Curriculum Vitae

Luís Miguel de Figueiredo Silva de Carvalho

Data da última atualização »Last update : 29/08/2017


Luís Miguel de Figueiredo Silva de Carvalho. É Professor Catedrático na Universidade de Lisboa. Publicou 33 artigos em revistas especializadas, possui 26 capítulos de livros e 13 livros publicados. Possui 40 itens de produção técnica. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 38 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7666165145864012


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Luís Miguel de Figueiredo Silva de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Carvalho, Luís Miguel
Categoria profissional
Position
Professor Catedrático
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Educação
UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: lmcarvalho@ie.ul.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2014 Agregação
Aggregation
Universidade de Lisboa, Portugal.

1994-2000 Doutoramento
Phd
Ciências da Educação.
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

1991 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Out/2015-Actual Professor Catedrático

Universidade de Lisboa
Set/2005-Out/2015 Professor Associado

Universidade Técnica de Lisboa
Out/1998-Out/2000 Assistente





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2006-2010
"The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe (KNOWandPOL)"
Referência do projeto»Project reference: Contract Number: 028848-2.
Sixth Framework Programme Research, Technological Development and Demonstration Priorit






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2015 Cátedra Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares / Santander, IEAT da Universidade Federal de Minas Gerais.
2016 Prémio Científico Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, àrea de Educação, Universidade de Lisboa.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Carvalho, Luís M. 2014. A Construção de Conhecimento sobre Políticas Públicas de Educação em Portugal: Um estudo descritivo e interpretativo de Teses de Doutoramento realizadas na área científica da Educação, em universidades portuguesas (2000-2012). ed. 1, ISBN: 978-989-8753-05-2. Lisboa: Instituto de Educação da ULisboa.
2. Barroso, João; Carvalho, Luís M. eds. 2012. Knowledge and Regulatory Processes in Health and Education Policies ed. 10, ISBN: 978-989-8272-13-3. Lisboa: Educa.
3. Carvalho, Luís M. 2011. O espelho do perito. ed. 1, ISBN: 978-989-8151-24-7. V.N.Gaia: Fundação Manuel leão.
4. Ó, Jorge R.; Carvalho, Luís M. 2009. Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil. ed. 1, ISBN: 9789898272010. Sem local: Educa & Ui&dCE.
5. Carvalho, Luís M; Fernandes, Ana L. 2004. O Conhecimento sobre a Educação e os Problemas Nacionais: Os Congressos Pedagógicos da Liga Nacional de Instrução (Lisboa, 1908-1914). ed. 1, ISBN: 972-8036-66-3. Lisboa: EDUCA.
6. Nóvoa, António; Carvalho, Luís M; Correia, António C; Madeira, Ana I; Ó, Jorge R.. 2003. Educational Knowledge and its Circulation: Historical and Comparative Approaches of Portuguese-Speaking Countries. ed. 1, ISBN: 972-8036-53-1. Lisboa: EDUCA.
7. Carvalho, Luís M; Cordeiro, Jaime. 2002. Brasil – Portugal nos Circuitos do Discurso Pedagógico Especializado (1920-1935): Um Estudo Histórico-comparado de Publicações de Educação. ed. 9, ISBN: 972-8036-39-6. Lisboa: EDUCA.
8. Carvalho, Luís M. 2002. Oficina do Colectivo: Narrativas de um grupo de disciplina de Educação Física (1968-1986). ed. 1, ISBN: 972-8036-33-7. Lisboa: EDUCA.
9. Diniz, José A; Onofre, Marcos S; Carvalho, Luís M; Mira, Jorge T; Costa, Francisco C.. 2001. A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores. ed. 1. Açores: Direcção Regional de Educação .
10. Carvalho, Luís M. 2000. Nós Através da Escrita: Revistas, Especialistas e Conhecimento Pedagógico (1920-1936). ed. 3, ISBN: 972-8036-25-6. Lisboa: EDUCA.
11. Costa, Francisco C.; Diniz, José A; Carvalho, Luís M. F. S.; Onofre, Marcos. eds. 2000. Research on Teaching and Research on Teacher Education. Proceedings of the AIESEP International Seminar ed. 1. Lisboa: Edições FMH.
12. Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M. F. S.; Diniz, José A; Onofre, Marcos S; Pestana, Catalina. eds. 1996. Formação de Professores de Educação Física: Teoria, investigação, prática. ed. 1. Lisboa: Edições FMH.
13. Carvalho, Luís M. 1992. Clima de escola e estabilidade dos professores. ed. 1, ISBN: 972-8036-00-0. Lisboa: EDUCA.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. Comparações internacionais do desempenho escolar e políticas educativas: síntese de uma investigação.  In Internacionalização da Educação: Discursos, práticas e reflexos sobre as políticas públicas, ed. C. Cunha, J.V. Sousa e M.A. Silva, 173 - 196. . Belo Horizonte: Fino Traço Editora.
2. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. The praise of mutual surveillance in Europe.  In A European Politics of Education: Perspectives from sociology, policy studies and politics, ed. R. Normand e Jean-Louis Derouet , 53 - 72. . Abingdon: Routledge.
3. Carvalho, Luís M. 2014. The attraction of mutual-surveillance of performances: PISA as a knowledge-policy instrument.  In World Yearbook of Education2014: Governing Knowledge: Comparison, Knowledge-based Technologies and Expertise in the Regulation of Education , ed. T. Fenwick, J. Ozga & E. Mangez , 58 - 72. ISBN: 978-0-415-82873-4. London: Routledge.
4. Correia, António C; Carvalho, Luís M. F. S.. 2013. Desenvolvimentos em democracia.  In A Universidade de Lisboa: Séculos XIX e XX. , ed. Matos, Sérgio Campos & Ó, Jorge Ramos do, 181 - 233. . Lisboa: Tinta da China.
5. Barroso, João; Carvalho, Luís M; Figueiredo, Carla C. 2012. Knowledge and policy configurations. An interpretative analysis drawing on sex education policies (Portugal, 1984-2009).  In Knowledge and policy configurations. An interpretative analysis drawing on sex education policies (Portugal, 1984-2009), 51 - 88. . Sem local: EDUCA.
6. Barroso, João; Carvalho, Luís M. 2012. Introduction and Overview.  In Knowledge and Regulatory Processes in Health and Education Policies , 7 - 12. . Lisboa: EDUCA.
7. Carvalho, Luís M; Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. O PISA em seis contextos europeus: difusão e indigenação.  In O PISA em seis contextos europeus: difusão e indigenação, 127 - 151. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
8. Carvalho, Luís M. 2011. Circulación internacional de saberes, desplazamientos semánticos y alineaciones políticas: a propósito de las disputas sobre la Gimnasia de Ling en Portugal, en los años veinte y treinta del siglo XX.  In Circulación internacional de saberes, desplazamientos semánticos y alineaciones políticas: a propósito de las disputas sobre la Gimnasia de Ling en Portugal, en los años veinte y treinta del siglo XX, 225 - 250. . Ciudad Autónoma de Buenos Aire: Prometeo Libros.
9. Carvalho, Luís M. 2011. Agarrados ao Espelho: Notas finais sobre um instrumento de conhecimento & política.  In Agarrados ao Espelho: Notas finais sobre um instrumento de conhecimento & política, 153 - 171. . Sem local: Fundação Manuel Leão.
10. Carvalho, Luís M. 2011. Look at the mirror! On the Cognitive and Normative Features of a Knowledge-Policy Tool.  In Look at the mirror! On the Cognitive and Normative Features of a Knowledge-Policy Tool, 61 - 78. . Sem local: Cambridge Scholars.
11. Carvalho, Luís M. 2011. Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e políticas.  In Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e políticas, 183 - 206. . Sem local: Fino Traço Editora Ltda..
12. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2011. Fabricando o Espelho do Perito: a construção de conhecimento pericial no mundo PISA.  In Fabricando o Espelho do Perito: a construção de conhecimento pericial no mundo PISA, 41 - 76. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
13. Carvalho, Luís M. 2011. O PISA como dispositivo de conhecimento & política.  In O PISA como dispositivo de conhecimento & política, 11 - 40. . Sem local: Fundação Manuel Leão.
14. Carvalho, Luís M. 2009. Sobre a Circulação do Conhecimento Educacional: Três Incursões.  In Sobre a Circulação do Conhecimento Educacional: Três Incursões, 155 - 272. . Lisboa: EDUCA.
15. Carvalho, Luís M. 2007. A Imprensa de Educação e Ensino na História da Educação: Um olhar para teses de doutoramento (1990-2004) e um mapa para outros trajectos.  In A Imprensa de Educação e Ensino na História da Educação: Um olhar para teses de doutoramento (1990-2004) e um mapa para outros trajectos, 179 - 202. . Porto: Edições Asa.
16. Carvalho, Luís M. 2007. Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação.  In Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação, 143 - 164. . Uberlândia: Editora da Universidade Federa.
17. Carvalho, Luís M. 2005. Actos de Palavra sobre o Corpo - Discursos de hygiene na teorização das escolas de massas.  In Actos de Palavra sobre o Corpo - Discursos de hygiene na teorização das escolas de massas, 169 - 189. . Lisboa: Faculdade de Motricidade Human.
18. Carvalho, Luís M. 2003. Journals, the making of experts and educational knowledge.  In Journals, the making of experts and educational knowledge, 81 - 91. . Leuven: Leuven University Press.
19. Nóvoa, António, 1; Carvalho, Luís M; Correia, António C; Madeira, Ana I; Ó, Jorge R.. 2002. Flows of educational knowledge. The space-time of Portuguese speaking countries.  In Flows of educational knowledge. The space-time of Portuguese speaking countries, 1 - 10. . Sem local: Sem publicadora definida.
20. Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M. 1999. Prevenção primária de toxicodependências nas escolas portuguesas: avaliações do projecto Viva a Escola.  In Prevenção primária de toxicodependências nas escolas portuguesas: avaliações do projecto Viva a Escola, 205 - 215. . Lisboa: Edições FMH.
21. Costa, Francisco C.; Diniz, José A; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos S. 1998. School Physical Education Views: Parents' and Students' Connections.  In School Physical Education Views: Parents' and Students' Connections, 152 - 163. . Schorndorf: Verlag Hofmann.
22. Carvalho, Luís M. 1996. A formação inicial de professores revisitada: contributos da investigação sobre a socialização dos professores.  In A formação inicial de professores revisitada: contributos da investigação sobre a socialização dos professores, 37 - 56. . Lisboa: Edições FMH.
23. Costa, Francisco C.; Diniz, José A; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos. 1996. School physical education purposes: the parents view.  In School physical education purposes: the parents view, 181 - 187. . Netanya: Wingate Institute.
24. Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José A; Pestana, Catalina. 1996. As Expectativas de Exercício Profissional dos Alunos de um Curso que Habilita para a Docência: A Formação (Não) Passa por Aqui?.  In As Expectativas de Exercício Profissional dos Alunos de um Curso que Habilita para a Docência: A Formação (Não) Passa por Aqui?, 57 - 74. . Lisboa: Edições FMH.
25. Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Pestana, Catalina; Diniz, José; Pièron, Maurice. 1995. Physical education and sport first and fifth years students' expectations of future work activities.  In Physical education and sport first and fifth years students' expectations of future work activities, 223 - 235. . Trois-Rivières: Université du Québec à Trois-R.
26. Jacinto, João; Carvalho, Luís M. 1986. A rendibilidade da universidade portuguesa: análise de dez anos de formação (ISEF, 1975-1984).  In A rendibilidade da universidade portuguesa: análise de dez anos de formação (ISEF, 1975-1984), 138 - 144. . Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Carvalho, Luís M; Costa, Estela; Gonçalves, Catarina. 2017. "Fifteen years looking at the mirror: On the presence of PISA in education policy processes (Portugal, 2000-2016)", European Journal of Education 52, 2: 154 - 166.
2. Carvalho, Lu?s M. 2016. "Intensificação e Sofisticação dos Processos da Regulação Transnacional em Educação: o caso do PISA", Educa??o & Sociedade 37, 136: 669 - 683.
3. Carvalho, Luís M. 2015. "Estudos analíticos sobre políticas educativas: um ensaio a partir da investigação doutoral realizada em Portugal (2000-2012). ", Educação & Sociedade 36, 133: 1023 - 1040.
4. Nóvoa, António; Carvalho, Luís M; Yanes, C.. 2014. "La comparaison comme politique: le tournant du début du 21e siècle", Revue suisse des sciences de l’éducation  36, 2: 265 - 282.
5. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. "Seeing education with one's own eyes and through PISA lenses: considerations of the reception of PISA in European countries", Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education 36, 1: 1 - 9.
6. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. " Os políticos e o PISA: adesão, participação e recepção activa", Propuesta Educativa 23, 41: 46 - 54.
7. Carvalho, Luís M. F. S.; Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2013. "Espaces, acteurs et modalités de l’hybridation politique: Le cas de la construction d'un modèle pour l'évaluation externe des écoles au Portugal dans la première décennie du siècle", Spirale – Revue de Recherches en Education, 51: 15 - 30.
8. Carvalho, Luís M. 2013. "Mutua vigilância organizada", Educação - Temas e Problemas 6, 12-13: 61 - 74.
9. Carvalho, Lu?s M. 2012. "The Fabrications and Travels of a Knowledge-Policy Instrument", European Educational Research Journal 11, 2: 172 - 188.
10. Carvalho, Luís M. 2012. "Beyond interest and limits of international comparison of performances: on the social construction of 'knowledge for policy'", Education et Sociétés. Revue Internationale de Sociologie de L'Éducation I, 1: 157 - 171.
11. Carvalho, Luís M; Figueiredo, Carla C. 2011. "Configurações de conhecimento e política na regulação da educação sexual em meio escolar", Educação, Sociedade & Culturas. Revista do Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 1: 67 - 88.
12. Barroso, João; Carvalho, Luís M. 2011. "Apontamentos sobre os «novos modos de regulação» à luz de estudos sobre as relações entre conhecimento e política", Propuesta Educativa. Dossier Nuevas prácticas de regulación en la producción y transferencia del conocimiento, 1: 9 - 24.
13. Carvalho, Luís M. 2009. "Governando a educação pelo espelho do perito", Educação & Sociedade. Revista de Ciência da Educação, 1: 1009 - 1036.
14. Carvalho, Luís M. 2009. "PISA: Movimentos e mudanças. Uma introdução a “PISA e as políticas públicas de educação”", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1: 3 - 14.
15. Barroso, João; Carvalho, Luís M. 2008. "PISA: un instrument de régulation pour relier des monde", Revue Française de Pédagogie, 1: 77 - 80.
16. Fernandes, Ana L. C; Xavier, Libânia N; Carvalho, Luís M. 2007. "Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963)", Revista Brasileira de História da Educação, 1: 80 - 97.
17. Barroso, João; Carvalho, Luís M; Fontoura, Madalena; Afonso, Natércio. 2007. "As políticas educativas como objecto de estudo e de formação em Administração Educacional", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1: 5 - 20.
18. Carvalho, Luís M. 2006. "Apontamentos sobre as Relações entre Conhecimento e Política Educativa", Administração Educacional. Revista do Fórum Português da Administração Educacional, 1: 37 - 45.
19. Carvalho, Lu?s M; Fernandes, Ana L. 2006. " Mens agitat molem : The Pedagogical Congresses of the Liga Nacional de Instru??o (Lisbon, 1908?1914) ", Paedagogica Historica 40, 5-6: 685 - 703.
20. Cordeiro, Parreira; Miguel Carvalho, L. 2005. "Educational journals and worldwide circulation of pedagogical knowledge: Brazil and Portugal (1921?1935)", Paedagogica Historica 41, 1-2: 131 - 141.
21. Carvalho, Luís M. 2005. "Explorando as transferências educacionais nas primeiras décadas do século XX", Análise Social, 1: 499 - 518.
22. Carvalho, Luís M. 2003. "A presença espanhola na imprensa pedagógica portuguesa: o caso da Revista Escolar, 1921-1935", Revista de Pensamento do Eixo Atlântico, 1: 83 - 105.
23. Carvalho, Luís M. 2002. "Sobre o status da disciplina de Educação Física na década de sessenta", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 55 - 74.
24. Carvalho, Luís M. 2001. "A construção do conhecimento pedagógico e os seus especialistas: linhas de trabalho para uma investigação histórica e comparada sobre revistas de ensino", História da Educação 5, 1: 113 - 140.
25. Carvalho, Lu?s M. 2000. "O Senhor Director: fragmentos de uma hist?ria de actores e pr?ticas escolares em Portugal", Educa??o e Pesquisa 26, 2: 31 - 49.
26. Carvalho, Luís M. 1998. "Capitalizar o Saber-Fazer na Prevenção de Toxicodependências em Meio Escolar", Toxicodependências 4, 1: 59 - 64.
27. Carvalho, Luís M. 1997. "Ethos de escola e contexto multicultural: Mote para alguns (re)encontros", Análise Psicológica XV, 1: 453 - 459.
28. Ledent, Maryse; Telama, Risto; Cloes, Marc; Carvalho, Luís M; Almond, Len; Piéron, Maurice. 1997. "Orientation des objectifs et participation à des activités sportives", Sport, 159/160: 82 - 89.
29. Carvalho, Luís M. 1996. "O estudo da socialização dos professores em Educação Física", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 11 - 40.
30. Carvalho, Luís M. 1994. "Para uma análise da avaliação da escola", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 33 - 51.
31. Costa, Francisco C.; Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M; Diniz, José A. 1994. "Expectativas de Exercício Profissional em Estudantes de Educação Física", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 5 - 14.
32. Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José A; Onofre, Marcos S. 1992. "As representações de sucesso e insucesso profissional em professores de Educação Física", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 11 - 30.
33. Carvalho, Luís M. 1991. "Estudar a organização escolar: Uma entrada pelo clima da escola", Motricidade humana 7, 1: 83 - 99.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Carvalho, Luís M. 2003. "Noronha Feio". Porto: Edições ASA.
2. Carvalho, Luís M. 2003. "Calvet de Magalhães". Porto: Edições ASA.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Carvalho, Luís M. Organized - and organizing - mutual surveillance,Seminar 'Education governance and international assessments',Edinburgh,2014 (Conferência ou palestra).
2. Carvalho, Luís M. As políticas educativas sob efeito da vigilância mútua,IV Congresso Ibérico-Americano de Política e Administração da Educação,Porto,2014 (Comunicação).
3. Carvalho, Luís M. La regulación de la educación,Máster de Calidad y Mejora de la Educación,Madrid,2014 (Conferência ou palestra).
4. Carvalho, Luís M. On the Cultural and Organizational Features of Making Knowledge for Policy,Conference «Knowledge, Differences, and Harmonies in the Time of Globalisation»,Cyprus,2009 (Conferência ou palestra).
5. Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. Knowledge and Policy - the use of a KRT (knowledge-based regulation tool) in policy-making: the case of OECD’s PISA,PISA Research Conference,Kiel,2009 (Poster).
6. Carvalho, Luís M. PISA ou l’aigre-doux de la régulation des régulateurs ,Séminaire scientifique international - Les transformations des États éducateurs en Europe: «Les modèles transnationaux de politiques éducatives: la greffe ou le rejet?»,Paris,2009 (Seminário).
7. Carvalho, Luís M. Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação,VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação,Uberlândia (MG – Brasil),2006 (Congresso).
8. Carvalho, Luís M. Instâncias e Actores Emergentes nos Territórios Educativos: para uma análise das relações entre conhecimento e política educativa,Colóquio “Governo da Educação: Modos e Actores Emergentes”,Lisboa,2006 (Simpósio).
9. Fernandes, Ana L; Xavier, Libânia; Carvalho, Luís M. Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963),VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação,Uberlândia (MG – Brasil),2006 (Congresso).
10. Carvalho, Luís M. A Imprensa de Educação e Ensino na História da Educação: Um olhar sobre teses de doutoramento (1990-2004) e um mapa para outros trajectos,III Encontro de História da Educação,Porto,2005 (Outra).
11. Carvalho, Luís M. Circulação e Montagem do Discurso Educacional Moderno,Seminário Escola e modernidades - da regulação ao risco,Lisboa,2005 (Seminário).
12. Cordeiro, Jaime; Carvalho, Luís M. Educational journals and worldwide circulation of pedagogical knowledge,International Standing Conference for the History of Education - ISCHE XXV,São Paulo,2003 (Poster).
13. Carvalho, Luís M. Drawing boundaries and building bridges: science presentation in a social reform setting,Research Community Philosophy and History of the Discipline of Education,Leuven,2002 (Seminário).
14. Carvalho, Luís M; Ó, Jorge R.; Fernandes, Ana L. Scientific knowledge and the solving of national problems: the pedagogical congresses of the Liga Nacional de Instrução (Lisbon, 1908-1914),European Conference on Educational Research – ECER 2002,Lisboa,2002 (Poster).
15. Cordeiro, Jaime; Carvalho, Luís M. A circulação de modelos educativos nas revistas pedagógicas: Portugal e Brasil (1920-1935),25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPEd,Caxambu (MG),2002 (Poster).
16. Carvalho, Luís M. A presença espanhola na imprensa pedagógica portuguesa: O caso da Revista Escolar, 1921-1935,IV Encontro Ibérico de História da Educação,Allariz,2001 (Outra).
17. Carvalho, Luís M. Oficina do Colectivo: história do ensino de educação física e micro-política escolar,Seminário de História da Educação,São Paulo,2000 (Seminário).
18. Carvalho, Luís M. Educational journals, experts and pedagogical knowledge (1920-1935),Wokshop PRESTiGE,Oxford,2000 (Poster).
19. Carvalho, Luís M. Revistas de ensino, especialistas e conhecimento pedagógico,Seminário de História da Educação,São Paulo,2000 (Seminário).
20. Carvalho, Luís M. Grupo de disciplina e políticas de status: relato de um estudo histórico-organizacional,VIII Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa,Lisboa,2000 (Poster).
21. Carvalho, Luís M. Um grupo de disciplina de educação física como objecto de estudo,Seminário ‘Faculdade de Motricidade Humana – Association Internationale des Ecoles Superieures d’Education Physique’,Lisboa,2000 (Seminário).
22. Diniz, José A; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís M; Costa, Francisco C.. L’ heterogenité des occasions d’ apprentissage: facteurs en relation avec les élèves, les parents et les enseignants,Congrés International de l’ Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique’,Bensançon,1999 (Poster).
23. Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos; Costa, Francisco C.. Estudo integrado das condições de aprendizagem e da intensidade das actividades em educação física,VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa,A Corunã,1998 (Poster).
24. Diniz, José; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís M; Costa, Francisco C.. A opinião dos alunos e dos pais sobre a educação física escolar,Jornadas de Psicologia do Desporto,Lisboa,1998 (Poster).
25. Carvalho, Luís M. A historical organizational case-study: PE department and status politics,Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique’ 98 World Congress,New York,1998 (Poster).
26. Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos; Costa, Francisco C.. Students´opportunities to learn and activity intensity in physical education,Association Internationale des Écoles Superieures d Education Physique’ 98 World Congress,New York,1998 (Comunicação).
[poster – 1º prémio de apresentação e de valor académico].
27. Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M. Avaliações do projecto ‘Viva a Escola’,Conferência Internacional Promoção da Saúde,Estoril,1996 (Poster).
28. Carvalho, Luís M. Ethos de escola e contexto multicultural,Seminário Corporeidade no Contexto Multicultural,Lisboa ,1996 (Seminário).
29. Costa, Francisco C.; Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos. School physical education views: parents’ and students’ connections,The 1996 International Pre-Olympic Congress,Dallas,1996 (Poster).
30. Carvalho, Luís M. A investigação educacional no âmbito da Unidade de Ciências da Educação da FMH: A socialização dos professores,Seminário Investigação Educacional:paradigmas e metodologias,Lisboa,1995 (Poster).
31. Carvalho, Luís M. A formação inicial e a socialização dos professores em educação física,I Conferencia Europea de la Educación Física - ICHPER-SD,Badajoz,1995 (Poster).
32. Costa, Francisco C.; Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos. School Physical Education purposes: the parents view,Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique’ 1995 World Congress,Netanya,1995 (Poster).
33. Carvalho, Luís M. A avaliação da escola como organização,III Simpósio da Sociedade Portuguesa de Educação Física: A Avaliação em Educação Física no Contexto da Reforma do Sistema Educativo,Oeiras,1994 (Simpósio).
34. Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José; Pestana, Catalina. Physical education and sport first and fifth years students’ expectations of future work activities,Séminaire International Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique,Trois-Rivières,1993 (Poster).
35. Costa, Francisco C.; Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M; Diniz, José. Expectativas de exercício profissional em estudantes de Educação Física, IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação Física,Oeiras,1993 (Poster).
36. Costa, Francisco C.; Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M; Diniz, José. Physical education and sport students' expectations of future professional activities,Olympic Scientific Congress,Malaga,1992 (Poster).
37. Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José; Onofre, Marcos. O conceito de sucesso em Educação Física,II Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.,Porto,1991 (Poster).
38. Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M. As representações dos professores: o conceito de sucesso na profissão docente,Seminário A Identidade Profissional dos Professores,Porto,1991 (Poster).
39. Jacinto, J.; Carvalho, Luís M. A rendibilidade da universidade portuguesa: análise de dez anos de formação numa escola (ISEF, 1975-1984),I Simpósio Pedagogia na Universidade,Lisboa,1985 (Poster).

Relatório de investigação
Technical report
1. Carvalho, Luís M; Costa, Francisco C.. Avaliação do projecto Viva a Escola,1998.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Bocchio, Maria Cecícia, El Director de Agrupamiento Escolar: Regulado y regulador de las políticas educativas. Estudio de un Sistema de Acción Concreto construido en un Agrupamiento Escolar, 2014. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Caminhos da recepção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior na década de 1990, 2013.
3. Cabeça, Manuel Dinis P., 1963-, As condutas dos escolares e a construção do cidadão social: uma análise política pelo referencial dos instrumentos de regulação (1977-2007), 2012. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
4. Amaral, Cláudia Tavares do, 1980-, O ensino superior visto pelo tribunal:a rgumentário e fundamentação das decisões jurisdicionais do Tribunal Regional Federal da Primeira Região no período de 1988 a 2008, 2012. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Figueiredo, Carla Cibele, 1964-, Redes sociais e políticas: genealogia das políticas públicas de educação sexual, 2011. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
6. António José Mendes Rodrigues, A quimera dos quotidianos escolares: entre a experiência individual e o desejo de colectivo: estudo etnográfico das performances dos alunos de uma escola secundária, 2010. Tese (Organização e Desenvolvimento de Sistemas de Educação) - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador).
7. Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-, O ’programme for international student assessement’ (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas, 2010. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Gonçalves, Ana Catarina, A produção escrita sobre auto avaliação de escolas em Portugal (1986-2014). Contributo para a compreensão da construção discursiva de uma política. , 2015. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Fernandes, Maria Fernanda Pereira, 1959-, Centros e periferias de um agrupamento por inventar: narrativas de um Conselho Geral Transitório, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Loureiro, José António dos Santos, 1955-, A acção do director de escola em contexto de avaliação externa : funções e decisões, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
4. Ninhos, José Miguel Correia, 1987-, Práticas de gestão numa empresa de consultoria de formação, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Valpaços, Joana Paredes, 1988-, A gestão de uma microempresa educativa: o quotidiano do gestor e as estratégias da comunicação externa, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
6. Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-, "Ir ao agrupamento": a comunicação num agrupamento horizontal de escolas, 2010. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Moura, Isabel Juliana Aragonez Ceia, 1956-, O coordenador de estabelecimento: papéis de gestão e áreas de influência, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
8. Braz, José Joaquim de Jesus, 1957-, Articulação curricular como problema da gestão escolar: estudo do trabalho colaborativo em dois departamentos numa escola básica 2-3 com ensino secundário da lezíria do Tejo, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Oliveira, Maria João Carvalho Rodrigues Alexandre, 1962-, O gestor de bibliotecas escolares integradas na RBE: modelos de acção, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
10. Gomes, Carlos Lopes, 1971-, Constituição de listas candidatas aos conselhos executivos: racionalidades e processos : estudo extensivo nas escolas secundárias de um concelho da área metropolitana de Lisboa, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
11. Baptista, Lurdes Conceição, O gestor escolar como administrador de conflitos, 2008. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
12. Graça, Sérgio, A Liderança nas Organizações: um estudo descrito das percepções de trinta directores de escolas sobre os seus estilos de liderança, 2006. Dissertação (Administracão e Política Educacional) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
13. Domingues, Maria João, Sementes de Inclusão, 2005. Dissertação (Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Costa, Francisco Carreiro da; Jesus, Saúl Neves de; Carvalho, Luís Miguel. Participação no júri de Moreira, Fernando. Estratégias de Coping em Professores de Educação Física, 2003. Tese (Organização e Desenvolvimento de Sistemas de Educação) - Universidade Técnica de Lisboa.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Carvalho, Luís Miguel. European Educational Research Journal.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
74

Livros e capítulos
Books and book chapters
39
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
13
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
26
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
33
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
33
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
40

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
40

Total
Dados complementares
(Additional data)
26

Orientações
Orientations
24
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


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Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 11:45:33
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