Carla Cristina Marques Galego
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
31/10/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Carla Cristina Marques Galego |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Galego, Carla |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Sociologia.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2014 |
Doutoramento Phd |
Educação
(2 anos » years)
.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
2002-2006 |
Mestrado Master degree |
Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas
(1 anos » years)
.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
1997-2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Sociologia
(4 anos » years)
.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2000-2000 |
Outros Others |
Formação Pedagógica Inicial de Formadores . Associação de Estudos Consultadoria e Formação,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação |
Mar/2018-Actual |
Investigador Auxiliar |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação |
Mar/2018-Actual |
Professor Auxiliar |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação |
Mar/2017-Actual |
Professor Auxiliar |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação |
Mar/2017-Actual |
Investigador Auxiliar |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
Mar/2002-Actual |
Outra Situação |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
Set/2015-Dez/2015 |
Investigador Auxiliar |
CENTRO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, ULHT |
Jan/2007-Dez/2013 |
Assistente |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Jan/2007-Ago/2011 |
Investigador Principal |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação |
Jan/2007-Out/2008 |
Investigador Auxiliar |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação |
Nov/2004-Dez/2006 |
Investigador Auxiliar |
Escola Profissional Almirante Reis |
Nov/2004-Fev/2006 |
Formadora |
Sonda Lusófona - Centro de Sondagens e Estudos, Lda. |
Out/2002-Out/2004 |
Técnico Superior Principal |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2018-2021 Uma história de sucesso? Portugal e o Pisa (2000-2015)-A success story? Portugal and the PISA (2000-2015) |
Referência do projeto»Project reference: FCT. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2018-2020 PISA-PT | Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) -PISA-PT | A successful story? PISA and Portugal (2000-2015) |
Referência do projeto»Project reference: 02/SAICT/2017.
|
2017-2019 TO-INN - Da Tradição à Inovação nas Instituições de Formação de Professores-TO-INN- From Tradition to Innovation Teacher Training Institutions |
Referência do projeto»Project reference: 573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-.
|
2015-2015 GamiLearning - Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional -GamiLearning - Games for Media and Information Literacy |
Referência do projeto»Project reference: UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014.
|
2010-2014 Riape3 - Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior |-Riape3 - Inter-university Framework Program for Equity and Social Cohesion Policies in Higher Education |
Referência do projeto»Project reference: EuropAid/129877/CACT/Multi. Programa Alfa III
|
2007-2010 Rede ibero-americana de investigação em políticas de educação (RIAIPE)-Ibero-American Network of Educational Policies |
Referência do projeto»Project reference: CYTED-Accion 607AC0327.
|
2004-2006 Educando o Cidadão Global: Globalização, Reforma Educacional e Políticas de Equidade e Inclusão em 12 países. O caso português |
Referência do projeto»Project reference: POCT/CED/56992/2004.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Galego (Bem). |
Fala Speaking |
Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Galego (Bem). |
Lê Reading |
Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Galego (Bem). |
Escreve Writing |
Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Galego (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Nov/2014 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação-Secção de Educação Comparada, Membro.
|
Nov/2007 - Actual |
Comparative & Internacional Education Society, Membro.
|
Fev/2006 - Actual |
Internacional Sociology Association, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Galego, Carla; Teodoro, António; Estrela, Elsa; António, Ana S. eds. 2009. Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação ed. 1, ISBN: 978 972 8881 63 . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
|
|
|
|
2. |
Oliveira, Ana; Galego, Carla. 2005. A Mediação Sócio-Cultural: Um Puzzle em Construção. ed. 1, ISBN: 989-8000-02-3. Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Galego, Carla; Marques, Fátima; Teodoro, António. 2011. Reforma do Ensino Superior e a Implementação do Processo de Bolonha em Portugal. Mudanças e Encruzilhadas. In Reformas Educativas, Educación Superior y Globalización en Brasil, Portugal y España, ed. B. L. Ramalho, J. Beltrán, M. E. P. Carvalho & A. V. S. Diniz , 97 - 131. ISBN: 978-84-92587-69-8. Valencia: Germania. |
|
|
|
2. |
Teodoro, António; Galego, Carla; Marques, Fátima. 2010. Do "fim dos eleitos" ao processo de Bolonha. As políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008). In A Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do Elitismo à Transnacionalização, ed. António Teodoro, 93 - 116. ISBN: 978-972-8881-78-8. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. |
|
|
|
3. |
Mendes, Madalena; Galego, Carla. 2009. La regulación transnacional de las políticas educativas. El papel de los indicadores de comparación internacional en la construción
de una agenda global de educación. In Espejo y Reflejo: Políticas Curriculares y Evaluaciones Internacionales, ed. António Teodoro e Alejandra Montané, 23 - 58. ISBN: 978-84-92587-14-8. Valencia, Espanha: Editorial Germania. |
|
|
|
4. |
Galego, Carla; Marques, Fátima; Teodoro, António. 2009. Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008). In A Educação Superior no Espaço Ibero-americano. Do Elitismo à Transnacionalidade, ed. A. Teodoro, 93 - 116. . Brasília: Liberlivro. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Galego, Carla. 2016. "Políticas Educativas e Ensino Superior: análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão académica em Portugal", RIESup - Revista Internacional de Ensino Superior 2, 1: 10 - 30.
|
|
|
|
2. |
Galego, Carla; Teodoro, António; Marques, Fátima. 2010. "Do Fim dos Eleitos ao Processo de Bolonha: AS Políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008)", Ensino Em-Revista 17, 2: 659 - 691.
|
|
|
|
3. |
Galego, Carla; Gomes, Alberto. 2005. "Emancipação, ruptura e inovação: o “focus group” como instrumento de investigação", Revista Lusófona de Educação, 5: 173 - 184. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Galego, Carla. 2001. "Identidades Culturais Infantis: análise de um projecto educativo em contexto local", Anais de Almada, 4: 209 - 230. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Galego, Carla. 2016. "Academic Profession in the EHEA context: academic freedom and production of knowledge in Portugal and Spain", Trabalho apresentado em CONSORTIUM OF HIGHER EDUCATION RESEARCHERS, In [prelo], Cambridge. |
|
|
|
2. |
Galego, Carla. 2014. "A europeização da educação superior e a construção do espaço europeu de educação superior: contexto, percurso e mecanismos", Trabalho apresentado em XIV CONGRESO NACIONAL Y I IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN COMPARADA Educación, Supranacionalidad y Ciudadanía. Educación de ciudadanos
en contextos supranacionales: aportaciones desde la Educación Comparada, In Actas XIV Congreso Nacional y Iberoamericano de Educación Comparada, Madrid. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Galego, Carla. 31 dez. 2014. "Profissão Académica e o contexto e condições de investigação em Portugal: encruzilhada de um futuro incerto." Ensino Superior - Revista SNESup, nº 50, 28 - 38.
|
1. |
Galego, Carla. 2005. "Os mundos distorcidos de Ivan Illich e Paulo Freire", 19 pp.. Porto: Edições Afrontamento. (Artigo) |
2. |
Galego, Carla. 2003. "Privatização da educação pública: Carlos Alberto Torres em conversa com Henry M. Levin", 12 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Galego, Carla; Teodoro, António. 2016. "1ª Conferência SPCE-SEC A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais", 4 pp.. Buenos Aires, Argentina: Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación (SAECE).
|
2. |
Galego, Carla. 2008. "The Riape. Ibero-American Network of Educational Policies". US: Comparative & International Education Society.
|
Edição técnica Technical edition |
1. |
Galego, Carla; Fraga, Nuno. Newsletter- SPCE-SEC ,2015 (Outra).
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Galego, Carla. A Educação Comparada Para Além dos Números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais,2016 (Conferência / Organização).
|
2. |
Galego, Carla. CAFÉ VII Annual Conference: Identities, Migration and the Pedagogy of Struggle in Los Angeles and Beyond,2008 (Conferência). |
3. |
Galego, Carla. Conferência Internacional: Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação,2008 (Conferência / Organização). |
4. |
Galego, Carla. V Colóquio de Ciências da Educação - Formar Professores para que Escola? Teorias e práticas,2004 (Conferência / Organização). |
5. |
Galego, Carla. Midterm Conference Europe: Critical Education & Utopia. Emergent Perspectives for the 21.st Century ,2003 (Conferência / Organização). |
6. |
Galego, Carla. IV Colóquio de Ciências da Educação - Os professores: identidades (re)construídas,2003 (Conferência / Organização). |
7. |
Galego, Carla. III Colóquio de Ciências da Educação - Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate, contextos, questões e perspectivas,2002 (Conferência / Organização). |
8. |
Galego, Carla. II Colóquio de Ciências da Educação - Igualdade e diferença numa escola para todos,2001 (Conferência / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sirlene da Costa Gonçalves, Programa Bolsa Família: optimização do desempenho escolar Colégio Chequer Jorge em Itaperuna, RJ, 2016. Dissertação (Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
2. |
Edelson Penaforth Pinto, Políticas Públicas Educacionais e o papel estratégico do dirigente municipal de Educação: Desafios, Articulações e Perspectivas
no contexto amazônico, 2016. Dissertação (Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
3. |
Terezinha Alvarenga Nicoli , Programa de avaliação da Educação de Espírito Santo - PAEBES: percepções, estratégias e possibilidades. , 2015. Dissertação (Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Galego, Carla. Participação no júri de Jefferson Oliveira Rodrigues. Políticas Públicas Educacionais: a demanda de mão-de-obra do Pólo Industrial Portuário de Suape, 2016. Dissertação (Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
3rd World Conference on Qualitative Research, 2018 (Congresso). Nome do evento: 3rd World Conference on Qualitative Research; Nome da Instituição: WCQR; Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - ESEL (Escola de Enfermagem de Lisboa), Polo Artur Ravara. |
2. |
II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis, 2018 (Congresso). Nome do evento: II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis; Nome da Instituição: Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação & CIE-UMa; Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Grupo de Trabalho - Sistemas de Educação Superior e a Profissão Académica: contexto e condições de trabalho em perspectiva
comparada , 2016 (Outra). Nome do evento: 1ª Conferência SPCE-SEC - Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais; Nome da Instituição: SPCE-SEC/CeiED; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém/ULHT. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Reconfiguração da profissão académica em Portugal e Espanha: do professor que investiga ao investigador que ensina, 2018 (Congresso). Nome do evento: na II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e
Desafios para a construção de sociedades sustentáveis; Nome da Instituição: Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação & CIE-UMa; Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira. |
2. |
Academic Profession in the EHEA context: academic freedom and production of knowledge in Portugal and Spain, 2016 (Conferência). Nome do evento: CONSORTIUM OF HIGHER EDUCATION RESEARCHERS; Nome da Instituição: University of Cambridge; Cidade do evento: Cambridge / Queens College. |
3. |
Processo de Bolonha e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior: experiências vividas e narradas por professores
universitários, 2015 (Congresso). Nome do evento: O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança.; Nome da Instituição: Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da educação. |
4. |
Crise, Austeridade e Educação: análise das consequências e antecipação de alternativas, 2015 (Simpósio). Nome do evento: I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A Educação na Europa do Sul Constrangimentos e desafios em tempos incertos; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Sociologia; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
5. |
A europeização da educação superior e a construção do espaço europeu de educação superior: contexto, percurso e mecanismos
, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2014 XIV CONGRESO NACIONAL Y I IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN COMPARADA Educación, Supranacionalidad y Ciudadanía. Educación
de ciudadanos en contextos supranacionales: aportaciones desde la Educación Comparada; Nome da Instituição: Sociedad Española de Educación Comparada; Cidade do evento: Madrid / Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Universidad Autónoma de Madrid. |
6. |
Europe, Higher Education Policies and Professoriate: comparative perspective between Portugal and Spain, 2010 (Conferência). Nome do evento: 54th Annual Conference of the Comparative and International Education Society - Reimagining Education; Nome da Instituição: Comparative and International Education Society; Cidade do evento: Chicago / Michigan State University. |
7. |
The Bologna Process and the New Legal Regime of Higher Education Institutions in Portugal, 2009 (Conferência). Nome do evento: 9th Conference of the European Sociological Association - European Society or European Societies? ; Nome da Instituição: European Sociological Association ; Cidade do evento: Lisboa / Portugal. |
8. |
OECD as a world think tank: the impact o OECD in national educational policies of equity and in construction of a global educational
agenda , 2008 (Conferência). Nome do evento: 52nd Annual Conference Gaining Educational Equity Around the World; Nome da Instituição: Comparative & International Education Society; Cidade do evento: Nova Iorque / Columbia University . |
9. |
Teacher Profissionalism: (re)configuration og the teacher identities in Portugal, 2008 (Outra). Nome do evento: First ISA Forum of Sociology Sociological Research and Public Debate; Nome da Instituição: International Sociological Association; Cidade do evento: Barcelona / Espanha. |
10. |
OECD as a world think tank: the impact o OECD in national educational policies of equity and in construction of a global educational
agenda , 2008 (Outra). Nome do evento: First ISA Forum of Sociology Sociological Research and Public Debate; Nome da Instituição: International Sociological Association; Cidade do evento: Barcelona / Espanha. |
11. |
Socio-cultural mediation as a strategy of integration and social coesion: The Portuguese case, 2006 (Congresso). Nome do evento: XVI ISA World Congress of Sociology The Quality of Social Existence in a Globalising World Durban, South Africa, 2006; Nome da Instituição: International Sociological Association; Cidade do evento: Durban. |
12. |
A Violência nas escolas: representação social dos mass media, 2004 (Congresso). Nome do evento: V Congresso Português de Sociologia - "Sociedades contemporâneas: Reflexividade e Acção"; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Sociologia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
As Representações Sociais Emergentes nas Narrativas de Professores Universitários: um modelo de intervenção na educação superior
privada, 2018 (Congresso). Nome do evento: II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis; Nome da Instituição: Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação & CIE-UMa; Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira. |
2. |
Mesa temática - A profissão académica na Europa: da alta formação e qualificação para a precarização do trabalho académico, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: 1ª Conferência SPCE-SEC - Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais; Nome da Instituição: SPCE-SEC/CeiED; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém/ULHT. |
3. |
National Educational Systems and Academic Profession: portuguese and spanish cases, 2014 (Congresso). Nome do evento: Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology; Nome da Instituição: International Sociological Associatoion; Cidade do evento: Yokohama / Japão. |
4. |
Governing By Indicators. The News Forms of Transnational Regulation of Education Politics, 2010 (Congresso). Nome do evento: XVII ISA World Congress of Sociology. Sociology on the Move, Gotnemborg; Nome da Instituição: XVII ISA World Congress of Sociology; Cidade do evento: Gothenburg / University of Gothenburg. |
5. |
The Transnational Regulation of Educational Politics: The Role of International Comparative Indicators in the Construction
of an Education Global Agenda, 2007 (Conferência). Nome do evento: 8th Annual Conference of the European Sociological Association Conflict, Citizenship and Civil Society; Nome da Instituição: European Sociological Association; Cidade do evento: Glasgow. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Galego, Carla. Currículo Sem Fronteiras, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Galego, Carla. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Galego, Carla. Revista de Sociología de la Educación (RASE), Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
4. |
Galego, Carla. Revista InterScientia, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Galego, Carla. Revista Electrónica Sinéctica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
6. |
Galego, Carla. Revista Latinoamericana de Educación Comparada (RELEC), Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
7. |
Galego, Carla. Revista Brasileira de Educação Comparada, desde 2018/07/31, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
17 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
4 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
4 |
Produção técnica Technical production |
9 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
9 |
Dados complementares (Additional data) |
32 |
Orientações Orientations |
4 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
20 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
7 |
Visualizações do curriculum [
4149
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-02-2020
às
15:54:13
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|