Curriculum Vitae

Maria Céu Melo

Data da última atualização »Last update : 19/09/2013


Maria Céu Melo Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 31 trabalhos em actas de eventos, possui 25 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 7 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 38 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1813917313731336


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Céu Melo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Melo, M. C.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Educação (CIED)
Campus de Gualtar
Braga
4710--057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604240
Correio electrónico: mmelo@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1978-1983 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino da História e Ciências Sociais (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Melo, M. C. ed. 2009. O conhecimento (tácito) histórico: Polifonia de alunos e professores ed. 1. Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
2. Melo, M. C. ed. 2008. As imagens na aula de História: Diálogos e silêncios ed. 1. Mangualde: Pedago.
3. Melo, M. C. 2005. A Expressão Dramática - À procura de percursos. ed. 1. Lisboa: Livros Horizonte.
4. Melo, M. C; Lopes, J. M. eds. 2004. Narrativas históricas e ficcionais - Receção e produção de professores e alunos ed. 1. Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Melo, M. C. 2012. A pescadinha de rabo na boca: A persistência das ideias tácitas sobre a educação e intervenção/criação artísticas.  In Animação cultural - Descobrindo caminhos, 11 - 21. . Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
2. Melo, M. C. 2011. History Education in Portugal - A brief overview.  In Facing mapping bridging diversity - Foundation of a european discourse on history education, 149 - 174. . Alemanha: WochenSchau Wissenschaft Verlag.
3. Melo, M. C. 2011. Diários de investigação em educação histórica: A partitura iniciática das vozes dos investigadores.  In Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores, 137 - 154. . Mangualde: Pedago.
4. Silva, J. L; Barbosa, I.; Melo, M. C. 2009. Researching the curriculum - What images of autonomy do syllabi convey?.  In Struggling for autonomy in language education - Reflecting, acting, and being, 169 - 185. . Frankfurt: Peter Lang.
5. Melo, M. C. 2009. Fundamentos para o conhecimento (tácito) substantivo histórico.  In O conhecimento (tácito) histórico - Polifonia de alunos e professores, 11 - 40. . Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
6. Melo, M. C. 2009. Olhares tácitos sobre o lançamento da bomba atómica sobre Hiroxima.  In O conhecimento (tácito) histórico - Polifonia de alunos e professores , 95 - 116. . Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
7. Melo, M. C. 2008. A formação de professores de História em Portugal: O caso da Universidade do Minho.  In Espaços de formação do professor de História, 17 - 43. . Campinas: Papirus.
8. Melo, M. C; Costa, A.; Sobral, C.; Alves, O.. 2008. O triunfo do olhar sobre o “Triunfo da Morte” de Bruegel.  In As imagens na aula de História: Diálogos e silêncios, 19 - 21. . Mangualde: Pedago.
9. Melo, M. C; Silva, I.. 2008. E Miguel Ângelo criou o Homem.  In As imagens na aula de História: Diálogos e silêncios, 43 - 60. . Mangualde: Pedago.
10. Ferreira, A.; Melo, M. C. 2008. Diálogos num museu escolar: Dos objectos às vozes dos alunos.  In As imagens na aula de História: Diálogos e silêncios , 83 - 103. . Mangualde: Pedago.
11. Melo, M. C; Pinto, P.; Ferreira, S.. 2008. Ler caricaturas na aula de História: O 25 de Abril em imagens.  In As imagens na aula de História: Diálogos e silêncios, 171 - 187. . Mangualde: Pedago.
12. Melo, M. C. 2006. O pensar e o fazer artísticos na formação de professores.  In Por uma educação crítica e emancipatória, 315 - 339. . Mangualde: Pedago.
13. Lopes, J. M; Melo, M. C. 2004. A recepção do texto historiográfico e ficcional: Análise de um inquérito.  In Narrativas históricas e ficcionais - Recepção e produção de professores e alunos, 11 - 27. . Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
14. Melo, M. C; Durães, M.. 2004. A leitura de romances e a aprendizagem da História contemporânea.  In Narrativas históricas e ficcionais - Recepção e produção de professores e alunos, 59 - 79. . Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
15. Melo, M. C; Peixoto, R.. 2004. Troca de correspondência: A imaginação e as fontes históricas.  In Narrativas históricas e ficcionais - Recepção e produção de professores e alunos, 59 - 79. . Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
16. Melo, M. C. 2004. A conquista de Lisboa: A compreensão da crónica de Osberno.  In Narrativas históricas e ficcionais - Recepção e produção de professores e alunos, 131 - 152. . Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
17. Cruz, I.; Melo, M. C. 2004. Diálogos entre portugueses e "brasileiros" e portugueses e africanos.  In Narrativas históricas e ficcionais - Recepção e produção de professores e alunos, 181 - 198. . Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
18. Melo, M. C. 2003. Eu sou escritor de H(h)istórias - As competências de leitura e escrita e a aprendizagem da História.  In Como pôr os alunos a trabalhar? Experiências formativas na aula de Português, 341 - 356. . Lisboa: Lisboa Editora/Associação de Professores de Português.
19. Melo, M. C. 2003. O labor teatral em dois andamentos: Alla mente e Andante - Da improvisação performativa à escrita dramática, e do texto dramático ao texto teatral.  In Como pôr os alunos a trabalhar? Experiências formativas na aula de Português, 291 - 310. . Lisboa: Lisboa Editora/Associação de Professores de Português.
20. Vieira, F.; Gomes, A.; Moreira, M. A; Melo, M. C; Silva, J. L; Gomes, C.; Albuquerque, P.. 2002. Concepções de pedagogia universitária. Um estudo na Universidade do Minho: Um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia.  In Pedagogia em Campus: Contributos, 35 - 49. . Braga: Universidade do Minho.
21. Melo, M. C. 2002. As expressões artísticas na aprendizagem da História.  In Contextos e dinâmicas da vida académica, 307 - 315. . Guimarães: Universidade do Minho.
22. Lopes, M. S. P; Melo, M. C. 2002. Do imaginário do outro a textos e corpos reais - O Mário Botas e nós.  In Pedagogias do imaginário - Olhares sobre a literatura infantil, 221 - 232. . Porto: Asa.
23. Melo, M. C. 2000. Quem canta, suas crenças semeia - Algumas ideias sobre Educação Artística.  In Educação pela Arte - Estudos em homenagem ao Dr. Arquimedes da Silva Santos, 161 - 169. . Lisboa: Livros Horizonte.
24. Melo, M. C. 2000. O conhecimento tácito substantivo histórico dos alunos - Contribuições de um estudo sobre o tema da escravatura.  In Investigação em didáctica e formação dos professores, 75 - 90. . Porto: Porto Editora.
25. Barão da C. M. C; Melo, M. C. 1996. Interpretação e recriação de um texto: Com som, voz, carne, ossos... e que se mova.  In Literatura Comparada: Novos paradigmas, 677 - 686. . Porto: Associação Portuguesa de Literatura Comparada.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Dionísio, M. L; Melo, M. C; Viseu, F.. 2011. "A leitura e a escrita no currículo: A presença ausente", Atos de Pesquisa em Educação 6, 1: 94 - 114.
2. Melo, M. C; Durães, M.. 2011. "As biografias e as fotografias na aprendizagem da História - As literacias ‘viajando através da carne’", Revista de História 164, 1: 447 - 462.
3. Melo, M. C; Coelho, B.; Santos, C.. 2010. "Do riso ao siso: A leitura e a interpretação de cartazes e cartoons políticos na aula de História", História, imagem e narrativas, 10: s/p - s/p.
4. Lopes, J. M; Melo, M. C. 2009. "A fotografia: O que ela me (não) diz! — Dar lugar a diferentes vozes", Babilónia, 6-7: 109 - 126.
5. Melo, M. C. 2007. "E Michelângelo criou o homem: Um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História", Espaço Pedagógico. Práticas Pedagógicas 14, 1: 132 - 147.
6. Melo, M. C. 2005. "O pensar e o fazer artísticos na formação de professores", Currículo sem Fronteiras 5, 1: 99 - 116.
7. Melo, M. C. 2001. "Nos quartos acontecem... Encontros entre a Literatura, a Expressão Dramática e a Expressão Visual/Tecnológica", Imaginar, 37: 13 - 17.
8. Melo, M. C; Silva, J. L; Gomes, A.; Vieira, F.. 2000. "Concepções de pedagogia universitária - Uma análise do questionário de avaliação do ensino ministrado na Universidade do Minho", Revista Portuguesa de Educação 13, 2: 125 - 156.
9. Melo, M. C. 1995. "A imagem do outro e a imagem de nós - A interpretação e recriação numa prática integrada de expressões artísticas", Imaginar, Set/Out: 11 - 14.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Melo, M. C. 2012. "E o discurso do professor? O seu esquecimento na investigação sobre a aprendizagem da História.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Innovación metodológica y docente en Historia, Arte y Geografia, In Actas del Congreso Internacional "Innovación metodológica y docente en Historia, Arte y Geografia" , Santiago de Compostela.
2. Melo, M. C; Gomes, R.; Ferreira, A.. 2012. "O dito e o entre-dito – A aprendizagem da história através dos cartoons e posters políticos", Trabalho apresentado em Congreso Internacional "Innovación metodológica y docente en Historia, Arte y Geografia", In Actas del Congreso Internacional "Innovación metodológica y docente en Historia, Arte y Geografia", Santiago de Compostela.
3. Melo, M. C. 2012. "The impact of teachers' discourse in students' History learning", Trabalho apresentado em 1st Conference: History and Social Sciences education: achievements and perspectives, In 1st Conference: History and Social Sciences education: achievements and perspectives, Roma.
4. Dionísio, M. L; Viseu, F.; Melo, M. C. 2010. "Práticas de literacia nas disciplinas escolares: Um estudo em escolas portuguesas", Trabalho apresentado em Aprender ao longo da vida - Contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação, In Aprender ao longo da vida - Contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação (Actas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação), Braga.
5. Carvalho, J. A. B; Dionísio, M. L; Martinho, M. H; Melo, M. C; Viseu, F.. 2011. "Reading and writing practices across curriculum in Portuguese schools: A survey with teachers and students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Reading, In 17th European Conference on Reading - Proceedings, Mons.
6. Melo, M. C. 2010. "Literacia visual: O pensamento crítico dos alunos sobre cartazes e cartoons políticos", Trabalho apresentado em Aprender ao longo da vida - Contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação, In Aprender ao longo da vida - Contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação (Actas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação), Braga.
7. Melo, M. C; Vasconcelos, M.. 2011. "Os estudantes-investigadores: As veredas do projeto ESIS", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia, In Atas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia, Braga.
8. Melo, M. C. 2010. "Using mirrors: Visual literacy and students' critical thinking about political cartoons and posters", Trabalho apresentado em 3º Congreso Internacional de Educación Artística. Pensamiento crítico y globalización, In Actas del 3º Congreso Internacional de Educación Artística. Pensamiento crítico y globalización, Málaga.
9. Melo, M. C; Ferreira, C.. 2010. "Looking at the mirrors: Students’ metacognition procedures on History learning journey", Trabalho apresentado em 22.º Colóquio da ADMEE -EUROPE, In Avaliação e currículo: Actas do 22.º Colóquio da ADMEE -EUROPE, Braga.
10. Melo, M. C; Gomes, P. A. 2009. "As “Brincadeiras de Crianças” de Bruegel. A pintura como fonte para a construção de conhecimento histórico", Trabalho apresentado em Discovering Worlds of Literacy. 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, In Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, Braga.
11. Melo, M. C. 2009. "“O dia em que o sol caiu”: O discurso argumentativo sobre o lançamento da bomba atómica em Hiroxima", Trabalho apresentado em Discovering Worlds of Literacy. 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, In Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, Braga.
12. Melo, M. C. 2009. "Literacia visual histórica: Primeiras viagens e descobertas", Trabalho apresentado em Discovering Worlds of Literacy. 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, In Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, Braga.
13. Rodrigues, M. T; Freitas, S.; Melo, M. C. 2009. "Ideias e olhares sobre as obras de arte. Um estudo em literacia visual histórica com alunos do Ensino Secundário", Trabalho apresentado em iscovering Worlds of Literacy. 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, In iscovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, Braga.
14. Melo, M. C. 2009. "O património artístico e a Educação Histórica: Práticas e discursos", Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional “Perspectivas do Ensino da História”, In Ensino da História, Cidadania e Consciência Histórica. Anais do VII Encontro Nacional “Perspectivas do Ensino da História”, Uberlândia.
15. Melo, M. C. 2009. "A metacognição histórica dos professores e dos alunos: Primeiros contributos", Trabalho apresentado em 4º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia (GTPA), In Pedagogia para a Autonomia. (Re)Construir a esperança na Educação. Actas 4º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia (GTPA), Braga.
16. Melo, M. C. 2008. "Teachers’ research journals: Words and silences", Trabalho apresentado em 53rd International of Council on Education for Teaching World Assembly, In International Yearbook on Teacher Education. Proceedings of 53rd International of Council on Education for Teaching World Assembly, Braga.
17. Melo, M. C. 2006. "A Expressão Dramática e o conhecimento tácito: Da criação artística à compreensão histórica de problemas sociais", Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre Questões Curriculares. Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares, In Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares. Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares, Braga.
18. Silva, J. L; Barbosa, I.; Melo, M. C. 2006. "Pedagogia para a Autonomia – Um desafio curricular?", Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre Questões Curriculares. Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares, In ctas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares. Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares, Braga.
19. Durães, M.; Melo, M. C. 2005. "As narrativas literárias como fonte histórica: “A guerra e a paz” na aula de História", Trabalho apresentado em XXIII Simpósio Nacional de História: História, Guerra e Paz, In Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: História, Guerra e Paz, Londrina.
20. Oliveira, L. R; Melo, M. C; Moreira, M. A. 2005. "Observação interpares: análise de uma prática colaborativa", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
21. Melo, M. C. 2005. "O conhecimento tácito histórico dos alunos", Trabalho apresentado em XXIII Simpósio Nacional de História: História, Guerra e Paz, In Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: História, Guerra e Paz, Londrina.
22. Vieira, F.; Alves, P.; Van Hattum, N; Albuquerque, P.; Silva, J. L; Paiva, M.; Barbosa, I.; Melo, M. C; Moreira, M. A; Oliveira, L. R. 2005. "Investigar condições de (im)possibilidade da transformação da pedagogia na universidade", Trabalho apresentado em VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Cenário da Educação/Formação: Novos Espaços, Culturas e Saberes, Castelo Branco.
23. Melo, M. C. 2004. "Supervisão do Ensino da História: Natureza e objetos", Trabalho apresentado em IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, In Para uma Educação Histórica de Qualidade. Atas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga.
24. Melo, M. C. 2003. "Os saberes dos professores e alunos na aula de História - Do conhecimento tácito ao histórico", Trabalho apresentado em AFIRSE, In A Formação de Professores à Luz da Investigação (II). AFIRSE. Actas, Lisboa.
25. Vieira, F.; Silva, J. L; Oliveira, L. R; Melo, M. C; Sousa, M.. 2003. "Transforming pedagogy at university: Towards a scholarship of teaching and learning", Trabalho apresentado em International Conference on Higher Education – Teaching and Learning In Higher Education: New Trends and innovations, In Actas da “International Conference on Higher Education – Teaching and Learning In Higher Education: New Trends and innovations”, Aveiro.
26. Melo, M. C. 2003. "Artistic knowledge and teaching practices", Trabalho apresentado em International Conference on Higher Education – Teaching and Learning In Higher Education: New Trends and innovations, In Actas da “International Conference on Higher Education – Teaching and Learning In Higher Education: New Trends and innovations”, Aveiro.
27. Melo, M. C. 2002. "À procura de 'Uma Mãe' - Das palavras de Dario Fo e Franca Rame ao nosso texto teatral", Trabalho apresentado em Encontro Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente, In Actas do Encontro Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente, Braga.
28. Melo, M. C. 2002. "Quem tem medo (do lobo mau) das Artes? – Do 'jeitinho’ ao trabalho, da norma ao plural, da reprodução à criação", Trabalho apresentado em 5º Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, In O Particular e o Global no virar do milénio. Cruzar de saberes em Educação. Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, Lisboa.
29. Melo, M. C. 2001. "O conhecimento tácito substantivo histórico dos alunos. No rasto da escravatura", Trabalho apresentado em Perspectivas em Educação Histórica, In Perspectivas em Educação Histórica - Actas , Braga.
30. Melo, M. C; Kowalski, I.; Lopes, M. S. P. 2001. "Da polifonia a 3 vozes ao uníssono. O princípio da reflexividade na Educação Artística dos Professores do 1º ciclo e Educadoras de Infância", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
31. Melo, M. C. 2000. "As explorações pontuais artísticas: O trajecto reflexivo e decisório do professor e dos alunos", Trabalho apresentado em Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância", In Actas do Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância", Braga.



Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Melo, M. C. Os Estudantes como Investigadores e a Área de Projeto, 2011 (Extensão).
2. Melo, M. C. BaCuLit - Ler para aprender em diferentes disciplinas do Ensino Básico e Secundário, 2011 (Extensão).
3. Melo, M. C. Estratégias de supervisão na formação de professores, 2011 (Extensão).
4. Melo, M. C. Os discursos dos professores, 2010 (Extensão).
5. Melo, M. C. As representações gráficas e o processo de construção do conhecimento histórico, 2009 (Extensão).
6. Melo, M. C. As narrativas históricas, historiográficas e ficcionais no ensino da História, 2008 (Extensão).
7. Melo, M. C. A Expressão Dramática no desenvolvimento de competências expressivo-comunicativas dos professores, 2005 (Extensão).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Araci Rodrigues Coelho, O lugar do livro didáctico de História nas práticas dos professores da 4ª série, 2009. (Co-orientador).
2. Maria de São Pedro Lopes, A Expressão Dramática como geradora de aprendizagens integradas dos saberes curriculares do 1º ciclo do Ensino Básico, 2007. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Carla Maria de Faria Alves e Pires Antunes, O texto dramático: Percursos para a dramatização, 2006. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Isabel Maria Lobato Lopes, As fotografias na construção de conceções de emigração: Um estudo com alunos do Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Maria José da Silva Gonçalves, A explicitação do conhecimento histórico através de mapas de conceitos e de um discurso verbal escrito: Um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Ema de Jesus Subtil Saraiva, Museu do Traje: Vestindo "novos" públicos de cor e tradição, 2012. Dissertação (Mediação Educacional e Supervisão na Formação) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Carlos Alexandre Machado de Araújo e Alvim, A criação de Power Point pelos alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico: Ventos de mudança na aprendizagem da História, 2011. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Francisco Moreira Marinho, A leitura e a interpretação de informação da Web: Um estudo com alunos da disciplina “História da Cultura e das Artes", 2011. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Maria Isabel Ferreira Alves, Os ‘Brasileiros torna-viagem’: O passado e ao presente de Fafe. A mediação no Museu das Migrações e das Comunidades, 2010. Dissertação (Mediação Educacional e Supervisão na Formação) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Rosa Maria Alves Gomes, O texto poético popular como fonte histórica: Um estudo com alunos do 11ºano de escolaridade, 2009. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Alfredo Fernando Baptista Teixeira Pedroso, A construção de uma cronologia histórica e os seus argumentos explicativos: Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade, 2009. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Angelina Maria Lopes da Cunha, O cartaz como arma de propaganda em tempo de guerra: a literacia visual histórica dos alunos de 9º ano de escolaridade, 2009. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Bárbara Coelho, A leitura e a interpretação de fontes iconográficas (cartazes políticos e gráficos). Um projecto com alunos do Ensino Secundário, 2009. Dissertação (Ensino da História e Geografia no 3º ciclo e Ensino Secundário) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Christophe Santos, A análise de cartoons e de mapas nas aulas de História e de Geografia: A Literacia Visual Histórica e Geográfica, 2009. Dissertação (Ensino da História e Geografia no 3º ciclo e Ensino Secundário) - Universidade do Minho (Orientador).
12. Paulo Magalhães Pacheco, As representações dos alunos sobre o ensino e a aprendizagem da História. Um estudo com alunos do 9º e 12º ano de escolaridade, 2009. Dissertação (Gestão Curricular) - Universidade de Aveiro .
13. Ana Maria Grundinski, O conhecimento tácito de alunos brasileiros e portugueses sobre “A Colonização no Brasil”, 2007. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
14. Paula Sousa, A caricatura na aula de História, 2007. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
15. Isabel Soares Marques, Perguntas às fontes: Um estudo sobre a leitura de fotografias e testemunhos por alunos do 10º ano de escolaridade, 2006. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
16. Sandra Freitas, A construção de conhecimento histórico a partir de um espaço museológico, 2006. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
17. Arminda Esmeralda Araújo Ferreira, A atribuição de significância história em contexto de interação. Um estudo com professores estagiários, 2006. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
18. Maria da Conceição Ferreira Gonçalves, O conhecimento tácito dos adolescentes: O 25 de Abril, 2006. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
19. António Francisco Barbosa, O Conhecimento tácito dos adolescentes: Os Descobrimentos Portugueses, 2006. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
20. Sandra Paula Carvalho Fontes Pacheco Veludo , As Máscaras de Lanzarim: A festa e as gentes. Manifestações do património artístico na criança, 2006. Dissertação (Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).
21. Maria Teresa da Silva Costa Rodrigues, O filme de ficção na construção do conhecimento histórico, 2005. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
22. Clarisse Maria Araújo Silva Ferreira, Conceções de empatia histórica em alunos do 9º ano do Ensino Básico, 2005. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
23. Carlos Jorge Martins Fertuzinhos, A aprendizagem da História e a Literatura Infantil. Um estudo com crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, 2004. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
24. Abílio Barreira Teixeira Ferreira, O museu na aula de História, 2002. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
25. Isabel Maria Azevedo Cruz, As teorias práticas dos professores em formação, 2002. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).
26. Adriano Fernandes, O olhar dos alunos e dos professores sobre a História e o seu ensino, 2002. Dissertação (Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) - Universidade do Minho (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
69

Livros e capítulos
Books and book chapters
29
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
25
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
31
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
31

Total
Produção técnica
Technical production
7

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
7

Total
Dados complementares
(Additional data)
29

Orientações
Orientations
29


Visualizações do curriculum [ 2502 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-02-2020 às 16:11:15
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (7)
 Co-authors listed in Degóis