Curriculum Vitae

Luís Miguel Madeira Faísca

Data da última atualização »Last update : 03/10/2018


Luís Miguel Madeira Faísca. Concluiu Psicologia Experimental e Cognitiva pela Universidade do Algarve em 2004. É da Universidade do Algarve. Publicou 35 artigos em revistas especializadas e 25 trabalhos em actas de eventos, possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicados. Nas suas actividades profissionais interagiu com 87 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Illiteracy, Organisational Psychology, Psychological measures, Reading and writing, Emotion processing, Línguística de corpora, Processamento Computacional de Linguagem Natural, Semantic memory, Social Representations e Ciganos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7094746047499138


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Luís Miguel Madeira Faísca
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Faísca, Luís
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Algarve
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Departamento Psicologia
Campus de Gambelas
8000-810 Faro
Portugal
Telefone: (+351)289800900Extensão: 7659
Correio electrónico: lfaisca@ualg.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2004 Doutoramento
Phd
Psicologia Experimental e Cognitiva.
Universidade do Algarve, Portugal.

1990-1992 Mestrado
Master degree
Probabilidades e Estatística.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1983-1988 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Sociedade Portuguesa de Estatística, Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Etologia, Membro fundador.
Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Actual Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge C. 2006. Representações Sociais da Comunidade Cigana na Sociedade Portuguesa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 989-8000-24-4. Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Almeida, Maria H; Faísca, Luís; Jesus, Saul N. 2007. Validação da implicação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medida.  In Percursos de investigação em Psicologia Social e Organizacional, ed. Caetano, M. Garrido, S. Batel e A. C. Martins, 195 - 213. ISBN: 978-972-772-823-7. Lisboa: ISCTE – Edições Colibri .
2. Baptista, Jorge; Faísca, Luís. 2007. Mapping, filtering and measuring impact of ambiguous words in Portuguese.  In Formaliser les langues avec l ordinateur: de INTEX à Nooj, 305 - 324. ISBN: 978-2-84867-189-5. Besançon: Presses Universitaires de Franche-Comté.
3. Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge C. 2005. A representação social do Cigano pelos outros Portugueses: resultados de um inquérito telefónico.  In Perspectivas teórico-metodológicas em Representações Sociais, ed. Antónia Silva Paredes Moreira, Brigido Vizeu Camargo, Jorge Correia Jesuíno e Sheva Maia Nóbrega, 425 - 457. . João Pessoa, Paraíba, Brasil: Editora Universitária – UFPB.
4. Valadas, S. C; Ribeiro Gonçalves, F; Faísca, L.; Vilhena, C.. 2005. Students’ Voices at a Portuguese University: Academic Motivation and its Relationship with Academic Success..  In Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., 222 - 222. . Oxford: Routledge.
5. Faísca, Luís. 2004. Como “pensam” os jornais os ciganos? Um estudo lexicográfico das representações sociais do cigano num jornal diário nacional durante a década 1991-2000.  In Em torno da Psicologia: Homenagem a Jorge Correia Jesuíno, ed. Célia Soares e Lígia Amâncio, 113 - 126. . Lisboa: Livros Horizonte.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2012. "Electrophysiological correlates of impaired reading in dyslexic pre-adolescent children", Brain and Cognition 79, 2: 79 - 88.
2. Bramao, Ines; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Inacio, Filomena; Araujo, Susana; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence", Brain and Cognition 78, 1: 28 - 37.
3. Martins, Ana T; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Muresan, Angelica; Reis, Alexandra. 2012. "Atypical moral judgment following traumatic brain injury", Judgment and Decision Making 7, 4: 478 - 487.
4. Martins, Ana T; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Simao, Claudia; Justo, Mariline G; Muresan, Angelica; Reis, Alexandra. 2012. "Changes in social emotion recognition following traumatic frontal lobe injury", Neural Regeneration Research 7, 2: 101 - 108.
5. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2012. "Literacy: Exploring working memory systems", Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 34, 4: 369 - 377.
6. PACHECO, A.; Faísca, Luís; ALMEIDA, L.; FERREIRA, Ó.; WILLIAMS, J. J; DIAS, J. A. 2012. "A Statistical evaluation of models for extrapolating current velocities from boat-mounted ADCP profiles", Coastal Engineering Journal 54, 03: 1250018 - 1250018.
7. Pereira, Vera; Faísca, Luís; Sá-Saraiva, Rodrigo. 2012. "Immortality of the Soul as an Intuitive Idea: Towards a Psychological Explanation of the origins of Afterlife Beliefs", Journal of Cognition and Culture, 12: 101 - 127.
8. Monteiro, J.; Faísca, Luís; Nunes, O.; Hipólito, João E. J. 2010. "Questionário de Incapacidade de Roland Morris: adaptação e validação para a população portuguesa com lombalgia / ROLAND MORRIS DISABILITY QUESTIONNAIRE Adaptation and Validation for the Portuguese Speaking Patients with Back Pain", Acta Médica Portuguesa 5, 23: 761 - 766.
9. Valadas, Sandra C. A. T. S; Goncalves, Fernando R; Faísca, Luís. 2010. "Approaches to studying in higher education Portuguese students: a Portuguese version of the approaches and study skills inventory for students", Higher Education 59, 3: 259 - 275.
10. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2010. "Cortical brain regions associated with color processing: an FMRI study", The open neuroimaging journal 4, 1: 164 - 173.
11. Almeida, Maria H; Faísca, Luís; Jesus, Saul N. 2009. "Estrutura factorial da versão portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS): Um estudo confirmatório de validação da escala de características do trabalho", Psicologia 1, XXIII: 79 - 102.
12. Bramão, Inês; Petersson, Karl M; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Mendonça, Alexandra; Reis, Alexandra. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visual-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects", Journal of the International Neuropsychological Society, 13: 359 - 364.
13. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2005. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos", Psychologica 40, 40: 231 - 245.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M. 2010. "Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
2. Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M. 2010. "Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida [Predictors of reading skill: dynamic changes in the role of phonological awareness and rapid naming from years 1 to 4]", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
3. Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M; Reis, A.. 2009. "Profiling dislexic children: Phonology and visual naming skills", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, In Abstracts presented at the International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, Helsinki and Tallinn.
4. Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L; Petersson, K. M; Reis, A.. 2009. "Cognitive profiles in Portuguese children with dyslexia", Trabalho apresentado em Bridging research and practice in clinical neuropsychology. INS Mid-Year Meeting 2009, In Bridging research and practice in clinical neuropsychology. INS Mid-Year Meeting 2009, Helsinki and Tallin.
5. Faísca, Luís; Bramão, Inês; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2007. "Implicit learning of structured auditory sequences: An advantage for verbal stimulus", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao.
6. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela. 2007. "Semantic Memory Organization: Differential Weighting of Perceptual and Functional Features", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao.
7. Reis, Alexandra; Silva, Carla; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Miranda, Pedro C; Andrade, Alexandre; Tinoco, Paulo; Tackenberg, Lanbertine; Petersson, Karl M. 2007. "The impact of reading and writing skills on brain morphometry: A voxel-based morphometry study", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao.
8. Mendonça, Alexandra; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "The effects of literacy on errors in a dichotic listening task", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin.
9. Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "Schooling and hemispheric specialization: A dichotic listening study", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin.
10. Faísca, Luís; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "A dynamic analysis of clustering and switching strategies in semantic verbal fluency", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting. Dublin, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin.
11. Faísca, Luís; Bernardo, Marta; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2004. "Em que medida a produção em provas de fluência verbal permite caracterizar a organização do conhecimento semântico? Estudo comparativo de metodologias de análise", Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, In 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
12. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; SIlva, Ricardo; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2004. "Os efeitos da escolaridade nas estratégias cognitivas subjacentes a provas de fluência verbal com diferentes critérios semânticos", Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, In 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
13. Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "A organização das redes semânticas e a sua relação com a escolaridade: O estudo da categoria semântica animais", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
14. Mendonça, Susana; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Literacia e sensibilidade fonológica: Que relação?", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
15. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Literacia, processamento fonológico e memória de trabalho: Que relação? ", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
16. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Os efeitos da escolaridade nos diferentes sub-sistemas da memória de trabalho", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
17. Mendonça, Alexandra; Mendonça, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O Reconhecimento de unidades lexicais em contexto frásico: O efeito da literacia. ", Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, In Congresso em Neurociências Cognitivas, Livro de Resumos, Évora.
18. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O efeito da cor versus o efeito da forma na nomeação de representações bi-dimensionais de objectos numa população analfabeta", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia., In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
19. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2003. "Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas", Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, In Congresso em Neurociências Cognitivas, Livro de Resumos, Évora.
20. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Fernandes, Lisandra; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "A influência da escolaridade na nomeação visual de objectos: O estudo do efeito da cor versus o efeito da forma", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
21. Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O efeito da escolaridade na organização das redes semânticas: Utilização de técnicas de escalonamento no estudo da categoria semântica “animais”", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
22. Mendonça, Susana; Silva, Catarina; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "Aprendizagem da leitura e da escrita e a sua relação com as competências fonológicas", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
23. Mendonça, Susana; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2002. "The role of literacy in the awareness of words as independent lexical units", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Stockholm.
24. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2002. "Awareness of words as phonological entities in an illiterate population", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Stockholm.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Araújo, S.; Faísca, L.; Bramão, I.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2013. "Lexical and Phonological Processes in Dyslexic Readers: Evidence from a Visual Lexical Decision Task", Dyslexia 20, 1: 38 - 53.
2. Almeida, Maria H; Faísca, Luís; Jesus, Saul N. 2012. "Positive attitudes at work, some of its consequents and antecedents: a study with hotel professionals", International Journal of Economics and Management Sciences 6, 1: 71 - 82.
3. Sousa, Susana; Faísca, Luís; Ribeiro, Olga; Góis Horácio, J. 2012. "Funções executivas em sujeitos candidatos e submetidos a cirurgia bariátrica", Psicologia, Saúde & Doenças 2, 13: 389 - 398.
4. Pereira, V.; Faísca, L.; De Sá-Saraiva, R. 2012. "Immortality of the soul as an intuitive idea: Towards a psychological explanation of the origins of afterlife beliefs", Journal of Cognition and Culture 12, 1-2: 101 - 127.
5. Bramão, I.; Francisco, A.; Inácio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2012. "Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects", Visual Cognition 20, 10: 1164 - 11.
6. Araujo, Susana; Faísca, Luís; Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2011. "Object Naming in Dyslexic Children: More Than a Phonological Deficit", Journal of General Psychology 138, 3: 215 - 228.
7. Araújo, Susana; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2011. "Component Processes Subserving Rapid Automatized Naming in Dyslexic and Non-dyslexic Readers", Dyslexia 17, 3: 242 - 255.
8. Bramao, Ines; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2011. "The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition", American Journal of Psychology 4, 124: 437 - 446.
9. Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Faisca, Luis; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2011. "The Influence of Color Information on the Recognition of Color Diagnostic and Noncolor Diagnostic Objects", Journal of General Psychology 138, 1: 49 - 65.
10. Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Faísca, Luís. 2011. "The role of color information on object recognition: A review and meta-analysis", Acta Psychologica 138, 1: 244 - 253.
11. Ise, Elena; Blomert, Leo; Bertrand, Daisy; Faisca, Luis; Puolakanaho, Anne; Saine, Nina L; Suranyi, Zsuzsanna; Vaessen, Anniek; Csepe, Valeria; Lyytinen, Heikki; Reis, Alexandra; Ziegler, Johannes C; Schulte-Koerne, Gerd. 2011. "Support Systems for Poor Readers: Empirical Data From Six EU Member States", Journal of Learning Disabilities 44, 3: 228 - 245.
12. Lemos, Ida T; Faísca, Luís; Valadas, Sandra T. 2011. "Assessment of Psychopathological Problems in the School Context: The Psychometric Properties of a Portuguese Version of the Adolescent Psychopathology Scale-Short Form", Journal of Psychoeducational Assessment 29, 1: 63 - 74.
13. Araujo, S.; Faisca, L.; Bramao, I.; Inacio, F.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "Object naming in dyslexic children: More than a phonological deficit", Journal of General Psychology 138, 3: 215 - 228.
14. Ise, E.; Blomert, L.; Bertrand, D.; Faísca, L.; Puolakanaho, A.; Saine, N.L.; Surányi, Z.; Vaessen, A.; Csépe, V.; Lyytinen, H.; Reis, A.; Ziegler, J.C.; Schulte-Körne, G.. 2011. "Support systems for poor readers: Empirical data from six EU member states", Journal of Learning Disabilities 44, 3: 228 - 245.
15. Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.M.. 2011. "Learning profiles of students in higher education: Approaches to studying, learning conceptions and preferences for different types of education | Perfis de aprendizagem de estudantes do ensino superior: Abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino", Analise Psicologica 29, 3: 369 - 389.
16. Lemos, I.T.; Faísca, L.M.; Valadas, S.T.. 2011. "Assessment of psychopathological problems in the school context: The psychometric properties of a portuguese version of the adolescent psychopathology scale-short form", Journal of Psychoeducational Assessment 29, 1: 63 - 74.
17. Araújo, S.; Inácio, F.; Francisco, A.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "Component processes subserving rapid automatized naming in dyslexic and non-dyslexic readers", Dyslexia 17, 3: 242 - 255.
18. Bramão, I.; Inacio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2011. "The influence of color information on the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects", Journal of General Psychology 138, 1: 49 - 65.
19. Araújo, S.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "What does rapid naming tell us about dyslexia? | Qué nos cuenta el nombramiento rápido sobre la dislexia?", Avances en Psicologia Latinoamericana 29, 2: 199 - 213.
20. Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Muresan, A.; Justo, M.G.; Simão, C.; Reis, A.. 2011. "Traumatic brain injury patients: Does frontal brain lesion influence basic emotion recognition?", Psychology and Neuroscience 4, 3: 377 - 384.
21. Araujo, Susana; Pacheco, Andreia; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2010. "Visual rapid naming and phonological abilities: Different subtypes in dyslexic children", International Journal of Psychology 6, 45: 443 - 452.
22. Bramao, Ines; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2010. "The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition", American Journal of Psychology 123, 4: 437 - 446.
23. Vaessen, Anniek; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Blomert, Leo. 2010. "Cognitive Development of Fluent Word Reading Does Not Qualitatively Differ Between Transparent and Opaque Orthographies", Journal of Educational Psychology 102, 4: 827 - 842.
24. Ziegler, Johannes C; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Saine, Nina L; Lyytinen, Heikki; Vaessen, Anniek; Blomert, Leo. 2010. "Orthographic Depth and Its Impact on Universal Predictors of Reading: A Cross-Language Investigation", Psychological Science 21, 4: 551 - 559.
25. Ziegler, J.C.; Bertrand, D.; Tóth, D.; Csépe, V.; Reis, A.; Faísca, L.; Saine, N.L.; Lyytinen, H.; Vaessen, A.; Blomert, L.. 2010. "Orthographic depth and its impact on universal predictors of reading: A cross-language investigation", Psychological Science 21, 4: 551 - 559.
26. Monteiro, J.; Faísca, L.; Nunes, O.; Hipólito, J.. 2010. "Roland Morris disability questionnaire: Adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain | Questionário de incapacidade de Roland Morris: Adaptaçã o e validação para os doentes de língua Portuguesa com lombalgia", Acta Medica Portuguesa 23, 5: 761 - 766.
27. Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.. 2010. "Approaches to studying in higher education Portuguese students: A Portuguese version of the approaches and study skills inventory for students", Higher Education 59, 3: 259 - 275.
28. Almeida, Maria H; Faísca, Luís; Jesus, Saul N. 2009. "Estrutura factorial da versão Portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS): Um estudo confirmatório de validação do instrumento", Revista de Administração FACES Journal 1, 8: 64 - 86.
29. Valadas, Sandra; Faísca, Luís; Gonçalves, Fernando R. 2009. "Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses", Revista Portuguesa de Educação 2, 22: 191 - 217.
30. Reis, Alexandra; Faisca, Luis; Mendonca, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2007. "Semantic interference on a phonological task in illiterate subjects", Scandinavian Journal of Psychology 48, 1: 69 - 74.
31. Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge C. 2007. "L’image des Gitans au Portugal", Psihologia Sociala, 20: 22 - 37.
32. Bramão, I.; Mendonça, A.; Faísca, L.; Ingvar, M.; Peterson, K.M.; Reis, A.. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visuo-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects", Journal of the International Neuropsychological Society 13, 2: 359 - 364.
33. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, KM. 2006. "Color makes a difference: Two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects", Brain and Cognition 60, 1: 49 - 54.
34. da Silva, C; Petersson, KM; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. 2004. "The effects of literacy and education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency", Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 26, 2: 266 - 277.
35. Baptista, Jorge; Faísca, Luís. 2001. "Um filtro para palavras exóticas frequentes em Português", Seminários de Linguística, 4: 1 - 24.
36. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 1999. "Portugal, a propósito das representações sociais", Economia e Sociologia, 68: 439 - 445.
37. Lima, Maria L; Faísca, Luís. 1993. "O ajustamento das populações ao risco de cheias: estudo exploratório em Portugal", Recursos Hídricos 2, 15: 3 - 19.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Valadas, S. C; Ribeiro Gonçalves, F; Vilhena, C.; Faísca, L.. 2001. "Students’ voices at a Portuguese university: academic motivation and its relationship with academic success.", Trabalho apresentado em ISATT Conference 2001 – Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., In ISATT Conference 2001 – Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., Faro.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 10 mar. 1995. "Do tamanho do nosso olhar. III. As diferenças e o lago que chorou Narciso" Jornal da Serra, 10 (Março)., 8 - 8.
2. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 31 dez. 1994. "Do tamanho do nosso olhar. II. O antigo peso de ser homem e de ser mulher" Jornal da Serra, 8 - 8.
3. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 31 out. 1994. "Do tamanho do nosso olhar. I. De Salir com as mulheres e o findar das idas à Ribeira" Jornal da Serra, 8 - 8.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
84

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
50
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
37
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
25
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
24
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Jornais de notícias
Newspapers
3


Visualizações do curriculum [ 3276 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 12:15:43
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis