Lógica e Raciocínio Matemático: revisão dos conteúdos do 10.º ano. Aplicações para a Sala de Aula
Objetivos
Realçam-se os seguintes objetivos:
- Conhecer, manejar e explorar as operações lógicas e suas propriedades
- Compreender as equivalências lógicas de proposições, quer através de tabelas de verdade, quer através do uso das propriedades das proposições
- Sensibilizar os formandos para as vantagens provenientes de um domínio de excelência sobre a Lógica Bivalente e a Teoria dos Conjuntos
- Compreender as relações entre operações lógicas sobre condições e operações sobre os conjuntos que as definem
- Conhecer diferentes métodos de demonstração que têm por base o raciocínio lógico
- Reconhecer a importância da Lógica e das suas aplicações
Conteúdos programáticos
- Proposições
- Proposições e valores lógicos
- Operações lógicas com proposições
- Prioridades das operações lógicas
- Propriedades das operações lógicas
- Lógica, circuitos elétricos e portas lógicas
- Resolução de problemas envolvendo operações lógicas e suas propriedades
- Teoria de Conjuntos
- Expressões proposicionais ou condições
- Quantificadores: universal e existencial
- Segundas leis de De Morgan
- Conjuntos definidos por condições
- Operações sobre conjuntos
- Relação entre operações lógicas sobre condições e operações sobre os conjuntos que as definem
- Resolução de problemas envolvendo operações sobre condições e sobre conjuntos
- Técnicas de demonstração
- Avaliação
Metodologia de realização da ação
Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-prática. Os formandos terão oportunidade de resolver os exercícios propostos e esclarecer possíveis dúvidas sobre os conteúdos lecionados ou outros conteúdos relacionados.
Bibliografia
- Expoente10 – Matemática A, Daniela Raposo e Luzia Gomes, ASA.
- Máximo10 – Matemática A, Maria Augusta Ferreira Neves, Luís Guerreiro, António Pinto Silva, Porto Editora.
- Dimensões – Matemática A, Cristina Negra, Emanuel Martinho, Helder Martins, Santillana.
- Metas curriculares para o ensino secundário – Matemática A, Caderno de Apoio 10º Ano, António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Luísa Loura, Maria Clementina Timóteo.