Curriculum Vitae

Óscar Conceição de Sousa

Data da última atualização »Last update : 12/02/2019


Óscar Conceição de Sousa. É Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.Possui 2 livros publicados. Actua na área de Psicologia


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8843385820363171


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Óscar Conceição de Sousa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Sousa, Ó. C. de
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Instituto de Ciências da Educação
Av. do Campo Grande 376
Campo Grande
1749-024 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217515530
Correio electrónico: ossousa@sapo.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1992-1996 Doutoramento
Phd
Doctorado en Psicologia (5 anos » years) .
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Minho.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1990-1992 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1972-1977 Licenciatura
Licentiate degree
Curso Superior de Psicologia Aplicada (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1991-1991 Curso de curta duração
Short course
Intervención en las Dificuldades de Aprendizaje en la aula.
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1991-1991 Curso de curta duração
Short course
Interaccion entre compañeros y Dessallo de la Competencia Social.
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1991-1991 Curso de curta duração
Short course
Programas de Entrenamento Cognitivo :El Projecto Inteligência.
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1991-1991 Curso de curta duração
Short course
Multilevel analysis.
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
La investigacion aplicada a la Educación.
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
Psicologia y aprendizaje escolar.
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
Evaluacion de la calidad docente.
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
Orientacion Educativa y Contexto Familiar.
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
Dessarrollo Linguístico y niveles de Processamento del Lenguaje .
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

1980-1980 Curso de curta duração
Short course
Prática e Teoria da Terapia e da Educação Motora.
Escolo Frei Luís de Sousa, Almada, Portugal.

1978-1978 Curso de curta duração
Short course
Educação Personalizada.
Escolo Frei Luís de Sousa, Almada, Portugal.

1976-1977 Outros
Others
Estágio em Psicometria no Centro de Investigação Pedagógica C. G..
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal.

1975-1975 Curso de curta duração
Short course
Dinâmica de grupos: Teoria e Prática.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Out/1997-Actual Professor Associado

Instituto Politécnico de Santarém
Out/1989-Ago/1995 Professor Adjunto

Escola Básica D. António da Costa
Set/1986-Ago/1989 Professor Efectivo





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Out/1997-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Linguagem(Regente)
  • Coordenação da área de Psicologia na Lic. de Ciências da Educação
  • Docente de Metodologias de Investigação nos Cursos de Mestrado de Ciências de Educação e do Serviço Social
  • Docente do Módulo de Psicologia da Educação e Desenvolvimento nos Cursos de Mestrado de Ciências da Educação e de Ensino
  • Responsável pelo Seminário – Psicologia Cognitiva – no Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (2007).




Instituto Politécnico de Santarém
Out/1989-Ago/1995
Curso»Academic program: Curso de Professores do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação Musical
  • Psicologia da Educação
  • Psicossociologia




Escola Básica D. António da Costa
Set/1986-Ago/1988
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação Musical






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Out/1999-Actual
Membro do Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Ciências da Educação






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Out/2013-Actual
- Diretor do Curso do Mestrado em Ciências da Educação






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Jan/2003-2007
Serviço realizado»Executed service:

Perito Avaliador do Programa Alban da União Europeia na área de Psicologia e Educação (2003-2007).




Escola Básica D. António da Costa
Set/1988-Jan/1989
Serviço realizado»Executed service:

Instituto de Inovação Educativa






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Out/1997-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Formador de Formação Contínua na modalidade de Círculos de Estudo promovido pelo FORUM em cinco locais diferentes em 2005 e 2006 subordinado ao tema “A construção da Competência Ortográfica”.






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Jan/1998-Jan/1999
Atividade realizada»Activity:

PRODEP II/ Avaliação externa dos Cursos de Formação Especializada realizada na ULHT 1998/1999 2.º RELATÓRIO Autores: ÓSCAR CONCEIÇÃO DE SOUSA e HORÁCIO AUGUSTO PEIXEIRO. Lisboa, 1999






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2007-2009
Coordenador do projecto de investigação aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia sob o título: Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade. -Fundamental Portuguese and Orthographic Competence of pupils in the 9th year of school.
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/65691/2006 .
Concursos de Projectos de I&D

2002-2006
Leitura e Ortografia – Estudo comparativo da competência leitora e ortográfica em alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico -Reading and Orthography - A comparative study of reading and spelling competence of the Primary School students.
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED 38433/2001.
Sapiens 2001






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Italiano (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Italiano (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Italiano (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
1986- Actual European Association for Research on Learning and Instruction, Membro.
Jan/1980 - Actual Associação Portuguesa de Educação Musical, Membro.
Sócio.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Sousa, Óscar C.; Magalhães, Teresinha C. 2008. Quem sou eu? O Adolescente e o seu olhar sobre si mesmo . S. Paulo: Ed. Alínea.. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-85-7516-249-1. Campinas - S. Paulo: Alínea.
2. Sousa, Óscar C.; Ricardo, Maria M. 2003. Uma Escola com Sentido. O currículo em debate.. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8296-84-3. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
3. Sousa, Óscar C.. 1999. Competência Ortográfica- Competências Linguísticas. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8400-21-7. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sousa, Óscar C.. 2005. Percurso Escolar e Ortografia. In Rogério Fernandes & Luís Vidigal (Cood). Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal. Santarém: ESES..  In Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal, ed. Projecto de Museologia, 265 - 273. . Santarém: ESESantarém.
2. Sousa, Ó. C.. 2003. Aprender e Ensinar: significados e mediações. .  In Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na Formação Universitária., 35 - 60. . S. Paulo: Cortez Ed. e Makenzie Ed..

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Marcelino, Lilia; de Sousa, Ó; Lopes, António. 2017. "Predictive Relation between Early Numerical Competencies and Mathematics Achievement in First Grade Portuguese Children", Frontiers in Psychology 8, 1103: 00 - 00.
2. Sousa, Ó. C.. 2013. "O Diretor de Turma: perfil e competências. ", Rev. Lusófona de Educação, n.23: 77 - 93.
3. Sousa, Ó. C.; Conceição, C.. 2012. "Ser Professor Hoje. O que pensam os professores das suas competências.", Revista Lusófona de Educação, 20,81-89., 20: 81 - 89.
4. Marcelino, L.; Sousa, Ó. C.; Cruz, V.; Lopes, A.. 2012. "Multi-year longitudinal investigation of children’s early mathematics development.", Procedia - Social and Behavioral Sciences 69, não tem: 1911 - 1920.
5. Sousa, Ó. C.; Sousa, O. C.. 2010. "Os desafios da Lusofonia:diversos falares, uma só escrita", Revista Lusófona de Educação, 16, 39-46, 16: 39 - 46.
6. Sousa, Óscar C.. 2008. " Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora. ", Revista Lusófona de Educação, n.º 11: 105 - 112.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Sousa, Óscar C.; Dantas, Lucimar A. 2010. "“Minha Filha Aprende a Falar: Percurso de aquisição da Linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais”, comunicação em coautoria com Lucimar Almeida Dantas apresentada no 1.º Encontro ArcaComum, realizado no Instituto de Educação, na Universidade do Minho nos dias 29 e 30 de Janeiro. ", Trabalho apresentado em 1.º Encontro ArcaComum, realizado no Instituto de Educação, na Universidade do Minho, In I Encontro @rcaComum, Braga.
2. Sousa, Ó. C.; Gouveia, A.. 2010. "Uma Abordagem Cognitiva da Escrita. Um estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem.", Trabalho apresentado em " Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, In SICPCE, Braga.
3. Sousa, Óscar C.. 2009. "“Língua Portuguesa e Ortografia. Como enfrenta o sujeito a tarefa de transcrever correctamente a grafia da Língua Portuguesa”", Trabalho apresentado em 8.º Colóquio Anual de Lusofonia orgasnizado por Colóquios de Lusofonia em Bragança do dia 30 de Setembro a 3 de Outubro., In Livro de Actas, 8.º Colóquio Anual de Lusofonia , Bragança.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Sousa, Óscar C.. 2000. " Ortografia e Escola", Revista de Humanidades e Tecnologias. , N.º 3: 95 - 103.
2. Sousa, Óscar C.. 1997. " Quem educa quem? Educar para que? ", II Jornadas Almada e a Educação. Câmara Municipal de Almada: Almada., Único: 33 - 38.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sousa, Ó. C.; Marcelino, L.; Cruz, V.; Lopes, A.. 2012. "Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo.", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", In SICPCE 2012, Braga.
2. Sousa, Ó. C.; Dantas, L.A.. 2011. "Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil.", Trabalho apresentado em Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem., In Atas do VIII Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem., Juiz de Fora.
3. Sousa, Ó. C.. 2010. "Língua Portuguesa e Ortografia. Questões de regularidade/irregularidade. ", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", In SICPCE 2010, Braga-Portugal.
4. Sousa, Ó. C.; Cortiço, A.C.. 2010. "Leitura e Compreensão. Um estudo de activação semântica em alunos do 9.º ano", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", In SICPCE 2010, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Sousa, Ó. C.; Santos, P.. Desempenho Escolar em crianças com transtorno de deficit de atenção e hiperactividade. ,Seminário em Educação Inclusiva-Atitudes que Transformam ,Lisboa,2018 (Seminário).
2. Sousa, Ó. C.; Gueidão, A,. O PECS (Picture Exchange Communication System) e o processo de comunicação com Crianças do Espectro Autismo. ,8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”,Lisboa,2018 (Comunicação).
3. Sousa, Ó. C.; Boavista, C.. Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma: um vetor de mudança no puzzle da organização escolar.,8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”,Lisboa,2018 (Comunicação).
4. Sousa, Ó. C.. Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade,2016 (Comunicação).
5. Sousa, Ó. C.. Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade.,Conferência Internacional “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais),Lisboa,2016 (Comunicação).
6. Sousa, Ó. C.; Marcelino, L.. O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. ,6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ,Lisboa,2015 (Comunicação).
7. Sousa, Ó. C.; Mota, A.I.. Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular.,6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social,Lisboa,2015 (Comunicação).
8. Sousa, Ó. C.; Paulino, I.F.C.. Escola e valores ambientais. Que justificação? Que consequências? Um estudo de caso.,I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento no IPL,Leiria,2014 (Comunicação).
9. Sousa, Ó. C.; Dantas, L.A.. A Aquisição da Sintaxe em Língua Portuguesa. , V Encontro de Investigadores do CeiED,Lisboa,2014 (Comunicação).
10. Sousa, Ó. C.; Marcelino, L.; al., et. Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa – Resultados preliminares,5º Encontro de Investigadores do CeiED,Lisboa,2014 (Comunicação).
11. Sousa, Ó. C.; Carmo, A.. Encontro entre gerações em sala de aula ,6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social .,Lisboa,2014 (Comunicação).
12. Sousa, Ó. C.; Carmo, A.. Encontro entre gerações em sala de aula ,6º Encontro do CeiED Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ,Lisboa,2014 (Comunicação).
13. Sousa, Ó. C.; Dantas, L.A.. Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language., Child Language Seminar,Manchester,2013 (Comunicação).
14. Marcelino, L.; Sousa, Ó. C.; Cruz, V.; Lopes, A.. Multi-year longitudinal investigation of children’s mathematics development.,International Conference on Education and Educational Psychology ,Istambul,2012 (Comunicação).
15. Marcelino, L.; Sousa, Ó. C.; Cruz, V.; Lopes, A.. Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo.,II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos". ,Braga,2012 (Comunicação).
16. Gouveia, A.; Sousa, O. C.. “Uma Abordagem Cognitiva Da Escrita",2011 (Comunicação).
17. Sousa, Ó. C.; Dantas, L.A.. “Como os nossos filhos aprendem a falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil” .,no VIII ENAL – Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II EIAL – Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem ,Juiz de Fora,2011 (Comunicação).
18. Sousa, Ó. C.; Dantas, L.A.. “Minha Filha Aprende a Falar: Percurso de aquisição da Linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais”,1.º Encontro ArcaComum,Braga,2010 (Comunicação).
19. Sousa, Ó. C.. “Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade. Resultados",I Encontro de Jovens Investigadores,Lisboa,2010 (Comunicação).
20. Sousa, Ó. C.. “Leitura, Escrita e Ortografia” ,I Seminário Leitura e Escrita: O Problema da Transversalidade,,Abrantes,2010 (Comunicação).
21. Sousa, Ó. C.. Língua Portuguesa e Ortografia. Questões de regularidade e irregularidade”.,2010 (Comunicação).
22. Sousa, Ó. C.; Cortiço, A.C.. “ Leitura e Compreensão. Um estudo de activação semântica em alunos do 9.º ano”.,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,,Braga,2010 (Comunicação).
23. Sousa, Ó. C.; Gouveia, A.. “ Uma abordagem Cognitiva da Escrita. Um estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem”.,2010 (Comunicação).
24. Sousa, O. C.. Português Fundamental e competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade , I Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Lisboa,2009 (Comunicação).
25. Sousa, O. C.. Língua Portuguesa e Ortografia. Como enfrenta o sujeito a tarefa de transcrever correctamente a grafia da Língua Portuguesa , I Seminário Transversalidade da Língua Portuguesa ,Loures,2009 (Seminário).
26. Sousa, Ó. C.. “Português Fundamental e competência Ortográfica em alunos do 9.º ano de escolaridade”,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Lisboa,2009 (Comunicação).
27. Sousa, O. C.. Língua Portuguesa. O desafio da lusofonia: diversos falares, uma só escrita , Conferência Internacional “EDUCATING THE GLOBAL CITIZEN” ,Lisboa,2008 (Comunicação).
28. Sousa, O. C.. Do berço à construção cidadã , Seminário sobre Contributos para uma Direcção de Turma ,Lisboa,2006 (Comunicação).
29. Sousa, O. C.; Rodrigues, C. D. Estudo Comparativo da Competência Leitora e Ortográfica em alunos de uma escola do 1.º ano de escolaridade , Congresso de Aquisição da Linguagem ,Guarda,2005 (Comunicação).
30. Sousa, O. C.. Família e Educação, Seminário Família Sec. XXI: novos desafios ,Lisboa,2004 (Comunicação).
31. Sousa, O. C.. Competência Ortográfica e Língua Portuguesa, II Jornadas Luso-Espanholas de LINGUAGEM INFANTIL – da normalidade à patologia ,Porto,2002 (Comunicação).
32. Sousa, O. C.. Percurso Escolar e Ortografia , IV Ciclo de Conferências e Seminários " Memórias e Materiais da Aprendizagem - o passado e o presente". ,Santarém,1999 (Seminário).
33. Sousa, O. C.. Ortografia - Expectativas e Prevenção ,Congresso Internacional " Prevenção e Psicologia" ,Lisboa,1997 (Comunicação).
34. Sousa, O. C.. Erros Ortográficos - Um Estudo sobre tipologia de erros , Congresso sobre a Investigação e Ensino do Português- Lisboa,Lisboa,1987 (Comunicação).
35. Sousa, O. C.. Auto-estima e Sucesso Escolar , II Congresso Nacional de Formação de Professores,Braga,1986 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Maria Clara Lopes Ferreira Boavista, “Novos Paradigmas Organizacionais. O Diretor de Turma: um vetor de mudança no puzzle da Organização Escolar” , 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
2. Cristina Maria Paulo Pessoa, Liderança na Escola de Hoje. Competências Essenciais à Liderança do Diretor de Escola, 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
3. Virgílio Mucapela, (Virgílio Mucapela) “ Abandono Escolar em Moçambique: políticas educativas, cultura local e práticas educativas”, 2016. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
4. Lília Sofia Fereira Lopes Marcelino, “ Sentido de número e desempenho em Matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º ano e 2.º ano de Escolaridade”, 2015. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
5. Lucimar Almeida Dantas , “ Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil , 2012. Tese (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Maria da Glória Novais Silva Benfica, “Consciência Fonológica e leitura. Uma análise da Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
2. Ivanete Castro dos Santos Silva, "Acessibilidade e Inclusão de alunos com Necessidades Especiais no Ensino Superior , a Distância na modalidade semi-presencial”, , 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
3. Euridice Souza de Farias, Gestão Escolar. Democratização da Escola e Práticas Educativas, 2018. (Orientador).
4. Maria da Glória Novais Silva Benfica, “Consciência Fonológica e leitura: uma análise da prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
5. Júlio César Vasconcelos, “I Ciclo de Deming (PDCA) e a Metodologia freiriana em um Curso de Graduação.”, 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
6. Mirna Poliana Queirós Helder, “Inteligência Emocional: Um estudo com Professores da educação Básica na rede pública e na rede privada do ensino, na cidade de Porto Seguro, a partir do uso da escala Veiga Branco”, 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
7. Tânia Catarina Martins, “As aulas de Artes Visuais. O Desenvolvimento Individual e Social do aluno e a construção de uma escola de valores”, 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
8. António Gomes de Sousa Filho, “Dislexia e Leitura”, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
9. Paulo Marcelino, “O Lúdico na Educação Infantil: um Estudo das Competências Necessárias ao Professor na Contemporaneidade”, , 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
10. Sónia Cristina Sena Gancho, “Percursos Curriculares alternativos nos TEIP- Expectativas dos alunos de uma turma de PCA sobre o seu futuro. Estudo de caso.”,, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
11. Jefferson Oliveira Rodrigues, “Políticas Públicas Educacionais:a demanda de mão de obra do polo industrial Portuário de Suape.”, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
12. Ibraim Vieira Lustosa, “O Processo de Ressocialização de Jovens: uma análise do CASE em Feira de Santana, Bahia”, , 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
13. Edneia Sequeira de Oliveira, “Aplicação Lúdica e Novas Técnicas para a Compreensão da Matemática”, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
14. Ana Lourdes de Souza, “Educação e Cuidado. Práticas Pedagógicas Centradas na Adaptação da Criança à Escola”, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
15. Maria Verónica Santana Sales, “Indivíduo face às dificuldades específicas de Aprendizagem: consciência fonológica e leitura de palavras”, , 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
16. Maria Lenilda Caetano França, (Maria Lenilda Caetano França) “O Projeto Político Pedagógico como interveniente para a formação cidadão. Um estudo centrado no sertão de Alagoas/Brasil”, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
17. Rute Saraiva Ferreira Talefe, "A Arte de Ler. Ler para que?" , 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
18. Joana Polónia de Barros, “A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado”, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
19. Maria Arlinda Castro Santos, “Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania”, , 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
20. Maria da Conceição Fernandes Cardoso Alves, “Razões de (In)Satisfação dos Professores de História e Geografia face à atividade Docente”, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
21. Elen Kretly Busto Dias da Costa, “A experiência reflexiva e o comportamento nas aulas de educação visual:”O projecto GEOJOGO, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
22. Norberto M. Valinho Afonso, (Norberto M. Valinho Afonso) “O Ensino das Artes Visuais e o Empreendedorismo”, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
23. Elisângela Semedo Furtad, “A Criminalidade Infanto-Juvenil: Intervenção adotada pelo Centro Educativo na Recuperação dos Jovens Delinquentes que cumprem a Medida Tutelar Educativa”, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
24. Heráclito Santos Martins Xavier, “Ambiente Virtual de Aprendizagem numa escola periférica de Quinados/BA. Interacções Estudantis e Aprendizagem”, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
25. Suzaneide Oliveira Medrado, “Leitura nas séries iniciais: Reflexões sobre as estratégias de Ensino” , 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
26. George Brandão Lima, “A Motivação de Alunos de Agronomia: uma visão a partir da Teoria de Autodeterminação.”, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
27. Stella Maris Campos Macedo de Sousa, “A Prática do Interacionismo Sociodiscursivo da Língua Portuguesa Escrita: Projeto de Reescrita Textual ” , 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
28. Pedro Miguel dos Santos Crisóstomo, "A relação entre Consciência Fonológica. Vocabulário e concepções sobre a escrita em crianças do ensino pré-escolar", 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
29. António Manuel Santos Chagas, “A aula de Educação Musical. Pedagogias diferentes conduzem a resultados diferentes na aprendizagem?”, , 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
30. Maria Manuela Paiva Antunes, “A Biblioteca Escolar ao Serviço das Pedagogias do Século XXI”, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
31. Sónia Martins Medeiros, “A Mídia Televisiva e a Escola: um Olhar Sobre a Influência de Mensagens da TV na Vida Escolar de Adolescentes de Santa Luzia-PB”, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
32. Hilândia Morais Mota Olinto, “Intensidade Comunicativa e Conflito Familiar: um estudo descritivo com adolescentes de uma Escola Pública na Cidade de Campina Grande/PB-Brasil, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
33. Mauro César Santos, “Educação Matemática: o que percebem os Professores sobre a Metodologia de Resolução de Problemas”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
34. Márcia Maria Cavalcanti Macedo, “Mulheres Encarceradas: Fragmentos de Vida”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
35. Rosemary Aragão Cabral, “Tecnologia Educacional no Cotidiano Escolar: um enfoque da prática pedagógica na produção de conhecimentos”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
36. Ana Cristina Simões de Freitas, “Jogo e Desenvolvimento da Criança. Sua relevância na prática”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
37. Sílvia Abranches Veloso Costa, “A relação estética com a Obra de Arte nas práticas Pedagógicas de Educação Visual", 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
38. Marília Gabriela da Silva Martins, “A Autoimagem do Professor de Artes Visuais”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
39. Aurilene de Macedo Alves Bona, “Educação Comprometida: vicissitudes de aprendizagem de um grupo de estudantes de uma escola pública na Cidade de Campo Maior - Piauí”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
40. Katia Suzi Alves Silva , intitulada “Quatro Pilares da Educação para o Sec XXI: análise de sua aplicação em uma escola de Aracaju”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
41. Ana Maria Nunes Castanheira Soares, “Habilidades cognitivas e competências de leitura em crianças do 1º ano” , 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
42. Sara Lúcia Condeço Gregório da Sílvia Sampaio, “Avaliação da Leitura em Crianças do 1.º Ano do 1.º Ciclo – Estudo Exploratório” , 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
43. Ana Filipa Nunes Ramos, “Indicadores da Individualização de Cuidados para o Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE)” , 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
44. Raiolanda Camargo, “Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro: uma experiência de Formação de Alfabetizadores no Estado de Amazónia”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
45. Marta José Rocha de Sousa Nascimento, “A Dança e a Mudança de Comportamento”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
46. Ana Rodrigues da Silva Correia Oliveira, “Aprendizagem Cooperativa. Um método de Sucesso?”, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
47. Lina Maria da Silva Reis Serra, O cargo do Coordenador de Departamento Curricular. Entre o regulamentado e o vivido, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
48. Andreia Conceição Carrilho Salvado Paixão, (Des)valorização no Ensino da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
49. Manuela Cristina Fernandes C. da Silva Carvalho, Satisfação Profissional dos Enfermeiros, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
50. Luísa Maria Afonso Correia Ferreira, Atitudes e Sentimentos desenvolvidos face aos TPC, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
51. Cristina Maria Paulo Pessoa Conceição, Ser Professor Hoje. O que pensam os Professores das suas competências, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
52. Kadygyda Lamara de França Leite, O Português são dois”:Competência Leitora e Competência Ortográfica. Um estudo comparativo sobre a ortografia da Língua Portuguesa com alunos do Brasil e Portugal, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
53. Cristina Margarida Marques Fonseca Martinho, Projecto de Tutorias em meio Escolar , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
54. Sónia Isabel Branco da Luz Carvalho, Juízo Moral – Do Realismo à Subjectividade , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
55. Monique Wermuth Figueiras, Políticas Públicas para pessoas com altas habilidades no Brasil: um estudo de caso do NAAH/S-TO, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
56. Ana Maria Ruiz Filipe Rico, Perfil do Professor. A (in)sustentável diferença de Ser Professor Hoje, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
57. Ana Luísa Rodrigues Neves Ferreira, “A Musica Ajuda-me.Um estudo sobre a importância da Disciplina de Educação Musical no desempenho escolar de alunos”, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências de Educação. Domínio Cognitivo e Motor) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
58. Nlandu Mpaca, O Ensino e a Aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
59. Edgar Henrique Hein Trapp, O Bullying no Ambiente Escolar. Um estudo do fenómeno em uma escola pública estadual de ensino médio no município de Guaraí/TO, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
60. José Manuel Castelo da Silva Carvalho, “Motivações Intrínsecas e Extrínsecas que levam os estudantes a ingressarem na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.”, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
61. Manuela Cristina Fernandes Calçada da Silva Carvalho, “Satisfação Profissional dos Enfermeiros”, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
62. Andreia Conceição Carrilho Salvado Paixão, “(Des)valorização no Ensino da Disciplina de Educação Visual e Tecnológica” , 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
63. Maria Clara Lopes Ferreira Boavista, O Director de Turma. Perfil e Múltiplas valências em análise, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
64. José Manuel Castelo da Silva Carvalho, Motivações Intrínsecas e Extrínsecas que levam os estudantes a ingressarem na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
65. Inês dos Santos Vicente, “A Influência da Consciência Fonológica na Competência Leitora em alunos do 1.º ano de Escolaridade” , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências de Educação. Domínio Cognitivo e Motor) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
66. Margarida Paula Roque da Silveira Cachetas, “A motivação dos alunos de Educação Visual e Tecnológica” , 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
67. Veríssima Semedo Mascarenhas, “Educação e Desenvolvimento em Santa Catarina (C. Verde)”, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
68. Raquel Rodrigues Lima da Silva, A interdisciplinaridade das Artes Visuais no envolvimento com o Museu , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
69. Vanda Raquel Ramôa Antunes, Perfil Motivacional de Educadores de Infância do Conselho de Torres Novas , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
70. Cynthia Diniz Rodrigues, Leitura e Escrita. Processos de aquisição da competência leitora e ortográfica no final do 1.º ano de escolaridade, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
71. Raquel Rodrigues Lima da Silva, “A interdisciplinaridade das Artes Visuais no envolvimento com o Museu , 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
72. Lucimar Almeida Dantas, Minha Filha Aprende a falar:percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais , 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
73. Wilza Diane Galvão Lopes de Mendonça, Aprendendo a viver com regras: avaliação das teses piagetianas da moral em contextos atuais, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
74. Clara Rita Oliveira Sobral, Motivação e Aprendizagem: um estudo centrado em alunos do 5.º Ano do Ensino Fundamental em duas Escolas Públicas de Sergipe (2008-2009), 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
75. Soleide Silva Ferreira, O Professor frente aos Processos de Aprendizagem da Leitura: o combate às Dificuldades, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
76. Karen Fernandes Andrade, Estrese e Desordem Temporomandibular (DTM). Incidência e relação em Docentes de Nível Superior na Cidade de Palmas-Tocantins, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
77. Delite Conceição Rocha Barros Lemos, Trilhas da Psicologia escolar: um estudo sobre a prática do Psicólogo Escolar e suas contribuições para a Comunidade, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
78. Ana Isabel dos Santos Accioli Gouveia, Uma abordagem cognitiva da escrita. Estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem , 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
79. Ana Cristina Pereira Cortiço, Leitura e Compreensão. Um estudo sobre a activação semântica no acto de leitura em alunos do 9.º ano , 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
80. Emília Raposo Mestre da Luz , Perfil de Competências do Enfermeiro. Percepção dos Estudantes de Enfermagem no início e termo do Curso , 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
81. Maria de Lurdes da Costa e Silva, Motivação e níveis de satisfação no exercício da endfermagem , 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
82. Teresinha Camargo Magalhães, Quem Sou Eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo , 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
83. Maria de Fátima Martins da Costa, A Compreensão na Leitura. Um estudo sobre Leitura e Compreensão em Alunos de 4.º ano do 1.º Ciclo do E.B. , 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
84. Elsa Maria de Monteiro de Andrade, Perfil de Competências do Enfermeiro Orientador de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico , 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
85. Cátia Sofia Queiroz Pereira, Ensino Clínico em Enfermagem. Um estudo sobre contextos, situações e actividades geradoras de ansiedade , 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
86. Elsa Baptista , A problemática da escolha do Curso no final da Escolaridade Básica , 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
87. Ana Emília Rosa Campos , Estilo parental percebido e desempenho escolar de adolescentes do ensino médio de duas escolas da rede pública e privada da cidade de Salvador Bahia, Brasil , 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
88. Maria Margarida Marques Dias , Maturidade Vocacional : Estudo diferencial em alunos do 9.º ano com e sem programa de orientação escolar , 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
89. Maria de Fátima Duarte Dias do Carmo, Mais que uma Casa, um lugar no Coração – Casa Pia de Lisboa, o rosto do Internato (1960-1973) , 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
90. Idalina de Jesus Serra Maçãs da Silva, Escola, Professores e Cidadania-Concepções e práticas , 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
91. Lígia Schiavon Ferreira Barriche, A Avaliação da Aprendizagem em Escolas Públicas de Ensino Médio: Um estudo sobre a Cultura Avaliativa dos Professores , 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Co-orientador).
92. Susete de Jesus Patrício Martins, Professores e Encarregados de Educação: o que pensam uns dos outros sobre as funções que têm a desempenhar na vida escola , 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
93. Ângela Bonifácio , Reaprender a Ler – Contributo para o conhecimento da competência de compreensão na leitura em meio escolar , 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
20

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4

Total
Produção técnica
Technical production
35

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
35

Total
Dados complementares
(Additional data)
101

Orientações
Orientations
101


Outras informações relevantes
Óscar Conceição de Sousa.
É Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Possui 2 livros publicados.
Actua na área de Psicologia


Visualizações do curriculum [ 5446 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 09:10:06
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis