Curriculum Vitae

Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro Trigo

Data da última atualização »Last update : 29/01/2015


Doutorada em Ciências da Educação - Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 2012. É Assistente Regente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa desde 2004.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7762638172011887


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro Trigo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Trigo, L.
Categoria profissional
Position
Assistente Regente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Educação e psicologia
Rua Diogo Botelho, 1327
4169--005 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226196200Extensão: 151
Fax: (+351)226107454
Correio electrónico: lrtrigo@porto.ucp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012 Doutoramento
Phd
Ciências da Educação.
Universidade do Minho, Portugal.

2002 Mestrado
Master degree
Psicologia.
Universidade do Porto, Portugal.

1997 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia.
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa
Set/2004-Actual Assistente Regente





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efetivo.
Actual GUIA - Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Membro.
Actual Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Outros (especifique).
Membro integrado.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Trigo, Luísa. 2014. Entre o estudante, o aprender e o estudar no século XXI: Desafios para professores, alunos, psicólogos e famílias.  In Cordenação, Supervisão e Liderança: Escola, projetos e aprendizagens, ed. Machado, J. & Alves, J. M. (Coord.). , 68 - 84. . Porto: Universidade Católica Editora.
2. Trigo, Luísa; Negrão, Mariana; Barbosa, Mariana. 2014. Intervenção com crianças e jovens em acolhimento institucional: Da teoria à prática.  In Clínica Universitária de Psicologia: Contributos para a prática psicológica, 83 - 113. . Porto: Universidade Católica Editora.
3. Trigo, Luísa. 2010. Irmãos: (In)separáveis.  In Aprender a educar - Guia para pais e educadores, ed. Luísa Campos & Lurdes Veríssimo (Org.), 59 - 76. ISBN: 978-989-8151-16-2. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
4. Trigo, Luísa; Alberto, Isabel. 2010. As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: Risco e/ou oportunidade?.  In Intervenção com crianças, jovens e famílias, ed. Ana Tomás de Almeida & Natália Fernandes (Ed.), 125 - 143. . Coimbra: Almedina.
5. Ferreira, Pedro; Ribeiro, Luísa; Menezes, Isabel. 2003. The political development of adolescents: The impact of family background and opportunities for participation in and out-of-school, and the implications for citizenship education projects.  In A Europe of many cultures, ed. A. Ross, 341 - 346. . London: CiCe.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Rosário, Pedro; Núñez, José C; Trigo, Luisa; Guimarães, Carina; Fernández, Estrella; Cerezo, Rebeca; Fuentes, Sonia; Orellana, Marcela; Santibáñez, América; Fulano, Celso; Ferreira, Ângelo; Figueiredo, Mirela. 2014. "Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain", Higher Education Research & Development, 33: 1 - 15.
2. Alves, José M; Palmeirão, Cristina; Trigo, Luísa; Cabral, Ilídia. 2014. "A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: A visão dos alunos", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 14: 1 - 37.
3. Alves, José M; Melo, Ana L; Trigo, Luísa; Vieira, Ilídia. 2012. "Formação de professores no ensino superior: ecos de um modelo de formação pedagógica numa universidade portuguesa", Revista de Educação, Ciência e Cultura 17, 1: 107 - 122.
4. Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Trigo, Luísa; Suárez, Natalia; Fernández, Estrella; Tuero-Herrero, Ellián. 2011. "Uso de diarios de tareas para casa en el inglés como lengua extranjera: Evaluación de pros y contras en el aprendizaje autorregulado y rendimiento. ", Psicothema 23, 4: 681 - 687.
5. Rosário, Pedro; Núñez, José C; González-Pienda, Julio; Valle, Antonio; Trigo, Luísa; Guimarães, Carina. 2010. "Enhancing self-regulation and approaches to learning in first-year college students: a narrative-based programme assessed in the Iberian Peninsula", European Journal of Psychology of Education 25, 4: 411 - 428.
6. Silva, Marianela S; Trigo, Luísa; Fonseca, António. 2010. " Influência da participação em atividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais", Revista Portuguesa de Investigação Educacional 9, 1: 105 - 123.
7. Trigo, Luísa; Menezes, Isabel. 2007. "Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância", Revista Portuguesa de Investigação Educacional 6, 1: 85 - 109.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Trigo, Luísa; Ramalho, Sofia; Baldaque, Margarida R; Cabral, Ana; Dias, Teresa; Quintas, Rita; Sequeira, Cristiana; Cabral, Leonor; Cunha, Rosário. 2014. "Ensinar e aprender no século XXI: Um olhar sobre as preocupações relatadas por professores", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, In IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa.
2. Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Núñez, José C; González-Pienda, Julio; Guimarães, Carina; Trigo, Luísa. 2008. "Promoting First Year Learning Strategies through Instructional Narratives: a Portuguese experience", Trabalho apresentado em ICET 53rd World Assembly, In Actas do ICET 53rd World Assembly, Braga.



Relatório de investigação
Technical report
1. Trigo, L.; Seabra, Daniela. Relatório de avaliação do interesse numa licenciatura de duplo grau. Análise dos dados de um grupo de discussão focalizada com pais e encarregados de educação de estudantes do ensino secundário,2014.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Miguel dos Santos Patrício Peixoto, Contributos dos conteúdos e das práticas curriculares da Educação Moral e Religiosa Católica para o desenvolvimento integral dos alunos, 2017. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Inês Soares da Rocha, Autorregulação da aprendizagem em adolescentes em acolhimento institucional: Implementação e avaliação de um projeto de tutoria autorregulatória , 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Catarina Isabel Moura de Oliveira, Autorregulação da aprendizagem e variáveis académicas em contexto de acolhimento institucional , 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Anabela Cristina Mendes Gonçalves, Ensinar e aprender Matemática: Refletindo sobre um percurso, em busca de novos horizontes, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
4. Célia Maria da Costa Estrada, O ensino tradicional e o ensino atual, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
5. Maria Luísa de Moura Leitão Marques, Pensar o aprender e o ensinar: Da reflexão à filosofia da ação, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
6. Joana Martins Castro Malheiro, Competências sociais e emocionais em contexto de acolhimento institucional: Implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
7. Anabela Leite Alves, Refletir no passado preparando o futuro, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
8. Diana Maria Silva Chaves de Almeida, Autorregulação da aprendizagem no domínio da História: Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
9. Margarida Isabel Colaço de Faria, Estágio e supervisão, que relações?, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
10. Aida Maria Pereira Antunes, "Isto de ser professor!..." - A arte de envolver os alunos nas suas aprendizagens, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
11. João António Fernandes Vieira, Refletir na ação para melhorar o ensino e a aprendizagem, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
12. Maria Leonor Pereira Coutinho Ferreira Cabral, Contributos da universidade para a promoção do potencial empreendedor dos estudantes, 2012. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
13. Ana Cláudia das Dores, Promoção do desenvolvimento de competências emocionais: Um programa de intervenção no pré-escolar, 2011. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
14. Cristina Alexandra de Azevedo Sousa Cruz, O processo de ensino-aprendizagem no 1º ano da universidade - Congruência entre as ideias ensinadas pelo professor e as ideias aprendidas pelo aluno, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
15. Marianela da Fonseca Oliveira Santos Silva , Influência do envolvimento em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais: Estudo de caso junto de um grupo de estudantes voluntários de uma instituição de ensino superior pública, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
16. Raquel Ferreira Pinto Tavares, Estudar o estudar: Impacto de um programa de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem no 12.º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
17. Inês Salgueiro Basto Moreira, O processo de ensino-aprendizagem no 1.º ano da universidade: O papel do questionamento na sala de aula, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
18. Ana Doroteia Barbosa Moreira, Abordagens à aprendizagem em alunos do 1.º ano do ensino superior: Variáveis pessoais, sociais e académicas, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
19. Patrícia Alexandra Brochado Costa, Auto-regulação da aprendizagem em alunos do 1.º ano do ensino superior, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
20. Ana Filipa Teiga Mano Coelho, Auto-regulação da aprendizagem: Um programa de intervenção no pré-escolar, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da Cunha, Caracterização dos perfis de inteligências múltiplas de alunos dos 5.º, 7.º e 9.º anos de escolaridade e sua utilidade para o processo de ensino-aprendizagem, na perspetiva de professores, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Carolina Chaves, Adolescentes em acolhimento institucional: Perceções, significados e participação no processo judicial, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Bruno Ricardo Correia da Silva, Programa Estuda +: Contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
4. Maria Joana Vila Verde de Carvalho, Conceções de aprendizagem e (in)sucesso escolar de crianças e jovens em acolhimento institucional, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Trigo, Luísa; Dias, Pedro; Alves, José Matias; Baptista, Isabel; Lagarto, José; Barreto, Maria Antónia; Amorim, José Pedro. Participação no júri de Príncipe Lino Uataia . Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de Inclusão Social, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.


Mestrado
Master degree
1. Trigo, Luísa; Campos, Luísa; Cunha, Liliana. Participação no júri de Luísa Albuquerque Almeida. Trabalho em Call Center e Vínculo Contratual, 2014.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa.
2. Trigo, Luísa; Gonçalves, Carlos; Torres, Sandra. Participação no júri de Gabriela Barbosa Gomes Longo. Psicólogo na comunidade: Sentido, orientações e práticas, 2014.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
3. Trigo, Luísa; Palmeirão, Cristina; Veríssimo, Lurdes. Participação no júri de Miguel Pontes Moreno. Fatores de risco e fatores protetores na delinquência juvenil: O papel do envolvimento escolar, 2014.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa.
4. Trigo, Luísa; Marques Teixeira, João; Duarte, Cidália; Gonçalves, Carlos; Carvalho, Helena. Participação no júri de Daniela Camarinha Vieira da Costa. Vivências, significados e desafios desenvolvimentistas do estágio curricular em Psicologia: Estudo exploratório com estagiários da FPCEUP, 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
5. Trigo, Luísa; Veríssimo, Lurdes; Palmeirão, Cristina. Participação no júri de Miriam Emanuel Varandas Marques . Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar , 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa.
6. Trigo, Luísa; Cunha, Liliana; Lima, Vânia S.. Participação no júri de Ana Raquel Gomes dos Reis Ferreira de Sousa . Formas emergentes de trabalho e emprego: O caso do duplo-emprego , 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa.
7. Trigo, Luísa; Vasconcelos e Sousa, Gonçalo; Veríssimo, Lurdes. Participação no júri de Katerina Mikusova . Impacto das crenças de autoeficácia no desempenho dos alunos de música , 2013.  Dissertação (Ensino da Música) - Universidade Católica Portuguesa.
8. Trigo, Luísa; Rosário, Pedro; Martins, Carla. Participação no júri de Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira . Estudantes não-tradicionais na Universidade: Um modelo explicativo a intenção de continuar a estudar , 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Trigo, Luísa; Alves, José Matias; Veríssimo, Lurdes. Participação no júri de Daniela Gomes Cardoso de Sá Cachada. O insucesso na disciplina de Português no ensino secundário, 2013. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
14

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2

Total
Produção técnica
Technical production
1

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
35

Orientações
Orientations
25
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
10


Visualizações do curriculum [ 3744 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 08-12-2019 às 10:02:45
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis