Curriculum Vitae

Gonçalo Alexandre Cruz Conde Matos

Data da última atualização »Last update : 08/11/2018


Gonçalo Alexandre Cruz Conde Matos. É Investigador Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 38 itens de produção técnica. Participou em 7 eventos no estrangeiro e 18 em Portugal. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 87 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3314070645061538


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Gonçalo Alexandre Cruz Conde Matos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cruz, Gonçalo
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências e Tecnologia
Departamento de Engenharias
Quinta de Prados
Vila Real
5000-801 Vila Real
Portugal
Apartado: 1013
Telefone: (+351)910760196
Correio electrónico: goncaloc@utad.pt
Homepage: www.utad.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2011 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação - Tecnologias Educativas e da Comunicação (2 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

2006-2009 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências da Educação (3 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Análise Exploratória de dados.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jan/2017-Actual Investigador Auxiliar

Universidade Aberta
Fev/2016-Jul/2016 Outra Situação

Consultua - Ensino e Formação Profissional
Jan/2015-Jan/2016 Outra Situação

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jan/2014-Set/2015 Investigador Auxiliar

Consultua - Ensino e Formação Profissional
Jan/2014-Ago/2014 Formador

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Out/2013-Dez/2013 Formador

Consultua - Ensino e Formação Profissional
Ago/2013-Set/2013 Formador

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jun/2012-Jul/2013 Bolseiro de Investigação

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2011-Mai/2012 Bolseiro de Investigação

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2010-Mai/2011 Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Aberta
Fev/2016-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Práticas Pedagógicas - 550 Informática(Monitor)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Fev/2013-Mai/2013
Curso»Academic program: Comunicação e Multimédia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Plataformas Sociais e Cooperativas(Monitor)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Fev/2012-Mai/2012
Curso»Academic program: Comunicação e Multimédia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Plataformas Sociais e Cooperativas(Monitor)






Estágios realizados (Traineeships)


Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2010-Mai/2011 Escola de Ciências e Tecnologia
Estágios realizados»Traineeships:

   - Projeto piloto de implementação institucional do e-learning






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Consultua - Ensino e Formação Profissional
Jan/2015- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - UFCD 0776 - Sistema de informação da empresa (25 horas)
   - UFCD 0778 - Folha de cálculo (50 horas)




Consultua - Ensino e Formação Profissional
Jan/2014-Fev / 2014
Formação profissional»Professional education:

   - UFCD 0779 - Utilitário de apresentação gráfica (25 horas)
   - UFCD 0754 - Processador de texto (50 horas)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Out/2013-Dez / 2013
Formação profissional»Professional education:

   - Plataformas de videoconferência na web (35 horas)
   - Plataformas sociais: utilização em contexto institucional (35 horas)
   - Conceção, planificação e avaliação de cursos a distância: o e-formador e o e-portfólio (24 horas)
   - Produção de conteúdos (24 horas)




Consultua - Ensino e Formação Profissional
Ago/2013-Ago / 2013
Formação profissional»Professional education:

   - UFCD 0392 - Comércio electrónico e e-business (25 horas)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Nov/2012-Dez / 2012
Formação profissional»Professional education:

   - As Novas Tecnologias na Formação Pedagógica para Docentes no Ensino Superior (12 horas)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2011-Jul / 2011
Formação profissional»Professional education:

   - A Plataforma Moodle (12 horas)






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-2019
CRITHINKEDU - Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-PT01-KA203-022808.
Financiador(es)»Funding: Comissão Europeia.

2014-2015
Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior-Critical Thinking Network in Higher Education
Referência do projeto»Project reference: 131/ID/2014.
Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2012-2013
YED - Jovens Europeus para a Demoracia-YED - Young Europeans for Democracy
Referência do projeto»Project reference: 357639-LLP-2011-PT-AJM-ICS.
Lifelong Learning Programme - Jean Monnet Programme
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Financiador(es)»Funding: Comissão Europeia.

2011-2012
Projeto de implementação institucional do e-learning
Referência do projeto»Project reference: Não se aplica.
Financiador(es)»Funding: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2015 Best Paper Award in Videogames at Sciences and Technologies of Interaction Conference - SciTecIN'15, Universidade de Coimbra.
2016 PhD Student Best Paper award at Project Approaches in Engineering Education - PAEE 2016, Universidade do Minho.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Morais, Maria F; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Silva, Helena; Monteiro, Maria J; Nascimento, Maria; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita; Vieira, Rui M. eds. 2015. Pensamento Crítico na Educação: Desafios Atuais ed. 1, ISBN: 978-989-704-207-2. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Rocha, Magda; Morais, Maria F; Silva, Helena; Monteiro, Maria J; Nascimento, Maria; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita; Vieira, Rui M. eds. 2015. Livro de Resumos do II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação ed. 1, ISBN: 978-989-704-203-4. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Lopes, Bernardino; Cravino, José; Gutl, Christian; Martins, Paulo; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo R. eds. 2013. Book of Abstracts of the 5th International Research Conference on Virtual Worlds - Learning with Simulations ed. 1, ISBN: 978-989-704-161-7. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
4. Morgado, Leonel; Sivan, Yesha; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo R; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Fraga, Glória; Loureiro, Vinicius. eds. 2012. Proceedings of the SLACTIONS 2012 International research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms ed. 1, ISBN: 978-989-704-102-0. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Dominguez, Caroline; Cruz, Gonçalo. 2016. What university students think about context-based learning? A case study in an industrial management course for future engineers .  In La docencia universitaria: desafíos y perspectivas, ed. Pedro Membiela, Natalia Casado y Mª Isabel Cebreiros, 255 - 259. ISBN: 978-84-15524-30-4. Roma 55, Barbadás 32930 Ourens: Edita Educación Editora .
2. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Nascimento, Maria; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Maria F; Lopes, José. 2015. Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD.  In EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR, ed. António Ferrari, Carlos A.V. Costa, Fernando Remião, Maria Amélia Ferreira e Rita Cadima, 149 - 164. ISBN: 978-972-729-087-1. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
3. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Maria F; Nascimento, Maria; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. 2014. Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal.  In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, ed. Rui Marques Vieira; Celina Tenreiro-Vieira; Idália Sá-Chaves e Celeste Machado (Orgs.), 357 - 378. ISBN: 978-972-789-424-6. Aveiro: UA Editora.
4. Morais, Maria F; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Catarino, Paula; Rocha, Magda. 2014. Pensamento Crítico e revisão entre pares em Ciências da Comunicação: um estudo de caso.  In Revista de Letras, ed. Centro de Estudos em Letras - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1 - 9. . Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
5. Cruz, Gonçalo; Correia, António; Nunes, Ricardo R; Loureiro, Vinicius. 2013. Design Colaborativo: O potencial dos sistemas Web 2.0.  In Design, Comunicação e Cultura, ed. Martins, Bianca (Org.); Mirabeau, Almir (Org.); Nolasco-Silva e Leonardo Âmaro (Org.), 133 - 148. ISBN: 978-85-61105-00-0. Rio de Janeiro: INFNET.
6. Correia, Mário; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo; Martins, José; Gonçalves, Ramiro; Paredes, Hugo; Martins, Paulo. 2013. Network for All: A Proposal for an Accessible Social Media Aggregator Solution.  In Universal Access in Human-Computer Interaction. User and Context Diversity, ed. Constantine Stephanidis; Margherita Antona, 655 - 663. ISBN: 978-3-642-39190-3. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg.
7. Cruz, Gonçalo; Maia, Ana; Morgado, Leonel; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Bessa, Fernando; Rodrigues, Clara; Martins, Paulo. 2013. Designing User Learning Experience in Virtual Worlds: The Young Europeans for Democracy Serious Application.  In Advances in Information Systems and Technologies, ed. Alvaro Rocha; Ana Maria Correia; Tom WilsonKarl; A. Stroetmann, 1117 - 1128. ISBN: 978-3-642-36980-3. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline. 2017. "Critical thinking education in the portuguese higher education institutions: a systematic review of educational practices", Revista Lusófona de Educação 38, 38: 43 - 61.
2. Alves Fernandes, L. M; Cruz Matos, G; Azevedo, Diogo; Rodrigues Nunes, R; Paredes, Hugo; Morgado, Leonel; Barbosa, Luís F; Martins, Paulo; Fonseca, Benjamim; Cristóvão, Paulo; de Carvalho, F; Cardoso, Bernardo. 2016. "Exploring educational immersive videogames: an empirical study with a 3D multimodal interaction prototype", Behaviour & Information Technology, 0: 1 - 12.
3. Cruz, Gonçalo; Costa, António; Martins, Paulo; Goncalves, Ramiro; Barroso, João. 2015. "Toward Educational Virtual Worlds: Should Identity Federation Be a Concern?", Educational Technology & Society 18, 1: 27 - 36.
4. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Goncalo. 2014. "Come Together: Peer Review with Energy Engineering Students", International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 4, 5: 34 - 34.
5. Pinheiro, André; Fernandes, Paulo; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Martins, Paulo; Morgado, Leonel; Rafael, Jorge. 2014. "Development of a mechanical maintenance training simulator in OpenSimulator for F-16 aircraft engines", Entertainment Computing, 1: 1 - 15.
6. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria F. A; Morais, Eva. 2014. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers", European Journal of Engineering Education, 1: 1 - 19.
7. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Grams, Gordon. 2013. "Web-based Peer Assessment: A Case Study with Civil Engineering Students", International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 3, S1: 64 - 70.
8. Pinheiro, André; Fernandes, Paulo; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Martins, Paulo; Morgado, Leonel; Rafael, Jorge. 2012. "Development of a Mechanical Maintenance Training Simulator in OpenSimulator for F-16 Aircraft Engines", Procedia Computer Science 15, 2012: 248 - 255.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline. 2016. "How can we prepare future engineers to the labour market? A University-Business Cooperation project using Context and Problem-Based Learning approaches", Trabalho apresentado em 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2016), In Proceedings of the PAEE/ALE’2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), Guimarães.
2. Dominguez, Caroline; Cruz, Gonçalo. 2016. "Aprendizagem Baseada em Contexto e na resoluçãoao de Problemas: preparar futuros engenheiros através da cooperação entre a Universidade e as empresas", Trabalho apresentado em 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, In Actas do 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa.
3. Fernandes, Luís; Nunes, Ricardo R; Cruz, Gonçalo; Azevedo, Diogo; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Paredes, Hugo; Barbosa, Luís; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Cardoso, Bernardo; Carvalho, Fausto. 2015. "Bringing User Experience empirical data to gesture-control and somatic interaction in virtual reality videogames: an Exploratory Study with a multimodal interaction prototype", Trabalho apresentado em Conferência Ciências e Tecnologias da Interação 2015 - SciTecIn15, In Conference Proceedings - SciTecIN'15 - Sciences and Technologies of Interaction - 12-13 November 2015 - Departamento de Engenharia Electrotécnica - Polo II da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
4. Dominguez, Caroline; Cruz, Gonçalo. 2015. "What university students think about context-based learning? A case study in an industrial management course for future engineers", Trabalho apresentado em IV Internacional Symposium of University Teaching (CINDU 2015), In IV Internacional Symposium of University Teaching (CINDU 2015) - The future of university teaching, Vigo, Espanha.
5. Fernandes, Paulo; Pinheiro, Andre; Cruz, Goncalo; Maia, Ana M; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; Fonseca, Benjamim; Bernardino Lopes, J; Cravino, Jose. 2013. "Demo: Multi-user virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance", Trabalho apresentado em 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), In 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), Coimbra, Portugal.
6. Bernardino Lopes, J; Cravino, Jose P; Maia, Ana M; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Cruz, Goncalo; Fernandes, Paulo; Pinheiro, Andre. 2013. "3D simulators in professional training learning complex tasks overcoming material, economic, and human constraints", Trabalho apresentado em 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), In 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), Coimbra, Portugal.
7. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Goncalo. 2013. "Insights on web-based peer review: A case study with energy engineering students", Trabalho apresentado em 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), In 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Porto, Portugal.
8. Cruz, Goncalo; Costa, Antonio; Martins, Paulo; Goncalves, Ramiro; Barroso, Joao. 2013. "Federation Technology and Virtual Worlds for Learning: Research Trends and Opportunities Towards Identity Federation", Trabalho apresentado em 2013 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), In 2013 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), Poole, United Kingdom.
9. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Pedrosa, Daniela; Maia, Ana. 2012. "A avaliação entre pares com recurso ao Google Docs: um estudo de caso exploratório num curso de Licenciatura em Engenharia Civil", Trabalho apresentado em IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012, In Livro de Atas - Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - Bragança - 1 e 2 de junho de 2012, Bragança.
10. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cruz, Gonçalo; Barroso, João; Maia, Ana; Pessoa, Teresa. 2012. "E-learning no Ensino Superior: Os contributos do consultor pedagógico para o uso das novas tecnologias pelos docentes universitários", Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, ieTIC 2012, In Livro de Atas - Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - Bragança - 1 e 2 de junho de 2012, Bragança.
11. Joukes, Veronica; Costa, Isabel; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo. 2012. "Actividades Pedagógicas em E-Learning num curso de Turismo", Trabalho apresentado em Conferência Internacional INVTUR 2012 O turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector , In Special Issue - Extended Abstracts and Posters' Abstracts of INVTUR 2012 Internacional Conference, Aveiro.
12. Morgado, Leonel; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; Cruz, Goncalo; Maia, Ana M; Nunes, Ricardo; Santos, Arnaldo. 2012. "Social networks, microblogging, virtual worlds, and Web 2.0 in the teaching of programming techniques for software engineering: A trial combining collaboration and social interaction beyond college", Trabalho apresentado em IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), In Proceedings of the 2012 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), Marrakech, Morocco.
13. Dominguez, Caroline; Cruz, Goncalo; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Grams, Gordon. 2012. "Online peer assessment: An exploratory case study in a higher education civil engineering course", Trabalho apresentado em 15th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), In 15th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), Villach, Austria.
14. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Barroso, João; Pessoa, Teresa; Morgado, Leonel. 2011. "Obstáculos encontrados no apoio a docentes do ensino superior para integração de abordagens de e-learning e b-learning nas suas práticas pedagógicas", Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2011 - Perspectivas de Inovação , In Actas da Conferências Challenges 2011, Braga.
15. Cruz, Gonçalo; Maia, Ana; Barroso, João; Pessoa, Teresa; Morgado, Leonel. 2011. "An approach for e-learning/b-learning dissemination in a higher education institution using pivot faculty", Trabalho apresentado em World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, ED-MEDIA 2011 , In Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2011, Lisboa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Morais, Maria F; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Payan, Rita; Silva, Helena; Lopes, José; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Morais, Eva. Revisão de pares em estudantes do ensino superior: Dados de uma metodologia em desenvolvimento,XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2014 (Comunicação).
2. Cruz, Gonçalo. Federation Technology and Virtual Worlds for Learning: Research trends and opportunities towards identity federation,5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES'13),Bournemouth,2013 (Comunicação).
3. Cruz, Gonçalo. Designing User Learning Experience in Virtual Worlds: The Young Europeans for Democracy Serious Application,2013 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13) ,Olhão,2013 (Comunicação).
4. Cruz, Gonçalo. A importância das novas tecnologias de informação e as estratégias de comunicação das associações,Associativismo no concelho de Vila Franca de Xira - Reflexões para o futuro,Alverca,2012 (Seminário).
5. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela. O e-learning na UTAD,II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação,Vila Real,2012 (Seminário).
6. Cruz, Gonçalo. Online peer assessment: An exploratory case study in a higher education civil engineering course,15th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL),Villach,2012 (Comunicação).
7. Cruz, Gonçalo. An approach for e-learning/b-learning dissemination in a higher education institution using pivot faculty,ED-MEDIA 2011 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications,Lisboa,2011 (Comunicação).
8. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo. Projecto-piloto de e-learning na UTAD,Seminário e-learning@UTAD 2011 - Empreendedorismo em Novas Tecnologias para o Ensino,Vila Real,2011 (Seminário).
9. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo. Obstáculos encontrados no apoio a docentes do ensino superior para integração de abordagens de e-learning e b-learning nas sua práticas pedagógicas,VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011,Braga,2011 (Comunicação).
10. Maia, Ana; Pessoa, Teresa; Cruz, Gonçalo. Contributos do e-learning no âmbito da pedagogia universitária,Seminário e-learning@UTAD 2011 - Empreendedorismo em Novas Tecnologias para o Ensino,Vila Real,2011 (Seminário).
11. Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo. Comunicação Web 2.0 e Redes Sociais no marketing das IPSS,Seminário Rede Capacitar Tâmega - Novas estratégias de sustentabilidade das IPSS,Amarante,2011 (Seminário).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Cruz, Gonçalo. UFCD 0754 - Processador de texto, 2014 (Especialização), promovido por Consultua - Ensino e Formação Profissional.
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Cruz, Gonçalo. UFCD 0779 - Utilitário de apresentação gráfica, 2014 (Especialização), promovido por Consultua - Ensino e Formação Profissional.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Cruz, Gonçalo; Maia, Ana. Produção de conteúdos, 2013 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 24 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela. Conceção, planificação e avaliação de cursos a distância: o e-formador e o e-portfólio, 2013 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 24 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Cruz, Gonçalo. Plataformas de videoconferência na web, 2013 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 35 horas., Tipo de participação: Docente.
6. Cruz, Gonçalo. UFCD 0392 - Comércio electrónico e e-business, 2013 (Especialização), promovido por Consultua - Ensino e Formação Profissional.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
7. Cruz, Gonçalo; Fraga, Glória. Plataformas sociais: utilização em contexto institucional, 2013 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 35 horas., Tipo de participação: Docente.
8. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Maia, Ana. As Novas Tecnologias na Formação Pedagógica para Docentes no Ensino Superior, 2012 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
9. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela. A Plataforma Moodle, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
10. Cruz, Gonçalo; Maia, Ana. A Plataforma Moodle, 2011 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Cruz, Gonçalo. Social Learning: ensinar no habitat natural dos estudantes do século XXI,2013. 
2. Cruz, Gonçalo. Google Hangout: vídeo tutoriais de apoio,2013. 
3. Cruz, Gonçalo; Nunes, Fernando. Química dos cereais II - Experiência do Pão,2011. 
4. Cruz, Gonçalo; Maia, Ana. Repositório científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD),2011. 
5. Cruz, Gonçalo. Visita virtual ao Mosteiro dos Jerónimos,2011. 
6. Cruz, Gonçalo; Nunes, Fernando. Quimíca dos Cereais II - Experiência Glutén,2011. 
7. Cruz, Gonçalo; Nunes, Fernando. Química dos Cereais II - Experiência Biscoitos,2011. 

Organização de evento
Event organization
1. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Rocha, Magda; Morais, Maria F; Silva, Helena; Monteiro, Maria J; Nascimento, Maria; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita; Vieira, Rui M. II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação Desenvolvimento e Avaliação,2015 (Seminário / Organização).
2. Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo R. SLACTIONS - Research conference on virtual worlds – Learning with simulations,2013 (Conferência / Organização).
3. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Carvalho, Jorge; Fraga, Glória; Pedrosa, Daniela. II Seminário de e-Learning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação,2012 (Seminário / Organização).
4. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Lopes, José; Silva, Helena. Jornadas Pedagógicas 'O Professor faz a diferença no desempenho escolar',2012 (Congresso / Organização).
5. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. Os mapas conceptuais como instrumentos de aprendizagem significativa no ensino superior e investigação.,2012 (Oficina / Organização).
6. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Fraga, Glória; Pinheiro, André; Loureiro, Vinicius; Sivan, Yesha. SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms,2012 (Conferência / Organização).
7. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo; Pereira, António; Sousa, António; Peres, Emanuel; Fernandes, Hugo. DSAI - International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion,2012 (Conferência / Organização).
8. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Fraga, Glória; Carvalho, Jorge. Seminário e-learning@UTAD 2011 - Empreendedorismo em Novas Tecnologias para o Ensino,2011 (Seminário / Organização).
9. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela; Nunes, Ricardo. SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms ,2011 (Conferência / Organização).
10. Morgado, Leonel; Cruz, Gonçalo. 4º Seminário "Second Life: uma plataforma" - Mundos virtuais e e-learning,2010 (Seminário / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Maria Leonor Teixeira dos Santos, Fatores para a adoção da tecnologia na prática pedagógica dos docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2013. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Susana Cristina Jorge Reis Nogueira Peixoto , Fatores para a adoção da tecnologia na prática pedagógica dos docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2013. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).


Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. YED - Young Europeans for Democracy, 2012 (Workshop).
Nome do evento: VIIIª s Jornadas “Ensinar e Aprender com a Tecnologia Educativa”; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Vila Real; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Moodle - Recursos, testes e avaliações, 2012 (Workshop).
Nome do evento: VIIª s Jornadas “Ensinar e Aprender com a Tecnologia Educativa”; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Vila Real; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. A importância das novas tecnologias de informação e as estratégias de comunicação das associações, 2012 (Workshop).
Nome do evento: Seminário "Associativismo no concelho de Vila Franca de Xira - Reflexões para o futuro"; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Cidade do evento: Alhandra / Palácio Municipal do Sobralinho.
4. Comunicação Web 2.0 e Redes Sociais no marketing das IPSS's, 2011 (Workshop).
Nome do evento: Seminário "Rede Capacitar Tâmega - Novas estratégias de sustentabilidade das IPSS"; Nome da Instituição: Animar e Rede Capacitar Tâmega; Cidade do evento: Amarante / Casa da calçada.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, 2014 (Encontro).
Nome do evento: XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação; Nome da Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. III Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, 2013 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Aberta.; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
3. 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES'13), 2013 (Conferência).
Nome do evento: 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES'13); Cidade do evento: Bournemouth / United Kingdom.
4. 2013 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13) , 2013 (Conferência).
Nome do evento: 2013 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13) ; Nome da Instituição: AISTI; Cidade do evento: Olhão / Portugal.
5. II Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, 2012 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior; Nome da Instituição: Universidade Aberta (LE@D), o Instituto Politécnico de Leiria (UED) e a Universidade de Lisboa (e-learning Lab).; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
6. EUNIS 2012: A 360° perspective on IT/IS in Higher Education, 2012 (Congresso).
Nome do evento: EUNIS 2012; Nome da Instituição: European University Information Systems Organization; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
7. ATEE Winter Conference , 2012 (Conferência).
Nome do evento: ATEE Winter Conference; Nome da Instituição: Association for Teacher Education in Europe; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação .
8. I Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, 2011 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior; Nome da Instituição: Universidade Aberta e Universidade de Lisboa.; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
9. Dia da Inovação, 2011 (Encontro).
Nome do evento: Dia da Inovação; Nome da Instituição: Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
10. COIED - Conferência Online de Informática Educacional, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Online de Informática Educacional; Nome da Instituição: PROINOV.
11. VII Seminário e-Learning - Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar, 2011 (Seminário).
Nome do evento: VII Seminário e-Learning: Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar; Nome da Instituição: TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho; Cidade do evento: Porto, Matosinhos / Exponor.
12. ED-MEDIA 2011 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2011 (Conferência).
Nome do evento: ED-MEDIA 2011 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications; Nome da Instituição: AACE; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras.
13. VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011, 2011 (Conferência).
Nome do evento: VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
14. Jornadas Multidisciplinares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Jornadas Multidisciplinares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Nome da Instituição: Núcleo de Estudantes de Psicologia e de Ciências da Educação da Associação Académica de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
15. Sloodle - Conectando Moodle e SL, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Sloodle - Conectando Moodle e SL; Nome da Instituição: Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância.
16. Desafios educacionais e tecnológicos para o ensino de estatística, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Desafios educacionais e tecnológicos para o ensino de estatística; Nome da Instituição: Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância.
17. Transdisciplinaridade, Design de Relações, Parapsicologia e Second Life, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Transdisciplinaridade, Design de Relações, Parapsicologia e Second Life; Nome da Instituição: Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância.
18. Qual o Seu Sonho? O Aluno, a Família e a Escola de Mãos Dadas com a Educação, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Qual o Seu Sonho? O Aluno, a Família e a Escola de Mãos Dadas com a Educação; Nome da Instituição: Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância.
19. IV Simpósio Virtual em EaD, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: IV Simpósio Virtual em EaD; Nome da Instituição: Portal Educação e Sites Associados - Associação Brasileira de Educação a Distância.
20. Jornadas ticLINGUAS 2010 - exploração e aplicação em contexto de aprendizagem, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Jornadas ticLINGUAS 2010 - exploração e aplicação em contexto de aprendizagem; Nome da Instituição: TecMinho / babeliUM - Centro de Línguas; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
21. D-Eficiência, do conceito à prática, 2010 (Seminário).
Nome do evento: D-Eficiência, do conceito à prática; Nome da Instituição: Governo Civil do Distrito de Vila Real; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cruz, Gonçalo. International Review of Research in Open and Distance Learning (IRRODL), de 2015/01/01 até 2015/12/21, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
34

Livros e capítulos
Books and book chapters
11
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15

Total
Produção técnica
Technical production
38

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
38

Total
Dados complementares
(Additional data)
28

Orientações
Orientations
2
Participação em Eventos
Event participation
25
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Outras informações relevantes
Investigador integrado no Laboratório Associado INESC TEC (anteriormente, INESC Porto) desde junho de 2013.
Researcher at the INESC TEC Associated Laboratory (formerly, INESC Porto), since June 2013.


Visualizações do curriculum [ 5352 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 12:38:03
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (22)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis