Filomena Café Inácio
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
27/11/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Filomena Café Inácio |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Inácio, Filomena |
Categoria profissional
Position |
Assistente de Investigação |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Algarve Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural Grupo de Neurociências Cognitivas Grupo de Neurociências Cognitivas - FCHS - Campus de Gambelas Faro 8005--139 Faro Portugal Telefone: (+351)289800900Extensão: 7208 Correio electrónico: fcinacio@ualg.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2012 |
Mestrado Master degree |
Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia
(1 anos » years)
.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
2001-2005 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia - Psicologia Clínica
(4 anos » years)
.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2009 |
Curso de curta duração Short course |
Software Presentation.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
2007 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Neuropsicologia Clínica do Adulto .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2007 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Reabilitação Neuropsicológica .
Universidade de Évora,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Abr/2012-Actual |
Assistente de Investigação |
Fev/2012-Jul/2012 |
Assistente |
Abr/2011-Dez/2011 |
Assistente de Investigação |
Jan/2008-Mar/2011 |
Assistente de Investigação |
Abr/2007-Dez/2007 |
Assistente de Investigação |
Competir - Formação e Serviços Lda |
Mar/2006-Mar/2007 |
Outra Situação |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Out/2009-Jun/2010 |
|
Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais |
Out/2002-Ago/2004 |
|
Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais |
Estágios realizados (Traineeships)
Out/2004-Jun/2005 |
Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural |
Estágios realizados»Traineeships: - Serviços de Acção Social da Universidade do Algarve
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2010 - Actual |
Ordem Psicólogos Portugueses, Membro.
|
2008- Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental., Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Petersson, K. M; Forkstam, C.; Inácio, Filomena; Bramão, I.; Araújo, S.; Souza, A. C; Silva, S.; Castro, S. L. 2011. Artificial language learning. In Alfabetização e Cognição, ed. Mosquera, J., Trevisan, A. & Pereira, V. W., 71 - 89. ISBN: 978-85-397-0070-7. Porto Alegre: Edipucrs. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence", Brain and Cognition, 78: 28 - 37.
|
|
|
|
2. |
Araújo, Susana; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2011. "Component Processes Subserving Rapid Automatized Naming in Dyslexic and Non-dyslexic Readers", Dyslexia 17, 3: 242 - 255.
|
|
|
|
3. |
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Inácio, Filomena; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2011. "Object Naming in Dyslexic Children: More Than a Phonological Deficit", The Journal of General Psychology 138, 3: 215 - 228.
|
|
|
|
4. |
Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Faisca, Luis; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2010. "The Influence of Color Information on the Recognition of Color Diagnostic and Noncolor Diagnostic Objects", The Journal of General Psychology 138, 1: 49 - 65.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2010. "Understanding rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In Program & Abstract Book, Krakow. |
|
|
|
2. |
Bramão, Inês; Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2010. "The influence of color information in diagnostic and non-diagnostic color objects recognition", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In Program & Abstract Book, Krakow. |
|
|
|
3. |
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Inácio, Filomena; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2009. "Interaction between perceptual color and color knowledge information in object recognition: Behavioral and electrophysiological
evidence", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In Program & Abstract Book, Helsinki & Tallinn. |
|
|
|
4. |
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Faísca, Luís. 2008. "The relationship between reading, short-term memory, phonological awareness and naming processes", Trabalho apresentado em 2nd Meeting of the Society for Applied Neurocience, In Revista Española de Neuropsicología, Seville. |
|
|
|
5. |
Pacheco, Andreia; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Petersson, Karl M. 2008. "Reading acquisition phases in Portuguese children: A segmentation task", Trabalho apresentado em 2nd Meeting of the Society for Applied Neurocience, In Revista Española de Neuropsicología, Seville. |
|
|
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Martins, Ana T; Silva, S.. Noite Europeia dos Investigadores,2012 (Outro). |
2. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Forkstam, Christian. Brain Awareness Week,2012 (Outro). |
3. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Francisco, Ana; Martins, Ana T. Noite Europeia dos Investigadores,2011 (Outro). |
4. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Inácio, Filomena; Martins, Ana T; Souza, A. C; Araújo, Susana. Noite Europeia dos Investigadores,2010 (Outro). |
5. |
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Pacheco, Andreia; Inácio, Filomena; Mendonça, Alexandra. III Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,2008 (Encontro / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Implicit sequence learning in dyslexic children, 2012 (Encontro). Nome do evento: VII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa. |
2. |
Implicit sequence learning in dyslexic children, 2011 (Encontro). Nome do evento: VI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Coimbra / Universidade de Coimbra. |
3. |
Rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis, 2011 (Encontro). Nome do evento: VI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Coimbra / Universidade de Coimbra. |
4. |
Efeito do Atributo Visual Cor no Reconhecimento de Objectos de Cor Diagnóstica e Não Diagnóstica, 2010 (Simpósio). Nome do evento: VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
5. |
Understanding rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis, 2010 (Simpósio). Nome do evento: VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
6. |
The influence of color information in diagnostic and non-diagnostic color objects recognition, 2010 (Congresso). Nome do evento: International Neuropsychological Society Meeting; Nome da Instituição: INS; Cidade do evento: Krakow. |
7. |
Understanding rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis, 2010 (Congresso). Nome do evento: International Neuropsychological Society Meeting; Nome da Instituição: INS; Cidade do evento: Krakow. |
8. |
Interaction between perceptual color and color knowledge information in object recognition: Behavioral and electrophysiological
evidence, 2009 (Encontro). Nome do evento: IV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Lisboa / ISPA. |
9. |
Interaction between perceptual color and color knowledge information in object recognition: Behavioral and electrophysiological
evidence, 2009 (Congresso). Nome do evento: International Neuropsychological Society Mid-Year Meeting; Nome da Instituição: INS; Cidade do evento: Finland and Estonia. |
10. |
Leitura e consciência fonológica: Predição de bons leitores, 2008 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve. |
11. |
A influência do método de ensino da leitura e da escrita numa tarefa de leitura, 2008 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve. |
12. |
Perturbação de leitura e de nomeação rápida visual em maus leitores: Apenas um défice fonológico na sua origem?, 2008 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve. |
13. |
Leitura e a sua relação com a memória de trabalho, consciência fonológica e nomeação rápida, 2008 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve. |
14. |
Reading acquisition phases in Portuguese children: A segmentation task, 2008 (Congresso). Nome do evento: . International Meeting of the Society for Applied Neuroscience; Cidade do evento: Seville. |
15. |
The relationship between reading, short-term memory, phonological awareness and naming processes, 2008 (Congresso). Nome do evento: International Meeting of the Society for Applied Neuroscience; Cidade do evento: Seville. |
16. |
A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação, 2006 (Encontro). Nome do evento: I Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: APPE; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
10 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Produção técnica Technical production |
5 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
5 |
Visualizações do curriculum [
1623
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
08-12-2019
às
12:15:32
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|