Curriculum Vitae

António Manuel Águas Borralho

Data da última atualização »Last update : 27/02/2018


António Manuel Águas Borralho. É da Universidade de Évora. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 21 capítulos de livros e 7 livros publicados. Possui 74 itens de produção técnica. Actua na área de Matemática Nas suas actividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6695064349711007


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
António Manuel Águas Borralho
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Borralho, António Manuel Águas
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Exactas-Matemática.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Escola de Ciências Sociais
Departamento de Pedagogia e Educação
Apartado 94 7002-554 Évora
Évora
7002--554 Évora
Portugal
Apartado: 94
Telefone: (+351)266768050
Fax: (+351)266768073
Correio electrónico: amab@uevora.pt
Homepage: http://home.uevora.pt/~amab/
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1996-2002 Doutoramento
Phd
Ciências da Educação (3 anos » years) .
Universidade de Évora, Portugal.

1989-1991 Mestrado
Master degree
Tecnologia Educativa (2 anos » years) .
Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Minho.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1980-1985 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino de Matemática e Desenho (5 anos » years) .
Universidade de Évora, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Set/2002-Actual Professor Auxiliar

Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Set/1987-Actual Professor Auxiliar

Universidade Católica Portuguesa
Out/1993-Ago/1996 Assistente

Universidade Católica Portuguesa
Set/1992-Ago/1994 Assistente

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Set/1985-Ago/1987 Docente

Escola Secundária André de Gouveia
Set/1984-Ago/1985 Docente





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade Católica Portuguesa
Set/1992-Ago/1994
Curso»Academic program: Ciências da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos de Investigação em Educação I(Monitor)
  • Métodos de Investigação em Educação II(Monitor)




Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Set/1996-Ago/1998
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Prática Pedagógica I(Docente)
  • Prática Pedagógica II(Docente)
  • Didáctica da Matemática I(Docente)
  • Didáctica da Matemática II(Docente)
  • Estágio Pedagógico(Docente)


Set/1995-Ago/1996
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Didáctica da Matemática I(Docente)
  • Didáctica da Matemática II(Docente)
  • Prática Pedagógica I(Docente)
  • Prática Pedagógica II(Docente)
  • Estágio Pedagógico(Docente)


Set/1994-Ago/1995
Curso»Academic program: Ensino da Matemática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Didáctica da Matemática I(Docente)
  • Didáctica da Matemática II(Docente)
  • Prática Pedagógica I(Docente)
  • Prática Pedagógica II(Docente)


Set/1993-Ago/1994
Curso»Academic program: Ensino da Matemática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Didáctica da Matemática I(Docente)
  • Didáctica da Matemática II(Docente)
  • Prática Pedagógica I(Docente)
  • Prática Pedagógica II(Docente)
  • Estágio Pedagógico(Docente)


Set/1992-Ago/1993
Curso»Academic program: Ensino da Matemática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didáctica da Matemática(Docente)
  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Prática Pedagógica I e II(Docente)
  • Prática Pedagógica III e IV(Docente)
  • Estágio Pedagógico


Set/1991-Ago/1992
Curso»Academic program: Ensino da Matemática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Didáctica da Matemática(Docente)
  • Estágio Pedagógico(Docente)
  • Prática Pedagógica I e II(Docente)
  • Prática Pedagógica III e IV(Docente)


Set/1989-Ago/1990
Curso»Academic program: Ensino da Matemática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Didáctica da Matemátca(Docente)
  • Prática Pedagógica I e II(Docente)
  • Prática Pedagógica III e IV(Docente)
  • Estágio Pedagógico(Docente)


Set/1988-Ago/1989
Curso»Academic program: Ensino da Matemática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Prática Pedagógica III(Docente)
  • Didáctica da Matemática(Docente)
  • Prática Pedagógica IV(Docente)
  • Estágio Pedagógico(Docente)


Set/1987-Ago/1988
Curso»Academic program: Ensino da Matemática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Escolar(Docente)
  • Didáctica da Matemática
  • Prática Pedagógica I
  • Prática Pedagógica II
  • Estágio Pedagógico(Docente)




Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Set/1985-Ago/1987
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Matemática(Docente)




Escola Secundária André de Gouveia
Set/1984-Ago/1985
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Matemática(Docente)
  • Geometria Descritiva(Docente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Nov/2007-Mar/2013
- Director de Unidade




Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Fev/2009-Jan/2011
- Direcção






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Set/1998-Ago / 2001
Formação profissional»Professional education:

   - Preparação de doutoramento em Ciências da Educação - Universidade de Évora


Set/1990-Ago / 1991
Formação profissional»Professional education:

   - Frequência parte curricular mestrado em Tecnologia Educativa-Universidad Cmplutense Madrid






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-2014
Avaliação, Ensino e Aprendizagens No Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas-Assessment, Teaching And Learning In The Portuguese And Brazilian Higher Education: Realities And Perspectives
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/114318/2009.
FCT
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa; Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora; Universidade de Coimbra; Universidade do Minho; Universidade de São Paulo; Universidade da Amazônia; Universidade Estadual do Párá.
Financiador(es)»Funding: Universidade de Lisboa; Universidade de Évora; Universidade de Coimbra; Universidade do Minho.

2007-2010
Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores-Mathematics and patterns in elementary schools: perspectives and classroom experiences of students and teachers
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/69287/2006.
FCT
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora; Universidade de Aveiro.
Financiador(es)»Funding: Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Universidade de Évora; Universidade de Aveiro.

2006-2009
IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools inclusive classrooms - A Multidimensional Approach-IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools inclusive classrooms - A Multidimensional Approach
Referência do projeto»Project reference: IRIS 128735-CP-1-2006-1-BE-COM.
Comenius
Parceiro(s)»Partners: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora; Escola Básica 2,3 de Paranhos; Generalitat de Catalunya: Serveis Territoriales a Tarragona; Devon County Council; Center for Special Needs Education; Stockolm Institute of Educaton-University of Stockolm; Service Général de L'Inspection.
Financiador(es)»Funding: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora; Escola Básica 2,3 de Paranhos; Generalitat de Catalunya: Serveis Territoriales a Tarragona; Devon County Council; Service Général de L'Inspection; Center for Special Needs Education; Stockolm Institute of Educaton-University of Stockolm.

1993-1995
Resolução de Problemas: Ensino, Avaliação e Formação de Professores-Problem Solving: Teaching, Assessing and Teacher Educaction
Referência do projeto»Project reference: PCSH/413/92/CED.
JNICT
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Bragança; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Universidade de Évora.
Financiador(es)»Funding: Universidade de Aveiro.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/1992 - Actual National Council of Teachers of Mathematics, Membro.
Out/1993 - Set/1996 Associação de Professores de Matemática, Membro.
Direcção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Borralho, António; Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Cabrita, Isabel; Barbosa, Elsa; Fonseca, Lina. 2011. Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática. ed. 1, ISBN: 978-972-47-4588-6. Lisboa: Texto Editores, Lda.
2. Borralho, António; Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Cabrita, Isabel; Barbosa, Elsa; Fonseca, Lina. 2009. Padrões no Ensino Aprendizagem da Matemática: Propostas Curriculares para o Ensino Básico. ed. 1, ISBN: 978-989-95980-2-7. Viana do Castelo: ESE do IPVC.
3. Borralho, António M. Á; Monteiro, Cecília; Espadeiro, Rui. 2004. A Matemática na Formação do Professor. ed. 1, ISBN: 972-8614-04-7. Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação.
4. Fernandes, Domingos; Lester, Frank; Borralho, António M. Á; Vale, Isabel. 1997. Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática: Múltiplos Contextos e Perspectivas . ed. 1, ISBN: 972-97210-0-9. Aveiro: GIRP.
5. Borralho, António M. Á; Borrões, Manuel. 1995. O Ensino/Aprendizagem da Matemática: Algumas Perspectivas Metodológicas. ed. 1, ISBN: 0872-5330. Évora: Universidade de Évora.
6. Fernandes, Domingos; Borralho, António M. Á; Amaro, Gertrudes. 1994. Resolução de Problemas: Processos Cognitivos, Concepções dos Professores e Desenvolvimento Curricular . ed. 1, ISBN: 972-9380-25-2. Lisboa: IIE.
7. Borralho, António M. Á; Santos, Madalena; Canavarro, Ana P. 1993. Manual Escolar de Matemática do 8º Ano de Escolaridade . ed. 1, ISBN: 972-9444-77-3. Lisboa: Constância Editores.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marilia. 2012. Aprendizagem no ensino superior: Relações com a prática docente.  In Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, ed. Carlinda Leite e Miguel Zabalza, 984 - 996. ISBN: 978-989-8471-05-5. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
2. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel. 2012. Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos.  In Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência, ed. Carlinda Leite e Miguel Zabalza, 7140 - 7160. ISBN: 978-989-8471-05-5. Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas .
3. Borralho, António; Corrente, Amália. 2012. O Quadro Interativo no Ensino da Matemática Analisando o Trabalho de Dois Professores em Contexto de Colaboração.  In Práticas de investigação em Educação, ed. Olga Magalhães e Assunção Folque, 11 - 20. ISBN: 978-989-95802-2-0. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
4. Borralho, António; Delgadinho, Sofia. 2012. Perspetivas do Professor e Alunos sobre Avaliação Formativa e Aprendizagem em Matemática: Um Estudo de Caso com uma Turma do 8º Ano de Escolaridade do Processo de Experimentação do Programa de Matemática do Ensino Básico.  In Práticas de investigação em Educação, ed. Olga Magalhães e Assunção Folque, 1 - 10. ISBN: 978-989-95802-2-0. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
5. Pomar, Clarinda; Grácio, Maria L; Borralho, António M. Á; Candeias, Adelinda; Pires, Heldemerina; Chaleta, Elisa; De Vreese, J; Bernart, Eva; Falcó, Carmem; Evans, Jenny; Cabral, Natália; Brodin, Jane; Ljusberg, Ana-Lena. 2009. Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis.  In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. Adelinda Candeis, 61 - 72. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
6. Grácio, Maria L; Borralho, António M. Á; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda; Chaleta, Elisa; Pires, Heldemerina; De Vreese, J; Bernart, Eva; Facó, Carmem; Evans, Jenny; Cabral, Natália; Brodin, Jane; Ljusberg, Ana-Lena. 2009. O Estado da Arte em Educação Inclusiva: O Pensamento de Profissionais Detentores de Boas Práticas.  In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. Adelinda Candeias, 49 - 60. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: Centr de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
7. Pires, Heldemerina; Grácio, Maria L; Santos, Graça; Borralho, António M. Á; Candeias, Adelinda; Chaleta, Elisa; Pomar, Clarinda. 2009. O Papel da Família na Inclusão Escolar.  In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. Adelinda Candeias, 75 - 83. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
8. Vale, Isabel; Borralho, António M. Á; Fonseca, Lina; Barbosa, Ana; Pimentel, Teresa; Cabrita, Isabel. 2008. Padrões no Currículo de Matemática: Presente e Futuro.  In Investigación en Educación Matemática, ed. Luengo González, Gómez Alfonso, Camacho Machín e Blanco Nieto, 477 - 493. ISBN: 978-84-934488-9-9. Badajoz: Sociedad Española de Educación Matemática.
9. Borralho, António M. Á; Cachucho, Jorge. 2008. À Procura de Explicação para o Desempenho, dos Alunos Portugueses, nas Competências Matemáticas Avaliadas no Estudo PISA.  In Avaliação em Matemática: Problemas e Desafios, ed. Luis Menezes, Leonor Santos, Helena Gomes e Cátia Rodrigues, 117 - 131. ISBN: 978-972-8614-09-6. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
10. Vale, Isabel; Palhares, Pedro; Cabrita, Isabel; Borralho, António M. Á. 2006. Os Padrões no Ensino e Aprendizagem da Álgebra.  In Números e Álgebra na Aprendizagem da Matemática e na Formação de Professores, ed. Isabel Vale, Teresa Pimentel, Ana Barbosa, Lina Fonseca, Leonor Santos e Ana Paula Canavarro, 193 - 211. ISBN: 972-8614-07-1. Porto: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
11. Borralho, António M. Á; Espadeiro, Rui. 2004. A Formação Matemática ao Longo da Carreira Profissional do Professor:Conclusões.  In A Matemática na Formação do Professor, ed. António Borralho, Cecília Monteiro e Rui Espadeiro, 395 - 396. ISBN: 972-8614-04-7. Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
12. Borralho, António M. Á; Espadeiro, Rui. 2004. A Formação Matemática ao longo da Carreira Profissional do Professor.  In A Matemática na Formação do Professor, ed. António Borralho, Cecília Monteiro e Rui Espadeiro, 279 - 305. ISBN: 972-8614-04-7. Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências daEducação.
13. Borralho, António M. Á. 2003. A Didáctica da Matemática na Formação Inicial de Professores.  In Didácticas e Metodologias de Educação: Percursos e Desafios, ed. António Neto, José Nico, João Chouriço, Paulo Costa e Paulo Mendes, 11311 - 1138. ISBN: 972-98136-3-9. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
14. Borralho, António M. Á; Blanco, Lorenzo. 1999. Aportaciones a la Formación del Profesorado desde la Investigación en Educación Matemática.  In La Formaciónde Profesores de Matemáticas: Estado de la Cuestión y Líneas de Actuación, ed. Luis Contreras e Nuria Clement, 131 - 174. ISBN: 84-95089-23-8. Huelva: Universidad de Huelva.
15. Borralho, António M. Á. 1997. O Ensino da Resolução de Problemas por Parte de Futuros Professores: Relações com a Sua Formação Inicial.  In Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática: Múltiplos Contextos e Perspectivas, ed. Domingos Fernandes, Frank Lester, António Borralho e Isabel Vale, 129 - 157. ISBN: 972-97210-0-9. Aveiro: GIRP.
16. Borralho, António M. Á. 1995. Resolução de Problemas: Uma Perspectiva para Abordar o Ensino/Aprendizagem da Matemática.  In O Ensino/Aprendizagem da Matemática: Algumas Perspectivas Metodológicas, ed. António Borralho e Manuel Borrões, 9 - 65. ISBN: 0872-5330. Évora: Universidade de Évora.
17. Borralho, António M. Á. 1995. Formação de Professores de Matemática e Resolução de Problemas.  In La Formación del Profesorado de Ciencias y Matemáticas en España y Portugal, ed. Lorenzo Nieto e Vicente Jiménez , 76 - 80. . Badajoz: Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas de la Universidad de E.
18. Fernandes, Domingos; Borralho, António M. Á; Amaro, Gertrudes. 1994. Processos de Resolução de Problemas: Revisão e Análise Crítica de Investigação que Utilizou Esquemas de Codificação .  In Resolução de Problemas: Processos Cognitivos, Concepções dos Professores e Desenvolvimento Curricular, ed. Domingos Fernandes, António Borralho e Gertrudes Amaro, 35 - 63. ISBN: 972-9380-25-2. Lisboa: IIE.
19. Fernandes, Domingos; Borralho, António M. Á; Amaro, Gertrudes. 1994. Unicidade ou Multiplicidade Paradigmática na Investigação em Resolução de Problemas .  In Resolução de Problemas: Processos Cognitivos, Concepções dos Professores e Desenvolvimento Curricular, ed. Domingos Fernandes, António Borralho, Gerrudes Amaro, 303 - 308. ISBN: 972-9380-25-2. Lisboa: IIE.
20. Borralho, António M. Á. 1993. Matemática e Resolução de Problemas.  In Programa de Intervenção para Recuperação de Alunos com Insucesso na Disciplina de Matemática, ed. Leandro Almeida, José Fernandes, Ana aula Mourão, 33 - 42. ISBN: 62446-93. Riba d'Aves: Didáxis.
21. Borralho, António M. Á. 1992. Resolução de Problemas: Da Teoria à Prática, da Prática à Formação.  In Educação Matemática: Temas de Investigação, ed. Margaret Brawn, Domingos Fernandes, João Filipe Matos, João Pedro Ponte, 115 - 122. . Lisboa: IIE e Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Edcação.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Borralho, António; Palhares, Pedro. 2013. "Ensino e aprendizagem de números e álgebra", Actas XXIV SIEM, 1: 1 - 10.
2. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel. 2012. "PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO E GENERALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO", Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensinoi de Matemática 1, 1: 63 - 96.
3. Borralho, António M. Á. 2005. "O Conhecimento Didáctico e a Formação Inicial de Professores de Matemática", Educação: Temas e Problemas 1, 1: 81 - 123.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Borralho, António M. Á. 2011. "A New Elementary Mathematics Curriulum: Practice, Learning and Assessment Some Classroom Episodes", Trabalho apresentado em 11th international conference of The Mathematics Education into the 21st Century Project – MEC 21: On turning dreams into reality, In Proceedings of the 11th international conference of The Mathematics Education into the 21st Century Project – MEC 21: On turning dreams into reality, Grahamstown.
2. Borralho, António M. Á; Barbosa, Elsa. 2009. "Exploring Patterns and Algebraic Thinking", Trabalho apresentado em 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Thessaloniki.
3. Borralho, António M. Á. 2002. "Didáctica da Matemática e Formação Inicial de Professores", Trabalho apresentado em XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu.
4. Borralho, António M. Á. 1998. "Problem Solving: Teaching and Teacher Education", Trabalho apresentado em 22nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 22nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Stellenboch.
5. Borralho, António M. Á. 1994. "O Ensino da Resolução de Problemas por Parte de Futuros Professores de Matemática: Relações com a sua Formação Inicial", Trabalho apresentado em V Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do V Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria.
6. Borralho, António M. Á; Rodrigues, Ana; Fernandes, Domingos; Amaro, Gertrudes; Cabrita, Isabel; Fernandes, Helena. 1993. "Problem Solving: Teaching, Assessing, and Teacher Education", Trabalho apresentado em 17th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 17th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Tsukuba.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Barbosa, Elsa; Borralho, António; Lucena, Isabel. 2017. "Avaliação das Aprendizagens em Matemática em Turmas de Anos Iniciais", Educação Matemática em Revista 22, 56: 109 - 124.
2. Barbosa, Elsa; Borralho, António. 2017. "A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo", II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 1: 35 - 40.
3. Sobreira, Lucia; Borralho, António. 2016. "GUIA PROFISSIONAL DIGITAL: MAPAS CONCEITUAIS DAS PROFISSÕES ESCOLHIDAS PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO", Educação e Tecnologia na Era do Conhecimento, 1: 1 - 11.
4. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília. 2015. "A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa", Revista Lusófona de Educação, 29: 33 - 49.
5. Borralho, António; Cid, Marília; Fialho, Isabel. 2013. "Práticas de Ensino, de Avaliação e relações com a Aprendizagem: Uma Discussão acerca das Representações de Professores e Alunos da Universidade de Évora", Sem título, 1: 1 - 10.
6. Borralho, António; Neutel, Silvia. 2011. "O Currículo Nacional do Ensino Básico e a Prática Letiva dos Professores de Matemática", Revista Iberamericana de Educación, 1: 1 - 10.
7. Borralho, António; Barbosa, Elsa. 2011. "Exploring Patterns in Algebraic Thinking", Sem título, 1: 1 - 10.
8. Borralho, António; Barbosa, Elsa. 2011. "Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico", Sem título, 1: 1 - 10.
9. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Dias, Raquel; Gaspar, Andreia. 2011. "Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico", Sem título, 1: 1 - 10.
10. Borralho, António M. Á. 1991. "Funções dos Problemas no Processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática", Educação & Matemática, 17: 13 - 14.
11. Borralho, António M. Á. 1987. "Piada Logarímica", Linha d' Água, 1: 30 - 31.
12. Borralho, António M. Á. 1986. "Exprimir Qualquer Número só Com Três 2", Evoluta, 5: 7 - 8.
13. Borralho, António M. Á. 1985. "Há que Demonstrá-lo !", Evoluta, 3: 9 - 10.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Borralho, António M. Á. 2002. "Didáctica da Matemática e Formação Incial de Professores: Uma relação Inquestionável", Trabalho apresentado em A Formação de Professores à Luz da Investigação, In Actas do XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: A Formação de Professores à Luz da Investigação, Lisboa.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Borralho, António M. Á. 2012. "Prefácio". Universidade de Évora. (Prefácio)
2. Borralho, António M. Á. 2011. "Nota Prévia". Universidade de Évora. (Apresentação)
3. Borralho, António M. Á. 2004. "Introdução". ESE de Viana do Castelo. (Introdução)
4. Borralho, António M. Á; Monteiro, Cecília; Espadeiro, Rui. 2004. "Introdução". Lisboa. (Introdução)

Tradução
Translation
1. Borralho, António M. Á. 1993. "Estatística no 3º Ciclo do Ensino Básico ", 273 pp.. Lisboa: APM. (Livro)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Barbosa, Elsa; Borralho, António. 2017. "A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo". Universidade do Minho: Sem publicadora definida.
2. Borralho, António; Fernandes, Domingos. 2013. "Práticas de Ensino e de Avaliação numa Instituição do Ensino Superior: Uma Discussão Acerca das Representações de Professores e Alunos". Sem local: Sem publicadora definida.
3. Borralho, António; Dias, Raquel; Cid, Marília; Fialho, Isabel. 2013. "Caracterização do Ensino, da Avaliação e Aprendizagens numa Universidade Portuguesa: Um Estudo na Área Científica das Ciências da Saúde". Sem local: Sem publicadora definida.
4. Borralho, António; Palhares, Pedro. 2013. "Ensino e aprendizagem de números e álgebra". Sem local: Sem publicadora definida.
5. Borralho, António; Cid, Marília; Fialho, Isabel. 2013. "Práticas de Ensino, de Avaliação e relações com a Aprendizagem: Uma Discussão acerca das Representações de Professores e Alunos da Universidade de Évora". Sem local: Sem publicadora definida.
6. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel. 2012. "Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos". Faculdade de Psicologia e Ciên: CIIE – Centro de Investigação .
7. Borralho, António. 2012. "As Aprendizagens e as Práticas de Ensino e de Avaliação: Um Eixo Crucial para a Qualidade no Ensino Superior". Sem local: Sem publicadora definida.
8. Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Borralho, António. 2012. "Uma Análise dos Resultados de Dois Estudos de Avaliação Realizados no Contexto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico". Coimbra: Sem publicadora definida.
9. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Borralho, António. 2012. "Evaluation of the implementation process of a new mathematics curriculum for Grades 1-­-9: A discussion of the main results". Sem local: Sem publicadora definida.
10. Borralho, António. 2012. "PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO E GENERALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO". Sem local: Sem publicadora definida.
11. Borralho, António; Barbosa, Elsa. 2012. "A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática". Sem local: Sem publicadora definida.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Borralho, António M. Á. O Papel da Estatística no Ensino Básico,I Encontro de Estatística (BEJASTAT),Beja,2006 (Comunicação).
2. Borralho, António M. Á. Avaliação das Aprendizagens no 3º Ciclo do Ensino Básico,I Encontro Regional de Professores de Matemática (TomarMat 2006),Tomar,2006 (Comunicação).
3. Borralho, António M. Á. O Referencial de Competências-chave na Área da Matemática,Seminário Regional sobre Aprendizagem ao Longo da Vida – Educação e Formação 2010,Faro,2006 (Comunicação).
4. Borralho, António M. Á. Patterns ad Mathematics Connections,Mathematics Education Meeting (EME 2006),Viana do Castelo,2006 (Outra).
5. Borralho, António M. Á. A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investigação,Elementary Mathematics Education Meeting (EME 2006),Viana do Castelo,2006 (Poster).
6. Borralho, António M. Á. Vamos Resolver Problemas: Que Problemas?,Semana da Ciência,Viana do Alentejo,2006 (Comunicação).
7. Borralho, António M. Á; Barbosa, Elsa. A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investição: Um Estudo de Caso no 8º Ano de Escolaridade ,XVII Seminário de Investigação em Educação Matemática,Setúbal,2006 (Comunicação).
8. Borralho, António M. Á. Resolução de Problemas e Tarefas Investigativas,V Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (V CIBEM),Porto,2005 (Outra).
9. Borralho, António M. Á. Formação Inicial de Professores de Matemática: Que Desafios?,ProfMat 2005,Évora,2005 (Outra).
10. Borralho, António M. Á; Barbosa, Elsa. Padrões no Ensino e Aprendizagem do Número e Álgebra,XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática,Caminha,2005 (Conferência ou palestra).
11. Borralho, António M. Á. A Abordagem Biográfica na Investigação Educacional e como Metodologia de Formação de Professores,Seminário “Histórias de Vida: Um Desafio Metodológico”,Évora,2004 (Conferência ou palestra).
12. Borralho, António M. Á. Actividades Investigativas na Aula de Matemática,I Encontro Internacional de Matemática Elementar (I EME),Braga,2004 (Poster).
13. Borralho, António M. Á. Padrões e Competências Matemáticas: Currículo, Alunos e Formação de Professores em Contextos Multiculturais,Jornadas Internacionais do LIBEC 2004,Braga,2004 (Comunicação).
14. Borralho, António M. Á. Cidadania e Matemática Aplicada às Ciências Sociais,ProfMat 2004,Covilhã,2004 (Outra).
15. Borralho, António M. Á. Resolução de problemas e raciocínio: as duas faces da mesma moeda, I Encontro Internacional de Matemática Elementar (I EME),Braga,2004 (Outra).
16. Borralho, António M. Á. Cinderella: Um programa para fazer Geometria no Computador,Formação Contínua de Professores em Matemática,Redondo,2003 (Outra).
17. Borralho, António M. Á; Espadeiro, Rui. A Formação Matemática ao longo da Carreira Profissional do Professor,XII Encontro de Investigação em Educação Matemática,Évora,2003 (Conferência ou palestra).
18. Borralho, António M. Á; Espadeiro, Rui. Grafolândia,ProfMat 2003,Santarém,2003 (Outra).
19. Borralho, António M. Á. Literacia e Cidadania,I Congresso Internacional sobre Literacias ,Évora,2003 (Comunicação).
20. Borralho, António M. Á. Desenvolvimento do programa do 10º ano de Matemática B,Formação Contínua de Professores de Matemática,Évora,2002 (Outra).
21. Borralho, António M. Á. Matemática Aplicada às Ciências Sociais,IX Encontro Regional em Educação Matemática (ÉVORAMAT 2002),Redondo,2002 (Outra).
22. Borralho, António M. Á. Matemática B: Que Actividades? Que Contextos?,ProfMat 2002,Viseu,2002 (Outra).
23. Borralho, António M. Á. Desenvolvimento do programa do 10º ano de Matemática Aplicada às Ciências Sociais,Formação Contínua de Professores de Matemática,Évora,2002 (Outra).
24. Borralho, António M. Á. Matemática Aplicada às Ciências Sociais: Cidadania?,ProfMat 2002,Viseu,2002 (Outra).
25. Borralho, António M. Á. Didáctica da Matemática na Formação Inicial de Professores,XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF,Lisboa,2002 (Comunicação).
26. Borralho, António M. Á. Didáctica da Matemática e Formação Inicial de Professores,XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (XIII SIEM),Viseu,2002 (Comunicação).
27. Borralho, António M. Á. Matemática em Rede,Formação Contínua de Professores de Matemática,Almada,2000 (Outra).
28. Borralho, António M. Á. Geometria dos Sólidos,EvoraMat 98,Vila Viçosa,1998 (Outra).
29. Borralho, António M. Á. Problem Solving: Teaching and Mathematics Teaching,22ndInternational Conference for the Psychology of Mathematics Education,Stellenbosh,1998 (Poster).
30. Borralho, António M. Á. Resolução de problemas: Ensino, Avaliação e Formação de Professores,IX Seminário de Investigação em Educação Matemática (IX SIEM),Guimarães,1998 (Comunicação).
31. Borralho, António M. Á. O Triângulo de Pascal,Evoramat 97,Arraiolos,1997 (Outra).
32. Borralho, António M. Á. O Professor: A Peça Fundamental para a Mudança do Ensino da Matemática,Encontro da Sociedade Portuguesa de Matemática ,Braga,1997 (Conferência ou palestra).
33. Borralho, António M. Á. Enseñanza de la Resolución de Problemas y Formación Inicial de Profesores de Matemáticas: Sus Relaciones,International Congress of Mathematics Education (ICME 96),Sevilha,1996 (Comunicação).
34. Borralho, António M. Á. Resolução de Problemas? Sim, Sim, Sempre! Bem, de Vez em Quando!,EvoraMat 96 ,Reguengos,1996 (Outra).
35. Borralho, António M. Á; Borrões, Manuel. Ensino da Matemática: Perspectivas Metodológicas,Formação Contínua de Professores de Matemática,Évora,1995 (Outra).
36. Borralho, António M. Á. À volta com os problemas no 3º ciclo,EvoaMat 94,Évora,1994 (Outra).
37. Borralho, António M. Á. Formação de Professores de Matemática e Resolução de Problemas,I Jornadas sobre la Formación del Profesorado de Ciencias y Matemáticas en España y Portugal,Badajoz,1994 (Conferência ou palestra).
38. Borralho, António M. Á. Cultura dos Alunos na Sala de Aula de Matemática,Escola de Verão "Cognição e Cultura",Vila Viçosa,1994 (Comunicação).
39. Borralho, António M. Á. O Ensino da Resolução de Problemas por Parte de Futuros Professores de Matemática: Relações com a sua Formação Inicial,V Seminário de Investigação em Educação Matemática (V SIEM),Leiria,1994 (Comunicação).
40. Borralho, António M. Á; Amaro, Gertrudes; Fernandes, Domingos. Esquemas de Codificação na Resolução de Problemas de Matemática,II Encontro de Investigação em Educação Matemática (II EIEM),Monfortinho,1993 (Comunicação).
41. Borralho, António M. Á. Problem Solving: Teaching, Assessing and Teacher Education,17th International Conference for the Psychology of Mathematics Education,Tsukuba,1993 (Poster).
42. Borralho, António M. Á. Matemática e Resolução de Problemas,II Seminário de Formação Contínua de Professores - Novas Metodologias do Ensino/Aprendizagem da Matemática,Vila Nova de Famalicão,1992 (Conferência ou palestra).
43. Borralho, António M. Á. Probabilidades e Estatística no 3º Ciclo do Ensino Básico,ProfMat 92,Viseu,1992 (Outra).
44. Borralho, António M. Á. Resolução de Problemas/Metacognição - Um possível modelo,AlgarMat 91,Portimão,1991 (Outra).
45. Borralho, António M. Á. Variáveis que influenciam a resolução de problemas de Matemática,AlgarMat 91,Portimão,1991 (Comunicação).
46. Borralho, António M. Á. Resolução de Problemas,ProfMat 91,Porto,1991 (Comunicação).
47. Borralho, António M. Á. Estatística Descritiva - Situações Problemáticas,ProfMat 91,Porto,1991 (Outra).
48. Borralho, António M. Á. Metacognição/Resolução de Problemas - Um possível modelo,ProfMat 90,Caldas da Rainha,1990 (Comunicação).
49. Borralho, António M. Á. Aspectos metacognitivos na resolução de problemas de Matemática - proposta de um programa de intervenção,I Seminário de Investigação em Educação Matemática (I SIEM),Caldas da Rainha,1990 (Comunicação).
50. Borralho, António M. Á. O papel do Delegado de Grupo na Animação Pedagógica da Escola,ProfMat 87,Bragança,1987 (Comunicação).
51. Borralho, António M. Á. Importância do Teste de Diagnóstico no Processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática,Semana da Matemática,Évora,1985 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Borralho, António M. Á. ProfMat 2005,2005 (Encontro / Organização).
2. Borralho, António M. Á. Évoramat 2005,2005 (Encontro / Organização).
3. Borralho, António M. Á. ÉVORAMAT 2004,2004 (Encontro / Organização).
4. Borralho, António M. Á. Évoramat 2003,2003 (Encontro / Organização).
5. Borralho, António M. Á. XII Encontro de Investigação em Educação Matemática,2003 (Encontro / Organização).
6. Borralho, António M. Á. Évoramat 2002,2002 (Encontro / Organização).
7. Borralho, António M. Á. Évoramat 2001,2001 (Encontro / Organização).
8. Borralho, António M. Á. Évoramat 2000,2000 (Encontro / Organização).
9. Borralho, António M. Á. Évoramat1999,1999 (Encontro / Organização).
10. Borralho, António M. Á. ÉvoraMat 1998,1998 (Encontro / Organização).
11. Borralho, António M. Á. Évoramat 1997,1997 (Encontro / Organização).
12. Borralho, António M. Á. ÉvoraMat 1996,1996 (Encontro / Organização).
13. Borralho, António M. Á. ÉvoraMat 1995,1995 (Encontro / Organização).
14. Borralho, António M. Á. ProfMat 1995,1995 (Encontro / Organização).
15. Borralho, António M. Á. Évoramat 1994,1994 (Encontro / Organização).
16. Borralho, António M. Á. Escola de Verão “Cognição e Cultura”,1994 (Seminário / Organização).
17. Borralho, António M. Á. ÉvoraMat 1993,1993 (Encontro / Organização).
18. Borralho, António M. Á. II Encontro de Investigação em Educação Matemática,1992 (Seminário / Organização).
19. Borralho, António M. Á. II Seminário de Investigação em Educação Matemática ,1991 (Seminário / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Fernandes, Domingos; Borralho, António M. Á; Vale, Isabel; Mendonça, Vitoriano; Gaspar, Andreia; Fidalgo, Cláudia. Uma Avaliação dos Processos de Aprendizagem, Ensino e Avaliação Numa Escola Superior de Enfermagem,2012.
2. Fernandes, Domingos; Borralho, António M. Á; Vale, Isabel; Gaspar, Andreia; Dias, Raquel. Ensino, Avaliação e Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Novo Programa da Matemática do Ensino Básico,2011.
3. Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Borralho, António M. Á; Cruz, Elisabete. Uma Avaliação do Processo de Experimentação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (2008/2009),2010.
4. Borralho, António M. Á; Cabrita, Isabel; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Amaro, Gertrudes. Resolução de Problemas: Ensino, Avaliação e Formação de Professores,1995.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Francisco António Rodrigues Martins, A eficácia de um Ambiente de Aprendizagem Suportado pela Internet: a Melhoria de Competências dos Alunos do 6º Ano de Escolaridade em Matemática e na Modificação de Atitude e Crenças sobre a Disciplina e a Resolução de Problemas, tendo em conta os seus Estilos de Aprendizagem , 2008. Tese (Ciêcias da Educação: Informática Educacional) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Filipe José Loureiro Lopes Papança, A Matemática, a Estatística, o Ensino nos Estabelecimentos de Formação de Oficiais do Exército Português no Período 1837-1926: Uma Caracterização , 2006. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Renata Maria Castanheira Afonso, A avaliação de desempenho docente vista por professores: realidades, expectativas, desafios e oportunidades, 2011. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).
2. Elsa Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues Barbosa, Pensamento algébrico de alunos do 7º ano de escolaridade do Ensino Básico, 2010. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).
3. Luís Manuel Barão Martins, Estudo sobre a Avaliação do Desempenho dos Docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário no Alentejo: Identificação de Indicadores e Procedimentos Considerados Relevantes pelos Docentes , 2010. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Ministério da Educação (Orientador).
4. Maria Manuela Duarte de Oliveira e Azevedo, A Aprendizagem da Estatística no âmbito do novo Programa de Matemática – Um Estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico , 2010. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Lúcia Helena Rodrigues Sobreira, Vivências de alunos e professores no uso da Plataforma Moodle como complemento às aulas presenciais de Química no 1º ano do ensino médio: Um estudo de caso, 2011. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Fundação Carlos Chagas (Orientador).
2. Raquel Carlota Pepo Dias, Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao nível das práticas letivas – um estudo de caso no 1º Ciclo, 2011. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
3. Mónica Nazaré Sanches Figueiredo Viana, Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará, 2011. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Fundação Carlos Chagas (Orientador).
4. Verónica Alexandra Gonçalves Filipe, Análise Crítica ao Portefólio realizado no âmbito do Estágio Pedagógico da Licenciatura em Ensino da Matemática, 2010. Dissertação (Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário) - Universidade de Évora (Orientador).
5. Vitor Manuel Simões Mira, Relatório de Prática de Ensino supervisionado realizado por Vitor Manuel Simões Mira, no Agrupamento nº2 de Évora - Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira, para a especialidade do grau de mestre em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário , 2010. Dissertação (Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário) - Universidade de Évora (Orientador).
6. Dina Maria Rolita Valente, Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Matemática para 3ºciclo e Secundário de Dina Maria Rolita Valente, 2010. Dissertação (Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário) - Universidade de Évora (Orientador).
7. Sofia Teresa Ribeiro Delgadinho, Perspectivas do professor e alunos sobre avaliação formativa e aprendizagem em Matemática: um estudo de caso com uma turma do 8º ano de escolaridade do processo de experimentação do Programa de Matemática do Ensino Básico, 2009. Dissertação (Ciências da Educação: Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
8. Nuno Fernando Montes Palma Ferro, Práticas Lectivas dos Professores de Matemática do 3º Ciclo no Distrito de Beja, 2008. Dissertação (Matemática para o Ensino) - Universidade de Évora (Orientador).
9. Ana Paula Lopes, Desenvolvimento do Sentido de Número no Ensino Básico: Uma Experiência no 7º Ano de Escolaridade, 2007. Dissertação (Ciências da Educação: Educação Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
10. Sílvia Maria dos Santos Neutel, O Currículo Nacional do Ensino Básico e a Prática Lectiva dos Professores de Matemática, 2007. Dissertação (Ciências da Educação: Educação Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
11. Amália Cristina Caldeira Corrente, O Quadro Interactivo no Ensino da Matemática: Investigando o trabalho de dois professores em contexto de colaboração , 2007. Dissertação (Ciências da Educação: Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
12. Elsa Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues Barbosa, A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investigação com Alunos do 8º Ano de Escolaridade , 2007. Dissertação (Ciências da Educação: Educação Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
13. Nélida Martins Filipe, Investigações Matemáticas no Programa de Matemática B do 10º Ano de Escolaridade na Perspectiva de Alunos e Professores , 2005. Dissertação (Ciências da Educação: Educação Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
14. Luís Manuel Barão Martins, A Avaliação Externa na Disciplina de Matemática no 12º Ano e a sua Influência na Relação Educativa, 2005. Dissertação (Ciências da Educação: Observação e Análise da Relação Educativa) - Universidade do Algarve (Orientador).
15. Francisco António Rodrigues Martins, A Eficácia de uma Aplicação Multimédia na Aprendizagem da Matemática: A Substituição do Manual Escolar no Sexto Ano de Escolaridade , 2005. Dissertação (Ciêcias da Educação: Informática Educacional) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
16. Marco Miguel da Silva Mendes, Estratégias de Resolução de Problemas: Construção de Conhecimento Matemático por Alunos de Currículos Alternativos , 2005. Dissertação (Ciências da Educação: Educação Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
17. João José Casimiro Lopes, A aprendizagem de funções, no 3º ciclo, num ambiente computacional , 2005. Dissertação (Ciêcias da Educação: Informática Educacional) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Almir Ferreira Apoluceno, Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: Consequências no aproveitamento escolar dos educandos, 2013. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
2. Lucivaldo Vieira Pinheiro, A importância do sentido do saber: O caso da matemática presente na pesca no município de Salinópolis, 2013. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
3. Ana Margarida do Cabo Marques Loução Vilhena Branco, Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Ciências da Educação: Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
4. Pedro Miguel Alves Gonçalves, Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Matemática para 3º ciclo e Secundário de Pedro Miguel Alves Gonçalves, 2011. Dissertação (Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário) - Universidade de Évora (Orientador).
5. Genário Barbosa Oliveira, Avaliar o Currículo e o Programa das disciplinas, Álgebra Linear I e Fundamentos da Matemática Elementar na formação do docente de matemática da educação básica, 2011. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
6. Joanilson Moreira da Silva, A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investigação com Alunos da 7ª Série/8º Ano da Escola Publica: Dois Estudos de Caso, 2011. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
7. Silviane Silva de Souza, Resíduos Sólidos e a Literacia Estatística: Um Estudo com Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, 2011. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
8. Quésia Raquel da Silva Fonseca, Jogos: Recurso Didático nas Aulas de Matemática de 5ª Série do Ensino Fundamental em Escola Pública na Cidade de Breves/Pa, 2009. Dissertação (Ciências da Educação: Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Maria Conceição Monteiro da Costa. Modelo o Pensamento Visual-espacial: Transformações Geométricas no Início da Escolaridade, 2006. Tese (Teoria Curricular e Ensino das Ciências) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Ana Maria Roque Boavida. A Argumentação em Matemática: Investigando o Trabalho de Duas Professoras em Contexto de Colaboração, 2005. Tese (Educação: Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa.
3. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Maria André Barradas Trindade. As Relações entre a Atitude dos Alunos face à Disciplina de Matemática e o seu Nível de Literacia Matemática: Caracterização e Contributo para a Formação de Professores de Matemática, 2004. Tese (Ciências da Educação) - Universidad de Extremnadura.
4. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Paulo José Martins Afonso. A Formação Metacognitiva de Futuros Professores de Matemática através da Utilização do Vídeo, 2004. Tese (Tecnologia Educativa) - Universidad de Salamanca.
5. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira. A Construção da Identidade Profissional de Professores de Matemática em Início de Carreira, 2004. Tese (Educação: Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Jorge Manuel Madeira Cachucho. Desenvolvimento de Competências Matemáticas no Ensino Básico: Comparação entre as Competências Avaliadas no Estudo PISA e nas Provas Globais, 2006.  Dissertação (Avaliação) - Universidade de Lisboa.
2. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Cristina Valentim Assoreira. Quando os Alunos assumem o Papel de Professores de Matemática, 2006.  Dissertação (Matemática) - Universidade de Aveiro.
3. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Rita Adriana de Barros Alves Sousa. A Prática Lectiva Perspectivada como Actividade de Resolução de Problemas, 2006.  Dissertação (educação) - Universidade do Minho.
4. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Isabel Maria Martins Tavares. A Implementação dos Programas de Matemática do Ensino Secundário, 2006.  Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de Aveiro.
5. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Helena Isabel Pereira da Silva Gerardo. Educação Matemática e Justiça Social: Caminhando para uma Realidade, 2006.  Dissertação (Educação: Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa.
6. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Maria Manuela Ribeiros Vicente. Desenvolvimento Profissional de Professores do 1º Ciclo no Contexto de um Programa de Formação Contínua de Professores, 2006.  Dissertação (Ciências da Educação: Educação Matemática) - Universidade de Évora.
7. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Augusta Domingos. O Currículo de Matemática no III Nível do Ensino de Base Regular da República de Angola: Um Estudo sobre a sua Contemporaneidade, 2005.  Dissertação (Educação: Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa.
8. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Carla Santos Figueiredo. Resolução de Problemas e Pensamento Crítico: Estudo Correlacional com alunos do 6º Ano de Escolaridade, 2005.  Dissertação (Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho.
9. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Hugo Alexandre Lopes Menino. O Relatório Escrito, o Teste em Duas Fases e o Portefólio como Instrumentos de Avaliação das Aprendizagens em Matemática: Um Estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico, 2004.  Dissertação (Educação: Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa.
10. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de José Jacinto Castro Silva. Orientar e Colaborar para Melhor Ensinar: Três Estudos de Caso, 2003.  Dissertação (Educação: Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa.
11. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Manuela Valentina de Almeida e Sousa. Contributos para a Compreensão das dificuldades Sentidas por Profesores Estagiários de Matemática, 2003.  Dissertação (educação) - Universidade do Minho.
12. Borralho, António Manuel Águas. Participação no júri de Conceição Patrício. Gestão do Currículo de Matemática no 1º Ciclo: Um Trabalho Colaborativo, 2003.  Dissertação (Educação: Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Borralho, António Manuel Águas. Bolsa de mérito, 2012.
2. Borralho, António Manuel Águas. Bolsa de mérito, 2011.
3. Borralho, António Manuel Águas. Bolsa de mérito, 2010.



Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Avaliação da Implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico, 2011, Ministério da Educação.
2. Avaliação da Implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico, 2010, Ministério da Educação.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. ProfMat 2005, 2005 (Congresso).
Nome do evento: ProfMat 2005; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Évora / Évora.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Borralho, António Manuel Águas. Revista Portuguesa de Pedagogia , desde 2012/11/19, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Universidade de Coimbra.
2. Borralho, António Manuel Águas. Avances de Investigación en Educación Matemática, desde 2012/08/22, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (SEIEM).
3. Borralho, António Manuel Águas. Revista Iberoamericana de Educación, desde 2009/06/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: OEI.
4. Borralho, António Manuel Águas. Revista Iberoamericana de Educación, desde 2009/06/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: OEI.
5. Borralho, António Manuel Águas. Quadrante, de 1992/09/01 até 2005/08/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: APM.
6. Borralho, António Manuel Águas. Quadrante, de 1992/09/01 até 2005/08/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: APM.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
67

Livros e capítulos
Books and book chapters
28
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
7
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
21
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
13
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
16

Total
Produção técnica
Technical production
74

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
74

Total
Dados complementares
(Additional data)
60

Orientações
Orientations
31
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
17
Participação em Outros Júris
Other jury participation
3
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 5931 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-12-2019 às 05:44:31
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis