Adelinda Maria Araujo Candeias
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
16/03/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Adelinda Maria Araujo Candeias |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Candeias, Adelinda |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar com Agregação |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais Departamento de Psicologia Colegio Pedro da Fonseca Évora 7002-554 Évora Portugal Apartado: 94 Telefone: (+351)266768050 Correio electrónico: aac@uevora.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012 |
Agregação Aggregation |
Universidade de Évora,
Portugal.
|
1998-2002 |
Doutoramento Phd |
Psicologia.
Universidade de Évora,
Portugal.
|
1992-1996 |
Mestrado Master degree |
Psicologia Pedagógica
(2 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
1985-1991 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Abr/2012-Actual |
Professor Auxiliar com Agregação |
Abr/2012-Actual |
Professor Auxiliar com Agregação |
Universidade de Évora-Escola Ciências Sociais-Departamento de Psicologia |
Abr/2012-Actual |
Outra Situação |
Abr/2007-Abr/2012 |
Professor Auxiliar |
Abr/2002-Abr/2007 |
Professor Auxiliar |
Jan/1996-Abr/2002 |
Assistente |
Abr/1993-Jan/1996 |
Assistente Estagiário |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Rocha, A.; Candeias, Adelinda; Roazzi, A.. 2015. Socially in Action-Peers (SAp). In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena , ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 85 - 106. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Recife: Editora UFPE.
|
|
|
|
2. |
Rocha, A.; Roazzi, A.; Silva, A.; Candeias, A.A.; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2015. Test of Emotion Comprehension: Exploring the underlying structure through Confirmatory Factor Analysis and Similarity Structure
Analysis. In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 66 - 84. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Editora UFPE.
|
|
|
|
3. |
Rebelo, N.; Candeias, A.A.; Roazzi, A.. 2015. The use of Similarity Structure Analysis in the identification of students’ functional profiles of competence. In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena , ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 233 - 249. ISBN: ISBN 978-85-415-0. Recife: Editora UFPE.
|
|
|
|
4. |
Roazzi, A.; Rocha, A.; Candeias, Adelinda; Silva, A.; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2015. Social competence and emotional comprehension: How are they related in children? . In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 267 - 283. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Editora UFPE.
|
|
|
|
5. |
Roazzi, A.; Diniz, A.; Candeias, A.A.. 2015. Similarity Structure Analysis and Structural Equation Modeling in Studying Latent Structures: An Application to the Attitudes
towards Portuguese Language Questionnaire. In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena (, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky, 107 - 122. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Brasil: Editora UFPE.
|
|
|
|
6. |
Rosário, A.C.; Candeias, A.A.; Roazzi, A.. 2015. Cognitive Assessment System (CAS): Psychometric studies with Portuguese children from 7 to 15 years. . In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky, 250 - 266. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife, Brasil: Editora Universitária da UFPE..
|
|
|
|
7. |
Candeias, A. A. 2014. O que são bons instrumentos de recolha de dados. In O que são bons instrumentos de recolha de dados, ed. J. Gomes & F. Cesário , 241 - 251. ISBN: 9789725924204. Lisboa: Escolar Editora.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pinto, J.C.; Taveira, M.C.; Faria, L.; Candeias, A.A.. 2015. "Social competence and career development: validation of a scale with secondary students", Universitas Psychologica 14(3), 1: 15 - 24.
|
|
|
|
2. |
Candeias, A.A.; Rebelo, H.; Franco, V.; Pires, H.; Saragoça, M.J.; Portelada, A.; Grácio, L.; Canha, J.; Lebber, J.. 2015. "Searching for best practices to build an inclusive intervention. The international project ENABLIN+ aproach", EDULEARN15 Proceedings: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 1: 7777 - 7784.
|
|
|
|
3. |
Guerra, A.; Adelinda, A.A.; Prieto, G.. 2014. "Cognitive Flexibility: Concept And Measure", ICERI Proceedings: 7th International Conference of Education, Research And Innovation., 1: 2873 - 2879.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Franco, M.G.; Beja, M.J.; Candeias, A.C.; Santos, N.. 2017. "Emotion Understanding, Social Competence and School Achievement in Children from Primary School in Portugal", Frontiers in Psychology, 1: 1 - 10. |
|
|
|
2. |
Cristovão, A.; Candeias, A.A.; Verdasca, J.. 2017. "anamaria.cristovao@gmail.com", Frontiers in Psychology, 1: 1 - 10. |
|
|
|
3. |
Candeias, A.; Calisto, I.; Cristovão, A.; Verdasca, J.; Vilia, P.. 2017. "Efeitos de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a matemática", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0(10), 1: 81 - 84. |
|
|
|
4. |
Candeias, Adelinda; Calisto, I.; Borralho, L.. 2017. "Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0(03), 03: 59 - 62. |
|
|
|
5. |
Marques, C.G.; Costa, E.; Candeias, A.; Trindade, A.; Vieira, V.; Reis, C.; Rebordão, H.; Peres, P.. 2016. "A aprendizagem ao longo da vida no espaço europeu: proposta de um observatório/ Lifelong learning in the european space: proposal
for an observatory", SUPERAVIT - Revista de Gestão & Ideias 1, 2: 7 - 15. |
|
|
|
6. |
Pinto, J.C.; C'e, Do. 2015. "Social competence and career development: Validation of a scale with secondary students", Universitas Psychologica 14, 3: 889 - 898. |
|
|
|
7. |
Guerra, C.; Candeias, A.A.; Prieto, G.. 2014. "Flexibilidade Cognitiva: Repensar o conceito e a medida da inteligência", Cognição, Aprendizagem e Rendimento, 1: 6 - 20. |
|
|
|
8. |
Vilia, P.; Candeias, A.A.; Neto, A.; Varelas, D.. 2014. "The predictive effect of attitudes towards school science and reasoning abilities on physics and chemistry achievement: a
study with portuguese 7th grade students.", EDULEARN14 Proceedings: 6th International Conference on Education and New Learning Technologies., 1: 1920 - 1928. |
|
|
|
9. |
Pires, H.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Socio-emotional competences in Portuguese youngsters: Developing of assessment tools for parents", InPact 2013 - International Psychological Apllications Conference and Trends, 1: 358 - 360.
|
|
|
|
10. |
Saragoça, J.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Rebelo, N.; Candeias, A. A. 2013. "Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses", Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 1: 7270 - 7289.
|
|
|
|
11. |
Saragoça, M.; Candeias, A. A; Rosário, A.. 2013. "Implementation of the international classification of functioning, disability and health (ICF) in the Portuguese educational
system: Attitudes and training needs of special education teachers’.", Special Issue on Inclusive & Cognitive Education of the Transylvanian Journal of Psychology., 1: 1 - 10.
|
|
|
|
12. |
Candeias, A. A; Rosário, A.; Saragoça, M.. 2013. "La mise en œuvre de la CIF dans le Système Éducatif Portugais: sa pertinence selon le point de vue de professionnels de l’éducation.", ALTER - European Journal of Disability Research/Revue Européenne de Recherche sur le Handicap 7, 1: 32 - 45.
|
|
|
|
13. |
Pinto, J.; Taveira, M. C; Candeias, A. A; Araújo, A.. 2013. "Análise Fatorial Confirmatória da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira.", Psicologia: Reflexão e Critica. 26, 1: 469 - 478.
|
|
|
|
14. |
Rebelo, N.; Candeias, A. A; Roazzi. 2013. "The use of Similarity Structure Analysis in the identification of students’ functional profiles of competence – A study with
Portuguese elementary school students from 7 to 15 years.", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 224 - 242. |
|
|
|
15. |
Roazzi, A.; Rocha, A.; Candeias, A. A; Silva, A.; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2013. "Social competence and emotional comprehension: How are they related in children?", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 262 - 282.
|
|
|
|
16. |
Rocha, A.; Candeias, A. A; Roazzi, A.. 2013. "Socially in Action-Peers (SAp): Validation by Means of Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Similarity Structure Analysis
(SSA)", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 96 - 121.
|
|
|
|
17. |
Rocha, A.; Roazzi, A.; Silva, A.; Candeias, A. A; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2013. "Test of Emotional Comprehension: Exploring the underlying structure through Confirmatory Factor Analysis and Similarity Structure
Analysis.", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 74 - 95.
|
|
|
|
18. |
Rosário, A.; Candeias, A. A; Roazzi, A.. 2013. "Cognitive Assessment System (CAS): Psychometric studies with Portuguese children.", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 243 - 261.
|
|
|
|
19. |
Candeias, A.A.; Rosário, A.C.; Saragoça, M.J.. 2013. "The implementation of ICF in the Portuguese education system: Its relevance on the perspective of educational staff | La mise
en place de la CIF dans le système éducatif portugais: Sa pertinence selon le point de vue de professionnels de l'éducation", Alter 7, 1: 32 - 45. |
|
|
|
20. |
Pinto, J.C.; Taveira, M.C.; Candeias, A.A.; Ara{\'u. 2013. "Confirmatory factor analysis of the perceived social competence scale | An{\'a", Psicologia: Reflexao e Critica 26, 3: 469 - 478. |
|
|
|
21. |
Lebeer, J.; Birta-Székely, N.; Demeter, K.; Bohács, K.; Candeias, A.A.; Sønnesyn, G.; Partanen, P.; Dawson, L.. 2012. "Re-assessing the current assessment practice of children with special education needs in europe", School Psychology International 33, 1: 69 - 92. |
|
|
|
22. |
Silva, J.; Rebelo, N.; Mendes, P.; Candeias, A.A.. 2011. "O Portefólio na Formação e Avaliação Profissional de Professores", Revista Educação e Pesquisa 3, 37: 529 - 548.
|
|
|
|
23. |
Franco, G.; Beja, M.; Candeias, A.A.; Pires, H.. 2011. "As crianças sobredotadas: Inteligencia emocional e relações afectivas.", Revista Diversidades 4, 34: 11 - 14.
|
|
|
|
24. |
Lebeer, Jo; Birta-Szekely, N.; Demeter, K.; Bohács, K.; Candeias, A.A.; Sonnesyn, G.; Partanen, P; Dawson, L.. 2011. "Re-assessing the Current Assessment Practices of Children with Special Education Needs in Europe", School Psychology International (SPI). 1, 31: 69 - 92.
|
|
|
|
25. |
Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Oliveira, M.. 2011. "Student's attitutes toward learning and school - Study of exploratory models about the effects of socio-demographics and personal
attributes", Proceedings of the London International Conference on Education, 1: 380 - 385.
|
|
|
|
26. |
Silva, J.; Rebelo, N.; Mendes, P.; Candeias, A.A.. 2011. "O Portefólio na Formação e Avaliação Profissional de Professores", Revista Educação e Pesquisa 3, 37: 529 - 548.
|
|
|
|
27. |
Franco, G.; Beja, M.; Candeias, A.A.; Pires, H.. 2011. "As crianças sobredotadas: Inteligencia emocional e relações afectivas.", Revista Diversidades 4, 34: 11 - 14.
|
|
|
|
28. |
Lebeer, Jo; Birta-Szekely, N.; Demeter, K.; Bohács, K.; Candeias, A.A.; Sonnesyn, G.; Partanen, P; Dawson, L.. 2011. "Re-assessing the Current Assessment Practices of Children with Special Education Needs in Europe", School Psychology International (SPI). 1, 31: 69 - 92.
|
|
|
|
29. |
Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Oliveira, M.. 2011. "Student's attitutes toward learning and school - Study of exploratory models about the effects of socio-demographics and personal
attributes", Proceedings of the London International Conference on Education, 1: 380 - 385.
|
|
|
|
30. |
Silva, J.; Rebelo, N.; Mendes, P.; Candeias, A.A.. 2011. "The portfolio in teacher education and professional evaluation | O portefólio na formação e avaliação profissional de professores", Educacao e Pesquisa 37, 3: 529 - 548. |
|
|
|
31. |
Lebeer, Jo; Partanen, P.; Candeias, A.A.; Grácio, L.; Bohacs, K.; Sonnesyn, G.; Van de V. H; Van Trimpont, I; Maior, E.; Szamoskozi, I.; Dawson, L.. 2010. "Towards a more functional and dynamic assessment of children with special needs in function of more inclusive education", Developmental Medicine & Child Neurology 4, 52: 57 - 58.
|
|
|
|
32. |
Lebeer, Jo; Partanen, P.; Candeias, A.A.; Grácio, L.; Bohacs, K.; Sonnesyn, G.; Van de V. H; Van Trimpont, I; Maior, E.; Szamoskozi, I.; Dawson, L.. 2010. "Towards a more functional and dynamic assessment of children with special needs in function of more inclusive education", Developmental Medicine & Child Neurology 4, 52: 57 - 58.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Saragoça, J.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Rebelo, N.; Candeias, A. A. 2013. "Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses". Braga: Sem publicadora definida.
|
2. |
Silva, S.; Candeias, A. A. 2013. "Questionário de atitudes face à matemática (QAFM) – Desenvolvimento, construção e estudo psicométrico com crianças e jovens
do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico português.". Lisboa: Sem publicadora definida.
|
3. |
Oliveira, M.; Verdasca, J.; Saragoça, J.; Candeias, A. A; Pomar, C.; Rebelo, N.. 2013. "). Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola.". Lisboa: Sem publicadora definida.
|
4. |
Rebelo, N.; Varelas, D.; Candeias, A.. 2013. "Atitudes face à Língua Portuguesa e Matemática em alunos de altas habilidades". Porto: Sem publicadora definida.
|
5. |
Pires, H.; Verdasca, J.; Costa, P.; Candeias, A. A; Rebelo, N; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico". Braga: Sem publicadora definida.
|
6. |
Neto, A.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico
português". Braga: Sem publicadora definida.
|
7. |
Pomar, C.; Candeias, A. A. 2013. "Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa". Braga: Sem publicadora definida.
|
8. |
Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face à escola: Estudos com alunos do ensino básico português.". Lisboa: Sem publicadora definida.
|
9. |
Pires, H.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Socio-emotional competences in Portuguese youngsters: Developing of assessment tools for parents". Madrid: Sem publicadora definida.
|
10. |
Neto, A.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português". Braga: Sem publicadora definida.
|
11. |
Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face à matemática: Estudo com alunos do ensino básico português.". Braga: Sem publicadora definida.
|
12. |
Candeias, A. A; Varelas, D.; Rebelo, N.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de inteligência emocional: Estudos com alunos do ensino básico português". Lisboa: Sem publicadora definida.
|
13. |
Neto, A.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico
português". Braga: Sem publicadora definida.
|
14. |
Varelas, D.; Rebelo, N.; Candeias, A.. 2013. "Relação entre capacidade intelectual e desempenho a língua portuguesa e matemática". Porto: Sem publicadora definida.
|
15. |
Candeias, A.; Rebelo, N.; Varelas, D.. 2013. "Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino
básico e secundário". Porto: Sem publicadora definida.
|
16. |
Rosário, A.; Candeias, A.A.. 2011. "Relações entre o SAC e variáveis académicas e desenvolvimentais - Um estudo com alunos portugueses do Ensino Básico". Universidade da Coruña, A Coru: XI Congreso Internacional Gale.
|
17. |
Rosário, A.; Candeias, A.A.. 2011. "ognitive Assessment System (CAS) - Studies with Portuguese children from 7 to 13 years.". Universidade de Lisboa (Faculd: Congresso Ibero americano de A.
|
18. |
Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Silva, J.. 2011. "Competências Sociais - Estudos psicométricos da prova Socialmente em Acção (SA – 360º) com crianças e jovens doEnsino Básico
Português". Universidade de Lisboa (Faculd: III Congresso Ibero americano .
|
19. |
Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Silva, J.; Cartaxo, A.. 2011. "Bar-On – Inventário de Quociente Emocional (Bar-On EQ-i:YV) - Estudos portugueses com crianças e jovens do Ensino Básico". Lisboa: FPCE: III Congresso Ibero americano .
|
20. |
Rebelo, N.; Silva, J.; Candeias, A.A.; Pomar, C.; Neto, A.. 2011. "Questionário de Atitudes Face À Escola (QAFE) – Estudo Psicométrico com crianças e jovens do Ensino Básico.". Universidade de Lisboa (Faculd: III Congresso Ibero americano .
|
21. |
Morais, Inês; Candeias, A.A.. 2011. "Alunos Excelentes: Quem São? Um Estudo no Ensino Superior.". Braga: Universidade do Minho: Sem publicadora definida.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
63 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
7 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
35 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
32 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
21 |
Visualizações do curriculum [
1089
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
17-11-2019
às
11:36:28
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|