Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
05/12/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira |
Categoria profissional
Position |
Outra Situação |
Endereço profissional
Professional address |
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Rua 13 de Maio Ronfe 4805-374 Guimarães Portugal Correio electrónico: helena.azevedo@aepas.org |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005-2008 |
Mestrado Master degree |
Psicologia Escolar
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1999-2004 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
Aspetos deontológicos e práticos dos relatórios de avaliação psicológica.
Ordem dos Psicólogos Portugueses,
Portugal.
|
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
Avaliação do sucesso académico: um processo a integrar na rotina avaliativa.
Centro de Formação Leonardo Coimbra,
Portugal.
|
2014-2014 |
Curso de curta duração Short course |
Avaliação do sucesso académico: um processo a integrar na rotina avaliativa.
Centro de Formação Leonardo Coimbra,
Portugal.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
O Modelo psicossocial na avaliação das Necessidades Educativas Especiais.
Centro de Formação Francisco de Holanda,
Portugal.
|
2008-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Avançado em Análise de Dados Longitudinais.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Orientação Escolar e Profissional.
Psinvicta Psicologia e Formação,
Portugal.
|
2005-2005 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Dificuldades de aprendizagem.
Psifactor Recursos Humanos,
Portugal.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formação em SPSS.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar |
Out/2014-Actual |
Outra Situação |
Fev/2014-Jul/2017 |
Assistente 1º triénio |
Jan/2014-Dez/2016 |
Outra Situação |
Agrupamento de Escolas de Pevidém/Agrupamento de Escolas Prof Abel Salazar |
Out/2013-Ago/2014 |
Outra Situação |
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar |
Out/2007-Ago/2013 |
Outra Situação |
Abr/2007-Dez/2007 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Out/2006-Jun/2007 |
Assistente 1º triénio |
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar |
Out/2004-Ago/2006 |
Outra Situação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2014-2016 Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de
aprendizagem da leitura
|
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, A.; Choupina, C.; Santos, Sandra; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, Carla; Ferreira, A.; Costa, L.; Azevedo, H.; Carvalho, M.; Freitas, Tânia; Sousa, Séli C; Cruz, J.; Fernandes, I.; Cosme, M. C; Rodrigues, B.. 2016. Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1. Maia: Lusoinfo.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, A.; Choupina, C.; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, Carla; Azevedo, H.; Viana, Fernanda L. 2017. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender" na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura:
um estudo de caso", Calidoscópio 15, 1: 30 - 44.
|
|
|
|
2. |
Azevedo, H.; Ribeiro, I.. 2012. "Descrição e avaliação dos efeitos do programa "Ler e escrever para aprender"", Psicologia, Educação e Cultura, XVI, 1: 205 - 230. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Cruz, J.; Ribeiro, I.; Viana, F. L; Azevedo, H.. 2012. "A leitura de histórias: qualidade das interações entre pais e filhos", Revista Diversidades, 36: 16 - 19. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, A.; Azevedo, H.; Choupina, C.; Cadime, I.; Silva, Carla; Ferreira, A.; Costa, L.; Brandão, S.; Carvalho, M.; Freitas, Tânia; Sousa, Séli C; Cruz, J.; Fernandes, I.; Cosme, M. C; Rodrigues, B.. Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação). |
2. |
Azevedo, H.; Ribeiro, I.. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura: Trajetórias de (In)sucesso na Leitura no 1.º Ano de Escolaridade,I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar,V. N. Famalicão,2016 (Comunicação). |
3. |
Carvalho, M.; Azevedo, H.. Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação). |
4. |
Azevedo, H.. Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar: o exemplo do projeto Ser Escola,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Poster). |
5. |
Azevedo, H.. À procura do sucesso escolar,Seminário Avaliação das aprendizagens: da investigação às práticas,Braga,2016 (Comunicação). |
6. |
Azevedo, H.; Ribeiro, I.; Viana, F. L. “Ouvir, falar, ler e escrever: intervenção nas dificuldades de aprendizagem na leitura,XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,2015 (Comunicação). |
7. |
Ribeiro, I.; Viana, F. L; Fernandes, I.; Azevedo, H.; Brandão, Sara; Sousa, Séli C; Silva, C.; Ferreira, A.. Avaliação do projeto “Ainda estou a aprender”: a perspetiva dos professores,V SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Lecce, Itália,2015 (Poster). |
8. |
Neves, L.; Azevedo, H.. Práticas de avaliação e apoio psicopedagógico em context escolar,2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura,2015 (Comunicação). |
9. |
Azevedo, H.; Sousa, A.. Correntes de leitura: ler mais e melhor. Projeto de promoção da fluência de leitura,2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura,2015 (Poster). |
10. |
Ribeiro, I.; Viana, F. L; Baptista, A.; Choupina, C.; Azevedo, H.; Santos, Sandra; Cadime, I.; Freitas, Tânia; Cruz, J.. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. ,2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura,2015 (Comunicação). |
11. |
Ribeiro, I.; Viana, F. L; Baptista, A.; Choupina, C.; Azevedo, H.; Santos, Sandra; Cadime, I.; Cruz, J.. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities,17th European Conference on Developmental Psychology,2015 (Poster). |
12. |
Cruz, J.; Viana, F. L; Ribeiro, I.; Brandão, Sara; Azevedo, H.. Family literacy and children's literacy development,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |
13. |
Azevedo, H.; Ribeiro, I.. Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e de escrita,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
|
14. |
Azevedo, H.; Ribeiro, I.. Caracterização de um programa de Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação).
|
15. |
Ribeiro, I.; Cruz, J.; Cadime, I.; Azevedo, H.; Gonçalves, Teresa. Homework and math achievement,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster). |
16. |
Cruz, J.; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Azevedo, H.; Gonçalves, Teresa. Homework and self regulation assessment,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster). |
17. |
Azevedo, H.; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Gonçalves, Teresa; Cruz, J.. Characterization of a program of intervention in the early difficulties in learning to read/write,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster).
|
18. |
Gonçalves, Teresa; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Azevedo, H.; Cruz, J.. Peer tutoring: a program assessment,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster). |
19. |
Azevedo, H.; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Gonçalves, Teresa; Cruz, J.. Early difficulties of learning to read and write: characterization of skills and evaluation of the effect of program of intervention,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster).
|
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Azevedo, H.. Indisciplina(s) na escola: para uma prática integrada e sustentada de intervenção, 2017 (Outra). |
2. |
Azevedo, H.. Conferência temática PNPSE 2017 "Ensinar a ler e escrever no século XXI: Como fomentar trajetórias de sucesso", 2017 (Outra), promovido por Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente| Estrutura de Missão do Programa NAcional de Promoção do Sucesso
Escolar. Duração: 5 horas. Local: Escola Secundária de Lousada, Cidade: Lousada, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Azevedo, Helena I. D. O; Carvalho, M.. Modelo multinível de suporte, 2017 (Outra), promovido por CIM do Ave. Duração: 8 horas. Local: Palácio Vila Flor, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Azevedo, Helena I. D. O. Plataforma “Ainda Estou a Aprender”: no trilho da melhoria da aprendizagem da leitura, 2017 (Outra). Duração: 6 horas., Tipo de participação: Docente. |
5. |
Azevedo, H.. Falar, ler e escrever no jardim-de-infância. No trilho da melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar, 2016 (Outra). |
6. |
Azevedo, H.. Indisciplina(s) na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção, 2016 (Outra). |
7. |
Azevedo, H.; Carvalho, M.. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita: operacionalização, avaliação e intervenção, 2015 (Outra). |
8. |
Azevedo, H.; Carvalho, M.. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita: operacionalização, avaliação e intervenção, 2015 (Outra). Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
9. |
Azevedo, H.. A arte de educar na educação de infância, 2015 (Outra).Tipo de participação: Docente. |
10. |
Azevedo, H.; Carvalho, M.. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita: operacionalização, avaliação e intervenção, 2015 (Outra). |
11. |
Azevedo, H.. Compreensão leitora: desenvolvimento e implementação de estratégias em sala de aula, 2013 (Outra), promovido por Centro de Formação Francisco de Holanda. Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
12. |
Azevedo, H.. Programa Regional de Educação Sexual em Saúde escolar (PRESSE), 2012 (Outra), promovido por Centro de Formação Francisco de Holanda. Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
13. |
Azevedo, H.. Compreensão leitora: desenvolvimento e implementação de estratégias em sala de aula, 2012 (Outra), promovido por Centro de Formação Francisco de Holanda. Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Azevedo, H.. 1.ªas Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Congresso). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão Técnica de Admissão ao processo de equiparação da Especialidade de Psicologia da Educação, 2016, Ordem dos Psicólogos Portugueses. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
4 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Produção técnica Technical production |
33 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
33 |
Dados complementares (Additional data) |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1792
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
05-02-2020
às
00:08:35
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|