Curriculum Vitae

Teresa de Jesus Seabra de Almeida

Data da última atualização »Last update : 03/01/2012


Teresa de Jesus Seabra de Almeida. É Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos, possui 14 capítulos de livros e 5 livros publicados. Nas suas actividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3756503028137459


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Teresa de Jesus Seabra de Almeida
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
SEABRA, Teresa
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Sociologia.
Endereço profissional
Professional address
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Departamento de Sociologia
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: teresa.seabra@iscte.pt
Homepage: http://
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Doutoramento
Phd
Sociologia.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1995 Mestrado
Master degree
Sociologia.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1989 Licenciatura
Licentiate degree
Sociologia.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jan/2008-Actual Professor Auxiliar

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Nov/1998-Dez/2008 Assistente

Universidade do Minho
Dez/1995-Nov/1998 Assistente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
2002-Actual Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES,Centros de Investigação
Linhas de investigação»Research fields:


Processos de integração dos descendentes de imigrantes na escola


Exclusão de descendentes de imigrantes






Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
1998-Actual
Curso»Academic program: Sociologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Sociologia da Educação
  • Educação Familiar


1998-Actual
Curso»Academic program: Mestrado Em Educação e Sociedade

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação e Socialização: Instituições, Contextos e Processos
  • Pesquisa em Educação


1998-1999
Curso»Academic program: Sociologia e Planeamento

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II
  • Sociologia da Educação
  • Educação Familiar


1998-1999
Curso»Academic program: Mestrado Em Sociologia do Emprego

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação e Formação


1998-1999
Curso»Academic program: Sociologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
2000-Actual Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES,Centros de Investigação
- Membro da Direcção






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Processos de integração dos descendentes de imigrantes na escola
2. Exclusão de descendentes de imigrantes




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Sociologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. SEABRA, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda. 2011. Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da escolaridade básica. ed. 1. Lisboa: ACIDI, IP.
2. SEABRA, Teresa. 2010. Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: ICS-UL.
3. Almeida, Teresa J. S.. 1999. Educação nas famílias - etnicidade e classes sociais. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
4. Almeida, Teresa J. S.; Benavente, Ana; Campiche, Jean; sebastião, João. 1994. Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico. ed. 1. Lisboa: Fim de Século.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. SEABRA, Teresa. 2012. School Performance of Children of Indian and Cape Verdean Immigrants in Basic Schooling in Portugal.  In International Handbook of Migration, Minorities and Education - Understanding Cultural and Social Differences in Processes of Learning, ed. Zvi Bekerman e Thomas Geisen, 419 - 434. . London: Springer.
2. SEABRA, Teresa. 2011. Desempenhos escolares constrastantes em crianças de origem imigrante : contributo para o seu entendimento .  In Da autonomia da escola ao sucesso educativo : obstáculos e soluções, 245 - 277. . Chamusca: Ed. Cosmos.
3. SEABRA, Teresa; Casa Nova, M. J. 2010. Integrationspolitiken für einwanderer und ihre nachkommen in öffentlichen schulsystem Portugals.  In Migration und Integration in Europa, ed. F. Baasner , 283 - 298. . Baden-Baden: Ed. Nomos.
4. SEABRA, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda. 2010. Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais.  In Desigualdades sociais 2010: estudos e indicadores, ed. Renato Carmo, 156 - 175. . Lisboa: Mundos Sociais.
5. SEABRA, Teresa; Mateus, Sandra. 2009. Immigration and education: trajectories, daily life and aspirations.  In Portugal in the European Context, ed. Guerreiro, Maria das Dores, Anália Torres and Luís Capucha, 209 - 224. . Lisboa: Cies e Celta.
6. SEABRA, Teresa; Mateus, Sandra. 2007. Imigração e Escolaridade: trajectórias, quotidiano e aspirações.  In Portugal e a Europa: Sociedade, Estado, Quotidiano, ed. Guerreiro, Maria das Dores, Anália Cardoso Torres e Luís Capucha, 217 - 237. . Lisboa: CIES e Celta.
7. Almeida, Teresa J. S.. 2000. Famílias: etnicidade e classes sociais na educação das crianças.  In Parceria Família-Escola e desenvolvimento da criança, 206 - 222. . Porto: Ed. Asa.
Coordenador: Fontaine, Anne Marie.
8. Almeida, Teresa J. S.; Rosa, Natalia; Antunes, Maria C. 1999. Os professores de Sociologia: um grupo heterogéneo.  In A Sociologia e o Ensino Secundário, 31 - 57. . Oeiras: Celta.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. SEABRA, Teresa; Mateus, Sandra. 2011. "School achievement, social profile and ethnicity: immigrant´s children in basic schooling in Portugal", Portuguese Journal of Social Science, vol. 10 (1), pp. 73-86. 10, 1: 73 - 86.
2. SEABRA, Teresa; Mateus, Sandra. 2010. "Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português", Sociologia, XX: 411 - 424.
3. SEABRA, Teresa. 2009. "Desigualdades sociais e escolares", Sociologia, Problemas e Práticas, 59: 75 - 106.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Almeida, Teresa J. S.; Mateus, Sandra. 2003. "Os descendentes de imigrantes na escola portuguesa: contingente, localização e resultados", Revista galego-portuguesa de psicoloxia e educacion 10, 8: 820 - 833.
2. Almeida, Teresa J. S.; Nova, Maria J. c; Martins, Fernanda. 2002. "A (in)disciplina na escola: a perspectiva dos alunos", O Professor, 76: 7 - 13.
3. Almeida, Teresa J. S.. 2000. "As crianças em casa e na escola: textos e contextos cruzados", Forum Sociológico, 3/4: 71 - 93.
4. Almeida, Teresa J. S.; sebastião, João; Alves, Mariana; Tavares, David; Martins, J; Portas, Maria J. 1999. "A produção de violência na escola", Revista Eses, 10: 123 - 135.
Escola Superior de Educação de Santarém.
5. Almeida, Teresa J. S.. 1997. "Estratégias familiares de educação das crianças", Sociologia, Problemas e Práticas, 23: 49 - 70.
6. Almeida, Teresa J. S.; Falcão, Norberta; Neves, Natividade. 1997. "Organização escolar: dinâmicas de poder", Noésis, 42: 40 - 41.
7. Almeida, Teresa J. S.; Falcão, Norberta; Neves, Natividade. 1995. "A aplicação experimental do novo modelo de administração escolar: continuidades e rupturas", Inovação 8, 1-2: 89 - 104.
8. Almeida, Teresa J. S.; sebastião, João. 1991. "O movimento pedagógico na I República", O Professor, 15: 44 - 50.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Almeida, Teresa J. S.. 2000. "Educação das crianças nas famílias: o que dizem os pais e as crianças", Trabalho apresentado em Congresso Internacional, In Os Mundos Sociais e Culturais da Infância, Braga.
Universidade do Minho.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
24

Livros e capítulos
Books and book chapters
12
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1


Visualizações do curriculum [ 5495 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 10:33:30
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis