Curriculum Vitae

José Paulo Cerdeira Cleto Cravino

Data da última atualização »Last update : 17/03/2017


José Paulo Cerdeira Cleto Cravino. É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 17 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 1 item de produção técnica. Actua na área de Física Nas suas actividades profissionais interagiu com 82 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4100954575132420


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
José Paulo Cerdeira Cleto Cravino
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Exactas-Física.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências e Tecnologia
Departamento de Física
Quinta de Prados
Vila Real
5000-801 Vila Real
Portugal
Telefone: (+351)259350334Extensão: 2334
Fax: (+351)259350356
Correio electrónico: jcravino@utad.pt
Homepage: www.utad.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000-2005 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Física (Didáctica da Física).
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1987-1992 Licenciatura
Licentiate degree
Física (ramo científico) (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1998-2000 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-Graduação em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Universidade de Aveiro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Abr/1993-Actual Professor Auxiliar





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-2014
O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia-The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/66699/2006.
Compete

2007-2010
Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula-Guiding principles and tools for fostering teacher mediation in Physical Sciences’ classes
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/66699/2006.
Parceiro(s)»Partners: Politécnico do Porto; Universidade de Aveiro.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2007-2008
Conceptualização, implementação e avaliação de estratégias promotoras do Sucesso Escolar no Ensino Universitário nas áreas de Ciências e Engenharias
Referência do projeto»Project reference: POCI/C/04.01.02/090/0001/2006.
POCI

2001-2004
Formação em Ciências e seu Ensino em contextos do Ensino Superior - Avaliar e Intervir para melhorar a sua Qualidade-Science Education and Teaching in the Scope of Higher Education: Evaluation and Intervention to Improve Quality Science Education and Teaching in the Scope of Higher Education: Evaluation and Intervention to Improve Quality
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/36466/99-00.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2009 - Actual European Physical Society, Membro.
Out/2004 - Actual American Association of Physics Teachers, Membro.
Abr/2000 - Actual Sociedade Portuguesa de Física, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Bessa Ribeiro, F; Cravino, José P; Sacramento, Octávio; Escola, Joaquim; Justino, Elsa. 2014. Abandono escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Estudo exploratório. ed. 1, ISBN: 978-989-704-192-1. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Lopes, Bernardino; Cravino, José; Gutl, Christian; Martins, Paulo; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo R. eds. 2013. Book of Abstracts of the 5th International Research Conference on Virtual Worlds - Learning with Simulations ed. 1, ISBN: 978-989-704-161-7. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Lopes, Joaquim B. O; Cravino, José P. C. C; Silva, António A. 2010. Effective Teaching for Intended Learning Outcomes in Science and Technology (Metilost). ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-1-60876-958-2. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers.
4. Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Viegas, Clara; Cunha, Ana; Saraiva, Maria; Branco, Maria; Pinto, José; Silva, Adília; Santos, Carla. 2010. Investigação sobre a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. ed. 1, ISBN: 978-989-704-001-6. Vila Real: UTAD.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Silva, M.J.; Pinto, A.; Aboim, Sara; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2015. Using Simulations, Sensors and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching.  In EDULEARN15 Proceedings, ed. L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres, 5687 - 5696. ISBN: 978-84-606-8243-1. Barcelona: IATED Academy.
2. Nunes, Ricardo R; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Cravino, José; Morgado, Leonel; Martins, Paulo. 2015. Enhancing Students Motivation to Learn Software Engineering Programming Techniques: A Collaborative and Social Interaction Approach.  In Universal Access in Human-Computer Interaction. Access to Learning, Health and Well-Being, ed. Margherita Antona, Constantine Stephanidis, 189 - 201. ISBN: 978-3-319-20683-7. Cham: Springer International Publishing.
3. Viegas, Clara; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2011. Reflection on Teachers’ Practice to Improve Teaching and Learning of Introductory Physics in Engineering Education.  In Innovations 2011 - World Innovations in Engineering Education and research, ed. Win Aung; Vojislav Ilic; Jerzy Moscinski; James Uhomoibhi, 211 - 225. ISBN: 978-0-9818868-2-4. Potomac,MD, USA: iNEER-International Network for Engineering Education and Research.
4. Lopes, J. B; Cravino, José P. C. C; Silva, António A. 2010. Model for Effective Teaching for Intended Learning Outcomes in Science and Technology (METILOST).  In Handbook of Curriculum Development, ed. Limon E. Kattington, 65 - 133. ISBN: 9781608765270. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers.
5. Silva, António A. G.; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2008. Fostering teaching quality through teacher mediation: A framework.  In 2008 International Yearbook on Teacher Education, 377 - 384. ISBN: 978-1-4276-3411-5. Braga: International Council on Education for Teaching - ICET.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sarabando, Candida; Cravino, Jose P; Soares, Armando A. 2016. "Improving Student Understanding of the Concepts of Weight and Mass with a Computer Simulation", {Journal of Baltic Science Education 15, 1: 109 - 126.
2. Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José P; Santos, Carla; Cunha, Ana; Pinto, José; Silva, Adília; Viegas, Clara; Saraiva, Maria; Branco, Maria. 2014. "Constructing and Using Multimodal Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom", Research in Science Education 44, 3: 415 - 438.
3. Sarabando, Cândida; Cravino, José P; Soares, Armando A. 2014. "Contribution of a Computer Simulation to Students’ Learning of the Physics Concepts of Weight and Mass", Procedia Technology 13, sn: 112 - 121.
4. Cravino, José P. C. C. 2012. "Envolver os alunos na realização de trabalho experimental de forma produtiva: o caso de um professor experiente em busca de boas práticas", Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 11, 3: 635 - 659.
5. Pinto, José A. S; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Viegas, Clara; Cunha, Ana; Saraiva, Maria; Branco, Maria; Santos, Carla. 2012. "Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Aprendizagem dos Alunos e o Desenvolvimento Profissional de Professores", Sensos 2, 1: 125 - 171.
6. Lopes, Joaquim B. O; Viegas, Clara; Cravino, José P. C. C. 2010. "Mediation of Students Learning of Physics and the Development of Competences in Engineering Undergraduates: A new Teaching dimension?", International Journal of Engineering Education 26, 3: 612 - 627.
7. Viegas, C.; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2010. "Improving the Learning of Physics and Development of Competences in Engineering Students", INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION 26, 3: 612 - 627.
8. Lopes, J. B; Cravino, Jose P; Campos, Carlos; Silva, Antonio A; Costa, Nilza; Marques, Luis. 2008. "Transversal traits in science education research relevant for teaching and research: A meta-interpretative study", JOURNAL OF RESEARCH IN SCIENCE TEACHING 45, 5: 574 - 599.
9. Silva, António A. G.; Cravino, J. P; Lopes, J. B; Branco, M. J; Saraiva, E.. 2008. "Mediation of student learning: dimensions and evidences in science teaching", Problems of Education in the 21 st Century 9, 9: 42 - 52.
10. Silva, António A. G.; Cravino, J. P; Lopes, J. B; Costa, N.; Marques, L.; Campos, C.. 2008. "Transversal traits in Science Education Research relevant for teaching and research: a meta-interpretative study", Journal of Research in Science Teaching 45, 5: 574 - 599.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos; Nunes, Ricardo R; Martins, Paulo; Paredes, Hugo. 2016. "SimProgramming: the Development of an Integrated Teaching Approach for Computer Programming in Higher Education", Trabalho apresentado em INTED 2016 - 10th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2016 Proceedings, Valencia, Spain.
2. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos; Nunes, Ricardo R; Martins, Paulo; Paredes, Hugo. 2016. "SIMPROGRAMMING: THE DEVELOPMENT OF AN INTEGRATED TEACHING APPROACH FOR COMPUTER PROGRAMMING IN HIGHER EDUCATION", Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, In INTED2016 Proceedings, Valencia, Spain.
3. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos. 2016. "Self-Regulated Learning in Higher Education: Strategies Adopted by Computer Programming Students", Trabalho apresentado em PAEE/ALE’2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE), In Proceedings of the PAEE/ALE’2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), Guimarães.
4. Fernandes, Paulo; Pinheiro, Andre; Cruz, Goncalo; Maia, Ana M; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; Fonseca, Benjamim; Bernardino Lopes, J; Cravino, Jose. 2013. "Demo: Multi-user virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance", Trabalho apresentado em 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), In 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), Coimbra, Portugal.
5. Fernandes, Paulo; Pinheiro, Andre; Cruz, Goncalo; Maia, Ana M; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; Fonseca, Benjamim; Bernardino Lopes, J; Cravino, Jose. 2013. "Demo: Multi-user virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance", Trabalho apresentado em 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), In 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), Coimbra, Portugal.
6. Sarabando, Cândida; Cravino, José P. C. C; Soares, Armando A. 2010. "Simulações Computacionais na Aprendizagem dos Conceitos de Peso e de Massa no Ensino Básico: um estudo quasi-experimental", Trabalho apresentado em 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, In Física 2010 – Livro de Resumos, Vila Real.
7. Soares, Armando A; Cravino, José P. C. C; Sarabando, Cândida. 2010. "Retrospectiva Histórica sobre a Equação de Bernoulli", Trabalho apresentado em 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, In Física 2010 – Livro de Resumos, Vila Real.
8. Lopes, Joaquim B. O; Viegas, Clara; Cravino, José P. C. C. 2010. "Introductory Physics Teaching in Engineering Education: How Can the Reflection on Teaching Practice Be Used to Improve Teaching and Learning?", Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education ICEE-2010, In Proceedings of ICEE 2010, Gliwice.
9. Guedes, Sandra; Cravino, José P. C. C. 2010. "Laboratórios Virtuais no Ensino da Física", Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional para o Ensino da Física, In Física 2010 – Livro de Resumos, Vila Real.
10. Dinis, Fernanda M. M; Lopes, Joaquim B. O; Cravino, José P. C. C. 2010. "Abordagens Experimentais Reflexivas para o 3º Ciclo do Ensino Básico com Materiais de Baixo Custo", Trabalho apresentado em 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, In Física 2010 – Livro de Resumos, Vila Real.
11. Sarabando, Cândida; Cravino, José P. C. C; Soares, Armando A. 2010. "Simulações Computacionais na Aprendizagem dos Conceitos de Peso e de Massa no Ensino Básico: um estudo quasi-experimental", Trabalho apresentado em 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, In Física 2010 – Livro de Resumos, Vila Real.
12. Rodrigues, M.A.; Cravino, José P. C. C; Liberato, M.L.R.. 2010. "Solar Thermal Energy Exploitation: An Opportunity to Enhance Conceptual Learning in Physics", Trabalho apresentado em European Geosciences Union General Assembly 2010, In Geophysical Research Abstracts, Viena.
13. Silva, Adília; Pinto, José; Viegas, Clara; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Santos, Carla. 2009. "Contributions to the understanding of use of scientific and tecnologic contexts in Physical Sciences teaching. ", Trabalho apresentado em Conference of European Science Education Research Association, In Proceedings of ESERA2009, Istambul.
14. Madeira, António; Antunes, Ricardo; Morgado, Leonel C; Pereira, António. 2008. "Controlo de assiduidade em aulas efectuadas em mundos virtuais @ Second Life®", Trabalho apresentado em III Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de la información (CESTI 2008), In Actas de la III Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de la información (CESTI 2008), Ourense.
15. Alemida, A; Pereira, Mário J. M. G; JP, Cravino. 2007. "A Atmosfera como laboratório no ensino da Física", Trabalho apresentado em Contributos para a Qualidade Educativa no Ensino das Ciências - do Pré-Escolar ao Superior, In Actas do XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Vila Real.
16. Pereira, Mário J. M. G; Alemida, A; JP, Cravino. 2007. "The Atmosphere as a geophysics laboratory", Trabalho apresentado em European Geosciences Union General Assembly, In Geophysical Research Abstracts, Vienna.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Lopes, J.B.; Viegas, C.; Cravino, J.P.. 2010. "Improving the learning of physics and development of competences in engineering students", International Journal of Engineering Education 26, 3: 612 - 627.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Santos, Carla; Saraiva, Maria; Pinto, José; Lopes, Joaquim; Silva, Adília; Silva, António. 2009. "Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade da actividade dos alunos em aulas de Ciências Físicas. Oficina de prática ", Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, In Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Castelo Branco, Castelo Branco.



Relatório de investigação
Technical report
1. Bessa Ribeiro, F; Cravino, José P. C. C; Sacramento, Octávio; Escola, Joaquim; Justino, Elsa. Abandono escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Estudo exploratório,2014.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Outros Trabalhos
Other production
1. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos. Self-regulated Learning in Computer Programming: Strategies Students Adopted During an Assignment, 2016.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Sérgio Paulo Heleno da Cruz. Mundos Virtuais no Ensino Superior, 2015. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro.
2. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Marta Andreia Almeida Carvalho da Silva. Contribuição para o Ensino das Ciências, Usando a Temática Conforto Térmico, 2014. Tese (Programa Doutoral em Didática e Formação) - Universidade de Aveiro.
3. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de António Pedro Barbot Gonçalves da Silva. Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada, 2014. Tese (Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
4. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Ana Luiza de Souza Rolim. Corregulação da Aprendizagem: efetividade do artefacto social em Ambiente Virtual de Aprendizagem, 2014. Tese (Doutoramento em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.
5. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de José Alexandre da Silva Pinto da Silva. Da Formação de Professores à sua Prática: Contributos para o desenvolvimento da Literacia Científica dos Portugueses, 2014. Tese (Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
6. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Inês Duarte Bruno. Os Critérios de Avaliação para o Desenvolvimento da Autorregulação das Aprendizagens – Um estudo com alunos do Ensino Secundário no âmbito da disciplina de Física e Química, 2013. Tese (Doutoramento em Educação (Didática das Ciências)) - Universidade de Lisboa.
7. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Cristina Maria Correia Marques. Contributos para a Promoção de Aprendizagens de Qualidade em Química Introdutória no Ensino Superior, 2011. Tese (Doutoramento em Química) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
8. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira Viegas. Identificar e Testar Factores de Eficácia no Sentido de Melhorar as Práticas de Ensino de Física em Engenharia no Ensino Superior, 2010. Tese (Doutoramento em Física (Didáctica da Física)) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
9. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Domingos Kimpolo Nzau. Das concepções dos alunos sobre força ao desenvolvimento de estratégias de ensino fundamentadas num modelo didático construtivista, 2010. Tese (Doutoramento em Física (Didática das Ciências Físicas)) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Mestrado
Master degree
1. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Isabel Cristina Pinto Pires Coelho Cardoso. Uma Proposta Didática promotora de Literacia Científica, no tópico Qualidade da Água (2º CEB), 2014.  Dissertação (Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Participação no júri de Joana Patrícia Correia Neves. Causas e Consequências da Rarefação da Camada de Ozono: Uma proposta de abordagem da temática numa turma do 2º CEB, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do E. Básico) - Politécnico do Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2014 (Encontro).
Nome do evento: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências; Nome da Instituição: Universidade do Algarve – Escola Superior de Educação e Comunicação; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve – Escola Superior de Educação e Comunicação.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cravino, J. Paulo; Gütl, Christian; Martins, Paulo; Lopes, J. Bernardino. Procedia Technology, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Elsevier.
2. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. Journal of Science Education and Technology, desde 2014/09/11, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
16
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
1

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
16

Orientações
Orientations
1
Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
11
Participação em Eventos
Event participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 2520 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 11:42:36
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (14)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis