Curriculum Vitae

Dina Paula Jorge Caetano Alves

Data da última atualização »Last update : 31/05/2018


Dina Paula Jorge Caetano Alves. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 14 trabalhos em actas de eventos, possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 91 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 28 em Portugal. Actua na área de Ciências da Saúde Nas suas actividades profissionais interagiu com 106 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8405617266403093


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Dina Paula Jorge Caetano Alves
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Alves, Dina Caetano
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Médicas-Ciências da Saúde.
Humanidades-Outras Humanidades.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Saúde
Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem
Campus do IPS - Estefanilha Edifício da ESCE
2914-503 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265709390Extensão: 5397
Correio electrónico: dina.alves@ess.ips.pt
Homepage: http://www.si.ips.pt/ess_si/web_page.inicial
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Ciências da Linguagem - Psicolinguística .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1999-2002 Bacharelato
Bachelor degree
Terapia da Fala (3 anos » years) .
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal.

1994-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Linguística (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1998 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-graduação em Tradução (Português/Francês).
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2014-2014 Outros
Others
Zotero software de gestão bibliográfica .
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

2014-2014 Outros
Others
Princ.,Apl. Cotação Teste de Linguagem-Aval.Linguagem Pré-Escolar(TFF-ALPE).
Relicário de Sons, Portugal.

2014-2014 Outros
Others
Classificação Internacional de Saúde (CIF) aplicada à Terapia da Fala.
Relicário de Sons, Portugal.

2014-2014 Outros
Others
Fonologia ortografia vogais ditongos fonéticos port. bras. dados aquisição.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal.

2014-2014 Outros
Others
Princ.,Apl. Cotação Teste de Linguagem-Aval. Linguagem Pré-Escolar(TL-ALPE).
Relicário de Sons, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Avaliação e intervenção motricidade orofacial-mastigação e critério de alta.
Relicário de Sons, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Dados de escrita inicial: insights sobre funcionamento fonológico língua.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Medidas fala como avaliacão complementar diagnóstico distúrbio fonológico.
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Distúrbios fonológicos: diagnóstico e intervenção.
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Avaliação MO utilizando o Protocolo MBGR com Cotação Condutas Terapêuticas.
Malo Clinic, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Leitura e escrita:novos caminhos p. estimulação centr. cognição e linguagem.
Centro E.PAP, Portugal.

2012-2012 Outros
Others
Práticas de avaliação e intervenção em voz.
Relicário de Sons, Portugal.

2011-2011 Outros
Others
Processamento Auditivo.
Comunic4all, Portugal.

2011-2011 Outros
Others
Deficit de Atenção e Hiperactividade: compreender para melhor tratar.
Relicário de Sons, Portugal.

2011-2011 Outros
Others
Aperfeiçoamento sobre diagnóstico por imagens em Terapia da Fala.
Relicário de Sons, Portugal.

2011-2011 Outros
Others
Introdução à Neurociência da Aprendizagem.
Relicário de Sons, Portugal.

2011-2011 Outros
Others
Avaliação da Motricidade Orofacial com o Motrisis.
Relicário de Sons, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Perturbação da Identidade do Género(com especial foco na transexualidade).
Instituto Luso Americano de Sexologia Clínica, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Bases de Terapia Oromiofuncional.
Relicário de Sons, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Capacitação util. instrumentos terapêuticos incentivo à produção científica.
Relicário de Sons, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Tecnologias de Apoio para as Necessidades Educativas Especiais.
Relicário de Sons, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Teorias fonológicas aplicadas à intervenção em terapia da fala .
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

2008-2008 Outros
Others
Processamento Auditivo.
Pró-Fono, Portugal.

2007-2007 Outros
Others
Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem.
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal.

2005-2005 Outros
Others
Práticas em Motricidade Orofacial.
Pró-Fono, Portugal.

2002-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-graduação em Psicolinguística .
Universidade de Lisboa, Portugal.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Curso de verão de Língua Gestual Portuguesa.
Associação Portuguesa de Surdos, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
COST Association
Out/2015-Actual Outra Situação

Instituto Politécnico de Setúbal
Abr/2016-Actual Professor Adjunto
Set/2015-Mar/2016 Professor Adjunto Convidado
Out/2013-Ago/2015 Professor Adjunto Convidado
Out/2003-Set/2013 Assistente convidada

Universidade de Lisboa
Nov/2013-Actual Investigador Auxiliar
Set/2003-Out/2013 Outra Situação

Relicário de Sons
Jan/2006-Set/2014 Outra Situação

Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Set/2003-Set/2013 Assistente 1º triénio

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2008-2012 Bolseiro





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Lisboa
Set/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Fonologia/phonology


Psicolinguística/psycholinguistics






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Out/2013-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Terapia da Fala

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Investigação I(Docente)
  • Metodologias de Investigação II(Docente)
  • Intervenção em, Terapia da Fala I(Docente)
  • Educação para a Prática VI(Docente)
  • Educação para a Prática VIII(Docente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem III(Docente)
  • Trabalho de Projeto(Docente)
  • Tema Aprofundado(Docente)


Out/2013-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem(Docente)
  • Perturbações Específicas da Linguagem em Contexto Escolar(Docente)
  • Instrumento de Análise Gramatical(Docente)
  • Dissertação de Trabalho de Projeto(Docente)


Out/2003-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Terapia da Fala

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio profissional e curricular(Monitor)


Out/2003-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Docente)


Out/2003-2013
Curso»Academic program: Licenciatura em Terapia da Fala

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento e Perturbações da Leitura e da Escrita(Docente)
  • Fonética e Fonologia(Docente)
  • Fonética e Fonologia Clínicas(Docente)
  • Linguística Clínica(Docente)
  • Investigação aplicada em Terapia da Fala II(Docente)




Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Set/2003-Set/2013
Curso»Academic program: Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Linguística Clínica(Regente)
  • Fonética e Fonologia Clínicas(Regente)
  • Desenvolvimento e Perturbações da Leitura e da Escrita(Regente)


Set/2003-Set/2013
Curso»Academic program: Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio profissional - 3.º e 4.º ano curricular(Monitor)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Relicário de Sons
Jan/2006-Set/2014
Coordenadora e consultora, técnica e editorial, em matéria da concepção e desenvolvimento, e/ou tradução e adaptação, de material de avaliação e de intervenção em Terapia da Fala, digital (software) e não digital


Jan/2006-Set/2014
Consultora, orientadora e supervisora de conteúdos académicos e clínicos (na área da Reabilitação em geral, da Terapia da Fala e do ensino formal do Português Europeu, língua materna)


Jan/2006-Set/2014
Membro do projecto solidário ‘Delta’ para apoio terapêutico e académico a crianças com dislexia e outras dificuldades congéneres(psicomotricidade,apoio escolar especializado,terapia da fala)em parceria com o B. Inovação Social e a Santa Casa Misericórdia






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Out/2013-Actual Escola Superior de Saúde
- Funções de coordenação do curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança - curso em associação com Fac. Ciências Soc. e Humanas (FCSH) da Univ. Nova Lisboa




Relicário de Sons
Jan/2006-Set/2014
- Coordenadora clínica da esquipa






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Relicário de Sons
Jan/2002-2006
Serviço realizado»Executed service:

Terapeuta da Fala - prestação de serviços em nome individual (acompanhamento em instituições de ensino, públicas e privadas, e em consultório, de crianças, adolescentes e adultos)


Jan/1998-2002
Serviço realizado»Executed service:

Linguista (consultoria e revisão) - prestação de serviços em nome individual






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade de Lisboa
Set/2003-Actual Centro de Linguística,Faculdade de Letras
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Investigadora integrada - Laboratório de Psicolinguística




Relicário de Sons
Jan/2010-Set/2014 Escola Superior de Saúde
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Investigadora, coordenadora e responsável de diversos projectos na área da (Psico)Linguística e da Terapia da Fala


Jan/2010-Set/2014
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Aferição e validação dos instrumentos editados pela Relicário de Sons e por outras instituições (académicas e não académicas)




Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2009-2012
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - bolseira com registo nº SFRH/BD/47271/2008






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Relicário de Sons
Jan/2013-2014
Formação profissional»Professional education:

   - Ciclos de Linguística – cursos desenvolvidos no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” - Duração do conjunto dos cursos: 12 horas. Edições até ao presente: 2 edições


Jan/2011-2014
Formação profissional»Professional education:

   - Metodologias de intervenção na reabilitação das alterações do processamento fonológico – apresentação da metodologia e dos materiais inerentes ao projecto Os Sons d’A Relicário - Duração do curso: 8 horas. Edições até ao presente: 5 edições


Jan/2009-2014
Formação profissional»Professional education:

   - Conhecimento Fonológico X Oralidade e Escrita – curso desenvolvidos no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” -Duração do curso: 16 horas. Edições até ao presente: 16 edições


Jan/2006-2008
Formação profissional»Professional education:

   - A leitura e as suas perturbações – por convite da Telepsia - Serviços de Psicologia Educacional


Mar/2006-Mar / 2006
Formação profissional»Professional education:

   - As perturbações da linguagem e da fala e as suas implicações – por convite do Centro de Formação de Professores de Odemira


Mar/2005-Mar / 2005
Formação profissional»Professional education:

   - Leitura e Dislexia – por convite do Centro de Formação de Professores de Odemira




Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2013-Nov / 2013
Formação profissional»Professional education:

   - Palestra a professores da zona Centro sobre 2 dos domínios da disciplina de Português, Oralidade e Gramática ,por convite do Ministério da Educação e da Ciência,no âmbito das Novas Metas Curriculares do 1º CEB.Duração de 4h - Edições até ao presente: 9






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Relicário de Sons
Jan/2007-Actual
Atividade realizada»Activity:

Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (com o registo CCPFC/RFO-21621/07), na área B06 Educação Especial


Jan/2006-Set/2014
Atividade realizada»Activity:

Educadora clínica


Jan/2006-Set/2014
Atividade realizada»Activity:

Prestadora de serviços clínicos na área da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala, motricidade orofacial, voz (transexual) e deglutição


Jan/2006-Set/2014
Atividade realizada»Activity:

Terapeuta da Fala (Cédula Profissional nº: C-019437188) e Linguista


Jan/2006-Set/2014
Atividade realizada»Activity:

Organização de diversos encontros e formações, de curta duração (carga horário de 4h a 24h), na área da Terapia da Fala, em:Comunicação,Linguagem,Fala,MOF,Voz,Fluência e Deglutição em locais diversos(centros de formação,escolas,hotéis,etc.): 6 eventos/ano






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Fonologia/phonology
2. Psicolinguística/psycholinguistics




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-
Ortografia e percepção no Português Europeu-Spelling and perception in European Portuguese
Referência do projeto»Project reference: -.
Parceiro(s)»Partners: Relicário de Sons; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

2011-
Reatribuição Vocal: instrumentos de avaliação e de intervenção em voz transexual-Vocal Reassignment: assessment and intervention tools in transsexual voice
Referência do projeto»Project reference: -.
Parceiro(s)»Partners: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; Relicário de Sons.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-
Aquisição fonológica típica e atípica no português europeu e no português brasileiro-Typical and atypical phonological acquisition in European Portuguese and Brazilian Portuguese
Referência do projeto»Project reference: -.
Parceiro(s)»Partners: Relicário de Sons; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

2012-
Tipologia de erros na escrita do Português Europeu-Written type erros in European Portuguese
Referência do projeto»Project reference: -.
Parceiro(s)»Partners: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal; Relicário de Sons.

2010-
Estudo do impacto dos traços distintivos associados ao inventário fonológico do Português Europeu em tarefas de discriminação e de processamento de pares mínimos-The impact of phonological features during the processing of minimal pairs
Referência do projeto»Project reference: -.

2008-
Análise do perfil linguístico de uma escola privada com cerca de 100 alunos-Analysis of the linguistic profile of a portuguese private shool with 1000 students
Referência do projeto»Project reference: -.

2008-
TAPA-PE - Teste de Avaliação da Produção Articulatória do Português Europeu-TAPAC.PE-Consonant Articulatory Production Assessment for European Portuguese
Referência do projeto»Project reference: PTDC/LIN/66928/2006.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2008-
Compreensão na Leitura. Processamento de palavras, de frases e de textos-Reading comprehension. Words, sentences and texts processing
Referência do projeto»Project reference: PTDC/LIN/67854/2006.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2006-
Estudos exploratórios na área da ‘voz transexual’ (‘auto e heteropercepção do género vocal’, ‘efeito da terapia hormonal na voz do indivíduo transexual’ e outros estudos afins)-Exploratory studies in 'transsexual voice' (‘auto and heteroperception of vocal gender' and other related studies)
Referência do projeto»Project reference: -.

2015-2018
Enhancing Children s Oral Language Skills across Europe and beyond a collaboration focusing on Interventions for Children with Difficulties Learning their Firs Language (IP James Law, University of Newcastle), financiado por COST [COST ACTION IS1406]-Enhancing Children s Oral Language Skills across Europe and beyond a collaboration focusing on Interventions for Children with Difficulties Learning their Firs Language (IP James Law, University of Newcastle), financiado por COST [COST ACTION IS1406]
Referência do projeto»Project reference: Cost Action IS1406.
Cost Action IS 1406

2010-2015
Caracterização do desempenho em tarefas de consciência fonológica de crianças em idade pré-escolar e escolar a frequentar o ensino público e privado-Characterization of pre-schoolers and schoolers competences, attending public and private schools, performing phonological awareness tasks
Referência do projeto»Project reference: -.

2010-2015
Implementação de programas de estimulação e promoção da consciência fonológica de crianças em idade pré-escolar e escolar (estudo longitudinal)-Implementation of stimulation programs and the promotion of phonological awareness in children of preschool and school age (longitudinal study)
Referência do projeto»Project reference: -.

2009-2015
Consciência Fonológica - Instrumento para a intervenção clínica e pedagógica-Phonological Awareness - tools for clinical and educational intervention
Referência do projeto»Project reference: -.
Parceiro(s)»Partners: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; Relicário de Sons.

2009-2012
ISISERT – Intelligent System for Impaired Evaluation Used in Recover Therapy
Referência do projeto»Project reference: -.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Linguística (APL), Membro.
Actual Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF), Membro.
Actual Society for the Scientific Studies of Reading (SSSR), Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), Membro.
Desde 2013: Coordenadora do Departamento de Articulação e Fala.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Freitas, Maria J; Alves, Dina; Costa, Teresa. 2007. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica.. ed. 1, ISBN: 9789727422692. Lisboa: DGIDC - Ministério da Educação.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Lousada, Marisa L; Alves, Dina C; Freitas, Maria J. 2017. Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos.  In Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e Dados do Português, ed. Maria João Freitas e Ana Lúcia Santos, In - press. . -: Texbooks in Language Sciences.
2. Castro, A; Alves, Dina; Correia, S.; Soares, Célia. 2015. Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto.  In O universal e o particular: uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier, ed. A. Fie´is, M. Lobo, & A. Madeira, 95 - 102. . Lisboa: Edições Colibri.
3. Alves, Dina; Freitas, Maria J; Lousada, M.. 2014. Avaliação da produção oral (em preparação).  In Aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português, na - na. . Lisboa: INCM.
4. Alves, Dina. 2012. O impacto dos tracos distintivos no processamento de pares mínimos.  In Nada na Linguagem Lhe É Estranho, ed. Armanda Costa e Inês Duarte, 263 - 276. ISBN: 9789723612394. Porto: Edições Afrontamento.
5. Alves, Dina; Lacão, Milene. 2010. Questões de validade e de fidelidade associadas à avaliação da consciência intrassilábica.  In Avaliação da Consciência Linguística Aspectos fonológicos e sintácticos do português, ed. M. J. Freitas, A. Gonçalves & I. Duarte (Orgs.), 95 - 118. ISBN: 9789896890537. Lisboa: Ed. Colibri.
6. Alves, Dina; Faria, Isabel H; Freitas, Maria J. 2010. O efeito das propriedades fonológicas do segmentos em tarefas de consciência segmental.  In Avaliação da Consciência Linguística Aspectos fonológicos e sintácticos do português, ed. M. J. Freitas, A. Gonçalves & I. Duarte (Orgs.), 19 - 43. ISBN: 9789896890537. Lisboa: Ed. Colibri.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Alves, Dina. 2013. "Efeito de frequência em tarefas de consciência segmental", Revista Portuguesa de Terapia da Fala, 0: 29 - 37.
2. Alves, Dina. 2011. "Desafios da audição num mundo de ruídos", Revista comunicativa, 1: 12 - 15.
3. Afonso, Catarina; Freitas, Maria J; Alves, Dina. 2009. "Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças dos 4 aos 6 anos de idade", Cadernos de Saúde 2, 2: 31 - 41.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Castro, A; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. 2018. "A phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
2. Alves, Dina; Castro, A; Pereira Coutinho, C. 2018. "COST IS1406 Practitioner survey on intervention with language impairment: results of Portugal", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
3. Pereira Coutinho, A; Castro, A; Pinelas, Ana; Alves, Dina. 2018. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factors ", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
4. Castro, A; Alves, Dina; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. 2017. "Language samples analysis in Language Impairment: bridging 20th and 21st century competences", Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, In COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal.
5. Castro, A; Saldaña, David; Law, James; Alves, Dina. 2017. "Developing a coherent picture of the evidence underpinning practice for children with language impairment: early findings from a pan European COST Action network", Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, In COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal.
6. Castro, A; Alves, Dina; Soares, Célia; Correia, Susana. 2017. "A portuguese tool for phonological awareness assessment: correlations, validity and psychometry aspects", Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, In Cohehre Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal.
7. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, Ana; Wertzner, Haydée. 2016. "Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of european and brazilian portuguese. ", Trabalho apresentado em 30th World Congress f the IALP, In Proceedings of the 30th World Congress f the IALP, Dublin.
8. Capelas, Sylvie; Hall, A.; Alves, Dina; Lousada, Marisa. 2016. "Phonological awareness programme for preschool children", Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria’s International Health Congress, In Proceedings of the 3rd IPLeiria’s International Health Congress, Leiria.
9. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, Ana; Wertzner, Haydée. 2016. "Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of european and brazilian portuguese. ", Trabalho apresentado em 30th World Congress f the IALP, In Proceedings of the 30th World Congress f the IALP, Dublin.
10. Santos, Marta; Lousada, Marisa L; Ramalho, Anabela. 2016. "Aplicação de um programa de intervenção terapêutica a uma crianças com perturbação de linguagem", Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, In Proceedings of the II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, Coimbra.
11. Cadório, Inês; Lousada, Marisa L. 2016. "Phonological awareness skills in school aged children. [oral communication]", Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria’s International Health Congress, In Proceedings of the 3rd IPLeiria’s International Health Congress, Published on BMC Health Services Research, Leiria.
12. Capelas, S.; Hall, Andreia; Alves, Dina C; Lousada, Marisa L. 2016. "Phonological awareness programme for preschool children [oral communication]", Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria s International Health Congress, In Proceedings of the 3rd IPLeiria s International Health Congress, Published on BMC Health Services Research , Leiria.
13. Alves, Dina; Freitas, Maria J. 2014. "Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica", Trabalho apresentado em X Encontro Nacional e VIII Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Actas do X Encontro Nacional e VIII Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
14. Alves, Dina; Castro, Ana; Correia, S.. 2009. "Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica", Trabalho apresentado em XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos Seleccionados do XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Tomás, Catarina C; Oliveira, Emanuel; Sousa, D.; Uba-Chupel, M.; Furtado, G.; Rocha, C.; Teixeira, A.; Ferreira, P.; Alves, Celeste; Gisin, Stefan; Catarino, Elisabete; Carvalho, Nelma; Coucelo, Tiago; Bonfim, Luís; Silva, Carina; Franco, Débora; González, Jesús A; Jardim, Helena G; Silva, Rita; Baixinho, Cristina L; Presado, Mª H; Marques, Mª F; Cardoso, Mário E; Cunha, Marina; Mendes, Joana; Xavier, Ana; Galhardo, Ana; Couto, Margarida; Frade, João G; Nunes, Carla; Mesquita, João R; Nascimento, Maria S; Gonçalves, Guilherme; Castro, Conceição; Mártires, Alice; Monteiro, Mª J; Rainho, Conceição; Caballero, Francisco P; Monago, Fatima M; Guerrero, Jose T; al, et. 2016. "Proceedings of the 3rd IPLeiria’s International Health Congress", BMC Health Services Research 16, 3: 45 - 45.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Alves, Dina; Reis, Tânia. 31 out. 2014. "A consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita" O Público, Suplemento ExLibris, espacial ensino , nd - nd.
2. Alves, Dina; Reis, Tânia. 01 mar. 2014. "Implementação de um programa de consciência fonológica em idade pré-escolar" O Expresso - Separata SemMais , nd - nd.
3. Alves, Dina. 09 dez. 2009. "A língua maternal ensina-se ou aprende-se? " Revista Equilibrio , nd - nd.
4. Alves, Dina; Reis, Tânia. 09 nov. 2009. "O que é o Processamento Auditivo Central? " Revista Equilibrio , 0 - 0.
5. Alves, Dina; Reis, Tânia. 09 out. 2009. "Crianças que falam mal: um problema de articulação ou de linguagem?" Revista Equilibrio , 32 - 33.
6. Alves, Dina; Reis, Tânia. 09 set. 2009. "O impacto da audição no desenvolvimento da linguagem" Revista Equilibrio , 32 - 34.
7. Alves, Dina. 09 ago. 2009. "A Influência dos hábitos orais no desenvolvimento da fala" Equilibrius, 32 - 34.
8. Alves, Dina. 09 jul. 2009. "Linguagem e fala - falaremos da mesma coisa?" Revista Equilibrio , 34 - 37.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Alves, Dina. 2011. "Prefácio do livro ". Lisboa. (Prefácio)

Tradução
Translation
1. Alves, Dina. 2009. "Questionário de avaliação da qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária", 6 pp.. Hôpitaux de Paris: NA. (Outra)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Alves, Dina. 2014. "Resenha crítica do instrumento TAV –Teste de Articulação Verbal (em prep.)". -: -.
Instrumento desenvolvido por Isabel Guimarães et alii e publicado em 2014 pela editora Oficina Didáctica.
2. Alves, Dina. 2012. "Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita/Effect of segmental properties in segmental awareness tasks, reading and writing". Lisboa: Tese de de doutoramento - não publicada.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
2. Alves, Dina; al, et. Diretrizes para a terapia articulatória, fonológica e grafémica,2011.
Tipo de produto: Outro.
Patente: Modelo de Utilidade.n. 4731/2014 ,"Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas.".02 nov. 2014(Concessão).
Relicário de Sons; ISBN: 560-0-26382105-0 ; 1º Edição, Lisboa, Maio de 2011 | Depósito Legal nº: 4728/2014 (IGAC).
1. Alves, Dina; al, et. Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas,2011.
Tipo de produto: Outro.
Patente: Modelo de Utilidade.n. 4731/2014 ,"Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas.".02 nov. 2014(Concessão).
Relicário de Sons; ISBN: 560-0-26382105-0; 1º Edição, Lisboa, Maio de 2011 | Depósito Legal nº: 4731/2014 (IGAC).
3. Chamusca, Teresa; Cysne, Karla; Alves, Dina; Reis, Tânia. Exercícios de Consciência Fonológica – preparação para a leitura e escrita,2011.
Tipo de produto: Outro.
Patente: Modelo de Utilidade.n. 4727/2014 ,"Exercícios de Consciência Fonológica – preparação para a leitura e escrita".31 out. 2014(Concessão).
Relicário de Sons; ISBN: 560-0-26382104-3; 1º Edição, Lisboa, Maio de 2011 | Depósito Legal nº: 4727/2014 (IGAC).
4. Alves, Dina; al, et. Os Sons d’A Relicário – treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala,2011.
Tipo de produto: Outro.
Patente: Modelo de Utilidade.n. 4731/2014 ,"Os Sons d’A Relicário – treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala".31 out. 2014(Concessão).
Relicário de Sons; ISBN: 560-026382121-0 ; 1º Edição, Lisboa, Maio de 2011 | Depósito Legal nº: 32645/11 (IGAC); 2ª Edição, Lisboa, Outubro de 2014 | Depósito Legal nº: 4731/2014 (IGAC).
5. Castro, A; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. Teste de Consciência Fonológica,2009.
Tipo de produto: Protótipo.
Patente: Outro.n. 2814/2015,"Teste de Consciência Fonológica".13 jul. 2015(Concessão).

Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
1. Alves, Dina; al, et. Os Sons d’A Relicário - treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala,2011.
Tipo de produto: Outro.
Instituto Geral das Actividades Culturais, Ministério da Cultura (Portugal), Registo de Marca Nacional .

Trabalho técnico
Technical work
1. Alves, Dina. ALIE –Avaliação da Linguagem em Idade Escolar,2014 (Relatório de consultoria).
Tipo de trabalho técnico: Consultoria linguística e peritagem do instrumento desenvolvido por Dulce Tavares e Eileen Sua Kay.
2. Alves, Dina. Os Sons d’A Relicário – treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala (Alves & al., 2011),2013 (Relatório de consultoria).
Tipo de trabalho técnico: Consultoria linguística, peritagem e acompanhamento da utilização do instrumento, durante o período de 2011 a 2013, Esta consultoria decorreu entre 2011-2013. O instrumento foi alvo de um estudo de Mestrado em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor), desenvolvido, dissertado e concluído em 2013 por Stéphanie Costa, em Avaliação da Eficácia da Metodologia dos Cartões ‘Os Sons d’A Relicário’, na Consciência Fonológica, numa Criança com Dislexia’.
3. Alves, Dina. Narrative Assessment Protocol,2013 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem de uma proposta de tradução e adaptação ao PE do instrumento .
4. Alves, Dina. Promoção de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica,2011 (Relatório de consultoria).
Tipo de trabalho técnico: Consultoria linguística e peritagem do instrumento desenvolvido por Catarina Rios e publicado em 2011 pela editora Psicosoma.
5. Alves, Dina. TALC-E – Teste de Avaliação da Linguagem na Criança em idade escolar,2010 (Relatório de consultoria).
Tipo de trabalho técnico: Consultoria linguística e peritagem do instrumento desenvolvido por Dulce Tavares e Eileen Sua Kay.
6. Alves, Dina. Projecto: Consciência de palavra em crianças de 4, 5, 7 e 8 anos de idade,2010 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem do instrumento proposto no projecto.
7. Alves, Dina. Projecto: Caminhos para o desenvolvimento da escrita: a dimensão ortográfica. Um estudo sobre as concepções e as estratégias implementadas por Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Professores de Educação Especial e Terapeutas da Fala,2010 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem de um questionário dirigido a profissionais, proposto no projecto.
8. Alves, Dina. Programa de intervenção clínica em consciência fonológica intitulado Aprender a jogar com os sons - actividades de consciência fonológica,2010 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem de um programa.
9. Alves, Dina. Contributo para a construção e validação de um teste da linguagem para adultos afásicos: avaliação da compreensão auditiva de nomes e verbos,2009 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.
10. Alves, Dina. Projecto: Contributo para a construção e validação de um teste em doentes afásicos: prova de nomeação por responsive naming,2009 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.
11. Alves, Dina. Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: nomeação,2008 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.
12. Alves, Dina. Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica frásica,2008 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.
13. Alves, Dina. Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: discriminação auditiva,2008 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.
14. Alves, Dina. Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica lexical,2008 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.
15. Alves, Dina. Projecto: A importância da entoação na capacidade de compreensão em crianças em idade escolar,2008 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem do instrumento proposto no projecto.
16. Alves, Dina. Projecto: Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: flexão nominal de género e número,2007 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.
17. Alves, Dina. ALPE – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar,2007 (Relatório de consultoria).
Tipo de trabalho técnico: Consultoria linguística e colaboração na aferição à população do instrumento. Esta consultoria decorreu entre 2006-2007 e tratou-se de um projecto coordenado pelo Departamento de Terapia da Fala da Universidade de Aveiro, com 98 crianças avaliadas nos distritos de Lisboa e de Setúbal.
18. Alves, Dina. Projecto: Grelha de Desenvolvimento da Consciência Fonológica,2005 (Outra).
Tipo de trabalho técnico: Peritagem (Focus Group) do instrumento proposto no projecto.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pereira Coutinho, A; Castro, A; Pinelas, Ana; Alves, Dina. Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factors,10th European Congress of Speech and Language Therapy,Cascais, Portugal,2018 (Poster).
2. Alves, Dina. Ciclo de Conferências: A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação,Ciclo de Conferências de Fonologia e Terapia da Fala,Lisboa, Aveiro, Setúbal, Leiria, Faro,2016 (Conferência ou palestra).
3. Alves, Dina. Pressupostos ao desempenho semântico e sua relação com o desempenho pragmático.,Ciclo de reuniões científicas do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra).
4. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, Ana; Wertzner, Haydée. Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders; a comparative study between speakers of European and Brazilian Portuguese,30th World Congress of the I.A.L.P. ,Dublin, Irlanda,2016 (Poster).
5. Capelas, Sylvie; Alves, Dina; Lousada, Marisa. Phonological awareness programme for preschool children. ,3th IPLeiria’s International Health Congress: Health, Demographic, Changes and Well-Being,Leiria,2016 (Comunicação).
6. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, A; Wertzner, Haydée. Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of European and Brazilian Portuguese,30th World Congress f the IALP,Dublin, Irlanda,2016 (Poster).
7. Alves, Dina; Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Castro, Ana; Wertzner, Haydée. Segmental properties of brazilian and portuguese children speakers with Speech Sound Disorders. ,I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala,Santo Tirso,2016 (Comunicação).
8. Alves, Dina; Freitas, Maria J. Efeito das propriedades fonológicas em tarefas de ortografia e percepção de soantes, em crianças falantes de português, no 1º e 2º anos de escolaridade,III Colóquio Internacional sobre Leitura: Processos de Leitura e Perturbações ,Lisboa,2014 (Comunicação).
Data:04-05/12/2014.
9. Alves, Dina; Correia, Paula; Monteiro, Irís; Freitas, Pedro. Um ano de terapia hormonal: que efeitos na voz transexual?,2º Encontro de Terapia da Fala do Alentejo: Rumo à Inclusão,Évora,2014 (Comunicação).
Data:09/05/2014.
10. Alves, Dina; Correia, Paula; Monteiro, Irís; Freitas, Pedro. O efeito da terapia hormonal na voz transsexual,IV Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala ,Lisboa,2014 (Comunicação).
Data:02-03/05/2014.
11. Alves, Dina. Efeito das propriedades fonológicas nas produções escritas de crianças com e sem dislexia,III Colóquio Internacional sobre Leitura: Processos de Leitura e Perturbações ,Lisboa,2014 (Comunicação).
Data:04-05/12/2014.
12. Alves, Dina; Freitas, Maria J. Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica,X Encontro Nacional e VIII Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração ,2014 (Comunicação).
Data:04-05/07/2014.
13. Freitas, Maria J; Almeida, Letícia; Alves, Dina; Baptista, Ana C; Ramalho, Margarida. Análise fonológica de dados em contexto clínico,IV Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment , Lisboa,2014 (Comunicação).
Data:31/01 e 01/02/2014.
14. Alves, Dina; Correia, Paula; Monteiro, Irís; Freitas, Pedro. What about the transsexual voice? ‘Vocal Reassignment’ - the project and some preliminaries results ,International Sexology Conference ,Lisboa,2014 (Comunicação).
Data:08-11/10/2014.
15. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. Avaliação da consciência fonológica – resultados de um projeto em curso,III Encontro Terapia da Fala e Educação ,Setúbal,2014 (Comunicação).
Data:16-17/05/2014.
16. Alves, Dina. Reabilitação das perturbações fonológicas à luz da teoria fonológica implicacional,IV Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala ,Lisboa,2014 (Comunicação).
Data:02-03/05/2014.
17. Alves, Dina; Correia, Paula; Monteiro, Irís; Freitas, Pedro. Os primeiros passos na voz transexual: apresentação do projecto Reatribuição Vocal,Simpósio de Terapia da Fala da ESSA: Terapia da Fala, a diversidade de uma profissão ,Lisboa,2014 (Comunicação).
Data:06/06/2014.
18. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. Avaliação da consciência fonológica – resultados de um projeto em curso,II Seminário de Investigação 'Entre a teoria, os dados e o conhecimento: olhares para uma realidade,Setúbal,2013 (Comunicação).
Data:31/10/2013.
19. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana. Avaliação da consciência fonológica – resultados de um estudo piloto,VI Congresso Nacional da APTF ,Lisboa,2013 (Comunicação).
Data:10-12/05/2013.
20. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana. Consciência Fonológica – dados de crianças portuguesas de idade pré-escolar e escolar,IX ENAL-Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e III EIAL-Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem,2013 (Comunicação).
Data:30/09/2013 - 05/10/2013. (comunicação aceite mas não apresentada).
21. Cardoso, Sónia; Castro, Ana; Alves, Dina. Consciência de palavra: efeitos fonológicos e sintáticos,VI Congresso Nacional da APTF,Lisboa,2013 (Comunicação).
Data:10-12/05/2013.
22. Alves, Dina; Veloso, João. Conhecimento e processamento (meta)fonológicos e a sua relação com o conhecimento alfabético,2013 (Conferência ou palestra).
Conferência dirigida a professores da zona centro do território nacional, por convite do Ministério da Educação e da Ciência, no âmbito das Novas Metas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Duração da conferência: 3 horas. Edições até ao presente: 5 edições.
23. Alves, Dina; Correia, Paula; Monteiro, Irís; Freitas, Pedro. Reatribuição Vocal – efeito da terapia hormonal na voz transexual: apresentação do projecto e resultados preliminares,21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 2º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia,Porto Galinhas,2013 (Comunicação).
Data:22-25/09/2013.
24. Alves, Dina. Training phonological knowledge associating onomatopoeias to segments – a tool for clinical pratice,CUNY Conference on the Segment in Phonology ,New York,2012 (Outra).
Tipo de trabalho- Apresentação de projecto . Data do evento: 11-12/01/2012.
25. Cysne, Karla; Chamusca, Teresa; Alves, Dina; Reis, Tânia. Apresentação do projecto: Exercícios de Consciência Fonológica - Preparação para a Leitura e Escrita,II Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala ,Lisboa,2012 (Comunicação).
Data:26-28/04/2012.
26. Alves, Dina. Validity and reliability aspects associated to the phonological awareness of syllabic units,II Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment ,Lisboa,2012 (Comunicação).
Data:24-25/01/2012.
27. Alves, Dina. Os Sons d’A Relicário. Associação de Onomatopeias aos Sons da Fala – adaptação do material ao Português do Brasil,19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia,São Paulo,2011 (Comunicação).
Data:30/10/2011-02/11/2011.
28. Alves, Dina. Instrumentos para a Terapia da Produção Verbal, Oral e Escrita - apresentação de projecto e de materiais (Diretrizes e Sons d'A Relicário),I Conferências de Práticas Clínicas em Terapia da Fala ,Oeiras,2011 (Comunicação).
Data: 01-04/02/2011.
29. Alves, Dina. Os Sons d’A Relicário. Associação de Onomatopeias aos Sons da Fala – metodologia e validade interna,VIII ENAL- Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II EIAL-Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem ,Juiz de Fora,2011 (Comunicação).
Data:17-19/10/2011.
30. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana. Construção de instrumentos para a intervenção intervenção clínica e pedagógica em Consciência Fonológica: apresentação do projecto e de resultados,I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação).
Data:18-19/10/2010.
31. Freitas, Maria J; Castelo, Adelina; Afonso, Catarina; Alves, Dina; Vicente, Francisco; Faria, Isabel H; Costa, Teresa. Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica,I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino ,Lisboa,2010 (Comunicação).
Data:18-19/10/2010.
32. Da Isabel, C; Alves, Dina. Consciência intrassilábica da Coda em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras em crianças em idade (pré-)escolar,I Colóquio Leitura: INvestigação e Ensino,Lisboa,2010 (Poster).
Data:18-19/10/2010.
33. Afonso, Catarina; Freitas, Maria J; Alves, Dina. Complexidade fonológica e segmentação silábica de palavras,I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino ,Lisboa,2010 (Poster).
Data:18-19/10/2010.
34. Barriguita, Soraia; Alves, Dina. Consciência intrassilábica dos segmentos [r] e [l] em crianças em idade escolar e pré-escolar,I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino ,Lisboa,2010 (Poster).
Data:18-19/10/2010.
35. Alves, Dina; Sousa, Rita. Consciência da sílaba tónica em crianças em idade pré-escolar e escolar,I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino ,Lisboa,2010 (Poster).
Data:18-19/10/2010.
36. Carvalho, Artur; Alves, Dina. Proposta de programa para estimulação da consciência fonológica em contexto escolar,I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Poster).
Data:18-19/10/2010.
37. Alves, Dina; Faria, Isabel H; Freitas, Maria J. Phonological features and phonemic awareness,ALA International Conference ,Kassel,2010 (Poster).
Data:25-28/07/2010.
38. Vicente, Francisco; Freitas, Maria J; Alves, Dina. Consciência fonológica no ensino básico moçambicano,I Colóquio Leitura: Investigação e Ensino , Lisboa,2010 (Poster).
Data: 18-19/10/2010.
39. Alves, Dina. O desenvolvimento da consciência fonológica – o paradigma oralidade e escrita,I Encontro Terapia da Fala e Educação ,Alcochete,2009 (Conferência ou palestra).
Data:30-31/01/2009.
40. Castro, A; Alves, Dina; Correia, Susana. Consciência Fonológica – instrumentos para a intervenção clínica e pegadógica,V Congresso da Associac¸a~o Portuguesa de Terapeutas de Fala,Lisboa, Portugal,2009 (Comunicação).
41. Afonso, Catarina; Freitas, Maria J; Alves, Dina. Complexidade silábica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos,V Congresso Nacional de Terapeutas da Fala,Lisboa,2009 (Poster).
Data:20-21/11/2009.
42. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana. Consciencia Fonológica – instrumentos para a intervençao clínica e pedagógica – apresentação do projecto e dos resultados preliminares,V Congresso Nacional de Terapeutas da Fala,Lisboa,2009 (Comunicação).
Data:20-21/11/2009.
43. Castro, Ana; Alves, Dina; Correia, Susana. Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica,XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística ,Lisboa,2009 (Comunicação).
Data:22-24/10/2009.
44. Afonso, Catarina; Freitas, Maria J; Alves, Dina. Syllabic complexity in segmentation tasks,IASCL Conferences - International Association for the Study of Child Language ,Edinburgh,2008 (Poster).
Data:28/07 - 01/08/2008.
45. Alves, Dina. O reflexo da oralidade na escrita,Comemorações do Dia Europeu da Terapia da Fala, Lisboa,2008 (Comunicação).
Data:06/03/2008.
46. Alves, Dina; Sim-Sim, Inês; Freitas, Maria J. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica,Lisboa e Santarém,2008 (Conferência ou palestra).
Conferência por convite do Ministério da Educação. Duração da conferência: 4 horas. Edições até ao presente: 4 edições.
47. Alves, Dina; Faria, Isabel H; Freitas, Maria J. Segmental properties and phonemic awareness,IASCL Conferences - International Association for the Study of Child Language ,Edinburgh,2008 (Poster).
Data:28/07 a 01/08/2008.
48. Freitas, Maria J; Alves, Dina; Costa, Teresa. Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica,IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade ,Lisboa,2008 (Poster).
Data:11/07/2008.
49. Afonso, Catarina; Alves, Dina. Extensão de palavra e consciência silábica,III Fórum de Partilha Linguística,Lisboa,2008 (Poster).
Data: 14-15/07/2008.
50. Alves, Dina; Faria, Isabel H; Freitas, Maria J. Linguistic properties and phonemic awareness,BDA Conferences - British Dyslexia Association,Harrogate,2008 (Comunicação).
Data:27-29/03/2008.
51. Freitas, Maria J; Alves, Dina; Costa, Teresa. Desenvolver a consciência fonológica,IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade ,Lisboa,2008 (Poster).
52. Afonso, Catarina; Freitas, Maria J; Alves, Dina. Acento e consciência silábica,IV Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade ,Lisboa,2008 (Poster).
Data:11/07/2008.
53. Afonso, Catarina; Freitas, Maria J; Alves, Dina. Prosodic complexity and word segmentation,BDA Conferences - British Dyslexia Association,Harrogate,2008 (Poster).
54. Faria, Isabel H; Alves, Dina; Freitas, Maria J. Segmental Processing and Phonological Awareness,PaPI - Phonetics and Phonology in Iberia,Braga,2007 (Simpósio).
Data:25-27/06/2007.
55. Faria, Isabel H; Alves, Dina. Linguística Clínica,Mostra de Linguística ,Lisboa,2006 (Comunicação).
Data:26-27/06/2006.
56. Alves, Dina. Consciência Segmental – Haverá uma hierarquia associada à sua emergência e ao seu desenvolvimento,IV Congresso Nacional de Terapeutas da Fala ,Almada,2005 (Comunicação).
Data:30/09 - 01/10/2005.
57. Faria, Isabel H; Falé, Isabel; Alves, Dina. Teste de Avaliação da Produção Articulatória de Consoantes do Português Europeu,III Congresso Nacional de Terapeutas da Fala,Maia,2003 (Comunicação).
Data:14-15/11/2003.

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Alves, Dina. Conhecimento fonológico implícito e explícito - sua emergência, desenvolvimento e funcionamento, na oralidade e na escrita, 2013 (Outra), promovido por Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.
Duração: 24 horas., Tipo de participação: Docente.
Data: 22 a 24 de Abril de 2013.
2. Alves, Dina. Workshops de Verão – cursos desenvolvidos no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional, 2012 (Outra), promovido por Relicário de Sons.
Duração: 15 horas., Tipo de participação: Docente.
Cursos subordinados aos temas “Exploração de materiais para intervenção clínica (i) em semântica, (ii) em morfologia, (iii) em sintaxe, (iv) em coesão e coerência do discurso, (iv) em processamento auditivo, conhecimento e consciência fonológica e (v) em leitura e escrita”. Edições até ao presente: 3 edições (2010- 2012).
3. Alves, Dina. Capacitação para a utilização de materiais de intervenção Pró-Fono no âmbito da valência “Solução do Terapeuta-Espaço Profissional” , 2010 (Outra), promovido por Relicário de Sons, em parceria com a Pró-Fono e com a Profala.
Duração: 10 horas., Tipo de participação: Docente.
Edições até ao presente: 2 edições (Outubro de 2009 e Novembro de 2010).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Alves, Dina; Reis, Tânia. Revisão linguística e técnica, adaptação ao Português Europeu e ao Português do Brasil, coordenação, edição e concepção física do produto: Hitos, S. (2013). Jogo do Mico-MOF – exercícios de motricidade orofacial,2013. 
Edição: Lisboa: Relicário de Sons.
2. Chamusca, Teresa; Cysne, Karla; Alves, Dina; Reis, Tânia. Exercícios de Consciência Fonológica – preparação para a leitura e escrita,2012. 
Edição:Lisboa: Relicário de Sons.
3. Alves, Dina. Diretrizes para a terapia articulatória, fonológica e grafémica,2011. 
Edição:Lisboa: Relicário de Sons.
4. Alves, Dina; al, et. Os Sons d’A Relicário - treino do conhecimento fonológico por associação de onomatopeias aos sons da fala,2011. 
Edição:Lisboa: Relicário de Sons.
5. Alves, Dina. Adesivos Geométricos para representação das unidades fonológicas,2011. 
Edição:Lisboa: Relicário de Sons.
6. Freitas, Maria J; Alves, Dina; Costa, Teresa. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica,2007. 

Organização de evento
Event organization
1. Castro, A. Aula aberta do curso de licenciatura em Terapia da Fala: James Law (Intervention for children with speech and language disorders: the interaction between external evidence and professional judgement) e Elin Thordardottir (Dialogic book reading to stimulate oral language abilities) ,2018 (Outro / Organização).
2. Castro, A. COST Action IS1406 - Management Committee Meeting e Core Group Meeting,2018 (Encontro / Organização).
3. Castro, A. COST Action IS1406 - Short Term Scientific Mission (Working Group 1 - Systematic Reviews),2017 (Encontro / Organização).
4. Alves, Dina; Freitas, Maria J; Lazzarotto-Volcão, Cristiane; Lousada, Marisa; Baptista, Ana C; Ramalho, Margarida. Ciclo de Conferências: A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação,2016 (Conferência / Organização).
5. Alves, Dina; Freitas, Maria J; Santos, Ana L; Gonçalves, Anabela; Duarte, Inês; Abalada, Silvana; Afonso, Catarina; Martins, Alexandrina. IV Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment,2014 (Oficina / Organização).
6. Costa, A; Villalva, Alina; Alves, Dina; Falé, Isabel; Luegi, Paula. 3º colóquio internacional sobre Leitura - Processos de Leitura e Perturbações,2014 (Outro / Organização).
7. Alves, Dina. Motrisis - Avaliação da motricidade orofacial com o Motrisis ,2011 (Conferência).
Organização em colaboração com as equipas de: Relicário de Sons/ProFóno/ProFala/CTS.
8. Alves, Dina. Capacitação para a utilização de materiais de intervenção Pró-Fono - Apresentação, explicitação e demonstração de instrumentos clínicos ,2010 (Conferência).
Organização em colaboração com: Relicário de Sons, ProFóno/ProFala.
9. Alves, Dina; Costa, A; Falé, Isabel; Luegi, Paula. I Colóquio Internacional sobre Leitura. Leitura: Ensino e Investigação,2010 (Outro / Organização).
10. Alves, Dina. Entender o que se ouve: implicações na aprendizagem,2010 (Outro / Organização).
Tipo de evento: Debate público com entrada gratuita, organizado em colaboração com Relicário de Sons, Arte de Comunicar e GALP.
11. Alves, Dina. Capacitação para a utilização de instrumentos terapêuticos e o incentivo à produção científica,2009 (Conferência / Outra).
Organização em colaboração com: Relicário de Sons, ProFóno/ProFala.

12. Alves, Dina. Second Lisbon Meeting on Language Acquisition,2004 (Encontro / Organização).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2014.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora do Pós-graduação em Terapia da Fala em Contexto Educacional da Escola Profissional Avançado e Pós-Graduado (EPAP), nas edições de Junho de 2013, Abril de 2014 e Maio de 2014 , e teve a duração de 8 horas em cada edição.
2. Alves, Dina. Seminário na área da Prática Baseada na Evidência (PBE) aplicada ao desempenho fonológico e à alfabetização,2014.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora do Mestrado em Necessidades Complexas de Comunicação da e teve a duração de 6 horas (Julho de 2014).
3. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2014.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora do Mestrado em Necessidades Complexas de Comunicação da Escola Superior de Saúde de Alcoitão e teve a duração de 4 horas (em Junho de 2014).
4. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2014.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora da Licenciatura em Terapia da Fala da ESS do Instituto Politécnico de Leiria e teve a duração de 4 horas .
5. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2014.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora do Mestrado em Linguística da FLUL, nas 7 edições que decorreram de 2008 a 2014, e teve a duração de 2 horas em cada edição.
6. Alves, Dina. (Re)habilitação do conhecimento (meta)fonológico - proposta de uma metodologia de intervenção desenvolvida à luz da prática baseada na evidência,2014.
Trabalho de natureza Profissional destinado à admissão a provas de atribuição do Título de Especialista na área 7.72.726 - Terapia e Reabilitação (Terapia da Fala).
7. Alves, Dina. Seminário na área da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais),2013.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança Escola Superior de Saúde de Setúbal e teve a duração de 6 horas (Maio de 2013 ).
8. Alves, Dina. Seminário na área da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais),2013.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora da Pós-graduação em Neurolinguística do Instituto CRIAP - Psicologia e Formação Avançada em Maio de 2013 e Junho de 2013 teve a duração de 12 horas .
9. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2013.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora da Licenciatura em Terapia da Fala da ESS da Universidade do Algarve e teve a duração de 4 horas (Outubro de 2013 ).
10. Alves, Dina. Seminário na área da Perturbação dos Sons da Fala (avaliação e intervenção à luz das metodologias fonológicas implicacionais),2013.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora do Mestrado em Ciências da Fala e da Audição da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e teve a duração de 2 horas (Maio de 2013 ).
11. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2013.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança da ESS-IPS em colaboração com a FCSH-UNL, nas edições que decorreram de 2009 a 2013, e teve a duração de 6 horas em cada edição (Abril e/ou Maio).
12. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2013.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora da Licenciatura em Terapia da Fala da ESS da Universidade Atlântica e teve a duração de 4 horas (Maio de 2013 ).
13. Alves, Dina. Seminário na área da Consciência Fonológica na sua relação com a linguagem escrita,2010.
Este seminário decorreu a convite da comissão coordenadora Doutoramento, nas edições de 2009 e 2010 e teve a duração de 3 horas em cada edição.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Ana Margarida Ramalho, Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um intrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu., 2018. Tese (Doutoramento em Linguística ) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientação em colaboração com a Professora Doutora Maria João Freitas (FLUL) e com a Professora Doutora Fernanda Gonçalves (Universidade de Évora).
Em curso
Ongoing
1. Sónia Pós de Mina, Intervenção nas Perturbações Articulatórias, 2014. Tese (Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação ) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
Orientação em colaboração com a Professora Doutora Isabel Falé (Universidade Aberta e do CLUL).
2. Catarina Afonso, Complexidade prosódica, silábica e consciência da palavra, 2009. Tese (Ciências da Linguagem) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Artur Carvalho, Avaliação de uma programa para estimulação da consciência fonológica em contexto escolar, 2012. Dissertação (Mestrado em ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Co-orientador).
Orientação em conjunto com a Profª Doutora Otília Sousa.
2. Francisco Vicente, Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique, 2009. Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação Calouste Gulbenkian (Co-orientador).
Orientação em conjunto com a Profª Doutora Maria João Freitas.
3. Catarina Afonso, Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, 2008. Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ana Rita Carvoeiro, Contributo para o desenvolvimento de uma ferramenta de selecção de estímulos linguísticos psicolinguística e metricamente adequada à intervenção em Terapia da Fala [título provisório], 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
2. Sílvia Vítor, Contributo para o desenvolvimento de uma ferramenta de selecção de estímulos linguísticos psicolinguística e metricamente adequada à intervenção em Didáctica do Português Europeu [título provisório], 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
3. Carine Fernandes, Contributo para a validação da versão digital de um Teste de Avaliação da Consciência Fonológica [título provisório], 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
4. Andreia Bernardo, Modelo implicacional de complexidade de traços – adaptação e validação para o Português Europeu, 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
Orientação em conjunto com a Profª Doutora Ana Castro.
5. Tânia Reis, Teoria fonológica dos traços aplicada à terapia, 2008. Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
6. Milene Lacão, Contributo para a construção de um teste de avaliação da consciência intrassilábica, 2007. Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
Orientação em conjunto com a Profª Doutora Maria João Freitas.
7. Liliana Duarte, Consciência da palavra em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, 2007. Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Marisa Viegas, Ortografia e percepção das soantes do português europeu, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
2. Joana Lopes, Frequência fundamental do indivíduo transexual após um ano de terapia hormonal Contributo para o projeto ‘Reatribuição Vocal’, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
3. Ana Rita Serrudo, Contributos para a adaptação do perfil linguístico LARSP – Language Assessment Remediation and Screening Procedure para o português europeu. Aquisição e desenvolvimento da linguagem na criança: avaliação morfossintática, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
4. Nicole Nunes, Erros Linguísticos e Erros Ortográficos nos 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Contributo para uma proposta de classificação de erros na escrita do português europeu, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
5. Inês Amado, Avaliação da produção fonético-fonológica em crianças com e sem perturbação articulatória e/ou fonológica. Contributo para a validação de uma prova de avaliação, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
6. Catarina Sanganha, O impacto dos traços distintivos em tarefas de discriminação auditiva em crianças com Perturbação Fonológica, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
7. Tânia Medeira, Impacto das Classes Verbais na Ordenação de Palavras na Frase em Crianças com Perturbação da Linguagem, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
8. Elisabete Pisco, Repetição de pseudopalavras em crianças com e sem perturbação fonológica, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
9. Lúcia Parreira, A influência do conhecimento lexical nas tarefas de discriminação auditiva em crianças com Perturbação Fonológica, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
10. Rita Sousa, Percepção da sílaba tónica em crianças em idade pré-escolar e escolar – contributo para a construção de uma bateria de avaliação da consciência fonológica, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação de artigo científico.
11. Ana Sofia Ribeiro, Consciência intrassilábica de [r] e [l], em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras, em crianças em idade pré-escolar e escolar, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem) - Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Orientador).
12. Catarina da Isabel, Consciência intrassilábica da coda em tarefas de segmentação silábica de pseudopalavras, em crianças em idade (pré-)escolar – contributo para a construção de uma bateria de avaliação da consciência fonológica, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem) - Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Orientador).
13. Ana Carina Meireles, Consciência intrassilábica da coda em tarefas de segmentação silábica, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem) - Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Orientador).
14. Soraia Barriguita, Consciência intrassilábica dos segmentos [r] e [l] em crianças em idade escolar e pré-escolar, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem) - Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Orientador).
15. Ana Cláudia Alexandre, A consciência silábica e a capacidade de leitura oral nas crianças do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico regular, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem) - Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Lúcia Parreira, A influência do conhecimento lexical nas tarefas de discriminação auditiva em crianças com Pertubação Fonológica, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala - Ciências da Linguagem) - Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Alves, Dina. Integração de um painel de júri para avaliação das provas de atribuição do Título de Especialista na área 7.72.726, em Terapia e Reabilitação (Terapia da Fala), a Maria João Ximenes (Terapeuta da Fala), com apresentação do curriculum vitae e do trabalho intitulado ‘Contributo para a construção e validação de um programa de intervenção para crianças com Perturbação Específica de Linguagem em falant, 2014.
2. Alves, Dina. Avaliação e validação de projecto internacional, candidato à criação de um Center for Research on Language and Language Disorders, para aprovação de financiamento público solicitado à FAPESP’s Program for Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC) - São Paulo/Brasil. Integração do júri por convite da FAPESP, 2011.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Freitas, Maria João ; Alves, Dina . Participação no júri de Rita Nazaré Santos. Aquisição de grupos consonânticos e seu impacto nos desempenhos escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2014.  Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Lisboa.
2. Alves, Dina ; Falé, Isabel. Participação no júri de Maria Isabel Moreira Rodrigues. Vocabulário e (des)motivação para a leitura, 2014.  Dissertação (Mestrado em Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta.
3. Freitas, Maria João ; Alves, Dina ; Falé, Isabel; Leiria, Isabel . Participação no júri de Francisco Vicente. Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique, 2009.  Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade de Lisboa.
4. Castro-Caldas, Alexandre ; Sim-Sim, Inês ; Freitas, Maria João ; Alves, Dina . Participação no júri de Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças. Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, 2008.  Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade Católica Portuguesa.


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Alves, Dina . Participação no júri de Filipa Cancela de Abreu. A capacidade de repetição de pseudo-palavras em crianças com idade pré-escolar, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Trabalho orientado pela professora Vânia Ribeiro.
2. Alves, Dina . Participação no júri de Lia Pereira Barros e de Soraia Alexandra Gamito Pereira. Impacto de programas de consciência fonológica e escritas inventadas na aprendizagem da leitura e da escrita, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Trabalho orientado pela professora Telma Ribeiro.


Outra
Other
1. Freitas, Maria João ; Alves, Dina . Participação no júri de Francisco Leonardo Vicente. Desenvolvimento fonológico, consciência fonológica e conhecimento ortográfico em Português - Língua não materna nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em Moçambique’, 2014. Outra, Universidade Nova de Lisboa.
Painel de júri para avaliação do curso de formação avançada/provas intermédias de Doutoramento em Linguística.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. A importância da entoação na capacidade de compreensão em crianças em idade pré-escolar, 2009, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
2. Contributo para a construção e validação de um teste em doentes afásicos: prova de nomeação por responsive naming, 2009, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
3. Contributo para a construção e validação de um teste da linguagem para adultos afásicos: avaliação da compreensão auditiva de nomes e verbos, 2009, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
4. Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: nomeação, 2008, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
5. Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: flexão nominal de género e número, 2008, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
6. Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica frásica, 2008, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
7. Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: compreensão verbal da semântica lexical, 2008, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
8. A importância da entoação na capacidade de compreensão em crianças em idade pré-escolar, 2008, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
9. Contributo para a construção da bateria de avaliação da linguagem na afasia: discriminação auditiva, 2008, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.
10. Grelha de Desenvolvimento da Consciência Fonológica, 2005, Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. 30th World Congress of the I.A.L.P. , 2016 (Congresso).
Nome do evento: 30th World Congress of the I.A.L.P. ; Nome da Instituição: International Association of Logopedics and Phoniatrics; Cidade do evento: Irlanda / Citywest Hotel, Conference & Event Centre.
2. 3th IPLeiria’s International Health Congress: Health, Demographic, Changes and Well-Being, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 3th IPLeiria’s International Health Congress: Health, Demographic, Changes and Well-Being; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Leiria / Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.
3. Processamento fonológico – seu desenvolvimento e recrutamento na oralidade e/ou na escrita, 2013 (Workshop).
Nome da Instituição: Colégio do Oriente ; Cidade do evento: Lisboa.
Workshop decorreu a 22/Março/2013 e teve duração de 2 horas.
4. Consciência fonológica – estratégias de estimulação e de reabilitação, 2013 (Workshop).
Nome da Instituição: Clínica da Educação ; Cidade do evento: Lisboa.
Workshop decorreu a 28/Maio/2013 e teve duração de 3 horas.
5. Aquisição, funcionamento e alterações da linguagem - da infância à idade adulta, 2013 (Workshop).
Nome da Instituição: Serviços Sociais da Administração Pública ; Cidade do evento: Lisboa.
Workshop decorreu a 3/Junho/2013 e teve duração de 2 horas.
6. Ligação entre linguagem oral e escrita – o caso da consciência fonológica, 2013 (Workshop).
Nome do evento: IV Encontro de Neurodesenvolvimento ; Cidade do evento: Covilhã / Hospital da Cova da Beira.
Workshop a 28/Junho/2013 com duração de 1 hora.
7. Deglutição: funcionamento e alterações, 2013 (Workshop).
Nome da Instituição: Serviços Sociais da Administração Pública ; Cidade do evento: Lisboa.
Workshop decorreu a 18/Novembro/2013 e teve duração de 2 horas.
8. Estimulação da linguagem, 2012 (Workshop).
Nome da Instituição: Fanc; Cidade do evento: Lisboa.
Workshop gratuito dirigido ao público em geral (07/04/2012; duração: 2 horas).
9. Entender o que se ouve: implicações na aprendizagem, 2011 (Workshop).
Nome do evento: Valência “Solução do Terapeuta -Espaço Profissional” ; Nome da Instituição: Relicário de Sons ; Cidade do evento: Lisboa.
Workshop gratuito dirigido ao público (entrada grátis 23 Maio 2011; duração: 2 horas) sobre os temas “O que é o Processamento Auditivo Central?” com apresentação da Drª Luísa Monteiro (Otorrinolaringologista), “Sinais de alterações de Processamento Auditivo Central” com apresentação do Dr Pedro Cabral (Neuropediatra), “Oiço mas não entendo!” com apresentação da Drª Cristiane Nunes (Terapeuta da Fala e Audiologista) e “Interferências do processamento auditivo na aprendizagem” com apresentação da Drª Dina Caetano Alves (Terapeuta da Fala e Linguista).
10. Aprender a falar... mais depressa ou mais devagar, 2009 (Workshop).
Nome da Instituição: Clínica Gerações; Cidade do evento: Lisboa.
Workshop que decorreu a 21/Março/2009 e teve duração de 3 horas.
11. O reflexo da oralidade na escrita, 2008 (Workshop).
Nome do evento: Comemorações do Dia Europeu da Terapia da Fala ; Nome da Instituição: Escola Superior de Saúde de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal.
Workshop que decorreu a 06 Março 2008 e teve duração de 3 horas.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. III Encontro de Terapia da Fala e Educação, 2014 (Encontro).
Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
2. International Conference on Language Acquisition for Young Researchers (ICLAYR), 2014 (Conferência).
Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
3. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014 (Encontro).
Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
4. VII Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, 2014 (Congresso).
Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala ; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Portuguesa das Comunicações.
5. 3º colóquio internacional sobre Leitura - Processos de Leitura e Perturbações, 2014 (Outra).
Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
6. III Workshop LLDI (Linguistics, Language, Development and Impairment), 2013 (Workshop).
Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala , 2016 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala ; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala; Cidade do evento: Santo Tirso / Fábrica de Santo Thyrso.
2. Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística , 2014 (Encontro).
Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística ; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto .
Participa nestes encontros desde 2001.
3. Voice intervention and technology of XXI century, 2014 (Seminário).
Nome da Instituição: Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) em parceria com o Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro (UA); Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
Orador(es): Professor Jan G. Svec e outros peritos- Carga horária: 4 horas.
4. VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapia da Fala, 2013 (Congresso).
Cidade do evento: Lisboa / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas .
Participa nestes congressos desde 2007.
5. Parâmetros de análise da voz, 2013 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala; Cidade do evento: Lisboa / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Orador(es): Francisco Lacerda. Carga horária: 4 horas.
6. Workshop on language processing and eyetracking, 2013 (Workshop).
Nome da Instituição: Laboratório de Psicolinguística do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar da Universidade de Lisboa.
Orador(es): Professor Jukka Hyönä, Moreno Coco e outros peritos. Carga horária: 8 horas.
7. II Colóquio Internacional sobre Leitura - "Leitura, Processamento da Língua Escrita", 2011 (Outra).
Nome da Instituição: Laboratório de Psicolinguística/Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL); Cidade do evento: Lisboa / Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Orador(es): vários. Carga horária: 16 horas.
8. I Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino, 2010 (Outra).
Nome da Instituição: Laboratório de Psicolinguística/Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Orador(es): vários. Carga horária: 16 horas.
9. 3º Congresso sobre Aquisição da Linguagem, 2008 (Congresso).
Cidade do evento: Guarda / Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
Orador(es): vários. Carga horária: 16 horas.
10. 6º Encontro Nacional / 4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2006 (Encontro).
Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
Orador(es): vários. Carga horária: 16 horas.
11. Second Lisbon Meeting on Language Acquisition, 2004 (Encontro).
Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Orador(es): vários. Carga horária: 24 horas.
12. Conferências “A Língua Portuguesa: Presente e Futuro”, 2004 (Conferência).
Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa.
Orador(es): vários. Carga horária: 16 horas.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Alves, Dina . Revista Portugesa de Terapia da Fala (RPTF), Função ou tipo de participação: Conselho científico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
8
Jornais de notícias
Newspapers
2
Revistas
Magazines
6
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
4

Total
Produção técnica
Technical production
115

Produtos
Products
6
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
5
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
1
Trabalhos técnicos
Technical works
18
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
91

Total
Dados complementares
(Additional data)
78

Orientações
Orientations
29
Outros Trabalhos
Other production
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
7
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
10
Participação em Eventos
Event participation
29
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 2282 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 12:53:12
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis