Curriculum Vitae

Adelinda Maria Araujo Candeias

Data da última atualização »Last update : 16/03/2018


Adelinda Maria Araujo Candeias. É Professor Auxiliar com Agregação e Professor Auxiliar com Agregação na Universidade de Évora. Publicou 35 artigos em revistas especializadas, possui 7 capítulos de livros publicados. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 83 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8481535243066614


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Adelinda Maria Araujo Candeias
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Candeias, Adelinda
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar com Agregação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Escola de Ciências Sociais
Departamento de Psicologia
Colegio Pedro da Fonseca
Évora
7002-554 Évora
Portugal
Apartado: 94
Telefone: (+351)266768050
Correio electrónico: aac@uevora.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012 Agregação
Aggregation
Universidade de Évora, Portugal.

1998-2002 Doutoramento
Phd
Psicologia.
Universidade de Évora, Portugal.

1992-1996 Mestrado
Master degree
Psicologia Pedagógica (2 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

1985-1991 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Abr/2012-Actual Professor Auxiliar com Agregação

Universidade de Évora
Abr/2012-Actual Professor Auxiliar com Agregação

Universidade de Évora-Escola Ciências Sociais-Departamento de Psicologia
Abr/2012-Actual Outra Situação

Universidade de Évora
Abr/2007-Abr/2012 Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Abr/2002-Abr/2007 Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Jan/1996-Abr/2002 Assistente
Abr/1993-Jan/1996 Assistente Estagiário





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rocha, A.; Candeias, Adelinda; Roazzi, A.. 2015. Socially in Action-Peers (SAp).  In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena , ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 85 - 106. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Recife: Editora UFPE.
2. Rocha, A.; Roazzi, A.; Silva, A.; Candeias, A.A.; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2015. Test of Emotion Comprehension: Exploring the underlying structure through Confirmatory Factor Analysis and Similarity Structure Analysis.  In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 66 - 84. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Editora UFPE.
3. Rebelo, N.; Candeias, A.A.; Roazzi, A.. 2015. The use of Similarity Structure Analysis in the identification of students’ functional profiles of competence.  In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena , ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 233 - 249. ISBN: ISBN 978-85-415-0. Recife: Editora UFPE.
4. Roazzi, A.; Rocha, A.; Candeias, Adelinda; Silva, A.; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2015. Social competence and emotional comprehension: How are they related in children? .  In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky , 267 - 283. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Editora UFPE.
5. Roazzi, A.; Diniz, A.; Candeias, A.A.. 2015. Similarity Structure Analysis and Structural Equation Modeling in Studying Latent Structures: An Application to the Attitudes towards Portuguese Language Questionnaire.  In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena (, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky, 107 - 122. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife: Brasil: Editora UFPE.
6. Rosário, A.C.; Candeias, A.A.; Roazzi, A.. 2015. Cognitive Assessment System (CAS): Psychometric studies with Portuguese children from 7 to 15 years. .  In Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena, ed. A. Roazzi, B. C. de Souza, & W. Bilsky, 250 - 266. ISBN: 978-85-415-0282-5. Recife, Brasil: Editora Universitária da UFPE..
7. Candeias, A. A. 2014. O que são bons instrumentos de recolha de dados.  In O que são bons instrumentos de recolha de dados, ed. J. Gomes & F. Cesário , 241 - 251. ISBN: 9789725924204. Lisboa: Escolar Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pinto, J.C.; Taveira, M.C.; Faria, L.; Candeias, A.A.. 2015. "Social competence and career development: validation of a scale with secondary students", Universitas Psychologica 14(3), 1: 15 - 24.
2. Candeias, A.A.; Rebelo, H.; Franco, V.; Pires, H.; Saragoça, M.J.; Portelada, A.; Grácio, L.; Canha, J.; Lebber, J.. 2015. "Searching for best practices to build an inclusive intervention. The international project ENABLIN+ aproach", EDULEARN15 Proceedings: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 1: 7777 - 7784.
3. Guerra, A.; Adelinda, A.A.; Prieto, G.. 2014. "Cognitive Flexibility: Concept And Measure", ICERI Proceedings: 7th International Conference of Education, Research And Innovation., 1: 2873 - 2879.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Franco, M.G.; Beja, M.J.; Candeias, A.C.; Santos, N.. 2017. "Emotion Understanding, Social Competence and School Achievement in Children from Primary School in Portugal", Frontiers in Psychology, 1: 1 - 10.
2. Cristovão, A.; Candeias, A.A.; Verdasca, J.. 2017. "anamaria.cristovao@gmail.com", Frontiers in Psychology, 1: 1 - 10.
3. Candeias, A.; Calisto, I.; Cristovão, A.; Verdasca, J.; Vilia, P.. 2017. "Efeitos de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a matemática", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0(10), 1: 81 - 84.
4. Candeias, Adelinda; Calisto, I.; Borralho, L.. 2017. "Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0(03), 03: 59 - 62.
5. Marques, C.G.; Costa, E.; Candeias, A.; Trindade, A.; Vieira, V.; Reis, C.; Rebordão, H.; Peres, P.. 2016. "A aprendizagem ao longo da vida no espaço europeu: proposta de um observatório/ Lifelong learning in the european space: proposal for an observatory", SUPERAVIT - Revista de Gestão & Ideias 1, 2: 7 - 15.
6. Pinto, J.C.; C'e, Do. 2015. "Social competence and career development: Validation of a scale with secondary students", Universitas Psychologica 14, 3: 889 - 898.
7. Guerra, C.; Candeias, A.A.; Prieto, G.. 2014. "Flexibilidade Cognitiva: Repensar o conceito e a medida da inteligência", Cognição, Aprendizagem e Rendimento, 1: 6 - 20.
8. Vilia, P.; Candeias, A.A.; Neto, A.; Varelas, D.. 2014. "The predictive effect of attitudes towards school science and reasoning abilities on physics and chemistry achievement: a study with portuguese 7th grade students.", EDULEARN14 Proceedings: 6th International Conference on Education and New Learning Technologies., 1: 1920 - 1928.
9. Pires, H.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Socio-emotional competences in Portuguese youngsters: Developing of assessment tools for parents", InPact 2013 - International Psychological Apllications Conference and Trends, 1: 358 - 360.
10. Saragoça, J.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Rebelo, N.; Candeias, A. A. 2013. "Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses", Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 1: 7270 - 7289.
11. Saragoça, M.; Candeias, A. A; Rosário, A.. 2013. "Implementation of the international classification of functioning, disability and health (ICF) in the Portuguese educational system: Attitudes and training needs of special education teachers’.", Special Issue on Inclusive & Cognitive Education of the Transylvanian Journal of Psychology., 1: 1 - 10.
12. Candeias, A. A; Rosário, A.; Saragoça, M.. 2013. "La mise en œuvre de la CIF dans le Système Éducatif Portugais: sa pertinence selon le point de vue de professionnels de l’éducation.", ALTER - European Journal of Disability Research/Revue Européenne de Recherche sur le Handicap 7, 1: 32 - 45.
13. Pinto, J.; Taveira, M. C; Candeias, A. A; Araújo, A.. 2013. "Análise Fatorial Confirmatória da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira.", Psicologia: Reflexão e Critica. 26, 1: 469 - 478.
14. Rebelo, N.; Candeias, A. A; Roazzi. 2013. "The use of Similarity Structure Analysis in the identification of students’ functional profiles of competence – A study with Portuguese elementary school students from 7 to 15 years.", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 224 - 242.
15. Roazzi, A.; Rocha, A.; Candeias, A. A; Silva, A.; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2013. "Social competence and emotional comprehension: How are they related in children?", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 262 - 282.
16. Rocha, A.; Candeias, A. A; Roazzi, A.. 2013. "Socially in Action-Peers (SAp): Validation by Means of Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Similarity Structure Analysis (SSA)", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 96 - 121.
17. Rocha, A.; Roazzi, A.; Silva, A.; Candeias, A. A; Minervino, C.; Roazzi, M.; Pons, F.. 2013. "Test of Emotional Comprehension: Exploring the underlying structure through Confirmatory Factor Analysis and Similarity Structure Analysis.", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 74 - 95.
18. Rosário, A.; Candeias, A. A; Roazzi, A.. 2013. "Cognitive Assessment System (CAS): Psychometric studies with Portuguese children.", Searching for structure in complex social, cultural and psychological phenomena, 1: 243 - 261.
19. Candeias, A.A.; Rosário, A.C.; Saragoça, M.J.. 2013. "The implementation of ICF in the Portuguese education system: Its relevance on the perspective of educational staff | La mise en place de la CIF dans le système éducatif portugais: Sa pertinence selon le point de vue de professionnels de l'éducation", Alter 7, 1: 32 - 45.
20. Pinto, J.C.; Taveira, M.C.; Candeias, A.A.; Ara{\'u. 2013. "Confirmatory factor analysis of the perceived social competence scale | An{\'a", Psicologia: Reflexao e Critica 26, 3: 469 - 478.
21. Lebeer, J.; Birta-Székely, N.; Demeter, K.; Bohács, K.; Candeias, A.A.; Sønnesyn, G.; Partanen, P.; Dawson, L.. 2012. "Re-assessing the current assessment practice of children with special education needs in europe", School Psychology International 33, 1: 69 - 92.
22. Silva, J.; Rebelo, N.; Mendes, P.; Candeias, A.A.. 2011. "O Portefólio na Formação e Avaliação Profissional de Professores", Revista Educação e Pesquisa 3, 37: 529 - 548.
23. Franco, G.; Beja, M.; Candeias, A.A.; Pires, H.. 2011. "As crianças sobredotadas: Inteligencia emocional e relações afectivas.", Revista Diversidades 4, 34: 11 - 14.
24. Lebeer, Jo; Birta-Szekely, N.; Demeter, K.; Bohács, K.; Candeias, A.A.; Sonnesyn, G.; Partanen, P; Dawson, L.. 2011. "Re-assessing the Current Assessment Practices of Children with Special Education Needs in Europe", School Psychology International (SPI). 1, 31: 69 - 92.
25. Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Oliveira, M.. 2011. "Student's attitutes toward learning and school - Study of exploratory models about the effects of socio-demographics and personal attributes", Proceedings of the London International Conference on Education, 1: 380 - 385.
26. Silva, J.; Rebelo, N.; Mendes, P.; Candeias, A.A.. 2011. "O Portefólio na Formação e Avaliação Profissional de Professores", Revista Educação e Pesquisa 3, 37: 529 - 548.
27. Franco, G.; Beja, M.; Candeias, A.A.; Pires, H.. 2011. "As crianças sobredotadas: Inteligencia emocional e relações afectivas.", Revista Diversidades 4, 34: 11 - 14.
28. Lebeer, Jo; Birta-Szekely, N.; Demeter, K.; Bohács, K.; Candeias, A.A.; Sonnesyn, G.; Partanen, P; Dawson, L.. 2011. "Re-assessing the Current Assessment Practices of Children with Special Education Needs in Europe", School Psychology International (SPI). 1, 31: 69 - 92.
29. Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Oliveira, M.. 2011. "Student's attitutes toward learning and school - Study of exploratory models about the effects of socio-demographics and personal attributes", Proceedings of the London International Conference on Education, 1: 380 - 385.
30. Silva, J.; Rebelo, N.; Mendes, P.; Candeias, A.A.. 2011. "The portfolio in teacher education and professional evaluation | O portefólio na formação e avaliação profissional de professores", Educacao e Pesquisa 37, 3: 529 - 548.
31. Lebeer, Jo; Partanen, P.; Candeias, A.A.; Grácio, L.; Bohacs, K.; Sonnesyn, G.; Van de V. H; Van Trimpont, I; Maior, E.; Szamoskozi, I.; Dawson, L.. 2010. "Towards a more functional and dynamic assessment of children with special needs in function of more inclusive education", Developmental Medicine & Child Neurology 4, 52: 57 - 58.
32. Lebeer, Jo; Partanen, P.; Candeias, A.A.; Grácio, L.; Bohacs, K.; Sonnesyn, G.; Van de V. H; Van Trimpont, I; Maior, E.; Szamoskozi, I.; Dawson, L.. 2010. "Towards a more functional and dynamic assessment of children with special needs in function of more inclusive education", Developmental Medicine & Child Neurology 4, 52: 57 - 58.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Saragoça, J.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Rebelo, N.; Candeias, A. A. 2013. "Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses". Braga: Sem publicadora definida.
2. Silva, S.; Candeias, A. A. 2013. "Questionário de atitudes face à matemática (QAFM) – Desenvolvimento, construção e estudo psicométrico com crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico português.". Lisboa: Sem publicadora definida.
3. Oliveira, M.; Verdasca, J.; Saragoça, J.; Candeias, A. A; Pomar, C.; Rebelo, N.. 2013. "). Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola.". Lisboa: Sem publicadora definida.
4. Rebelo, N.; Varelas, D.; Candeias, A.. 2013. "Atitudes face à Língua Portuguesa e Matemática  em alunos de altas habilidades". Porto: Sem publicadora definida.
5. Pires, H.; Verdasca, J.; Costa, P.; Candeias, A. A; Rebelo, N; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico". Braga: Sem publicadora definida.
6. Neto, A.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português". Braga: Sem publicadora definida.
7. Pomar, C.; Candeias, A. A. 2013. "Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa". Braga: Sem publicadora definida.
8. Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face à escola: Estudos com alunos do ensino básico português.". Lisboa: Sem publicadora definida.
9. Pires, H.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Socio-emotional competences in Portuguese youngsters: Developing of assessment tools for parents". Madrid: Sem publicadora definida.
10. Neto, A.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português". Braga: Sem publicadora definida.
11. Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face à matemática: Estudo com alunos do ensino básico português.". Braga: Sem publicadora definida.
12. Candeias, A. A; Varelas, D.; Rebelo, N.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de inteligência emocional: Estudos com alunos do ensino básico português". Lisboa: Sem publicadora definida.
13. Neto, A.; Candeias, A. A; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M. 2013. "Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português". Braga: Sem publicadora definida.
14. Varelas, D.; Rebelo, N.; Candeias, A.. 2013. "Relação entre capacidade intelectual e desempenho a língua portuguesa e matemática". Porto: Sem publicadora definida.
15. Candeias, A.; Rebelo, N.; Varelas, D.. 2013. "Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário". Porto: Sem publicadora definida.
16. Rosário, A.; Candeias, A.A.. 2011. "Relações entre o SAC e variáveis académicas e desenvolvimentais - Um estudo com alunos portugueses do Ensino Básico". Universidade da Coruña, A Coru: XI Congreso Internacional Gale.
17. Rosário, A.; Candeias, A.A.. 2011. "ognitive Assessment System (CAS) - Studies with Portuguese children from 7 to 13 years.". Universidade de Lisboa (Faculd: Congresso Ibero americano de A.
18. Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Silva, J.. 2011. "Competências Sociais - Estudos psicométricos da prova Socialmente em Acção (SA – 360º) com crianças e jovens doEnsino Básico Português". Universidade de Lisboa (Faculd: III Congresso Ibero americano .
19. Candeias, A.A.; Rebelo, N.; Silva, J.; Cartaxo, A.. 2011. "Bar-On – Inventário de Quociente Emocional (Bar-On EQ-i:YV) - Estudos portugueses com crianças e jovens do Ensino Básico". Lisboa: FPCE: III Congresso Ibero americano .
20. Rebelo, N.; Silva, J.; Candeias, A.A.; Pomar, C.; Neto, A.. 2011. "Questionário de Atitudes Face À Escola (QAFE) – Estudo Psicométrico com crianças e jovens do Ensino Básico.". Universidade de Lisboa (Faculd: III Congresso Ibero americano .
21. Morais, Inês; Candeias, A.A.. 2011. "Alunos Excelentes: Quem São? Um Estudo no Ensino Superior.". Braga: Universidade do Minho: Sem publicadora definida.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
63

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
35
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
32
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
21


Visualizações do curriculum [ 1089 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 17-11-2019 às 11:36:28
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis