Curriculum Vitae

Carlos Miguel de Jesus Manique da Silva

Data da última atualização »Last update : 12/01/2019


Carlos Manique da Silva é doutorado em Ciências da Educação, especialização em História da Educação, pela Universidade de Lisboa (2008). Em 2011 concluiu na Universidade do Porto um pós-doutoramento na mesma área. É investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Publicou 25 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos, possui 10 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 3 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: arquitetura escolar, circulação do conhecimento pedagógico, ensino mútuo, escola graduada e descentralização do ensino.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5351601208842414


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carlos Miguel de Jesus Manique da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silva, Carlos Manique da
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Educação
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: cjsilva@ie.ul.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2008 Doutoramento
Phd
Doutoramento em ciências da educação, especialização em História da Educaçã.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1997-2001 Mestrado
Master degree
Mestrado em História da Educação (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
História, Variante Arte (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2008-2011 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
3 anos » years. Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Jan/2000-Actual Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-
Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
Referência do projeto»Project reference: FCT.

2009-2012
Casa Pia de Lisboa (1780-1960): Laboratório da Modernidade Educativa em Portugal
Referência do projeto»Project reference: FCT.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
1999-2003
Liceus de Portugal: Histórias, Arquivos e Memórias
Referência do projeto»Project reference: Praxis XXI (História).






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1990 Dia do Estudante , Secretaria Regional da Juventude e Recursos Humanos (Região Autónoma dos Açores).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Fev/2015 - Actual Associação de História da Educação de Portugal, Membro fundador.
Secretário.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Silva, Carlos M.. 2018. Descentralização Educativa no Concelho de Mafra. A Ação da Junta Escolar (1881-1892). ed. 1. Mafra: Mar de Letras Editora.
2. Silva, Carlos M.. 2018. A Experiência das Juntas Escolares no Concelho de Mafra. Finais do Século XIX - I República. ed. 1. Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Biblioteca Digital.
3. Silva, Carlos M.; Peres, Marília; Branco, Margaria; Brás, Paula. 2014. A Criança / Jovem com Necessidades Educativas Especiais: conhecer para agir. ed. 0. Mafra: Escola Secundária José Saramago-Mafra.
4. Silva, Carlos M.. 2010. Publicações Periódicas do Ministério da Educação. Repertório Analítico (1861-2009). ed. 1. Porto: Biblioteca Digital da Universidade do Porto.
5. Silva, Carlos M.. 2002. Sintra. Escolas e Memória. ed. 1. Sintra: Santa Casa da Misericórdia de Sintra.
6. Silva, Carlos M.. 2002. Escolas Belas ou Espaços Sãos? Uma Análise Histórica sobre a Arquitectura Escolar Portuguesa (1860-1920). ed. 11. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Silva, Carlos M.. 2018. Um símbolo da vontade republicana de reformar o ensino normal: o edifício da Escola Normal Primária de Lisboa.  In O Edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 Anos a Formar Professores (1916-2016). Ciclo de Conferências, 19 - 36. . Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
2. Silva, Carlos M.. 2018. Imprensa de Educação e Ensino Tutelada pela Administração Educativa Regional Portuguesa (Anos de 1980-1990).  In La Prensa Pedagógica de los Profesores, 491 - 502. . Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca.
3. Silva, Carlos M.. 2015. Adopting Different Teaching Systems. Data from the Portuguese Extraordinary Inspection of 1875.  In Classroom Struggle. Organizing Elementary School Teaching in the 19th Century, ed. Marcelo Caruso, 253 - 273. ISBN: 978-3-631-62925-3. Frankfurt: Peter Lang.
4. Silva, Carlos M.. 2015. Escolas, Higiene e Pedagogia: espaços desenhados para o ensino em Portugal (1860-1920).  In Educação e Património Cultural. Escolas, Objetos e Práticas, 93 - 117. . Lisboa: Edições Colibri / Instituto de Educação.
5. Silva, Carlos M.. 2015. O estudo dos espaços escolares: balanço da investigação científica portuguesa (2005-2014).  In História da Educação. Fundamentos Teóricos e Metodologias de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014) , 131 - 147. . Porto: CITCEM.
6. Silva, Carlos M.. 2014. Circulating the Monitorial System of Education. The Portuguese Teacher Alexandre Luís da Cunha in the Atlantic World.  In Zirkulation und Transformation. Pädagogische Grenzüberschreitungen in Historischer Perspektive, ed. Marcelo Caruso; Thomas Koinzer; Christine Mayer; Karin Priem, 177 - 190. . Colónia (Alemanha): Böhlau.
7. Silva, Carlos M.. 2012. O Ensino Primário Superior em Sintra (1919-1926).  In O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui: revisitando a primeira reforma republicana do ensino infantil, primário e normal, 63 - 78. . Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
8. Silva, Carlos M.. 2011. O papel dos materiais impressos na internacionalização do ensino mútuo: duas traduções portuguesas da obra «Sistema Britânico de Educação», de Joseph Lancaster.  In Influencias Inglesas en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010), 629 - 639. . Salamanca: Hergar Ediciones Antema y Alex.
9. Silva, Carlos M.. 2009. A organização do espaço nas primeiras escolas graduadas (décadas de 1870-1880).  In As escolas conde de Ferreira - Marco histórico da Instrução Pública em Portugal, 87 - 96. . Sesimbra: Assembleia Municipal de Sesimbra.
10. Silva, Carlos M. J. M.. 2003. Liceu Camões.  In Liceus de Portugal: Histórias, Arquivos e Memórias, 405 - 423. . Lisboa: ASA.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Silva, Carlos M.; Ribeiro, Cláudia. 2018. "A apropriação do espaço escolar pelo projeto pedagógico: o caso da Escola da Ponte (Portugal)", Educação Pesquisa 44, S/N: 1 - 18.
2. Manique da S. C. 2017. "Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844) ", Historia y Memoria de la Educaci?n 0, 6: 459 - 485.
3. da Silva, C. M. 2017. "A afirmação da inspeção escolar no quadro da Reforma de António Rodrigues Sampaio", Cadernos de História da Educação 16, 2: 374 - 386.
4. Silva, Carlos M.. 2017. "Dificuldades iniciais do processo de modernização pedagógica no Município de Lisboa: a reprovação nas primeiras classes das escolas centrais ou graduadas (anos de 1880)", Currículo sem Fronteiras 17, 1: 60 - 74.
5. Manique da S. C. 2016. "Dificuldades organizacionais nas primeiras escolas graduadas da cidade de Lisboa (segunda metade do século xix)", Espacio, Tiempo y Educación 3, 2: 403 - 425.
6. Silva, Carlos M.. 2016. "A Primeira República Recria o Ministério da Instrução Pública: um esforço de aproximação aos sistemas escolares europeus", História da Educação 20, 50: 367 - 381.
7. Silva, Carlos M.. 2015. "School military education and the construction of a national identity in Portugal in the passage from the 19th to the 20th century Joaquim", History of Education & Children's Literature, 1: 339 - 359.
8. Silva, Carlos M.. 2015. "A Reforma de Rodrigues Sampaio e a Definição da Rede Escolar no Município de Arruda dos Vinhos - Municipalismo", Interacções 11, 35: 26 - 40.
9. Silva, Carlos M.. 2013. "Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino mútuo", Revista Profissão Docente 13, 28: 42 - 54.
10. Silva, Carlos M.. 2013. "Notícia sumária sobre as instituições escolares da Suíça (1911)", História da Educação 17, 41: 235 - 249.
11. Silva, Carlos M.. 2013. "Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa", Educar em Revista, 49: 83 - 102.
12. Silva, Carlos M.. 2013. "O tema dos "modos de ensino" nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920)", Revista Brasileira de História da Educação 13, 3 (33): 235 - 256.
13. Silva, Carlos M.. 2012. "A expressão da Reforma de António Rodrigues Sampaio no município de Lisboa ou a afirmação de um "governo dos assuntos educacionais"", Educação e Filosofia 26, 52: 449 - 464.
14. Silva, Carlos M.. 2012. "O modelo de escola graduada e a expansão da rede escolar no município de Lisboa (1881-1892)", Revista Brasileira de História da Educação  12, 2 (29): 15 - 44.
15. Silva, Carlos M.. 2011. "Projetos de escolas primárias do arquiteto Raul Lino durante a I República portuguesa", Revista Linhas 12, 1: 33 - 50.
16. Silva, Carlos M.. 2011. "As reformas do ensino na Casa Pia de Lisboa ou a primeira imagem da escola primária moderna (anos de 1860-1870)", Historia de la Educación, 30: 241 - 262.
17. Silva, Carlos M.. 2010. "A apropriação de um modelo educacional: o ensino mútuo no Funchal nas primeiras décadas de Oitocentos", Linhas 11, 2: 68 - 84.
18. Silva, Carlos M.. 2010. "Um desígnio da Reforma de António Rodrigues Sampaio: as conferências pedagógicas dos anos de 1880", História e Perspectivas 23, 43: 303 - 323.
19. Silva, Carlos M.. 2009. "A experiência do ensino mútuo na Casa Pia de Lisboa (1820-1859)", Cadernos de História da Educação 8, 1: 85 - 101.
20. Silva, Carlos M. J. M.. 2002. ""Peregrinando, doutrinando e combatendo": correspondência inédita de António Feliciano de Castilho, paladino da instrução pública ", Revista de Educação 11, 1: 183 - 194.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Silva, Carlos M.. 2014. "O referente brasileiro nos periódicos oficiais de educação e ensino (1920-1930): a possibilidade de uma "pedagogia diferente"?", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, Curitiba.
2. Silva, Carlos M.. 2012. "A glorificação dos valores da natureza e da vida rural na revista Escola Portuguesa: interpretando imagens fotográficas", Trabalho apresentado em IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços & patrimónios escolares, Lisboa.
3. Silva, Carlos M.. 2010. "Pensamento e acção de Teófilo Ferreira em defesa da instrução primária em Portugal no final de Oitocentos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In Atas do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, S. Luís do Maranhão.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Silva, Carlos M.. 2018. "Discursos proferidos pelo rei D. Pedro V nas sessões solenes de atribuição de prémios na Escola Real de Mafra (1858-1860)", História da Educação 22, 56: 254 - 264.
2. Silva, Carlos M.. 2009. "Da vontade unificadora do Estado à adaptação da escola pública às realidades locais: o papel dos governadores civis e dos comissários dos estudos (anos de 1840-1860)", História 10, 1: 151 - 160.
3. Silva, Carlos M.. 2009. "Alfredo Júlio de Brito Freire (1835-1925?)", Correio da Educação, 344: s.p. - s.p..
4. Silva, Carlos M.. 2008. "Filipe António Jorge: um educador de Mafra", Boletim Cultural 2007, 1: 745 - 748.
5. Silva, Carlos M. J. M.. 2005. "A ideia de 'casa da escola' no século XIX português", História 6, 1: 291 - 312.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Silva, Carlos M.. 2016. "A organização das 1.as classes as escolas graduadas de Lisboa: esforços para melhorar o rendimento escolar e a progressão nos estudos (anos de 1880)", Trabalho apresentado em XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira, Porto.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Silva, Carlos M.. 2013. "Educação e Ensino. Publicações". Lisboa: Assembleia da República.
Entrada do Dicionário de História da I República e do Republicanismo, coordenado por Fernanda Rollo.



Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Silva, Carlos M.. A produção da escola moderna, 2011 (Especialização), promovido por Universidade Estadual de S. Paulo Júlio de Mesquita Filho.
Duração: 20 dias. Local: Estado de São Paulo, Cidade: Araraquara, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Silva, Carlos M.. Cem Anos de Ministério da Educação. Génese. Sentido. Evolução,2013 (Encontro / Organização).
2. Silva, Carlos M.. O homem vale sobretudo pela educação que possui. Revisitando a primeira reforma republicana do ensino infantil, primário e normal,2011 (Encontro).





Dados Complementares (Additional data)


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Silva, Carlos Manique da. Participação no júri de Rita Cássia Pacheco Gonçalves. Arquitetura flexível e pedagogia ativa: um (des) encontro nas escolas de espaços abertos, 2011. Tese (Doutoramento em ciências da educação, especialização em História da Educaçã) - Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Silva, Carlos Manique da. Participação no júri de Susana Sofia Freitas Gomes. O ensino experimental das ciências na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2012.  Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Instituto Piaget.
2. Silva, Carlos Manique da. Participação no júri de Ana Serrano Estorninho. A importância da literatura infantil até ao final do 1.º ciclo do ensino básico, 2012.  Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Instituto Piaget.
3. Silva, Carlos Manique da. Participação no júri de Maria João Gaivoto. Das estruturas horizontais do cálculo ao algoritmo - uma perspetiva, 2012.  Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Instituto Piaget.
4. Silva, Carlos Manique da. Participação no júri de Maria José Fernandes Pimenta Peguicha. A motivação para a leitura e para a escrita em pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, 2012.  Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Instituto Piaget.
5. Silva, Carlos Manique da. Participação no júri de Maria Antonieta Vieira Freitas da Silva. A Escola Rosa Peixoto: Memória de um Espaço do Ensino Técnico (1942-1951), 2009.  Dissertação (História da Educação) - Universidade do Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Relator
Participation as Commentator
1. “Escolas, higiene e pedagogia: espaços desenhados para o ensino em Portugal (1860-1920)”, 2013 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. A I República recria o Ministério da Instrução Pública: um esforço de aproximação aos sistemas escolares europeus , 2013 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Cem Anos de Ministério da Educação. Génese. Sentido. Evolução; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
2. An historical overview on the Portuguese Ministry of Education periodicals (1861-2009) or the constitution of an analytical repertoire, 2012 (Conferência).
Nome do evento: International Standing Conference for the History of Education; Cidade do evento: Genebra / Suiça.
3. A política educativa do Município de Lisboa e o modelo de escola graduada ou central (1873-1892) , 2009 (Outra).
Nome do evento: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americano; Nome da Instituição: Sociedade Brasileira de História da Educação; Cidade do evento: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro (Brasil).



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Silva, Carlos Manique da. Educação e Fronteiras, desde 2011/08/04, Função ou tipo de participação: Conselho científico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
46

Livros e capítulos
Books and book chapters
16
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
6
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
10
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
25
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
20
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
3

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
3

Total
Dados complementares
(Additional data)
11

Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
6
Participação em Eventos
Event participation
4
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Outras informações relevantes
Professor na Universidade de Oviedo, Faculdade de Formação do Professorado e Educação, ao abrigo do Programa Leonardo da Vinci, de 20 a 31 de outubro de 2014.


Visualizações do curriculum [ 2150 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-12-2019 às 12:07:44
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis