Curriculum Vitae

Paulo Manuel Miranda Faria

Data da última atualização »Last update : 13/02/2017


Paulo M. Faria. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em 2014, onde desenvolveu a sua investigação e lecionou na área da formação de professores inicial de professores. É licenciado em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa (1993). Foi professor de latim e atualmente leciona português no Ensino Básico e Secundário e é professor convidado na Escola Superior Paula Frassinetti - Porto. Concluiu o mestrado em Literatura Portuguesa na Universidade do Minho (2005) e possui um Diploma de Estudo Avançados na área das Políticas Educativas na Universidade de Salamanca (2007). Publicou 10 artigos em revistas especializadas e 19 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 56 itens de produção técnica. Recebeu 7 prémios e/ou homenagens. Entre 2013 e 2015 participou em 1 projecto de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6424909748234938


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Paulo Manuel Miranda Faria
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Faria, Paulo M.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Universidade do Minho - Instituto de Educação - Centro de Investigação em Educação (CIED)
Gualtar
4700--057 Braga
Portugal
Correio electrónico: pauloprofe@gmail.com
Homepage: www.iec.uminho.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2014 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Ciências da Educação.
Universidade do Minho, Portugal.

2000-2005 Mestrado
Master degree
História e Cultura Medievais (1,5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1988-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Humanidades (5 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa-Faculdade de Filosofia-Braga, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Systematic Reviews for Policy and Practice.
University of London, Reino Unido.

2005-2007 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Investigación para la innovación en los ámbitos de la evaluación educativa.
Universidade de Salamanca, Espanha.

1997-1998 Outros
Others
Curso de Teatro.
Escola Superior Artística do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2016-Actual Professor Adjunto

Universidade do Minho
Set/2012-Jul/2013 Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-2015
The VOICE of European TeacherS (VOICES)-The VOICE of European TeacherS (VOICES)
Referência do projeto»Project reference: 526613-LLP-1-2012-1NL COMENIUS.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Latim (Pouco), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Latim (Pouco), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Pouco), Francês (Pouco).

Reading
Latim (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Latim (Pouco), Espanhol (Pouco), Inglês (Pouco), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2008 Distinção atribuída no âmbito do concurso europeu Elearning Wards., Elearning Wards.
2008 Distinção no âmbito da Inovação e Criatividade - Modalidade Exemplo de Boas Práticas -"Integração Curricular das TIC no âmbito da Língua Portuguesa",, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2008 Prémio de Mérito Inovação (proposto), Ministério da Educação.
2013 Melhor Comunicação na Conferência Internacional Challenges 2013, Universidade do Minho - Instituto de Educação .
2014 Estímulo à Melhoria das Aprendizagens, Fundação Calouste Gulbenkian.
2015 Prémio INOVA (modalidade inovação) , Instituto Português do Desporto e Juventude .
2016 Prémio Escolar Montepio, Fundação Montepio.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2010 - Actual Centro de Investigação em Educação (CIEd), Membro.
Mar/2007 - Jul/2011 Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Faria, Paulo M. 2015. Revisão Sistemática da Literatura: teoria e prática para o desenvolvimento profissional docente e inovação educativa com TIC. ed. 1, ISBN: 978-989-8765-27-7. Santo Tirso: Whitebooks.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Faria, Paulo M. 2016. O eReader na formação de leitores.  In Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital: Um script de aportes teórico-práticos, ed. S. Silva, A. Monteiro J. A. Moreira , 67 - 85. ISBN: 978-989-8765-29-1. Santo Tirso: Whitebooks.
2. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. 2011. O Blogue na Aprendizagem da Língua Portuguesa.  In A Par dos tempos que correm: as TIC e o centenário da república (Cadernos, Escola e Formação), 89 - 94. . Braga: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul..
3. Faria, Paulo M. 2009. Integração curricular das TIC no ensino da Língua Portuguesa: relato de uma experiência com recurso a uma experiência.  In O Digital e o Currículo, ed. Centro de Competência UMinho, 105 - 114. . Braga: Centro de Competências da Universidade do Minho.
4. Faria, Paulo M. 2007. Integração Curricular das TIC no ensino da Língua Portuguesa: relatório de uma experiência com recurso a ferramentas digitais.  In As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola , ed. Centro de Competência da UMinho, 49 - 59. . Braga: Universidade do Minho.
5. Faria, Paulo M. 2006. Integração curricular das tecnologias de informação e comunicação.  In A. Osório & M. Pruga (Eds). As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola , 1 - 12. . Braga: Centro de Competência.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. 2015. "E-reading and e-Readers: from teacher training to student achievements", ICERI2015 Proceedings of 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation. 16th-18th of November 2015, 1: 1 - 12.
2. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. 2014. "Digital Reading: Practices and Challenges In International Conference “ICT for Language Learning” 7th edition. Florence, Italy", ICT for Language Learning, CFP1403K-P: 1 - 12.
3. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. 2014. "Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação", Diálogo Educacional 14, n. 41: P17 - P36.
4. Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Faria, Ádila. 2013. "Formação e desenvolvimento profissional docente em rede: entre o presencial e o online", Educação em Perspectiva - ISSN 2178-8359, 1: 12 - 27.
5. Faria, Paulo M. 2013. "Interactive Multimodal Narrative as an Approach to Developing Emergent Literacy in Early Childhood Education", Sino-US English Teaching 10, 4: 328 - 333.
6. Ramos, Altina; Faria, Paulo. 2012. "Literacia digital e literacia informacional: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura", Revista Linhas 13, 02: 29 - 50.
7. Faria, Paulo M. 2012. "Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender", Educação, Formação e Tecnologias 05, 02: 96 - 98.
8. Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Faria, Ádila. 2011. "Reading and Writing in digital age: e-book and storytelling", Edulearn11, the 3rd annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona, 1: 1 - 12.
9. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. 2009. "TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo", Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies. Braga: Littera/CIEd., 1: 1 - 12.
10. Faria, Paulo M. 2008. "Integração Curricular das Tecnologias Educativas no Ensino da Língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita ", Educação, Formação & Tecnologias 1, N.2: 11 - 22.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Faria, Paulo M. 2016. "Dispositivos Digitais Móveis no Desenvolvimento da Oralidade", Trabalho apresentado em Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem. , In Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem. Instituto Politécnico de Bragança, Bragança.
2. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. 2015. "Leituras sem livros: leitura digital com eReaders para Professores e alunos", Trabalho apresentado em III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no I Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, In III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no I Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, São Paulo.
3. Faria, Paulo M; Borges, Maria F; Ramos, Altina. 2015. "Revelações de um "Dicionário Maluco" na formação profissional docente", Trabalho apresentado em Challenges 2015 – Meio Séc. de TIC na Educação, In Challenges 2015 – Meio Séc. de TIC na Educação, Braga.
4. Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Faria, Ádila. 2014. "Digital Reading: Practices and Challenges", Trabalho apresentado em Practices and Challenges. In International Conference “ICT for Language Learning” 7th edition, In International Conference “ICT for Language Learning” 7th edition. , Florence.
5. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. 2013. "Desenvolvimento Profissional Docente: contributo das redes sociais", Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 – Aprender a qualquer hora e a qualquer lugar, In ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO PROCEEDINGS OF THE VIII INTERNATIONAL CONFERENCE ON ICT IN EDUCATION, Braga.
6. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. 2013. "Viagem sem retorno: recursos digitais na aula de português", Trabalho apresentado em Há conversa com os Programas de Português: o oral em interação com as outras competências. , In Viagem sem retorno: recursos digitais na aula de português, Lisboa.
7. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. 2012. "Alt+7 ou a força do falso: conceito e operacionalização de revisão sistemática de literatura no âmbito das tecnologias em educação", Trabalho apresentado em X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo., In Atas do X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, Belo Horizonte, Brasil.
8. Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Faria, Ádila. 2012. "De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura", Trabalho apresentado em II Congresso TIC e Educação, subordinado ao tema Em direção à educação 2.0. , In In atas do II Congresso TIC e Educação, subordinado ao tema Em direção à educação 2.0. , Lisboa.
9. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. 2012. "Interactive multimodal narrative as an approach do develop emergent literacy in early childhood education", Trabalho apresentado em In International Conference “ICT for Language Learning” 5th edition. , In Sino-US English Teaching, Florence, Italy.
10. Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Faria, Ádila. 2011. "Tecnologias Digitais e Práticas Comunicativas Multiliterácitas e Multimodais: um Caminho para a Inovação Educativa", Trabalho apresentado em 6.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, In In 6.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, vol. II (Artigos Curtos, Artigos Posters, Simpósio Doutoral), Chaves.
11. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. 2011. "A Investigação-Acão como estratégia de formação de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , In XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , Coruña.
12. Faria, Paulo M. 2011. "Reading and Writing in digital age: e-book and storytelling", Trabalho apresentado em Edulearn11, the 3rd annual International Conference on Education and New Learning Technologies. , In Edulearn11, Barcelos.
13. Faria, Paulo M. 2009. "TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo", Trabalho apresentado em Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, In Discovering worlds of literacy : proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, Braga.
14. Faria, Paulo M. 2007. "Integração Curricular das TIC no ensino da Língua Portuguesa", Trabalho apresentado em V Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação, sobre Digital e o Currículo, In Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação, sobre Digital e o Currículo, Braga.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. 2016. "Leituras dos Dias – Projetos e ações no âmbito do Desenvolvimento de Multiliteracias", Trabalho apresentado em Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem. Instituto Politécnico de Bragança, In Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem., Bragança.
2. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. 2014. "m-learning: das novas leituras aos novos leitores", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Braga: CIEd., Coimbra.
3. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. 2014. "Leitura digital: desafios e oportunidades para professores e alunos", Trabalho apresentado em III Congresso TIC Educação, subordinado ao tema Aprendizagem Online. Lisboa, Instituto de Educação., In III Congresso TIC Educação, subordinado ao tema Aprendizagem Online. Lisboa, Instituto de Educação., Lisboa.
4. Faria, Paulo M. 2012. "Aprender na era digital: redes sociais e inovação educativa. ", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da AFIRSE, In XIX Colóquio da AFIRSE, Lisboa.
5. Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Faria, Ádila; Vaz, Aires. 2010. "New technologies in learning the Portuguese language: students as actors", Trabalho apresentado em 2nd Baltic Sea Conference 15th Nordic Reading Conference”Literacy Skills –for Learning, In 2 nd Baltic Sea Conference - 15th Nordic Reading Conference, Turku/Abo: Finland.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Faria, Paulo M. 20 abr. 2009. "Casa das Linguagens" Casa das linguagens 1, 1 - 2.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Faria, Paulo M. 2015. "A Colaboração em Ambientes Virtuais: aprender e formar no século XXI". Lisboa: Educação, Formação & Tecnologias (recensão).
2. Faria, Paulo M. 2013. "Agenda de Atividades de Literacia Digital ", 2 pp.. Braga: Edição: ‘Escolinhas Criativas - Projeto QREN SI ID&T 13720.
3. Faria, Paulo M. 2012. "INOVAÇÃO NA SALA DE AULA: COMO A INOVAÇÃO DISRUPTIVA MUDA A FORMA DE APRENDER", 3 pp.. Educom - APTE: Educação, Formação & Tecnologias (recensão).



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Faria, Paulo M. A multiplicação de ecrãs e o mobile learning,2016 (Outra).
2. Faria, Paulo M. Leituras dos Dias – Projetos e ações no âmbito do do Desenvolvimento de Multiliteracias,Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem,Bragança,2016 (Comunicação).
3. Faria, Paulo M. Dispositivos Digitais Móveis no Desenvolvimento da Oralidade,Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem,Bragança,2016 (Congresso).
4. Faria, Paulo M. Assim falam os alunos: experiências com tecnologias digitas narradas na primeira pessoa”, ,Challenges 2015 – Meio Séc. de TIC na Educação,Braga,2015 (Congresso).
5. Faria, Paulo M. Leituras sem livros: leitura digital com eReaders para Professores e alunos,III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no I Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras”. ,São Paulo, Brasil,2015 (Seminário).
6. Faria, Paulo M. O eReader na formação de leitores. In Seminário Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital.,In Seminário Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital. ,Porto de Mós: Caldas da Rainha,2015 (Seminário).
7. Faria, Paulo M. Revelações de um "Dicionário Maluco" na formação profissional docente,Challenges 2015 – Meio Séc. de TIc na Educação,Braga,2015 (Comunicação).
8. Faria, Paulo M. Leituras sem livros: leitura digital com eReaders para Professores e alunos,III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no I Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras.,Curitiba: Brasil.,2015 (Seminário).
9. Faria, Paulo M; Pereira, Íris. Reading and writing on screen - an overview of the Portuguese case,2nd MC meeting of the COST Action "Digital literacy and multimodal practices of young children . ,2nd MC meeting of the COST Action "Digital literacy and multimodal practices of young children . ,Tallinn,2015 (Outra).
10. Faria, Paulo M. O e-Reader e outras tecnologias móveis na formação de leitores. ,Mesa Coloquial Aprendizagem e TIC no Colóquio Web Currículo: Contexto, Aprendizado e Conhecimento – Mostra de Pesquisa em Currículo, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação,São Paulo - Brasil,2014 (Outra).
11. Faria, Paulo M. Das novas leituras aos novos leitores: Desafios e oportunidades,Encontro Regional Etwinning - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) e Direção-Geral da Educação,Braga,2014 (Outra).
12. Faria, Paulo M. Digital Reading: Practices and Challenges,International Conference “ICT for Language Learning” 7th edition. Florence, Italy.,Florence, Italy.,2014 (Comunicação).
13. Faria, Paulo M. Leitura digital: desafios e oportunidades para professores e alunos,III Congresso TIC Educação, subordinado ao tema Aprendizagem Online,Lisboa,2014 (Congresso).
14. Faria, Paulo M. Barcelos a Ler: um ano de e-readers na escola em avaliação,2014 (Seminário).
15. Faria, Paulo M. M-learning das novas leituras aos novos leitores,Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. ,Coimbra,2014 (Comunicação).
16. Faria, Paulo M. Das novas leituras aos novos leitores: potencialidades dos e-readers,Terceira jornada Conteúdos Digitais para a Educação,Braga,2014 (Seminário).
17. Faria, Paulo M. A Biblioteca Escolar e os novos ecrãs,VII Encontro de Bibliotecas Escolares de Famalicão - fazer Leitores: O desafio adas Bibliotecas. ,Famalicão,2014 (Seminário).
18. Faria, Paulo M. From new readings to new readers: challenges and opportunities to teachers and students,EUROLIS SEMINAR: E-Books – Reading the future. European Cultural Institutes and CILIP. ,London,2014 (Seminário).
19. Faria, Paulo M. Leituras em rede: desafios para os professores bibliotecários,2013 (Seminário).
20. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. Alt+7 ou a força do falso: conceito e operacionalização de revisão sistemática de literatura no âmbito das tecnologias em educação,X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo,Belo Horizonte,2012 (Poster).
21. Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Faria, Ádila; Carreira, José. Aprender na era digital: redes sociais e inovação educativa,2012 (Comunicação).
22. Faria, Ádila; Faria, Paulo M; Ramos, Altina. Interactive multimodal narrative as an approach do develop emergent literacy in early childhood education,International Conference “ICT for Language Learning, 5th edition,Florence,2012 (Comunicação).
23. Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Ramos, Altina. De que falamos quando falamos em literacia digital? ,III Congresso TIC e Educação, subordinado ao tema Em direção à educação 2.0,Lisboa,2012 (Comunicação).
24. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. A Investigação-Acção como estratégia de formação de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais,XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña,2011 (Comunicação).
25. Ramos, Altina; Faria, Paulo M; Faria, Ádila; Carreira, José. A Investigação-Acção como estratégia de formação de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais,XIX Colóquio da AFIRSE,Lisboa,2011 (Comunicação).
26. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. As Tecnologias e o ensino do Português: uma leitura do Novo Programa de Português do Ensino Básico,2010 (Comunicação).
27. Faria, Paulo M; Ramos, Altina. As Tecnologias e o ensino do Português: uma leitura do Novo Programa de Português do Ensino Básico,Primeiras Jornadas ticLínguas,Braga,2010 (Comunicação).
28. Faria, Ádila; Faria, Paulo M; Ramos, Altina; Vaz, Aires. New technologies in learning the Portuguese language: students as actors,2nd Baltic Sea Conference 15th Nordic Reading Conference”Literacy Skills –for Learning,Turku/Abo: Finland.,2010 (Comunicação).
29. Faria, Paulo M. V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação,na V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação,Braga,2009 (Poster).
30. Faria, Paulo M. TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo,Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies,Braga,2009 (Comunicação).
31. Faria, Paulo M. O papel dos Jornais escolares e revistas escolares,I Seminário de Jornais e Revistas Escolares,Barcelos,2007 (Conferência ou palestra).
32. Faria, Paulo M. I Seminário de Jornais e Revistas Escolares,,2007 (Seminário).
33. Faria, Paulo M. Integração curricular das tecnologias de informação e comunicação,,Integração curricular das tecnologias de informação e comunicação,Barcelos,2006 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Faria, Paulo M. Das novas leituras aos novos leitores: potencialidades dos e-readers, 2014 (Extensão).
2. Faria, Paulo M; Faria, Ádila. Formação "Ler e escrever na Web 2.0: contributo das ferramentas digitais", 2011 (Extensão), promovido por Casa do Professor.Tipo de participação: Docente.
3. Faria, Paulo M. Formação "Ler e escrever na Web 2.0: contributo das ferramentas digitais", 2010 (Extensão), promovido por Casa do Professor.
Duração: 50 horas. Local: Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
4. Faria, Paulo M. Formação "Ler e escrever na Web 2.0: contributo das ferramentas digitais", 2009 (Extensão), promovido por Casa do Professor.
Duração: 50 horas. Local: Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
5. Faria, Paulo M; Faria, Ádila. Formação "Ler e escrever na Web 2.0: contributo das ferramentas digitais", 2008 (Extensão), promovido por Casa do Professor.
Duração: 50 horas. Local: Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.

Edição técnica
Technical edition
1. Faria, Paulo M. Casa das Linguagens 4,2009 (Livro).
2. Faria, Paulo M. Casa das Linguagens 3,2008 (Livro).
3. Faria, Paulo M. Casa das Linguagens 2,2005 (Periódico).
4. Faria, Paulo M. Casa das Linguagens 1,2004 (Periódico).

Organização de evento
Event organization
1. Faria, Paulo M; Saur-Amaral, Irina; Faria, Ádila; Ramos, Altina. Revisão sistemática da literatura na área da Educação com apoio do EndNote,,2012 (Simpósio).
2. Ramos, Altina; Faria, Ádila; Faria, Paulo M. NVivo no apoio à análise de dados qualitativos multimédia,2012 (Oficina).
3. Faria, Paulo M. Novas literacias: do conceito à sua operacionalização através de meios digitais,2012 (Seminário).
4. Faria, Paulo M. Narrativas Digitais com Recurso ao Myebook,2011 (Oficina).
5. Faria, Paulo M. Livros digitais com recurso ao Myebook,2011 (Oficina).
6. Faria, Paulo M; Faria, Ádila. Exemplos de práticas promotoras de multiliteracias com recurso a ferramentas da Web 2.0,2011 (Seminário).
7. Faria, Paulo M; Faria, Ádila. Os livros digitais em contexto pedagógico,2011 (Seminário).
8. Faria, Ádila; Faria, Paulo M. Novas literacias e novas tecnologias na prática pedagógica: o caso da plataforma “Da Janela do meu Jardim,2011 (Seminário).
9. Faria, Paulo M. A essência é estar em Rede: Dinâmicas de Utilização das Redes Sociais,2011 (Oficina).
10. Faria, Paulo M; Faria, Ádila. Tecnologias Digitais e Práticas Comunicacionais: Caminhos para a inovação (CCPFC/ACC -65084/10).,2010 (Simpósio).
11. Faria, Paulo M. Formação de Formadores em Competências Profissionais e Pedagógicas TIC na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico,2010 (Oficina).
12. Faria, Paulo M. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino do Português,2009 (Oficina).
13. Faria, Paulo M. I Jornada das TIC na Escola, Agrupamento de Vila Cova, Barcelos,2006 (Outro / Organização).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Faria, Paulo M. Aqui todos contam: experiências de leitura e escrita colaborativas,2009.



Curso de curta duração
Short duration course
1. Faria, Paulo M. Formador de Formadores para os Novos Programas de Português do Ensino Básico I e II,2009 (Aperfeiçoamento).





Dados Complementares (Additional data)


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Faria, Paulo M.. Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade, 2016.  Dissertação (Educação) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
2. Faria, Paulo M.. Processador de texto: um suporte para a aprendizagem da escrita, 2015.  Dissertação (Educação) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Participação em diversos júris para admissão de professores , 2007.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Faria, Paulo M.. Casa das linguagens 2.
2. Faria, Paulo M.. Casa das linguagens 3.
3. Faria, Paulo M.. Casa das Linguagens 4.
4. Faria, Paulo M.. Casa das Linguagens 1, de 2005/09/01 até 2009/09/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Agrupamento de Escolas DE Vila Cova - Barcelos.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
39

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
19
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
56

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
56

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
1


Total
Dados complementares
(Additional data)
7

Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
2
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Outras informações relevantes
Paulo M.
Faria é licenciado em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa (1993).
Foi professor de latim e leccionou língua portuguesa até 2010.
Concluiu o mestrado em Literatura Portuguesa na Universidade do Minho (2005) e possui um Diploma de Estudo Avançados na área das Políticas Educativas pela Universidade de Salamanca (2007) .
É formador acreditado pelo CCFCP na área da língua portuguesa e das tecnologias digitais.
Presentemente, é doutorando na área das Ciências da Educação – especialidade Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde desenvolve a sua investigação na área da formação de professores para a inovação no âmbito das multiliteracias.
Ao mesmo tempo leciona as unidadades curriculares de tecnologias de informação e comunicação na prática profissional e prática supervisionada aos mestrados via ensino desta universidade.
Tem participados em eventos cientíificos em Portugal e no estrangeiro, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas.
É investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Paulo M.
Faria PhD Student em Tecnologia Educativa Educational Technology PhD Student Instituto de Educação - Universidade do Minho Institute of Education - University of Minho CIEd- Centro de Investigação em Educação Centre for Research in Education.


Visualizações do curriculum [ 1840 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-12-2019 às 10:39:30
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis