Curriculum Vitae

Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro

Data da última atualização »Last update : 25/04/2019


Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro. É Professor Auxiliar e Investigador-coordenador na Universidade de Aveiro. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 12 itens de produção técnica. Participou em 10 eventos no estrangeiro e 6 em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Outras Ciências Sociais Nas suas actividades profissionais interagiu com 17 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3020722171652141


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ribeiro, Jorge Castro
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Humanidades-Outras Humanidades.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Aveiro
Departamento de Comunicação e Arte
Inst. de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança - INET-MED
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Correio electrónico: jcribeiro@ua.pt
Homepage: http://www.ua.pt/deca/
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2012 Doutoramento
Phd
Música.
Universidade de Aveiro, Portugal.

1986-1990 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências Musicais (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Fundação Casa da Música
Mar/2013-Actual Outra Situação

Universidade de Aveiro
Jan/2015-Actual Investigador-coordenador
Jan/2004-Dez/2014 Investigador Auxiliar

Universidade de Aveiro
Fev/2012-Actual Professor Auxiliar
Out/1999-Jan/2012 Assistente

Universidade de Aveiro
Ago/2013-Nov/2015 Professor Auxiliar

Universidade de Aveiro
Out/2010-Jun/2013 Investigador Auxiliar

Conservatório Superior de Música de Gaia
Set/1996-Jul/1999 Assistente

Politécnico do Porto
Set/1994-Jun/1995 Outra Situação





Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Fundação Casa da Música
Mar/2013-Actual






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2015-2016
Patrimonialização de Cantar os Reis em Ovar
Referência do projeto»Project reference: Camara Municipal de Ovar - UA.

2012-2014
Folclore e Folclorização no Montijo
Referência do projeto»Project reference: CMMontijo / INET.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-
“A música no meio”: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)-MUSIC IN-BETWEEN: THE ‘ORFEONISMO´ MOVEMENT AND CHORAL SINGING IN PORTUGAL (1880-2012)
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-MMU/117788/2010.

2010-2013
mimar. memória e identidade do mar
Referência do projeto»Project reference: CM ílhavo.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2009-
Mensageiros do Jazz: A Importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-MMU/102624/2008.

2006-2008
Velhas Palavras Novas Leituras
Referência do projeto»Project reference: AMTSMF - UA.
Financiador(es)»Funding: Associação de Municipios Terras de Santa Maria .






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Italiano (Razoavelmente), Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) (Bem).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Italiano (Bem), Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Pouco), Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1996 Nils Eric Svenson Award, Stiftelsen Riksbankens Jubileumsfond (Suécia).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual SiBE - Sociedade de Etnomusicologia, Membro.
Actual Society for Ethnomusicology, Membro.
Actual International Council for Traditional Music, Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Membro.
Actual Orfeão de Valadares, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ribeiro, Jorge C; Pestana, Maria R. 2014. Folclore e Folclorização no Montijo: Trânsitos e Encontros da Música e da Dança. ed. 1, ISBN: 978-989-689-362-0. Lisboa: Colibri.
2. Ribeiro, Jorge C. 2012. Inquietação, memória e afirmação no batuque: música e dança cabo-verdiana em Portugal. ed. 1. Aveiro: UNIVERSIDADE DE AVEIRO.
3. Sardo, Susana. 2010. Portugal. Musique d'Entre Douro e Vouga / Portugal. Music from Entre Douro e Vouga. ed. 1. Paris: OCORA.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Ribeiro, Jorge C. 2017. Poscolonialismo e Batuque cabo-verdiano em Lisboa.  In Finka-Pé: O feitiço do batuque, 132 - 141. . Amadora: Associação Cultural Moinho da Juventude.
2. Ribeiro, Jorge C. 2015. Coros madeirenses: sociabilidade, representação insular e participação musical.  In Vozes ao alto: Cantar em Coro em Portugal (1880-2014) protagonistas, contextos e percursos, 329 - 362. ISBN: 978-989-98562-2-6. Lisboa: Mpmp.
3. Ribeiro, Jorge C. 2014. Encontro e sintonia com a modernidade europeia: a música orquestral na história do Orpheon Portuense.  In A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): Tradição e Inovação, 113 - 128. ISBN: 978-989-8366-72-6. Porto: Universidade Católica Editora.
4. Ribeiro, Jorge C. 2014. A arte de saber ouvir: a música de câmara na história do Orpheon Portuense.  In A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): Tradição e Inovação, 129 - 146. ISBN: 978-989-8366-72-6. Porto: Universidade Católica Editora.
5. Ribeiro, Jorge C. 2013. Da saudade à sôdade: subalternidade e emancipação nas práticas históricas e contemporâneas do fado e da morna.  In Trago o fado nos Sentidos: Cantares de um imaginário atlântico, ed. Heloísa Duarte Valente, 88 - 105. ISBN: 978-85-62959-29-5. S. Paulo: Letra e Voz.
6. Ribeiro, Jorge C. 2008. Quando eu nasci o batuque já existia: A poscolonialidade revisitada em duas décadas de batuque cabo-verdiano em Lisboa.  In Música, ciudades, redes: creación musical e interacción social., 1 - 14. ISBN: 13: 978-84-612-71. Salamanca: SIBE-Obra Social Caja Duero.
7. Ribeiro, Jorge C. 2002. Perspectivas sobre a música em Portugal no Séc. XX.  In Panorama da Cultura Portuguesa no Séc. XX, 1 - 30. . Porto: Afrontamento / Fundação de Serralves.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pelinski, Ramón. 2013. "Ramón Pelinski: con los sentidos y la mente bien alertas", El Oído Pensante 1, 1: 1 - 25.
2. Miguel, Ana F. 2011. "Entre o pudor e o rubor: práticas performativas, tensões sociais e histórias do batuque no contexto atlântico lusófono", Actas do congresso PERFORMA 11, 1: 1 - 2.
3. Ribeiro, Jorge C. 2010. "Migração, sodade e conciliação", Migrações nº 7: Música e Migração, 7: 99 - 118.
4. Miguel, Ana F. 2009. "O sol é do corpo, a lua do espírito: práticas e repertórios musicais em articulação com os modos de vida contemporânea na região de Entre Douro e Vouga", PERFORMA ‘09 – Encontros de Investigação em Performance, 1: 1 - 2.
5. Ribeiro, Jorge C. 2008. "“Batuque é dança dos negros¿?: Uma análise etnomusicológica das representações de raça, cultura e poder no discurso do batuque cabo-verdiano em Portugal", Anais do IV Encontro Nacional da ABET – Associação Brasileira de Etnomusicologia, 1: 1 - 2.
6. Ribeiro, Jorge C. 2007. "Nós somos Finka-Pé!: A performance do batuque como reivindicação, evasão e resistência. Estudo de caso de mulheres cabo-verdianas do Bairro da Cova da Moura, Amadora.", PERFORMA 2007 – Encontros de Investigação em Performance, 1: 1 - 2.
7. Miguel, Ana F. 2004. "O tempo e a Música: observações sobre a sua abordagem teórica pela etnomusicologia / aspectos temporais, formais e rítmicos no batuque de Cabo Verde", Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Vol. 44 - Fascs. 3-4, 44 - 3-4: 12 - 26.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ribeiro, Jorge C. 2015. "A new ancient sound: cape-verdian music, postcolonial update and Atlantic transnational displacement", Trabalho apresentado em 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium , In Symposium and Calabash Program, Durban.
2. Miguel, Ana F; Oliveira, Rui. 2013. "Kola San Jon", Trabalho apresentado em Post-ip'13 - 2º Fórum Internacional de Estudos em Pós-Graduação em Música e Dança, In Post-in-progress: atas do 2o Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, Aveiro.
3. Ribeiro, Jorge C. 2013. "Postcolonialisme, marges et privilèges : récits, musique et danse des capverdiens au Portugal.", Trabalho apresentado em La migration prise aux mots : mise en récits et en images des migrations transafricaines, In Coloque La migration prise aux mots : mise en récits et en images des migrations transafricaines, Paris.
4. Ribeiro, Jorge C. 2013. "Our Songs Belong to Us: Amateur Choir Repertoire, Insularity, Tourism and Local Politics in Madeira Island", Trabalho apresentado em Society for Ethnomusicology 58th Annual Meeting, In Program of the Society for Ethnomusicology 58th Annual Meeting, Indiana.
5. Ribeiro, Jorge C. 2013. "What if Jazz could speak? José Duarte and the challenges of jazz dissemination in Portugal", Trabalho apresentado em International Conference Jazz Talks, In Program International Conference Jazz Talks, Aveiro.
6. Ribeiro, Jorge C; Pestana, Maria R; Helena. 2013. "Nós e voz: Canto Coral na Madeira entre o século XIX e o presente", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Canto em Coro - ‘A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012), In Encontro de Investigação em Canto em Coro - ‘A música no meio’: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012), Porto.
7. Ribeiro, Jorge C. 2012. "O jazz como argumento de uma hermenêutica da renovação cultural em Portugal entre a ditadura e a democracia. O caso “cinco minutos de jazz¿? de José Duarte", Trabalho apresentado em ENIM 2012, In ENIM 2012: Livro de Resumos, Castelo Branco.
8. Ribeiro, Jorge C. 2012. "Beyond insularity and tourism: popular music in Madeira", Trabalho apresentado em 9ª Conferência do International Council for Traditional Music (ICTM), Study Group Mediterranean Music Studies , In Programa da 9ª Conferência do International Council for Traditional Music (ICTM), Study Group Mediterranean Music Studies , Lisboa.
9. Ribeiro, Jorge C. 2011. "African batuko threats European waltz: Music, dance and social tension in colonial Atlantic Cape Verde", Trabalho apresentado em 41st World Conference of the ICTM, In Program of the 41st World Conference of the ICTM, St. John's Newfoundland.
10. Ribeiro, Jorge C. 2011. "Portugalidades recicladas: A ideia de patriotismo e o hino nacional “A Portuguesa¿? entre o romantismo oitocentista e o Euro 2004", Trabalho apresentado em A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos, In Programa do colóquio internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos, Aveiro.
11. Ribeiro, Jorge C. 2011. "Entre o pudor e o rubor: práticas performativas, tensões sociais e históriasdo batuque no contexto atlântico lusófono", Trabalho apresentado em Performa ’11 – Encontros de Investigação em Performance, In Performa '11, Aveiro.
12. Ribeiro, Jorge C. 2009. "O sol é do corpo, a lua do espírito: práticas e repertórios musicais em articulação com os modos de vida contemporânea na região de Entre Douro e Vouga ", Trabalho apresentado em Performa ‘09 – Encontros de Investigação em Performance , In Performa '09, Aveiro.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Lau, Frederick; Sardo, Susana; Jackson, Kenneth D; Sarkissian, Margaret; Carvalho, João S.; Neves, Rosa C; Ribeiro, Jorge C; Araujo, Samuel. 2003. "A Viagem des Sons/The Journey of Sounds", Ethnomusicology 47, 1: 142 - 142.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ribeiro, Jorge C. 2013. "Entre o culto do bom gosto e a descoberta da modernidade: a música sinfónica e orquestral na história do Orpheon Portuense", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Investigação em Música - ENIM 2013, In ENIM 2013: Livro de Resumos, Cascais.
2. Ribeiro, Jorge C. 2013. "Portuguese Jazz Messengers: interdisciplinary views on the history of jazz promotion", Trabalho apresentado em Research Day 2013, In Research Day 2013: Program, Aveiro.
3. Ribeiro, Jorge C. 2004. "Investigação em Etnomusicologia: paradigmas, questões, métodos e 'produtos' num projecto em curso na região de Entre Douro e Vouga", Trabalho apresentado em Escola de Outono, In Programa da Escola de Outono 2004, Porto.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Ribeiro, Jorge C. 29 maio 2015. "Damão: Música e a presença histórica portuguesa" Glosas, 63 - 65.
2. Ribeiro, Jorge C. 20 maio 2012. "Portugal: Musique de l’île de Porto Santo (Archipel de Madère) / Portugal: The Music of the Island of Porto Santo (Madeira Archipelago)." Yearbook for Traditional Music, 220 - 221.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Ribeiro, Jorge C; Duarte, Alexsander J; Graça, Jorge. 2016. "Tradição e Encontro: O Cantar dos Reis em Ovar". Aveiro: Universidade de Aveiro / INET-md.
Documentário com cerca de 45 minutos, com legendagem em português, espanhol e inglês.
2. Ribeiro, Jorge C; Camacho, Rui; Castelo-Branco, Salwa; Torres, Jorge. 2014. "Portugal: Music and Dance from Madeira". Washington: Smithsonian Folkways Recordings: Unesco Collection of Traditional Music.



Carta, mapa ou similar
Chart, map or similar
1. Ribeiro, Jorge C. Trajectos da Troupe de Reis do Orfeão de Ovar em 2014, 2016 (Mapa).
2. Ribeiro, Jorge C. Elementos da diáspora do Cantar os Reis de Ovar, 2016 (Mapa).
3. Ribeiro, Jorge C. Locais da diáspora do Cantar os Reis em Ovar, 2016 (Mapa).
4. Ribeiro, Jorge C. Troupes de Reis (incluindo infantis) da cidade de Ovar em 2015, 2016 (Mapa).
5. Ribeiro, Jorge C. Troupes de Reis fora da cidade de Ovar em 2015, 2016 (Mapa).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Ribeiro, Jorge C. Seminário de Musicologia: Transitos artisticos., periferia y “el arte de saber oír”: difusión de la musica a travez del Orpheon Portuense, 2017 (Extensão).
2. Ribeiro, Jorge C. Seminário de Etnomusicologia: Skopeofonia: proyecto colaborativo en Etnomusicologia, 2017 (Extensão).

Organização de evento
Event organization
1. Ribeiro, Jorge C. IV Fórum do INET-md : MÚSICA, DANÇA E HUMANIDADES DIGITAIS,2016 (Encontro / Organização).
2. Miguel, Ana F. Sons&Saberes PCI, Encontros de Etnomusicologia Dialógica: Músicos e Investigadores em Diálogo,2014 (Encontro / Organização).
3. Ribeiro, Jorge C. International Conference Jazz Talks,2013 (Congresso / Organização).
4. Miguel, Ana F. Post-Ip 1º Fórum internacional de pós-graduação em estudos de música e dança,2009 (Congresso / Organização).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Ribeiro, Jorge C. Terras e Tradições,1992 (Divulgação).
programa radiofónico semanal dedicado à temática etnomusicológica.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Augusto Domingos Moreira Pacheco, A música antes de tudo: O legado da escola guitarristica de Alberto Ponce, 2018. Tese (Música) - Universidade de Aveiro (Co-orientador).
2. Marcos Vinicius Lopes Albricker, Educação, Música e Diálogo: a transversalidade da música no âmbito das comunidades de aprendizagem, 2017. Bolseiro(a) de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Orientador).
3. Angelo Guimarães Mongiovi, Jazz Brasileiro e Identidade: Análise, Composição e Tópicas, 2017. Tese (Música) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador).
4. Sara Daniela Bento Botelho da Silva, Design de comunicação para concertos, diálogo entre a imagem e a música., 2017. Tese (Doutoramento em Design) - Universidade de Aveiro (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ana Resende Clément, Para uma compreensão do lugar da música nos eventos de recriação histórica em Portugal , 2015. Tese (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
2. Marcos Albricker, Educação, música e diálogo: um projeto interdisciplinar na Escola da Ponte (Portugal), 2014. Tese (Música) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Co-orientador).
3. Augusto Pacheco, A música antes de tudo: O legado da escola guitarristica de Alberto Ponce em Portugal, 2011. Tese (Música) - Universidade de Aveiro (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Vera de Jesus Gonçalves Dias , Estudar ou tocar violino?: Um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individual., 2017. (Orientador).
2. José Sidiney Gotelipe, Os “jazzes” de Ílhavo: História, Representação Simbólica e Propostas de Reconstituição da Bateria., 2017. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Co-orientador).
3. Agostinha Maria Gomes Jacinto, Práticas saudáveis no ensino de violino: conhecimento e transmissão, 2017. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
4. António Luís Paulo Rodrigues Alves da Silva , O ensino-aprendizagem de piano através do Youtube: Estudo de três casos., 2016. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
5. Ana Margarida Brito Cardoso , Estratégia de resolução de problemas e descoberta aplicada ao ensino de história da cultura e das artes., 2016. (Orientador).
6. João António Marques Alves, Práticas de Desenvolvimento da Embocadura nos Instrumentistas de Bocal., 2016. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
7. Jorge Miguel Gonçalves Graça , A gravação áudio como estratégia de estudo do saxofone. , 2016. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
8. Amanda Acauan Goes, O corpo sonoro e som em movimento: um estudo sobre prática em música corporal, 2015. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
9. Susana Milena Ferreira , Poesia de A. K. Tolstoy em duas abordagens para canto e piano., 2014. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Co-orientador).
10. Salatiel da Costa Ferreira, Cláudio Santoro e o Clarinete: Três Estudos, Duo e Fantasia, 2014. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro .
11. Joana Brandão da Costa, Programa de Historia da Cultura e das Artes, 2014. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
12. Bruno Gomes Sousa, Prática Musical e Saúde: atividades preventivas em Escolas Superiores de Música, 2014. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
13. Élson Rafael Santos Pinho, Novas Tecnologias como motivação e consolidação na aprendizagem do trombone , 2014. Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
14. Fábio Matos, Tecnologia multimédia no ensino do trombone : site de apoio às aulas, 2013.
15. Osvaldo Samuel Fernandes, Da criação à performance: Coro de Pequenos Cantores de Esposende, 2012.


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Pedro Miguel Martins Costa , História da Cultura e das Artes no Conservatório Regional de Coimbra, 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Miguel, Ana F. Portugal: Music and Dance from Madeira, 2013.
2. Ribeiro, Jorge C. CD Portugal: Music and Dance from Madeira, 2013.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Pedro Miguel Cravinho Lopes. Uma janela aberta para um mundo diferente: Encontros com o Jazz na televisão em Portugal (1956-1974), 2018. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
2. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Eduardo Adolfo Lichuge. História, Memória e Colonialidade: Análise e releitura crítica das fontes históricas e arquivísticas sobre a música em Moçambique, 2016. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
3. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Patrícia Paula Lima. CANÇÕES DE FOGO: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal, 2016. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
4. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Ana Flávia Lopes Miguel. Skopeologias: músicas e saberes sensíveis na construção partilhada do conhecimento., 2016. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
5. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Luís Alberto Cordeiro Figueiredo. Jazz, Identidade Musical e o Piano Jazz em Portugal, 2016. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
6. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Flávia Duarte Lanna. um Conto, um Canto, um Encanto: a História, o Mapa, a Música em Belo Horizonte (1897-1950), 2016. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
7. Ribeiro, Jorge Castro; Carvalho, João Soeiro de. Participação no júri de Avelino Rodrigues Correia. Do Choupal até à Lapa: Etnografia do constructo da canção de Coimbra, 2015. Tese (Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa.
8. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de António Francisco de Sales Padilha. A construção ilusória da realidade, ressignificação e recontextualização do Bumba Meu Boi do Maranhão a partir da música, 2014. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
9. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Carlos Jorge Canhoto Matos de Almeida . As escolas de saxofone clássico como narrativas da identidade., 2013.
10. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Alexsander Jorge Duarte . Folgazões do mogi-abaixo : música, caipiridade e paisagens cantadas, 2013. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
11. Ribeiro, Jorge Castro; Sardo, Susana; Carvalho, João Soeiro de. Participação no júri de Ana Cristina de Oliveira Almeida . Nós há de morrer… Óss tem de cantar! Música, memória e imaginação em Damão. Trânsitos pós-coloniais. , 2013. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
12. Ribeiro, Jorge Castro; Sardo, Susana. Participação no júri de João Cristiano Rodrigues da Cunha . Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do ‘Eu Musical’: Flow em processos de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical, 2013. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.


Mestrado
Master degree
1. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Nuno Miguel Pinto Pinheiro. Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical, 2018.  Dissertação (Música) - Instituto Politécnico de Castelo Branco.
2. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Daniel Filipe Pereira Monteiro. A requinta (clarinete em mib) - Um instrumento para todo o percurso musical., 2017.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
3. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Lucas André Wink. As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios, 2017.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
4. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Daniela Alexandra de Barros Arêde. A aprendizagem cooperativa: uma experiência em Música de Câmara, 2017.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
5. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Nuno Miguel Tavares Fortunato Cabral. A Formação Musical em espaços de ensino musicalmente alternativos / Relatório de Estágio., 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Politécnico do Porto.
6. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Nuno Filipe Oliveira. A familiaridade tímbrica do instrumento como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da acuidade auditiva, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Politécnico do Porto.
7. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Rúben José Almeida Fernandes. David Popper e a importância dos seus estudos para o ensino do violoncelo, 2016.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
8. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de António Pedro Montalverne . A pedagogia da pianista Helena Sá e Costa, 2016. 
9. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Leonor Fleming . Sobre música portuguesa para viola d’arco no séc. XX: A influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em Portugal, 2016.  Dissertação (Mestrado em Música - Interpretação Artística ) - Politécnico do Porto.
10. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Susana Patrícia Ribeiro Alves. A música tradicional portuguesa na Formação Musical: vantagens e desvantagens de um repertório esquecido, 2016.  Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Politécnico do Porto.
11. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Leandra Catarina de Jesus Morais. Aplicação do afinador no estudo individual de viola d’arco, 2016.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
12. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Filipe Ricardo Cabral de Morais. O contrabaixista moderno - Questões de versatilidade na performance, 2016.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
13. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Natália Catarina Guimarães Faria . Respiração no ensino musical: trompa, 2016.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
14. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de António Alberto Ruivo Ventura Martins . Processos de tradicionalização em Penha Garcia: práticas, protagonistas e contextos., 2016.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
15. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Eduardo Barretto Filho .  (Per)formando com autonomia: O violar e abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino do violão, 2016.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
16. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Fernanda Torchia Zanon. Ansiedade na performance musical: Estudo de caso com a Orquestra Filarmonia das Beiras., 2016. 
17. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Henrique Estrada Capinha . Sonatas para violoncelo e piano de Schumann, 2015.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
18. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Ricardo Jorge Madureira Alves . Manual orientativo para a aprendizagem do clarinete baixo no ensino secundário, 2015. 
19. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Múcio José Sá de Oliveira. O papel da viola no fado de Lisboa, 2014.  Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais ) - Universidade Nova de Lisboa.
20. Ribeiro, Jorge Castro; Melo, Arménio Coelho; Rui Vieira Néry. Participação no júri de Arménio Coelho de Melo. O Percurso da Guitarra Portuguesa através dos seus métodos e práticas, 2014.  Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais ) - Universidade Nova de Lisboa.
21. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Joana Domingues dos Santos Côrte-Real. Hábitos de estudo, dor e a opção por uma carreira musical, 2014.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
22. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Daniel Filipe Pereira Monteiro. A requinta (clarinete em mim) - Um instrumento para todo o percurso musical, 2014.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
23. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Klênio Jonessy de Medeiros Barros . A singularidade performativa do trombonista Redegundis Feitosa, 2014. 
24. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Lilana Natália Aparício. Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão, 2014.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
25. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Andreia Filipa Sousa Pereira. A importância do aquecimento para os oboísta, 2013.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
26. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Anabela da Silva Freire . Documentos pedagógicos no ensino especializado da música. , 2013. 
27. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Angelo Guimarães Mongiovi. Chord-melody: Investigação e arranjos para guitarra. , 2013. 
28. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Fábio Manzione Ribeiro. Música em diálogo: talas da música hindustânica na bateria de jazz, 2012. 
29. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Paulo Miguel da Silva Maia. Graffiti na Educação Visual, Comunicação e Identidade, 2012. 
30. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Henrique Daniel Portovedo Marques . Sistemas Musicais Interactivos no Ensino Especializado da Música, 2012. 
31. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Sara Luísa Duarte e Cláudio . Modelo Tripartido para a subclassificação de sopranos, 2012. 
32. Ribeiro, Jorge Castro. Participação no júri de Ana Maria Pimentel Carvalho. Romeiros de S. Miguel: a música na caminhada da Quaresma. , 2012.  Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais ) - Universidade Nova de Lisboa.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Auto-avaliação do Mestrado em Ensino de Música (2015-16), 2016, Universidade de Aveiro.
2. Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e de Bolsas de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), 2015.
3. Avaliação da Licenciatura em Música - Departamento de Comunicação e Arte - Universidade de Aveiro - 2012-2013, 2014, Universidade de Aveiro.
4. Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e de Bolsas de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), 2014.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Post-ip ’17 - Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Post-ip ’17 - Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança – Aveiro. ; Cidade do evento: Aveiro / universidade de Aveiro.
2. 3º "Nas Nuvens." Congresso de Música dos programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2017 (Congresso).
Nome do evento: 3º "Nas Nuvens."; Nome da Instituição: programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
3. 2º "Nas Nuvens.." Congresso de Música, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 2º "Nas Nuvens.." Congresso de Música dos programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Nome da Instituição: Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
4. 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium , 2015 (Simpósio).
Nome do evento: ICTM African Music Symposium & African Cultural Calabash; Nome da Instituição: ICTM Study Group fo African Musics; Cidade do evento: Durban / University of KwaZulu-Natal .
5. Post-ip’15: Post-in-progress: 3rd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance , 2015 (Congresso).
Nome do evento: Post-ip’15: Post-in-progress: 3rd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance ; Nome da Instituição: INET-md; Cidade do evento: Aveiro / University of Aveiro.
6. 1st ICTM African Musics Symposium, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: 1st ICTM African Musics Symposium; Cidade do evento: Durban.
7. performa 15: International Conference on Musical performance, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Performa 15: International Conference on Musical performance.
8. CUMULUS AVEIRO 2014 - what’s on: cultural diversity, social engagement and shifting education, 2014 (Congresso).
Nome do evento: CUMULUS AVEIRO 2014 - what’s on: cultural diversity, social engagement and shifting education; Nome da Instituição: iD+; Cidade do evento: Aveiro / University of Aveiro.
9. Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing; Nome da Instituição: INET-md; Cidade do evento: Aveiro / University of AVeiro.
10. Jazz Talks - 1º Congresso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro: Mensageiros do Jazz o papel dos divulgadores do Jazz na Europa, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Jazz Talks - 1st International Jazz Congress UA: jazz messengers in Europe; Nome da Instituição: CEntro de Estudos de Jazz / INET-md.
11. Post-ip’13: Post-in-progress: 2nd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Post-ip’13: Post-in-progress: 2nd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance; Nome da Instituição: INET-md; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Diálogo entre utopias e realidades: o batuque caboverdiano em Portugal., 2018 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Ibérico de Estudos Africanos; Nome da Instituição: AfricaES - Universidade de Granada; Cidade do evento: Granada / Hotel Alijares.
2. Etnomusicologia e património cultural imaterial: desafios, problemas e experiências., 2017 (Congresso).
Nome do evento: 7o ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA 2017; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. African batuko threats European waltz: Music, dance and social tension in colonial Atlantic Cape Verde, 2018 (Congresso).
Nome do evento: Encounters, Rights, and Sovereignty in the Iberian empires (15th-19th centuries); Nome da Instituição: CIDEHUS; Cidade do evento: Évora / Colégio do Espírito Santo - Universidade de Évora.
2. Música na História e na Cultura: desafios à investigação sobre património imaterial em Aveiro e na região, 2016 (Outra).
Nome do evento: 10ªs Jornadas de História Local: Os canais de Aveiro e a sua história; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Aveiro e ADERAV; Cidade do evento: Aveiro / Edifício da Antiga Capitania.
3. A Música como lugar de memória, evasão e encontro, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: X Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise - Porto / Psicanálise e Cultura: Encontros com o tempo; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Psicanálise; Cidade do evento: Porto / Fundação Engº. António de Almeida.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Ribeiro, Jorge Castro. Música Popular em Revista, desde 2018/03/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Ribeiro, Jorge Castro. El Oído Pensante, de 2013/01/01 até 2017/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
12

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
12

Total
Dados complementares
(Additional data)
94

Orientações
Orientations
26
Outros Trabalhos
Other production
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
44
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
4
Participação em Eventos
Event participation
16
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Outras informações relevantes
Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música - Porto


Visualizações do curriculum [ 1999 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-02-2020 às 15:46:02
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (5)
 Project collaboration in Degóis