Sílvia Gonçalves Alves
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
14/09/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sílvia Gonçalves Alves |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Alves, Sílvia |
Categoria profissional
Position |
Outra Situação |
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto Unidade Técnico-Científica de Educação Especial - UAEI Rua Dr. Roberto Frias, nº702 4200-465 Porto Portugal Telefone: (+351)225073460 Fax: (+351)225073464 Correio electrónico: silviaalves@ese.ipp.pt Homepage: www.ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2011-2016 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral em Psicologia
(3 anos » years)
.
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2008-2010 |
Mestrado Master degree |
Reabilitação Psicossocial - Especialização em Perturbação Mental
(2 anos » years)
.
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2002-2006 |
Licenciatura Licentiate degree |
Terapêutica Ocupacional
(4 anos » years)
.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Análise Multivariada de Dados com o Programa SPSS.
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2009-2009 |
Outros Others |
International Classification of Functioning ICF Framework. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Curso SPSS Avançado.
Fundação do Instituto Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2007-2007 |
Outros Others |
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores . Instituto de Artes e Ciências,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Fev/2017-Actual |
Outra Situação |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Out/2008-Actual |
Outra Situação |
Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos |
Jul/2006-Jul/2008 |
Técnico Superior 2ª Classe |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Leccionação da UC Investigação Educacional, do Mestrado Educação Especial: problemas da cognição (36 horas)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Leccionação da Unidade Curricular Necessidades Educativas Especiais, da Licenciatura em Educação Social – curso diurno (30h)
e pós-laboral (30h), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), sob orientação Prof. Jorge
Coelho
- Leccionação na UC Questões Aprofundadas em Educação II, do Mestrado em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
(12h), na ESE-IPP, sob a orientação de Doutora Manuela Sanches Ferreira (em 2011)
- Leccionação na UC Desenvolvimento e Implementação de Programas Educativos em Educação Especial, do Mestrado em Educação Especial:
Multideficiência e Problemas de Cognição (10h), na ESE-IPP, sob orientação de Doutora Manuela Sanches Ferreira (2010-2015)
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Jan/2012-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Reconhecida, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Formadora na Área de Educação Especial (B06) |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Estudo do uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde no sistema educativo - referencial na
avaliação e determinação da elegibilidade dos alunos para os serviços de Educação Especial
|
|
|
2. |
Difusão e Sustentabilidade de Práticas Inclusivas |
|
|
3. |
À Procura de Boas Práticas. Acompanhamento às Unidades de Apoio Especializado para a Educação de alunos com multideficiência
e surdocegueira congénita. Protocolo de Colaboração entre a DREN, a UAEI e 6 Agrupamentos de escolas do Porto
|
|
|
4. |
Tradução, adaptação cultural e validação para a população portuguesa da Support Intensity Scale (SIS) - Protocolo com a American
Association of Intellectual and Developmental Disabilities
|
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2013-2015 Web Health Application for Adhd Monitoring |
Referência do projeto»Project reference: 531244-LLP-2012-IT-KA3MP.
|
2013-2013 Projecto de consultoria à UNICEF Armenia: Special education needs assessment |
Referência do projeto»Project reference: TOR - 0260/A0/04/002/005.
|
2009-2011 Avaliação Nacional da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008 |
Referência do projeto»Project reference: Sem ref..
|
2009-2011 Parents, Teachers and Psychologists collaboration for Dyslexia: Training Programmme for Parents, Teachers and Psychologists
Working with Pupils Affected by Dislexia
|
Referência do projeto»Project reference: LL Programme Grundtvig.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 |
Best Paper Award,
London International Conference on Education.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Alves, Sílvia; Bamidis, Panagiotis; Callahan, A.; Chiazzese, G.; Chifari, A.; Doherty, G.; Janegerber, S.; McGee, C.; Myttas, N.; Nikolaidou, M.; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Sclafani, M.; Seta, L.; Silveira-Maia, Mónica. 2015. WHAAM: A new online service supporting parents and teachers of children with ADHD.. ed. 1. Greece: European Commission. |
|
|
|
2. |
Alves, Sílvia; Bamidis, Panagiotis; Bilbow, A.; Callahan, A.; Chiazzese, G.; Chifari, A.; Doherty, G.; Janegerber, S.; McGee, C.; Myttas, N.; Nikolaidou, M.; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Sclafani, M.; Seta, L.; Silveira-Maia, Mónica. 2013. Web Health Application for Adhd Monitoring Context - Driven Framework. ed. 1. Palermo: CNR - Instituto per le Tecnologie Didattiche.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Simeonsson, Rune J. 2017. The use of the ICF-CY for supporting inclusive practices in education: portuguese and armenian experiences. In An Emerging Approach for Education and Care: implementing a world-wide classification of functioning and disability, ed. S. Castro & O. Palikara, 53 - 70. . London: Routledge. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Parada, Ana. 2017. "Dimensões ambientais e produtos e tecnologias influentes na participação e inclusão de alunos com incapacidade Environmental
Dimensions and Products and Technology that Influence Participation and Inclusion of Students with Disabilities", Educatio Siglo XXI 35, 3: 105 - 128. |
|
|
|
2. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2017. "The use of the ICF-CY for describing dynamic functioning profiles: outcomes of a teacher training program applied in Portugal", International Journal of Inclusive Education, X: X - X. |
|
|
|
3. |
Santos, Miguel A; Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Martins, Susana; Alves, Sílvia. 2016. "A avaliação de necessidades de apoio no desenvolvimento de Planos Individuais de Transição", Exedra: Revista Cientifica ESEC, temático: 110 - 120.
|
|
|
|
4. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2015. "Evaluating implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health in Portugal's special
education law", International Journal of Inclusive Education 19, 5: 457 - 468.
|
|
|
|
5. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Linder, Toni; Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2015. "Portuguese Parents' Perceptions of Transdisciplinary Play-based Assessment", Childhood Education 91, 4: 300 - 306.
|
|
|
|
6. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health, version for Children and Youth (ICF-CY),
in Portuguese special education assessment and eligibility procedures: the professionals’ perceptions", European Journal of Special Needs Education 29, 3: 327 - 343.
|
|
|
|
7. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "How individualised are the Individualised Education Programmes (IEPs): an analysis of the contents and quality of the IEPs
goals", European Journal of Special Needs Education 28, 4: 507 - 520.
|
|
|
|
8. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Tavares, Ana; Pinheiro, Sara. 2013. "Portugal’s special education law: implementing the International Classification of Functioning, Disability and Health in policy
and practice", Disability and Rehabilitation 35, 10: 868 - 873.
|
|
|
|
9. |
Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2012. "The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework on Educational Planning:
Promoting an Environmental Approach. International Journal of Cross-Disciplinary Subjects in Education", International Journal of Cross-Disciplinary Subjects in Education 2, 2: 970 - 977. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, A.; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Gianluca, M.; Seta, L.; Chiazzese, G.. 2015. "The Design of an E-Learning Module Centered in the Use of an Innovative Web Health Application for Attention Deficit Hyperactivity
Disorder Monitoring", Trabalho apresentado em 9th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2015 Proceedings, Madrid. |
|
|
|
2. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2015. "Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support
Needs", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015, Budapest.
|
|
|
|
3. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. 2015. "Monitoring defiant behaviors of children with ADHD through a Web Application: Training for Parents and Educational Professionals
Learning Together", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015 , Budapest.
|
|
|
|
4. |
Lopes-dos-Santos, Pedro; Linder, Toni; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2015. "Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: an Evaluation of its social validity in Portugal", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015, Budapest.
|
|
|
|
5. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2015. "What Challenges Emerge When Promoting Positive Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities?", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015, Budapest.
|
|
|
|
6. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. 2014. "Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto, Porto. |
|
|
|
7. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto.
|
|
|
|
8. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2014. "Effects of a Multiple-Component Disability Awareness Programme on Attitudes of Typically Developing Students Towards Their
Peers with Disabilities", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto.
|
|
|
|
9. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education
Policy and Practice", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, Istambul.
|
|
|
|
10. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2013. "Bringing disability awareness into the general curriculum", Trabalho apresentado em European conference on curriculum studies "Future directions: uncertainty and possibility", In European conference on curriculum studies "Future directions: uncertainty and possibility", Braga.
|
|
|
|
11. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2013. "Measuring Students’ Attitudes Towards Peers With Disabilities Using a Portuguese Version of the CATCH Scale", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research ECER2013, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, Istambul.
|
|
|
|
12. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Espinheira-Rio, Ana; Alves, Sílvia. 2013. "Which Knowledge Domains Are Important in the Work of Educational Sign Language Interpreters: the Perspective of Teachers and
Interpreters", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, ECER2013, In European Conference on Educational Research, ECER2013, Istambul.
|
|
|
|
13. |
Alves, Sílvia. 2013. "Measuring Students’ Attitudes Towards Peers With Disabilities Using a Portuguese Version of the CATCH Scale", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, ECER2013, In European Conference on Educational Research, ECER2013, Istanbul.
|
|
|
|
14. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Lopes-dos-Santos, Pedro; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. 2012. "Transdisciplinary Play-Based Assessment as a Holistic Method to Assess Child Development: an Analysis of Familie’s Satisfaction", Trabalho apresentado em 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, In Proceedings of the 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, Porto. |
|
|
|
15. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A. 2012. "How Individualized are the Individualized Education Plans (IEP): an Analysis of the Contents and Quality of the IEP’s Goals.", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, ECER 2012, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER 2012, Cádiz. |
|
|
|
16. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Ferreira-Alves, Cidália. 2012. "Improving the Use of International Classification of Functioning, Disability and Health to Document Holistic Functioning Profiles:
a Teacher Training Program ", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research ECER2012, In Proocedings of the European Conference on Educational Research, Cádiz.
|
|
|
|
17. |
Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2011. "Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability
and Health (ICF) Framework", Trabalho apresentado em London International Conference on Education, In Proceedings of the London International Conference on Education, Londres. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2016. "Inclusive education in action (phase 2) - empowering teachers developing assessment practice in armenia. Case examples for
European Agency for Special Needs and Inclusive Education". X: European Agency for Special Needs and Inclusive Education.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Alves, Cidália; Mónica, Silveira-Maia. Use of the ICF-CY to describe functioning profiles,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC2015),Lisboa,2015 (Congresso). |
2. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 6 years after the ICF educational use in Portugal,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015),Lisboa,2015 (Comunicação). |
3. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Promoting children's attitudes towards inclusion,8th Inclusive and Supportive Education COngress: Equity and Inclusion in Education, ISEC2015,2015 (Comunicação). |
4. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. Monitoring defiant behaviors of children with ADHD through a Web Application: Training for Parents and Educational Professionals
Learning Together,The European Conference on Educational Research, ECER2015,Budapest,2015 (Comunicação). |
5. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. What Challenges Emerge When Promoting Positive Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities?,What Challenges Emerge When Promoting Positive Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities?,Budapest,2015 (Comunicação). |
6. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A; Lopes-dos-Santos, Pedro. Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support
Needs,Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support
Needs,Buudapest,2015 (Comunicação). |
7. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. The ICF-CY in educational context: the revision process of the assessement toolkit and procedures in Armenia,Comunicação apresentada no âmbito da Reunião Científica Inclusive Education Teacher Preparation Workshop, promovida pela UNICEF,Zurique,2015 (Outra). |
8. |
Lopes-dos-Santos, Pedro; Linder, Toni; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: an Evaluation of its social validity in Portugal,The European Conference on Educational Research, ECER2015,Budapest,2015 (Comunicação). |
9. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. Supporting children with ADHD: THE WHAAM APP,8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015,Lisboa,2015 (Poster). |
10. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Chifari, Antonella; Merlo, Gianluca. Parents, Teachers & Psychologists – Putting all together in supporting children with ADHD – Web Health Application for ADHD
Monitoring,IV Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, ELIES2014 ,2014 (Poster). |
11. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. The Portuguese Special Education Law - From Professionals' Perceptions,Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Comunicação). |
12. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia,ECER2014 – The European Conference on Educational Research,Porto,2014 (Comunicação). |
13. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Parent and Teacher Training - Overall Structure, Methodology, Goals and Contents ,Meeting of the WHAAM Project,Porto,2014 (Comunicação). |
14. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation,ECER2014 – The European Conference on Educational Research,Porto,2014 (Comunicação). |
15. |
Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. Social Validity of a Play-based Approach to Assessment of Young Children,Global Summit on Childhood 2014,Vancouver,2014 (Comunicação). |
16. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Effects of a Multiple-Component Disability Awareness Programme on Attitudes of Typically Developing Students Towards Their
Peers with Disabilities,The European Conference on Educational Research, ECER2014,Porto,2014 (Comunicação). |
17. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Effects of a Multiple-Component Disability Awareness Programme on Attitudes of Typically Developing Students Towards Their
Peers with Disabilities,Congresso Ibérico Entre a Psicologia e a Educação Especial,2014 (Poster). |
18. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Attitudes of Portuguese Students towards Peers with Disabilities,Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Comunicação). |
19. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. Pais, Professores & Psicólogos – “Putting all together” no Apoio a crianças/jovens com PHDA – Web Health Application for ADHD
Monitoring,Congresso Ibérico Entre a Psicologia e a Educação Especial,Porto,2014 (Poster). |
20. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Portugal and Armenia experiences in ICF-CY in educational context Consultancy Project – UNICEF Armenia ,Public Discussion,2013 (Conferência ou palestra). |
21. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Portugal and Armenia experiences in ICF-CY in educational context,Summer Institute – Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium,Porto,2013 (Conferência ou palestra). |
22. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) on the eligibility process for special
education services in Portugal: the role of teacher training,European Teacher Education Network 2013,Hasselt,2013 (Comunicação). |
23. |
Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity,1st Joaquim Bairrão Symposium “Transatlantic Trends in Childhood Intervention”,Porto,2013 (Poster). |
24. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education
Policy and Practice,,European Conference on Educational Research, ECER2013,Istambul,2013 (Comunicação). |
25. |
Alves, Sílvia. Bringing disability awareness into the general curriculum,European conference on curriculum studies "Future directions: uncertainty and possibility",Braga,2013 (Comunicação). |
26. |
Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Measuring Students’ Attitudes Towards Peers With Disabilities Using a Portuguese Version of the CATCH Scale,European Conference on Educational Research ECER2013,Istambul,2013 (Comunicação). |
27. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Transdisciplinary Play-Based Assessment as a holistic method to assess child development: an analysis of families’ satisfaction,Symposium at the Oporto EECERA 2012 Conference,Porto,2012 (Comunicação). |
28. |
Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia. O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ) em educação especial: abordagem ambiental
e valorização da participação os processos de avaliação e intervenção,7º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional,Penafiel,2012 (Comunicação). |
29. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Ferreira-Alves, Cidália. Improving the Use of International Classification of Functioning, Disability and Health to Document Holistic Functioning Profiles:
a Teacher Training Program ,European Conference on Educational Research, ECER2012,Cádiz,2012 (Comunicação). |
30. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A. How Individualized are the Individualized Education Plans (IEP): an Analysis of the Contents and Quality of the IEP’s Goals
,European Conference on Educational Research, ECER2012,Cádiz,2012 (Comunicação). |
31. |
Alves, Sílvia. A influência do ambiente na identidade ocupacional dos idosos,Conferência sobre Metodologias Qualitativas ,Porto,2006 (Conferência ou palestra). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperactividade com défice de Atenção (PHDA), 2015 (Extensão), promovido por ESE-IPP. Duração: 10 horas., Tipo de participação: Outra. |
2. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and technology support, 2015 (Extensão), promovido por WHAAM Project. Duração: 24 horas., Tipo de participação: Outra. |
3. |
Alves, Sílvia. Escola Inclusiva: Uma questão de atitudes, 2015 (Extensão), promovido por Terapia Ocupacional 2.0. Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente. |
4. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Systems and policy environments in child health and education: Armenia experiences in ICF-CY in educational context no âmbito
do Summer Institute – Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium, 2013 (Extensão), promovido por Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto. Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente. |
5. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Ferreira-Alves, Cidália; Tavares, Ana. Elaboração de Programas Educativos Individuais com base na Avaliação por Referência à Classificação Internacional de Funcionalidade,
Incapacidade e Saúde (8 edições entre 2010 e 2013), 2010 (Extensão), promovido por ESE-IPP. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
6. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Tavares, Ana. Avaliação Transdisciplinar Centrada no Jogo (4 edições entre 2009 e 2011), 2009 (Extensão), promovido por ESE-IPP. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
7. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Tavares, Ana. Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF (5 edicões entre 2009 e 2011), 2009 (Extensão), promovido por ESE-IPP. Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Alves, Sílvia. E-Learning Module: Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and Technology Support,2015. |
2. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): Programa de Treino
para Pais e Professores,2015. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. PHDA - Da avaliação à Intervenção,2015 (Conferência / Organização). |
2. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 30 anos de Educação Especial na ESE-IPP,2015 (Conferência / Organização). |
3. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 1º Ciclo de Conferências "A Educação Especial no Quadro do Direito à Educação Inclusiva",2015 (Conferência / Organização). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Inclusive education in action (phase 2) - empowering teachers developing assessment practice in armenia,2016. |
2. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Report Consultancy Project to UNICEF Armenia - Special Education Needs Assessment,2013. |
3. |
Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. Projecto de Avaliação Externa da Implementação do Decreto Lei n.º 3/2008 - Relatório Final,2010.
|
Dados Complementares (Additional data)
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Alves, Sílvia. Participação no júri de Marta Aleixo. Transparência das tomadas de decisão em educação especial: o uso dos perfis de funcionalidade elaborados por referência à
CIF-CJ, 2016. Dissertação (Educação Especial: Multideficiência e Problemas da Cognição) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
04 SES 02 B, Co-operative and Collaborative Learning, 2015 (Conferência). Nome do evento: ECER2015 – The European Conference on Educational Research; Cidade do evento: Budapest. |
2. |
04 SES 05 C, VET Vocational Education and Training: Issues in Inclusive Education, 2014 (Conferência). Nome do evento: ECER2014 – The European Conference on Educational Research; Cidade do evento: Porto. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Participou enquanto revisora dos abstracts submetidos à European Conference on Educational Research 2015 na network de Inclusive
Education, 2015 (Conferência). Nome do evento: ECER2015 – The European Conference on Educational Research; Cidade do evento: Budapest. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Alves, Sílvia. Scandinavian Journal of Disability Research, de 2015/01/19 até 2015/07/26, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
30 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
9 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
17 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
17 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
46 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
46 |
Dados complementares (Additional data) |
5 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
3 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1904
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-02-2020
às
15:23:34
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|