Cláudia Barreiros Macedo de Faria
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Data da última atualização
»Last update
:
24/06/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cláudia Barreiros Macedo de Faria |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Faria, Cláudia |
Categoria profissional
Position |
Investigador Principal |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente.
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Endereço profissional
Professional address |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade Lisboa 1649-013 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217943633 Fax: (+351)217933408 Correio electrónico: cbfaria@ie.ul.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2008-2013 |
Doutoramento Phd |
Didática das Ciências
(1 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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1996-2001 |
Doutoramento Phd |
Ecologia e Biossistemática.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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1993-1996 |
Mestrado Master degree |
Etologia
(2 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
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1986-1992 |
Licenciatura Licentiate degree |
Biologia - Recursos Faunísticos e Ambiente
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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Formação complementar ( studies)
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
e-tutoria e modelação online.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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2009-2010 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Análise de dados em ciências sociais.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
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2005-2006 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Mestrado em Educação - Didáctica das Ciências.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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1998-1998 |
Curso de curta duração Short course |
Conflict and cooperation: the roots of social behaviour.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
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1997-1997 |
Curso de curta duração Short course |
A biologia da conservação.
Associação Portuguesa de Biólogos,
Portugal.
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1997-1997 |
Curso de curta duração Short course |
Sexual selection in animals.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
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1991-1991 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Nacional de Mergulho Subaquático.
Centro Português de Actividades Subaquáticas,
Portugal.
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Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2015-Actual |
Investigador Principal |
Out/2013-Dez/2014 |
Outra Situação |
Jan/2010-Set/2013 |
Investigador Auxiliar |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Out/2008-Dez/2010 |
Investigador Auxiliar |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jan/1993-Set/2008 |
Professor Auxiliar |
Out/1996-Jul/2005 |
Assistente 1º triénio |
Instituto Superior de Ciências Educativas |
Out/2001-Jul/2003 |
Professor Coordenador |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia de Investigação(Docente)
- Observação em Educação(Docente)
- Metodologia de Projecto(Docente)
- Educação Sexual(Monitor)
- Introdução à Prática Profissional(Docente)
|
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia de Investigação(Docente)
- Observação em Educação(Docente)
- Metodologia de Projecto(Docente)
- Educação sexual(Monitor)
|
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia de Investigação em Etologia(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Eto-Ecologia e Biogenética(Docente)
- Ecologia e Educação Ambiental(Docente)
- Práticas Laboratoriais(Docente)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Set/2013 |
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Membro de Comissão |
Jan/2010-Dez/2011 |
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Membro de Conselho Editorial |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Jun/2009-Jun/2009 |
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Membro de Comissão Eleitoral |
Jan/2002-Dez/2002 |
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Membro de Conselho Científico |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Abr/2010-Abr/2010 |
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Serviço realizado»Executed service: Revisor científico do guia de campo dia B, Bioeventos, editado pelo Museu de História Natural e pelo Centro de Biologia Ambiental |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jan/2007-Dez/2007 |
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Serviço realizado»Executed service: Revisor científico do manual de Ciências Naturais para o 8º ano, Geovida 8, Lisboa Editora |
Jan/2007-Dez/2007 |
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Serviço realizado»Executed service: Responsável pela elaboração do relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Litoral Norte, integrado
no plano de ordenamento do Parque. |
Jan/2006-Dez/2006 |
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Serviço realizado»Executed service: Responsável pela elaboração do relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e
Costa Vicentina, integrado no plano de ordenamento do Parque |
Jan/2004-Dez/2006 |
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Serviço realizado»Executed service: Consultor do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) para as provas de exame da disciplina de Biologia e Geologia |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Actual |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colabora com o departamento educativo do Aquário Vasco da Gama, na elaboração de materiais pedagógicos de exploração do museu
adequados aos vários níveis de ensino e na organização e desenvolvimento de visitas escolares. |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Jan/2008-Dez/2009 |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colabora com o departamento educativo do Aquário Vasco da Gama, na elaboração de materiais pedagógicos de exploração do museu
adequados aos vários níveis de ensino e na organização e desenvolvimento de visitas escolares. |
Jan/2008-Dez/2009 |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colaborou com o departamento educativo do Centro Ciência Viva da Amadora, na avaliação de actividades desenvolvidas com as
escolas. |
Out/2000-Set/2003 |
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Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - organização e concretização de exposições (Aquário Vasco da Gama), palestras de divulgação da ciência e de um curso de ilustração
científica |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Actual |
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Atividade realizada»Activity: Coordenador do Gabinete de Apoio a Investigação Estatística |
Linhas de Investigação (Research fields)
2. |
Aprendizagem das ciências em contextos formal e não formal |
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4. |
Etologia de Peixes Litorais |
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5. |
Biologia da Reprodução |
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7. |
Aprendizagem das ciências em contextos formal e não formal |
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Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2015-2016 Roteiro dos Descobrimentos |
Referência do projeto»Project reference: PT02_2ºRPS_0017 - eeagrants.
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2012-2015 Between tide marks: Integrating literacy's (iLit) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117923/2010. Parceiro(s)»Partners:
Aquário Vasco da Gama; Associação Viver a Ciência; Escola Superior de Educação de João de Deus; Fundação da Faculdade de Ciências; Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar; Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Ciências; Associação Centro Ciência Viva de Estremoz. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2015 SAILS - Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science |
Referência do projeto»Project reference: EU. FP7 Capacities Programme S. Parceiro(s)»Partners:
Dublin City University; Intel Performance Learning Solutions Limited; Univerzita Pavla Jozefa Safárika v Kosiciach; Jagiellonian University; Malmö University University of South Denmark; University of Southern Denmark; King's College London; University of Szeged; ATiT; University of Piraeus Research Centre; Hacettepe University; Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Comissão Europeia.
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2014-2015 Práticas integradas de educação formal e não-formal: Identificação, partilha e análise no ensino superior Português |
Referência do projeto»Project reference: 138/ID/2014. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2010-2013 Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education-Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/102789/2008. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Aberta; Universidade de Évora; Universidade do Porto; Universidade de Aveiro. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2007-2010 History and Philosophy in Science Teaching” |
Referência do projeto»Project reference: 7th Framework Program. Parceiro(s)»Partners:
Universitat Bremen; Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit ; Oldenbrug University; University of Reading; Istituto Tecnico Toscano and Fondazione Scienza e Tecnica, Florence ; Institute of Physics, Nicolaus Copernicus University; Budapest University of Technology and Economics ; Hebrew University of Jerusalem ; Aristotle University of Thessaloniki ; University of Patras. Financiador(es)»Funding:
Comissão Europeia.
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2008-2010 Influência da predação na organização das comunidades intertidais de substrato rochoso |
Referência do projeto»Project reference: PDCT/MAR/58544/2004. Parceiro(s)»Partners:
Instituto de Mar; Escola Superior de Educação de João de Deus. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2007-2008 O papel dos museus na promoção do conhecimento nas ciências biológicas: O Aquário Vasco da Gama como modelo de estudo |
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/26939/2006. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2006-2007 Intertidal rocky shore fish communities during high-tide: patterns of fish behaviour and use of space |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/BSE/46825/2002. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2006-2007 Biogeografia e biodiversidade das plataformas rochosas da Península Ibérica |
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/26939/2006. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2003-2006 Dinâmica e capacidade de resiliência das comunidades de peixes residentes nas plataformas rochosas de Portugal Continental |
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/14478/2003. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2001-2004 Biogeografia, fluxo genético e biodiversidade das comunidades de peixes das plataformas rochosas de Portugal |
Referência do projeto»Project reference: PNAT/1999/BIA/15017. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.
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1997-2000 Efeitos climáticos na ecologia dos peixes litorais: uma aproximação fenológica e translatitudinal |
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS/3/3.2/EMG/1957/95. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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1993-1995 Biologia da Reprodução de Peixes Residentes do Litoral Rochoso da Costa Portuguesa |
Referência do projeto»Project reference: PBIC/1313/MAR/92. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2016 |
Best poster award,
International Conference on Information Communication Technologies in Education.
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Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/1993 - Actual |
Ordem de Biólogos, Membro.
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Jan/1993 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Etologia, Membro.
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Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Galvão, Cecília; Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. 2017. Avaliação do currículo das ciências Físicas e Naturais: Percursos e Interpretações. ed. 1, ISBN: 978-989-8753-39-7. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
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2. |
Faria, Cláudia. ed. 2016. Atividades investigativas e avaliação das aprendizagens. O contributo do projeto internacional SAILS ed. 1, ISBN: 978-989-8753-21-2. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
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3. |
Faria, Cláudia; Boaventura, Diana; Gaspar, Raquel; Guilherme, Elsa; Freire, Sofia; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. 2015. Era uma vez...O mar. O mar como recurso educativo no 1º ciclo. O contributo do projeto iLit. ed. 1, ISBN: 978-989-8753-12-0. Lisboa: Sersilito. |
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4. |
Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Freire, Sofia; Faria, Cláudia. 2011. Ensinar ciências, aprender ciências.. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
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Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Kullberg, Carla; Galvão, Cecília. 2018. Contributo da Iniciação à Prática Profissional para o Desenvolvimento do Conhecimento Profissional de Futuros Professores.. In Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas , ed. Galvão & J.P.Ponte (Org.), 82 - 113. ISBN: 978-989-8753-42-7. Lisboa: IEUL. |
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2. |
Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Serra, Paula. 2017. Ensino da Biologia: A evolução como exemplo. In O ensino na escola de hoje , ed. F.H.Veiga , 109 - 143. ISBN: 978-972-796-360-7. Lisboa: Climepsi Editores. |
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3. |
Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Baptista, Mónica. 2017. Curriculum conception, implementation and evaluation: an experience.. In Science Education: A Global Perspective , ed. Akpan, B. , 228 - 252. . Argelia: Springer. |
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4. |
Borges, Rita; Faria, Ana; Faria, Cláudia. 2016. Embryonic and larval development. In Practical Notion on Fish Health and Production, ed. Oliveira, M., Robalo, J. & Bernardo, F , 38 - 42. . Sharjah: Betham Science. |
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5. |
Rodrigues, Ana; Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Teixeira, Filomena; Sá, Patrícia; Neto, Teresa; Vieira, Rui; João, Patrícia. 2015. Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores. In Experiências de inovação didática no ensino superior, ed. Ministério da Educação e Ciência, 129 - 148. . Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
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6. |
Reis, Pedro; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília; Freire, Sofia. 2011. Ligação Escola-Universidade: uma experiência de colaboração promotora do desenvolvimento profissional dos professores. In Formação e Profissão docente , ed. C.M. Guimarães, P.G.R. Reis, A.Akkari & A.A. Gomes, 60 - 79. . Brasil: UNESP; Junqueira&Marin Editores. |
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7. |
Borges, Rita; Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel. 2011. Early development of gobies. In The biology of Gobies, ed. R.A. Patzner , 403 - 462. . Reino Unido: Enfield: Science Publishers Inc.. |
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8. |
Gonçalves, Emanuel; Faria, Cláudia. 2009. Patterns of microhabitat utilization. In The biology of Blennies., ed. P. Hastings & B.G. Kapoor, 405 - 440. . Reuni Unido: Enfield: Science Publishers Inc. |
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Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Faria, C.; Boaventura, D.; Guilherme, E.. 2019. "Personal meaning maps as an assessment tool for a Planetarium session: a study with primary school children", Education 3-13, ..: 1 - 10.
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2. |
Faria, Cláudia; Costa-Pereira, Teresa; Sousa, Otília. 2019. "A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio.", Acta Scientiarum Language and Culture 41, e45794: 1 - 13. |
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3. |
Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Faria, Cláudia. 2018. "Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers Conceptions of Nature of Science in Real Contexts", Journal of Science Teacher Education, 1: 1 - 24.
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4. |
Jesus-Leibovitz, Luísa; Faria, Cláudia; Baioa, Ana M; Borges, Rita. 2017. "Exploring marine biodiversity through inquiry with primary school students: a successful journey?", Education 3-13 45, 4: 437 - 449.
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5. |
Castilho, Rita; Cunha, Regina L; Faria, Cláudia; Velasco, Eva M; Robalo, Joana I. 2017. "Asymmetrical dispersal and putative isolation-by-distance of an intertidal blenniid across the Atlantic–Mediterranean divide", PeerJ 5, e: e3195 - e3195.
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6. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. 2016. "Exploring marine ecosystems with elementary students: a successful journey", School Science Review 79, 360: 70 - 76. |
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7. |
Boaventura, Diana; Guilherme, Elsa; Faria, Cláudia. 2016. "Literacy integration: an inquiry based science activity based on climate change effects on ocean", School Science Review 98, 363: 88 - 93. |
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8. |
Boaventura, Diana; Faria, Cláudia. 2015. "Science Inquiry-Based Activities in Elementary Education: How to Support Teachers¿ Practices?", International Journal of Information and Education Technology 5, 6: 451 - 455.
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9. |
Guilherme, Elsa; Faria, Cláudia; Boaventura, Diana. 2015. "Exploring marine ecosystems with elementary school Portuguese children: inquiry-based project activities focused on ‘real-life’
contexts", Education 3-13, e: 1 - 12.
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10. |
Coelho, Ana; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília. 2015. "O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores.
", Interações 39, 1: 175 - 191. |
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11. |
Faria, Cláudia. 2015. "Making the implicit explicit: environmental teacher as a “reflective practitioner¿?", Cultural Studies of Science Education, ss: 1 - 4.
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12. |
Faria, Cláudia; Guilherme, Elsa; Gaspar, Raquel; Boaventura, Diana. 2015. "History of Science and Science Museums", Science & Education, ss: s - s.
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13. |
Faria, Cláudia. 2015. "Analysing the tension of PBL online tutors through the eyes of students and tutors", EDULEARN15 Proceedings , 1: 716 - 725. |
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14. |
Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Baptista, Mónica; Galvão, Cecília. 2014. "The Construction of a Reasoned Explanation of a Health Phenomenon: An analysis of competencies mobilized", International Journal of Science Education, online: 1 - 15.
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15. |
Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Figueiredo, Orlando. 2014. ""Como trabalham os cientistas?": potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência
nas aulas de ciências", Ciência & Educação (Bauru) 20, 1: 1 - 22.
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16. |
Francisco, S. M; Almada, V. C; Faria, C.; Velasco, E. M; Robalo, J. I. 2014. "Phylogeographic pattern and glacial refugia of a rocky shore species with limited dispersal capability: the case of Montagu’s
blenny (Coryphoblennius galerita, Blenniidae)", Marine Biology, s: s - s.
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|
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|
17. |
Boaventura, Diana; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. 2013. "Promoting Science Outdoor Activities for Elementary School Children: Contributions from a research laboratory", International Journal of Science Education 35, 5: 796 - 814.
|
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|
18. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília; Reis, Pedro. 2013. "New Curricular Material for Science Classes: How Do Students Evaluate It?", Research in Science Education 43, 43: 163 - 178.
|
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|
|
19. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. 2013. "Investigating School-Guided Visits to an Aquarium: What Roles for Science Teachers?", International Journal of Science Education, Part B 3, 2: 159 - 174.
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|
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20. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Galvão, Cecília. 2013. "Wiki as a Tool for Engaging Students with a Science Problem Solving Activity", Electronic Journal of Science Education 17, 2: 1 - 24.
|
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|
21. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. 2012. "D. Carlos de Bragança, a Pioneer of Experimental Marine Oceanography: Filling the Gap Between Formal and Informal Science
Education", Science & Education 21, 6: 813 - 826.
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22. |
Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Baptista, Mónica. 2012. "Students at risk of dropping out: How to promote their engagement with school science? ", Science Education International 23, 1: 20 - 39. |
|
|
|
23. |
Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Mourato, Dulce; Pereira, Gonçalo; Santos, Afonso. 2012. "Problem-Based Learning in an online course of health education.", European Journal of Open and Distance Learning. , online: 1 - 10.
|
|
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24. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. 2012. "School-visit to a science centre: student interaction with exhibits and the relevance of teachers’ behavior", Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias 11, 3: 582 - 594. |
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|
25. |
Faria, Cláudia. 2012. "A Science Teacher Education Course in a Science Centre: A Successful Strategy to Empower Teachers to Master Museum Resources
Exploration?", Electronic Journal of Science Education 16, 2: 1 - 13.
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26. |
Francisco, Sara; Faria, Cláudia; Lengkeek, W.; Vieira, M.N; Velasco, E.M.; Almada, Vitor. 2011. "Phylogeography of the shanny Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae) in the NE Atlantic records signs of major expansion event
older than the last glaciation", Journal of Experimental Marine Biology and Ecology 403, 403: 14 - 20.
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27. |
Faria, Cláudia; Boaventura, Diana; Galvão, Cecília; Chagas, Isabel. 2011. "Do predators always win? Starfish versus limpets: a hands-on activity examining predator–prey interactions", Science School Review 93, 342: 61 - 66. |
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28. |
Tojeira, I.; Faria, A. M; Henriques, S.; Faria, C.; Gonçalves, E. J. 2011. "Early development and larval behaviour of two clingfishes, Lepadogaster purpurea and Lepadogaster lepadogaster (Pisces: Gobiesocidae)", Environmental Biology of Fishes, 2011: 1 - 11.
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29. |
Gil, Fátima; Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2010. "An efficient technique for the captive breeding of an endangered freshwater fish Salaria fluviatilis (Pisces: Blenniidae),
with a description of its ontogeny.", Journal of the World Aquaculture Society 41, S1: 49 - 56. |
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30. |
Silva, Ana; Amador, Catarina; Brazão, Sónia; Faria, Cláudia; Boaventura, Diana. 2010. "Limpets as prey: Lipophrys pholis choice for size", Marine Ecology 31, 31: 525 - 532. |
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31. |
Faria, Cláudia; Santos, Ricardo S; Almada, Vitor. 2010. "A comparison between the ontogeny of two related blenniid species Parablennius gattorugine and Parablennius rubber (Pisces:
Blenniidae). ", Journal of Marine Biological Association of the UK 90, 6: 1263 - 1268.
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32. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Pereira, Gonçalo. 2010. "D Carlos de Bragança, um Rei que se tornou pioneiro da Oceanografia em Portugal: Recursos para o ensino das ciências. ", Revista de Educação 17, 1: 83 - 95. |
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|
|
33. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2009. "Tidal shifts in microhabitat use by Gobius cobitis: an adaptation to its feeding strategy? ", Journal of Marine Biological Association of the UK 89, 3: 641 - 643. |
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34. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo. 2009. "Evolução versus Criacionismo: um debate possível? Revista de Estudos Universitários ", Revista de Estudos Universitários (UNISO), 35, 2: 33 - 46. |
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35. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2008. "Tidal activity rhythms and depth distribution of rocky shore fish in an altered intertidal environment", Acta Ethologica 11, 2: 123 - 126. |
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36. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2008. "Temporal asymmetries in the feeding patterns along the tidal cycle in two sympatric littoral blennies", Estuarine, Coastal and Shelf Science, 79, 3: 566 - 568. |
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37. |
Domingues, Vera; Faria, Cláudia; Stefanni, Sergio; Santos, Ricardo S; Brito, Alberto; Almada, Vitor. 2007. "Genetic divergence in the Atlantic-Mediterranean Montagu's blenny Coryphoblennius galerita (Linnaeus, 1758) revealed by molecular
and morphological characters.", Molecular Ecology 16, 16: 3592 - 3605. |
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38. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2006. "Patterns of spatial distribution and behaviour of fish on a rocky intertidal platform at high-tide", Marine Ecology Progress Series 316, 316: 155 - 164. |
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39. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2006. "Ontogenetic development of Parablennius pilicornis (Pisces: Blenniidae) in controlled conditions", Scientia Marina 70, 4: 667 - 671. |
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40. |
Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Almada, Vitor. 2005. "Ontogenetic development of Lipophrys trigloides (Pisces: Blenniidae), with some notes on the spawning behaviour", Journal of Marine Biological Association U. K 85, 85: 185 - 188. |
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41. |
Almada, Vitor; Faria, Cláudia. 2004. "Point-of-view: Temporal variation of rocky intertidal resident fish assemblages- patterns and possible mechanisms with a note
on sampling protocols.", Reviews in Fish Biology and Fisheries 14, 14: 239 - 250. |
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42. |
Borges, Rita; Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel; Almada, Vitor. 2003. "Embryonic and larval development of Gobius paganellus (Pisces: Gobiidae), with some notes to identify eggs and larvae of the
genus Gobius in the field", Journal of Marine Biological Association U.K 83, 83: 1121 - 1136. |
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43. |
Robalo, Joana; Almada, Vitor; Faria, Cláudia. 2003. "First description of agonistic behaviour in Chondrostoma polylepis (Pisces: Cyprinidae) with some notes on the behaviour of
other Chondrostoma species", Etologia 11, 11: 9 - 13. |
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44. |
Faria, Cláudia; Borges, Rita; Gil, Fátima; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel. 2002. "Embryonic and larval development of Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae). ", Scientia Marina 66, 1: 21 - 26. |
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45. |
Gil, Fátima; Borges, Rita; Faria, Cláudia; Gonçalves, Emanuel. 2002. "Early development of the red mouthed goby, Gobius cruentatus (Pisces: Gobiidae). ", Journal of Marine Biological Association of the United Kingdom 82, 82: 161 - 163. |
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46. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2001. "Microhabitat segregation in three rocky intertidal fish species in Portugal: does it reflect interspecific competition?", Journal of Fish Biology, 58, 58: 145 - 159. |
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47. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 2001. "Agonistic behaviour and control of access to hiding places in two intertidal blennies, Lipophrys pholis and Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae).", Acta Ethologica 4, 4: 51 - 58. |
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48. |
Almada, Vitor; Faria, Cláudia. 2000. "Experimental study on substratum preferences of early juvenile shanny, Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae)", Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom 80, 80: 1143 - 1144. |
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49. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Nunes, Carmo. 1999. "Patterns of agonistic behaviour, shelter occupation and habitat preference in juveniles of Lipophrys pholis, Coryphoblennius
galerita and Gobius cobitis (Pisces: Teleostei)", Journal of Fish Biology 53, 53: 1263 - 1273. |
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50. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. 1999. "Variation and resilience of rocky intertidal fish populations in western Portugal", Marine Ecology Progress Series 184, 184: 197 - 203. |
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51. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel; Gil, Fátima; Baptista, Céu; Carreiro, Helena. 1998. "Notes on the social behaviour of Gobius cobitis (Pisces, Gobiidae)", Acta Ethologica, 1, 1-2: 49 - 56. |
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52. |
Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel; Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Baptista, Céu; Carreiro, Helena. 1997. "Embrionyc and larval development in the giant goby Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae)", Journal of Natural History 31, 31: 799 - 804. |
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53. |
Almada, Vitor; Carreiro, Helena; Faria, Claudia; Gonçalves, Emanuel. 1996. "The breeding season of Coryphoblennius galerita in portuguese waters", Journal of Fish Biology 48, 48: 295 - 297. |
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54. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel. 1996. "Recruitment, juvenile growth and maturation of Lipophrys pholis (Pisces; Blenniidae) in the west coast of Portugal", Journal of Fish Biology 49, 49: 727 - 730. |
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55. |
Faria, Claudia; Almada, Vitor. 1995. "Some aspects of the breeding ecology of Gobius cobitis Pallas and Gobius paganellus L. in the west coast of Portugal", Arquivos do Museu Bocage 2, 29: 463 - 471. |
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Trabalho técnico Technical work |
1. |
Faria, Cláudia. Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Litoral Norte,2007 (Relatório técnico). |
2. |
Faria, Cláudia. Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina,2006 (Relatório técnico). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Martins, Ian; Faria, Cláudia. O uso da linguagem científica nas aulas de ciências: um estudo exploratório com uma turma do ensino básico e uma turma do
ensino secundário,AFIRSE,Lisboa,2018 (Comunicação). |
2. |
Faria, Cláudia. Roteiro dos Descobrimentos: Uma App como recurso educativo digital,IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de questões curriculares,Lisboa,2018 (Comunicação). |
3. |
Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Chagas, Isabel; Amador, Filomena; Bolacha, Edite; Salomé, Teresa. Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de ciências
naturais do 5º ano.,2º Encontro de História da Ciência no Ensino,Coimbra,2017 (Comunicação). |
4. |
Faria, Cláudia. Roteiro dos Descobrimentos: Uma App como recurso educativo.,Congreso Virtual Internacional y III Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Innovadores,Virtual,2017 (Comunicação). |
5. |
Faria, Cláudia; Guilherme, Elsa; Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria J; Pinho, Ana S; Baptista, Mónica; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. Roteiro dos Descobrimentos: Um recurso educativo digital,Challenges 2017,Braga,2017 (Comunicação). |
6. |
Faria, Cláudia. Teachers and explainers: in it together? ,Ecsite Annual Conference,Graz,2016 (Comunicação). |
7. |
Faria, Cláudia. Escolas e Museus de ciência: Uma combinação (im)possível?. ,.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais,Lisboa,2015 (Conferência ou palestra). |
8. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. Analysing the tensions of PBL online tutors through the eyes of students and tutors,EduLearn15,Barcelona,2015 (Poster). |
9. |
Faria, Cláudia; Jesus, Luisa; Baioa, Ana M; Borges, Rita. Avaliação das aprendizagens numa visita de estudo: potencialidades dos “mapas mentais”,Congresso Comunicação de Ciência (SciCom2015),Lagos,2015 (Comunicação). |
10. |
Boaventura, Diana; Guilherme, Elsa; Faria, Cláudia. Science inside and outside the school: an inquiry-based activity based on a socioscientific issue,XVI Congresso Internacional de la AIFREF. “Las ciudades de la educación: el desarrollo psicossocial del/a niño/a através de
la coeducación família-escuela-comunidad”. ,Bilbao,2015 (Comunicação). |
11. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. The exploration of the history of science with science museums: a successful strategy for science education in primary school?
,11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015). ,Helsinquia,2015 (Poster). |
12. |
Faria, Cláudia. Formal e não-formal: uma combinação (im)provável?,Partilha de práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências,2015 (Seminário). |
13. |
Boaventura, Diana; Faria, Cláudia; Guilherme, Elsa. The role of social scientific issues and outdoor activities in elementary students and teachers perceptions,EduLearn15,Barcelona,2015 (Comunicação). |
14. |
Vicêncioa, Ana M; Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Gonçalves, Cláudia. Taking Inquiry into the classroom or the 5 “letters” no one told me about. ,11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015). ,Helsinquia,2015 (Poster). |
15. |
Valente, Bianor; Mauricio, Paulo; Faria, Cláudia; Alves, Frederico. NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents.,11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015). ,Helsinquia,2015 (Comunicação). |
16. |
Valente, Bianor; Faria, Cláudia; Mauricio, Paulo. O ensino por investigação na prática de futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades
investigativas em contextos reais de ciência. ,AFIRSE,Lisboa,2015 (Comunicação). |
17. |
Coelho, Ana; Faria, Cláudia. O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: perspetiva do professor. ,ENEC,Faro,2014 (Comunicação). |
18. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. Techers' role during school visits to science musems: vital or trivial?,ECSITE,Haia,2014 (Comunicação). |
19. |
Gonçalves, Cláudia; Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Galvão, Cecília. Sedimentar caminhos de construção de conhecimento na formação de professores,AFIRSE,Lisboa,2014 (Comunicação). |
20. |
Valente, Bianor; Faria, Cláudia. A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o
envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência,ENEC,Faro,2014 (Comunicação). |
21. |
Ferreirinho, Ana I; Faria, Cláudia. O processo de implementação do currículo das ciências físicas e naturais numa escola da amadora e a promoção de competências
de raciocínio: perspetiva de professores e alunos. ,ENEC,Faro,2014 (Comunicação). |
22. |
Costa, Raquel L; Faria, Cláudia. Professores a bordo: um exemplo de imersão de professores de ciências em contextos reais de investigação,ENEC,Faro,2014 (Comunicação). |
23. |
Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Baptista, Mónica; Galvão, Cecília. The construction of a reasoned explanation of a health phenomenon: an analysis of competencies mobilized. Symposium “Science|Environment|Health
– Towards a Reconceptualization of Three Critical and Inter-linked Areas of Education,NARST,Pittsburgh, EUA,2014 (Comunicação). |
24. |
Jesus, Luisa; Baioa, Ana M; Faria, Cláudia; Borges, Rita. Exploring marine biodiversity through inquiry with elementary school students: a successful journey?,1st International Marine Science Communication Conference,Porot,2014 (Poster). |
25. |
Boaventura, Diana; Faria, Cláudia. Science inquiry-based activities in elementary education: how to support teachers’ practices? ,3rd International Conference on Management and Education Innovation - ICMEI 2014,Paris,2014 (Comunicação). |
26. |
Galvão, Cecília; Faria, Cláudia; Freire, Sofia. Portuguese curricular reform and teachers practices: an evaluation 12 years later. ,ESERA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
27. |
Valente, Bianor; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília. Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo
do Ensino Básico? ,XXº Colóquio da AFIRSE 2013: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas,Lisboa,2013 (Comunicação). |
28. |
Faria, Cláudia. Museus de Ciência e Escolas: Um diálogo possível?,IX Encontro de Educação: Cidadania e Criatividade,Almada,2013 (Comunicação). |
29. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Galvão, Cecília. A Science Problem Solving Activity: Wiki as a Resource for Engaging Students. ,ESRA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
30. |
Valente, Bianor; Faria, Cláudia. Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? ,ESERA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
31. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel; Santos, Cátia. Exploring marine ecosystems with elementary students: a successful journey,10th International Conference on Hands-On Science,Kosice,2013 (Poster). |
32. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. School guided-visits to an Aquarium: a reflexion about teachers’ roles.,ESRA,Nicosia,2013 (Comunicação). |
33. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. A naturalist who became a pioneer of experimental marine oceanography in Portugal. Assets for science education,5th International Conference of the European Society for the History of Science – simposio em History and Philosophy of science
in EU secondary curricula? New proposals wanted,Atenas,2012 (Simpósio). |
34. |
Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Baptista, Mónica; Simões, Helena; Almeida, Paulo; Figueiredo, Orlando; Galvão, Cecília. Mudança de práticas no ensino das ciências: do currículo prescrito aos constrangimentos na prática,AFIRSE,Lisboa,2012 (Comunicação). |
35. |
Baptista, Mónica; Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Freire, Ana; Galvão, Cecília. Uma atividade de resolução de problemas com recurso a um Wiki: análise das estratégias utilizadas,VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias “Ciencia, Tecnología y Sociedad en
el futuro de la enseñanza de las ciencias”,Madrid,2012 (Poster). |
36. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Galvão, Cecília; Freire, Ana. Inquiry-based activities: how to promote an effective process of change on teachers’ practices? ,ICERI,Madrid,2011 (Comunicação). |
37. |
Freire, Ana; Silva, A.; Baptista, Mónica; Vilela, Conceição; Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília. Wikis in Teaching and Learning Physics and Chemistry ,ICERI,Madrid,2011 (Poster). |
38. |
Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Galvão, Cecília; Freire, Ana. Inquiry-based activities: how to promote an effective process of change on teachers’ practices? ,ICERI,Madrid,2011 (Comunicação). |
39. |
Baptista, Mónica; Faria, Cláudia; Freire, Sofia; Ramos, Joana; Vilela, Conceição; Freire, Ana; Galvão, Cecília. Estratégias usadas pelos Alunos na Resolução de um Problema sobre as Picadas de Abelhas e Vespas com Recurso a um Wiki ,ENEC,Braga,2011 (Poster). |
40. |
Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Mourato, Dulce; Pereira, Gonçalo; Santos, Afonso. Utilização da aprendizagem por problemas numa disciplina on-line de educação para a saúde. ,Informática Educativa,Santiago do Chile,2010 (Comunicação). |
41. |
Galvão, Cecília; Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Reis, Pedro. Making Science classes more popular and relevant: How do students’ perceive it?,ICASE,Tartu,2010 (Comunicação). |
42. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. Analysis of a case study: A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal,The International Conference on History and Philosophy in Science Teaching,Kaiserslautern,2010 (Comunicação). |
43. |
Silva, Ana; Amador, Catarina; Brazão, Sónia; Faria, Cláudia; Boaventura, Diana. Limpets as prey: Lipophrys pholis choice for size,XVI Simposio Ibérico de Estudios de Biología Marina,Alicante,2010 (Poster). |
44. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal. Assets for Science Education,XXIII International Congress of History of Science and Technology,Budapeste,2009 (Comunicação). |
45. |
Boaventura, Diana; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Galvão, Cecília. Development and evaluation or scientific experiments performed in a marine laboratory with children of the first cycle of
Basic Education,ESERA,Istambul,2009 (Comunicação). |
46. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. O Rei D Carlos de Bragança, um naturalista que se tornou pioneiro da Oceanograifa em Portugal: Recursos para o ensino das
Ciências. ,II Encontro Nacional do Projecto HIPST,Lisboa,2009 (Comunicação). |
47. |
Chagas, Isabel; Pereira, Gonçalo; Rebola, Fernando; Mourato, Dulce; Faria, Cláudia. Workshop sobre aprendizagem por problemas: Um método centrado no aluno e promotor do trabalho colaborativo,Encontro Nacional de Educação,Castelo Branco,2009 (Seminário). |
48. |
Faria, Cláudia; Chagas, Isabel. School-visit to a science centre: the relevance of teacher’s behaviour,ESERA,Istambul,2009 (Poster). |
49. |
Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Sousa, João; Mourato, Dulce; Santos, Afonso. Problem-based online environments in teacher education: What roles for the tutor? ,Learning in digital worlds,Brighton,2009 (Poster). |
50. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Padrões de distribuição espacial e comportamento durante o período de preia-mar das espécies de peixe nas plataformas rochosas
intertidais,VII Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,2006 (Poster). |
51. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor; Francisco, Sara. Padrões de utilização do espaço das espécies de peixes residentes no intertidal rochoso durante o período de preia-mar,VI Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,2004 (Poster). |
52. |
Faria, Cláudia. Por uma escola mais ecológica.,I world environmental education congress,Espinho,2003 (Poster). |
53. |
Faria, Cláudia. Workshop sobre comportamento de peixes litorais,Encontro Nacional de Estudantes de Biologia,Lisboa,2003 (Seminário). |
54. |
Almada, Vitor; Robalo, Joana; Faria, Cláudia; Domingues, Vera. Diferenças acentuadas na expressão de comportamentos agonísticos em espécies estreitamente aparentadas do género Chondrostoma
(Pisces: Cyprinidae) ,IV Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2002 (Comunicação). |
55. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Ecological and latitudinal morphological variations of two intertidal fish species on the portuguese rocky shores ,Congress Biodiversity Conservation and Management,Vouziers,2002 (Poster). |
56. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Comportamento agonístico e controlo de abrigos em duas espécies de peixes intertidais, Lipophrys pholis e Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae) ,IV Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2002 (Poster). |
57. |
Faria, Cláudia; Borges, Rita; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel; Gil, Fátima. Features of early development and recruitment of benthic rocky shore fish ,Plankton Symposium,Espinho,2001 (Poster). |
58. |
Faria, Cláudia; Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel; Almada, Vitor; Baptista, Céu; Carreiro, Helena. Notas sobre o comportamento reprodutor e o desenvolvimento embrionário e larvar de Gobius cobitis (Pisces, Gobbidae),III Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,1998 (Poster). |
59. |
Faria, Cláudia; Borges, Rita; Gil, Fátima; Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel. Estudo preliminar do desenvolvimento embrionário e larvar de Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae),III Congresso Nacional de Etologia,Coimbra,1998 (Poster). |
60. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Seasonal and inter-annual variations of the populations of rock intertidal fishes and the resilience of their communities
,International Symposium on “Behaviour and Conservation of Littoral Fishes”,Lisboa,1998 (Conferência ou palestra). |
61. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. The influence of agonistic behaviour in patterns of substrate occupation between Lipophrys pholis (Blenniidae), Coryphoblennius
galerita (Blenniidae) e Gobius cobitis (Gobiidae) ,XXV International Ethological Conference,Viena,1997 (Poster). |
62. |
Faria, Cláudia; Almada, Vitor. Estudo do comportamento de selecção de substrato e dos comportamentos agonísticos interespecíficos como mecanismos de segregação
de habitat nas espécies Lipoprhys pholis (Blenniidae), Coryphoblennius galerita (Blennidae) e Gobius cobitis (Gobiidae) ,II Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,1996 (Poster). |
63. |
Almada, Vitor; Gonçalves, Emanuel; Faria, Cláudia. Os peixes litorais ,Etologia e Conservação da Natureza,Lisboa,1993 (Conferência ou palestra). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Faria, Cláudia. Inquérito por Questionário, 2018 (Aperfeiçoamento), promovido por IX Fórum de Jovens Investigadores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Duração: 4 horas. Local: IE, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Faria, Cláudia. Atividades de natureza investigativa (Inquiry) e avaliação de conhecimentos e competências., 2015 (Extensão), promovido por Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Duração: 50 horas. Local: IE, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador. |
3. |
Faria, Cláudia. Avaliação da e para a aprendizagem: O que avaliar, como avaliar e por quê? Uma proposta para o desenvolvimento de estratégias
de avaliação de tarefas de Inquiry, 2014 (Extensão). Duração: 25 horas. Local: IEUL, Cidade: LLIsboa, Tipo de participação: Organizador. |
4. |
Faria, Cláudia. “Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula”, 2013 (Extensão), promovido por Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Organizador. |
5. |
Faria, Cláudia. “Escola na horta: Desenvolvimento de um currículo nos primeiros anos de escolaridade, 2013 (Extensão), promovido por Centro de Formação de Professores, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro . Duração: 40 horas. Local: Óbidos, Cidade: Óbidos, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. Workshop sobre Ecossistemas Marinhos , 2012 (Extensão), promovido por Pavilhão do Conhecimento - Conferência Europeia “Aprender Ciência: atividades IBSME em ambientes formais e não-formais”.Tipo de participação: Docente. |
7. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. Ecologia Marinha, zona entre-marés, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Pavilhão do Conhecimento (Porjecto Europeu Fibonnaci). Duração: 2 horas. Local: Pavilhão do Conhecimento, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
8. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. exploração pedagógica da zona entre-marés, para educadores de infância, integrada no projecto “Sair da Concha: à descoberta
das ciências da vida no Jardim de Infância”, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação Viver a Ciência.. Duração: 6 horas., Tipo de participação: Docente. |
9. |
Faria, Cláudia; Galvão, Cecília; Almeida, Paulo. Ensino experimental das ciências em Biologia e Geologia”, para professores do 2º e 3º ciclo e Secundário, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação das escolas do Concelho de Benavente, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu. Duração: 50 horas. Local: Escola Secundária de Benavente, Cidade: Benavente, Tipo de participação: Organizador. |
10. |
Faria, Cláudia. “Ensino experimental das ciências”, para professores do 1º ciclo e Educadores de Infância, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação das escolas do Concelho de Cascais, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu. Duração: 30 horas. Local: Escola Secundária de São João do Estoril, Cidade: Cascais, Tipo de participação: Docente. |
11. |
Faria, Cláudia; Boaventura, Diana. “Um laboratório Natural: A zona entre-marés”, para professores de ciências de todos os níveis de ensino, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação Associação de Jardins-Escola João de Deus, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu. Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação João de Deus, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Faria, Cláudia. Roteiro dos Descobrimentos,2016.
|
2. |
Faria, Cláudia; Gaspar, Raquel. Kit da beira-mar,2013. |
3. |
Faria, Cláudia; Pereira, Gonçalo; Chagas, Isabel. D Carlos de Bragança, a pioneer of experimental marine oceanography,2010.
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Bianor Valente, Aproximando (futuros) profesores e cientistas na promoção da literacia científica, 2015. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
1. |
Rosário Félix, Participação em projetos Erasmus+ e o desenvolvimento de competências na disciplina de Ciências Naturais., 2018. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
2. |
Maria Manuela Martins Batista, A problemática ambiental no ensino superior marítimo. Um diálogo transdisciplinar entre oceanos de saberes, 2016. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
3. |
Ana Isabel Ferreirinho, Processo de ensino aprendizagem num curso vocacional – um estudo de caso, 2014. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
4. |
Ana Coelho, O manual escolar de Ciências Naturais como recurso didático para a literacia em Saúde: perspetiva de professores e alunos
, 2014. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
5. |
Raquel Costa, Participação de professores em projectos de investigação em ciência: influência nas suas práticas e desenvolvimento profissional, 2010. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Isabel Ferreirinho, O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais: o caso de uma escola de Lisboa, 2013. (Orientador). |
2. |
Ana Coelho, O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais: o caso de uma escola de Lisboa, 2013. (Orientador). |
3. |
Ana Sofia Siva, Modelos de supervisão - Oficina de iniciação ao Moviemnto da Escola Moderna, 2010. Dissertação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Vera Carvalho, Contribuição para o estudo do comportamento agonístico envolvido na separação do microhabitat em Lipophrys pholis e Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae) na plataforma rochosa do Estoril, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
2. |
Maria do Carmo Maciel Nunes, Contribuição para o estudo comparativo dos mecanismos de separação de habitat entre Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae), Coryphoblennius
galerita e Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae), em aquário e no intertidal rochoso da costa do Estoril, 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Faria, Cláudia. Número especial "História e Filosofia das Ciências", 2010. Organizou o número especial da Revista de Educação da Faculdade de Ciências, dedicado ao tema “História e Filosofia das Ciências”,
vol XVII, nº 1. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Susana Meirinho. Educação em Ciências no Jardim de Infância. Narrativas que revelam aprendizagens, 2018. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
2. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Dhilma de Freitas. Blended learning na formação contínua em educação sexual: um estudo com educadores de infância e professores do 1º CEB, 2015. Tese (Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
3. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Agostinho de Jesus Botelho. Museus e centros de ciência virtuais. Perspectivas e explorações de alunos e professores, 2010. Tese (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
1. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Marcelaine Ferreira. Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem a leitura nas aulas de ciências do ensino fundamental II, 2018. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
2. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Andreia Filipa Farroco Santana. O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento., 2018. Dissertação (Ensino do 1º ciclo e de Português e História e Geografia do 2º ciclo) - Instituto Politécnico de Lisboa. |
3. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Rúben Simões. As potencialidades da utilização de vídeos, cartazes e apresentações digitais para a aprendizagem dos alunos de ciências naturais
do 9º ano do ensino básico, no estudo do sistema neurohormonal, 2018. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
4. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Sónia Alexandra Gomes Antunes dos Reis Gomes. As tecnologias digitais na educação sexual: questões de género no 2º CEB, 2017. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
5. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Tânia Cristina Soares Pereira Maia. A realização de projetos e a responsabilidade socioambiental, um estudo realizado com alunos do ensino fundamental de uma
escola brasileira, 2017. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
6. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria Luísa Mota Veiga. Atividades lúdico-práticas no ensino das ciências naturais: jogos didáticos de tabuleiro em geociências. Um estudo com alunos
do 7º ano, 2016. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
7. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Diana Isabel Máximo Rodrigues. Atividades práticas na aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica. Um estudo com alunos do 11º ano do ensino secundário, 2016. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
8. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Sílvia Filipa da Silva Firmino. Novelas gráficas pedagógicas na compreensão de aspetos da natureza da ciência. Um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
9. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Ana Isabel Albino Lopes. A relevância da metodologia de aprendizagem ativa e fora da sala de aula para a eficácia da educação ambiental, 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
10. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria de Fátima Amorim. O que é a saúde? Quais os fatores que a condicionam? Um estudo exploratório com alunos do 6º ano em duas escolas de Maputo, 2014. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
11. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Teresa Marina Fonseca de Almeida Santos Braga. Atividades práticas: Contributos na aprendizagem da temática microorganismos e indústria alimentar. Um estudo com alunos do
12º ano, 2014. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
12. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Marlene Serras. Aprendizagem por problemas no contexto do Ensino Profissional. Um contributo para o ensino das ciências, 2014. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
13. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Sandra Valdrez. Tarefas de investigação no ensino da química. Um estudo com alunos do 10º ano do Ensino Profissional, 2013. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
14. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Pedro Filipe de Sousa Baptista. O contributo da análise de situações-problema na aprendizagem da temática “Ocupação antrópica e problemas de ordenamento”.
Um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
15. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria do Carmo Soares Drago. Atividades de resolução de problemas no desenvolvimento de competências. Um estudo com alunos do 8º ano na temática dos ecossistemas, 2013. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
16. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Marta Helena Campos da Silva Moreira. A educação Ambiental em contexto não formal - estudo de caso do Município da Maia, 2013. Dissertação (Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação) - Universidade Aberta. |
17. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Susana Bernardes Seiça. Utilização de textos literários no ensino da sustentabilidade na Terra, 2013. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
18. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria Teresa Paisana de Andrade Ramos. As potencialidades dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas Estrutura e dinâmica interna da terra, 2012. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
19. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria Plantier Santos Lobo Antunes. As competências em literacia científica em manuais escolares, 2012. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
20. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Susana Diogo Meirinho. Práticas educativas num jardim-de-infancia pra a aprendizagem das ciências. Escutar educadoras e escutar crianças, 2012. Dissertação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
21. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Carla Manuela de Pafífico Cardoso David Dias. Multimédia como recurso didático no ensino da biologia. Reflexão sobre a prática na sala de aula, 2012. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
22. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Maria Paula Bandeira de Oliveira. Trabalho de projecto na educação de adultos. Uma investigação sobre a prática, 2011. Dissertação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
23. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Isabel Alves. Concepções de educação ambiental/sustentabilidade dos professores de geografia, 2009. Dissertação (Formação e Aprendizagem ao longo da vida) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
24. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Teresa Hilário. A discussão de controvérsias sócio-científicas na promoção de competências de cidadania em alunos da disciplina de biologia
do 12º ano, 2009. Dissertação (Formação Pessoal e Social) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
25. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Ana Natalícia Brito. A área de projecto vivida por professoras do 1º ciclo. Estudo de caso, 2009. Dissertação (Formação Pessoal e Social) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Luís Júlio Pedroso. Concepções e práticas do engenheiro professor: um estudo no ensino superior, 2017. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
2. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Manuel Faustino. O papel das lideranças na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável, 2015. Monografia (Especialização em Liderança Educacional) - Universidade Aberta. |
3. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Susana Meirinho. Educação em ciências em crianças de jardim-de-infância: desenvolvimento de competências, 2014. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
4. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Ana Margarida Vicêncio. Aprender Ciência Fora da Escola – Espaços e Dinâmicas de Aprendizagem ao Longo da Vida, 2013. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
5. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Ermelinda Maria da Silva Gomes Ribeiro. Diferenciação pedagógica no ensino das ciências – um estudo na sala de aula, 2012. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
6. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Dolores Correia. Os centros de ciências: Contextos educativos não-formais, literacia científica e crianças do 1º ciclo do ensino básico, 2012. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
7. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Helena Simões. Interacção Escola-Contextos informais de educação em Ciência. Concepções e práticas dos professores de Ciências do Ensino
Básico, 2011. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
8. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Liliana Sousa. Actividade do Centro de Ciência Júnior: Avaliação da promoção da aprendizagem e da motivação dos alunos para a Ciência, 2011. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
9. |
Faria, Cláudia. Participação no júri de Sônia Batemarque. Formação e sensibilização do público-escolar sobre invasões biológicas por espécies exóticas no âmbito da educação ambiental, 2011. Monografia (Especialização em Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Escolas e Museus de ciência: Uma combinação (im)possível?. , 2016 (Encontro). Nome da Instituição: Museu Exploratório de Ciência da Unicamp; Cidade do evento: Campinas / Unicamp. |
2. |
Os descobrimentos Portugueses: um roteiro na cidade, 2016 (Seminário). Nome do evento: Cidade, Património e Educação; Nome da Instituição: IE; Cidade do evento: Lisboa / IE. |
3. |
Casas Pasivas e Sustentabilidade Ambiental: ponto de partida para atividades Inquiry, 2016 (Workshop). Nome do evento: Casas Passivas e Sustentabilidade Ambiental; Nome da Instituição: Pavilhão do Conhecimento; Cidade do evento: Lisboa. |
4. |
Workshop sobre Ecossistemas Marinhos, 2012 (Workshop). Nome do evento: Aprender Ciência: atividades IBSME em ambientes formais e não-formais”; Nome da Instituição: Pavilhão do Conhecimento; Cidade do evento: Lisboa. |
5. |
Workshop de exploração de módulos interactivos, 2011 (Workshop). Nome do evento: Escola Ciência Viva. |
6. |
“Workshop sobre comportamento de peixes litorais” , 2003 (Workshop). Nome do evento: Encontro Nacional de Estudantes de Biologia; Nome da Instituição: Estudantes de Biologia, FCUL; Cidade do evento: Lisboa / Aquário Vasco da Gama. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018), 2018 (Congresso). Nome do evento: V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018); Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa / IEUL. |
2. |
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência, 2015 (Congresso). Nome do evento: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa. |
3. |
Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula, 2013 (Workshop). Nome do evento: Workshop de formação de professores; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa / IEUL. |
4. |
II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos, 2012 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos; Nome da Instituição: UNESP; Cidade do evento: Araquara. |
5. |
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência, 2015 (Congresso). Nome do evento: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa. |
2. |
10th International Congresso no Hands-On Science, 2013 (Congresso). Nome do evento: 10th International Congresso no Hands-On Science; Cidade do evento: Kosice. |
3. |
I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual; Cidade do evento: Aveiro. |
4. |
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
5. |
II Encontro Nacional do Projecto HIPST, 2009 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Nacional do Projecto HIPST; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / FCUL. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Organização da Tese, 2015 (Workshop). Nome do evento: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa. |
2. |
Metodologia de projeto, 2012 (Workshop). Nome do evento: Projeto "O espantalho"; Cidade do evento: Óbidos. |
3. |
Workshop sobre metodologia de projeto, 2012 (Workshop). Nome da Instituição: Instituto de Ciências Educativas. |
4. |
Curso de Ilustração científica, 2001 (Workshop). Nome do evento: Curso de Ilustração científica; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget. |
5. |
Curso de iniciação à anilhagem científica de aves, 2001 (Workshop). Nome do evento: Curso de iniciação à anilhagem científica de aves; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget. |
6. |
Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente, 2001 (Workshop). Nome do evento: Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Faria, Cláudia. Revista de Educação, de 2010/01/01 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
67 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
12 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
55 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
55 |
Produção técnica Technical production |
79 |
Trabalhos técnicos Technical works |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
77 |
Dados complementares (Additional data) |
72 |
Orientações Orientations |
11 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
37 |
Participação em Eventos Event participation |
22 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Outras informações relevantes
Cláudia Faria é investigadora e docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem um Doutoramento em Educação,
Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa, um Doutoramento em Biologia - Ecologia e Biossistemática pela Universidade
de Lisboa, um mestrado em Etologia (ISPA) e uma licenciatura em Biologia (FCUL). Detém também uma pós-graduação em Didáctica
das Ciências (FCUL) e uma pós-graduação em análise de dados em ciências sociais (ISCTE). Desempenhou funções docentes
no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, no âmbito do mestrado em Etologia, e desde 1996 que tem estado envolvida na
formação de professores, tendo leccionado no Instituto Piaget (ESE Almada) e no Instituto Superior de Ciências Educativas
de Odivelas (ISCE). No âmbito da sua actividade profissional tem desenvolvido actividades de divulgação da ciência, nomeadamente
na organização de exposições, seminários de divulgação e elaboração e avaliação de materiais pedagógicos de exploração de
museus e centros de ciência, e actividade de assessoria científica, nomeadamente em colaboração com o Gabinete de Avaliação
Educacional (GAVE). No âmbito da sua actividade científica, desde 1993 que tem desenvolvido a sua actividade inserida
em projectos de investigação em Biologia, Ecologia Marinha e mais recentemente em Educação em Ciência. Actualmente desenvolve
investigação relacionada com o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem das ciências em contextos formais e
não formais, tais como museus, centros de ciência e laboratórios de investigação, salientando-se os seguintes projectos: Projecto
Europeu História e Filosofia das Ciências na Educação em Ciência; Projecto de avaliação do Currículo Nacional das Ciências
Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico; Projeto Europeu Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science;
Entre a terra e o mar: um projecto de integração de literacias (IP).
|
Visualizações do curriculum [
5614
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
08-12-2019
às
09:30:08
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
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