A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012),Porto,2013 (Comunicação). |
22. |
Artiaga, Maria J. The Theatre of Trindade and Portuguese Modernity,17th Biennial Conference on Nineteenth-Century Music,Edimburgh,2012 (Comunicação). |
23. |
Artiaga, Maria J. A opereta A Guitarra, uma proposta de um can-can à portuguesa,II Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição,Castelo Branco,2012 (Comunicação). |
24. |
Artiaga, Maria J. 'Teatro para Rir' – O Teatro da Trindade e a representação da opereta A Guitarra de Augusto Machado,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra). |
25. |
Artiaga, Maria J. Joaquim de Vasconcelos e o problema de uma musicologia periférica,O Porto Romântico,Porto,2011 (Comunicação). |
26. |
Artiaga, Maria J. Francisco Palha, fisionomia de um empresário,I Encontro Nacional de Investigação em Música,Porto,2011 (Comunicação). |
27. |
Artiaga, Maria J. Desafios do Ensino da Música em Portugal,Festival Jovens Músicos,Lisboa,2011 (Outra). |
28. |
Artiaga, Maria J. Modernismo e Modernismos,Seminário de Cultura Arquitectónica,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra). |
29. |
Artiaga, Maria J. A Crítica musical nas primeiras décadas do século,No Centenário Da Primeira República,Évora,2010 (Comunicação). |
30. |
Artiaga, Maria J. A Recepção de Verdi na crítica portuguesa na década de 1870,Colóquio O Teatro de São Carlos e as Artes do Espectáculo em Portugal,Lisboa,2010 (Comunicação). |
31. |
Artiaga, Maria J. ‘Civilizar pelo Canto Coral’”: Ideias e práticas na I República,Colóquio República e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). |
32. |
Artiaga, Maria J. The reception of Verdi in 1870s Portuguese intellectual milieu,Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives,Lisboa,2009 (Comunicação). |
33. |
Artiaga, Maria J. A música na imprensa portuguesa entre 1870 e 1910,Forum Crítica Musical: Passado, Presente e Futuro,Castelo Branco,2009 (Comunicação). |
34. |
Artiaga, Maria J. Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal 1861-1883,Colóquio Internacional, Consequences of Wagner,Lisboa,2009 (Comunicação). |
35. |
Artiaga, Maria J. A crítica musical no tempo de António Fragoso,Colóquio António Fragoso e o seu tempo,Lisboa,2008 (Comunicação). |
36. |
Artiaga, Maria J. A Música no 1º ciclo do Ensino Básico,IX Semana Aberta,Conservatório Nacional,2008 (Outra). |
37. |
Artiaga, Maria J. O Fado na composição erudita do final de oitocentos,Fado: Percursos e Perspectivas,Lisboa,2008 (Comunicação). |
38. |
Artiaga, Maria J. Italianismo versus Germanismo: Sentimento versus Razão,Seminário de Investigação,Lisboa,2007 (Conferência ou palestra). |
39. |
Artiaga, Maria J. A Crítica Musical na Imprensa Portuguesa entre 1870 e 1900,Colóquio A Música discute-se,Lisboa,2007 (Conferência ou palestra). |
40. |
Artiaga, Maria J. Música e Cultura Moderna,Música e Cultura Moderna,Lisboa,2006 (Conferência ou palestra). |
41. |
Artiaga, Maria J. A música de câmara e a mudança de atitudes na vida musical portuguesa no último quartel do séc. XIX,Da Música: O Gosto, O Repertório, A Prática, Funcionalidades e Parcerias,Castelo Branco,2005 (Outra). |
42. |
Artiaga, Maria J. A música de câmara em Portugal no último quartel do século XIX,Colóquios "Tendências actuais da pesquisa sobre Música Portuguesa",Lisboa,2005 (Conferência ou palestra). |
43. |
Artiaga, Maria J. At the margins: Music in Portugal in the 1870s,37th Royal Musical Association (RMA) Annual Music Research Student's Conference,Egham,2004 (Comunicação). |
44. |
Artiaga, Maria J. Augusto Machado e as operetas na década de 70,Lisboa,2004 (Conferência ou palestra). |
45. |
Artiaga, Maria J. O Modernismo na Música,Coimbra,2003 (Conferência ou palestra). |
46. |
Artiaga, Maria J. O ensino do Canto Coral em Portugal - Desde a sua institucionalização até 1960,Lisboa,2001 (Conferência ou palestra). |
47. |
Artiaga, Maria J. O ensino no Conservatório e os seus protagonistas durante a 1ª metade do século XX,Lisboa,2001 (Conferência ou palestra). |
48. |
Artiaga, Maria J. A disciplina de Canto Coral desde a sua institucionalização nos liceus até 1974,II Encontro de História do Ensino da Música em Portugal,Braga,2001 (Comunicação). |
49. |
Artiaga, Maria J. A disciplina de Canto Coral e o seu reportório de 1918 a 1960,Escola de Outono,Porto,2000 (Comunicação). |
50. |
Artiaga, Maria J. O debate sobre a formação académica e profissional dos músicos em Portugal nos anos 30,X Encontro de Musicologia “A Música Portuguesa no Século XX”,Lisboa,2000 (Comunicação). |
51. |
Artiaga, Maria J. Choral singing in the building of a New State,Der Fall Weimar. Moderne und Antimoderne im Spannungsfeld des 20. Jahrhunderts, Staat und Gesellschaft als Gesamtkunstwerk,Weimar,1999 (Comunicação). |
52. |
Artiaga, Maria J. O ensino da música nas Escolas Superiores de Educação em Portugal,Encontro Ibérico Sobre a Situação do Ensino da Música em Portugal e Espanha,Madrid,1997 (Outra). |
53. |
Artiaga, Maria J. Que música no actual sistema educativo? Uma história de equívocos,Seminário Nacional sobre Educação Artística,Leiria,1991 (Seminário). |
54. |
Artiaga, Maria J. O ensino da música na actual Reforma do Sistema Educativo: que contributo para a modernidade?,Modernidade e Mudança na Música em Portugal,Lisboa,1990 (Comunicação). |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
37 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
8 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
16 |
Jornais de notícias Newspapers |
16 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
8 |
Produção técnica Technical production |
54 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
54 |
Visualizações do curriculum [
445
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
08-12-2019
às
10:31:47
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|